Bullying

terça-feira, 26 de março de 2024

Visitando o Instituto Federal Norte de Minas!


Em uma terça-feira ensolarada de março, um grupo de entusiastas da educação embarcou em uma jornada rumo ao Instituto Federal Norte de Minas, localizado na cidade de Teófilo Otoni. A comitiva era composta por figuras interessadíssimas: Nice, a coordenadora do Polo UAB; Bernardo, o secretário do mesmo polo; Paulo, o habilidoso motorista que guiava nosso caminho; e eu, Deodato, todos nós unidos por um propósito comum - explorar novos horizontes educacionais. Retornamos com o coração repleto de sonhos. 

Fomos recebidos com um caloroso acolhimento, regado por um gostoso cafezinho,  pela Diretora Geral do Instituto, Ana Claudia Gonçalves de Sá Jardim. Com uma generosidade sem igual, ela interrompeu seus preparativos para uma viagem a Capelinha, dedicando-nos sua atenção e tempo. Em seu escritório, rodeados por caixas, instrumentos de trabalho  ouvimos histórias de dedicação e sucesso e sentimo-nos verdadeiramente bem-vindos.

Nossa conversa fluiu naturalmente, abordando os cursos EAD em andamento no Polo UAB de Carlos Chagas e discutindo possibilidades de expansão. Entre os temas destacados, mencionamos o Curso de Alimentação Escolar, uma iniciativa crucial para aprimorar as habilidades das merendeiras da nossa rede escolar. Além disso, exploramos a ideia de implementar outros cursos, como Informática, Administração Pública, Agropecuária, Gestão Escolar e Educação Inclusiva, com o objetivo de atender às diversas necessidades da nossa comunidade educacional.

Ana Claudia compartilhou conosco a oferta de cursos presenciais do Instituto, destinados aos jovens que concluem o 9º ano. As vagas disponíveis abrangem áreas como Agropecuária, Gestão Empreendedora, Informática, Tecnologia e Empreendedorismo, todos oferecidos na modalidade integrada. Foi emocionante saber que já temos estudantes de Carlos Chagas, como o Caio da Escola Oscar João Kretli, frequentando o Instituto e se beneficiando dessa excelente oportunidade educacional.

Durante nossa visita, refleti sobre a importância dos Institutos Federais e como eles estabelecem um padrão de qualidade que deveria ser o objetivo de todas as escolas públicas do Brasil. As altas proficiências dos estudantes nas avaliações sistêmicas são um testemunho claro da eficácia dessas instituições.

Ao retornarmos, Nice e Bernardo receberam na Secretaria do Instituto os certificados dos estudantes que concluíram vários cursos do Polo UAB, um momento de orgulho e realização para todos nós. A viagem foi não apenas uma jornada física, mas também um percurso de aprendizado e inspiração. Nice se encheu de confiança e retorna com mais conhecimento e possibilidade de como funciona o sistema de liberação de cursos para os Polos. Voltamos para Carlos Chagas com a mente repleta de ideias e o coração cheio de entusiasmo, prontos para implementar o que aprendemos e continuar comprometidos com a educação.

Afinal, como bem sabemos, para  o nosso Prefeito Nanayoski, educação nunca foi despesa. Sempre foi e sempre será um investimento nas pessoas, com retorno garantido.

Nenhum comentário: