Bullying

quinta-feira, 28 de março de 2024

Educação que acolhe e transforma: a história dos Gêmeos Wandersom e Anderson

Veja todas as imagens da nossa visita aos gêmeos.

Em um cantinho esquecido pelo tempo, onde a natureza ainda dita as regras, vivem Wandersom e Anderson, gêmeos univitelinos que desafiam a rotina diária com uma jornada digna de heróis do campo. Filhos de um homem resiliente, Elivandro, que desempenha os papéis de pai e mãe, ensinando-os não apenas a cruzar rios, mas também a navegar na vida.

Antes do amanhecer, enquanto a maioria ainda está entregue aos braços de Morfeu¹, os gêmeos se despedem do conforto do lar e iniciam sua odisseia. A primeira etapa: uma caminhada matinal até a beira da BR 418, onde o transporte escolar os aguarda. Mas, antes disso, um desafio aquático os separa da estrada – a travessia do Rio Mucuri em uma canoa, que substitui o barco outrora roubado, um lembrete das adversidades que a vida impõe.

Após 26 quilômetros de viagem, chegam à Escola João Beraldo, onde cursam o 1º ano do Ensino Médio Integral. Essa rotina não é para os fracos. É uma prova de determinação e vontade de vencer.

Em uma visita especial, os professores Odeni, Virgínia e Rejane, e eu, Deodato, fomos testemunhas desse cotidiano inspirador. Contamos ainda com a graciosa presença da infante Nathali. Fomos recebidos com uma hospitalidade que aquece o coração, em um lar onde o amor e o cuidado são os pilares.

Sr. Elivandro compartilhou conosco sua filosofia de vida, de criar seus filhos com os mesmos valores que seus pais lhe ensinaram. E, antes de partir, deixamos uma mensagem para essa família extraordinária: "A determinação é a chave para superar qualquer obstáculo. Sejam sempre persistentes na busca dos seus sonhos."

Essa experiência reforçou uma crença que carregamos conosco: ao conhecer o lar e a jornada do aluno, o professor abre caminho para um ensino que acolhe e transforma. A história dos gêmeos Wandersom e Anderson é um lembrete vívido de que, em cada aluno, há uma história de luta e resiliência que merece ser reconhecida e valorizada.

1-Morfeu é o deus grego dos sonhos na mitologia grega.

Nenhum comentário: