Neste sábado, 11 de abril de 2015, realizamos a nossa 2ª Reunião Pedagógica do ano de 2015. Tudo fizemos para vencer a pauta que era bastante extensa. No primeiro momento discutimos um tema recorrente que é o problema da Violência Escolar. Fizemos isso a partir de reportagens veiculadas nos meios de comunicação. Concluimos que nossa escola é de muita Paz, mas não podemos "baixar a guarda", deixarmos a vigilância em função do caráter violento que cada vez mais assume a nossa comunidade. Cada vez mais a juventude se envolve com o crime e a droga. Dentro deste ponto da pauta lemos e a discutimos um artigo do Frei Beto, onde ele apresenta a questão da maioridade penal em um artigo intitulado “Maioridade Penal e Estado omisso”.
Momento da chegada com o Café da manhã-saboreamos um gostoso bolo de fubá. |
Em seu texto ele coloca que há 27,3 milhões de jovens entre 18 e 25 anos de idade no Brasil, destes 5,3 milhões estão fora da escola e sem trabalho, mas não estão fora do consumo. Ele pergunta, como esses jovens vão calçar tênis de grife, portar celular iphone5, frequentar baladas, vestir roupas da moda? Conclui que muitos desses 5,3 milhões de jovens vivem do crime. Mas que crime maior é a omissão do Estado em não assegurar uma educação em tempo integral para os mesmos. Fechamos este ponto com a leitura do nosso Projeto Antibullying e Cyberbullying: uma Semana de Paz, que acontecerá de 18 a 22 de maio de 2015. Foi lembrado do Café Literário, que todo ano fazemos para homenagear as mães. O Professor Alessandro de língua Portuguesa apresentou a excursão educativa à Pedra da Baleia, onde foi concebido pelo mesmo junto a esta excursão o estudo do Gênero Textual Relato de viagem que será desenvolvido junto aos alunos pelo professor de Português, como ação da excursão. Todos os nossos alunos terão oportunidade de fazerem esta excursão e receberão orientação para redigirem seu Relato de Viagem. Por fim fizemos reunião por área para fazer o encontro e alinhamento dos Planejamentos visando uma unidade de ação e pensamento da docência para que todos os professores de cada área possa trabalhar em sintonia com seu colega, levando o mesmo assunto em suas turmas. Este alinhamento de conteúdos visa também a troca de experiências e o encontro das melhores formas de ministrarem os conteúdos.