Bullying

sábado, 19 de abril de 2025

Um vaso quebrado!

Cada um de nós, quando consegue olhar com toda a verdade e sinceridade para dentro de si, se descobrirá um vaso quebrado. É um grande acontecimento quando conseguimos enxergar onde estão as rachaduras e nos dizemos: “Estou quebrado aqui, ali e acolá”. 

Do ponto de vista humano, parece que chegamos ao fim de um percurso de conhecimento de nós mesmos. E é verdade. Não podemos fazer mais nada além de olhar as rachaduras… Mas do ponto de vista do nosso relacionamento com Jesus, estamos começando um novo e fascinante percurso. Jesus veio exatamente para isso. A Bíblia fala que Jesus veio para nos dar a vida verdadeira, eterna; que em grego se diz zoè

Com Ele, e exatamente por meio de nossas rachaduras, começaremos um outro percurso de vida. Um percurso (parece impossível, mas é verdade) de reparação, de cura, de experiência de ser amado e de misericórdia. Jesus nunca se impõe, é delicado. O modo como Ele age é pleno de respeito pela nossa liberdade. Ele diz: “Se você quiser, eu o ajudo. Os meus braços divinos, fortes e potentes, carregarão esse vaso quebrado que você é, com delicadeza e amor. Eu consigo fazer um novo e lindo vaso”. Como dizia Isaías (64,7): Tu és nosso Pai, nós somos a argila e tu és o nosso oleiro, todos nós somos obras de tuas mãos

Qual é o caminho? Em primeiro lugar, é preciso reconhecer e dizer com a boca, por meio da Confissão, todas as rachaduras que vemos em nós. A Confissão nos entregará à graça. E, no estado de graça, estamos prontos, e, se quisermos, podemos nos entregar nos braços de Jesus e Ele nos ajudará. Ele não exigirá nada. Não pede que sejamos melhores do que conseguimos ser. Ele apenas quer que nos abandonemos. Na verdade, Ele deseja mais do que tudo (e nos suplica da cruz) que deixemos que Ele conserte nosso vaso quebrado, com sua misericórdia potente. Ele veio para ser Deus conosco: aquele que com força e amor vem para nos resgatar. Ele não tirará o que amamos e desejamos. Mas, fará, junto conosco, um percurso que nos ensinará a como amar verdadeiramente, e a não estragar nada, nem nossa vida, nem a dos outros, nem a natureza que Ele ama e criou, deslumbrado pela sua beleza… 

Em segundo lugar, é preciso que nos tornemos pessoas de oração. Que comecemos a rezar de verdade e sinceramente. Não rezar para mudar, pois só Ele sabe como será o nosso caminho, mas rezar para se abandonar verdadeiramente, em suas mãos poderosas. Um vaso quebrado não consegue se autoconsertar. 

Quem quer que sejamos, ou quaisquer sejam as nossas rachaduras, a oração, a Confissão e os sacramentos nos ajudarão a fazer o caminho para os braços de Jesus, que quer nos refazer com todo o amor. A oração privilegiada, a partir da experiência milenar da Igreja, e como descobriram os monges e monjas, é chamada Liturgia das Horas, a leitura e meditação dos salmos (usando, por exemplo, o aplicativo iLiturgia), e a leitura diária da Bíblia, chamada de Lectio Divina ou leitura orante da Bíblia (como auxílio, podemos aprender os passos da leitura orante da Bíblia por meio do livro Ler e Meditar a Bíblia, Uma Breve Introdução à Lectio Divina, de Dom Innocenzo Gargano, editora Benedictus). 

Aos poucos, e com delicadeza, nossa vida mudará. E Jesus, que é nosso grande amigo, nos conduzirá, como fez com Paulo, a pertencer a uma comunidade eclesial, e a viver na sua Igreja. Confiemos Nele! Ele vive para nós e não contra nós. 

🙏 Interaja com seu coração: vamos conversar?


    🏺 Você já reconheceu alguma rachadura na sua vida?

    ➡️ Se sim, como foi esse momento? O que mudou a partir disso?


    ✨ Você acredita que Deus pode restaurar um “vaso quebrado”?

    ➡️ O que te impede — ou te ajuda — a se entregar totalmente nas mãos do Oleiro?


    💬 Você já fez uma confissão que te trouxe verdadeira paz interior?

    ➡️ Como foi essa experiência? Que sentimento ficou depois?


    🕯️ Como tem sido sua vida de oração?

    ➡️ Você já tentou a leitura orante da Bíblia? Já ouviu falar da Liturgia das Horas?


    🛐 Você sente que pertence a uma comunidade que te sustenta na fé?

    ➡️ Que lugar a Igreja ocupa hoje na sua caminhada?


    🤲 O que mais te toca nesta frase: “Jesus não exige que sejamos melhores do que conseguimos ser, Ele só quer que nos abandonemos”?

    ➡️ Comente com 💔 se você se sente assim hoje. Ou com ✝️ se está disposto a confiar.


Texto: Um vaso quebrado – Ana Lydia Sawaya, publicado em 2 de abril de 2025 no site do jornal O São Paulo.
👉 Leia em: https://osaopaulo.org.br/colunas/um-vaso-quebrado/


✝️ O verdadeiro sentido da Páscoa: uma passagem de dor à glória, de morte à vida!

✝️ O verdadeiro sentido da Páscoa: uma passagem de dor à glória, de morte à vida

A palavra Páscoa, como nos ensina a tradição da Santa Igreja, vem do hebraico Pessach, e significa passagem. Mas passagem de quê? De onde para onde? Com sabedoria pastoral e amor à doutrina, o padre Lucas Garcia, em sua reflexão proferida em 5 de abril de 2021, nos conduz por esse profundo mistério cristão, que é ao mesmo tempo histórico, espiritual e escatológico.

Na Sagrada Escritura, mais precisamente no livro do Êxodo, Deus ordena a Moisés que marque com o sangue de um cordeiro os umbrais das portas do povo hebreu. Isso se deu na noite em que o anjo exterminador passaria por todo o Egito. Onde houvesse a marca do sangue, o anjo passaria sem ferir. Era a passagem de Deus que, ao mesmo tempo em que castigava a injustiça do faraó, libertava seu povo para a terra prometida.

Mais tarde, já libertos, os hebreus passariam a pé enxuto pelo Mar Vermelho, outro grande sinal da passagem salvífica de Deus: da escravidão para a liberdade.

Esses eventos foram figuras, prenúncios, sombras da grande Páscoa que se daria séculos depois, quando Nosso Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro Cordeiro, derramaria seu sangue na cruz, passaria pela morte e ressuscitaria ao terceiro dia, abrindo para nós o caminho da salvação.

A Páscoa cristã, portanto, é a passagem de Cristo da morte para a vida — e com Ele, todos nós somos chamados a atravessar essa mesma jornada. Cristo morreu para nos libertar do pecado e, pela sua ressurreição, nos concede a vida eterna.

O padre Lucas aprofunda a meditação, ligando esse mistério ao presente da Igreja. Segundo ele, vivemos tempos difíceis, em que o Corpo Místico de Cristo, a Santa Igreja Católica, também parece atravessar sua própria paixão: incompreensões, perseguições, divisões, escândalos e ataques ao Papa Francisco. Mas como o Senhor que passou pela cruz e ressuscitou, a Igreja também passará gloriosamente por esse tempo de provação, surgindo renovada, purificada e resplandecente.

Assim como Maria manteve viva a fé durante o silêncio do Sábado Santo, somos convidados a perseverar com fidelidade, confiando na ressurreição que virá.

A mensagem da Páscoa, portanto, não é apenas a memória de um evento do passado. É um chamado à esperança viva, é o reconhecimento de que Deus está sempre em ação, conduzindo-nos em meio às trevas para a luz, da dor para a glória, da morte para a vida.

Que Nossa Senhora da Ressurreição, aquela que guardou no silêncio do seu coração a certeza da vitória de seu Filho, nos acompanhe nesta travessia. Que vivamos, com fé, a nossa própria Páscoa, firmes na esperança da renovação da Igreja e da humanidade.

Salve Maria! Cristo ressuscitou! Verdadeiramente ressuscitou! Aleluia!

🗞️ Reunião entre Sindicato, Educação e Planejamento discute piso dos especialistas e escala emergencial para ausência de professores!


🗞️ Reunião entre Sindicato, Educação e Planejamento discute piso dos especialistas e escala emergencial para ausência de professores

Na tarde da última quinta-feira, 16 de abril de 2025, a Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas foi palco de um importante encontro entre representantes da educação e o Sindicato dos Servidores Municipais. A pauta central girou em torno da defasagem do piso salarial dos especialistas da educação com carga horária de 40 horas, uma pendência que se arrasta desde o ano de 2023.

Estiveram presentes na reunião: o Secretário Municipal de Educação, Deodato Gomes Costa, o Secretário de Planejamento, William Victor Wan Der Maas, o  Sr. Odeni Pereira, a sindicalista e Presidente do Sindicato Clemência, além dos especialistas Josiane, Vanessa Amante, Rafael, Maria Souza, Gisele e Sabrina.

Logo na abertura, Odeni destacou a ausência de atualização do piso conforme os reajustes do Piso Nacional do Magistério. Em resposta, o Secretário de Planejamento esclareceu que o ocorrido não foi intencional e informou que um Projeto de Lei será enviado à Câmara Municipal, com efeito retroativo a janeiro de 2025, corrigindo a situação a partir da folha de pagamento de maio.

Outro ponto amplamente debatido foi o Decreto nº 027/2024, recentemente alterado pelo Decreto nº 056/2025, que regulamenta o Art. 24 da LDB, sobre a carga horária mínima anual dos estudantes. O texto estabelece que, na ausência emergencial de professores, os profissionais da escola devem se organizar em uma escala de atendimento para garantir o cumprimento das aulas.

A primeira versão do decreto causou debates, especialmente por determinar que especialistas e diretores deveriam assumir as salas em casos de ausência docente. Após diálogo, os presentes acordaram uma nova ordem de prioridade:

  1. Eventual

  2. Vice-diretor

  3. Especialista da Educação

  4. Diretor da escola

A medida visa manter o compromisso legal com a jornada escolar dos estudantes, evitando dispensas que violem a legislação educacional. Para auxiliar essa dinâmica, deverá ser criado e mantido um Banco de Atividades, ao qual os profissionais poderão recorrer quando assumirem uma turma ou aulas de forma emergencial.

Outro ponto debatido na reunião foi a solicitação dirigida ao Secretário de Planejamento, Sr. William Victor,  para que os profissionais contratados pela Educação possam iniciar imediatamente suas atividades, mesmo antes da realização da perícia médica. A proposta considera que, caso o profissional não seja aprovado na avaliação, será desligado e remunerado apenas até a data da perícia.

Essa medida não apresenta riscos administrativos e pode evitar atrasos na alocação de professores, uma vez que a exigência da perícia prévia tem contribuído para a ausência prolongada de docentes nas unidades escolares, prejudicando o cumprimento da jornada escolar obrigatória dos estudantes.

Segundo o Secretário de Educação, na prática, não há registro de reprovação na perícia, o que torna a exigência prévia um entrave burocrático que tem dificultado o cumprimento da jornada escolar obrigatória nas unidades de ensino. A proposta visa garantir maior agilidade na inserção dos profissionais na rotina escolar, evitando prejuízos aos estudantes.

A reunião foi marcada por um espírito de escuta, consenso e construção democrática, com decisões que refletem o compromisso coletivo com a qualidade da educação municipal e com a valorização dos profissionais da rede.


FONTE: Ata da Reunião redigida por Clemência

📚 Carlos Chagas encerra 2024 com portfólio de ações pedagógicas marcadas por formação, planejamento e impacto educacional

                                                https://drive.google.com/file/d/13XErK9lJ_HZTWrVXwC1YMMSgRMqxYiR5/view?usp=sharing

📚 Carlos Chagas encerra 2024 com portfólio de ações pedagógicas marcadas por formação, planejamento e impacto educacional

O ano de 2024 foi um marco na trajetória formativa da Rede Municipal de Ensino de Carlos Chagas. Em parceria com a Saber Soluções Educacionais e com apoio das editoras Ática, Saraiva e Scipione, a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu um conjunto robusto de ações pedagógicas, registradas em um portfólio técnico e reflexivo entregue oficialmente no dia 13 de dezembro.

Com o uso das coleções Prosinha e Marcha Criança, o portfólio documenta os caminhos trilhados pela assessoria pedagógica ao longo do ano, que teve como ponto de partida a elaboração do Plano de Atendimento Pedagógico (PAP), discutido com a equipe técnica da SEMEC em julho. A proposta, elaborada por Gizeli Rodrigues em parceria com o Secretário Deodato Gomes Costa e a coordenadora Fernanda Vilela, visou alinhar as formações às reais necessidades da rede.

Entre os destaques do ciclo formativo de 2024 estão:

  • 🗓️ 05/08 – Oficina presencial de Contação de Histórias com ênfase na prática docente, ministrada por Rita Knop, reunindo 40 professores da Educação Infantil;

  • 🗓️ 07/08 – Formação remota sobre os Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiência, ressaltando o papel da BNCC no desenvolvimento integral;

  • 🗓️ 22/08 – Encontro sobre Consciência Fonológica e alfabetização, conduzido por Ândrea Vieira, com ênfase no ciclo de alfabetização por meio do Método Fônico.

Ao longo do ano, a assessoria manteve contato contínuo com a rede por meio de atendimentos virtuais, além de registrar reflexões e adaptações feitas em tempo real, respeitando a dinâmica da escola pública.

📊 A rede conta com 2.112 estudantes e 128 professores, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, distribuídos em 11 escolas, que foram diretamente beneficiados com o trabalho formativo.

O encerramento do ciclo com a entrega do portfólio reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade, inclusiva e intencionalmente planejada. Em nota, a equipe da Saber agradeceu pela parceria e destacou a riqueza das vivências compartilhadas ao longo do ano, reafirmando a importância da formação continuada como eixo estruturante para o avanço das práticas pedagógicas.

✨ Para o Secretário Deodato Gomes Costa, “o portfólio não é apenas um registro, mas um convite à reflexão e ao avanço. Ele evidencia que a educação se faz no coletivo, com planejamento, escuta e ação”.

A expectativa para 2025 é que os frutos dessa jornada formativa continuem fortalecendo a aprendizagem dos alunos e valorizando a atuação dos profissionais da educação.

domingo, 13 de abril de 2025

🎨 Vida: não é para ser lida, é para ser colorida

🎨 Vida: não é para ser lida, é para ser colorida

A ilustração acima, com simplicidade e profundidade, nos oferece uma poderosa metáfora sobre a existência humana e o papel da educação. Ao olhar para o "menu da vida", o personagem confessa não entender o que está escrito. A resposta do outro é surpreendente: "Não é para ler, é para colorir."

No universo pedagógico, essa imagem nos convida a refletir sobre a formação integral do ser. A vida não se resume a um manual com instruções prontas — ela é um espaço de criação, de escolhas, de expressão. Educar não é apenas transmitir conteúdos, mas inspirar os alunos a colorirem suas trajetórias com coragem, sentido e beleza.

Muitas vezes, nossos estudantes se sentem perdidos, esperando que alguém lhes diga como viver. Cabe a nós, educadores, mostrar que cada um tem nas mãos as tintas da sua história, e que não há um único caminho ou cor certa. A escola deve ser esse espaço onde se aprende a pensar, sentir e transformar.

Afinal, a vida se vive com atitude, se pinta com afeto e se compreende na prática diária de ser quem se é. Não apenas leia a vida. Viva. Pinte. Transforme.


📚 Ainda não concluiu os estudos? O ENCCEJA 2025 é a sua chance de dar a volta por cima!

📚 Ainda não concluiu os estudos? O ENCCEJA 2025 é a sua chance de dar a volta por cima!

A Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas informa que estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), edição 2025. A avaliação é gratuita, voltada para pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.

Quem pode participar?

  • Jovens com 15 anos ou mais para certificação do ensino fundamental.

  • Pessoas com 18 anos ou mais para certificação do ensino médio.

📝 Inscrições:
➡️ De 21 de abril a 2 de maio de 2025
➡️ Quem tiver dificuldade pode procurar a Secretaria Municipal de Educação, que está oferecendo apoio para a inscrição.

📅 Data da prova:
🗓️ 03 de agosto de 2025 (domingo)-A Prefeitura disponibiliza o ônibus para Nanuque
🕘 Manhã: das 9h às 13h
🕒 Tarde: das 15h30 às 20h30

📌 O Encceja é uma oportunidade única para quem deseja obter o diploma do ensino fundamental ou médio, com validade nacional, por meio de prova.

🎓 Você pode realizar esse sonho!
Procure a Secretaria Municipal de Educação e garanta sua inscrição. A educação transforma, e nunca é tarde para recomeçar.
Carlos Chagas acredita em você!

✝️ Semana Santa 2025: Paróquia São Sebastião convida fiéis para vivenciarem os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo!

✝️ Semana Santa 2025: Paróquia São Sebastião convida fiéis para vivenciarem os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo

A Paróquia São Sebastião, em Carlos Chagas/MG, convida toda a comunidade para participar intensamente das celebrações da Semana Santa 2025, um tempo sagrado de profunda fé, oração e renovação espiritual. Com o tema "Tudo foi por mim!", a programação reúne momentos litúrgicos, procissões, apresentações e ritos que conduzem os fiéis pelos passos de Jesus até sua gloriosa ressurreição.

Confira abaixo a programação completa:

🌿 13/04 – Domingo de Ramos

  • 08h00: Procissão da Igreja Bom Jesus até a Matriz

  • 09h00: Missa

  • 19h00: Missa na Matriz

✝️ 15/04 – Terça-feira Santa

  • 19h00: Celebração Penitencial Comunitária – Matriz

  • Procissão de Depósitos das imagens:

    • Nossa Senhora das Dores: Casa de Edileia e Gilmar (Rua Saturno, 73 – Morada do Sol)

    • Senhor dos Passos: Comunidade Bom Jesus

🙏 16/04 – Quarta-feira Santa

  • 09h00: Santa Missa com Unção dos Enfermos – Matriz

  • 19h00: Procissão do Encontro

    • Nossa Senhora das Dores: Casa de Edileia e Gilmar

    • Senhor dos Passos: Comunidade Bom Jesus

  • Sermão na Matriz

🍞 17/04 – Quinta-feira Santa

  • 19h30: Missa da Instituição da Eucaristia

🔥 18/04 – Sexta-feira Santa

  • 08h00: Laudes

  • 15h00: Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus

  • 18h30: Apresentação e Procissão do Senhor Morto

  • Peça Teatral da Paixão de Cristo

19/04 – Sábado Santo

  • 19h30: Vigília Pascal – Missa e Benção do Fogo Novo (Praça Matriz)

    • Obs.: fiéis devem levar velas

A Semana Santa é um convite à interioridade e à renovação da fé cristã. Que o sacrifício de Cristo nos inspire a amar mais, perdoar mais e viver com esperança. Participe com sua família e permita-se ser transformado pela graça da Ressurreição!

Paróquia São Sebastião – Carlos Chagas/MG
"Tudo foi por mim!"

🩺 Campanha “Vacinação nas Escolas” mobiliza rede de ensino de Carlos Chagas!


🩺 Campanha “Vacinação nas Escolas” mobiliza rede de ensino de Carlos Chagas

A Secretaria Municipal de Saúde de Carlos Chagas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, inicia nesta segunda-feira, 14 de abril, a campanha “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”, com o objetivo de imunizar 3.253 estudantes da educação infantil ao ensino médio até o dia 25 de abril de 2025.

A ação está amparada pela Lei Federal nº 14.886, de 11 de junho de 2024, que institui o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas. Conforme previsto na legislação, todas as escolas públicas de educação infantil e ensino fundamental devem integrar-se às ações de vacinação, articulando-se com as unidades de saúde locais para ampliar a cobertura vacinal da população.

A ação envolve 19 escolas do município, alcançando 613 crianças da educação infantil, 2.158 estudantes do ensino fundamental e 482 do ensino médio. A vacinação ocorrerá nas próprias unidades escolares, conforme calendário previamente definido.

Os diretores escolares estão orientados a acolher com empenho as equipes de saúde, garantindo o sucesso da campanha. Todos os estudantes devem apresentar seus cartões de vacina:

  • Para crianças de 2 a 5 anos, será feita apenas a conferência e, havendo pendências, os pais serão comunicados.

  • A partir dos 6 anos, os alunos serão vacinados diretamente na escola.

A mobilização integra o movimento nacional da Semana Saúde na Escola, reforçando o compromisso com a saúde pública e a proteção da infância.

📅 Confira a data da vacinação na sua escola.
📣 Diretores, cuidem para que nenhum aluno fique sem vacinar.

Vacina é proteção. Vacina é vida. 💉👩‍⚕️👦🏽

A Secretária de Saúde avisa que também os Professores devem levar seus cartões de vacina para atualização. 

🎭 AMOR DE MÃE 2025: Uma noite de afeto, arte e memórias!

🎭 AMOR DE MÃE 2025: Uma noite de afeto, arte e memórias

No dia 09 de maio de 2025, a comunidade de Carlos Chagas viverá uma noite especial dedicada à celebração da figura materna por meio da arte e da emoção. O evento “Amor de Mãe”, realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação, acontecerá a partir das 18h00 no Jardim da Praça Nelson Saraiva, reunindo escolas da sede do município em uma programação cultural e afetiva.

Cada escola participante levará uma apresentação artística em homenagem às mães, reforçando a importância do vínculo familiar, da valorização da mulher-mãe e da presença da escola nos eventos que fortalecem a identidade cultural do município.

📌 As escolas da sede do município deverão enviar até o dia 25 de abril à Secretaria de Cultura o nome da apresentação que irão apresentar no evento.

🛖 Já as escolas dos distritos e do povoado Levy Cangussu realizarão suas homenagens de forma interna, conforme as especificidades e organização local.

O “Amor de Mãe 2025” será um momento marcante de conexão entre educação, cultura e comunidade, onde o protagonismo estudantil e o carinho pelas mães se encontrarão em apresentações repletas de beleza, sensibilidade e reconhecimento.

💛 Vamos juntos celebrar quem sempre esteve conosco: nossas mães.

Carlos Chagas marca presença no Seminário Nacional do PRO-LEEI e na inauguração da Casa da Infância na UFMG!

 


📰 Equipe de Carlos Chagas participará do Seminário Nacional do PRO-LEEI e da Inauguração da Casa da Infância na UFMG

📍 Evento reunirá educadoras e autoridades de todo o país em torno da leitura, escrita e dos direitos da infância

No dia 16 de maio de 2025, a cidade de Carlos Chagas estará presente em um dos eventos mais relevantes da formação docente na Educação Infantil: o Seminário Nacional da Proposta Formativa Leitura e Escrita na Educação Infantil – PRO-LEEI/CNCA, promovido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).

A comitiva de Carlos Chagas será formada por Viviani, Fernanda, o Secretário Municipal de Educação Deodato Gomes Costa e a professora Rose, representando o município no encontro que celebra experiências formativas e homenageia professoras cursistas de todo o Brasil.

A programação do dia terá início às 8h, com credenciamento, exposição de trabalhos de cursistas, e uma feira do livro no saguão da FaE. Em seguida, a mesa de abertura contará com a presença de representantes da UFMG, MEC, UNDIME, CONSED, RNPI e da coordenação nacional do LEEI.

Durante o dia, serão realizadas duas mesas redondas regionais, trazendo relatos e reflexões sobre a implementação do PRO-LEEI nas cinco regiões do país. O debate e o intervalo para café encerram o turno da tarde.

Às 16h, ocorrerá a solenidade de inauguração da Casa da Infância, com uma mesa de autoridades composta por nomes expressivos da educação nacional, como a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, a Ministra Macaé Evaristo, representantes do MEC, CNE, UNICEF, CONANDA e RNPI.

Logo após, às 17h, a professora Maria Cristina Gouvêa conduzirá a aula inaugural, seguida de apresentações culturais, visita guiada à Casa da Infância e um coquetel de confraternização.

📌 A organização orienta que os participantes venham preparados para a "caminhada brincante", que sairá da FaE/UFMG em direção à nova Casa da Infância.

A presença da equipe de Carlos Chagas nesse momento simbólico reafirma o compromisso do município com a educação pública de qualidade, com a valorização da primeira infância e com a formação continuada de seus educadores como política estruturante da rede.

📰 Escolas de Carlos Chagas assumem protagonismo nas ações culturais de 2025 em parceria com a Secretaria de Cultura!


📰 Escolas de Carlos Chagas assumem protagonismo nas ações culturais de 2025 em parceria com a Secretaria de Cultura

📅 Reunião conjunta realizada no dia 20 de março de 2025 definiu calendário e compromissos das escolas para eventos culturais ao longo do ano.

A Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realizou no último dia 20 de março uma reunião conjunta com os diretores das escolas municipais, estaduais e da rede conveniada, onde foram estabelecidos os compromissos e diretrizes para a participação das instituições de ensino nos eventos culturais de 2025.

A proposta reforça o compromisso das escolas em integrar a comunidade por meio da arte, da memória e do pertencimento. Confira a seguir os principais eventos e as definições acordadas:


🎭 AMOR DE MÃE
📍 Data: 09 de maio de 2025 | ⏰ Horário: 18h00
📌 Local: Jardim da Praça Nelson Saraiva
As escolas da sede do município levarão uma apresentação artística cada, contribuindo para a criação de uma programação rica e afetiva. Até o dia 25/04, cada escola deverá encaminhar à Secretaria de Cultura o nome da apresentação que irá compor o evento.
🛖 As escolas dos distritos e do povoado Levy Cangussu realizarão suas homenagens internamente, conforme organização local.


🔥 LUME DA FOGUEIRA – Arraiá Cultural
📍 Datas: 13 e 14 de junho de 2025 | ⏰ Horário: 17h00
📌 Local: Rua Marechal Deodoro
Todas as escolas participantes terão duas barracas: uma de comidas e bebidas típicas e outra de brincadeiras juninas. Além disso, cada escola levará uma quadrilha junina, conforme a seguinte programação:

13 de junho

  • ASCOM

  • Centro Escolar Municipal Elir de Castro

  • Escola Estadual Aymar Westin Nobre

  • Escola Estadual Dr. João Beraldo

  • Escola Estadual Professora Antônia Bernardo Rodrigues

  • Escola Municipal Maria Ribeiro Tavares

14 de junho

  • APAE

  • COOEDUCAR

  • Escola Estadual Dr. Manoel Esteves Otoni

  • Escola Estadual Geraldo de Souza Norte

  • Escola Municipal Professora Arminda Lopes Ribeiro

  • Escola Municipal São José


🎨 GINCANA CULTURAL
📍 Data: 23 de agosto de 2025 | ⏰ Horário: 08h00
📌 Local: Praça da Fonte Luminosa
As equipes serão definidas em breve, mas a expectativa é de integração e protagonismo estudantil, com provas lúdicas, culturais e educativas.


DESFILE CÍVICO 2025 – 7 de Setembro e Itinerância nos Distritos

As comemorações da Independência do Brasil contarão com desfiles cívicos em todos os distritos e na sede, com a participação efetiva das escolas da rede. A sequência será a seguinte:

🗓 02/09 – 08h30 – Distrito de Mayrink
🗓 03/09 – 14h00 – Povoado Levy Cangussu
🗓 04/09 – 08h00 – Presidente Pena | 14h00 – Francisco Sá
🗓 05/09 – 08h00 – Epaminondas Otoni
🗓 07/09 – 07h30 – Sede do Município

Sequência oficial das escolas na sede:

  1. Creche Pezinhos no Chão

  2. Centro Escolar Municipal Elir de Castro

  3. APAE

  4. Escola Municipal Maria Ribeiro

  5. Escola Municipal Aymar Westin Nobre

  6. Escola Municipal Professora Arminda Lopes Ribeiro

  7. Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni

  8. Cooperativa Educacional de Carlos Chagas (COOEDUCAR)

  9. Escola Estadual Antônia Bernardo Rodrigues

  10. Escola Estadual Dr. João Beraldo

  11. Escola Estadual Geraldo de Souza Norte

  12. Pólo Municipal de Educação


Compromisso coletivo com a cultura
A participação das escolas demonstra o compromisso coletivo com o fortalecimento da identidade cultural de Carlos Chagas. 

Reforçamos que a colaboração de todos será essencial para o sucesso das ações e para que a cultura permaneça viva nos corações e nas práticas pedagógicas.

sábado, 12 de abril de 2025

João Beraldo se despede de Neidinha: uma servidora querida que deixa sua marca de carinho e dedicação!

Nesta semana, celebramos com alegria uma meia conquista da querida Ivaneide Aparecida Lima Pereira e Silva, a nossa Neidinha, que oficializou seu afastamento preliminar à aposentadoria do cargo na Escola Estadual João Beraldo, conforme o Ato nº 1828, datado de 11/04/2023. Ainda falta o município, é verdade… Mas essa etapa vencida já merece aplausos e um respiro.

Neidinha é daquelas pessoas que todo mundo gosta. Passou da iniciativa privada para o serviço público, com passos firmes e discretos. Quem não se lembra dela na Loja da Bernadete de Dr. Álvaro? Desde então, sua trajetória foi marcada por compromisso, seriedade e afeto.

A gente sabe, Neidinha, que sua caminhada nunca foi simples. Conciliar o trabalho com os cuidados dedicados à sua mãe idosa sempre exigiu de você uma coragem silenciosa e um coração generoso. Agora, com a aposentadoria do cargo estadual, haverá espaço para respirar um pouco mais — e quem sabe, até sobrar um tempinho a mais para o papel mais bonito de todos: o de filha ainda mais presente, ainda mais atenta, ainda mais amorosa do que você já é. 💛

Você merece, Neidinha. Você é daquelas que devotam tanto zelo à mãe, que jamais a esqueceria sob o sol. E isso diz tudo. 💐👩‍👧‍👩‍🏫

COM EXERCÍCIO DE NOVOS SERVIDORES, EDUCAÇÃO GANHA NOVOS NOMES, NOVAS HISTÓRIAS E NOVOS SORRISOS!

Clique na imagem de Cida para acessar todo o álbum. Ela arrasou com este sorriso, vocês não acham?

Gente, o sorriso da Professora Cida iluminou o ambiente e traduziu perfeitamente a emoção do momento! ✨📚

Neste 10 de abril, a Educação de Carlos Chagas ganhou novos sorrisos e reafirmou compromissos antigos. Treze profissionais tomaram exercício na Secretaria Municipal de Educação e passam, oficialmente, a compor nossa Rede Municipal. São eles: seis merendeiras — Carla, Daiane, Daniela, Leandro, Eduarda e Vera — quatro professores do Ensino Fundamental I — Edione, Franqlim, Cida e Ivanete — uma professora de História, Fabrícia, uma professora de Matemática, Karelly Brandão, e uma de Educação Física, Ana Rosely.

Muitos deles já vinham trilhando conosco o caminho da educação através de contratos temporários. Agora, com vínculo efetivo, continuam sua missão com ainda mais estabilidade e pertencimento.

Acolhê-los é mais que um ato administrativo — é um gesto de esperança. Ser um profissional da educação é ter a oportunidade de impactar vidas, moldar futuros e ser uma luz brilhante na jornada de aprendizado de cada aluno.

Prezados servidores, sejam muito bem-vindos! Que esta nova etapa represente crescimento, realização e contribuição efetiva para o fortalecimento de nossa educação. 🌱📘✨

📸 Vejam a imagem de todos eles no álbum clicando na imagem de Cida acima!

quarta-feira, 9 de abril de 2025

📱 Quando a Diversão Digital Supera o Dever de Aprender!


📱 Quando a Diversão Digital Supera o Dever de Aprender

Você sabia que crianças e adolescentes passam muito mais tempo diante das telas se divertindo do que estudando? A Figura 2 do livro A Fábrica de Cretinos Digitais, do neurocientista Michel Desmurget, traz dados que nos convidam à reflexão.

O gráfico mostra que pré-adolescentes (8 a 12 anos) passam em média 5 horas por dia em frente às telas para atividades recreativas, enquanto dedicam apenas 25 minutos aos deveres escolares. Já os adolescentes (13 a 18 anos) passam cerca de 7 horas por dia se divertindo no digital, contra apenas 1 hora diária para tarefas escolares.

O mais preocupante é a proporção: os pré-adolescentes dedicam 13 vezes mais tempo à diversão digital do que aos estudos. Entre os adolescentes, essa diferença é de 7,5 vezes. Isso levanta um alerta: estamos educando para o saber ou apenas entretendo para o esquecimento?

📌 O que esse dado revela?
Revela uma infância e juventude imersas em um uso desbalanceado das tecnologias. As telas, que poderiam ser aliadas do aprendizado, têm sido consumidas majoritariamente para entretenimento. Segundo Desmurget, isso tem impacto direto no desenvolvimento da atenção, linguagem, memória, saúde emocional e desempenho escolar.

👨‍👩‍👧‍👦 E qual o nosso papel, enquanto educadores e famílias?
Não se trata de abolir as telas, mas de reeducar o uso. Estimular o equilíbrio, orientar o acesso, propor experiências reais, incentivar a leitura, o brincar livre e o convívio social.

Se queremos formar uma geração crítica, criativa e saudável, precisamos olhar para esses dados com responsabilidade. A infância não pode ser sequestrada por algoritmos.

terça-feira, 8 de abril de 2025

📱 Entre o Lazer e o Aprendizado: O Que os Gráficos Revelam Sobre Nossas Crianças e Adolescentes?

📱 Entre o Lazer e o Aprendizado: O Que os Gráficos Revelam Sobre Nossas Crianças e Adolescentes?

Os dados nem sempre gritam, mas dizem muito. No livro A Fábrica de Cretinos Digitais, o neurocientista Michel Desmurget apresenta um gráfico instigante sobre o tempo que crianças e adolescentes dedicam ao uso de telas – e a maneira como esse tempo é distribuído entre o lazer e o aprendizado.

A Figura 1 da obra nos mostra que entre os pré-adolescentes (8 a 12 anos), cerca de 41% usam dispositivos digitais por mais de 4 horas por dia apenas para fins recreativos. Já entre os adolescentes (13 a 18 anos), esse número salta para impressionantes 62%, sendo que 29% usam mais de 8 horas por dia apenas para entretenimento.

Agora, vejamos o contraponto: o uso das telas para fins escolares. Entre os pré-adolescentes, 41% usam mensalmente ou menos para estudar. Apenas 27% fazem isso diariamente. Em contraste, os adolescentes mostram um uso mais consistente para deveres escolares, com 59% utilizando diariamente.

📌 O que isso revela?

Revela um desequilíbrio alarmante: nossas crianças estão crescendo imersas no consumo digital recreativo, muitas vezes sem mediação, enquanto o uso das mesmas tecnologias como ferramentas de estudo e aprendizado permanece secundário.

Não se trata de demonizar as telas, mas de compreender como e por que elas são utilizadas. O excesso de tempo recreativo, alertam os estudos citados por Desmurget, está associado a impactos negativos no desenvolvimento cognitivo, na linguagem, na concentração e até no bem-estar emocional.

E o que podemos fazer?

Pais, educadores e gestores públicos precisam se unir em torno de uma educação digital crítica e consciente. Precisamos:

  • Redefinir os tempos de tela dentro e fora da escola;

  • Ensinar o uso pedagógico das tecnologias;

  • Criar momentos de desconexão;

  • Reforçar o valor do brincar, da leitura, do diálogo e do tempo de qualidade.

É hora de questionar a naturalização do excesso. Se queremos formar leitores, pensadores, criadores e cidadãos, precisamos, sim, refletir sobre a forma como o digital ocupa a vida das nossas crianças.

📚 Afinal, estamos educando para o mundo… ou apenas distraindo para o vazio?

segunda-feira, 7 de abril de 2025

🕯️ Semana das Dores emociona fiéis em Carlos Chagas e segue com programação até sábado!

🕯️ Semana das Dores emociona fiéis em Carlos Chagas e segue com programação até sábado

A Paróquia São Sebastião de Carlos Chagas iniciou, no último domingo (06/04), a vivência intensa da Semana das Dores, que está sendo um dos momentos mais profundos do calendário litúrgico da Igreja. Em sintonia com o tempo da Quaresma, a comunidade é convidada a refletir, a cada dia, uma das sete dores de Nossa Senhora, mergulhando na espiritualidade da mãe que sofreu ao lado do Filho.

No domingo (06/04), foi celebrada a Primeira Dor: A profecia de Simeão, com Santa Missa e procissão saindo da Prefeitura Municipal. A equipe litúrgica responsável foi da Matriz.

Hoje, segunda-feira (07/04), vivemos um momento especial que uniu fé e serviço público: alguns funcionários da Prefeitura Municipal participaram com entusiasmo da celebração dedicada à Segunda Dor: A fuga para o Egito, demonstrando que a espiritualidade também habita os espaços do trabalho e da gestão pública. A Santa Missa foi seguida por uma tocante procissão até o Lar dos Idosos, marcada pela devoção e acolhimento.
O destaque da noite foi a pregação do Seminarista Rodrigo, que, com palavras firmes e cheias de ternura, conduziu uma reflexão profunda sobre os desafios da fuga e da proteção da vida — temas tão atuais e necessários. Sua mensagem tocou os corações e renovou o sentido desta caminhada quaresmal.

Agora, a programação segue com fé e expectativa:

📌 Terça-feira (08/04)Terceira Dor: Jesus perdido no Templo
🕓 Missa às 06h • Procissão até a Escola João Beraldo (organização: Vicentinos)

📌 Quarta-feira (09/04)Quarta Dor: Maria encontra Jesus a caminho do Calvário
🕕 18h – Mutirão de Confissões
🕖 19h – Missa e procissão entre a Cooeducar e a João Beraldo

📌 Quinta-feira (10/04)Quinta Dor: Jesus morre na cruz
🕖 Missa às 19h • Procissão até a casa do Sr. Manoel Esteves
(organização: Escola Cooeducar)

📌 Sexta-feira (11/04)Sexta Dor: Maria recebe nos braços o Filho morto
🕖 Missa às 19h • Procissão até o Quartel
(organização: Escola Manoel Esteves)

📌 Sábado (12/04)Sétima Dor: O sepultamento de Jesus
🕖 Missa às 19h • Procissão até o Hospital Bom Jesus

🕯️ Os fiéis são convidados a trazer velas para as procissões. A imagem de Nossa Senhora das Dores será conduzida em oração por locais simbólicos da cidade e ficará exposta para veneração ao final de cada caminhada.

“A Semana das Dores é um chamado à oração, à sensibilidade e à esperança. Ao meditarmos as dores de Maria, também entregamos as nossas dores a Deus!”

Venha esta caminhada. Sua presença fortalece a comunidade de fé!

Com a visita a Dr. Hélio, nosso Domingo ganhou sentido!

Com a visita a Dr. Hélio, nosso Domingo ganhou sentido!

Era domingo, 6 de abril, e o sol parecia mais leve sobre a Rua Frei Simeão. Eu(Deodato), Leilana, Dai, Terezinha e Zenilda combinamos algo simples, mas cheio de significado: visitar nosso vizinho, Dr. Hélio, que há dois meses sofreu um acidente.

Na nossa rua, ele sempre foi presença constante — caminhando com aquele jeito calmo, cumprimentando as pessoas com um sorriso fácil. Desde o ocorrido, sentimos a rua mais vazia. Nós os seus vizinhos sempre o vemos andando por ali,  e hoje é como um banco vazio na praça da amizade.

Hoje, vimos seus olhos brilharem de novo. A cirurgia no joelho passou, a fisioterapia segue firme. E D. Ana, sempre ali, guerreira silenciosa, não desgruda.

Dona Ana, que mulher forte! Seu olhar transbordava um misto de cuidado e serenidade, um porto seguro para o Dr. Hélio. A força que ela irradiava era palpável, um testemunho silencioso do amor que os une. Pensamos em como não deve ter sido fácil esses dois meses, a preocupação constante, as noites mal dormidas. Que Deus continue a lhe dar essa força admirável.

Saímos de lá com o coração aquecido. A pior parte já passou. Que Deus continue abençoando essa casa com cura, amor e fé.

A convivência entre vizinhos nos revela um presente valioso: a graça de ter amigos por perto, uma presença que se torna transformadora em nosso dia a dia.

sábado, 5 de abril de 2025

TDAH e TEA na escola: o olhar sensível que transforma práticas pedagógicas

TDAH e TEA na escola: o olhar sensível que transforma práticas pedagógicas

A imagem nos ajuda a compreender a complexidade dos desafios enfrentados por estudantes com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e TEA (Transtorno do Espectro Autista). No ambiente escolar, esses diagnósticos não são apenas conceitos clínicos — eles se manifestam em comportamentos que pedem escuta, empatia e práticas pedagógicas ajustadas.

No caso do TDAH, observamos com frequência alunos com dificuldade de manter o foco, inquietos, que falam muito, esquecem tarefas e têm uma organização frágil. Já no Autismo, os sinais podem incluir comportamentos repetitivos, comunicação atípica, hipersensibilidade sensorial e interesses restritos. O desafio maior surge quando alguns alunos apresentam características de ambos os quadros, dificultando o olhar pedagógico e exigindo articulação com a equipe multiprofissional.

Para nós, educadores, é essencial compreender que não lidamos com rótulos, mas com crianças e adolescentes únicos. Precisamos de formação continuada, escuta ativa e planejamento flexível. O acolhimento vem antes da intervenção. A lógica da inclusão não é buscar a normalidade, mas garantir o direito de aprender com dignidade. Diferenciar não é excluir; é reconhecer o outro em sua singularidade e potencial.


Lógica como Alicerce da Educação!



"Discutir com uma pessoa que renunciou à lógica é como dar remédio a um homem morto."
Thomas Paine

🧠 Reflexão Pedagógica: Lógica como Alicerce da Educação

A frase de Thomas Paine nos provoca: “Discutir com uma pessoa que renunciou à lógica é como dar remédio a um homem morto.” Ela nos convida a pensar sobre o papel da lógica na vida escolar e na formação de nossos alunos.

Na educação, a lógica não é apenas uma habilidade cognitiva, mas um princípio de coerência, de busca pela verdade e pelo diálogo construtivo. Quando um educador renuncia à lógica, ele perde o rumo — e corre o risco de não enxergar o potencial do aluno, de não construir caminhos possíveis para o conhecimento. A lógica é a ponte entre o que ensinamos e o que o aluno pode compreender, passo a passo.

Renunciar à lógica é ceder ao improviso sem critério, ao autoritarismo, ao discurso vazio. Crescer como educador exige consistência, argumentação, escuta ativa e disposição para o raciocínio.

Se quisermos ajudar nossos alunos a crescerem, precisamos ser faróis de clareza. Precisamos ensinar a pensar — e para isso, precisamos pensar também. Que nas nossas reuniões possamos refletir juntos: Estamos ensinando nossos alunos a raciocinar? E nós, estamos raciocinando com amor e lógica?

Entre códigos e corações: a escola que pulsa dados e humanidade!

📚 Entre códigos e corações: a escola que pulsa dados e humanidade!

Manter a vida escolar de 2 mil alunos informatizada exige mais do que conexão à internet — exige conexão com histórias. Cada número no sistema representa uma criança, um sonho, um futuro em construção. Por isso, suamos — literalmente — para garantir que tudo funcione.

Nos dias 1, 2 e 3 de abril de 2025, vivemos em Carlos Chagas um momento especial de formação do SISLAME, nosso Sistema que contém toda a vida escolar dos nossos estudantes. Foi mais do que um treinamento técnico — foi um mergulho coletivo no compromisso de educar com eficiência e humanidade.

Recebemos com alegria a presença acolhedora de Yasmim Brito Tavares, do CAED/UFJF, que nos acompanhou com paciência e escuta durante os três dias de formação. Ela entendeu: o sistema não dorme. A manutenção é 24 horas. O diário eletrônico na mão de cada professor é exigente — e nem sempre prazeroso —, mas necessário.

A cada nova funcionalidade, nos reinventamos. Matrículas online, relatórios, inclusão… tudo para que a escola seja mais transparente, eficiente e próxima das famílias.

A informatização não é só tecnologia. É cuidado. É ponte. É compromisso com o futuro de cada aluno.