đ± Entre o Lazer e o Aprendizado: O Que os GrĂĄficos Revelam Sobre Nossas Crianças e Adolescentes?
Os dados nem sempre gritam, mas dizem muito. No livro A FĂĄbrica de Cretinos Digitais, o neurocientista Michel Desmurget apresenta um grĂĄfico instigante sobre o tempo que crianças e adolescentes dedicam ao uso de telas – e a maneira como esse tempo Ă© distribuĂdo entre o lazer e o aprendizado.
A Figura 1 da obra nos mostra que entre os prĂ©-adolescentes (8 a 12 anos), cerca de 41% usam dispositivos digitais por mais de 4 horas por dia apenas para fins recreativos. JĂĄ entre os adolescentes (13 a 18 anos), esse nĂșmero salta para impressionantes 62%, sendo que 29% usam mais de 8 horas por dia apenas para entretenimento.
Agora, vejamos o contraponto: o uso das telas para fins escolares. Entre os pré-adolescentes, 41% usam mensalmente ou menos para estudar. Apenas 27% fazem isso diariamente. Em contraste, os adolescentes mostram um uso mais consistente para deveres escolares, com 59% utilizando diariamente.
đ O que isso revela?
Revela um desequilĂbrio alarmante: nossas crianças estĂŁo crescendo imersas no consumo digital recreativo, muitas vezes sem mediação, enquanto o uso das mesmas tecnologias como ferramentas de estudo e aprendizado permanece secundĂĄrio.
Não se trata de demonizar as telas, mas de compreender como e por que elas são utilizadas. O excesso de tempo recreativo, alertam os estudos citados por Desmurget, estå associado a impactos negativos no desenvolvimento cognitivo, na linguagem, na concentração e até no bem-estar emocional.
✨ E o que podemos fazer?
Pais, educadores e gestores pĂșblicos precisam se unir em torno de uma educação digital crĂtica e consciente. Precisamos:
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Redefinir os tempos de tela dentro e fora da escola;
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Ensinar o uso pedagĂłgico das tecnologias;
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Criar momentos de desconexĂŁo;
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Reforçar o valor do brincar, da leitura, do diålogo e do tempo de qualidade.
à hora de questionar a naturalização do excesso. Se queremos formar leitores, pensadores, criadores e cidadãos, precisamos, sim, refletir sobre a forma como o digital ocupa a vida das nossas crianças.
đ Afinal, estamos educando para o mundo… ou apenas distraindo para o vazio?
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