đ± Quando a DiversĂŁo Digital Supera o Dever de Aprender
VocĂȘ sabia que crianças e adolescentes passam muito mais tempo diante das telas se divertindo do que estudando? A Figura 2 do livro A FĂĄbrica de Cretinos Digitais, do neurocientista Michel Desmurget, traz dados que nos convidam Ă reflexĂŁo.
O gråfico mostra que pré-adolescentes (8 a 12 anos) passam em média 5 horas por dia em frente às telas para atividades recreativas, enquanto dedicam apenas 25 minutos aos deveres escolares. Jå os adolescentes (13 a 18 anos) passam cerca de 7 horas por dia se divertindo no digital, contra apenas 1 hora diåria para tarefas escolares.
O mais preocupante é a proporção: os pré-adolescentes dedicam 13 vezes mais tempo à diversão digital do que aos estudos. Entre os adolescentes, essa diferença é de 7,5 vezes. Isso levanta um alerta: estamos educando para o saber ou apenas entretendo para o esquecimento?
Se queremos formar uma geração crĂtica, criativa e saudĂĄvel, precisamos olhar para esses dados com responsabilidade. A infĂąncia nĂŁo pode ser sequestrada por algoritmos.
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio