Bullying

quarta-feira, 9 de abril de 2025

đŸ“± Quando a DiversĂŁo Digital Supera o Dever de Aprender!


đŸ“± Quando a DiversĂŁo Digital Supera o Dever de Aprender

VocĂȘ sabia que crianças e adolescentes passam muito mais tempo diante das telas se divertindo do que estudando? A Figura 2 do livro A FĂĄbrica de Cretinos Digitais, do neurocientista Michel Desmurget, traz dados que nos convidam Ă  reflexĂŁo.

O gråfico mostra que pré-adolescentes (8 a 12 anos) passam em média 5 horas por dia em frente às telas para atividades recreativas, enquanto dedicam apenas 25 minutos aos deveres escolares. Jå os adolescentes (13 a 18 anos) passam cerca de 7 horas por dia se divertindo no digital, contra apenas 1 hora diåria para tarefas escolares.

O mais preocupante é a proporção: os pré-adolescentes dedicam 13 vezes mais tempo à diversão digital do que aos estudos. Entre os adolescentes, essa diferença é de 7,5 vezes. Isso levanta um alerta: estamos educando para o saber ou apenas entretendo para o esquecimento?

📌 O que esse dado revela?
Revela uma infĂąncia e juventude imersas em um uso desbalanceado das tecnologias. As telas, que poderiam ser aliadas do aprendizado, tĂȘm sido consumidas majoritariamente para entretenimento. Segundo Desmurget, isso tem impacto direto no desenvolvimento da atenção, linguagem, memĂłria, saĂșde emocional e desempenho escolar.

👹‍đŸ‘©‍👧‍👩 E qual o nosso papel, enquanto educadores e famĂ­lias?
NĂŁo se trata de abolir as telas, mas de reeducar o uso. Estimular o equilĂ­brio, orientar o acesso, propor experiĂȘncias reais, incentivar a leitura, o brincar livre e o convĂ­vio social.

Se queremos formar uma geração crítica, criativa e saudåvel, precisamos olhar para esses dados com responsabilidade. A infùncia não pode ser sequestrada por algoritmos.

Nenhum comentĂĄrio: