Bullying

terça-feira, 9 de maio de 2017

Secretario de Assistência Social de Carlos Chagas realiza mobilização das escolas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


 Com o objetivo de mobilizar a cidade Carlos Chagas e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, o Secretario Municipal de Assistência Social convidou  a nossa escola a participar da Programação da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes conforme programação abaixo:
·      15 a 19 de maio – desenvolver atividade em sala de aula com o tem, em pelo menos um dia desta semana

·      18 de maio – passeata, saindo da Praça do Mercado, com percurso pela Avenida Benedito Valadares, Travessa Teófilo Otoni Avenida Capitão João Pinto, encerrando em frente ao Fórum


Por que 18 de maio?
  Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência. 

  O que é violência sexual?
  É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.
 É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social. 


 Abuso x Exploração
  A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico. 
 Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual. 


  Prevenção

  A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor. 



Nenhum comentário: