Bullying

sexta-feira, 26 de abril de 2019

ORGANIZAÇÃO DO PRÉ-CONSELHO DE CLASSE NA ESCOLA JOÃO BERALDO JUNTO AOS ESTUDANTES. Entenda a participação dos alunos no Conselho de Classe.


A participação do aluno no Conselho de Classe tem por objetivo melhorar o relacionamento entre todos os segmentos da escola, discutindo os problemas relacionados ao processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, torna-se necessário que o diálogo durante o Conselho de Classe seja o resultado das reflexões sobre as situações encaminhadas pelo grupo.
Em um Conselho de Classe, deve-se evitar comentar assuntos de ordem particular, entre o aluno e o professor. Estes devem ser resolvidos individualmente com o professor,  encaminhado a Supervisora e ao Diretor.
O diálogo franco auxilia na busca de soluções, no bom relacionamento. Jamais para acentuar conflitos e desmerecer a autoridade do professor. 

Pré-Conselho e os Estudantes

1. Os representantes de turma deverão fazer uma avaliação prévia,(FORMULÁRIO DO PRÉ-CONSELHO/ESTUDANTE) com os colegas de sala sob a coordenação da especialista,  acerca dos assuntos (Identificar as demandas e percepções dos estudantes em relação ao processo ensino-aprendizagem desenvolvido na escola: participação, frequência, disciplina, aprendizagem, estratégias e metodologias utilizadas pelos professores, sugestões de melhorias e ações de intervenção e outros aspectos relacionados à escola de modo geral..) que serão discutidos no Conselho de Classe. Neste momento o especialista deverá participar, auxiliando no processo de escuta junjo aos alunos.
2. Listados os assuntos/problemas, o grupo deverá propor alternativas e sugestões para melhorar a situação. Estes conteúdos serão escritos em formulário próprio (Registrar as considerações e as sugestões e organizar as informações a serem apresentadas pelos representantes na reunião do Conselho de Classe O representante deverá fazer a apresentação  no dia do Conselho de Classe.
3. A explanação do aluno, representante do grupo no Conselho de Classe, deverá ser objetiva e clara, ocupando no máximo 5 minutos.
A participação de todos é importante. Faça acontecer o seu direito de participar.

“Educação é apropriação do saber construído através da história”

ATRIBUIÇÕES DOS REPRESENTANES DE TURMAS
- Ser elo entre alunos, professores especialista e gestão.
- Estimular o grupo no empenho das atividades programadas, disciplina e na conservação dos ambientes da escola, principalmente sala de aula.
- Comparecer às reuniões quando solicitado.
- Levar ao conhecimento do professor do especialista e do Diretor, as situações polêmicas surgidas em sala, colaborando com a busca de soluções.




Um comentário:

Unknown disse...

Sua página é ótima!Parabéns pelo trabalho.