Bullying

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Carlos Chagas implementa exigência de Declaração de Vacinação Atualizada(DVA) para matrículas e rematrículas Escolares!


Caros Diretores de todas as Escolas de nossa Municipalidade, prezados pais, responsáveis e membros da comunidade educacional de Carlos Chagas,

Comunicamos que, conforme o Decreto nº 145/2022, de 08 de dezembro de 2022, emitido pelo Gabinete do Prefeito Municipal José Amadeu Nanayoski Tavares,  é obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para a matrícula ou rematrícula nas instituições de ensino do município, tanto públicas quanto privadas. Esta declaração substitue o cartão de vacina. As vacinas são dinâmicas e sempre tem doses para atualizar e vacinas novas a serem tomadas. Por isso a necessidade de renovar a DVA todo ano na renovação de matrículas e nas matrículas novas. 

Esta medida tem como base diversas legislações e programas que enfatizam a saúde e a prevenção de doenças. A DVA, que será emitida pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), comprova que a caderneta de vacinação das crianças, adolescentes, jovens e adultos estudantes está em dia, conforme o Plano Nacional de Imunização.

Os responsáveis, no caso de menor, devem entregar a DVA no ato da efetivação da matrícula ou rematrícula. Em caso de não apresentação do documento, será concedido um prazo de 30 dias para regularização. As Unidades Educacionais e a Secretaria Municipal da Saúde têm papéis específicos na orientação, monitoramento e vacinação, conforme detalhado no decreto.

Reiteramos a importância da vacinação para a saúde dos nossos estudantes e da comunidade como um todo. Contamos com a colaboração de todos os Diretores para cumprir com esta nova normativa e garantir um ambiente seguro e saudável nas nossas escolas.

Fundamentação legal:

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Art. 7°; Art. 14, § 1º. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 22-11-2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 22-11-2023.

BRASIL. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 6 dez. 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm. Acesso em: 22-11-2023.


BRASIL. Portaria Interministerial nº 2.608, de 6 de novembro de 2013. Dispõe sobre a adesão dos Municípios ao Programa Saúde na Escola - PSE. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 nov. 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2608_31_10_2013.html. cesso em: 22-11-2023.

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Renovação de Matrícula: junte-se a nós para um 2024 repleto de conquistas!


Queridos pais e responsáveis,

É com imensa alegria que anunciamos o início do processo de rematrícula para o ano letivo de 2024 nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Carlos Chagas. Chegou o momento de renovar o vínculo do seu filho ou filha com nossas instituições de ensino, e estamos empolgados para continuar essa jornada de aprendizado e crescimento juntos. Procure a Secretaria das Escolas Municipais.

Sabemos que a educação é a chave para enxergar o mundo de maneira diferente, adquirir conhecimento e preparar nossos alunos para um futuro repleto de oportunidades. Em qualquer uma das Escolas da Rede Municipal, estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade que inspira a curiosidade, o pensamento crítico e o desenvolvimento integral de cada criança.

Para garantir a continuidade desse caminho de descobertas, convidamos você a realizar a rematrícula do seu filho ou filha o mais rápido possível. Estamos ansiosos para continuar essa jornada incrível ao lado de vocês.

Não perca tempo! Faça a rematrícula agora mesmo e faça parte dessa emocionante aventura de aprendizado.

Contamos com vocês para um ano de 2024 de sucesso e conquistas!

Atenciosamente,

Deodato Gomes Costa

Secretaria Municipal de Educação

#RenovaçãoDeMatrícula2024 #JunteSeANós #ConquistasPara2024 #EducaçãoDeQualidade #RedeMunicipalDeEnsino

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Levantamento Anual de Programas Educacionais (LAPEF)

Assunto: Apelo Urgente para Participação no Levantamento Anual de Programas Educacionais (LAPEF)

Prezados Diretores e Diretoras das Escolas,

Venho por meio deste fazer um apelo especial e urgente para que todos participem ativamente do Levantamento Anual de Programas Educacionais (LAPEF), uma iniciativa crucial para o aprimoramento e eficácia dos programas educacionais em nosso país, em especial o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Como vocês estão cientes, o PDDE tem sido uma ferramenta vital no suporte às nossas escolas, proporcionando recursos essenciais para o dia a dia escolar. A pesquisa piloto do LAPEF, que ocorre de 13 a 30 de novembro, é uma oportunidade única para avaliarmos e entendermos os impactos reais deste programa em nossas instituições.

A participação de cada um de vocês é fundamental. Ao preencher o questionário eletrônico, disponível em http://www.lapef.org/lapef/, estarão contribuindo não apenas para o sucesso desta pesquisa, mas também para o futuro da educação em nosso município e no país. É uma chance de fazer ouvir a voz de suas escolas, compartilhar experiências e desafios, e influenciar positivamente as políticas educacionais.

Entendo que todos estamos imersos em nossas rotinas escolares, mas peço encarecidamente que dediquem um tempo para completar este questionário. Sua contribuição é vital para garantir que os recursos do PDDE sejam utilizados da maneira mais eficaz possível, atendendo às necessidades reais de nossos alunos e professores.

Lembro ainda que a atualização cadastral é um passo importante para a continuidade e melhoria dos serviços prestados pelo FNDE. Portanto, sua atenção e precisão ao preencher o questionário são de extrema importância.

Por favor, não hesitem em entrar em contato pelo e-mail lapef@fnde.gov.br para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a pesquisa. Sua participação ativa e comprometida é o que nos permite seguir construindo uma educação de qualidade e atender melhor nossas crianças e jovens.

Conto com o apoio e colaboração de cada um de vocês neste processo vital.

Atenciosamente,


Professor Deodato Gomes

Secretário Municipal de Educação

Na Educação, o mês de novembro é um período propício para aprofundarmos reflexões sobre a diversidade racial e seu impacto no ambiente escolar. O respeito às diferenças é um valor fundamental e um dos pilares que sustentam o processo educativo.

É um momento para valorizar e reconhecer a riqueza da cultura afro-brasileira, sem perder de vista as cicatrizes históricas da escravidão e as contínuas manifestações de racismo.

Convidamos a comunidade escolar a participar de atividades que comemoram o Dia Nacional da Consciência Negra em suas respectivas Escola, promovendo o conhecimento e a celebração da herança afro-brasileira.

Professor Deodato Gomes


Celebrando a herança e a luta afro-brasileira: o significado da Lei Nº 12.519 e o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A Lei Nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, é um marco legal na história do Brasil, pois estabelece oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, proporcionando uma base formal para a celebração e reflexão acerca das questões raciais no país. Esta legislação não apenas reconhece a importância histórica de Zumbi dos Palmares, como também eleva a consciência sobre as desigualdades e desafios enfrentados pela comunidade negra ao longo dos séculos. Além disso, a lei tem um papel educativo, incentivando as escolas e instituições a promoverem atividades que visem ao entendimento e valorização da herança cultural afro-brasileira. Ao ser promulgada, esta lei fortaleceu o movimento negro e proporcionou um reconhecimento mais amplo da luta contra a discriminação e o preconceito racial, impulsionando o país em direção a um futuro mais inclusivo e igualitário.

Esta data não foi escolhida ao acaso: marca o dia da morte de Zumbi, ocorrida em 1695, e simboliza a resistência negra contra a escravidão e a opressão. A celebração tem como objetivo promover uma reflexão sobre a importância da cultura e da população afro-brasileira na construção da sociedade nacional, e sobre o racismo que ainda precisa ser combatido.

O reconhecimento de tal data é um passo importante na luta por igualdade racial e social, incentivando a educação e a cultura como pilares para a construção de uma sociedade mais justa. A lei reforça o compromisso do país com a valorização e o respeito à diversidade cultural e é um convite à sociedade para uma profunda reflexão sobre a história e as contribuições da população negra no Brasil.

Como sua escola está integrando a história de Zumbi dos Palmares e a celebração da Consciência Negra no currículo educacional de Minas Gerais?

 Quais atividades sua escola planejou para ensinar e celebrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra com os alunos?

Deixe aí nos comentários sua resposta.

Professor Deodato Gomes 

domingo, 19 de novembro de 2023

Celebrando passagens educacionais: a jornada vitoriosa dos Alunos do 5º ano e da Educação Infantil na Quadra de Presidente Pena!

Clique na imagem para ver todo o álbum.

Na calorosa manhã do sábado, dia 18-11-2023,  na Quadra de Presidente Pena, testemunhamos um evento que transcendeu as barreiras do clima. O calor físico deu lugar a um calor humano, uma energia contagiante que permeou cada canto da quadra, onde as crianças das Escolas Municipais São José-Quilombola e Sítio do Picapau Amarelo celebraram um marco significativo: a conclusão do 5º ano e da Educação Infantil. As fotos, eternizando sorrisos e olhares brilhantes, são a prova incontestável da beleza daquele dia, um verdadeiro festival de gratidão e alegria.

A festa, isto mesmo, foi uma linda festa de agradecimento vivo ao trabalho incansável dos professores, à Supervisora Neinha, à Diretora Terezinha, a eventual Cida e às merendeiras, especialmente Wilma e Eliete, com a ajuda de Eliana, que prepararam um cardápio tão gostoso e saudável para este dia tão especial. A união entre escola e família, um valor tão caro à nossa comunidade, se fez presente em cada detalhe, desde as lindas apresentações preparadas pelos professores com os alunos até as palavras inspiradoras da Supervisora Neinha: “... que possam brilhar em um mundo cheio de grandes desafios [...]”, disse ela se dirigindo ao alunos.  Era evidente que a comunidade pratica a máxima de que a união faz a força e o diálogo, o entendimento.

A Diretora Terezinha, com sua voz firme e coração transbordante, disse à comunidade escolar: “Tenho lutado incansavelmente para conquistar uma educação de qualidade que seja capaz de transformar vidas e construir um futuro brilhante para todos os nossos alunos.” Suas palavras ecoaram como um compromisso renovado. E o Secretário Municipal de Educação, destacando os investimentos significativos na educação, reforçou a importância do apoio contínuo do Prefeito e da administração municipal: “[...] gostaríamos de expressar nossa gratidão ao Prefeito pela visão e investimento significativos na educação de Carlos Chagas...”

Não podemos deixar de agradecer ao vereador Edivaldo Matias e à Sônia Rodrigues, Diretora da Escola Olga Prates, por sua presença constante e apoio e que deixaram também uma palavra de apoio e incentivo no evento.  A ausência do Prefeito e de D. Áruea, embora sentida, é justificada por sua viagem em busca de melhorias para nossa cidade, um esforço que todos reconhecemos e valorizamos. Este dia, marcado por emoções e conquistas, reafirma nossa crença na educação como alicerce para um futuro promissor.

O que você mais gostou na cerimônia de conclusão do 5º ano e da Educação Infantil na Quadra de Presidente Pena?

Qual foi o momento mais emocionante da cerimônia para você?

O que você espera para o futuro dos alunos que concluíram o 5º ano e da Educação Infantil?

Deixa uma palavrinha sua aí nos comentários.

#educação #crescimento #futuro 

sábado, 18 de novembro de 2023

Coragem e Fé nas tempestades da vida: reflexões sobre Mateus 14:22-33

Certamente, ao refletir sobre Mateus 14:22-33, especialmente nas palavras "Coragem! Sou eu. Não tenham medo!", encontramos uma profunda mensagem de fé e confiança em Deus. Este episódio, onde Jesus anda sobre as águas e acalma os temores dos discípulos, é um poderoso testemunho da divindade de Cristo e da sua capacidade de transcender as leis naturais. A presença de Jesus trazendo paz em meio à tempestade é uma metáfora rica para a vida cristã. Frequentemente, nos encontramos em "mares agitados", enfrentando dificuldades e desafios que parecem insuperáveis. A exortação de Jesus, "Coragem! Sou eu. Não tenham medo!", é um convite para reconhecer a Sua presença constante em nossas vidas, mesmo nas circunstâncias mais adversas. É um chamado para confiar que, com Cristo, podemos enfrentar qualquer tempestade que a vida nos traga.

Além disso, este episódio destaca a figura de Pedro, que ousa sair do barco e caminhar sobre as águas ao encontro de Jesus, mas começa a afundar quando duvida e se deixa levar pelo medo. Este momento é emblemático da jornada de fé de cada cristão. Pedro, com sua humanidade e falibilidade, representa nossa própria fragilidade e tendência a duvidar diante das adversidades. No entanto, a resposta imediata de Jesus ao estender a mão e salvar Pedro é um lembrete do amor e da misericórdia infinitos de Deus, que sempre está pronto a nos socorrer quando clamamos por Ele. Assim, este trecho do Evangelho de Mateus não é apenas um relato de um milagre, mas também uma lição sobre a importância da fé, da coragem e da constante necessidade de mantermos nossos olhos fixos em Cristo, especialmente nos momentos de prova e incerteza.

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.         Mário Quintana

Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

O poema de Mário Quintana, "A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa", oferece uma rica oportunidade para reflexão. Este poema aborda temas universais como o tempo, a vida, o amor e as escolhas, todos elementos fundamentais na educação e no desenvolvimento humano.

    Valorização do Presente e Consciência do Tempo : Do ponto de vista pedagógico, o poema enfatiza a importância de valorizar o presente e de ter consciência de como utilizamos nosso tempo. Na educação, é fundamental ensinar os alunos a apreciar cada momento de maneira significativa, seja no contexto da aprendizagem, nas relações interpessoais ou no seu próprio desenvolvimento pessoal.
    Aprendizado Contínuo e Reflexão: O poema também sugere uma reflexão sobre as escolhas e prioridades na vida. Como educadores, podemos usar este tema para encorajar os alunos a refletir sobre suas decisões e sobre o que valorizam. Isso pode ser integrado em discussões sobre planejamento de vida, metas pessoais e profissionais, e até mesmo na orientação vocacional.
    Importância das Relações Humanas: Quintana destaca a importância do amor e das relações humanas. No contexto educacional, isso pode ser traduzido na valorização das habilidades socioemocionais, como empatia, comunicação e colaboração. Ensinar os alunos a valorizar e manter relacionamentos saudáveis é uma parte crucial da educação.
    Vivência e Aprendizado Através da Arte: A poesia de Quintana é um exemplo de como a arte pode ser usada para ensinar e inspirar. Através da análise de poemas, os alunos podem aprender sobre linguagem, expressão emocional e crítica literária, além de desenvolverem uma apreciação mais profunda pela arte.
    Consciência da Transitoriedade da Vida: O poema fala sobre a rapidez com que o tempo passa e como, muitas vezes, só percebemos isso tarde demais. Isso pode ser usado para ensinar sobre a importância de viver de maneira plena, com consciência e propósito, uma lição valiosa em qualquer estágio da vida.
    Encorajamento à Ação e à Proatividade: Finalmente, o poema pode ser visto como um chamado à ação. Em um contexto educativo, isso pode ser interpretado como um incentivo para que os alunos sejam proativos em suas vidas, buscando ativamente seus objetivos e aproveitando as oportunidades que surgem.

Em resumo, este poema de Mário Quintana é uma ferramenta valiosa para a educação, pois oferece múltiplas camadas de interpretação e aprendizado, abrangendo desde a gestão do tempo e a tomada de decisões até a importância das relações humanas e a consciência da transitoriedade da vida.

EVANGELHO DE DOMINGO DIA 19-11-2023

Evangelho deste domingo é o de  Mateus: Mt 25,14-30

INTRODUÇÃO

Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos:14 “Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 

CORPO DA PARÁBOLA

16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco, que lucrei’. 21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso, fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. 

CONCLUSÃO

26O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e ceifo onde não semeei? 27Então, devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. 28Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. “Aí haverá choro e ranger de dentes".

PALAVRAS DO SANTO PADRE

O homem da parábola representa Jesus; os servos somos nós; e os talentos são o património que o Senhor nos confia. Qual é o património? A sua Palavra, a Eucaristia, a fé no Pai celestial, o seu perdão. Este é o património que Ele nos confia. Que não devemos só conservar, mas também multiplicar! O buraco escavado no terreno pelo «servo mau e preguiçoso» indica o medo do risco que bloqueia a criatividade e a fecundidade do amor. Jesus não nos pede que conservemos a sua graça num cofre! Jesus não nos pede isto, mas deseja que a utilizemos em vantagem do próximo. Todos os bens que recebemos devem, ser transmitidos aos outros, porque só assim crescem. É como se Ele nos dissesse: «Eis-te a minha misericórdia, a minha ternura, o meu perdão: toma-os e usa-os com magnanimidade». E nós, o que fazemos disto? Quem «contagiamos» com a nossa fé? Quantas pessoas encorajamos com a nossa esperança? Quanto amor compartilhamos com o nosso próximo? (Angelus de 16 de novembro de 2014)

O Reino Invisível: compreendendo a presença sutil do divino em Lucas 17,20-25!

 


 Quando reflito sobre o trecho de Lucas 17,20-25, entendo que a frase "O Reino de Deus não vem ostensivamente" sugere que o Reino de Deus não se manifesta de maneira grandiosa ou espetacular aos olhos humanos. Na tradição católica a qual me filio, compreendo que o Reino de Deus não é um fenômeno externo ou material, mas algo que ocorre no âmbito espiritual e moral. Ele não se conforma com as expectativas mundanas de poder e glória, mas se manifesta de maneira humilde e sutil.
Ao considerar as palavras "Nem se poderá dizer: 'Está aqui' ou 'está ali'", percebo que Jesus está advertindo contra a tentativa de localizar o Reino de Deus em termos geográficos ou físicos. Ele está se opondo à ideia de que o Reino de Deus possa ser confinado a um lugar específico ou a uma instituição particular. Isso, para mim, reflete a universalidade do Reino, que não está limitado a uma nação, grupo ou local.
A afirmação "Porque o Reino de Deus está entre vós" é, na minha visão, uma das mais profundas e misteriosas. A expressão "entre vós" (ou "dentro de vós", em algumas traduções) pode ser interpretada de várias maneiras. Entendo que uma interpretação é que Jesus está se referindo a si mesmo como a encarnação do Reino de Deus, presente no meio deles. Outra interpretação que considero é que o Reino de Deus se manifesta nas relações humanas, na presença de amor, justiça e misericórdia entre as pessoas. Além disso, acredito que pode indicar que o Reino está dentro do coração humano, no interior da experiência espiritual de cada um.
Para mim, este trecho é fundamental para entender a teologia do Reino de Deus no Cristianismo. Ele sugere uma compreensão do Reino não como uma realidade puramente futura ou escatológica, mas como uma realidade já presente e ativa no mundo, embora de uma forma que transcende a compreensão e as expectativas humanas. A ênfase, acredito, está na transformação interior, na conversão do coração, que é a verdadeira marca do Reino de Deus.

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Convite Especial: a Escola Geraldo de Souza Norte apresenta o Circuito Arte Social!...

Em tempos de imediatismo, onde a reatividade muitas vezes eclipsa a reflexividade, a Escola Estadual Geraldo de Souza Norte surge como um farol de sensibilidade e expressão. É com enorme entusiasmo que a Escola convida a todos para o "Circuito Arte Social - Cultura e Arte de Rua", uma celebração que homenageia a arte como uma poderosa ferramenta de transformação social e sustentáculo da democracia.
Data e Horário: 17 de novembro de 2023, às 19h
Local: Escola Estadual Geraldo de Souza Norte
Este evento está aberto a todos e promete ser um momento para reacender a sensibilidade e refletir sobre a arte em seu papel histórico de expressar movimentos sociais e políticos. Os alunos da E.E. Geraldo de Souza Norte, divididos em grupos de trabalho, propõem apresentar aspectos da arte que são muitas vezes pouco reconhecidos.
A rua, como palco de encontro e movimento, será trazida para dentro do espaço escolar através de uma mostra de artes que captura o espírito daqueles que embelezam nossos dias, trazem sorrisos e provocam reflexões. Os estudantes fazem um convite democrático para que juntos possamos refletir sobre nossas emoções e o mundo ao nosso redor, relembrando que a educação se faz com arte e que somos todos responsáveis por cultivá-la.
Venha testemunhar as apresentações de arte de rua, incluindo grafite, dança, música e teatro, e se deixe inspirar pela exposição que revela o cotidiano daqueles que transformam as ruas em um cenário de beleza e reflexão.
Junte-se a Escola Estadual Geraldo de Souza Norte nesta jornada transformadora e seja parte de uma noite inesquecível!
Arte une, transforma e transcende. Junte-se a esta comunidade educacional na construção de uma comunidade mais colorida e conectada.

🌟 Descobrindo o Globo no Pátio de uma Escola: a Dr. Manoel Esteves se transformou em um atlas mundi, para mostrar o mundol! 🌐🎭

Ah, caros leitores do meu Girassol, que manhã de gala foi vivenciada na Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni! Foi uma mostra cultural que ecoou por todos os cantos da Escola, no ir e vir de estudantes de todas as outras Escolas,  onde os visitantes pareciam observar atentamente, as apresentações que sussurravam canções de outros cantos do mundo, e o chão vibrava com o tráfego de pequenos e ávidos exploradores.

Nossos alunos, ah, esses brilhantes adolescentes, ergueram-se como estrelas cintilantes em um céu de possibilidades. Eles não apenas representaram as culturas que estudaram - eles as trouxeram à vida, com uma vivacidade que somente a genuína curiosidade e a alegria juvenil podem agitar.

A mente brilhante por trás deste espetáculo? Professora Helen, cuja ideia genial iluminou nossos corredores, pátio e salas de aulas com as cores do mundo. Ela plantou a semente da curiosidade e colheu uma floresta de entendimento e apreciação. E os outros professores? Ah, eles não apenas abraçaram a ideia - eles a vestiram com o manto da paixão e a coroa da dedicação transdisciplinar. Tudo isso sob o importante apoio e liderança do Diretor Renato Aguilar, cuja visão e incentivo foram fundamentais para orquestrar essa sinfonia de saberes e culturas.

Então, embora o convite tenha sido para o passado, o presente e o futuro,  o espírito dessa "Viagem ao Redor do Mundo" continua a palpitar em cada corredor, em cada sala de aula, e, mais importante, no coração de cada aluno que atuou como protagonista, bem como aquele que lá esteve. Hoje, agora mesmo, no momento em que lê esta postagem, venham, vejam as imagens desse dia que já passou, mas cuja beleza ficou e ainda resplandece nas memórias daqueles que testemunharam.

#MostraCulturalDeGeografia #ViagemCultural #EscolaDrManoelEstevesOtoni - Essas hashtags, que antes sinalizavam um evento a acontecer, agora são faróis de um lindo legado. 

E se vocês pudessem ter escolhido qualquer lugar para visitar naquela mostra, qual teria sido? 

Ainda que a mostra tenha encerrado, nossa viagem continua a cada dia que escolhemos aprender, respeitar e celebrar a maravilhosa colcha de retalhos que é nosso mundo, apesar das guerras da Ucrânia e de Israel.

De verdade,

de verdade mesmo, alguém viu o mundo se abrir em um pátio escolar.

Que a harmonia que uniu esta mostra seja a melodia para um futuro de paz no mundo. 🕊️✨

Professor Deodato Gomes 

AVISO: PROCEDIMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO


Aos Profissionais da Educação da Rede Municipal: Professores, ASBs, ATBs, Supervisores.

Para inscrição e futuras contratações temporárias, o tempo de serviço válido é aquele exercido especificamente na Rede Municipal de Ensino de Carlos Chagas até a data de 31/10/2023. As etapas para a comprovação são as seguintes:

Solicitem a expedição de sua Certidão de Contagem de Tempo até a data supracitada, através do Setor de Protocolo na Prefeitura Municipal, para evitar o acúmulo de pedidos e garantir o atendimento eficiente por parte da Divisão de Recursos Humanos.

No momento da contratação temporária, será necessário apresentar a Certidão de Contagem de Tempo original e cópia, que será autenticada e arquivada na Secretaria Municipal de Educação.

Observação: O tempo de serviço para inscrição é específico para a função em que o candidato se inscrever e não pode estar vinculado a cargo efetivo ativo, utilizado para aposentadoria ou para outra função que não a pleiteada.

Para garantir a agilidade no processo e o atendimento a todos, é fundamental que as solicitações sejam feitas o quanto antes afim e agilizar o processo de expedição.

Prefeitura Municipal-Secretaria Municipal de Educação - Construindo Novos Tempos para Carlos Chagas

Proclamação da República em 15 de novembro de 1889

PERSONAGENS DA PROCLAMAÇÃO

 D. Pedro 2º foi derrubado por um ex-monarquista, o marechal Deodoro da Fonseca, em um golpe militar.

É fato que o Brasil se tornou oficialmente uma república em 15 de novembro de 1889. Mas não é fato que tenha sido um momento de grande nobreza, como patriotas empedernidos acreditam.

O novo regime se impôs graças a um golpe liderado por um ex-monarquista e ocorreu antes do momento previsto devido a uma boataria.

Por que os militares estavam insatisfeitos com o Império? O ponto-chave é a Guerra do Paraguai (1864-1870). Com a vitória do Brasil e aliados no conflito, as Forças Armadas ganharam prestígio e popularidade. Assim, passaram a reivindicar mais reconhecimento por parte dos monarcas. Como dom Pedro 2º não esboçou reação expressiva, a insatisfação da caserna só aumentou.

Qual a principal motivação para a derrubada da monarquia? Não existe um só fator. Além da insatisfação dos militares, havia a ascensão de uma elite urbana (empresários, profissionais liberais, entre outros), que não tinha representação política. O modo como a abolição da escravatura foi conduzida desagradou a todos os envolvidos, enfraquecendo a corte. Não se pode também esquecer o positivismo, movimento de grande influência na época. A corrente filosófica valorizava a racionalidade em detrimento da tradição. E a Monarquia, àquela altura, era sinônimo de tradição.

O que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889? O golpe estava programado para o dia 20, mas foi antecipado devido a uma boataria no dia 14. Neste dia, correu pelo Rio a falsa história de que Deodoro da Fonseca tinha sido preso. Diante disso, os republicanos resolveram agir logo. No dia 15, Deodoro liderou uma agitação nos quartéis do Campo de Santana. As tropas ocuparam o Ministério da Guerra e derrubaram o gabinete do visconde de Ouro Preto. Políticos monarquistas foram presos, e a família real recebeu ordem para deixar o país.

Foi um golpe? Sim. O poder foi tomado por uma minoria republicana, formada por militares, advogados, cafeicultores, entre outros setores da elite. Não se pode afirmar que esse núcleo representasse a maioria da população. O povo estava alheio à Proclamação.

Como Deodoro se tornou o líder da Proclamação? Não foi uma escolha consensual. Ele era monarquista até meses antes da Proclamação. Só passou a fazer oposição ao Império no segundo semestre de 1889. Por outro lado, era um militar experiente e contava com o respeito dos colegas da caserna e dos civis. Se Deodoro não tinha o perfil mais adequado, os demais líderes menos ainda. Também militar, Floriano Peixoto era considerado "radical". Benjamin Constant, outro militar, era um homem dos livros, menos apto para insurreições. O fato de ser civil era um ponto negativo para Ruy Barbosa.


Deodoro fez um bom governo? Houve avanços, mas o saldo é negativo. Ele se comportava como um monarquista, incapaz de levar adiante negociações partidárias. Agia com truculência diante das críticas da imprensa. Seu autoritarismo atingiu o ápice no final de 1891, quando declarou estado de sítio e, em seguida, deu um golpe. Houve, no entanto, uma forte reação, conduzida por lideranças regionais e setores do Exército ligados ao vice, Floriano Peixoto. Diante da iminência de uma guerra civil, ele renunciou em 23 de novembro de 1891.

Folha de São Paulo-15-11-2023

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Pirâmide do òdio


A imagem mostra a Pirâmide do Ódio, um modelo criado pela Liga Antidifamação (ADL) para ilustrar como o ódio pode se manifestar em diferentes níveis, desde atitudes preconceituosas até violência.

A pirâmide é dividida em cinco níveis, cada um representando um nível mais grave de ódio.

Nível 1: Atitudes preconceituosas

No nível 1, estão as atitudes preconceituosas, que são crenças ou opiniões negativas sobre um grupo de pessoas com base em sua raça, religião, etnia, orientação sexual, gênero ou qualquer outra característica.

Alguns exemplos de atitudes preconceituosas são:

Estereotipar um grupo de pessoas

Ter medo da diferença

Justificar os preconceitos procurando pessoas que pensem de forma similar

Procurar informação para confirmar crenças e/ou preconceitos pré-existentes

Falta de introspeção ou consciência do privilégio

Nível 2: Atos preconceituosos

No nível 2, estão os atos preconceituosos, que são comportamentos que expressam ou reforçam atitudes preconceituosas.

Alguns exemplos de atos preconceituosos são:

Estereotipar um grupo de pessoas

Dizer piadas preconceituosas

Usar linguagem depreciativa ou ofensiva

Apropriar-se de elementos culturais de um grupo de pessoas sem o seu consentimento

Anulhar social e/ou excluir um grupo de pessoas

Insultar, ridicularizar ou intimidar um grupo de pessoas

Dar alcunhas a um grupo de pessoas

Desumanizar um grupo de pessoas

Nível 3: Discriminação sistemática

No nível 3, está a discriminação sistemática, que é a discriminação que é institucionalizada ou incorporada às leis, políticas ou práticas de uma sociedade.

Alguns exemplos de discriminação sistemática são:

Desigualdades na justiça penal

Distribuição não equitativa dos recursos escolares

Segregação na habitação

Desigualdade salarial

Desigualdade nas oportunidades profissionais

Restrições e supressão de eleitores

Representação desigual nos meios de comunicação

Nível 4: Violência motivada por preconceito

No nível 4, está a violência motivada por preconceito, que é a violência que é dirigida a um grupo de pessoas com base em sua raça, religião, etnia, orientação sexual, gênero ou qualquer outra característica.

Alguns exemplos de violência motivada por preconceito são:

Ameaças

Profanações

Vandalismo

Incêndios provocados

Ataques

Violações

Assassinatos

Terrorismo

Nível 5: Genocídio

No nível 5, está o genocídio, que é o assassinato deliberado e sistemático de um grupo de pessoas.

O genocídio é a forma mais extrema de violência motivada por preconceito.

A Pirâmide do Ódio é uma ferramenta importante para entender como o ódio pode se manifestar e como ele pode levar à violência. É importante estar ciente dos diferentes níveis de ódio e tomar medidas para combatê-lo em todos os níveis.

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Oportunidade para Educadores: Inscrições Abertas para o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI)

Oportunidade para Educadores: Inscrições Abertas para o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI)

https://seletivo.profei.com.br/login

Para os profissionais da educação que buscam aprimoramento na área de inclusão, uma notícia animadora: estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) para ingresso no ano de 2024. Este é um passo significativo para educadores que desejam se especializar e contribuir para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e acessível.

Detalhes do Programa:

    Vagas disponíveis: 300

    Taxa de inscrição: R$ 110,00

    Prazo de inscrição: Até 30 de novembro de 2023, às 23:59:59.

O PROFEI é uma iniciativa que reúne instituições de ensino de todo o país, promovendo um currículo colaborativo e interdisciplinar que reflete as necessidades contemporâneas da educação inclusiva. Com um enfoque prático e voltado para resultados concretos em sala de aula, o programa visa capacitar os professores para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades presentes na educação inclusiva.

Esta é a sua chance de fazer a diferença na vida de muitos estudantes, desenvolvendo habilidades que são fundamentais no cenário educacional atual. Para mais informações e para realizar sua inscrição, procure o edital completo e o formulário de inscrição no site oficial do programa https://seletivo.profei.com.br/login

Não perca esta oportunidade de desenvolvimento profissional. Participe e seja um agente de transformação na educação inclusiva do Brasil!

sábado, 11 de novembro de 2023

Educação em Foco: Projeto "Trilhas de Futuro" apresenta cursos de formação gratuitos para jovens

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), anuncia uma nova trilha para o futuro de nossos jovens: o projeto "1 Milhão de Oportunidades" (1 MiO).

Este projeto é uma plataforma digital que visa facilitar a transição de adolescentes e jovens do ambiente escolar para o mercado de trabalho, oferecendo cursos de formação profissional em áreas essenciais como educação, saúde, inclusão social e sustentabilidade.

Com o objetivo de alcançar um milhão de jovens em todo o Brasil, o projeto 1 MiO se destaca como uma oportunidade única para aqueles que buscam não apenas aprimorar suas habilidades, mas também expandir suas visões de mundo e possibilidades futuras. Os cursos oferecidos são gratuitos e abertos a estudantes da Educação Profissional e do Ensino Médio em Tempo Integral.

Cursos em Destaque:

Podcasts e vídeos: Novas formas de se expressar! - Acesse aquihttps://1mio.com.br/node/36181

Ferramentas para o seu negócio: Empreenda com sucesso - Acesse aquihttps://1mio.com.br/node/34126

Todo mundo pode empreender: Descubra o empreendedor em você - Acesse aquihttps://1mio.com.br/node/34136

Além do conhecimento, os estudantes que concluírem integralmente os cursos até 15/12/2023 poderão se inscrever para concorrer a bolsas de estudo, acrescentando ainda mais valor à sua jornada educacional.

Como se inscrever para as bolsas de estudo:

Inscreva-se na Plataforma Digital do 1MiO.

Realize um dos cursos do 1MiO.

Escolha uma bolsa de estudo de seu interesse.

Preencha o formulário na página de Bolsas e aguarde a seleção.

https://1mio.com.br/bolsas-de-estudo

Para informações e acesso a outros cursos e maiores oportunidades, visite a página oficial da iniciativa 1MiO do UNICEF em https://1mio.com.br/feeds/carreira 

Convidamos a todos para promoverem essa iniciativa, incentivando nossos jovens a explorar essas oportunidades enriquecedoras. Vamos juntos abrir portas para um futuro mais brilhante para a juventude.

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Treinamento para aplicação do PROEB-5º E 9º ANO

No último dia 08 de novembro, um importante evento de capacitação foi promovido pela Superintendência Regional de Ensino, ministrado pela analista Andréia.  O foco da capacitação foi o treinamento para aplicação das avaliações do PROEB - Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica, destinada aos alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental. Este programa é um componente vital do SIMAVE - Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública, que visa monitorar e promover a equidade e a melhoria contínua da educação no estado.

Slides utilizados no treinamento.

O encontro reuniu gestores e supervisores em um formato híbrido, onde os Gestores e Supervisores estiveram fisicamente presentes, enquanto outros participantes de outras cidades puderam acompanhar e interagir através de uma transmissão síncrona. 

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Programa LEEI: uma nova jornada para a Alfabetização na Educação Infantil!

Educação de Base em Transformação: Programa LEEI Visa Alfabetizar Crianças na Educação Infantil.

Na busca incessante por melhorias no ensino brasileiro, uma iniciativa promissora vem ganhar destaque. O Ministério da Educação, em parceria com universidades renomadas, lançou o Programa de Formação LEEI - Leitura e Escrita na Educação Infantil, parte integrante do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Este programa surge como um farol de esperança para transformar a maneira como a linguagem oral e escrita é apresentada às crianças nas creches e pré-escolas do país.

De acordo com o Decreto n.º 11.556, de 12 de junho de 2023, o projeto visa não apenas ensinar as crianças a ler e escrever mas também envolvê-las em experiências enriquecedoras com diversas linguagens. A proposta apresentada pela UFMG destaca a importância de reconhecer e valorizar as culturas infantis, integrando o lúdico e as brincadeiras ao processo de aprendizagem.

Esta abordagem pedagógica inovadora, ancorada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, busca garantir que as experiências educacionais das crianças sejam completas e respeitosas de suas fases de desenvolvimento. Pesquisadores de renome na área da Educação Infantil estão engajados neste projeto, assegurando uma base sólida de conhecimento e experiência para a formação dos professores.

A Secretaria de Educação de Carlos Chagas fez a adesão a essa proposta transformadora, que representa um passo significativo para a alfabetização das crianças em nossa cidade. Preenchemos o formulário e garantimos a participação na lista de municípios que serão informados ao MEC.

A adesão ao LEEI representa um compromisso com o futuro das crianças e da educação brasileira, alinhando-se ao objetivo maior de formar cidadãos plenos, capazes de ler o mundo ao seu redor com criticidade e consciência. O momento é de abraçar esta oportunidade e que o municípios se destaque como pioneiros nessa jornada educacional essencial, para nossas crianças. 

Para os interessados em se aprofundar na proposta e aderir ao programa, o formulário pode ser acessado através do link fornecido. É essencial que a participação seja confirmada até a data limite, assegurando a inclusão do município neste movimento educacional crucial.

Professor Deodato Gomes 

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Carlos Chagas implementa Teste de Fluência inovador em Leitura para aprimorar a Alfabetização!


Treinamento no Polo UAB,  de forma síncrona on line, ministrado pela analista Andréia da SRE de Teófilo Otoni, Capacita Gestores e Supervisores Pedagógicos de Carlos Chagas,  para Avaliação de Fluência em Leitura das crianças nas Escolas Municipais

Acesse aqui os slides utilizados por Andréia no treinamento treinamento

Carlos Chagas, 07 de novembro de 2023 – Em um passo significativo para a educação municipal, a cidade de Carlos Chagas abraçou hoje uma nova metodologia de avaliação da fluência em leitura. O treinamento, que começou às 8 horas no Polo UAB, reuniu supervisores pedagógicos e diretores escolares com o objetivo de capacitá-los a aplicar o Teste de Fluência em leitura para alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental.

A iniciativa, que é um marco na rede municipal de educação, visa avaliar a capacidade dos estudantes de ler palavras, pseudopalavras e textos de maneira fluida e no ritmo adequado para sua faixa etária. Através de um aplicativo desenvolvido pelo CAEd, referência em avaliação educacional em larga escala, as crianças são gravadas durante a leitura, permitindo uma análise detalhada de seu desempenho sem a necessidade de uma conexão à internet no momento da aplicação.

Este teste inovador, de acordo com Andréia, considera três critérios essenciais: precisão, velocidade e prosódia, fornecendo uma visão abrangente das habilidades de leitura do aluno. Além disso, os estudantes respondem a perguntas sobre o texto lido, o que permite avaliar também a compreensão leitora.

Os resultados são categorizados em diferentes perfis de leitores — Pré-Leitor, Leitor Iniciante e Leitor Fluente — e são divulgados na Plataforma CAEd, possibilitando que gestores, supervisores e professores planejem estratégias pedagógicas personalizadas. Este diagnóstico preciso é uma ferramenta poderosa para garantir o direito de aprendizagem de todas as crianças, representando um avanço significativo na aprendizagem dos pequenos cidadãos de Carlos Chagas.

O mérito desta implementação é todo da rede municipal de educação, que se mostra proativa e inovadora ao acolher esta metodologia de avaliação. Com ela, espera-se não apenas identificar os níveis de fluência em leitura dos alunos, mas também desenvolver intervenções pedagógicas que atendam às necessidades individuais de cada estudante, promovendo assim um avanço significativo no processo de alfabetização.

A cidade de Carlos Chagas dá um exemplo de como a tecnologia e a inovação podem ser aliadas da educação, assegurando que cada criança tenha a oportunidade de desenvolver plenamente suas habilidades de leitura, essenciais para o sucesso em todas as áreas do conhecimento.

Professor Deodato Gomes

Assista ao vídeo apresentado com as explicações: