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sexta-feira, 17 de novembro de 2023

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.         Mário Quintana

Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

O poema de Mário Quintana, "A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa", oferece uma rica oportunidade para reflexão. Este poema aborda temas universais como o tempo, a vida, o amor e as escolhas, todos elementos fundamentais na educação e no desenvolvimento humano.

    Valorização do Presente e Consciência do Tempo : Do ponto de vista pedagógico, o poema enfatiza a importância de valorizar o presente e de ter consciência de como utilizamos nosso tempo. Na educação, é fundamental ensinar os alunos a apreciar cada momento de maneira significativa, seja no contexto da aprendizagem, nas relações interpessoais ou no seu próprio desenvolvimento pessoal.
    Aprendizado Contínuo e Reflexão: O poema também sugere uma reflexão sobre as escolhas e prioridades na vida. Como educadores, podemos usar este tema para encorajar os alunos a refletir sobre suas decisões e sobre o que valorizam. Isso pode ser integrado em discussões sobre planejamento de vida, metas pessoais e profissionais, e até mesmo na orientação vocacional.
    Importância das Relações Humanas: Quintana destaca a importância do amor e das relações humanas. No contexto educacional, isso pode ser traduzido na valorização das habilidades socioemocionais, como empatia, comunicação e colaboração. Ensinar os alunos a valorizar e manter relacionamentos saudáveis é uma parte crucial da educação.
    Vivência e Aprendizado Através da Arte: A poesia de Quintana é um exemplo de como a arte pode ser usada para ensinar e inspirar. Através da análise de poemas, os alunos podem aprender sobre linguagem, expressão emocional e crítica literária, além de desenvolverem uma apreciação mais profunda pela arte.
    Consciência da Transitoriedade da Vida: O poema fala sobre a rapidez com que o tempo passa e como, muitas vezes, só percebemos isso tarde demais. Isso pode ser usado para ensinar sobre a importância de viver de maneira plena, com consciência e propósito, uma lição valiosa em qualquer estágio da vida.
    Encorajamento à Ação e à Proatividade: Finalmente, o poema pode ser visto como um chamado à ação. Em um contexto educativo, isso pode ser interpretado como um incentivo para que os alunos sejam proativos em suas vidas, buscando ativamente seus objetivos e aproveitando as oportunidades que surgem.

Em resumo, este poema de Mário Quintana é uma ferramenta valiosa para a educação, pois oferece múltiplas camadas de interpretação e aprendizado, abrangendo desde a gestão do tempo e a tomada de decisões até a importância das relações humanas e a consciência da transitoriedade da vida.

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