OBRAS DO SASI

OBRAS DO SASI
SASI

Natal

Natal
natal

ESCOLA INTERATIVA

ESCOLA INTERATIVA
ESCOLA INTERATIVA

APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM
APOIO

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

ENEM

ENEM
ENEM

Inscrição

Inscrição
INSCRIÇÃO

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

sábado, 15 de novembro de 2014

LIBERDADE LIBERDADE, Abre as asas sobre nós! Lembramos aqui a Proclamação da República!

        Não posso deixar passar em branco aqui no Girassol, data tão importante da nossa história, como pessoa ligada que sou a esta área do conhecimento. É preciso saber o sentido de nossas datas históricas para crescermos mais em consciência e participação socal.
      O regime monárquico existiu no Brasil de 1822, data da Independência do Brasil até  1889. Gosto demais de linhas do tempo.  E durante a monárquia, tivemos dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II. A monarquia já não atendia às necessidades da sociedade brasileira que queria mais liberdade econômica, mais democracia e menos autoritarismo por parte do Imperador. Nosso Imperador D. Pedro II, interferia em todos os assuntos da vida social,  inclusive nos assuntos religiosos, criando atritos com a igreja. O Imperador era quem nomeava os Bispos. Com suas interferências também criou aresta com o setor militar, que criticavam as ações da monarquia de forma sistemática, nos jornais da época. Crescia o descontentamento da classe média, dos profissionais liberais e da classe agrária, que se sentiram prejudicados com o fim da escravidão. Este segmento cada vez mais levantava a bandeira da república em função do autoritarismo do Imperador. Cresceu muito o Movimento Republicano, com todos estas rupturas políticas com a monarquia. E foi assim que no dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca deu um golpe instalando a República Federativa e Presidencialista do Brasil. Implantou-se então um governo provisório em que o Marechal Deodoro assumiu o cargo de Presidente. Não dá prá aprofundar aqui. mas a implantação da República envolveu três questões importantes: da escravidão, da Igreja e do exército.
    Abaixo seguem três vídeos: o primeiro mostra o samba enredo da Imperatriz Leopoldinense que homenageou os 100 anos do Brasil República em 1989, é muito  interessante este samba enredo que consegue captar este clima de mudança política e social em que o Brasil vivia; depois temos o hino da Proclamação da República que dispensa comentários, -  Alguém aí sabe cantar este hino? e  por útlimo deixo também uma aula bem pequena para aprofundar um pouco no assunto, não é muito boa não, mas ajuda entender.

Nenhum comentário: