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segunda-feira, 26 de agosto de 2024

🚀 Transforme seu futuro com o Tecpop Minas: democratização da tecnologia e do conhecimento para todos! 🌟



🚀 Transforme seu futuro com o Tecpop Minas: democratização da tecnologia e do conhecimento para todos! 🌟

O Tecpop Minas é mais do que um programa; é uma revolução no acesso à tecnologia, ao empreendedorismo e ao conhecimento. Se você deseja se capacitar profissionalmente e conquistar novas oportunidades, este é o momento!

O que é o Tecpop Minas?

O Tecpop Minas é um programa essencial para a inclusão digital e a capacitação profissional dos cidadãos. Oferecendo cursos e conteúdos tecnológicos gratuitos na modalidade online, o programa visa democratizar o acesso à tecnologia e ao empreendedorismo, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social de Carlos Chagas.

Por que o Tecpop Minas é para você?

    Inclusão Digital de Qualidade: Cursos acessíveis e gratuitos, com foco na capacitação digital e profissional.

    Fortalecimento das Políticas Públicas: Apoio às iniciativas locais de inclusão digital, promovendo o desenvolvimento das regiões mineiras.

    Qualificação Profissional: Conteúdos alinhados às demandas do mercado, preparando você para as profissões do futuro.

    Inovação e Desenvolvimento Social: Estímulo à criação de novas cadeias produtivas, gerando emprego, renda e bem-estar para a população.

    Descentralização e Desenvolvimento Local: Ações focadas em reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento econômico em nível municipal.

Quem pode participar?

Todos os cidadãos da nossa cidade que desejam se qualificar e estar prontos para os desafios do mercado de trabalho. Não importa onde você esteja, o Tecpop Minas leva o conhecimento até você!

Como se inscrever?

Basta procurar Yasmin na Biblioteca Municipal para escolher entre os diversos cursos disponíveis e começar a transformar sua vida hoje mesmo! Com conteúdos práticos e uma metodologia inovadora, o futuro está ao seu alcance.

👉 Não perca tempo! Inscreva-se no Tecpop Minas e faça parte da mudança que transforma vidas e impulsiona o desenvolvimento de Minas Gerais.

Para mais informações ou ajuda com as inscrições, procure Yasmin na Biblioteca Municipal!

Juntos, podemos construir um futuro melhor para todos!

#TecpopMinas #InclusãoDigital #Empreendedorismo #CapacitaçãoProfissional #DesenvolvimentoEconômico #MinasGerais #EducaçãoParaTodos #TransformeSeuFuturo


Enccejeiros buscam uma nova oportunidade de Conclusão Escolar.

O motorista Carlinhos já está acostumado com esta viagem, todo ano ele tem essa obrigação.

No domingo, 25 de agosto de 2024, um grupo composto por 13 pessoas de Carlos Chagas partiu rumo à cidade de Nanuque para realizar a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Esta avaliação, promovida pelo Governo Federal, tem como objetivo certificar as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que, por algum motivo, não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada.

O ENCCEJA se apresenta como uma oportunidade crucial para esses indivíduos obterem a certificação necessária, seja para garantir uma posição no mercado de trabalho ou para continuar seus estudos em níveis superiores. Desde 2021, a Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas tem se dedicado a oferecer o serviço de inscrição e de transporte à comunidade, visando a inclusão e a valorização daqueles que, em algum momento, se afastaram da escola e agora buscam retomar sua trajetória educacional.

A viagem para Nanuque foi organizada com o apoio do transporte escolar municipal. O tradicional ônibus amarelinho partiu pontualmente às 6 horas da manhã, levando os "enccejeiros" até o local da prova. A expectativa é que todos consigam conquistar seu certificado de conclusão, um documento de inestimável importância para suas vidas pessoais e profissionais.

@professordeodatogomes

CHEGUEI AOS 80! Frei Betto.



CHEGUEI AOS 80! 

Frei Betto


       A vida é essa poeira que vendaval levanta na rua e espirala desencontrada no espalho dos desrumos, surpresando sempre.  

       Nunca pressenti morrer cedo ou tarde, exceto na prisão sob a ditadura militar. Ali tive dúvidas se sairia vivo. Preparei-me para o desfecho final. A tortura era recorrente; a tensão, permanente; as transferências, frequentes (oito cárceres em 4 anos, sendo que os dois últimos anos entre presos comuns).

       Entre presos políticos a temperatura letal atingiu o ponto máximo durante os sequestros de diplomatas. Da cadeia, assisti a três: do cônsul japonês em São Paulo (março, 1970); e dos embaixadores alemão (junho, 1970) e suíço (dezembro, 1970). Esta última ação resultou na libertação de frei Tito de Alencar Lima, banido do Brasil pela ditadura.

           Enquanto os sequestradores pressionavam o governo, no cárcere as visitas eram suspensas, inclusive de advogados, e a guarda das muralhas, reforçada. Não seria surpresa se houvesse fuzilamento, conforme as ameaças. 

       Fora aquele período, nada me fez pressentir a morte. Nem os acidentes de trânsito pelos quais passei. O mais grave na adolescência, quando o carro dirigido por Toninho da Matta (que mais tarde se tornou premiado automobilista) se chocou com outro e capotou. Nem escoriações tive. 

       Doenças, as previstas: sarampo, catapora etc. e sarna ao morar em favela. Em 2020, recebi um stent. Escapei (até agora) da Covid, mas tive dengue na década de 1980. A vida tem duas fases, a da sorveteria e a da farmácia. Já ingressei na segunda...

       Em setembro de 1985, aos 41 anos, uma cartomante previu que eu viveria até os 57. Dei fé, sem me inquietar, porque a vidente russa fizera uma previsão que comprovara seu talento: de que dentro de dois meses eu seria muito conhecido em um país estrangeiro. Ela não sabia quem eu era nem o que fazia. Apenas meu nome de registro (que não é o religioso e literário) e a data de nascimento. 

       A consulta se deu por mero acaso. Fui devolver um livro a um casal amigo e lá estava ela no apartamento com suas cartas e búzios. O fato é que, em novembro daquele ano, saiu em Cuba o livro “Fidel e a religião”, com a longa entrevista que me foi dada pelo líder comunista. Os 300 mil exemplares da primeira edição não foram suficientes para atender a demanda.

       Completei 57 em 2001 e nem resfriado tive. Desconfio de que Deus decidiu ampliar meu prazo de validade. E agora chego aos 80 com a mesma disposição dos 40: muitas viagens a trabalho pelo Brasil e exterior; palestras; assessorias; artigos semanais; e vários projetos literários a terminar e iniciar. 

       Por coincidência, acabo de colocar ponto final no 80º livro, que destrincha o Evangelho de João, destinado a completar a tetralogia editada pela Vozes. Já foram lançados o de Marcos (Jesus militante) e o de Mateus (Jesus rebelde). Em breve sai o de Lucas (Jesus revolucionário). Agora passo a trabalhar em novo romance.

       Aos 60 anos, ao visitar uma escola, um aluno de 10 indagou quantos livros eu havia escrito. Respondi 50. Ele calculou em silêncio e reagiu: “Quer dizer que o senhor começou a escrever com dez anos?” 

       Meus parentes e amigos se queixam de que já não dispõem de prateleiras para guardar tantos livros meus. Meu sobrinho-neto, Lucas, aos 8 anos, disse a minha mãe: “Tio Betto escreve muito porque não trabalha...” E Ricardo Kotscho sugere que mantenho no sótão do convento, a pão e vinho, uma equipe de fradinhos que escrevinha o que publico.  

      Somos uma família de sete irmãos (cinco homens e duas mulheres. Éramos oito, mas Tonico, o caçula, Deus o amava tanto que apressou a transvivenciação dele). Meus irmãos geraram meus 16 sobrinhos e 24 sobrinhos-netos. Graças a Deus todos amigos sem nenhuma desavença entre nós. 

       A que atribuo meus saudáveis 80 anos? Primeiro, à genética. Meu pai transvivenciou aos 89 e, minha mãe, aos 93. Depois, a fatores que qualquer especialista em longevidade, como meu amigo Jorge Félix, ressalta: boas amizades (Aristóteles considera a condição número um para ser feliz); bom humor; meditação/oração; leituras; exercícios físicos; e alimentação balanceada. Sobretudo não esquentar a cabeça. Como dizia Oscar Wilde, “a vida é muito importante para ser levada a sério”. 

       Como filho da mãe (Maria Stella Libanio Christo, uma das mais renomadas culinaristas de Minas), aprecio a boa mesa, mas me satisfaço com pouco e o trivial. Doce, só não resisto à minha indispensável “madeleine”: goiabada com queijo. Desde que o queijo seja frescal e a goiabada vermelha como rótulo de Coca-Cola (que não suporto). De goiabada escura desconfio de mistura...

       Peregrino de Deus, viajo a bordo do paradoxo. Como versou o poeta português Antônio Gedeão, “minha aldeia é todo o mundo”. Sempre a trabalho, como discípulo inveterado de São Domingos e confrade de Tomás de Aquino, Giordano Bruno e Bartolomeu de las Casas, andei por quatro continentes e, ainda hoje, retorno ao convento para trocar de mala. Como diz o Kotscho, “Deus está em todo lugar. Betto já esteve…”

       Sei que todos temos prazo de validade (e defeito de fabricação, que a teologia chama de pecado original). Achava que a rainha Elizabeth II era exceção... E não me apego à vida, embora não queira apressar os designíos divinos. Só espero não dar trabalho a terceiros. Nem tentar enganar a dama da foice com essa parafernália hospitalar que onera os planos de saúde e engorda o faturamento dos hospitais. 

       Já posso dizer: viciado em utopia, sou feliz. E fiz muita gente feliz. Mereci até biografias. Melhor ter biografia do que obituário...

        E com todo respeito aos meus amigos e amigas espíritas, não quero voltar. Prefiro a vida eterna. Por acreditar que é terna. Se não for, paciência. Valeu a pena esta existência. Já não tenho medo de nada nem do nada.

        Enfim, como escrevi em “A arte de semear estrelas” (Rocco), “não sei se a minha vida é correta / Sei apenas, não é linha reta. /  Plena de curvas, arredonda ângulos, / Ergue pontes sobre águas turvas.” 

FONTE:“Frei Betto – Biografia” - Américo Freire e Evanize Sydow, prefácio de Fidel Castro (Civilização Brasileira, 2017). Livraria virtual: freibetto.org

domingo, 25 de agosto de 2024

Capacitação em Teófilo Otoni reúne Gestores e aborda desafios do Transporte Escolar.

No último dia 15 de agosto, a Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni sediou um importante encontro destinado à capacitação dos gestores administrativos e operacionais do transporte escolar. Realizado no auditório Joenilton Eudes Duarte, o evento contou com a participação de representantes das redes municipais de ensino, incluindo Deodato Gomes Costa, Secretário Municipal de Educação de Carlos Chagas, Antenor José, Diretor da Divisão de Transporte Escolar, e Hugo, contratado pela Prefeitura para prestar serviços de transporte aos estudantes do município.

A capacitação, que ocorreu das 8:30h às 11h da manhã, foi realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, destacando a relevância da colaboração interinstitucional para o aprimoramento das políticas públicas educacionais. Entre os temas abordados, a fiscalização de veículos escolares e a legislação aplicável receberam especial atenção, com uma apresentação detalhada realizada pela Polícia Rodoviária Federal. Outro ponto de destaque foi a gestão de frota e contratos, um tema crucial para a eficácia do transporte escolar, apresentado de maneira exemplar por Neliomar, servidor da Secretaria Estadual de Educação e responsável pelo transporte escolar.

O evento evidenciou a importância da parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e as prefeituras municipais, uma colaboração essencial para garantir que crianças e adolescentes tenham acesso seguro e regular às escolas, especialmente em regiões rurais e de difícil acesso. Deodato Gomes Costa ressaltou que o transporte escolar é um pilar crucial para assegurar a inclusão e a equidade no acesso à educação, destacando que o aprimoramento contínuo deste serviço é vital para o cumprimento do direito à educação de qualidade, conforme previsto na legislação.

O valor a ser repassado para o transporte escolar em Carlos Chagas pelo Programa do Transporte Escolar de Minas Gerais (PTE-MG) em 2024, que totaliza R$ 2.161.471,71. Comparado ao valor repassado em 2023, de R$ 1.964.974,28, houve um aumento de R$ 196.497,43. No entanto, apesar deste incremento, os valores continuam sendo insuficientes para cobrir todos os custos do transporte escolar no município, uma realidade que reflete os desafios enfrentados pelas administrações municipais em garantir o transporte escolar de qualidade.

A capacitação realizada em Teófilo Otoni reforçou a necessidade de uma gestão eficiente e de um diálogo contínuo entre os entes envolvidos, visando o fortalecimento e a ampliação dos recursos destinados ao transporte escolar. Este encontro é um exemplo claro de como a integração entre os diferentes níveis de governo e a capacitação técnica são fundamentais para a melhoria da educação pública em Minas Gerais.

Revelação dos Crachás: um momento de terapia e união no IV Encontro Formativo do LEEI!

 


No coração de um dia tão especial quanto o IV Encontro Formativo Presencial do LEEI, vivido no dia 24 de agosto de 2024, fomos agraciados com um momento que ficará para sempre guardado em nossas memórias: a revelação dos crachás. Esse simples gesto, transformado em uma poderosa ferramenta de conexão, trouxe à tona a beleza da empatia e do reconhecimento mútuo, algo raro e profundamente necessário em nossas vidas cotidianas e em nossos ambientes escolares.

Os crachás, confeccionados com carinho e de forma antecipada, foram revelados ali, diante de nossos olhos e corações, em um momento que transcendeu o mero ato de entrega. Foi um instante de manifestação de afeto, onde cada uma de nós pôde dizer, com palavras e olhares, o quanto admiramos nossas colegas.

Um dos momentos mais emocionantes para mim, pessoalmente, foi quando recebi a homenagem da professora que preparou o meu crachá. Fatinha, minha querida prima e professora tão querida pela comunidade, foi a autora desse gesto que me tocou profundamente. Naquele momento, as palavras fluíram com naturalidade, e eu pude expressar o quanto sou feliz por tê-la como prima e, mais ainda, por vê-la brilhar como uma educadora reconhecida e admirada por todos.

Outro instante que marcou profundamente esse encontro foi quando revelei para quem havia confeccionado o crachá. Rosana, nossa supervisora, que, com sua energia contagiante e sorriso iluminador, espalha alegria por onde passa. Ao olhar para ela, não pude deixar de compará-la à minha filha Antônia Vitória, tamanha a semelhança na forma leve e positiva com que encaram a vida. Dizer a Rosana o quanto sua presença torna qualquer ambiente mais leve foi como verbalizar aquilo que todos sentem, mas que muitas vezes fica apenas no coração.

A revelação dos crachás foi mais do que um simples evento; foi uma verdadeira terapia em grupo. Ali, cada palavra dita, cada sorriso trocado, cada olhar emocionado, reforçou a importância de valorizarmos aqueles que estão ao nosso lado todos os dias. Como é maravilhoso poder dizer para um colega de trabalho que ele é especial, que sua companhia faz bem, que é bom estar ao seu lado!

Durante o evento, toda a turma de Professores teve a oportunidade especial de fazer a revelação do crachá para a querida Rose, e o fizeram por meio de Rosana. Foi um momento emocionante, onde Rosana, com sua energia contagiante e palavras carinhosas, transmitiu o carinho e a admiração de todos por Rose, destacando sua importância no grupo. 🌟

Como bem disse Cortella, “A única coisa que você leva da vida, é a vida que você leva.” E que vida mais rica e gratificante podemos ter se praticarmos a empatia em nossas relações diárias, especialmente no ambiente de trabalho, onde passamos grande parte de nossos dias.

Este encontro, com sua simplicidade e profundidade, fortaleceu ainda mais os laços entre nós, educadores, e nos fez perceber o quanto somos importantes uns para os outros e para nossas crianças. Que essa experiência continue a inspirar nossas práticas, iluminando nossos caminhos na educação infantil e fortalecendo nossa união.

Juntos, somos mais fortes! 💪❤️

@professordeodatogomes

Nossos agradecimento à Rose: um ser iluminado que transforma e inspira!

No coração da Rede Municipal de Educação de Carlos Chagas, onde cada professor e aluno é uma estrela que brilha em nosso vasto céu educacional, há uma constelação que se destaca pela sua luz única e incessante: Roselene, nossa querida Articuladora do LEEI. Quando perguntei às professoras da Educação Infantil, que têm a alegria de compartilhar com ela as formações continuadas, sobre quem é Rose para elas, o universo das palavras se abriu em um caleidoscópio de emoções.

Cada professora trouxe à tona um fragmento da essência que é Roselene: acolhedora e doce presença que transforma qualquer ambiente com seu sorriso sereno. Ela é dinâmica e encantadora, uma alma sensível e iluminada que se coloca ao lado de cada colega como uma verdadeira amiga. Em sua maneira de ser, encontramos a sabedoria que só os seres capazes de escutar e compreender profundamente o outro possuem.

Rose é mais do que uma articuladora; ela é uma referência profissional, um exemplo de competência e humanidade que inspira todos à sua volta. Sua flexibilidade, aliada à serenidade e simplicidade, faz dela um ser agraciado, cuja gentileza toca o coração de quem cruza seu caminho. Sua inteligência é um farol que guia, e sua meiguice é um abraço que conforta e fortalece.

Em cada palavra pronunciada pelas professoras, vimos refletido o carinho e a admiração que todos sentimos por ela. Rose é uma dessas pessoas raras que, com seu olhar doce, encanta e acalma, que com sua presença, ilumina e inspira. Ela é um ser maravilhoso e iluminado, cuja luz jamais se apaga, pois sua força vem do amor que ela semeia, da competência com que trabalha, e da humanidade que ela representa.

Hoje, nesta singela homenagem, unimos nossas vozes para agradecer e celebrar a vida e o trabalho de Roselene, essa estrela que não apenas brilha, mas ilumina e aquece os corações de todos que têm o privilégio de conhecê-la. Que sua luz continue a guiar nossos passos e a inspirar nossas formações educacionais. 💫✨

@professordeodatogomes

https://drive.google.com/file/d/1T_ugaYX8EWJNMEjnNaDru1s50eM9mz3y/view?usp=sharing


quinta-feira, 22 de agosto de 2024

A tardezinha que ajuda a escrever o futuro de dezenas de crianças!

No começo da noite tranquila de hoje, dia 22 de agosto de 2024, numa quinta feira,  em Carlos Chagas, o sol já despontava suavemente para o ocaso, enquanto os professores da Educação Infantil se reuniam com suas telas para uma formação que prometia mais que aprendizado: prometia reflexão e transformação. No centro desse encontro estava a educadora Ândrea Vieira, cuja presença firme e voz acolhedora conduziu os participantes por um caminho de questionamentos e descobertas.

Ândrea iniciou com uma pergunta que pairou no ar como uma brisa suave, mas cheia de profundidade: "Quando pensamos em processo de alfabetização e letramento no ciclo da Educação Infantil, o que te inquieta?" Era uma pergunta que não buscava respostas fáceis, mas que cutucava uma questão central na vida de cada educador presente: como conduzir essas pequenas mentes no vasto oceano das letras e palavras?

O Secretário Municipal de Educação, Deodato Gomes Costa, não se furtou a essa provocação. Ele olhou para os rostos atentos dos professores nas telas e, com a sabedoria de quem quer conhecer mais dos meandros da educação, ponderou sobre o grande dilema ético que acompanha cada um deles: alfabetizar ou não na Educação Infantil? E se sim, até onde ir e de que maneira? Deodato ofereceu a problematização pronta, trazendo à tona a complexidade do papel do professor dessa faixa etária, que precisa saber a hora certa de introduzir o universo das letras sem apressar o florescimento natural de cada criança.

Nesse cenário, as angústias, experiências e expectativas vieram à tona, compartilhadas por professoras como Patrícia Kely, Néia e Fernanda, que encontraram no diálogo um espaço para expressar suas dúvidas e aprender umas com as outras, nas prontas respostas de Ândrea. As discussões foram enriquecidas com conceitos fundamentais da alfabetização, contrastando definições clássicas, como a do Dicionário Aurélio, com perspectivas contemporâneas, que enxergam a alfabetização como algo muito além da mera decodificação de palavras.

As horas passaram rapidamente entre debates sobre métodos de ensino, onde o sintético, o analítico, o fônico e o inovador "Método das Boquinhas" foram analisados com a seriedade que cada um merece. Ândrea Vieira não deixou de enfatizar a importância do desenvolvimento da consciência fonológica, aquela habilidade quase mágica que faz as crianças perceberem a música escondida nas palavras. Através de brincadeiras, canções e poesias, ela mostrou que alfabetizar também pode ser um ato de alegria e criatividade.

Ana Paula Rigatti Scherer, uma pesquisadora mencionada por Andrea, deu voz ao conceito de que a consciência fonológica é fundamental para compreender o sistema alfabético, uma chave para abrir as portas da leitura e da escrita.

No final, quando a noite já havia de fato chegado, Ândrea retomou sua pergunta inicial, agora com um olhar mais sereno e respostas mais claras. O papel da Educação Infantil, disse ela, é dar suporte para que as crianças desenvolvam as habilidades de ler e escrever no tempo certo, sem pressa, mas com a certeza de que estarão preparadas para o que vier adiante.

Ao saírem do encontro, os professores levaram consigo mais que novas estratégias. Levaram a convicção de que o que fazem naquelas salas de aula coloridas, onde tudo começa com rabiscos e brincadeiras, tem o poder de transformar vidas e garantir um futuro melhor para as crianças de Carlos Chagas. E essa transformação começa muito cedo, bem ali, nos primeiros passos dados pela alfabetização na Educação Infantil.

Durante a formação, a educadora Ândrea Vieira trouxe um toque gaúcho especial à noite ao aparecer na telinha com um costume bem diferente para todos nós: tomando chimarrão. Com um sorriso no rosto, ela usou o dialeto gaúcho, soltando expressões como "Profes" e "Guria", o que arrancou surpresas dos participantes. No fundo do nosso pensamento estávamos todos fazendo uma comparação divertida com o jeito carinhoso do nosso Nordeste Mineiro, onde os alunos, com todo o afeto, chamam seus professores de "Tia". Foi também um momento de descontração que mostrou que, não importa a região, o carinho e o respeito pelos educadores são universais.

Assim, naquela noite que parecia comum, algo extraordinário aconteceu: o futuro foi escrito, não com caneta e papel, mas com palavras ditas, ouvidas e guardadas nos corações daqueles que têm o poder de ensinar.

@professordeodatogomes

Formação continuada aborda dilemas e estratégias para alfabetização na Educação Infantil!



Na tarde de hoje, os professores da Educação Infantil da rede municipal de Carlos Chagas participaram de uma formação continuada, conduzida pela educadora Ândrea Vieira. O encontro foi marcado por reflexões profundas e debates sobre os desafios e práticas no processo de alfabetização e letramento das crianças na faixa etária da Educação Infantil.

Andrea Vieira iniciou a formação com uma provocação instigante: "Quando pensamos em processo de alfabetização e letramento no ciclo da Educação Infantil, o que te inquieta?" Essa pergunta, que aborda um dos dilemas centrais da educação infantil, foi prontamente respondida pelo Secretário Municipal de Educação, Deodato Gomes Costa. Ele destacou que a questão não apenas levanta preocupações técnicas, mas também um profundo dilema ético para os educadores: deve-se ou não alfabetizar na educação infantil? E, se sim, em que medida e de que forma?

A partir dessa reflexão, o Secretário enfatizou a complexidade do papel do professor, que precisa equilibrar o desenvolvimento natural da criança com a introdução gradual e cuidadosa do processo de alfabetização. A provocação de Andrea Vieira serviu como ponto de partida para que os participantes, incluindo, Patrícia Kely, Néia, Fernanda compartilhassem suas angústias, experiências e expectativas em outros momentos da formação.

A formação explorou conceitos fundamentais da alfabetização, baseando-se em definições clássicas e contemporâneas. Andrea destacou a definição do Dicionário Aurélio, que explica a alfabetização como "ensinar a ler, dar instrução primária, aprender a ler por si mesmo", e contrastou com a visão de Soares (2017), que ressalta que "alfabetizar é muito mais que apenas ensinar a codificar e decodificar."

Os professores foram guiados por uma discussão rica sobre os métodos de alfabetização. A formação abordou o método sintético, que enfatiza a correspondência entre som e grafia, e o método analítico, como global que defende a construção da leitura a partir de segmentos de sílabas e palavras. Foram explorados métodos específicos, como o fônico, que se baseia na associação entre fonemas e grafemas, e o método fonovisuoarticulatório, conhecido como "Método das Boquinhas", que integra estratégias fônicas, visuais e articulatórias.

Outro ponto central foi o desenvolvimento da consciência fonológica, considerada por Andrea como "uma habilidade cognitiva essencial no processo de alfabetização". A educadora destacou a importância de atividades lúdicas, como brincadeiras e poesias, para desenvolver essa habilidade nas crianças.

Ândrea apresentou a contribuição da pesquisadora Ana Paula Rigatti Scherer, que reforçou a importância da consciência fonológica na compreensão do sistema alfabético de escrita.

Por fim, ao retomar a pergunta inicial, a formadora Andrea Vieira buscou esclarecer o papel da educação infantil no processo de alfabetização. Ela afirmou que a função primordial dessa etapa é dar suporte para que as habilidades de ler e escrever sejam desenvolvidas de forma adequada e em tempo hábil, preparando as crianças para os desafios futuros da escolarização.


A iniciativa reflete o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em capacitar seus profissionais, garantindo que estejam preparados para enfrentar os desafios do ensino da leitura e escrita desde os primeiros anos escolares. Ao final do encontro, os professores saíram inspirados e equipados com novas estratégias para aplicar em sala de aula, fortalecendo o processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil.

A formação de hoje reafirma a crença de que, com conhecimento e dedicação, é possível transformar a educação e garantir um futuro melhor para as crianças da nossa cidade e que este trabalho começa muito cedo junto às nossas crianças da educação infantil. 

@professordeodatogomes

Resenha de "O Menino e o Pião"


“O Menino e o Pião”, conto de João Anzanello Carrascoza, é uma narrativa lírica e introspectiva que explora a relação entre pai e filho, permeada por silêncios e gestos simples que revelam afetos profundos. A história se desenrola em torno de um menino que, à espera do pai, brinca com um pião na escada de casa, simbolizando o tempo que gira e os ciclos de vida que se repetem. O conto captura a essência do cotidiano, destacando a rotina familiar e a expectativa pela chegada do pai como momentos de conexão emocional.

Carrascoza utiliza uma linguagem poética para descrever as cenas, criando uma atmosfera de nostalgia e ternura. O pião, com seu movimento circular, torna-se uma metáfora para os laços familiares e a passagem do tempo, que, ao mesmo tempo em que une, também inevitavelmente separa. A interação entre pai e filho, especialmente a troca de gestos e olhares, sugere um vínculo forte, mas silencioso, que transcende as palavras.

Em "O Menino e o Pião", Carrascoza convida o leitor a refletir sobre as pequenas coisas que constroem nossas relações e sobre como o amor pode se manifestar nas ações mais singelas do dia a dia, tornando-se um elemento central na formação de nossas memórias afetivas.

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Rede Municipal de Educação faz de 2024 o Ano das Formações na Educação Infantil!

Carlos Chagas, MG — Este ano está sendo marcado por uma série de formações voltadas para os profissionais da rede municipal de educação de Carlos Chagas. A Secretaria de Educação tem se empenhado em promover capacitações que visam aprimorar o ensino e fortalecer o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.

Com o objetivo de garantir que as práticas pedagógicas estejam alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às necessidades específicas dos alunos, o ano de 2024 foi batizado como o "Ano das Formações". A iniciativa é parte de um planejamento anual de acompanhamento pedagógico, desenvolvido em parceria com a assessora pedagógica Gizeli Rodrigues.

A rede municipal de ensino, que atende 1.913 estudantes em 12 escolas, adotou materiais didáticos como a Coleção Prosinha, focados em diferentes etapas da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. O planejamento das formações inclui uma carga horária total de 8 horas, com atividades que variam entre o formato remoto e presencial, abordando temas essenciais como a implantação da metodologia "Prosinha", direitos de aprendizagem, campos de experiências e, mais recentemente, a Consciência Fonológica.

Agenda de Capacitações

Neste ano ocorreu no dia 5 de agosto, quando foi realizada a formação voltada para a contação de histórias. Seguindo o calendário, no dia 7 de agosto, os educadores participaram de um encontro remoto para discutir os direitos de aprendizagem e os campos de experiências, elementos centrais da BNCC.

Nesta semana, no dia 22 de agosto, os profissionais se reuniram novamente, de forma remota, para aprofundar o tema da Consciência Fonológica. Essa formação destacou a importância de trabalhar habilidades linguísticas desde a Educação Infantil, assegurando que as crianças tenham um desenvolvimento pleno e estejam preparadas para as etapas seguintes da alfabetização.

Compromisso com a Educação

"Nosso compromisso é oferecer aos nossos educadores as ferramentas necessárias para que possam desenvolver um trabalho de excelência com nossas crianças. Sabemos que a base é fundamental, e por isso estamos investindo em formações que fortalecem a prática pedagógica", afirmou Deodato Gomes Costa.

Com um planejamento detalhado e a dedicação dos profissionais envolvidos, Carlos Chagas reafirma seu compromisso com a qualidade da educação pública, investindo no desenvolvimento integral de suas crianças e na formação contínua de seus educadores.

@professordeodatogomes

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

APAE Carlos Chagas promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla!



A APAE Carlos Chagas realizará, de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento contará com uma programação diversificada, incluindo palestras, debates, atividades culturais e esportivas, além de ações de conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A semana será aberta no dia 21 de agosto, quarta-feira, com uma rodada de pizza no Restaurante Sabor de Minas. No dia 22 de agosto, quinta-feira, haverá atividades internas, incluindo uma retrospectiva das ações realizadas pela APAE, um testemunho do locutor Netho Fernandes aos usuários da APAE, uma entrevista pela Rádio Pérola FM no espaço físico da APAE e uma avaliação interna dos serviços prestados pela instituição.

Na sexta-feira, dia 23 de agosto, será realizada uma campanha de venda de rifa de uma TV de 43 polegadas em prol da APAE. No domingo, dia 25 de agosto, haverá uma missa em ação de graças pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Igreja Matriz.

A semana será encerrada no dia 28 de agosto, quarta-feira, com uma apresentação da história do movimento apaeano (quem somos e o que fazemos) na Câmara Municipal.

A APAE Carlos Chagas convida a população a participar da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e a conhecer mais sobre os direitos e as necessidades das pessoas com deficiência.

@professordeodatogomes


segunda-feira, 19 de agosto de 2024

A reflexão de Ariano Suassuna: dando nosso melhor na Educação!


Caros gestores,

A reflexão de Ariano Suassuna nos convida a pensar sobre nosso papel na educação: "Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro." Este pensamento nos inspira a reconhecer nossas limitações, mas também a valorizar a dedicação com que enfrentamos nossos desafios. No contexto educacional, especialmente diante dos resultados das avaliações externas, é crucial que estejamos comprometidos com a melhoria das proficiências de leitura e cálculo de nossos alunos, e, consequentemente, com o avanço do IDEB de nossas escolas.

Cada um de nós, mesmo diante de dificuldades, tem a capacidade de contribuir significativamente para o progresso de nossos estudantes. Isso exige um olhar atento e equitativo, principalmente para aqueles que estão alocados nos níveis de baixo desempenho. É necessário que desenvolvamos estratégias diferenciadas, que respeitem as especificidades de cada aluno, oferecendo-lhes as oportunidades adequadas para superar suas dificuldades.

Nosso compromisso, portanto, não é apenas melhorar números, mas transformar vidas. Cada ação, cada esforço, por menor que seja, precisa ser realizado com o coração e a mente voltados para o crescimento integral de nossos alunos. Só assim, daremos o nosso "pouco" por inteiro, contribuindo para um futuro mais justo e promissor.

Vamos juntos nessa missão!

@professordeodatogomes

Convite para formação de Professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Carlos Chagas!

A Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas convida todos os professores da Educação Infantil para participar de uma formação essencial sobre o papel da Educação Infantil no ciclo de alfabetização, com foco no Método Fônico. O evento será conduzido pela especialista Andrea Vieira, uma referência na área de alfabetização.

Data: 22 de agosto de 2024 (quinta-feira)

🕕 O Horário: 18 horas

💻 Plataformas: Google Meet (participação remota)

Este é um momento crucial para aprimorar as práticas pedagógicas e garantir uma base sólida para a alfabetização das nossas crianças. Não perca esta oportunidade de se atualizar e trocar experiências com seus colegas.



domingo, 18 de agosto de 2024

DISSONÂNCIA COGNITIVA NA VISÃO DE Elliot Aronson.

A imagem é uma ilustração humorística que pode ser interpretada sob a ótica do conceito de dissonância cognitiva, como proposto por Elliot Aronson.1

Na ilustração, uma pessoa está caindo de paraquedas, enquanto outra cai sem paraquedas. A pessoa com o paraquedas avisa a outra que ela está sem o equipamento essencial para a segurança. No entanto, a resposta da pessoa sem paraquedas é: "Essa é a tua opinião".

A dissonância cognitiva, de acordo com Elliot Aronson, ocorre quando há um conflito entre duas ou mais crenças, atitudes ou comportamentos de uma pessoa. Esse conflito cria um estado de desconforto psicológico, que o indivíduo tende a querer reduzir. Para resolver a dissonância, a pessoa pode mudar suas crenças, atitudes ou comportamentos, ou tentar justificar e racionalizar a discrepância.

Na imagem, a resposta "Essa é a tua opinião" ilustra uma tentativa de minimizar ou ignorar a dissonância cognitiva. A pessoa sem paraquedas, ao invés de confrontar a realidade (que ela está em perigo e precisa de um paraquedas), opta por negar ou desconsiderar a informação, talvez porque aceitar a realidade seria muito desconfortável ou porque já está em um estado de negação. Esse comportamento é uma maneira de evitar o desconforto causado pela dissonância entre a realidade e a crença ou atitude da pessoa em relação à sua segurança.

Portanto, a imagem serve como uma representação visual e humorística de como as pessoas, às vezes, lidam com a dissonância cognitiva, optando por negar evidências ou minimizar o conflito interno ao invés de enfrentá-lo diretamente.

@professordeodatogomes

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ELLIOT ARONSON, um dos psicólogos mais ilustres e versáteis do nosso tempo, lecionou nas universidades Harvard, de Minnesota, do Texas e da Califórnia. ... Google BooksNascimento: 9 de janeiro de 1932 (idade 92 anos), Chelsea, Massachusetts, EUAFormação: Universidade Stanford (1959), Universidade Wesleyan (1956), Universidade Brandeis (1954)



 Senhor Deus, Pai de infinita bondade e sabedoria, hoje nos colocamos diante de Ti com humildade e fé. 🙏 Te pedimos, em especial, pelos teus filhos e filhas que estão participando do concurso da Prefeitura Municipal de Carlos Chagas. Que Tu, Senhor, derrames sobre eles a Tua luz, iluminando suas mentes e corações, para que possam enfrentar este desafio com serenidade, confiança e discernimento. 🌟

Abençoa, Senhor, aqueles que almejam os cargos de professor e supervisor, especialmente, para que tenham a clareza e o entendimento necessários para bem representarem a educação em nosso município. 📚 Que o conhecimento adquirido ao longo de suas jornadas se manifeste com sabedoria e que cada resposta dada seja um reflexo do esforço e dedicação de cada um. ✍️

Senhor, que a vela acesa, ainda que virtual, como símbolo de fé e esperança continue a brilhar, recordando-nos de Tua presença constante. 🕯️ Que essa luz seja um guia para todos os concursados, para que possam alcançar o sucesso e, com ele, servir à nossa comunidade com amor e responsabilidade. 💫

Amém. 🙏

@professordeodatogomes

sábado, 17 de agosto de 2024

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 3/3

A terceira e última postagem da Independência do Brasil, como ilustrado no mapa conceitual, enfoca o reconhecimento internacional e as consequências políticas da emancipação.

Após a proclamação da independência em 1822, o Brasil enfrentou uma série de desafios para obter o reconhecimento de outras nações. Conflitos armados entre forças portuguesas e brasileiras continuaram até que Portugal reconhecesse oficialmente a independência em 29 de agosto de 1825, após o pagamento de uma indenização 💰.

Esse período foi marcado por intensas disputas políticas, tensões locais e influências externas, mas culminou na formação de um novo país, que se tornou um império sob a liderança de Dom Pedro I 👑. A independência do Brasil, portanto, não foi apenas um ato isolado, mas o início de uma nova fase na história brasileira, moldando o desenvolvimento político, social e econômico do país nas décadas e séculos seguintes 📜.

Este terceiro momento explicativo evidencia a complexidade do processo de independência e a importância do reconhecimento internacional para a consolidação do Brasil como nação soberana. Com isso, o país iniciou sua trajetória como uma entidade independente no cenário global, enfrentando novos desafios e oportunidades.

@professordeodatogomes

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 2/3


A segunda postagem sobre a Independência do Brasil, conforme ilustrado no organizador gráfico, destaca as tensões locais e políticas que antecederam a ruptura definitiva com Portugal 🇵🇹.

A presença da corte portuguesa no Brasil gerou descontentamentos entre os interesses locais e as decisões da Coroa. Enquanto parte da elite brasileira via com bons olhos a modernização e o aumento do comércio trazidos pela corte, outra parcela desejava maior autonomia política e econômica 📊.

Com o retorno de Dom João VI a Portugal em 1821, seu filho, Dom Pedro, foi deixado como príncipe regente no Brasil. Isso intensificou os conflitos, pois os setores mais conservadores em Portugal pressionavam por uma centralização do poder, em contrapartida aos desejos de autonomia dos brasileiros 🏛️.

A situação culminou no famoso "Grito do Ipiranga" em 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. Neste momento decisivo, Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil, afirmando que o país não seria mais submisso a Portugal ✊.

Este segundo momento evidencia a crescente insatisfação e os eventos que levaram Dom Pedro a tomar a decisão histórica de romper com a metrópole, pavimentando o caminho para a independência definitiva.


INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 1/3

O mapa mental sobre a Independência do Brasil destaca o primeiro momento desse processo histórico, que culminou na emancipação política do país em 7 de setembro de 1822. Esse evento marcou o fim do domínio colonial português e o início da construção de uma nação independente.

Para compreender esse momento histórico, o mapa aponta a importância de analisar mudanças políticas e econômicas que ocorreram no período. A presença da corte portuguesa no Brasil, desde 1808, foi um fator crucial, pois possibilitou a abertura dos portos ao comércio internacional, atraindo investimentos estrangeiros e promovendo o desenvolvimento de infraestrutura, além de incentivar o surgimento de instituições culturais e científicas 📚.

Outro ponto relevante foi a elevação do Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves em 1815, o que simbolizou um status igual ao de Portugal. Esse movimento político e econômico preparou o terreno para que, poucos anos depois, D. Pedro I proclamasse a independência, consolidando a ruptura definitiva com a metrópole ✊.

Este mapa mental é uma excelente ferramenta para visualizar os fatores que influenciaram a independência do Brasil, permitindo uma compreensão mais ampla e integrada do contexto histórico que levou à formação do Brasil como nação soberana.


🚍 Convocação para o Transporte dos Participantes do Encceja 2024 🚍

🎓 Caros Enccejeiros,

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já disponibilizou o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Encceja 2024, que será realizado no dia 25 de agosto (domingo). E para garantir que todos possam participar com tranquilidade, organizamos o transporte até Nanuque.

🕕 Horário de Saída: 6h da manhã

📍 Local de Saída: Em frente à Prefeitura de Carlos Chagas

É fundamental que todos os participantes estejam pontualmente no local de saída, pois o ônibus partirá exatamente às 6h. Não haverá tolerância para atrasos! 🚫⏰

🔗 Assegure seu lugar no ônibus realizando a inscrição por meio do link a seguir: INSCRIÇÃO (https://forms.gle/62KRudsqbMCqdD299). Não deixe para última hora! Realize seu cadastro com antecedência para que possamos organizar a viagem.

✊ Vamos juntos rumo ao sucesso! Não perca essa oportunidade de realizar seus objetivos e dar mais um passo em direção ao futuro que você merece! 🎯

Com empenho e dedicação, chegaremos lá!

CARTAZ: DIREITOS DE TODA CRIANÇA E ADOLESCENTE!

Carlos Chagas, MG – O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), por meio do Promotor de Justiça Douglas Braga Leal de Andrade, emitiu uma solicitação oficial à Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas, reforçando a necessidade de afixação de cartazes de campanha pela segurança e proteção de crianças e adolescentes em todas as escolas públicas do município. A medida visa garantir a conscientização e a divulgação de direitos fundamentais nas instituições de ensino.

Conforme o ofício recebido, o Promotor Douglas Braga Leal de Andrade reiterou a solicitação feita no Ofício 172/2024, que ainda não havia sido respondido, solicitando a divulgação do material informativo em local acessível e visível a todos os alunos. O prazo estipulado para o cumprimento desta determinação foi de 10 dias, contando a partir do recebimento do ofício. Cada escola comprovou a afixação do cartaz por meio de fotografias, que já foram enviadas ao Ministério Público via e-mail.

O cartaz da campanha, que já havia começado a ser distribuído, trouxe a mensagem central: “Segurança e proteção são DIREITOS DE TODA criança e adolescente”. Ele também orientou sobre como proceder em casos de violação desses direitos, listando canais de denúncia como o Disque 100, Disque Denúncia 181, além dos contatos da Polícia Civil, Polícia Militar e Ouvidoria do MPMG. A iniciativa reforçou a importância de crianças e adolescentes se sentirem seguros e protegidos, encorajando-os a falar caso se sentissem desconfortáveis ou ameaçados.

A campanha, que contou com a parceria do movimento MeToo Brasil e da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), reflete um compromisso contínuo das autoridades em promover a prevenção e resposta eficaz à violência sexual contra menores. A expectativa era de que essa ação alcançasse todas as escolas da comarca, proporcionando um ambiente mais seguro e conscientizando a comunidade escolar sobre a importância da proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes, o que de fato ocorreu.

A Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas, em resposta à solicitação, tomou as providências necessárias para garantir que todas as escolas cumprissem com a determinação do MPMG dentro do prazo estabelecido, reforçando o compromisso da administração pública com a segurança e o bem-estar dos estudantes.

@professordeodatogomes