Bullying

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Recesso Escolar de Outubro: um momento de pausa e renovação para alunos e professores!

 

O recesso escolar do mês de outubro é um período de pausa nas atividades acadêmicas, concedido nas redes Estadual e Municipal de ensino para coincidir com o Dia do Professor (15 de outubro) 📚 e, com a semana da criança (12 de outubro) 🎉👧👦. Este ano, o recesso ocorrerá entre os dias 14 a 18 de outubro de 2024. Durante esse intervalo, tanto alunos quanto professores terão uma breve interrupção nas aulas regulares, proporcionando descanso e um momento de recarga 💤✨ para o restante do ano letivo.

Para os alunos, esse recesso é uma oportunidade para relaxar 😌, passar tempo com a família 👨‍👩‍👧‍👦 e se preparar para o retorno às atividades escolares com mais disposição 🎒📝. Para os professores, o recesso representa um momento de descanso e reflexão sobre o trabalho realizado até então, além de ser uma oportunidade para planejamento e reorganização das atividades pedagógicas 📑✏️ para o período seguinte.

Embora o recesso seja mais curto que as férias regulares, ele desempenha um papel importante no bem-estar emocional e físico de todos os envolvidos 😊💪, contribuindo para manter o ritmo de ensino e aprendizado ao longo do ano letivo 📖🎓.

terça-feira, 8 de outubro de 2024

🌟 Reflexão Pedagógica: o poder das palavras e da educação 🌟!

                         Fotografia do artista Chema Madoz-prá gente pensar

Nesta imagem do renomado fotógrafo Chema Madoz, somos convidados a refletir sobre o papel transformador da educação. O rolo de pintura que desenrola um texto representa, de forma simbólica, o impacto profundo das palavras em nossas vidas. Assim como a tinta de um rolo pinta uma parede, o conhecimento pode revestir mentes e corações, deixando marcas indeléveis. 📖🎨

Como educadores, devemos sempre lembrar que o que transmitimos vai além dos conteúdos programáticos. Através de nossas palavras, influenciamos visões de mundo, estimulamos o pensamento crítico e plantamos sementes de esperança e mudança. Assim, o "pincel" da educação está em nossas mãos, e é nossa responsabilidade pintar o futuro com sabedoria, respeito e inclusão. 🌱👩‍🏫👨‍🏫

Para refletir: como podemos, no dia a dia de nossas escolas, fazer com que o "rolo" de conhecimento alcance cada aluno, de forma significativa e duradoura? Como garantir que o que é transmitido seja absorvido e transformado em aprendizado real? 🤔💡

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Memorial da Fome: arte que clama pela dignidade humana!

Veja as outras imagens que estão no fim desta postagem

Fiquei imensamente grato à minha querida colega Suely, que, em sua visita ao "Memorial da Fome", na Irlanda, registrou essas imagens tão profundas e me enviou pelo WhatsApp. As esculturas são chocantes e reproduzem fielmente a dor e o desespero das pessoas que sofreram com a fome naquele país.

Suely me escreveu uma mensagem que me tocou profundamente: “Não teve como não me lembrar de você. Um artista plástico fez esta obra 'Memorial da fome', que retrata a fome ocorrida na Irlanda antes da colonização Inglesa. Assim me contaram! Muito bem feita a expressão das pessoas.”

É muito especial ser lembrado por você, Suely, num momento de contemplação de uma arte que aborda um tema tão doloroso e que fere a dignidade humana. Fiz umas pesquisas aqui e é isso mesmo: A "Grande Fome" que assolou a Irlanda entre 1847 e 1848, quando uma praga devastou as plantações de batata — alimento básico da população —, ceifou a vida de aproximadamente 800.000 pessoas. Isso, numa população de 8,5 milhões, é um lembrete trágico do que a desigualdade pode causar.

As esculturas que você fotografou são obra do artista Rowan Gillespie, e são mais do que representações; elas nos fazem refletir sobre o passado, a dignidade humana e a urgência de combater a fome no mundo.

Compartilho com os leitores deste blog as impactantes imagens enviadas por Suely, que de fato nos causam forte comoção.

@professordeodatogomes





sábado, 5 de outubro de 2024

A dualidade entre criação e destruição na obra de Chema Madoz!

1-Veja no pé de página quem é Chema Madoz

A obra de Chema Madoz que estamos analisando traz uma composição visual que une elementos conhecidos de maneira surpreendente e repleta de significados. Ao utilizar cigarros para formar o que parece ser uma flauta de pan, Madoz nos provoca a pensar sobre as associações e os papéis que atribuímos aos objetos do cotidiano, incentivando-nos a ver além do óbvio e a refletir sobre o que está implícito nessa composição.

Ao olhar para a imagem, dois elementos centrais saltam aos olhos: o cigarro, que carrega consigo o peso simbólico da destruição da saúde, e a flauta, que normalmente seria associada à criação de som, melodia e arte. Essa justaposição paradoxal gera uma tensão poética, característica marcante do trabalho de Madoz, que usa a fotografia para questionar e reconfigurar os significados convencionais.

De um lado, temos o cigarro, um objeto que consome lentamente a vida por meio do vício, deteriorando a saúde e os pulmões. De outro, temos a flauta, que também envolve os pulmões, mas em um contexto totalmente diferente: o de produzir arte, harmonia e beleza. Ambos os objetos compartilham o mesmo mecanismo fisiológico — a respiração —, mas os resultados são radicalmente opostos. Enquanto a flauta transforma o ar em algo positivo, como a música, o cigarro o transforma em destruição.

Essa dualidade nos leva a uma reflexão mais profunda sobre a importância das escolhas que fazemos em relação àquilo que consumimos e como utilizamos os recursos vitais do corpo. A respiração, um ato essencial à vida, pode ser tanto fonte de criação quanto de destruição, dependendo da forma como a utilizamos. Madoz nos lembra, através dessa metáfora visual, que o pulmão, assim como outros recursos vitais, pode ser empregado para produzir beleza ou, infelizmente, ser consumido por práticas prejudiciais.

Como pedagogos, temos a responsabilidade de instigar em nossos alunos e na comunidade escolar essa capacidade crítica de interpretar o mundo ao nosso redor, questionando as formas como os objetos, os hábitos e os símbolos que nos cercam podem tanto construir quanto destruir. A obra de Madoz serve como um poderoso ponto de partida para debates sobre saúde, escolhas conscientes e o papel da arte na conscientização social. Ao olharmos para essa imagem, somos convidados a repensar nossos hábitos e suas consequências, promovendo uma educação que vai além dos livros e toca nas escolhas práticas da vida.

@professordeodatogomes

Carlos Chagas: o ciclo das realizações vão continuar!

A Igreja de São Sebastião com seu relógio imponente é a cara da nossa cidade, é também Patrimônio-histórico cultural de Carlos Chagas. Lindo e magnífico é este prédio que funciona como um dos nossos cartões postais. O  sino toca em celebrações especiais. 

Estamos vivendo mais um daqueles momentos decisivos para nossas cidades, em que o futuro se coloca diante de nós na forma de uma escolha. Em todo o país, as urnas serão o palco para definir o destino dos municípios. E aqui, em Carlos Chagas, não é diferente. A cidade que nos viu crescer, que guarda nossos amigos, nossa família e nossa história, está pronta para dar mais um passo adiante.

Fico pensando no quanto esta cidade mudou nos últimos 4 anos. Antes da atual gestão, Carlos Chagas era uma cidade boa, com seu charme interiorano, mas limitada em muitos aspectos. Hoje, quando caminhamos por suas praças mais verdes, mais iluminadas, mais seguras com suas câmeras, percebo o quanto tudo ao nosso redor mudou. Não é só a beleza física que foi transformada, mas também o cuidado com o cidadão, com a saúde, com a educação.

Posso falar com segurança sobre a educação, um campo que conheço de perto. Quanto foi investido! A qualidade do ensino avançou como nunca antes. As escolas estão mais equipadas, os professores mais valorizados e os alunos, mais preparados para o futuro. Este ciclo de realizações trouxe para nossa cidade um novo ritmo, um novo patamar de crescimento. E é por isso que precisamos continuar.

O slogan dessa campanha me faz refletir: “Vamos fazer mais Carlos Chagas”. Porque sim, pode se fazer ainda mais. O progresso não se encerra aqui, ele precisa de continuidade. Quando se chega à reta final de uma campanha, quando o fôlego das decisões está mais próximo, é que se percebe o quanto já caminhamos. E é verdade, chegamos à reta final, àquela hora em que decidimos se queremos mais dessa transformação que começou em 2021.

Domingo, todos nós seremos chamados a decidir. E ainda que Nanayoski seja quase unanimidade nesta cidade, é fundamental que todos façam sua parte, que cada voto seja uma confirmação de que sim, queremos mais para Carlos Chagas. Queremos que esse ciclo continue, que a cidade siga crescendo, avançando, se transformando, cuidando ainda mais de seus cidadãos.

Todo cidadão deveria pensar assim: "A minha cidade está linda, vivendo um ciclo de sucesso a partir desta gestão. Aqui nasci, cresci e quero findar meus dias. Na minha cidade estão os meus amigos, minha família e minha história. Eu a defendo tanto, porque é aqui que vivi, vivo e viverei os meus melhores momentos, por isso ela precisa seguir essa onda azul de mudanças". A cidade é o nosso lar, e nós vamos escolher continuar nesse mesmo caminho que iniciamos em 2021, porque sabemos que ainda há muito mais a conquistar.

Neste domingo, nosso dever é garantir que Carlos Chagas continue brilhando, crescendo e se tornando cada vez mais o lugar dos nossos sonhos. Alguns chavões de campanha que repetimos tanto são verdadeiros: “o homem é espetacular”, “segue o líder” — e é exatamente isso. Estamos diante de uma liderança que transformou a cidade, e não há motivo para parar agora. "Vamos fazer mais, vamos fazer melhor". Carlos Chagas merece continuar nesse ciclo de realizações e sucesso.

@professordeodatogomes

Ontem foi dia de encontrar e conhecer a Inspetora!

Ontem, sexta-feira, dia 4 de outubro de 2024, foi dia de encontro com ela na Superintendência Regional de Ensino em Teófilo Otoni. "Ela" é Pollyana, a nova inspetora de Carlos Chagas, que com sua simpatia e disposição vem com o propósito de orientar e auxiliar na condução e monitoramento da nossa Educação.

O encontro foi valioso onde recebi várias informações significativas. Aproveitei a oportunidade para esclarecer algumas questões essencias. Um dos principais temas da nossa conversa foi o andamento da mudança de nome da Escola Municipal de Francisco Sá. Ela explicou que a demora se deve ao fato de, no início, o ato de criação da Escola ter sido publicado com dois endereços, o que gerou alguns entraves burocráticos. Polyana, com sua habitual eficiência, já tomou as medidas necessárias para resolver a questão e agora está apenas aguardando a finalização do processo.

Conversamos também sobre a expansão da Escola de Tempo Integral e o currículo, uma pauta essencial para melhorar a oferta educacional e garantir que o ensino seja cada vez mais completo e adaptado às necessidades dos alunos. A expectativa é que esse modelo continue crescendo, com foco em proporcionar mais oportunidades de aprendizagem integral.

Além disso, procurei Nélio, responsável pelo transporte escolar, para entender mais sobre a vistoria dos veículos que deve ser realizada de 6 em 6 meses, um tema essencial para garantir a segurança dos nossos alunos.

Foi, sem dúvida, um dia de trabalho bem-sucedido e repleto de aperfeiçoamentos. Ela já tem ordem de serviço para estar aqui, mas com missão definida mas em breve a Inspetora Pollyana estará presente em nossa cidade,  com mais tempo, para conhecer todas as Escolas.

Seja muito bem vinda Poliana!

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Lançamento do Projeto Conviver | TV MP

Nova lei inclui perspectivas femininas no Currículo Escolar e cria semana de valorização de mulheres históricas.

Brasília, 25 de setembro de 2024 — A Lei nº 14.986, sancionada pelo Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, no exercício da Presidência, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) para incluir a obrigatoriedade de abordagens fundamentadas nas experiências e nas perspectivas femininas nos conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio. A medida visa resgatar e valorizar a contribuição histórica, científica, artística e cultural das mulheres, tanto no Brasil quanto no mundo.

De acordo com o novo artigo 26-B, as escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio deverão incorporar conteúdos que abordem as vivências e conquistas femininas em diversas áreas, como ciência, arte, política, cultura e economia. O objetivo é oferecer uma visão ampla e inclusiva da história, que contemple a participação e as perspectivas das mulheres em diferentes campos de atuação.

Além disso, a lei institui a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História, a ser celebrada anualmente na segunda semana de março. A campanha será realizada em todas as escolas de educação básica do país, incentivando o reconhecimento das figuras femininas que marcaram a história.

A lei entrará em vigor em 2025, marcando um avanço na promoção da igualdade de gênero no ambiente educacional.

@professordeodatogomes

IDEB: reflexo do compromisso de toda a comunidade escolar!

Veja as imagens de todo o momento clicando na foto acima

Hoje, 02 de Outubro de 2024, Quarta Feira, entregamos o Certificado com a Nota do IDEB às escolas que participaram do processo avaliativo. Cada resultado reflete o esforço de toda a comunidade escolar. Aquelas escolas que não possuem turmas multisseriadas e cujos alunos compareceram em mais de 80% para fazer a prova, agora têm a sua nota de IDEB. É uma representação do progresso na aprendizagem, ainda sob os reflexos desafiadores da pandemia, mas estamos certos de que esse é apenas um passo no longo caminho.

Conquistar um IDEB satisfatório não é fácil. Cada avanço é fruto de muita luta e trabalho árduo. O IDEB é como um espelho que reflete a responsabilidade de todos os envolvidos: gestores, professores, alunos e famílias. Todos devem se reconhecer nesses resultados, pois sabemos que a educação é um processo contínuo feito a muitas mãos. E, felizmente, percebemos que a tendência da nossa educação é sempre de melhoria.

Deixamos aqui um recado especial para as famílias: o envolvimento no processo educativo de seus filhos é fundamental. Quando as famílias se responsabilizam e participam, os avanços são ainda maiores. Vamos juntos, com gestores, alunos, professores e toda a comunidade escolar, assumir esse compromisso. O futuro espera por nós!

@professordeodatogomes

Publicado Resultado Final da Prova Objetiva do Concurso de Carlos Chagas: no Site da FUNDEP!

A lista com o resultado final da Prova Objetiva do Concurso Público de Carlos Chagas foi publicada nesta quinta-feira, 03 de outubro de 2024. Os candidatos podem acessar os resultados e publicações no site da FUNDEP a seguir: https://fundep.selecao.net.br/informacoes/22/

 Além do extrato de publicações, a lista inclui o gabarito pós-recursos para o cargo 307 de Procurador Municipal (Advogado) e o resultado dos recursos contra a nota da Prova Objetiva (POB).

A publicação abrange os resultados finais para candidatos de diferentes níveis de escolaridade, incluindo Fundamental completo e incompleto, Médio, Médio Técnico e Superior. O resultado pós-recurso para o cargo de Procurador Municipal (Advogado) também está disponível.

Os próximos passos no concurso incluem as convocações para provas de títulos, práticas e entrevistas de heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros. Essas etapas acontecerão entre 07 de outubro, a partir das 09h, até 10 de outubro de 2024, às 23h59.

Para conferir os detalhes, acesse o site da FUNDEP e acompanhe as publicações do dia.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Carlos Chagas se une contra as drogas com o Projeto Caminho Livre, apresentado e muito discutido hoje em reunião!

Clique no álbum para visualizar todas as imagens da reunião.

Carlos Chagas, 01 de outubro de 2024 - Em uma reunião realizada neste dia pela manhã, autoridades de diversos segmentos da sociedade se reuniram para discutir o problema das drogas e conhecer o Projeto Caminho Livre. A iniciativa da Secretaria de Cultura-Prefeitura Municipal, que visa combater e prevenir o uso de drogas por meio da cultura, esporte e educação, foi apresentada por Alessandro, idealizador do trabalho.

Segundo Alessandro, o foco principal do projeto é a prevenção,  abrangendo crianças e jovens de até 17 anos. "Prevenir enquanto criança é cortar o mal pela raiz", afirmou. Ele destacou a importância da participação de toda a comunidade, incluindo empresas como Coolvam e Sicoob, no combate ao problema.

A peça teatral "Diário de um Drogado", com estreia marcada para 06 de novembro, será a primeira ação do projeto. A ideia é levar alunos maiores de 13 anos para assistirem à peça junto com seus pais, promovendo o diálogo e a conscientização sobre os perigos das drogas.

Durante a reunião, os participantes fizeram uma análise detalhada da situação do município em relação às drogas, um verdadeiro diagnóstico coletivo surgiu da discussão,  ressaltando a importância da educação familiar e o papel essencial dos pais na prevenção. O Tenente Fernando trouxe uma boa notícia: o efetivo policial em Carlos Chagas será reforçado com mais dois agentes, totalizando 18, o que fortalecerá o combate ao tráfico de drogas, um dos principais focos do projeto. Ele também destacou que os homicídios na cidade diminuíram de 13 em 2023 para 3 em 2024 até o momento, todos relacionados ao tráfico, evidenciando a necessidade de intensificar as ações preventivas do trabalho do Caminho Livre...

Uma nova reunião está agendada para o dia 17 de outubro, com o objetivo de definir as estratégias para implementação do Projeto Caminho Livre.

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Sugestão de Atividade: explorando a criatividade infantil com as Fotografias surreais de Chema Madoz!

Cliique na imagem para visualizar todo o álbum

Professores da Educação Infantil, explore o mundo da imaginação com Chema Madoz com sua turma, assim como vimos no treinamento do LEEI!

Aqui uma sugestão de trabalho para você: https://drive.google.com/file/d/1pGuT4hll55NlLzr7St_7hjy6RnP0gFTH/view?usp=sharing

Que tal uma forma de leitura visual para sua sala de aula? A obra fotográfica de Madoz, conhecido por suas composições inusitadas que transformam objetos cotidianos em obras surreais, oferece uma rica oportunidade para que as crianças desenvolvam sua capacidade de observação e interpretação.

 Seus trabalhos provocam curiosidade e incentivam os pequenos a enxergar além do óbvio, criando histórias e significados a partir do que veem. 🖼️🔍

Como usar a obra de Chema Madoz na sala de aula?

    Proponha atividades de leitura de imagens, onde as crianças possam descrever o que veem e inventar histórias 🎤

    Estimule o pensamento crítico, incentivando os alunos a encontrar novos significados nos objetos da fotografia 🤔

    Crie projetos artísticos, onde as crianças recriem suas próprias versões das obras de Madoz 🎨

Vamos juntos transformar a maneira como as crianças interpretam o mundo ao seu redor? 🌍💫 Traga a fotografia de Chema Madoz para a sua sala de aula e inspire seus alunos a sonhar e criar! 🚀

A Subversão do Cotidiano: uma leitura Surreal da fotografia de Chema Madoz!


Vamos à análise: A imagem de Chema Madoz que você compartilhou mostra um conjunto de pratos inserido em uma grelha de bueiro. Essa obra é típica do estilo do fotógrafo, que frequentemente usa objetos cotidianos para criar associações inesperadas, questionando a função e o significado que damos às coisas. 

Interpretação Visual: 1. Objetos: Os pratos, que normalmente pertencem ao contexto doméstico e à cozinha, são colocados em um ambiente urbano, encaixados numa grelha de bueiro, um elemento de drenagem das ruas. Essa justaposição cria um contraste entre o espaço privado e o espaço público, o que pode sugerir uma reflexão sobre como elementos de nosso cotidiano podem se "desencaixar" ou adquirir novos significados em outros contextos. 

2. Surrealismo e ironia: A obra é claramente influenciada pelo surrealismo, explorando a forma e o uso dos objetos de maneira irônica. Madoz, nesse caso, não altera a forma dos objetos, mas provoca o espectador ao fazer com que eles desempenhem funções inusitadas, como se os pratos tivessem a função de serem "escorridos" no bueiro, como se fossem parte de uma rotina doméstica levada ao espaço urbano.

 3. Mensagem e Poética: A imagem sugere uma metáfora visual poderosa sobre a repetição e o esvaziamento de significado de certos atos cotidianos. Ao ver pratos em uma grelha de bueiro, podemos ser levados a questionar: será que o que fazemos todos os dias está sendo esvaziado de seu propósito? Existe uma subversão do lugar e da função dos objetos, o que nos faz refletir sobre como interpretamos o que vemos e como somos condicionados a aceitar determinadas funções para os objetos. 

Em resumo, essa obra de Chema Madoz nos instiga a pensar sobre a relação entre os objetos e o espaço, provocando reflexões sobre o cotidiano e a forma como enxergamos o mundo.


O Mundo Mágico dos Objetos: explorando a fotografia de Chema Madoz na leitura visual para a Educação Infantil!

Clique na imagem para visualizar vários trabalhos do artista.
 

FOTOGRAFIA

Espanhol tem mostra de suas criações surreais no Reina Sofía, em Madri-Chema Madoz inventa novo mundo-CELSO FIORAVANTE-da Reportagem Local

Texto da Folha de São Paulo de 30 dezembro de 1999.

Um pé de sapato e uma meia, um osso de cachorro, uma folha datilografada, uma bengala na qual você se apóia. Esses aparentemente banais objetos movem o mundo do fotógrafo espanhol Chema Madoz, cuja instigante e irônica produção ganhou uma retrospectiva no Centro de Arte Reina Sofía, em Madri. "Chema Madoz - Objetos 1990-1999", um conjunto de 122 fotografias em preto-e-branco fica em cartaz até 10 de janeiro.

A partir de pequenas brincadeiras, jogos e ilusões, que nunca transformam forma, função e significado primeiros do objeto, Madoz cria imagens que acrescentam uma nova interpretação ao objeto trabalhado.

São imagens que se auto-interpretam ironicamente e assim iludem o espectador. Um pé de sapato calça a meia que deveria envolver. O osso é de cachorro, pois traz as manchas do animal. A folha datilografada é a folha de um carvalho, que poderia produzir o papel. A bengala exerce sua função ao ser posicionada no lugar de um corrimão. As imagens falam por si.

Levada em consideração a definição de André Bréton para "feito surrealista" ("Toda descoberta muda a natureza. O destino de um objeto ou de um fenômeno constitui um feito surrealista", em "A Revolução Surrealista", de 1924), as imagens de Madoz poderiam ser consideradas feitos surrealistas, naturezas-mortas surreais, mas a definição não os exaure.

Madoz cria uma nova poética visual, a partir de interpretações irônicas e metafóricas, sem abrir mão de um apuro técnico exemplar. Suas imagens seduzem e provocam o espectador ao colocá-lo em frente ao conhecido e ao inédito, simultaneamente.

Além de visões e revisões irônicas dos objetos do cotidiano, o fotógrafo espanhol também apela ao uso de espelhos para evidenciar os paradoxos da observação dos objetos, criando assim situações que questionam a percepção do real, sem que eles percam sua lógica anterior ou interior.

Chema Madoz nasceu em 1958 e começou a fotografar em 1985. Em 1990, começou sua série de "objetos", que no ano seguinte ganharia o Grande Prêmio Kodak de Fotografia Européia, dedicado a jovens fotógrafos. Apesar de estar presente em grandes coleções públicas e museus espanhóis, Madoz é praticamente desconhecido fora de seu país natal.

Obrigado pessoal pela delicadeza e carinho!

Hoje recebi uma delicadeza que encheu meu coração de alegria e carinho, uma homenagem pelo Dia do Secretário, organizada com tanto cuidado pela equipe técnica da Secretaria de Educação e pelos colegas do Polo UAB. No cartão, assinado por todos, estava escrito:“Bem-aventurado aquele que oferta o saber, distribui o afeto, encanta a alma e assim, transforma o ser com sublime missão de educar.”

Durante o momento da oração, Ludmila nos presenteou com um trecho de 2º Crônicas 15,7: “Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado.”

Agradeço a cada um de vocês que tem sido fundamental nessa caminhada. É com a ajuda de todos e de cada gesto, cada palavra, que construímos uma trajetória de dedicação e compromisso com a educação.

Me senti profundamente lisonjeado por esse gesto. O café estava impecável, tudo organizado com tanto carinho e beleza. Obrigado por esse momento tão especial! Que possamos seguir sempre unidos nessa missão de transformar vidas através do conhecimento.

domingo, 29 de setembro de 2024

Celebração do Setembro Azul na Escola João Beraldo destaca inclusão e cultura surda!

                               Clique na imagem para visualizar todas as imagens

No dia 27 de setembro de 2024, a Escola João Beraldo realizou uma importante celebração do Setembro Azul, reunindo professores, estudantes do turno matutino, o Presidente da Câmara, Ronaldo Barreto, que pontuou a necessidade de políticas públicas voltadas para a inclusão de surdos e Maria dos Anjos, mãe de Diego, ex-aluno surdo da escola, além da simpática Érica da Colvam. O evento foi uma continuação do trabalho de conscientização sobre a inclusão da comunidade surda na escola e na sociedade. Nossos parabéns à Diretora Rigléia pelo seu comprometimento com essa temática tão relevante para a comunidade.

A professora Virgínia conduziu as atividades com a participação ativa dos alunos. Durante o encontro, foram abordados diversos temas fundamentais da cultura surda, como a importância do Setembro Azul, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e os gestos básicos de comunicação em língua de sinais. Rejane Faustina também explicou por que o termo correto é "surdo" e não "surdo-mudo", além de falar sobre a inclusão do aluno Reinaldo regularmente matriculado na Escola, que é surdo, e sobre a necessidade da escola bilíngue.

A professora Rejane, intérprete de LIBRAS e organizadora do evento, foi amplamente elogiada por sua dedicação em garantir que essa data importante não passasse despercebida. A Escola João Beraldo foi destacada por ser pioneira na inclusão da comunidade surda, inspirando outros movimentos na região.

Foi uma celebração enriquecedora que reforçou a importância da inclusão e respeito à diversidade.

Setembro Azul 2024: um marco na inclusão para criação de uma Comunidade Surda em Carlos Chagas!


                         As fotos que fizemos estão aqui para voc~e visualizar

O gesto que fizemos para a foto está explicado depois da reportagem.¹

O Setembro Azul de 2024 ficará marcado na memória de nossa comunidade, com importantes ações que trouxeram conhecimento e comprometimento em prol da inclusão dos surdos. Entre os destaques, o Seminário “Compreendendo as Diversidades da Surdez: Avançando para uma Sociedade Inclusiva e Sem Preconceitos” que participamos em Teófilo Otoni e que reuniu diversas lideranças e participantes engajados na causa.

Rejane Faustina, única intérprete de Libras de Carlos Chagas, desempenhou um papel essencial, envolvendo a todos com sua dedicação. O evento contou com a participação do Presidente da Câmara, Sr. Ronaldo Barreto de Souza, que durante as discussões destacou a necessidade de políticas públicas voltadas à acessibilidade e inclusão da comunidade surda.

Histórias de superação também inspiraram os presentes, como a de Maria dos Anjos, que relatou sua experiência na criação de seu filho Diego, hoje vivendo de forma autônoma em Belo Horizonte. Rejane Faustina e Rejane, funcionária surda da Indiana em Carlos Chagas, também compartilharam suas vivências e reforçaram a importância da inclusão.

Enquanto Teófilo Otoni já conta com a Associação de Surdos (ASTO), Carlos Chagas ainda enfrenta desafios. Dos 14 surdos identificados no município, apenas um concluiu o ensino médio, e muitos vivem em isolamento social. A mobilização para integrar essas pessoas é urgente.

O seminário, realizado no auditório da Escola Irmã Maria Amália no dia 27 de setembro, às 19h, foi uma oportunidade valiosa para conscientizar e mobilizar a sociedade em torno dessa causa fundamental.

A participação de todos foi essencial e nos deixa com a certeza de que avançar na inclusão é o único caminho.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Convite Especial para a 2ª Feira Microrregional Popular de Carlos Chagas!

Convite Especial para a 2ª Feira Microrregional Popular de Carlos Chagas!

Você está pronto para viver uma experiência única que celebra nossa cultura, gastronomia e empreendedorismo local? Não perca a 2ª Feira Microrregional Popular de Carlos Chagas, que está repleta de atrações incríveis para toda a família!

Informações:

🗓️ 10/10 – das 14h às 22h

11/10 – das 9h às 22h

Local: Praça da Fonte Luminosa, Av. Capitão João Pinto, Centro

O que esperar?

🎶 Atrações Culturais: Shows e apresentações locais que vão animar o evento!

🍴 Praça de Alimentação: Sabores variados, com comidas típicas deliciosas!

🛍️ Artesanato e Confecções: Produtos únicos, feitos com amor pelos nossos artesãos!

💡 Economia Solidária: Apoie os pequenos produtores e fortaleça nossa economia local!

Esta é a sua chance de curtir momentos inesquecíveis, conhecer talentos regionais e contribuir para o desenvolvimento solidário de nossa comunidade.

Empresas envolvidas: CDL, SPR, ADECAR, PREFEITURA, SICOOB🎉  SICOOB - 40 Anos Carlos Chagas

Venha participar e faça parte dessa festa de cultura, economia e solidariedade! Esperamos por você!

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Inscrições abertas para o cadastro na Creche-Escola 2025!

Convocação para Cadastro de Vagas na Creche-Escola 2025

Pais e responsáveis, não deixem de fazer o cadastro do seu filho na Educação Infantil – Creche-Escola da Rede Municipal para busca de vaga em 2025! O cadastro está aberto para:

 1- Crianças com menos de 01 ano até 31 de março de 2025, nascidas entre 1º de abril de 2024 e 31 de março de 2025. Vagas ofertadas apenas na Creche-escola Pézinhos no Chão. 

2-   Crianças com 01 ano completo ou a completar até 31 de março de 2025, nascidas entre 1º de abril de 2023 e 31 de março de 2024. Vagas ofertadas apenas na Creche-escola Pézinhos no Chão. 

3-Crianças com 02 anos completos ou a completar até 31 de março de 2025 nascidas entre 1º de abril de 2022 e 31 de março de 2023. Vagas ofertadas em todas as Creches-Escola.

4- Crianças com 03 anos completos ou a completar até 31 de março de 2025 (nascidas entre 1º de abril de 2021 e 31 de março de 2022). Vagas ofertadas em todas creches-escola.

Para cadastrar, tenha em mãos o Registro de Nascimento, o CPF da criança e uma conta de luz do endereço onde moram. O cadastro não garante matrícula, pois dependerá da quantidade de vagas ofertadas e dos critérios adotados pelas respectivas instituições.

O período de cadastro é de 27 de setembro a 31 de dezembro de 2024.

Acesse o link abaixo e faça o cadastro: [https://forms.gle/ywkC17jwjCmB7QjV6]

Assegure o futuro educacional do seu filho! Não deixe de fazer o cadastro.

Secretaria Municipal de Educação

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Da ciência a coexistência...Um ciclo continuo de mudanças!...


Como pedagogo e educador, ao observar essa imagem, sinto que ela traduz profundamente o que vejo no dia a dia das escolas. Ela fala sobre a essência do trabalho educativo e o impacto que ele gera na vida dos alunos. a Ciência, representada no início, é o ponto de partida. Somos responsáveis por trabalhar os conhecimentos científicos escolares, mas sei que isso só tem sentido quando fazemos com Consciência. Temos que entender que cada aluno é único, que suas histórias, desafios e potenciais são diferentes e que estamos em uma escola. Ser consciente é agir com empatia e responsabilidade respeitando o contexto.

Sinto que a a Paciência é um dos maiores desafios. Podemos falar em paciência pedagógica. Nem sempre os resultados aparecem no tempo que esperamos, mas sei que o processo de aprendizagem é assim: feito de pequenos passos, de momentos silenciosos que florescem com o tempo. E é aí que entra a Persistência. Persistir é acreditar no potencial de cada aluno, mesmo quando os obstáculos parecem maiores do que nossas forças.

Mas o que mais me emociona é a Coexistência. A educação não é uma jornada solitária. É sobre crescer juntos, aprender juntos, conviver em harmonia. Quando vejo o impacto coletivo de uma escola unida, percebo que a árvore do conhecimento se torna mais forte e cheia de vida. Juntos, podemos transformar o mundo, uma criança de cada vez.

@professordeodatogomes