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segunda-feira, 4 de novembro de 2024

ENEM 2024: A Valorização da Herança Africana nas Escolas por Meio da Arte Urbana. Texto motivador VI.



 O Texto VI nos apresenta uma imagem que revela um aspecto crucial do tema da redação do ENEM 2024: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Na foto, vemos estudantes de uma escola pública admirando um grafite de Zumbi dos Palmares, um símbolo de resistência negra, na Pedra do Sal, um local histórico do Rio de Janeiro que possui uma profunda conexão com a cultura afro-brasileira.

Essa atividade escolar demonstra uma importante estratégia para enfrentar o desafio de valorização da herança africana, ao conectar os jovens diretamente com elementos culturais e históricos que representam a luta e a resistência do povo negro no Brasil. O grafite de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e ícone da resistência contra a escravidão, é uma forma de trazer à tona memórias que muitas vezes são marginalizadas ou pouco exploradas nos currículos escolares tradicionais. Ao contemplarem essa representação artística em um local historicamente significativo, os alunos têm a oportunidade de reconhecer e valorizar as contribuições africanas na formação do país.

No entanto, essa iniciativa pontual também nos lembra dos obstáculos que ainda enfrentamos na valorização contínua e abrangente da herança africana. Muitas escolas, sobretudo em regiões menos urbanas, ainda carecem de acesso a esse tipo de conteúdo, e nem sempre existe o incentivo para que alunos conheçam esses pontos culturais e históricos. A valorização da herança africana requer mais do que eventos isolados; ela demanda uma política educacional sólida que integre esses conteúdos de forma sistemática, garantindo que todos os estudantes brasileiros tenham contato com a riqueza cultural afro-brasileira.

Ao promover esse tipo de experiência, estamos não apenas homenageando figuras como Zumbi, mas também criando uma educação que valoriza a diversidade e combate o racismo estrutural, que ainda permeia a sociedade brasileira. A inclusão de atividades como essa nos currículos escolares, que unem história, arte e cultura, é essencial para que os jovens compreendam a importância da resistência negra na construção de um Brasil mais justo e igualitário.

ENEM 2024: A Importância da História Afro-Brasileira na Formação de uma Educação Inclusiva. Texto IV.


 

O Texto IV traz uma reflexão fundamental sobre a presença da história e cultura afro-brasileira nas escolas. A narrativa da ex-aluna que, hoje, é professora, revela uma triste realidade: durante muito tempo, a história negra nas escolas brasileiras foi tratada de forma limitada e até preconceituosa, resumida exclusivamente ao período da escravidão. Esse recorte estreito contribuiu para um sentimento de vergonha e invisibilização entre os estudantes negros, que não se viam representados além de um passado de sofrimento.

Contudo, o relato traz também uma perspectiva de mudança. A professora destaca o orgulho em proporcionar aos seus alunos uma experiência diferente da que viveu, introduzindo a literatura infantil com protagonistas negros e valorizando elementos identitários, como o cabelo crespo. Essa transformação é uma resposta à necessidade de se construir uma educação mais inclusiva e representativa, que não apenas conte a história do povo negro através da dor, mas também celebre suas conquistas, resistências e figuras históricas de destaque, como Luiz Gama e Carolina Maria de Jesus.

Esse avanço demonstra o impacto positivo das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Embora ainda enfrentemos desafios, iniciativas como a da professora mostram que é possível transformar a sala de aula em um espaço de reconhecimento e valorização da diversidade. Ao promover uma educação que respeita e representa as diferentes etnias, estamos não só combatendo o racismo estrutural, mas também formando cidadãos mais conscientes e orgulhosos de suas origens.

A inclusão da história e cultura afro-brasileira nas escolas é um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos os alunos possam ver-se refletidos e valorizados na educação que recebem.

A sabedoria ancestral africana no ENEM 2024. Texto motivador III

 

Olhar para trás para seguir em frente: a sabedoria ancestral africana na redação do ENEM

"QUANDO NÃO SOUBERES PARA ONDE IR, OLHA PARA TRÁS E SAIBA PELO MENOS DE ONDE VENS."  (Provérbio africano)

(PAULINO, R. Ainda a lamentar. In: GONÇALVES, A. M. Um defeito de cor: romance. Rio de Janeiro: Record, 2024 (adaptado).)

O terceiro texto motivador da redação do ENEM 2024 nos traz um provérbio africano que convida à reflexão sobre a importância de conhecer e valorizar nossas raízes.

A imagem que acompanha o provérbio é igualmente poderosa: uma figura negra, curvada sob o peso de um fardo, puxa uma carroça que parece conter elementos da cultura africana. Essa imagem evoca a história de luta e resistência do povo africano, que mesmo diante das adversidades, manteve viva sua cultura e identidade.

O provérbio e a imagem se complementam, transmitindo a mensagem de que, para construirmos um futuro sólido e promissor, é fundamental conhecermos nosso passado e honrarmos nossa ancestralidade. No contexto do tema da redação, essa mensagem nos leva a questionar como o Brasil tem lidado com sua herança africana.

Será que temos olhado para trás com o devido respeito e reconhecimento? Será que estamos valorizando a riqueza e a diversidade da cultura afro-brasileira em sua plenitude?

O texto III nos desafia a buscar respostas para essas perguntas e a construir um futuro em que a herança africana seja celebrada como parte fundamental da identidade brasileira.

ENEM 2024: quando o folclore limita a riqueza da herança africana. Texto motivador II


A armadilha do folclore: quando a cultura é reduzida a estereótipos

"As culturas africanas e afro-brasileiras foram relegadas ao campo do folclore com o propósito de confiná-las ao gueto fossilizado da memória. Folclorizar, nesse caso, é reduzir uma cultura a um conjunto de representações estereotipadas, via de regra, alheias ao contexto que produziu essa cultura."   

(OLIVEIRA, E. D. A epistemologia da ancestralidade. Entrelugares: revista de sociopoética e abordagens afins, 2009.)

O segundo texto motivador da redação do ENEM 2024 aprofunda a discussão sobre os desafios para a valorização da herança africana no Brasil, trazendo uma crítica contundente à "folclorização" dessa cultura.

O autor argumenta que a redução das culturas africanas e afro-brasileiras ao folclore serve para limitar sua importância e complexidade, aprisionando-as em estereótipos que muitas vezes distorcem sua verdadeira essência.

Em outras palavras, o folclore, quando utilizado de forma superficial e descontextualizada, pode se tornar uma armadilha que impede a compreensão profunda e a valorização genuína da riqueza cultural afro-brasileira.

Ao invés de celebrar a diversidade e a dinâmica das culturas africanas, a folclorização as "congela" em um passado distante, ignorando suas transformações e influências ao longo do tempo. Essa visão limitada contribui para a perpetuação de preconceitos e impede o reconhecimento da herança africana como um elemento vivo e fundamental da identidade brasileira.

O texto II, portanto, nos instiga a questionar como a cultura afro-brasileira tem sido representada e valorizada em nossa sociedade. É preciso ir além dos estereótipos e buscar uma compreensão mais profunda e contextualizada dessa rica herança cultural.

ENEM 2024: um convite à reflexão sobre a herança africana no Brasil-Texto motivador 1.

 


Herança: um legado que transcende gerações

"Herança - o legado de crenças, conhecimentos, técnicas, costumes, tradições, transmitido por um grupo social de geração para geração; cultura."

(HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009 (adaptado)

Este foi o primeiro texto motivador da prova de redação do ENEM 2024, e já nos convida a uma profunda reflexão sobre o tema proposto: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".

A definição de "herança" apresentada por Houaiss é ampla e abrangente, englobando não apenas bens materiais, mas também um conjunto de valores, saberes e práticas que moldam a identidade de um povo. No contexto da temática da redação, essa definição nos leva a pensar sobre a riqueza e a diversidade da herança africana, que se manifesta em diferentes aspectos da cultura brasileira, como a música, a dança, a culinária, a religião e a língua.

O texto I, portanto, serve como ponto de partida para que os candidatos explorem os desafios de reconhecer, preservar e valorizar essa herança, que muitas vezes foi negligenciada ou silenciada ao longo da história do Brasil.

Quais são os obstáculos que impedem a plena valorização da herança africana no país? Como podemos superar esses desafios e construir uma sociedade mais justa e inclusiva, que reconheça e celebre a contribuição fundamental da cultura africana para a nossa identidade?

A partir dessa definição inicial de "herança", o ENEM 2024 convida os estudantes a um debate crucial para a construção de um futuro mais consciente e igualitário.

webinário "Diretor Escolar: da formação continuada à liderança transformadora"!

Diretores de escolas públicas: formação continuada gratuita e online com especialistas renomados!

MEC promove webinário com foco na liderança transformadora.

Atenção, diretores de escolas públicas! O Ministério da Educação (MEC) convida você para participar do webinário "Diretor Escolar: da formação continuada à liderança transformadora", que acontecerá no dia 12 de novembro, às 15h, no canal do MEC no YouTube.

O evento online e gratuito reunirá especialistas renomados para discutir temas relevantes sobre gestão escolar, formação continuada e o papel do diretor como líder transformador na comunidade educacional.

Confira a programação:

15h - Mesa de Abertura: Autoridades da Educação darão início ao evento, contextualizando a importância da formação continuada para diretores.

15h30 - Palestra: "Formação continuada, lideranças e mudanças na escola", com a Dra. Maria Fernanda dos Santos Martins, professora auxiliar na Universidade do Minho - Portugal.

16h - Palestra: "PRODITEC: ampliando a formação continuada para Diretores Escolares", com Roberto Junior, Coordenador-Geral de Formação de Gestores Técnicos da Educação Básica - CGFORG/DIFOR/SEB.

16h15 - Círculo de Diálogo: "Diretores em Foco", com a mediação da Prof. Dra. Maria Cecília Luiz, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Diretores de escolas públicas das 5 regiões do Brasil compartilharão suas experiências e desafios.

17h15 - Encerramento:

Participe e aprimore suas habilidades de gestão!

O webinário é uma oportunidade imperdível para diretores de escolas públicas de todo o país se conectarem, trocarem experiências e adquirirem novos conhecimentos com especialistas de renome.

Anote na agenda:

Data: 12 de novembro de 2024

Horário: 15h

Local: Canal do MEC no YouTube

Não perca essa chance de investir em seu desenvolvimento profissional e fortalecer sua liderança na escola!

VACINAÇÃO NAS ESCOLAS!

Atenção, pais! Campanha de vacinação chega às escolas de Carlos Chagas.

As Escolas se mobilizam para garantir a imunização de crianças e adolescentes.

A Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma importante campanha de vacinação nas escolas públicas de nossa cidade. A iniciativa visa garantir que crianças e adolescentes estejam com a caderneta de vacinação em dia, protegendo-os de diversas doenças e contribuindo para a saúde coletiva.

Cartão de vacina: o passaporte para a saúde

Para que a campanha seja um sucesso, a participação dos pais é fundamental! É essencial que os pais ou responsáveis enviem o cartão de vacina de seus filhos para a escola.  No dia da vacinação, a equipe de saúde irá avaliar o cartão e aplicar as vacinas que estiverem faltando ou em atraso, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Vacinas: proteção individual e coletiva

As vacinas são seguras, eficazes e gratuitas. Elas protegem contra mais de 20 doenças, como sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite, meningite, febre amarela, hepatite e HPV. Ao vacinar seus filhos, você garante a saúde deles e contribui para a proteção de toda a comunidade.

Não esqueça!

1-Envie o cartão de vacina do seu filho para a escola, junto com o TERMO DE AUTORIZAÇÃO. Observação: Destaque o documento a seguir da folha que seu filho entregou e devolva junto com o cartão de vacina na Escola antes do dia da vacinação. 

Reforçando o recado!

Pais e responsáveis, não se esqueçam de entregar o cartão de vacina ao seu filho para que ele possa levar para a escola junto com o Termo de Autorização.

A saúde das nossas crianças e adolescentes é prioridade! Participe da campanha de vacinação e ajude a construir um futuro mais saudável para todos.

Para mais informações, entre em contato com a Escola de seu filho.

Acesse a carta aos pais neste link: https://drive.google.com/file/d/14YVQXC5TxWGPyHMXZPiV-65qaIN2TQtB/view?usp=sharing

Boletim informativo registra ações da 1ª Semana de Conscientização sobre Acolhimento Familiar em Carlos Chagas!

Carlos Chagas celebra o sucesso da 1ª Semana de Conscientização sobre Acolhimento Familiar!

Equipe técnica lança Boletim com retrospectiva das ações que marcaram o evento.

Carlos Chagas, MG -  A Semana de Conscientização sobre o Acolhimento Familiar, realizada em Carlos Chagas entre os dias 21 e 25 de outubro de 2024, foi um grande sucesso! Para celebrar os resultados e compartilhar os momentos marcantes, a equipe técnica do Serviço Família Acolhedora elaborou a 1ª Edição do Boletim Informativo, que traz uma retrospectiva completa de todas as atividades desenvolvidas durante o evento.

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância do acolhimento familiar para crianças e adolescentes afastados do lar por violação de direitos, a semana contou com uma programação rica e diversificada:

Entrevista na Rádio Pérola FM (21/10): Abrindo a semana com chave de ouro, a equipe do Serviço Família Acolhedora concedeu entrevista à rádio local, esclarecendo dúvidas da população e divulgando informações relevantes sobre o programa.

Blitz Educativa (21/10): Uma blitz educativa percorreu as ruas da cidade, com a participação de diversos parceiros da Rede Socioassistencial, como CRAS, CREAS, CAPS, Tribunal de Justiça e Ministério Público. Panfletos informativos foram distribuídos, levando conhecimento e conscientização para a população.

Palestras em Escolas (22 e 23/10): Adolescentes de diferentes escolas do município participaram de palestras informativas sobre a importância do acolhimento familiar e os diferentes arranjos familiares.

Cineclube com Debate (24/10): A exibição do filme "De repente uma família" para alunos da EJA promoveu uma rica discussão sobre o acolhimento e os desafios da convivência familiar.

III Seminário Municipal de Acolhimento Familiar (25/10): Encerrando a semana com chave de ouro, o seminário reuniu profissionais da Rede de Proteção da Criança e Adolescente de Carlos Chagas e municípios vizinhos para aprofundar o debate sobre o tema.

A 1ª Edição do Boletim Informativo destaca o impacto positivo da Semana de Conscientização, que promoveu a reflexão sobre o papel fundamental do acolhimento familiar na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A equipe do Serviço Família Acolhedora, os parceiros, a Secretária de Assistência social, Carol e todos que contribuíram para o sucesso do evento merecem nossos parabéns!

Acesse o Boletim Informativo:

https://drive.google.com/file/d/1BTh2ZRsN7XNOwHVim9P85rWXG6Hyf_o-/view?usp=sharing

domingo, 3 de novembro de 2024

Samba da Mangueira de 2019 foi texto motivador para o tema da Redação 2024 do ENEM!

O samba-enredo "História pra Ninar Gente Grande", da Estação Primeira de Mangueira, foi o texto motivador V da proposta de redação do ENEM 2024, que teve como tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".

A letra do samba, com forte apelo à ancestralidade e à história do Brasil, convida a uma profunda reflexão sobre a construção da identidade nacional e o papel da cultura afro-brasileira nesse processo.  Através de versos marcantes, a Mangueira questiona a narrativa tradicional da história,  dando voz aos heróis "de barracões" e  ressaltando a importância de figuras como Dandara, Zumbi,  e Marielle Franco,  símbolos de resistência e luta por justiça social.

O samba-enredo  destaca a riqueza da herança africana na formação da cultura brasileira,  evidenciando a contribuição de negros e indígenas na música, na dança, na culinária e em diversas outras manifestações culturais.  Ao mesmo tempo,  denuncia a violência, a discriminação e a invisibilização  que marcaram a trajetória desses povos no Brasil,  conclamando a uma mudança de postura e a uma valorização efetiva da herança africana.

A escolha desse texto como motivador para a redação do ENEM é  significativa, pois coloca em evidência a importância da arte e da cultura na  discussão de temas sociais relevantes.  A música, como forma de expressão popular,  tem o poder de sensibilizar,  mobilizar e  promover a  reflexão crítica,  elementos essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.



Desvendando o Tema da Redação do ENEM 2024: Desafios para a Valorização da Herança Africana no Brasil

O ENEM 2024 trouxe um tema de redação de extrema relevância social e cultural: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".  A escolha do tema coloca em evidência a necessidade de discutir e combater o racismo estrutural e a invisibilização da cultura africana na formação da identidade brasileira.

A proposta exige que os candidatos reflitam sobre as dificuldades em reconhecer e valorizar a herança africana em diversos âmbitos da sociedade brasileira. Para construir uma argumentação sólida, a coletânea apresenta textos que abordam diferentes aspectos dessa problemática:

Textos I e II: Definem o conceito de herança cultural e criticam a redução da cultura africana ao folclore, destacando a necessidade de reconhecer sua complexidade e riqueza.

Texto III: Apresenta um provérbio africano e um trecho da obra "Um defeito de cor", que retrata a história da escravidão no Brasil, evidenciando a importância da ancestralidade e da memória.

Texto IV: Aborda os desafios e avanços no ensino da história afro-brasileira nas escolas, mostrando a importância da educação na desconstrução de preconceitos e na valorização da cultura africana.

Textos V e VI: Mostram exemplos de iniciativas que buscam resgatar e valorizar a herança africana na cultura e na educação, como o samba-enredo da Mangueira e projetos que levam alunos para conhecerem lugares históricos relacionados à cultura afro-brasileira.

Possíveis Desdobramentos do Tema:

A partir da coletânea, os candidatos podem explorar diferentes aspectos do tema, como:

Racismo e discriminação: Discutir as formas de racismo presentes na sociedade brasileira e seus impactos na vida da população negra.

Invisibilização da história e cultura africana: Analisar como a história e a cultura africana foram apagadas ou distorcidas nos currículos escolares e na produção cultural brasileira.

Importância da representatividade: Argumentar sobre a necessidade de maior representatividade negra na mídia, na política e em outras esferas da sociedade.

Educação e conscientização: Defender a importância da educação antirracista e de políticas públicas que promovam a valorização da herança africana.

Ações afirmativas: Debater a importância de ações afirmativas para combater as desigualdades históricas e promover a inclusão da população negra.

Conclusão:

O tema da redação do ENEM 2024 é um convite à reflexão sobre um problema histórico e social que persiste na sociedade brasileira. Ao abordar os desafios para a valorização da herança africana, o exame  incentiva os estudantes a se posicionarem criticamente e a proporem soluções para a construção de um país mais justo e igualitário.

Adeus, Cine Filadélfia!


 

A Última Sessão do Cine Filadélfia, em Carlos Chagas

A notícia espalhou por Carlos Chagas como um daqueles filmes antigos, em preto e branco, carregada de nostalgia e tristeza: "Seu Walfredo faleceu".  Um aperto no peito tomou conta de quem, como muita gente, viveu a magia do Cine Filadélfia, aquela sala escura na nossa querida cidade, onde a voz grave e acolhedora do Seu Walfredo ecoava do alto-falante, anunciando a próxima sessão para toda a cidade. "O Poderoso Chefão", "E.T.", "Karatê Kid" –  títulos que ainda hoje nos transportam para a infância em Carlos Chagas, para as tardes de domingo, para o cheiro de pipoca e bala e para a expectativa que antecedia o apagar das luzes.

Naquele tempo, ir ao Cine Filadélfia era um evento em Carlos Chagas. As pessoas se arrumavam, encontravam os amigos na praça, e a ansiedade aumentava a cada passo em direção à bilheteria.  O Seu Altamiro, figura emblemática da nossa cidade,  nos recebia com um sorriso e conduzia-nos àquele universo de sonhos e emoções.  Conhecia cada filme, cada ator, e muitas vezes, antes da sessão, brindava-nos com histórias e curiosidades sobre a produção.

Hoje, o Cine Filadélfia é apenas uma lembrança em Carlos Chagas.  O prédio que abrigava a sala escura deu lugar a um supermercado.  As fileiras de poltronas marrons e de madeira cederam espaço a prateleiras de produtos, a tela branca foi substituída por cartazes de ofertas, e o silêncio da sala escura foi tomado pelo burburinho dos compradores.  Mas, ao nos deparar com a foto do antigo cinema, publicada na página do MUSEU VIRTUAL da cidade, percebemos que a memória daquele tempo, e do Seu Walfredo, Seu Altamiro segue viva na alma carlos-chaguense.

"Que maravilha!!! Bons tempos", escreveu Edivaldo Farias, relembrando o pioneirismo do Sr. Altamiro Avelar, proprietário do cinema.  Túlio Santos, com bom humor,  confessou ter assistido a muitos filmes de kung-fu ali".  Zelita Viana, grata, agradeceu aos pioneiros por proporcionar momentos de lazer e cultura à Carlos Chagas.

Gleide Carvalho descreveu a experiência completa: "Era a única diversão que tínhamos naquele tempo ir para o cinema em Carlos Chagas e ficar andando na rua antes de começar o filme e ouvindo música que o Alfredinho colocava". Jansen Dias recordou as peças teatrais que também eram apresentadas no Cine Filadélfia, como "Bonequinha Preta" e "A Bruxinha que Era Boa".  Adilson Gonçalves Viana, saudoso,  relembrou um amigo que ia ao cinema às 12h para a sessão das 15h em Carlos Chagas, levando consigo uma pilha de gibis.

Cada comentário, uma peça que recompõe o mosaico da história do Cine Filadélfia e de Carlos Chagas.  Histórias de uma época em que a vida era mais simples, e a felicidade se encontrava nos pequenos prazeres, como assistir a um bom filme na companhia dos amigos.  O Seu Walfredo se foi, mas sua voz, seu sorriso e sua paixão pelo cinema permanecem vivos na memória daqueles que tiveram a sorte de compartilhar um pouco da magia do Cine Filadélfia em nossa querida Carlos Chagas. Acho que ele nem sabia da grande admiração que tínhamos dele!...

Da Literatura Brasileira para as Escolas Chinesas: O Meu Pé de Laranja Lima e a força da empatia na Educação!

Imagine como é curioso um livro clássico da nossa literatura integrar o currículo das escolas chinesas? O Meu Pé de Laranja Lima, obra escrita por José Mauro de Vasconcelos em 1968, ultrapassou fronteiras e hoje emociona milhares de leitores no Oriente, especialmente na China, onde vendeu mais de 400 mil exemplares e foi incluído nas listas de leitura das escolas de ensino médio e fundamental.

A narrativa de Zezé, um menino brasileiro que encontra consolo e amizade em uma laranjeira, ressoa profundamente com os leitores chineses por abordar temas universais, como a educação, a relação entre pais e filhos, e o valor do entendimento e do respeito às emoções das crianças. Em um país onde a disciplina e a busca pela excelência são fortemente valorizadas, o livro propõe uma reflexão sobre os métodos de educação, sugerindo que, além de cobranças, as crianças precisam de apoio emocional e empatia para desenvolver seu potencial.

A tradutora Wei Ling, que trabalhou na edição chinesa do livro, destaca que muitos pais chineses se veem na figura do pai de Zezé, rigoroso e exigente, mas se inspiram na ternura e na compreensão que Portuga oferece ao menino. Esse contraste de perspectivas faz com que a obra seja mais que uma simples leitura: é uma oportunidade de reflexão para pais, educadores e jovens sobre as diversas formas de apoio que podemos oferecer às crianças para que cresçam em ambientes de respeito e compreensão.

A história de Zezé nos lembra que educação é mais do que ensinar conteúdos: é também escutar, acolher e compreender as necessidades emocionais dos alunos. Ver um livro brasileiro contribuir para essa discussão em outra cultura é um testemunho da força da literatura em promover valores universais, unindo diferentes povos em torno de uma visão mais humana e acolhedora da educação. 

FONTE: Folha de São Paulo


Pontualidade: Uma Lição que Começa Antes do Sinal! 🔔

Esta imagem, que me acompanha já faz um tempo, me inspirou a compartilhar algumas reflexões sobre a importância da pontualidade, especialmente no ambiente escolar. 😉

Percebam, alunos, como em diversas situações do dia a dia, chegar atrasado implica em perder algo importante: um filme, um voo, uma consulta médica... Na escola não é diferente!

Chegar atrasado na aula significa perder explicações, instruções e atividades essenciais para a sua aprendizagem. Atrapalha o ritmo da turma e prejudica o seu desenvolvimento e o dos seus colegas.

Pais, a pontualidade é um hábito que se aprende em casa! Ao valorizar e incentivar esse comportamento, vocês contribuem para a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos.

E nós, professores, temos um papel fundamental nesse processo!  Afinal, somos o exemplo para nossos alunos. Ao chegarmos pontualmente para as aulas, demonstramos na prática o valor da organização e do respeito pelo tempo de cada um.  Ensinamos pontualidade praticando a pontualidade! 😉

Vamos juntos construir um ambiente escolar mais produtivo e respeitoso, onde a pontualidade seja um valor cultivado por todos! 😉

E você, o que pensa sobre a pontualidade na escola? Conte aqui nos comentários a sua experiência! 👇 ⏰, 🏫, 👨‍🏫 e 🚌.

sábado, 2 de novembro de 2024

Apresentação do Vídeo: A História do Cinema em Carlos Chagas contada por Walfredo Avelar Menezes.

Neste vídeo especial, o Sr. Walfredo Avelar Menezes em 2012 nos leva a uma emocionante viagem pela história do cinema em Carlos Chagas, resgatando memórias que marcaram gerações e construíram a identidade cultural de nossa cidade. Em uma palestra cheia de nostalgia e reflexões, ele compartilha suas vivências como protagonista da cena cultural local, lembrando desde os tempos do Cine Filadélfia até o declínio do cinema, que um dia foi a única janela para o mundo em nossa cidade.

Com sua voz única, que tantos reconhecerão dos autofalantes do cinema e das liturgias na igreja, Walfredo nos faz refletir sobre a importância de preservar nosso patrimônio cultural e as transformações que o progresso trouxe. Mais do que uma história sobre filmes, ele nos convida a pensar sobre a cultura que consumimos hoje e o legado que deixaremos para as próximas gerações.

Este é um registro precioso da memória de Carlos Chagas, feito com carinho pelo Sr. Walfredo, que em 19 de julho de 2012 contou essa história para um grupo de estudantes e professores para que nunca seja esquecida. Assista e permita-se transportar para uma época em que o cinema era a porta de entrada para novos mundos e sonhos.

Walfredo Avelar Menezes: uma vida em cartaz!


Não tem como deixar as páginas desse blog em branco sobre alguém que marcou a história de Carlos Chagas, que moldou o imaginário da cidade e enraizou a cultura do cinema em muitos corações da velha guarda. Walfredo Avelar Menezes, um nome que ressoa entre as paredes silenciosas do antigo Cine Filadélfia e novo Supermercado, as mesmas paredes que um dia vibraram com sua voz inconfundível ecoando pelos autofalantes, anunciando com maestria os filmes que transportavam os cidadãos para um mundo além da nossa pequena cidade.

Ele nasceu aqui mesmo, em Carlos Chagas, em 27 de janeiro de 1943. Viveu entre nós por 81 anos, até sua partida em 02 de novembro de 2024, deixando um legado que transcende o tempo. Deixa para trás sua esposa, Maria Creuzer F. Oliveira Menezes; seu filho, Fredy Oliveira Menezes, e uma neta, Vitória Rafaele Cardoso Menezes, além de Walfredo Avelar Menezes Neto. Uma família que agora carrega a honra e o peso de um sobrenome gravado na memória pública da cidade.

A paixão pelo cinema foi plantada em sua juventude. O primeiro cinema de Carlos Chagas surgiu em 1948, quando Fábio Gama trouxe um projetor de 8 milímetros de Teófilo Otoni, instalando-o no prédio que hoje abriga a loja maçônica Nova Filadélfia. Essa história era ele mesmo quem contava. Esse espaço inicial, modesto e aconchegante, deu lugar, anos depois, ao Cine Vitória, um cinema maior e mais estruturado, onde funcionou o Brasileirão. Contudo, foi o Cine Filadélfia, com sua grandiosa tela e os projetores modernizados, que se tornou a verdadeira janela para o mundo, permitindo que o povo de Carlos Chagas assistisse aos clássicos como "A Testemunha-Chave", "Os Dez Mandamentos" e "A Carga dos Canhões de Navarone", declinados um a um por ele em palestra sobre o cinema.

Walfredo foi a alma desse cinema. Sua voz — firme, clara e inconfundível — anunciava cada filme com a precisão de quem conhecia cada detalhe e a paixão de quem amava profundamente a sétima arte. Estima-se que ele tenha assistido a mais de 1.300 filmes ao longo da vida, um número que evidencia sua devoção. Esse amor pelo cinema, quem sabe, poderia ter vindo de sua mãe, uma artista sacra que tocava violino e animava as liturgias católicas nas Missas de domingo. Pode ser que era a música dela que o inspirava a transformar cada anúncio de filme em um convite emocionante.

Mas a vida de Walfredo não se resumia às projeções. Antes do cinema, ele serviu na Escola Santa Marta, e mais tarde dedicou-se ao serviço público, trabalhando na Prefeitura de Carlos Chagas. Ali, ele não apenas cumpriu com suas funções, mas também serviu à comunidade com o mesmo zelo e carinho com que cuidava do cinema.

Hoje pela manhã, ouvi de um Senhor que disse: “Estou indo ao velório do senhor Walfredo; ele nunca deixou faltar a cesta básica na minha casa.” Era essa a essência de Walfredo: um coração generoso, sempre atento às necessidades dos outros. Como membro ativo da Sociedade São Vicente de Paulo, encarnava o amor compassivo e misericordioso que São Vicente pregava, levando ajuda concreta e libertadora aos mais necessitados. Ele era, como dizem, um verdadeiro "Vicentino", um homem de fé que não media esforços para seguir os passos de Cristo, o Evangelizador dos Pobres.

Aos 81 anos, Walfredo se despede, deixando uma história tecida em conversas e encontros. O nome dele será lembrado nas memórias dos que conviveram com ele na Escola Santa Marta, nos corredores da Prefeitura, nos bancos da igreja, quando se falar de cinema e nas reuniões dos Vicentinos. Cada pobre que ele ajudou, cada amigo que conquistou, cada filme que anunciou, todos o guardam em seus corações com gratidão e saudade.

Obrigado, Sr. Walfredo, pela sua vida e pela sua história, que já está escrita no céu junto a Deus. Descanse em paz nos braços do Pai. Essa é uma viagem que todos faremos e da qual não há volta, porque ela nos leva ao encontro da maior e mais intensa plenitude sonhada pelo ser humano. Os pobres que você ajudou te agradecem, a cultura que disseminou por meio do cinema frutificou, e cada cidadão que você atendeu como servidor público também te enaltece por seu cuidado e dedicação.

Agora, no silêncio eterno, sua voz ainda ecoa nas nossas lembranças, e o antigo Cine Filadélfia, hoje apenas uma recordação, expressada em um prédio de supermercado, ainda te lembra e guarda muitos pedacinhos de você. Que a última imagem projetada pelo rolo do filme da sua vida seja um raio de paz e luz, um farol a guiar para um futuro onde a fraternidade, como a que você tanto cultivou entre os Vicentinos, ilumine cada canto da cidade.  Que essa lembrança nos inspire a construir um mundo melhor, onde a compaixão e o amor ao próximo sejam os pilares da nossa existência. Assim, sua memória se tornará uma chama eterna, acesa no coração de cada um que teve a sorte de cruzar seu caminho.

Carlos Chagas Apresenta Redução nas Inscrições do ENEM ao Longo da Última Década

Quantitativo de pessoas da cidade de Carlos Chagas inscritas no ENEM por ano desde 2015- Fonte: site do INEP-acesso em 02-11-2024

Carlos Chagas, Minas Gerais — O número de inscrições de candidatos da cidade de Carlos Chagas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem apresentado uma trajetória de queda ao longo dos últimos dez anos. A análise dos dados revela uma redução constante no total de inscritos desde 2015, quando o número de participantes atingiu o pico de 848 inscrições. A partir de então, observa-se uma diminuição contínua, chegando a 408 inscrições em 2024.

Nos primeiros anos analisados, entre 2015 e 2017, o total de inscritos permaneceu acima dos 600, mas essa tendência foi quebrada em 2018, com uma queda para 519 inscritos, e desde então a redução se acentuou ano após ano. Em 2021, o número de inscrições atingiu um ponto crítico, registrando apenas 239 candidatos, e os anos subsequentes mantiveram números ainda menores, até o leve aumento em 2024.

Após um período de estabilidade nos anos de 2022 e 2023, o total de inscritos apresentou um crescimento em 2024, subindo de 339 para 408. Esse aumento marca uma possível reversão na tendência de queda, mas ainda é cedo para afirmar se esse crescimento será mantido nos próximos anos.

Outro ponto de destaque é o número de alunos concluintes do Ensino Médio inscritos no exame. Em 2015, 133 concluintes participaram do ENEM, número que, assim como o total de inscritos, teve um declínio ao longo dos anos. Em 2021 e 2022, os números foram particularmente baixos, com apenas 64 e 65 concluintes, respectivamente, inscritos no exame. No entanto, em 2024, esse quantitativo subiu para 135 concluintes, indicando um aumento de interesse entre os concluintes em realizar o ENEM.

A redução no número de inscritos pode estar relacionada a diversos fatores, como a queda no número de concluintes do Ensino Médio, mudanças nas políticas educacionais e socioeconômicas, ou até mesmo no perfil dos jovens da cidade. O aumento observado em 2024, tanto no total de inscritos quanto entre os concluintes, abre um sinal positivo e aponta para a necessidade de continuar incentivando a participação dos jovens de Carlos Chagas no exame, uma vez que o ENEM representa uma das principais portas de entrada para o ensino superior.

Para mais detalhes sobre as inscrições no ENEM e outras informações educacionais, acesse o Blog Informativo Girassol, menu ENEM.

FONTE: INEP

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Atenção Redobrada para Novembro Letivo: foco no aproveitamento dos 30 Dias de aula restantes para terminar o ano de 2024!

Ao analisarmos o mês de novembro-2024 no calendário escolar, observamos que ele contará com apenas 19 dias de aula devido a três feriados nacionais importantes: 2 de novembro (Dia de Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra). Vale ressaltar que, neste mês, não há nenhum "Dia Escolar". 2025 já bate no portão da escola o que reforça a necessidade de atenção redobrada ao aproveitamento dos dias letivos restantes.
Além disso, no dia 29 de novembro, será realizada a Assembleia Escolar para a prestação de contas, um evento essencial das Escolas para a transparência e o envolvimento da comunidade escolar. Ao somarmos os dias letivos de novembro e dezembro, temos um total de apenas 30 dias de aula até o encerramento do ano letivo.
Dessa forma, solicitamos que todos redobrem os esforços para otimizar o tempo de ensino, mantendo o foco na qualidade das atividades pedagógicas e no cumprimento dos objetivos de aprendizagem. Contamos com a colaboração de todos para que os alunos aproveitem ao máximo esses dias.

Calendário Escolar em 2025: foco na aprendizagem e no bem-estar

Calendário Escolar em 2025: foco na aprendizagem e no bem-estar.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) divulgou o calendário escolar para o ano de 2025, com informações importantes para alunos e professores das redes municipais e estadual. 

2025 já está aí batendo no portão das nossas escolas para entrar. O ano letivo terá início no dia 10 de fevereiro e se estenderá até 17 de dezembro, totalizando 200 dias letivos.

O calendário foi elaborado com foco no desenvolvimento integral dos alunos, buscando garantir um ambiente escolar organizado e propício à aprendizagem, além de  priorizar o bem-estar da comunidade escolar.

Recessos:

Ao longo do ano, estão programados dois períodos mais extensos de recesso escolar, além de outros dias pontuais de descanso ao longo dos meses:

Recesso de março: 03, 04 e 05 

Recesso de abril: 17

Recesso de junho: 19 e 20 

Recesso de julho: de 21 de julho a 1º de agosto

Recesso de Agosto: 1º

Recesso de outubro: de 14 a 18 de outubro

Recesso de desembro: 24, 26, 27, 29, 30 e 31

Os feriados nacionais e estaduais também estão incluídos no calendário, garantindo o descanso e a celebração de datas importantes. Confira os feriados:

Feriados Nacionais:

1º de janeiro (Confraternização Universal) - quarta-feira

21 de abril (Tiradentes) - segunda-feira

1º de maio (Dia do Trabalho) - quinta-feira

7 de setembro (Independência do Brasil) - domingo   

12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) - domingo

2 de novembro (Finados) - domingo

15 de novembro (Proclamação da República) - sábado

20 de novembro Conciência Negra-quinta feira

25 de dezembro (Natal) - quinta-feira

Feriado Estadual:

21 de abril (Tiradentes) - segunda-feira

Calendário Escolar 2025 - Organização e Estrutura 

A organização do ano letivo segue uma estrutura bem definida para facilitar o acompanhamento do progresso dos alunos, planejamento pedagógico e integração entre a escola e as famílias. Abaixo, apresentamos um detalhamento dos principais pontos do calendário, incluindo o cronograma de bimestres, conselhos de classe e reuniões de pais/responsáveis.

Organização Anual e Semestral

O ano letivo de 2025 é dividido em dois semestres, cada um subdividido em dois bimestres. Esta estrutura permite um acompanhamento constante do desenvolvimento dos alunos, com avaliações regulares e momentos de feedback para ajustes no processo de ensino-aprendizagem.

    1º Semestre

        1º Bimestre: de 10 de fevereiro a 25 de abril

        2º Bimestre: de 28 de abril a 8 de julho

    2º Semestre

        3º Bimestre: de 10 de julho a 30 de setembro

       4º Bimestre: de 1º de outubro a 17 de dezembro

Conselhos de Classe

Os conselhos de classe são momentos estratégicos em que professores e equipe pedagógica se reúnem para avaliar o desempenho e desenvolvimento dos estudantes, buscando estratégias de apoio e intervenção, se necessário. Em 2025, eles estão distribuídos ao longo do ano, ao final de cada bimestre:

    1º Bimestre: 15 a 25 de abril

    2º Bimestre: 1º a 8 de julho

    3º Bimestre: 23 a 30 de setembro

    4º Bimestre: 10 a 17 de dezembro

Essas datas permitem que as escolas façam ajustes e intervenções necessárias em tempo hábil, antes do início do próximo bimestre.

Reuniões de Pais/Responsáveis

A participação ativa dos pais e responsáveis é fundamental para o sucesso escolar dos alunos. Para promover uma comunicação eficaz entre a escola e as famílias, estão previstas reuniões em momentos estratégicos do ano, proporcionando um canal de diálogo sobre o desempenho e o comportamento dos estudantes. As reuniões estão marcadas para:

    1º Bimestre: 28 de abril a 12 de maio

    2º Bimestre: 9 de julho a 5 de agosto

    3º Bimestre: 1º a 21 de outubro

    4º Bimestre: 18 a 23 de dezembro

Essas reuniões oferecem um espaço para que pais e responsáveis possam acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos, receber orientações pedagógicas e esclarecer dúvidas com a equipe escolar.

Esse planejamento bem estruturado visa garantir um acompanhamento contínuo e colaborativo do desenvolvimento dos alunos, fortalecendo o vínculo entre escola e família e contribuindo para a qualidade da educação oferecida na Rede Municipal de Educação de Carlos Chagas.

Datas importantes:

O calendário também destaca datas relevantes para a comunidade escolar, como o Dia Nacional do Censo Escolar (28 de maio) e o Dia de Busca Ativa (23 de julho), que visa combater a evasão escolar.

Ressaltamos a importância do cumprimento do calendário para garantir a Carga Horária do estudante, a qualidade do ensino e o bom andamento do ano letivo. As escolas da rede municipal já estão se organizando para estudar e conhecer o calendário escolar mais de perto e planejar o retorno às aulas em 2025.

FONTE: Secretaria de Estado da Educação

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Diagnóstico das Escolas 2024: Planejamento e Ação para o Futuro da Educação em Carlos Chagas!

Notícia aos Diretores das Escolas sobre o Diagnóstico das Escolas 2024

Prezados Diretores,

A Secretaria de Educação do município informa a abertura do Diagnóstico das Escolas 2024, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Sistema PDDE Interativo. O período de preenchimento do diagnóstico será de 04 de novembro de 2024 a 05 de janeiro de 2025.

Este diagnóstico visa identificar os principais desafios e necessidades das instituições escolares, permitindo um olhar aprofundado sobre aspectos fundamentais para o bom funcionamento da escola. A coleta de dados não apenas fornecerá um panorama detalhado das áreas que precisam de melhorias, como também servirá de base para as etapas de planejamento e execução do Plano de Ações Articuladas (PAR) – Quinto Ciclo, que busca fortalecer a gestão educacional e a qualidade do ensino.

Procedimentos:

    Acesso ao Sistema: Os diretores devem acessar o Sistema PDDE Interativo através do link https://sispddeinterativo.mec.gov.br.

    Preenchimento: No sistema, respondam às questões orientadas, que abordam desde a infraestrutura até o desempenho pedagógico. Estas respostas devem refletir com precisão a realidade de cada unidade escolar.

    Prazo e Revisão: Para garantir uma submissão completa, é recomendável iniciar o preenchimento no início do prazo, possibilitando uma revisão detalhada antes do envio final.

    Suporte e Dúvidas: A Secretaria está à disposição para orientações, assim como a equipe do MEC. Em caso de dúvidas, entrem em contato diretamente conosco.

Este é um momento importante de reflexão e colaboração. A participação ativa de cada diretor é essencial para que juntos possamos construir uma educação pública mais eficiente e inclusiva.

Atenciosamente,


Deodato Gomes Costa

Secretário Municipal de Educação


quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Uso de celulares distrai alunos e desafia Professores: comissão aprova Projeto de Lei para restringir dispositivos na Escola!

Comissão de Educação aprova Projeto de Lei que proíbe o uso de celulares em salas de aula e intervalos

Em sessão realizada hoje, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 104-2015, que visa proibir o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis em salas de aula e intervalos de todas as etapas da educação básica. O PL, de autoria do deputado Alceu Moreira e relatado pelo deputado Diego Garcia, objetiva minimizar as distrações e proteger a saúde mental e o desempenho acadêmico dos estudantes, temas amplamente discutidos em sessões e estudos prévios.

De acordo com o texto aprovado, o uso dos dispositivos eletrônicos será permitido somente para fins pedagógicos, desde que autorizado pelos professores. A medida estabelece também exceções para alunos que necessitem de tecnologias assistivas por motivos de acessibilidade ou condições médicas.

O relatório do deputado Garcia destacou estudos nacionais e internacionais que apontam os efeitos prejudiciais do uso excessivo de telas, incluindo aumento nos índices de ansiedade, depressão e dificuldades de socialização entre crianças e adolescentes. Além disso, a proposta reflete uma tendência observada em países como França e Grécia, que já implementaram legislações restritivas para o uso de celulares em ambientes escolares.

O PL agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde será analisado quanto à constitucionalidade e juridicidade antes de prosseguir para votação em plenário​.

Fonte: Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Relatório do Projeto de Lei nº 104-2015, de autoria do Deputado Alceu Moreira, relator Deputado Diego Garcia, apresentado e aprovado em sessão no dia 30 de outubro de 2024.