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terça-feira, 26 de novembro de 2024

🌟 Domingo no Parque: Saúde, Lazer e Conhecimento para Toda a Família! 🌟

 🌟 Um Domingo Diferente no Parque de Exposições de Carlos Chagas! 🌟

Atenção, Carlos Chagas e região! Vem aí um dia especial, repleto de atividades e serviços GRATUITOS para você e sua família. 🧑‍🌾🌳

🗓 Data: 1º de dezembro de 2024 (domingo)

Horário: 8h às 16h

📍 Local: Parque de Exposições de Carlos Chagas

PROGRAMAÇÃO IMPERDÍVEL

08h00 - Recepção

🎙️ Palestras do SENAR:

    O Papel do Jovem no Agro Brasileiro

    Instrutora: Maria Tereza Gazzinelli Porto

 Produção e Retenção de Água no Solo em Propriedades Rurais

   Instrutor: Sebastião Tomas Carvalho

10h30 - Premiação Regional:

🏆 ATEG 2024 - Produtores em Destaque

Homenagem aos produtores que fazem a diferença no campo!

Atividades e Serviços para Todos

🩺 Atendimento à Saúde:

    Consulta Oftalmológica 👓

    Campanha de Saúde Bucal 🦷

    Higiene Pessoal 🧴

    Medição de Pressão Arterial e Teste de Glicemia 🩸

    Corte de Cabelo 💇‍♂️💇‍♀️

Esporte e Lazer:

    Campeonatos de Esporte 🏅

    Jogos de Tabuleiro ♟️

    Pula-pula e Cama Elástica 🎉

🎨 Cultura e Arte:

    Pintura em Rosto 🎭

    Camarim Fashion ✨

    Fotografia da Família 📸

    Oficinas de Artesanato e Brinquedos 🎨🧸

🎮 Outras Atrações:

    Oficina com Óculos de Realidade Virtual 🕶️

    Caça ao Tesouro e Show de Marionetes 🎪

    Personagens Infantis, Pipoca e Algodão Doce 🍿🍬

    Orientações sobre Animais Peçonhentos e Uso de Venenos 🐍

    Emissão de CPF e outros documentos 📑

Por que Participar?

🌱 Cuidando de quem cuida da terra!

Um evento promovido pelo Sistema FAEMG e SENAR, dedicado à Família do Campo, com serviços que valorizam a saúde, lazer, cultura e muito mais.

🧡 Traga sua família e viva uma experiência única no Parque de Exposições!

📢 Entrada gratuita! Não perca essa oportunidade!

Carlos Chagas, a terra que valoriza suas raízes e colhe frutos de um futuro melhor. 🌾💚




Educação em Foco: Seminário de Culminância do LEEI Transformando Práticas Pedagógicas!

📚✨ Você é nosso convidado especial! ✨📚

A Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas tem o prazer de convidá-lo(a) para o Seminário de Culminância dos Trabalhos dos Cursistas da Formação Continuada LEEI.

🗓 Data: 30 de novembro de 2024 (sábado)

Horário: 08h às 12h30

📍 Local: 3º Piso da Biblioteca Pública Municipal

🏢 Endereço: Travessa Braga, 381, Carlos Chagas-MG

O que esperar do evento?

🎓 Apresentação dos trabalhos realizados pelas professoras cursistas do LEEI/UFVJM – Polo Teófilo Otoni, conduzido pela formadora Rosilene Soares Pêgo.

🎤 Reflexões e relatos sobre o percurso de formação e o impacto na prática pedagógica.

🤝 Troca de experiências enriquecedoras para a educação pública.

🔍 Venha conhecer os frutos desse processo de formação que busca fortalecer o ensino e transformar a educação!

Este evento é realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Carlos Chagas e faz parte do compromisso com o programa Criança Alfabetizada – Novos Tempos!

📢 Sua presença é essencial!

Juntos, construiremos um futuro ainda mais promissor para nossa educação!

💡 Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Educação.

Carlos Chagas, Novos Tempos na Educação! 🌟


segunda-feira, 25 de novembro de 2024

JUBILEU-2025

 Um Jubileu Ordinário é uma celebração religiosa da Igreja Católica que acontece a cada 25 anos. O último ocorreu no ano 2000, durante o pontificado de São João Paulo II.

Também conhecido como "Ano Santo", o Jubileu é uma tradição inspirada em uma cerimônia judaica descrita no Antigo Testamento. A palavra "jubileu" vem do hebraico "yovel", que era o nome do chifre de carneiro usado para anunciar o ano festivo 🎺.

📜 Durante o Jubileu, os fiéis são convidados à prática do perdão e da misericórdia. Sua proclamação é realizada por meio de uma bula papal, que define as datas e orientações para a celebração.

✨ O lema do Jubileu de 2025 é “Peregrinos da Esperança”, definido pelo Papa Francisco como um verdadeiro “dom da graça”. O Jubileu será oficialmente aberto no dia 24 de dezembro de 2024, às 19 horas, com a Celebração Eucarística presidida pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro. Seguir-se-á o Rito de Abertura da Porta Santa.

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O Jubileu bem explicadinho para você:

O Jubileu é como um grande "reset" que acontece na Igreja Católica de tempos em tempos, geralmente a cada 25 anos. É um ano especial, um "Ano Santo", para se aproximar de Deus,  receber o seu perdão e recomeçar.

De onde vem essa ideia?

Do Velho Testamento: Antigamente, no tempo da Bíblia, o Jubileu acontecia a cada 50 anos. Era um ano para perdoar dívidas, devolver terras e libertar escravos. Era uma forma de garantir justiça e igualdade para todos.

Jesus também falou sobre isso: Ele disse que veio "proclamar o ano da graça do Senhor", um tempo de libertação e perdão para todos.

Como o Jubileu é celebrado hoje?

Peregrinação: No início, as pessoas faziam peregrinações a Roma para visitar as Basílicas de São Pedro e São Paulo.

Porta Santa: Hoje em dia, além da peregrinação, existe o ritual da Porta Santa, que é aberta em algumas igrejas como símbolo da passagem para o perdão e a misericórdia de Deus.

Indulgência Plenária: Participando do Jubileu e cumprindo algumas condições (como confessar os pecados e receber a comunhão), a Igreja concede a indulgência plenária, que é o perdão total dos pecados.

Alguns detalhes importantes:

O primeiro Jubileu foi em 1300, decretado pelo Papa Bonifácio VIII.

A frequência mudou ao longo do tempo: de 100 anos para 50 e depois para 25.

Existem Jubileus "extraordinários", como o Ano da Misericórdia em 2015.

Em resumo: O Jubileu é um tempo especial de graça e perdão, para renovar a fé e recomeçar a vida com Deus. É uma oportunidade para se aproximar Dele,  reconciliar-se com os outros e viver com mais justiça e amor.

💻 Quer saber mais? Acesse o site oficial do Jubileu:

👉 https://www.iubilaeum2025.va/pt.html

Lá você encontrará a história completa, notícias diárias diretamente do Vaticano e muito material de apoio e divulgação! 🌍✝️


DIREITO DE VIVER

A canção Direito a Viver é um poderoso chamado à solidariedade, especialmente voltado à reconstrução do Rio Grande do Sul. Com versos que destacam nossa humanidade compartilhada, a letra lembra que somos todos irmãos e irmãs, conectados pelo amor e pela compaixão divina. Ela clama pela necessidade de estender a mão ao próximo, especialmente aos que enfrentam maiores dificuldades, sublinhando que a ajuda mútua é um dever ético e espiritual.

A mensagem central é clara: a felicidade e a dignidade de um país dependem de nossa capacidade de cuidar uns dos outros. A letra critica a indiferença e o egoísmo, reforçando que negar auxílio é contrário aos ensinamentos de Jesus Cristo. Valores como solidariedade, justiça e empatia são destacados como essenciais para transformar a sociedade e assegurar um futuro mais justo.

Essa canção inspira a mobilização coletiva, evidenciando que pequenos gestos, como repartir o pão e somar esforços, podem multiplicar milagres. Ela é um convite a agir com amor, garantindo que todos tenham o direito de viver, crescer, sonhar e, sobretudo, ser felizes. 🌻

Fichamento do Capítulo 2: "Bahia, uma Província Rebelde"

Fichamento do Capítulo 2: "Bahia, uma Província Rebelde"

Referência Bibliográfica:

REIS, João José. A Revolta dos Malês. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Resumo:

O capítulo destaca o papel central da escravidão como base econômica e social na Bahia do início do século XIX. A província era marcada pela intensa importação de escravizados africanos, necessários para sustentar uma economia de monocultura voltada para a exportação, especialmente de açúcar, algodão, fumo e cacau. Esse cenário criou uma hierarquia racial rigidamente estruturada, na qual os negros ocupavam as posições mais exploradas e espoliadas (REIS, 2003, p. 30).

A sociedade escravista baiana era complexa e conflituosa, caracterizada pela concentração de renda e pela institucionalização de desigualdades raciais. Entretanto, os negros não aceitaram passivamente essa condição. Inspirados por eventos como a Revolta de Búzios (1798), os libertos e escravizados participaram ativamente de movimentos antilusos, motins militares e revoltas federalistas, revelando um grau significativo de organização e consciência política (REIS, 2003, p. 33).

Os ciclos de revoltas escravas entre 1807 e 1835 representaram um esforço ousado de subverter a essência da exploração econômica baseada na escravidão. Apesar de muitas dessas revoltas não passarem da fase conspiratória, elas demonstraram a resistência e a "tradição de audácia" que permeava as relações escravistas na Bahia (REIS, 2003, p. 35).

Citações Relevantes:

1. "A escravidão era o principal negócio e fonte de renda da província da Bahia no começo do século XIX." (REIS, 2003, p. 30)

2. "Menosprezar a condição subalternizada do negro na produção da sociedade escravista é negar a dinâmica conflituosa dessa estrutura." (REIS, 2003, p. 31)

3. "A Bahia, desde o final do século XVIII, teve entre os negros – como classe mais espoliada – atentos leitores da conjuntura política." (REIS, 2003, p. 33)

4. "Embora algumas dessas revoltas não tenham passado da fase da conspiração [...] elas ousaram subverter a essência da exploração econômica baseada na formação de uma casta de trabalhadores negros escravizados." (REIS, 2003, p. 34)

5. "Essa insubmissão permanente criou uma tradição de audácia que impregnava as relações escravistas da Bahia nesse período." (REIS, 2003, p. 35)

Comentários:

O capítulo oferece uma análise detalhada da sociedade escravista baiana, enfatizando a interseção entre economia, raça e resistência. A obra de João José Reis não apenas expõe a complexidade das relações escravistas, mas também valoriza os movimentos de resistência como um elemento central da história baiana. Os eventos narrados ilustram a capacidade de articulação política dos negros, mesmo em um cenário de extrema opressão.

Palavras-chave:

Escravidão; resistência; Bahia; hierarquia racial; monocultura; movimentos antilusos; revoltas escravas.

O SENSO MORAL, NA PÓS-VERDADE Dom Edson Oriolo[1]



O SENSO MORAL, NA PÓS-VERDADE

       Dom Edson Oriolo[1]

            Os tempos atuais provocam o raciocínio naquilo que tangencia as questões morais em situações tidas em um tempo histórico da ‘pós-verdade’. Neste sentido, é fundamental que se parta de tais conceitos para que eles se tornem fundamentos do raciocínio a ser desenvolvido. Sendo assim, pode-se pensar que a pós-verdade é uma espécie de falência da racionalidade e da ética ocidentais. Caracteriza-se pela relativização da realidade das coisas em benefício de convicções formadas em um cenário eminentemente afetivo e ideológico, ainda que sem nexo com a razão. Há a exaltação do subjetivo e o critério passa a ser o sujeito. Neste sentido, as coisas são de determinado modo porque o indivíduo quer que elas sejam assim ou porque elas, sendo assim, favorecerão tal discurso, o restante não interessa.

            Em tempo de crise sanitária Covid-19, tenho refletido e escrito sobre os inúmeros desafios causados pelas redes sociais na vida e no processo de proclamar as belezas do Bom Deus, na Igreja. As redes sociais estão inaugurando um mundo totalmente novo e, com efeito, traçando rumos sem volta. Hoje, a tecnologia digital é a língua materna da maioria das pessoas. Estamos nos tornando “nativos digitais”. A grande maioria das pessoas é capaz, em poucos minutos, de entrar nesse universo digital. Ele é rápido, fascinante, multifuncional e nos conquista com muita facilidade.

            Observemos as inúmeras expressões: on-line, off-line, fomo (fear of missing out- medo de ficar de fora), jomo ( joy of missing out – alegria de estar de fora), wi-fi, instragram, facebooh, fake News, bad News, good news, pós-verdade, deepfake que estão transformando fundamentalmente a nossa maneira de viver, relacionar, agir, manifestar opiniões e sentimentos. São expressões imbuídas de um campo semântico que significam a atualidade, bem como o comportamento moral de seus envolvidos.

            Essas descobertas do mundo digital vêm afetando o nosso desenvolvimento somático (obesidade e maturação cardiovascular), cognitivo (linguagem, concentração), intelectual (muita distração e pouco conhecimento), emocional (agressividade, ansiedade, esconder atrás das telas, medo) e principalmente o “senso moral” em relação aos verdadeiros e autênticos valores como: honestidade, transparência, sinceridade, justiça, respeito, educação, solidariedade, humanização. Ou seja, frutos do Evangelho.

            Destarte, não obstante a evolução tecnológica, alguns desafios continuam nos desvirtuando de valores morais por causa da suposta superioridade tecnológica das novas gerações. As telas e os écrans virtuais estão nos influenciando e quebrando paradigmas em nossos expedientes racionais que foram construídos, tendo por base o afeto. Em relação à moralidade, estamos entrando em um “efeito manada” sem qualquer juízo a priori.

            A pós-verdade favorece a produção de uma lógica muito arraigada de “desinformação”. Se o conteúdo simplesmente compactua com as paixões individuais, gerando despreocupação em relação à veracidade e há a divulgação o mais rápido possível, a pessoa se converte em instrumento poderoso na mão de manipuladores, que visam a destruição ou, ao menos, a polarização e a desconfiança mútua, mesmo no interior da Igreja. Jesus nos ensinou como devemos reagir diante dessas situações: “Entre vós não deve ser assim” (Mt 20,17).

            Nesse tempo com tanta ciência (estrutura do saber) e técnica (fazer virtual), além de sermos adolescentes nesse novo mundo estamos cometendo muitos equívocos em relação à moralidade dos fatos e acontecimentos. Mesmo sendo “nativos digitais”, devemos resgatar o senso da moralidade ou “senso moral”, isto é, ajudar os outros, ter empatia, não cometer atos ilícitos, ser honesto, ser transparente no agir, nas ações e no falar, zelar pela boa fama a que toda pessoa tem direito.

            O “senso moral” é quando uma pessoa tende a agir por conta de seus sentimentos para com o próximo, pelos seus valores e pelo senso de igualdade entre si mesmo e o próximo. A pessoa age imediatamente em favor do próximo para se sentir bem em relação aos valores. Mas, com os desafios do dinheiro, da sexualidade e do espirito santimonial, as pessoas estão agindo de maneira impensada ou erradamente, desencadeando sérios problemas alimentados pela telas e os écrans virtuais.

            No entanto, esses desafios interligam entre si e causam sérios problemas na sociedade e, principalmente, nos ministros ordenados, que têm a missão de anunciar a beleza do Bom Deus ontem, hoje e sempre. Urge, a partir daí uma nova concepção antropológica, a necessidade de uma nova gestação da sensibilidade humana. O revisar do senso moral passa precisamente pelos critérios evangélicos e inaugura sempre novos comportamentos.

[1] Bispo da Igreja Particular de Leopoldina MG

Fichamento do Capítulo 3: "Olhe-se no Espelho"- Livro: você vale mais do que pensa!

Fichamento do Capítulo 3: "Olhe-se no Espelho"

Referência Bibliográfica:

VALLÉS, Carlos G. Você pode mais do que pensa. Tradução de Lúcia M. Endlich Orth. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.

Resumo:

O capítulo 3 explora a relação entre a dignidade humana, a autoestima e a origem divina do ser humano. Vallés enfatiza que a nossa criação à imagem de Deus (Gn 1,27) e o sopro divino que nos deu vida (Gn 2,7) nos conferem uma identidade única e inigualável. Segundo o autor, a apreciação de si mesmo é, na verdade, uma forma de adoração ao Criador, pois desvalorizar a obra seria menosprezar o artista (VALLÉS, 2009, p. 18).

A singularidade de cada pessoa é destacada como um elemento essencial da dignidade humana. Nem mesmo gêmeos idênticos são exatamente iguais, o que reforça a importância de valorizar nossas particularidades. A aceitação das próprias características físicas e mentais, incluindo as imperfeições, é essencial para desenvolver uma autoestima saudável (VALLÉS, 2009, p. 19-20).

Vallés critica atitudes que desvalorizam o corpo e a aparência, destacando que o cuidado pessoal deve ser entendido como um gesto de respeito à obra de Deus. O autor cita exemplos históricos e literários, como o Rabi Eleazar Ben Simon, para ilustrar a necessidade de reconhecimento da dignidade humana em sua totalidade, mesmo diante de limitações ou diferenças físicas (VALLÉS, 2009, p. 24-25).

Além disso, o capítulo inclui histórias inspiradoras, como a da Dra. Jerri Nielsen, que lidou com a perda de cabelo durante um tratamento de quimioterapia, mas conseguiu transformar a experiência em um momento de resiliência e superação (VALLÉS, 2009, p. 22-23).

Por fim, o autor conclui que a autoestima está fundamentada na fé e na certeza de que somos obras das mãos de Deus, merecendo cuidado, apreço e respeito tanto de nós mesmos quanto do Criador (Sl 100,3; Is 43,4).

Citações Relevantes:

1. "A autoestima vem a ser adoração do Criador. Virtude das virtudes." (VALLÉS, 2009, p. 18)

2. "Menosprezar a obra é menosprezar o artista." (VALLÉS, 2009, p. 18)

3. "Gostas de ti diante do espelho? [...] Saber olhar nossa própria imagem com naturalidade, com carinho, com alegria e com humor." (VALLÉS, 2009, p. 19)

4. "O descuido e o desleixo na aparência externa podem [...] ser indicação e efeito de falta de apreço de si mesmo." (VALLÉS, 2009, p. 20)

5. "Nós precisamos nos aceitar tal como somos, sempre com o interesse de avançar e melhorar." (VALLÉS, 2009, p. 23)

Comentários:

O capítulo apresenta uma reflexão profunda sobre o valor do ser humano e a relação intrínseca entre autoestima e espiritualidade. A abordagem de Vallés oferece uma visão equilibrada, combinando argumentos teológicos com exemplos cotidianos, tornando o tema acessível e prático. Suas histórias e referências bíblicas enriquecem a narrativa, trazendo um convite claro à aceitação pessoal e ao cuidado do corpo como extensão da dignidade divina.

Palavras-chave:

Autoestima; dignidade; espiritualidade; cuidado pessoal; aceitação; singularidade.

domingo, 24 de novembro de 2024

O Poder da Leitura na Terceira Idade!


A leitura, em qualquer fase da vida, é uma porta para o conhecimento, a reflexão e a emoção. Para aqueles que chegaram à terceira idade, já se aposentaram,  essa prática adquire um valor ainda mais especial: é um remédio para a mente, um exercício para a alma e um convite à conexão com o mundo.

Estudos comprovam que o hábito de ler contribui para a preservação da memória e da atenção, reduzindo os riscos de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Além disso, a leitura promove a inclusão social, o bem-estar e a participação ativa na sociedade. Quem mantém essa prática torna-se mais consciente, empoderado e conectado consigo mesmo e com os outros.

Na terceira idade, a leitura também é uma ponte para a autonomia. Ler diariamente fortalece a capacidade de tomar decisões, desenvolve o autoconhecimento e amplia o respeito pelo próximo. É uma atividade que pode transformar desafios do envelhecimento em oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal. Ao explorar histórias e ideias, nós os idosos encontramos novas formas de enxergar nossas vivências, valorizando-as e ressignificando-as com sabedoria e criatividade.

Por isso, incentivamos você, profissional da educação que já se aposentou ou de qualquer outra área, a resgatar o prazer de ter um livro sempre por perto: na cabeceira da cama, no sofá, na mesa de jantar. Imagine todos os dias antes do café da tarde, você ler ao menos um poema?  Qualquer gênero – poesia, filosofia, autoajuda, literatura ou textos religiosos – é bem-vindo. O importante é mergulhar nas palavras e permitir-se viajar por histórias e pensamentos que ampliam horizontes e geram catarse emocional, movimentando ali seus neurônios.

Vejo na leitura uma fonte constante de renovação e inspiração, especialmente nesta fase crepuscular da vida. Se faz bem para um jovem, imagine para quem já seguiu no tempo e na vida? Caminho serenamente para esse momento, aceitando que o tempo, como um habilidoso compositor de destinos – como tão bem expressou Caetano Veloso em sua canção: Oração ao Tempo –, conduz os nossos netos e filhos para suas próprias jornadas enquanto nos convida a um novo ritmo: mais pausado e mais contemplativo. Nesse compasso mais devagar imposto pela próprias circunstâncias da idade, a leitura pode encontrar espaço privilegiado, não apenas como uma forma de compreender o mundo, mas também de nos reconectar com ele e com nosso próprio lugar, proporcionando autonomia, dignidade e uma profunda apreciação pelas riquezas da existência.  Estou lendo o livro a seguir. Queria ter mais tempo. Este livro tem fácil leitura e tem a proposta de favorecer uma autoconsciência por meio da espiritualidade. Ás vezes volto 3 vezes relendo o mesmo capítulo para fixar e entender melhor alguns conceitos. Sabemos que a experiência religiosa e espiritual apresenta prá gente uma imagem muito linda do ser humano e isto está no teor desta obra. Afinal somos imagem e semelhança do nosso Criador. Esta leitura ajuda a gente a reconhecer o nosso potencial de autoestima, além de fortalecer a nossa autoconsciência.  Bom demais! 


Nesta fase tão contemplativa da vida é que a gente deve poder mesmo. Não acham? Lembro de minha mãe que dizia: "estou idosa, mas não quero ser comandada por filhos". 

Fiz o fichamento dos dois primeiros capítulos dele. Vou encontrar um tempo para fichar os outros também. Estão aqui: 

1-https://www.informativogirassol.blog.br/2024/11/fichamento-do-livro-voce-pode-mais-do.html

2-https://www.informativogirassol.blog.br/2024/11/fichamento-do-1-capitulo-como-vender-um.html

Que tal começar hoje? 📖✨ Você que está vivendo esta fase plena da vida,  fazendo alguma leitura? Que livro?  Responde aí na caixinha dos comentários.

@professordeodatogomes


Fichamento do Livro: Você pode mais do que pensa.Capítulo 2: "Deixe-se Amar!"

Fichamento do Capítulo 2: "Deixe-se Amar!"

Referência Bibliográfica:

VALLÉS, Carlos G. Você pode mais do que pensa. Tradução de Lúcia M. Endlich Orth. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.

Resumo:

O capítulo 2 do livro "Você pode mais do que pensa" aborda a importância do amor próprio como base para a autoestima. O autor argumenta que o amor a si mesmo é um mandamento implícito no primeiro mandamento da Lei de Deus ("Amarás a Deus"), sendo a base para amar o próximo e a Deus.

Vallés destaca que o amor próprio tem sido erroneamente associado a egoísmo e individualismo, levando à falta de ênfase nesse aspecto fundamental do desenvolvimento humano. Ele defende a necessidade de resgatar o conceito de amor próprio e reconhecê-lo como essencial para alcançar a autoestima.

O autor enfatiza que a amizade é o caminho real para a autoestima, pois o amor mútuo e o apoio dos amigos nos fazem sentir amados e valorizados. A amizade genuína nos ajuda a crescer em apreço e afeto por nós mesmos.

Vallés também nos convida a expressar nosso amor pelos amigos, verbalizando-o ou demonstrando-o por meio de ações e palavras de apoio. Ele destaca que o pedido "Reza por mim" pode ser interpretado como uma forma delicada de expressar a necessidade de amor e apoio.

Citações:

"Amar a Deus, ao próximo e a nós mesmos: os três amores vão juntos ou, melhor, são um só amor em suas três dimensões." (VALLÉS, 2009, p. 13)

"A autoestima é mandamento da Lei de Deus." (VALLÉS, 2009, p. 14)

"A genuína amizade é o caminho real para a autoestima." (VALLÉS, 2009, p. 15)

"Deixar-se amar é a arte da vida." (VALLÉS, 2009, p. 15)

"A autoestima não cai do céu, ou melhor, ela vem, sim, do céu, da fé no que somos e da esperança do que podemos ser. Mas não vem só por sua conta, nós temos de desejá-la, procurá-la, merecê-la, consegui-la." (VALLÉS, 2009, p. 15)

Comentários:

O capítulo apresenta uma perspectiva interessante sobre a importância do amor próprio e da amizade na construção da autoestima. O autor utiliza uma linguagem clara e acessível, com exemplos e argumentos que facilitam a compreensão do tema. A obra contribui para a reflexão sobre como cultivar o amor próprio e desenvolver relações saudáveis, que promovam o bem-estar emocional e espiritual.

Palavras-chave: Amor próprio, autoestima, amizade, Deus, mandamento.



sábado, 23 de novembro de 2024

O Girassol e Sua História Cativante


Recebi esta linda reflexão da minha amiga Emília Silva, uma pessoa sensível e que conhece bem a minha paixão pelos girassóis. Naturalmente, sabendo desse meu apreço, ela me enviou essa mensagem carregada de significado. Não resisti e decidi compartilhá-la aqui no meu blog, que, coincidentemente, leva o mesmo nome: Girassol. Confesso que não sabia que presentear girassóis tinha um sentido tão profundo, e imediatamente me lembrei do dia em que recebi, na Escola João Beraldo, um belo bouquet de girassóis trazido pela colega Ana Maria. Eles iluminaram a Secretaria da Escola por dias. Espero que esta reflexão também ilumine vocês! 🌻 
Veja se esta mensagem não faz todo sentido da vida:

"O girassol não é apenas uma flor de beleza extraordinária, mas também carrega consigo uma lenda fascinante que remonta à mitologia grega. Conta-se que a ninfa Clytia se apaixonou perdidamente por Apolo, o deus do Sol. No entanto, seu amor não foi correspondido. Consumida pela dor de um coração partido, Clytia morreu de tristeza e, em sua transformação, tornou-se um girassol.

Desde então, essa flor singular gira incessantemente, seguindo o sol (Apolo) por onde quer que ele vá, como um eterno tributo ao amor que ela nunca pôde alcançar.

Por isso, presentear girassóis tornou-se um símbolo de amor incondicional e lealdade eterna. Mais do que isso, ao oferecer um girassol, você está dizendo: “Você é um sol na minha vida”. É a escolha perfeita para iluminar um dia cinzento, transmitir esperança e encher alguém de alegria."

Deixe que o girassol inspire amor, luz e renovação em sua vida e na de quem você ama! 🌻


Orientações para o Diretor Escolar – PRÉ, DURANTE e PÓS-Aplicações das Avaliações Externas Somativas 2024!

Orientações para o Diretor Escolar – Atividades Pré-Aplicação das Avaliações Externas Somativas 2024

Período de Aplicação: 25 de novembro a 06 de dezembro de 2024

A aplicação das Avaliações Externas Somativas é um processo essencial para a mensuração da qualidade da educação municipal. O papel do Diretor Escolar é estratégico para garantir que o processo ocorra com organização e eficiência. Abaixo seguem as atividades detalhadas e o cronograma das ações para orientar sua atuação:


1. Preparativos Preliminares

a. Divulgação na Comunidade:

  • Informar à comunidade escolar sobre as Avaliações Externas, ressaltando a importância da participação de todos os alunos.
  • Utilizar cartazes, reuniões e comunicados digitais para garantir ampla divulgação.

b. Participação na Capacitação:

  • Participar da capacitação ministrada pelo Secretário Municipal de Educação, caso sua escola oferte o 9º ano.
  • Assinar a Lista de Presença/Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade, conforme orientações do manual.

c. Planejamento de Capacitações Locais:

  • Planejar e realizar a capacitação dos Professores Aplicadores e da Comissão de Acompanhamento, garantindo um número superior ao necessário para cobrir eventuais imprevistos.
  • Utilizar os Manuais de Orientação para capacitar as equipes.

d. Armazenamento dos Materiais:

  • Garantir um local seguro para o armazenamento dos pacotes de testes, em conformidade com as orientações de segurança do manual.

2. Organização das Equipes e Agendamento

a. Definição das Equipes:

  • Montar as equipes que participarão da aplicação dos testes, de acordo com o quantitativo e os critérios descritos abaixo:
EquipeQuantitativoCritérios de Seleção
Professores Aplicadores1 por turma avaliadaProfessor da escola, desde que não seja professor de Língua Portuguesa ou Matemática, nem professor da turma avaliada.
Comissão de Acompanhamento3 pessoas por turnoMembro do Colegiado Escolar ou pessoas da comunidade escolar, indicadas pelo Colegiado.

b. Plano de Distribuição:

  • Criar um plano detalhado de distribuição dos Aplicadores por turma, especificando a alocação de cada aplicador para as salas de aula.
  • Exportar as informações para as planilhas oficiais.

3. Recebimento, Conferência e Distribuição dos Materiais

a. Conferência dos Pacotes de Testes:

  • Ao receber os pacotes de testes, verificar se há materiais suficientes para todas as turmas a serem avaliadas.
  • Checar a quantidade de testes de cada turma, conferindo as etiquetas nos pacotes.

b. Ações em Caso de Insuficiência de Material:

  • Caso a quantidade de testes seja insuficiente, consultar a seção "Situações de Aplicação" no manual para as orientações de reposição.

c. Controle do Material:

  • Preencher a Ficha de Controle do Material – Diretor Escolar conforme as instruções presentes no Manual do Diretor. Essa ficha deve ser preenchida diariamente, garantindo o controle total sobre os materiais recebidos e distribuídos.

4. Durante o Período de Aplicação

  • Acompanhar o Processo: Esteja disponível para resolver eventuais dúvidas ou imprevistos.
  • Garantir a Regularidade: Supervisionar as salas para assegurar que os testes sejam aplicados de acordo com as normas e sem interferências externas.
  • Auxílio às Equipes: Prestar suporte às equipes de aplicação e acompanhamento, caso necessário.

Orientações para o Diretor Escolar – Atividades no Dia (Durante) da Aplicação das Avaliações Externas Somativas 2024

Para garantir a organização e a execução adequada das Avaliações Externas Somativas, é essencial que o Diretor Escolar siga as atividades abaixo detalhadamente, assegurando que tudo ocorra de forma tranquila e eficiente.


1. Atividades no Dia da Aplicação

a. Chegada Antecipada:

  • Compareça à escola com 1 hora de antecedência para organizar todos os preparativos antes do início das avaliações.

b. Providenciar Materiais:

  • Disponibilize materiais básicos para empréstimo aos estudantes, como lápis, borrachas e canetas pretas, (de qualidade).

c. Recepção da Comissão de Acompanhamento:

  • Receba os membros da Comissão de Acompanhamento e entregue-lhes as folhas de instruções e relatórios que deverão ser preenchidos ao longo do processo.

d. Conferência dos Materiais:

  • Confirme se anotou, na Ficha de Controle do Material – Diretor Escolar, a quantidade de Cadernos de Teste conforme a etiqueta dos pacotes. Esta conferência é essencial para evitar divergências.

e. Verificar Presença dos Aplicadores:

  • Confirme o número de Professores Aplicadores presentes e certifique-se de que sejam suficientes para atender às turmas avaliadas.

f. Entrega de Materiais aos Supervisores:

  • Entregue os materiais das Avaliações Externas do 2º e 5º Ano do Ensino Fundamental aos Supervisores de Escola (aplicadores externos).

g. Distribuição dos Pacotes de Teste:

  • Entregue ao Professor Aplicador o pacote de testes correspondente à turma e a lista com os nomes e datas de nascimento dos estudantes.

h. Assinatura do Formulário de Rastreamento:

  • Solicite aos Aplicadores que assinem o Formulário de Rastreamento de Unidade (FRU) para atestar o recebimento dos pacotes.

i. Sincronização do Início do Teste:

  • Certifique-se de que todas as turmas iniciem o teste no mesmo momento, garantindo uniformidade no processo.

j. Monitoramento da Aplicação:

  • Acompanhe e monitore a aplicação, verificando se todos os procedimentos estão sendo seguidos corretamente.

k. Organização de Teste Alternativo:

  • Providenciar teste em outra turma, quando necessário.

l. Suporte aos Aplicadores:

  • Esteja presente durante toda a aplicação para auxiliar os Professores Aplicadores em eventuais dúvidas ou situações inesperadas.

m. Comunicação com a SRE:

  • Relate imediatamente à  Secretaria Municipal de Educação qualquer ocorrência que possa ocorrer:

n. Encaminhe os  Questionários Contextuais:

  • Distribua os logins dos Questionários Contextuais aos professores (conforme as etapas e disciplinas aplicadas) e responda ao Questionário do Diretor.

2. Instruções para o Questionário Contextual

O Questionário Contextual é parte essencial do processo e deve ser preenchido de acordo com as orientações abaixo:

  • Link de Acesso: https://avaliacaoemonitoramentosimave.caeddigital.net/#!/pagina-inicial
  • Etapas Avaliadas:
    • 2º Ano, 5º Ano e 9º Ano do Ensino Fundamental
  • Disciplinas:
    • Língua Portuguesa e Matemática
  • Respondentes:
    • Diretor de Escola
    • 2º e 5º Ano EF: Professor Regente de Turma
    • 9º Ano EF: Professor de Língua Portuguesa e Matemática
  • Usuário e Senha: Login e senha aleatório disponibilizado pelo Diretor de Escola

Resumo Final de Atividades

  1. Chegar com antecedência para organizar e revisar os preparativos.
  2. Conferir a presença de aplicadores e distribuir pacotes de teste e materiais de apoio.
  3. Monitorar e auxiliar durante todo o processo de aplicação.
  4. Garantir uniformidade no início do teste e organização das turmas.
  5. Relatar qualquer ocorrência à Secretaria de Educação imediatamente.
  6. Distribuir e orientar o preenchimento dos Questionários Contextuais, além de preencher o Questionário do Diretor.
  7. e. Usuário e Senha: Login e senha aleatório disponibilizado pelo Diretor de Escola

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Orientações para o Diretor Escolar – Atividades Pós-Aplicação das Avaliações Externas Somativas 2024

Período de Devolução: Após o término da aplicação, devolva o pacote imediatamente à Secretaria Municipal de Educação.

A etapa de devolução dos materiais das Avaliações Externas é tão importante quanto a aplicação, pois garante a integridade dos dados coletados e a segurança do processo. Para facilitar, segue um roteiro detalhado das atividades que o Diretor Escolar deve realizar:


1. Após a Aplicação – Organização e Conferência dos Materiais

a. Recebimento dos Pacotes de Testes pelos Aplicadores:

  1. Verificar lacres: Certifique-se de que todos os pacotes de testes entregues pelos Aplicadores estejam lacrados e inviolados.
  2. Assinatura do Comprovante de Aplicação: Assine o Comprovante de Aplicação, destacado da Ata de Sala, confirmando a devolução do material pelos Aplicadores.
  3. Formulário de Rastreamento de Unidade (FRU): Preencha o campo "Devolução" no Formulário de Rastreamento de Unidade – Via do Diretor Escolar, atestando que os pacotes indicados foram devolvidos pelos Aplicadores.
  4. Ficha de Controle do Material: Complete o preenchimento de todos os campos da Ficha de Controle do Material, conforme as instruções detalhadas no manual do Diretor Escolar.

b. Recebimento dos Malotes do Supervisor de Escola:

  • Receba, imediatamente após a aplicação, os malotes lacrados da Avaliação Externa Somativa – 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, entregues pelo Supervisor de Escola. Certifique-se de que estão devidamente identificados e lacrados.

2. Devolução do Material à Secretaria Municipal de Educação

Após organizar e conferir os materiais, devolva-os juntos à Secretaria Municipal de Educação imediatamente, seguindo os itens abaixo:

Materiais a serem devolvidos:

  1. Caixas de Avaliação:

    • Contendo os pacotes de testes aplicados no 9º ano do Ensino Fundamental e, se aplicável, no 3º ano do Ensino Médio.
  2. Formulário de Rastreamento de Unidade (FRU):

    • Entregar a Via do Diretor Escolar, devidamente preenchida e assinada.
  3. Lista de Presença/Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade:

    • Garantir que todas as listas estejam assinadas por todos os envolvidos.
  4. Relatórios da Comissão de Acompanhamento:

    • Verificar se estão preenchidos, envelopados e lacrados antes da devolução.
  5. Ficha de Controle do Material – Cópia do Diretor Escolar:

    • Devolver uma cópia completa e assinada da Ficha de Controle do Material.
  6. Materiais do 2º e 5º Anos do Ensino Fundamental:

    • Devolver todos os materiais referentes ao 2º e 5º anos EF juntamente com os materiais do 9º ano EF, garantindo a unificação no momento da entrega.

3. Cuidados Finais

  • Organização: Certifique-se de que todos os itens estão organizados por categoria (caixas, formulários, relatórios, listas) para facilitar o recebimento pela Secretaria Municipal de Educação.
  • Prazos: Garanta que a devolução seja realizada dentro do prazo estipulado para evitar atrasos no processo de análise.
  • Contato: Caso surjam dúvidas durante o processo de devolução, entre em contato com a equipe de suporte da Secretaria Municipal de Educação.

Agradecimento Especial

A Secretaria Municipal de Educação agradece profundamente o comprometimento e dedicação de todos os Diretores Escolares e suas equipes neste processo. Seu trabalho é essencial para que o direito de aprendizagem dos estudantes seja garantido e para que possamos avaliar e aprimorar continuamente a qualidade da nossa educação.

Estamos certos de que, com sua liderança e organização, as Avaliações Externas Somativas transcorrerão com excelência.

Fonte: slides utilizados na preparação por Andréa-S.R.E..

Escolha PNLD 2023 – Literário e Pedagógico Anos Iniciais do Ensino Fundamental

FNDE Adia Escolha de Livros Literários do PNLD 2023

Brasília, novembro de 2024 – Em comunicado oficial, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) anunciou o adiamento da escolha das obras literárias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2023 para os anos iniciais do ensino fundamental. A nova data prevista para essa seleção é fevereiro de 2025.

A decisão de postergar a escolha se deu em decorrência de pendências identificadas em algumas obras literárias e a pedido das redes de ensino. O FNDE entende que a escolha de livros é um processo fundamental e deve ser realizado de forma consciente e democrática, considerando o grande volume de obras inscritas (mais de 800) e o período do final do ano, caracterizado por diversas atividades escolares.

Obras Pedagógicas com Prazo Mantido

Diferentemente das obras literárias, a escolha das obras pedagógicas do PNLD 2023 para os anos iniciais do ensino fundamental manterá a data prevista para o início de dezembro. O guia digital com as 8 coleções participantes será disponibilizado na última semana de novembro, permitindo que as escolas avaliem as obras e façam a seleção. É importante ressaltar que cada escola poderá escolher apenas uma coleção.

Próximos Passos

Em breve, mais informações sobre o processo de escolha do PNLD 2023 e a disponibilização do guia digital estarão disponíveis no portal do FNDE.

O que muda com o adiamento?

Obras Literárias: A escolha das obras literárias foi adiada para fevereiro de 2025, visando garantir um processo mais transparente e democrático.

Obras Pedagógicas: O prazo para a escolha das obras pedagógicas permanece inalterado, com o guia digital sendo disponibilizado na última semana de novembro.

Por que o adiamento?

O adiamento da escolha das obras literárias se justifica pela necessidade de solucionar pendências identificadas em algumas obras e pela solicitação das redes de ensino, que consideraram o período do final do ano muito intenso para realizar essa atividade.

O que significa para as escolas?

O adiamento da escolha das obras literárias proporciona mais tempo para que as escolas analisem as obras inscritas e façam uma seleção mais cuidadosa. As obras pedagógicas, por sua vez, terão seu processo de escolha iniciado conforme o previsto.

Onde encontrar mais informações?

Mais informações sobre o processo de escolha do PNLD 2023 e a disponibilização do guia digital estarão disponíveis no portal do FNDE em breve.

Contato:

Para mais informações, entre em contato com o FNDE.

Observação:

Esta notícia foi elaborada com base nas informações fornecidas no informe n. 30/2024 e tem como objetivo informar gestores e supervisores sobre as alterações no cronograma do PNLD 2023.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Cada um tem seu caminho!

"Cada um tem um caminho diferente. E cada um tem seu processo."

Que bela mensagem, não é mesmo, colegas? Ela nos convida a uma profunda reflexão sobre a individualidade de cada aluno e de cada um de nós, educadores. Em nossa jornada na educação,  deparamo-nos com a riqueza da diversidade, com  alunos e professores  trazendo consigo suas próprias histórias,  vivências e ritmos de aprendizagem.

É fundamental  compreendermos que não existe um caminho pronto e acabado na educação.  Assim como na imagem, cada  trajetória é única,  com seus próprios desafios e belezas.  O caminho se faz ao caminhar,  construído passo a passo,  com  esforço,  persistência e  autoconhecimento.

E nós,  professores e gestores,  temos o privilégio de acompanhar  e  orientar  nossos alunos  nessa jornada  tão  singular.  Cabe a nós  oferecer  um ambiente  de aprendizagem  que  respeite  a individualidade,  que  estimule  a curiosidade,  a criatividade e o  protagonismo  de cada um.

Lembremos  sempre que  a  educação  é  um  processo  contínuo  de  autodescoberta,  e que  cada  aluno  é  chamado  a  seguir  seu  próprio  caminho,  guiado  pela  luz  do  conhecimento.

Diante dessa  reflexão,  deixo  uma  pergunta  para  nossa  discussão:  como  podemos,  enquanto  educadores,  criar  um ambiente  de  aprendizagem  que  valorize  a  diversidade  e  promova  o  desenvolvimento  integral  de  cada  aluno?

Compartilhem suas  experiências  e  ideias!

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Curso “Movimente-se: Saúde e Bem-Estar Através da Atividade Física”

Convocação para Inscrição de Alunos no Curso “Movimente-se: Saúde e Bem-Estar Através da Atividade Física”

Prezados(as) Diretores(as),

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), tem o prazer de anunciar o curso "Movimente-se: Saúde e Bem-Estar Através da Atividade Física", uma oportunidade única para nossos alunos explorarem os benefícios da atividade física na melhoria da qualidade de vida.

🗓️ Data: 29 de novembro de 2024

🕗 Horário: 7h às 11h e 13h às 17h

📍 Local: 3º Piso da Biblioteca Municipal

👥 Tamanho da turma: 16 participantes

🎯 Idade mínima: 14 anos

⏳ Carga Horária: 8 horas

O curso abordará temas essenciais como saúde e autoestima, alimentação saudável, hidratação, organização do treino, reeducação postural, musicalidade, entre outros. Trata-se de uma formação completa e prática para adolescentes que desejam melhorar sua qualidade de vida e adquirir hábitos saudáveis.

Solicitamos que cada diretor inscreva os alunos interessados da sua escola utilizando o formulário disponível no link: https://forms.gle/cP27oGyAy3zJkBGz8.

Contamos com o comprometimento de todos para garantir a participação dos alunos e para que eles aproveitem ao máximo essa experiência enriquecedora. Agradecemos pela colaboração e dedicação de sempre!

Deodato Gomes Costa

Secretário Municipal de Educação

CURSOS:Jogos Pedagógicos na Prática: Metodologias Ativas para um Ensino Criativo e Dinâmico

Convocação aos Diretores para Inscrição de seus Professores no Curso “Jogos Pedagógicos na Prática”.

Prezados(as) Diretores(as),

É com grande entusiasmo que a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), anuncia o curso "Jogos Pedagógicos na Prática: Metodologias Ativas para um Ensino Criativo e Dinâmico", que será realizado no dia 28 de novembro de 2024, no 3º Piso da Biblioteca Municipal.

O curso tem como objetivo capacitar os professores para aplicar jogos pedagógicos em sala de aula, promovendo um ensino mais atrativo, lúdico e eficaz. Com carga horária de 8 horas, a formação acontecerá nos períodos de 7h às 11h e 13h às 17h, abordando os seguintes conteúdos programáticos:

 Metodologias Ativas para um Ensino Criativo e Dinâmico

   Vivência Prática da Metodologia

   Criação dos Jogos Pedagógicos

   Aplicação dos Jogos Pedagógicos

Cada diretor(a) deverá inscrever os seus  professores para participarem, utilizando o formulário disponível no link abaixo:https://forms.gle/Y2eJwy2mfuuDpC586. Ressaltamos que as vagas são limitadas a 20 participantes.

Contamos com o empenho de todos para garantir que nossos educadores aproveitem esta excelente oportunidade de formação e aperfeiçoamento. Agradecemos desde já pelo pronto atendimento e pela dedicação constante ao desenvolvimento da educação em nosso município.

Atenciosamente,


Deodato Gomes Costa

Secretário Municipal de Educação

Mindfulness para Professores: Um Caminho para o Bem-Estar e a Serenidade na Educação

Mindfulness para Professores: Bem-estar na Escola e na Vida Pessoal

Introdução:

O mindfulness é uma prática que nos convida a estar presentes no momento, com atenção plena e sem julgamentos, reduzindo a ansiedade e a depressão. Tem suas raízes em tradições contemplativas, mas vem sendo amplamente estudado pela ciência moderna, revelando seus benefícios para a saúde mental, emocional e física.

Por Que o Mindfulness é Essencial para Professores?

A vida de um professor é repleta de desafios e responsabilidades, o que pode levar a altos níveis de estresse. O mindfulness oferece ferramentas para lidar com esses desafios de forma mais equilibrada e consciente, cultivando o bem-estar tanto na escola quanto na vida pessoal.

Benefícios do Mindfulness:

Redução do estresse e da ansiedade: Ao focar no momento presente, o mindfulness ajuda a regular as emoções, diminuindo a ruminação sobre o passado e a preocupação com o futuro.

Melhora da concentração e do foco: A prática da atenção plena fortalece a capacidade de concentração, essencial para o aprendizado e o desempenho profissional.

Aumento da autoconsciência: O mindfulness nos torna mais conscientes de nossos pensamentos, emoções e sensações físicas, promovendo o autoconhecimento e a autorregulação.

Desenvolvimento da resiliência: A prática do mindfulness nos ajuda a lidar com as adversidades de forma mais calma e eficaz, cultivando a resiliência emocional.

Melhora nos relacionamentos interpessoais: Ao cultivar a compaixão e a empatia, o mindfulness contribui para relacionamentos mais saudáveis e harmoniosos.

Gestão de gatilhos mentais: Ajuda a regular gatilhos mentais que disparam o estresse e liberação de cortisol, melhorando a cognição e o desempenho.

Como o Mindfulness Atua no Cérebro:

Amígdala (Cerebral): É importante esclarecer que a amígdala a qual nos referimos aqui é uma estrutura localizada no cérebro, e não as amígdalas que conhecemos na garganta. A amígdala cerebral diminui sua atividade com a prática do mindfulness. Ela é responsável por processar as emoções, reduzindo a reatividade ao estresse e regulando o medo, ansiedade e agressão.

Hipocampo: Aumenta a densidade de neurônios no hipocampo, área associada à memória e ao aprendizado, melhorando as funções cognitivas e a neurogênese.

Córtex Pré-frontal: Fortalece o córtex pré-frontal, responsável pela tomada de decisão consciente, planejamento e autorregulação emocional, ajudando a desligar a reatividade da amígdala.

Incorporando o Mindfulness na Rotina:

Exercícios de Respiração: Dedique alguns minutos diários para observar sua respiração, trazendo a atenção para o momento presente, observando o ar entrando e saindo, a temperatura e o movimento do abdômen.

Meditação Guiada: Experimente meditações guiadas para cultivar a atenção plena e a calma interior, como a meditação da cálida incandescência, combinando bondade e compaixão.

Mindful Eating: Preste atenção aos seus sentidos enquanto se alimenta, apreciando cada sabor e textura.

Caminhada Consciente: Concentre-se nas sensações do seu corpo em contato com o solo, nos sons e nas paisagens ao seu redor.

Pausas Conscientes: Faça pequenas pausas ao longo do dia para se reconectar com o momento presente, observando seus pensamentos e sensações, permitindo-se viver o momento com corpo e mente relaxados.

Manter a Mente de Principiante: Cultive uma mente aberta, sem julgamentos, como a de uma criança, para receber novas experiências e evitar bloqueios.

Conclusão:

O mindfulness é uma prática transformadora que pode auxiliar professores a lidar com os desafios da profissão de forma mais serena e equilibrada, cultivando o bem-estar e a qualidade de vida. Ao integrar o mindfulness em sua rotina, você poderá experienciar seus benefícios em todas as áreas da sua vida, resgatando o prazer de viver e gerenciando o caos do dia a dia.

Recursos Adicionais:

Aplicativos de Meditação: Calm, Headspace, Insight Timer

Livros: "Atenção Plena para Iniciantes" de Jon Kabat-Zinn, "O Poder do Agora" de Eckhart Tolle

Cursos Online: Plataformas como Coursera e Udemy oferecem cursos de mindfulness para iniciantes e praticantes experientes.

Lembre-se:

A prática do mindfulness é um processo contínuo de aprendizado e autodescoberta. Seja paciente consigo mesmo, celebre cada passo dado e permita-se experienciar os benefícios dessa jornada transformadora.

PRÁTICAS PARA O BEM-ESTAR DOS PROFESSORES NA ESCOLA E NA VIDA PESSOAL.

Professores, Transformem seu Bem-Estar com o Mindfulness!

Caro educador, você sabia que pequenas pausas conscientes podem transformar seu dia a dia escolar? O mindfulness é uma ferramenta poderosa que pode te ajudar a encontrar mais calma, felicidade e equilíbrio, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

🎥 Assista ao vídeo e descubra como o mindfulness pode revolucionar sua rotina:

- Reduza o estresse e a ansiedade que surgem nos desafios do cotidiano escolar.  

- Aumente a sua concentração e esteja totalmente presente com seus alunos.  

- Melhore sua gestão emocional, lidando de forma mais serena com situações adversas.  

- Cultive resiliência e torne-se um gestor do caos em vez de ser levado por ele.  

- Descubra um novo nível de bem-estar e felicidade que impactará você e todos ao seu redor.

💡 O que você vai aprender: 

- O que é mindfulness e como ele pode ser facilmente inserido na sua rotina.  

- Os impactos científicos do mindfulness no seu cérebro e corpo.  

- Práticas simples e eficazes para aplicar imediatamente no seu dia a dia.  

🧘 Por que assistir?

Como professor, você merece uma rotina mais leve e significativa. Este vídeo é um convite para embarcar em uma jornada de autoconhecimento e bem-estar que pode transformar não só sua vida, mas também o ambiente escolar.

📢 Compartilhe! 

Convide seus colegas a conhecerem os benefícios do mindfulness. Juntos, podemos construir uma comunidade escolar mais positiva, acolhedora e feliz.

Clique agora e assista ao vídeo! Transforme sua vida e inspire seus alunos com uma presença mais plena e consciente.

Dica: 🎥Assista ao vídeo completo e comece sua transformação hoje!

@professordeodatogomes