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quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

LITURGIA DE DOMINGO-12 DE JANEIRO DE 2025-CNBB

 Batismo do Senhor, Festa, Ano C

0ª Semana do Natal
Leituras:
Is 42,1-4.6-7
Sl 28(29),1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R. 11b)
At 10,34-38
Lc 3,15-16.21-22 (Jesus batizado por João)
PRIMEIRA LEITURA

Eis o meu servo: nele se compraz minh'alma.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 42,1-4.6-7

Assim fala o Senhor:
1
"Eis o meu servo - eu o recebo;
eis o meu eleito - nele se compraz minh'alma;
pus meu espírito sobre ele,
ele promoverá o julgamento das nações.
2
Ele não clama nem levanta a voz,
nem se faz ouvir pelas ruas.
3
Não quebra uma cana rachada
nem apaga um pavio que ainda fumega;
mas promoverá o julgamento para obter a verdade.
4
Não esmorecerá nem se deixará abater,
enquanto não estabelecer a justiça na terra;
os países distantes esperam seus ensinamentos.
6
Eu, o Senhor, te chamei para a justiça 
e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí 
como o centro de aliança do povo, luz das nações,
7
para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, 
livrar do cárcere os que vivem nas trevas".
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial  Sl 28(29),1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R.11b)

R. Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

1a
Filhos de Deus, tributai ao Senhor, *
tributai-lhe a glória e o poder!
2
Dai-lhe a glória devida ao seu nome; *
adorai-o com santo ornamento! R.

3a
Eis a voz do Senhor sobre as águas, *
  c
sua voz sobre as águas imensas!
4
Eis a voz do Senhor com poder! *
Eis a voz do Senhor majestosa. R.

3b
Sua voz no trovão reboando! *
9b
No seu templo os fiéis bradam: "Glória!"
10
É o Senhor que domina os dilúvios, *
o Senhor reinará para sempre! R.

SEGUNDA LEITURA

Foi ungido por Deus com o Espírito Santo.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 10,34-38

Naqueles dias,
34
Pedro tomou a palavra e disse:
"De fato, estou compreendendo
que Deus não faz distinção entre as pessoas.
35
Pelo contrário, ele aceita quem o teme
e pratica a justiça,
qualquer que seja a nação a que pertença.
36
Deus enviou sua palavra aos israelitas
e lhes anunciou a Boa-Nova da paz,
por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.
37
Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia,
a começar pela Galileia, 
depois do batismo pregado por João:
38
como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus
com o Espírito Santo e com poder.
Ele andou por toda a parte, fazendo o bem 
e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio;
porque Deus estava com ele".
Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho  cf. Mc 9,6
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai:
    Eis meu filho muito amado; escutai-o, todos vós!

EVANGELHO

Jesus recebeu o batismo.
E, enquanto rezava, o céu se abriu.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 3,15-16.21-22


Naquele tempo,
15
o povo estava na expectativa
e todos se perguntavam no seu íntimo
se João não seria o Messias.
16
Por isso, João declarou a todos:
"Eu vos batizo com água,
mas virá aquele que é mais forte do que eu.
Eu não sou digno de desamarrar
a correia de suas sandálias.
Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo".
21
Quando todo o povo estava sendo batizado,
Jesus também recebeu o batismo.
E, enquanto rezava, o céu se abriu
22
e o Espírito Santo desceu sobre Jesus
em forma visível, como pomba.
E do céu veio uma voz:
"Tu és o meu Filho amado,
em ti ponho o meu bem-querer".
Palavra da Salvação.

Ou, à escolha:

PRIMEIRA LEITURA

A glória do Senhor se manifestará
e todos os homens a verão.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 40,1-5.9-11
1
Consolai o meu povo, consolai-o!
- diz o vosso Deus.
2
Falai ao coração de Jerusalém
e dizei em alta voz
que sua servidão acabou
e a expiação de suas culpas foi cumprida;
ela recebeu das mãos do Senhor
o dobro por todos os seus pecados.
3
Grita uma voz:
"Preparai no deserto o caminho do Senhor,
aplainai na solidão
a estrada de nosso Deus.
4
Nivelem-se todos os vales,
rebaixem-se todos os montes e colinas;
endireite-se o que é torto
e alisem-se as asperezas:
5
a glória do Senhor então se manifestará,
e todos os homens verão juntamente
o que a boca do Senhor falou".
9
Sobe a um alto monte,
tu, que trazes a Boa-Nova a Sião;
levanta com força a tua voz,
tu, que trazes a Boa-Nova a Jerusalém,
ergue a voz, não temas;
dize às cidades de Judá:
"Eis o vosso Deus,
10
eis que o Senhor Deus vem com poder,
seu braço tudo domina:
eis, com ele, sua conquista,
eis à sua frente a vitória.
11
Como um pastor, ele apascenta o rebanho,
reúne, com a força dos braços, os cordeiros 
e carrega-os ao colo;
ele mesmo tange as ovelhas-mães".
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial  Sl 103(104),1-2.3-4.24-25.27-28.29-30 (R. 1)

R. Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

1
Bendize, ó minha alma, ao Senhor! *
Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande!
2
De majestade e esplendor vos revestis *
e de luz vos envolveis como num manto. R.

3
Estendeis qual uma tenda o firmamento, *
construís vosso palácio sobre as águas;
4
dos ventos fazeis vossos mensageiros, *
do fogo e chama fazeis vossos servidores. R.

24
Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, †
e que sabedoria em todas elas! *
Encheu-se a terra com as vossas criaturas!
25
Eis o mar tão espaçoso e tão imenso, †
no qual se movem seres incontáveis, *
gigantescos animais e pequeninos. R.

27
Todos eles, ó Senhor, de vós esperam *
que a seu tempo vós lhes deis o alimento;
28
vós lhes dais o que comer e eles recolhem, *
vós abris a vossa mão e eles se fartam. R.

29
Se escondeis a vossa face, se apavoram, †
se tirais o seu respiro, eles perecem *
e voltam para o pó de onde vieram;
30
enviais o vosso espírito e renascem *
e da terra toda a face renovais. R.

SEGUNDA LEITURA

Fomos salvos mediante o batismo de regeneração
e renovação do Espírito Santo.

Leitura da Carta de São Paulo a Tito 2,11-14;3,4-7

Caríssimos:
11
A graça de Deus se manifestou
trazendo salvação para todos os homens.
12
Ela nos ensina a abandonar
a impiedade e as paixões mundanas
e a viver neste mundo com equilíbrio,
justiça e piedade,
13
aguardando a feliz esperança
e a manifestação da glória
do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
14
Ele se entregou por nós,
para nos resgatar de toda a maldade
e purificar para si um povo que lhe pertença
e que se dedique a praticar o bem.
3,4
Manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador,
e o seu amor pelos homens:
5
Ele salvou-nos
não por causa dos atos de justiça
que tivéssemos praticado,
mas por sua misericórdia,
quando renascemos e fomos renovados no batismo
pelo Espírito Santo,
6
que ele derramou abundantemente sobre nós
por meio de nosso Salvador Jesus Cristo.
7
Justificados assim, pela sua graça,
nos tornamos na esperança herdeiros da vida eterna.
Palavra do Senhor.


Aclamação ao Evangelho  cf. Lc 3,16
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Virá aquele que é mais forte do que eu.
     Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.

EVANGELHO

Jesus recebeu o batismo.
E, enquanto rezava, o céu se abriu.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 3,15-16.21-22


Naquele tempo,
15
o povo estava na expectativa
e todos se perguntavam no seu íntimo
se João não seria o Messias.
16
Por isso, João declarou a todos:
"Eu vos batizo com água,
mas virá aquele que é mais forte do que eu.
Eu não sou digno de desamarrar
a correia de suas sandálias.
Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo".
21
Quando todo o povo estava sendo batizado,
Jesus também recebeu o batismo.
E, enquanto rezava, o céu se abriu
22
e o Espírito Santo desceu sobre Jesus
em forma visível, como pomba.
E do céu veio uma voz:
"Tu és o meu Filho amado,
em ti ponho o meu bem-querer".
Palavra da Salvação.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

UNCME MG divulga cronograma de atividades para 2025 com foco no fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação

UNCME MG divulga cronograma de atividades para 2025 com foco no fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação

Belo Horizonte, 08 de janeiro de 2025 – A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Minas Gerais (UNCME-MG) divulgou hoje o cronograma de atividades para o ano de 2025. Com foco no fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs), a programação inclui encontros regionais, simpósios, fóruns e formações, além de reuniões periódicas com os coordenadores regionais.

A UNCME-MG, entidade que reúne os conselhos municipais de educação de todo o estado, tem como missão promover a articulação, a troca de experiências e a formação contínua dos conselhos, visando à melhoria da qualidade da educação em Minas Gerais.  A entidade busca fortalecer o papel dos CMEs como instâncias de participação democrática e controle social na gestão educacional.

Destaques da programação:

Reuniões mensais com coordenadores regionais: espaço para diálogo e alinhamento das ações da UNCME-MG em todo o estado.

Encontros regionais: oportunidade para conselheiros de diferentes regiões debaterem temas relevantes e compartilharem experiências. As regiões Metropolitana, Central Mineira, Centro Oeste, Vale do Rio Doce, Sudeste, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Norte de Minas, Noroeste, Sul, Sudoeste, Zona da Mata, Campos das Vertentes, Jequitinhonha e Vale do Mucuri serão contempladas com encontros específicos.

Formação continuada: oferta de cursos e workshops para capacitar os conselheiros municipais, abordando temas como legislação educacional, gestão democrática, financiamento da educação e Plano Municipal de Educação.

Participação em eventos nacionais: a UNCME-MG estará presente em eventos nacionais, como o Simpósio do Distrito Federal, o Fórum Nacional de Presidentes e o Congresso Nacional da UNCME, promovendo a integração e o intercâmbio de conhecimentos entre os conselhos de todo o país.

Informações adicionais:

Para mais informações, entre em contato com a UNCME-MG pelo email uncmemgerais@gmail.com ou pelos telefones (31) 98466-0777 / (31) 98455-8269.

A UNCME-MG reforça o convite para que todos os conselheiros municipais de educação participem ativamente das atividades programadas. A participação nos Conselhos é fundamental para a construção de uma educação pública de qualidade para todos.

Prefeitura de Carlos Chagas nomeia aprovados em concurso público

Prefeitura de Carlos Chagas nomeia aprovados em concurso público

Decreto nº 008/2025 convoca candidatos para posse em cargos do quadro efetivo municipal.

A Prefeitura de Carlos Chagas publicou o Decreto nº 008/2025, que nomeia os candidatos aprovados no Concurso Público 001/2023 para provimento de cargos do quadro efetivo do município. O concurso, promovido pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), foi homologado pelo Decreto nº 172/2024, publicado em 19 de dezembro de 2024.

Os candidatos nomeados devem comparecer à Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura até o dia 15 de janeiro de 2025 para receber o formulário de encaminhamento para o exame médico pré-admissional. A Divisão de Recursos Humanos designará a data da perícia médica.

A posse dos nomeados ocorrerá no dia 7 de fevereiro de 2025, em local a ser informado posteriormente. O não cumprimento dos prazos ou o não comparecimento injustificado implicará na eliminação do candidato.

Relação de documentos para posse:

 02 (duas) fotos 3x4 (recentes e coloridas);

fotocópia do documento de identidade com fotografia, acompanhada do original;

fotocópia do Título de Eleitor com o comprovante de votação na última eleição, acompanhada do original;

fotocópia do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), acompanhada do original;

fotocópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), acompanhada do original (se tiver);

fotocópia de certidão de nascimento ou de casamento;

fotocópia do Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação, para candidatos do sexo masculino, acompanhada do original;

fotocópia do comprovante de residência atualizado, acompanhada do original;

fotocópia da certidão de nascimento dos dependentes - filhos menores de 21 (vinte e um) anos, solteiros, e cartão de vacina dos filhos menores de 05 (cinco) anos;

declaração de que exerceu ou exerce, ou não, outro cargo, emprego ou função pública nos âmbitos federal, estadual e/ou municipal;

declaração de bens atualizada até a data da posse;

Carteira de Trabalho;

cartão de cadastramento no PIS/PASEP;

comprovante de escolaridade mínima exigida para o cargo, nas condições especificadas no Edital 01/2023.

Exames médicos pré-admissionais:

hemograma completo;

contagem de plaquetas;

urina rotina;

 glicemia de jejum;

videolaringoscopia com laudo descritivo, somente para os candidatos à função de Professor;

avaliação psicossocial.

Os candidatos com deficiência inscritos para as vagas reservadas, aprovados e nomeados neste Concurso Público, além de apresentarem o atestado médico especificado no item 6.9 e os exames especificados no item 13.1.3 do Edital, serão convocados para se submeter à perícia para caracterização da deficiência, para avaliação de aptidão física e mental e para avaliação de compatibilidade entre a deficiência do candidato e as atividades inerentes à função para a qual concorre.

domingo, 5 de janeiro de 2025

Antônia Vitória: Celebrando a Vida!

 Antônia Vitória: Celebrando a Vida

O dia 5 de janeiro de 2025 amanheceu com um brilho diferente. Não era apenas os pingos de chuva que cintilava sobre a cidade, era a aura de alegria que emanava da casa, onde familiares e amigos se reuniam para celebrar o aniversário de Antônia Vitória, uma jovem que completava mais um ano vida. 

Lembro-me como se fosse hoje, Antônia, do dia em que você nasceu. Uma pequena sementinha que brotou no jardim da nossa família, um milagre da vida, uma possibilidade em milhões que se concretizou. Acompanhamos cada etapa do seu desenvolvimento, desde a descoberta da sua existência, as dúvidas sobre seus traços, a ansiedade pela sua chegada, até o momento mágico em que você finalmente veio ao mundo, abrindo a porta para uma nova vida, a sua vida.

Registramos cada momento, cada sorriso, cada passo seu em fotografias que hoje documentam a sua história. Uma história escrita com amor, ética e bondade, valores que te acompanham desde o berço e te transformaram nesta jovem incrível que você é hoje.

Hoje, Antônia, você celebra este bonito tempo de uma jornada única. Uma jornada que te levou a trilhar o caminho da medicina, a desbravar os desafios da universidade federal, a construir amizades sólidas e a espalhar a sua luz por onde passa. 

E ao celebrarmos esta data, relembramos também as palavras que te dedicamos quando você completou 2 aninhos: "Que você busque a verdadeira luz, aquela que iluminará por dentro. É esta a luz que te fará perceber o verdadeiro sentido da vida."  E você, minha querida, encontrou essa luz. Ela brilha nos seus olhos, no seu sorriso, na sua compaixão e na sua determinação em fazer a diferença no mundo.

Que este novo ciclo que se inicia seja repleto de realizações, saúde, amor e alegrias. Que você continue trilhando o seu caminho com a mesma garra e bondade que sempre te guiaram. E que a sua felicidade seja sempre maior do que aquela que você nos proporcionou com a sua vinda.

Parabéns, Antônia Vitória! Que a sua vida seja uma canção de amor, como a que cantamos hoje em sua homenagem: "Não quero dinheiro, só quero amar!". 

Que este dia seja um marco de renovação, de gratidão e de esperança. Que você continue a ser essa filha amada, essa amiga querida, essa pessoa iluminada que nos enche de orgulho e nos inspira a cada dia.

Feliz aniversário!

 🎂✨🎉

sábado, 4 de janeiro de 2025

LITURGIA DE DOMINGO 05 DE JANEIRO DE 2025

 Domingo, 5 de Janeiro de 2025

Epifania do Senhor, Solenidade, Ano C
0ª Semana do Natal
Leituras:
Is 60,1-6
Sl 71(72),1-2.7-8.10-11.12-13 (R. cf. 11)
Ef 3,2-3a.5-6
Mt 2,1-12 (Visita dos Magos)
PRIMEIRA LEITURA

Apareceu sobre ti a gloria do Senhor.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 60, 1-6

1
Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, 
porque chegou a tua luz, 
apareceu sobre ti a glória do Senhor.
2
Eis que está a terra envolvida em trevas,
e nuvens escuras cobrem os povos;
mas sobre ti apareceu o Senhor,
e sua glória já se manifesta sobre ti.
3
Os povos caminham à tua luz
e os reis ao clarão de tua aurora.
4
Levanta os olhos ao redor e vê:
todos se reuniram e vieram a ti;
teus filhos vêm chegando de longe
com tuas filhas, carregadas nos braços.
5
Ao vê-los, ficarás radiante,
com o coração vibrando e batendo forte,
pois com eles virão as riquezas de além-mar
e mostrarão o poderio de suas nações;
6
será uma inundação de camelos
e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir;
virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso
e proclamando a glória do Senhor.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial
Sl 71(72),1-2.7-8.10-11.12-13 (R. cf. 11)

R. As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!
1
Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,*
vossa justiça ao descendente da realeza!
2
Com justiça ele governe o vosso povo,*
com equidade ele julgue os vossos pobres. R.
7
Nos seus dias a justiça florirá*
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
8
De mar a mar estenderá o seu domínio,*
e desde o rio até os confins de toda a terra! R.
10
Os reis de Társis e das ilhas hão de vir*
e oferecer-lhe seus presentes e seus dons;
e também os reis de Seba e de Sabá*
hão de trazer-lhe oferendas e tributos.
11
Os reis de toda a terra hão de adorá-lo,*
e todas as nações hão de servi-lo. R.
12
Libertará o indigente que suplica,*
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
13
Terá pena do indigente e do infeliz,*
e a vida dos humildes salvará. R.

SEGUNDA LEITURA

Agora foi-nos revelado
que os pagãos são co-herdeiros das promessas.

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 3,2-3a.5-6

Irmãos:
2
Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito,
3a
e como, por revelação, tive conhecimento do mistério.
5
Este mistério, Deus não o fez conhecer
aos homens das gerações passadas
mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito,
aos seus santos apóstolos e profetas:
6
os pagãos são admitidos à mesma herança,
são membros do mesmo corpo,
são associados à mesma promessa em Jesus Cristo,
por meio do Evangelho.
Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho
cf. Mt 2,2

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Vimos sua estrela no Oriente 
    e viemos adorar o Senhor.

EVANGELHO

Viemos do Oriente adorar o Rei.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 2,1-12
1
Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia,
no tempo do rei Herodes,
eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém,
2
perguntando:
"Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer?
Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".
3
Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado,
assim como toda a cidade de Jerusalém.
4
Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer.
5
Eles responderam: "Em Belém, na Judeia,
pois assim foi escrito pelo profeta:
6
E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum
és a menor entre as principais cidades de Judá,
porque de ti sairá um chefe
que vai ser o pastor de Israel, o meu povo".
7
Então Herodes chamou em segredo os magos
e procurou saber deles cuidadosamente
quando a estrela tinha aparecido.
8
Depois os enviou a Belém, dizendo: 
"Ide e procurai obter informações exatas 
sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo".
9
Depois que ouviram o rei, eles partiram.
E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles,  
até parar sobre o lugar onde estava o menino.
10
Ao verem de novo a estrela,
os magos sentiram uma alegria muito grande.
11
Quando entraram na casa,
viram o menino com Maria, sua mãe.
Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram.
Depois abriram seus cofres
e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
12
Avisados em sonho para não voltarem a Herodes,
retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
Palavra da Salvação.

Por que metas bem definidas fazem a diferença? Objetivos desafiadores são mais motivadores, mas precisam ser atingíveis

 Todo início de ciclo carrega uma mística própria. Viradas de ano, aniversários e outros marcos temporais nos convidam a refletir sobre o passado e a traçar planos para o futuro. Mas, como muitos, comecei 2025 sem escrever minhas metas. Para corrigir isso, decidi explorar o que a ciência diz sobre o poder do planejamento e compartilhar as descobertas.

A Teoria da Fixação de Metas, desenvolvida por Edwin Locke e Gary Latham, serve de guia. Ela demonstra que metas específicas e desafiadoras são significativamente mais eficazes do que intenções vagas. Por exemplo, estabelecer o objetivo de "economizar R$ 5.000 até dezembro" promove mais esforço e persistência do que simplesmente "guardar dinheiro".

Estudos de campo corroboram isso: trabalhadores com metas claras apresentaram desempenho consistentemente superior aos que receberam instruções genéricas, como "faça o seu melhor". Além de resultados práticos, o cumprimento de metas também gera confiança para desafios futuros, criando um ciclo virtuoso de crescimento pessoal e profissional.

Lista de metas para o ano novo

A definição de metas, no entanto, requer equilíbrio. Objetivos desafiadores são mais motivadores, mas precisam ser atingíveis. Metas irrealistas, como "dobrar minha renda em 6 meses", ou sair do sedentarismo para virar rato de academia, frequentemente resultam em frustração e abandono, cenário comum com as resoluções de Ano Novo.

Em contraste, uma meta ambiciosa, mas realista, como fazer caminhadas 3 vezes por semana, gera uma sensação de progresso e realização que alimenta a determinação. Ou seja, nada de bancar o super-herói e achar que vai dar de conta de mudar radicalmente de vida. Ajustes incrementais tendem a funcionar melhor.

No contexto organizacional, metas específicas e alinhadas têm um impacto profundo no desempenho das equipes. Um estudo realizado por Locke e Latham mostrou que grupos com metas coletivas claras superaram significativamente aqueles com objetivos desalinhados. Isso demonstra que o alinhamento entre os esforços individuais e os objetivos do grupo é essencial para criar sinergia e alcançar resultados expressivos.

Assim, metas definidas coletivamente geram maior comprometimento e resultados superiores. Em um experimento clássico, trabalhadores que participaram da criação de seus objetivos tiveram desempenho mais alto do que aqueles que apenas receberam metas impostas. Esse princípio não se limita ao ambiente organizacional: compartilhar metas com amigos ou familiares fortalece laços e aumenta a responsabilidade mútua.

Estabelecer metas é apenas o primeiro passo; o acompanhamento regular é indispensável. Feedback frequente ajuda a identificar desafios, ajustar estratégias e manter a motivação em alta. Revisitar metas mensalmente ou trimestralmente, por exemplo, permite não apenas corrigir o curso, mas também celebrar conquistas parciais, reforçando o compromisso com os objetivos finais.

A Teoria da Fixação de Metas nos ensina que o "como" é tão importante quanto o "o quê". Objetivos bem estruturados devem desafiar nossos limites, refletir nossos valores e ser acompanhados revisões regulares. Usar os ciclos do tempo como aliados para planejar o futuro não é apenas uma questão de organização, mas uma forma de transformar intenções em realizações concretas.

FONTE: Folha de são Paulo

SALMO 139-Linda versão cantada!

Reflexão sobre o Salmo 139.

Há muito tempo escuto o Salmo 139 e assisto a esse vídeo nesta versão magistral traduzida em letra e música por Daniel Lüdtke. Resolvi então compartilhar essa emoção e fé com vocês que vem sempre aqui neste Blog. Esta versão é de uma beleza e grandiosidade indescritíveis, capaz de nos conduzir a uma profunda experiência de encontro com Deus. É exatamente isso que sinto sempre que ouço ou assisto a esse salmo cantado dessa forma por esse cara. Esse salmo é um poema de intimidade divina, onde o salmista contempla o mistério insondável da onisciência, onipresença e onipotência de Deus. Em cada verso, somos convidados a refletir sobre a proximidade e o cuidado pessoal do Criador com a humanidade.  Tem várias versões cantada mas a que mais emociona e toca penso ser esta mesma. 

"Senhor, Tu me sondas e me conheces..."  

Aqui, somos lembrados de que Deus nos conhece plenamente. Ele sonda nossos corações, não de maneira distante, mas com uma ternura que ultrapassa o entendimento humano. Saber que Deus conhece cada movimento, pensamento e palavra antes mesmo que a expressemos pode ser, ao mesmo tempo, um consolo e um chamado à responsabilidade. É um convite à autenticidade diante d’Aquele que nos vê como realmente somos.  

"Esquadrinhas meu andar e o meu deitar; conheces meus caminhos..."

Esse reconhecimento de que Deus conhece até os detalhes mais simples de nossa vida – como sentar, levantar, andar ou deitar – revela que Ele não é apenas um observador passivo. Ele se importa com cada passo que damos. Esse cuidado nos desafia a confiar em Sua orientação, permitindo que Ele guie nossos caminhos para o bem.  

"Pra onde me ausentarei do Teu Espírito? Pra onde fugirei eu da Tua face?"

O salmista revela a impossibilidade de fugir da presença de Deus. Seja nos céus, nas profundezas da terra, ou nas extremidades do mar, Deus está presente. Essa verdade nos consola: mesmo nas circunstâncias mais difíceis, Ele permanece conosco. Sua presença é um farol que ilumina nossos caminhos, um refúgio onde encontramos segurança.  

"Teus olhos me encontraram no ventre ainda informe..."

O salmista aponta para a origem de nossa existência. Fomos formados com propósito e amor, conhecidos antes mesmo de termos forma. Este é um lembrete poderoso de que somos preciosos para Deus, desde o momento em que começamos a existir. Essa realidade nos convida a valorizar a vida em todas as suas etapas e a reconhecer a dignidade de cada ser humano.  

Por fim, o clamor do salmista – "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração..." – ecoa como uma oração de entrega. É um pedido de purificação, de transformação interior. É um apelo para que Deus revele o que há de mal em nós e nos conduza pelo caminho da vida.  

Que essa reflexão nos inspire a abrir nossos corações à sondagem divina, confiando que Ele, com amor, nos molda segundo Sua vontade. Como o salmista, podemos encontrar descanso e propósito em Sua presença constante. Assim, que possamos sempre dizer: "Guia-me, Senhor, e ensina-me a viver nos Teus caminhos."

@professordeodatogomes

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Prefeitura de Carlos Chagas define novo horário de expediente para repartições públicas.

Carlos Chagas, 31 de dezembro de 2024 -  A Prefeitura Municipal de Carlos Chagas publicou hoje o Decreto nº 180/2024, que estabelece o horário de funcionamento das repartições públicas a partir de 02 de janeiro de 2025. O expediente será das 07:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas, retomando o modelo tradicional em dois turnos.

Essa mudança revoga o Decreto nº 175/2023, que determinava o horário ininterrupto das 07:00 às 13:00 horas como medida para conter despesas diante da crise financeira que afetava os municípios brasileiros.

O novo decreto, assinado pelo Prefeito Municipal José Amadeu Nanayoski Tavares, entra em vigor a partir de sua publicação, em 02 de janeiro de 2025. 

A população já pode se programar para o novo horário de atendimento nas repartições públicas municipais.

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

O Professor Narcisista: Quando o Ego Entra na Sala de Aula!

O Professor Narcisista: Quando o Ego Entra na Sala de Aula

A metáfora do iceberg, como vimos, é eficaz para ilustrar o narcisismo. Mas o que acontece quando esse iceberg se encontra na figura do professor? 

Na superfície, o professor narcisista pode exibir charme, cativando seus alunos com sua personalidade "brilhante". Sua extroversão e confiança podem criar uma aura de autoridade e conhecimento. Ele pode até parecer sociável e cuidadoso, demonstrando atenção e preocupação com o progresso dos alunos. Mas, como no iceberg, essa é apenas a ponta visível.

Submersos, encontramos sentimentos de ciúme quando alunos se destacam ou questionam sua autoridade.  A intimidação e humilhação podem ser usadas como ferramentas para manter o controle da sala de aula e afirmar sua superioridade. As mentiras patológicas distorcem a realidade, encobrindo falhas e alimentando a autoimagem grandiosa.

O professor narcisista, em sua destruição de seus parceiros, pode minar a confiança dos alunos, criando um ambiente de competição e medo. A falta de empatia dificulta a compreensão das necessidades e dificuldades dos alunos, tornando a relação professor-aluno superficial e desumanizada.

Viciado em atenção social, o professor narcisista busca constantemente validação e reconhecimento, utilizando a sala de aula como palco para alimentar seu ego. O medo da solidão e a dificuldade em formar amigos de qualidade no ambiente de trabalho podem refletir em um comportamento controlador e manipulador.

No contexto escolar, o narcisismo na figura do professor pode ter impactos sérios no aprendizado e desenvolvimento dos alunos. É preciso estar atento a comportamentos como:

Protagonismo excessivo:  o professor narcisista  tende a  se colocar  como  centro  do  processo  de  ensino-aprendizagem,  desvalorizando  o  papel  do aluno  e  suas  contribuições.

Rigidez e inflexibilidade:  dificuldade  em  adaptar  seu  método  de  ensino  às  necessidades  dos alunos,  insistindo  em  um  único  modelo  "ideal".

Intolerância a críticas:  reage  de  forma  defensiva  e  agressiva  a  questionamentos  ou  sugestões  de  alunos  e  colegas.

Manipulação:  usa  de  táticas  de  manipulação  para  controlar  o  ambiente  escolar  e  manter  sua  posição  de  autoridade.

Falta de reconhecimento do trabalho dos outros:  dificuldade  em  reconhecer  e  valorizar  as  contribuições  de  alunos  e  colegas,  assumindo  o  crédito  pelo  trabalho  dos outros.

É  fundamental  que  a  escola  promova  uma  cultura  de  reflexão  e  autoconhecimento  entre  seus  professores,  incentivando  o  desenvolvimento  da  empatia,  da  colaboração  e  do  respeito  mútuo.  

A  formação continuada  deve  abordar  temas  como:

Inteligência emocional:  desenvolver  a  capacidade  de  reconhecer  e  lidar  com  as  próprias  emoções  e  as  emoções  dos outros.

Comunicação não violenta:  aprender  a  se  comunicar  de  forma  empática  e  assertiva.

Gestão de conflitos:  desenvolver  habilidades  para  lidar  com  conflitos  de  forma  construtiva.

Ética profissional:  refletir  sobre  os  princípios  éticos  que  devem  guiar  a  prática  docente.

É  importante  que  a  escola  crie  canais  de  comunicação  eficazes  para  que  alunos  e  colegas  possam  se  manifestar  em  casos  de  comportamentos  narcisistas,  sem  medo  de  retaliação.  O  suporte  e  acompanhamento  psicológico  devem  ser  oferecidos  ao  professor,  visando  seu  bem-estar  e  desenvolvimento  profissional.

O  narcisismo  no  ambiente  escolar,  seja  no  aluno  ou  no  professor,  é  um  desafio  que  exige  atenção,  reflexão  e  ação.  A  escola  precisa  ser  um  espaço  de  promoção  da  saúde  mental  e  do  desenvolvimento  humano,  e  isso  implica  em  estarmos  atentos  aos  sinais  de  alerta  e  buscarmos  soluções  construtivas  para  lidar  com  o  narcisismo.

Mensagem de Ano Novo da Secretaria de Educação!

 

FICHAMENTO: Um raciocínio absurdo-2-Os muros absurdos!

Referência:

CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Tradução de Ari Roitman e Paulina Watch. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 2019. Disponível em: <file:///C:/Users/Usuario/Desktop/O%20MITO%20DE%20S%C3%8DSIFO-ALBERT%20CAMUS/O%20mito%20de%20Si%CC%81sifo%20-%20Albert%20Camus.pdf>. Acesso em: 30 dez. 2024.

1 – Os muros absurdos

Resumo:

Neste capítulo, Albert Camus explora a experiência do absurdo, definida como o confronto entre o desejo humano por sentido e a irracionalidade do mundo. O autor descreve como o sentimento do absurdo surge de forma súbita e transformadora, quando as rotinas e cenários familiares perdem seu significado. Ele ilustra esse sentimento como um "despertar" que confronta o homem com a densidade estranha do mundo e a inutilidade dos esforços humanos frente à morte. Para Camus, o absurdo não está em nenhum dos elementos separados (o homem ou o mundo), mas na sua interação e confronto.

Citações principais:

1. “O absurdo nasce desse confronto entre o apelo humano e o silêncio irracional do mundo.” (CAMUS, 2019, p. 46).  

2. “Um belo dia, surge o ‘por quê’ e tudo começa a entrar numa lassidão tingida de assombro.” (CAMUS, 2019, p. 47).  

3. “No fundo de toda beleza jaz algo de desumano [...] o mundo nos escapa porque volta a ser ele mesmo.” (CAMUS, 2019, p. 48).

Comentários:

Camus utiliza exemplos cotidianos para evidenciar como o sentimento do absurdo pode emergir em qualquer momento, desde uma rotina repetitiva até uma percepção súbita da densidade do mundo. Ele descreve a busca humana por significado como algo inerentemente frustrado, mas sugere que o reconhecimento do absurdo pode ser um ponto de partida para viver plenamente, em vez de uma conclusão desesperadora.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

FICHAMENTO: Um raciocínio absurdo-1-O absurdo e o suicídio

Referência:

CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Tradução de Ari Roitman e Paulina Watch. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 2019. Disponível em: <file:///C:/Users/Usuario/Desktop/O%20MITO%20DE%20S%C3%8DSIFO-ALBERT%20CAMUS/O%20mito%20de%20Si%CC%81sifo%20-%20Albert%20Camus.pdf>. Acesso em: 30 dez. 2024.

1. O absurdo e o suicídio

Resumo:

Albert Camus estabelece que o suicídio é a questão filosófica mais importante, pois julgar se a vida vale ou não a pena ser vivida é o cerne de toda a filosofia. Ele argumenta que o absurdo surge da desconexão entre o desejo humano de encontrar sentido e o silêncio do universo. Este confronto leva o homem a questionar se deve continuar vivendo ou buscar soluções radicais, como o suicídio. Camus enfatiza que este dilema não deve ser abordado com metafísica ou crenças, mas através da análise do "absurdo" como ponto de partida para uma reflexão existencial. O suicídio é descrito como uma confissão de que a vida perdeu seu valor ou sentido, mas a decisão de viver ou morrer precisa ser avaliada em relação à aceitação ou negação do absurdo.

Citações principais:

1. “Só existe um problema filosófico realmente sério: o suicídio.” (CAMUS, 2019, p. 12)  

2. “Matar-se, em certo sentido, é confessar. Confessar que fomos superados pela vida ou que não a entendemos.” (CAMUS, 2019, p. 15)  

3. “O absurdo nasce desse confronto entre o apelo humano e o silêncio irracional do mundo.” (CAMUS, 2019, p. 18)

Comentários:

Camus apresenta uma abordagem inovadora ao deslocar o absurdo de uma conclusão para um ponto de partida. Sua análise é fundamentada na observação das experiências humanas cotidianas e nos paradoxos da existência. A obra convida o leitor a explorar o significado do absurdo como condição inerente à vida e a considerar se o suicídio é uma solução válida ou uma fuga do confronto com a realidade.

domingo, 29 de dezembro de 2024

Oração de Entrega e Confiança


Oração de Entrega e Confiança 🙏✨ 


Senhor Deus, grande e bom, 🙌  

Diante de Ti derramo meu coração, 💖  

Pequeno e pecador, 😔  

Confiante e sedento de Teu rosto. 🙏✨  


Prepara minha alma para a graça deste momento. 🌟  

Infunde em mim Teu espírito de verdade,  

De riqueza 💎 e de paz. 🕊️  


Que meus olhos se fechem para o mal ❌  

E se abram para o bem ✅  

e para as necessidades de meus irmãos. 🤝💙 

 

Abençoa-nos a todos 🙏 e dá-nos a graça de sermos mais Teus,  

Somente Teus,  

Teus agora e para sempre. ✨🕊️  

Amém. 🙏🙌

RESENDE, Osmar O. de. Orações: para diversas circunstâncias. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
ISBN 85.326.1370-5.