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quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Educação de Carlos Chagas recebe grande investimento para o Povoado de Francisco Sá!

Educação de Carlos Chagas recebe grande investimento para o Povoado de Francisco Sá

Carlos Chagas, 6 de fevereiro de 2025 — A Escola Municipal do Povoado de Francisco Sá comemora uma grande conquista para a comunidade escolar: a destinação de R$ 778.841,00 para a construção de uma quadra poliesportiva coberta. O investimento foi viabilizado pelo Deputado Estadual Gustavo Santana, atendendo a uma solicitação do Prefeito Nanayoski Tavares, que tem demonstrado forte compromisso com o desenvolvimento da educação no município.

A confirmação do recurso veio por meio de ofício oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, datado de 7 de janeiro de 2025, garantindo que a verba será utilizada para beneficiar diretamente os alunos e professores da instituição.

A Escola Municipal de Francisco Sá expressa agradecimento público ao prefeito e ao deputado pelo empenho e dedicação em atender essa demanda tão importante. “Essa conquista maravilhosa trará mais qualidade e incentivo às atividades esportivas e educacionais de nossos estudantes”, destacou a comunidade escolar.

A construção da quadra poliesportiva representa um marco para o distrito, promovendo melhoria na infraestrutura e fortalecendo as atividades físicas e recreativas para os alunos. A gestão municipal reforça que continuará buscando novos investimentos para ampliar as oportunidades e garantir um futuro melhor para a educação de Carlos Chagas.

📢 O FUTURO É AGORA!

Para mais informações sobre os investimentos na educação do município, acompanhe as redes oficiais da Prefeitura de Carlos Chagas.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

O uso do celular nas escolas e a redescoberta do ambiente escolar; uma pequena reflexão!

A imagem retrata um aluno que percebe a beleza da escola como se fosse sua primeira vez ali, encantando-se com as árvores, o parquinho e o amplo espaço do pátio. Entretanto, sua mãe lhe revela que a escola é a mesma, mas a diferença está no fato de que, agora, ele está sem o celular.

Esse quadrinho ilustra de forma lúdica uma realidade cada vez mais presente: a influência do celular na percepção do ambiente escolar. Muitas vezes, os alunos estão tão imersos nas telas que deixam de notar os espaços ao seu redor, os colegas, os professores e até os momentos de lazer. O uso excessivo do celular afasta o estudante da convivência real, do brincar, do aprender com os outros e de explorar o mundo de forma sensorial.

A Lei Nº 15.100, de 13 de janeiro de 2025, que proíbe o uso de celulares nas escolas, vem justamente com o propósito de resgatar essa vivência plena do ambiente escolar. Ao limitar o uso desses dispositivos, busca-se incentivar maior concentração nas aulas, interação social e uma aprendizagem mais significativa.

É um convite para os alunos se reconectarem com a escola de verdade, enxergando-a além da tela, redescobrindo o prazer da convivência, da descoberta e do aprendizado compartilhado. 📚✨

@professordeodatogomes

por Deodato Gomes Costa

A Prefeitura Municipal convoca aprovados no concurso para cerimônia de posse!

A Prefeitura Municipal convoca aprovados no concurso para cerimônia de posse

A Prefeitura Municipal de Carlos Chagas anunciou a cerimônia de posse dos aprovados no concurso público referente à Primeira Lista nº 001/2023. O evento, que oficializa a nomeação dos novos servidores municipais, será realizado na próxima sexta-feira, dia 07 de fevereiro, às 09h, na Câmara Municipal de Carlos Chagas.

De acordo com o decreto nº 008/2025, os convocados foram considerados aptos para assumirem seus respectivos cargos, consolidando assim mais uma etapa importante no fortalecimento do quadro de servidores públicos da cidade. A posse representa um momento significativo tanto para os nomeados quanto para a administração municipal, que reforça o compromisso com a valorização profissional e a melhoria dos serviços oferecidos à população.

A Prefeitura reforça o convite a todos os convocados para que compareçam pontualmente ao local da cerimônia. Esse é um passo essencial na jornada profissional dos novos servidores, que passam a integrar o funcionalismo público municipal e contribuir para o desenvolvimento de Carlos Chagas.

🔹 Data: 07 de fevereiro (sexta-feira)
🔹 Horário: 09h00
🔹 Local: Câmara Municipal de Carlos Chagas

O Prefeito Municipal, Nanayoski Tavares,  parabeniza todos os nomeados e deseja sucesso nessa nova caminhada! 🎉👏

Fala de Deodato na Celebração da Benção da Garganta!...

Queridos colegas, famílias e estudantes presentes nesta Celebração!

É com grande alegria e gratidão que damos início a mais um ano letivo, um novo ciclo de desafios, aprendizados e realizações. Hoje, reunimo-nos aqui diante do altar do Senhor,  não apenas para marcar o início de nossas atividades, mas para reafirmar nossa missão: educar, transformar e inspirar.

Neste momento especial, em que celebramos este novo começo com a Celebração da Palavra de Deus, é impossível não lembrar do maior professor que já passou por esta terra: Jesus Cristo. Mestre da compaixão, da justiça e do amor, Ele ensinou não apenas com palavras, mas com o exemplo. Seus ensinamentos não se limitaram às sinagogas, mas alcançaram os corações, transformando vidas e mostrando o verdadeiro caminho da sabedoria.

Cada um de nós carrega consigo não apenas o conhecimento, mas também a responsabilidade de ser instrumento de transformação na vida de nossos alunos. Assim como Jesus acolheu, guiou e ensinou, somos chamados a ser formadores de sonhos, incentivadores de talentos e luz no caminho do saber.

Sabemos que a jornada da educação não é simples. Exige paciência, dedicação e, acima de tudo, amor pelo que fazemos. Mas também sabemos que cada esforço, cada olhar acolhedor e cada palavra de incentivo podem mudar histórias, abrir portas e construir um futuro melhor. Assim como Cristo nos ensinou a amar e acreditar no potencial de cada ser humano, devemos levar essa missão adiante, acolhendo nossos estudantes com empatia e esperança.

Que este encontro simbolize o espírito de união, colaboração e compromisso que nos guiará ao longo do ano de 2025. Que possamos, juntos, superar desafios, compartilhar conquistas e fortalecer ainda mais nosso propósito de oferecer uma educação de qualidade, humana e significativa.

Que tenhamos sempre em mente as palavras do Mestre:

"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte." (Mt 5,14)

Que sejamos essa luz na vida de nossos alunos, conduzindo-os com sabedoria, fé e amor.

Sejam todos muito bem-vindos ao ano letivo de 2025! Que este ano seja produtivo, enriquecedor e cheio de realizações!

Muito obrigado!

Deodato Gomes Costa

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Educar é voar alto: o ano letivo começou!

     Clique para visualizar todo o álbum de registro do momento. 

O começo do ano letivo tem sempre um sabor especial, um misto de expectativa e renovação. Nossos passos se alinham ao recomeço, e a jornada se refaz, tal qual um livro em branco pronto para ser escrito. E, neste ano de 2025, a educação de Carlos Chagas ganhou um brilho singular com uma abertura repleta de significado e esperança.

A jornada teve início na noite anterior, com a Celebração da Benção das Gargantas na Igreja Católica. Um momento de fé e reflexão, onde educadores se reuniram para fortalecer o corpo e a alma, reconhecendo que a voz do professor é instrumento de ensino e de transformação.

Na manhã seguinte, foi na Câmara Municipal que nos encontramos para dar o pontapé inicial ao ano letivo. O tema, anunciado com maestria pelo diretor e Mestre de Cerimônias Renato Aguilar, ressoou como um chamado para todos os presentes: "Pensar no futuro é educar no presente, pois o futuro é agora".

Ao som do Hino Nacional, a solenidade tomou forma e o início do novo ciclo foi oficialmente marcado. Foi então que tive a honra de compartilhar a primeira palavra. Como Secretário de Educação, exprimi a importância desse recomeço:

"Recomeçar é retomar a mesma estrada que já trilhamos, mas também desenvolver um novo caminhar. O próprio clima de recomeço do ano letivo já é um convite para vivermos nossa missão de outra forma. O ano de 2025 é como um livro de páginas em branco, onde podemos reescrever nossa história com novas perspectivas e novas estratégias. Ninguém pode fazer por nós. Precisamos revitalizar o que um dia se estagnou. No final, o que nos dá sentido é a relação que construímos com nossos alunos."

As palavras ecoaram no coração de cada educador, e a cerimônia seguiu com um momento de louvor conduzido por Paulo Victor e Sofia. A espiritualidade se fez presente e contagiou a todos com a belíssima canção de Fábio de Melo, Nas Asas do Senhor.

Foi nesse instante que uma imagem tomou forma: a de duas crianças conversando. Uma pergunta: "Quem te ensinou a voar?" E a outra responde: "Meus pais". Mas, logo depois, a indagação que define nossa missão: "E quem te ensinou a ir tão alto?" E a resposta é uníssona: "Os professores".

Na sequência, fomos brindados com a palestra do fisioterapeuta Aldo Figueiredo, que nos levou a refletir sobre Práticas de Mindfulness para o Bem-Estar dos Professores na Escola e na Vida Pessoal. Entre ensinamentos e momentos de meditação, aprendemos que "o passado é depressão, o futuro é ansiedade, e o presente é o verdadeiro tesouro a ser vivido". As técnicas de respiração ensinadas se tornaram um alento para todos, lembrando-nos da importância das pausas conscientes e da necessidade de cultivar o bem-estar emocional.

"Inspire a sua mente, acalme o seu corpo e abrace o momento presente", Aldo nos ensinou. Com base na neurociência, explicou que a prática do mindfulness fortalece a memória, reduz o estresse e melhora a tomada de decisões. E, mais importante, nos ajuda a nos reconectar com o verdadeiro sentido da educação.

A repercussão do evento foi imediata. Professores e gestores compartilharam suas impressões:

  • "Foi maravilhoso! Eu estou saindo daqui energizada e renovada."
  • "A abertura do ano letivo nos trouxe reflexão, espiritualidade e uma pausa necessária para nos reconectarmos com nossa missão."
  • "Hoje percebi que educar é, antes de tudo, buscar equilíbrio em nossa própria vida para podermos inspirar os alunos."

Ao final, o Mestre de Cerimônias Renato Aguilar agradeceu a presença de todos e deixou uma mensagem que ressoou como um mantra: "Que 2025 seja repleto de vibrações, dedicação e novos horizontes. O futuro começa hoje, e outros mundos virão."

E assim, ao sairmos daquele salão da câmara, sabíamos que o ano letivo não começava apenas em um calendário, mas também em cada coração que pulsa pela educação. Que venha 2025!

Valeu Fernanda, Viviani, Tim   e toda equipe, a organização supinpa deste nosso momento! E que nossa jornada seja repleta de aprendizado, entusiasmo e transformação.

@professordeodatogomes

Deodato Gomes Costa

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Novo Furgão Reforça a Distribuição da Alimentação Escolar em Carlos Chagas

      A parceria infalivel de Meirinha e Carlinhos garante ítens da alimentação nas escolas agora com              muito mais segurança e qualidade e tempo hábil, para os alimentos e para a dupla. Felizes        demais  estamos.  Clique na imagem para visualizar todo o álbum.

Novo Furgão Reforça a Distribuição da Alimentação Escolar em Carlos Chagas

A Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas conta agora com um importante reforço para garantir a qualidade e a eficiência do Programa de Alimentação Escolar. Já está em operação o novo furgão 0km, veículo que será responsável pelo transporte diário dos produtos alimentícios destinados às 11 escolas municipais da cidade.

A aquisição do automóvel faz parte do compromisso da gestão municipal em modernizar e renovar a frota de veículos que atendem à educação. O prefeito Nanayoski entregou oficialmente o furgão à Secretaria de Educação, destacando a importância do investimento para a logística e o abastecimento das escolas.

"Este veículo é fundamental para garantir a execução eficiente do Programa de Alimentação Escolar, assegurando que os alimentos cheguem em tempo hábil para a preparação das refeições dos nossos alunos", destacou o prefeito.

A necessidade desse reforço na frota se dá, principalmente, pelo grande território do município de Carlos Chagas, que possui mais de 1.200 quilômetros de estradas vicinais. Com o novo veículo, a Secretaria Municipal de Educação poderá realizar as entregas de forma ainda mais ágil e segura, assegurando que os estudantes tenham acesso a uma alimentação de qualidade.

O furgão foi adquirido por meio de recursos viabilizados pelo deputado estadual Gustavo Santana, um grande parceiro do município e responsável por diversas destinações de verbas para Carlos Chagas. A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação expressam profunda gratidão ao deputado pelo apoio contínuo, que possibilita melhorias essenciais para a educação local.

Com mais essa conquista, Carlos Chagas reafirma seu compromisso com a qualidade da educação e o bem-estar dos estudantes, garantindo que a merenda escolar chegue sempre fresca e dentro dos padrões de segurança alimentar. 🚛🥗✨

@professordeodatogomes

domingo, 2 de fevereiro de 2025

Não espere amanhã: a Educação acontece hoje!...

"Não espere elogios para acertar. Não espere visita para as taças usar.Não espere música para dançar. Não espere justiça para perdoar. Não espere ter tempo para orar. Não espere perder para dar valor. Não espere motivos para dar amor. Não espere bênçãos para agradecer. Não espere anoitecer para acordar. Não espere envelhecer para começar… Porque a vida é isso: um suspiro profundo porém curto, quando se vê, a vida passou como um susto. Comece hoje!” Marcela Taís

O poema de Marcela Taís nos convida a viver o presente com plenitude, sem esperar circunstâncias ideais para agir. Na educação, essa mensagem é essencial, pois o aprendizado e a transformação ocorrem no agora. Professores não devem aguardar reconhecimento para ensinar com dedicação, pois cada gesto impacta vidas silenciosamente. Os alunos, por sua vez, precisam valorizar o conhecimento antes que a oportunidade passe, entendendo que cada aula é um passo para o futuro.

A escola, enquanto espaço de humanização, deve ser ativa e inovadora, promovendo a reflexão e o acolhimento. Valores como empatia, gratidão e iniciativa devem permear a rotina escolar, fortalecendo vínculos e potencializando o aprendizado. Assim, a mensagem do poema ressoa na educação: não se deve esperar o momento perfeito para começar, pois o presente é o único tempo que temos para transformar realidades e construir um futuro melhor. ✨📚

Educar com Luz: O Poder da Palavra e da Empatia!

“Se não puder ser mão estendida, não seja pedra no caminho. Se não tiver uma palavra que motiva, não seja a que rebaixa. Se não puder ser braço que acolhe, não seja o que empurra para o abismo. Se não puder ser um ponto de luz que também clareia, não seja escuridão. Se não conseguir elogiar, cuidado com as criticas que ferem. Se não consegue proferir palavras de luz, e nem praticar ações de paz, recolha-se, pois certamente és tu o grande necessitado de prece.”  Veronica Tosta

A mensagem de Veronica Tosta nos convida a uma profunda reflexão sobre nossas atitudes no convívio social e profissional, especialmente na educação. Como pedagogos, temos um papel essencial na formação humana, e isso exige de nós uma postura de empatia, acolhimento e respeito.

Na escola, somos chamados a ser mão estendida, oferecendo apoio aos estudantes que enfrentam desafios acadêmicos e emocionais. Uma palavra de incentivo pode transformar a trajetória de um aluno, enquanto uma crítica destrutiva pode desmotivar e criar barreiras ao aprendizado.

O ambiente educacional deve ser um espaço de luz e esperança, onde educadores inspiram pelo exemplo e promovem a cultura da paz. Se não conseguimos contribuir positivamente, talvez seja o momento de olhar para dentro e reconhecer nossas próprias carências emocionais.

Que possamos ser sempre instrumentos de construção, valorizando cada ser humano e cultivando um ambiente onde todos possam crescer e florescer. 🌱✨

Convite especial aos Professores e Profissionais da Educação!...

                                    Professora Rúbia recebendo a Benção da Garganta em 2024.

Bênção da Garganta: Um Encontro de Fé e Renovação Espiritual

Como acontece todos os anos antes do início do ano letivo, convidamos cada um de vocês para um momento especial de fé e espiritualidade: a Celebração da Bênção da Garganta, que acontecerá no dia 03 de fevereiro de 2025 (segunda-feira), às 19h30, na Igreja de São Sebastião.

Esta celebração será presidida pelo Seminarista Cleilton de Souza Lima, e nela receberemos a proteção e a intercessão de São Brás, o santo protetor da garganta – nosso principal instrumento de trabalho.

Sabemos que a voz é um dos maiores patrimônios do educador e que, ao longo dos anos, muitos de nós enfrentamos desgastes que nos afastam da sala de aula. Por isso, este momento se torna ainda mais significativo: é o encontro entre fé e educação, um instante de fortalecimento espiritual para seguirmos nossa missão com vigor e proteção.

Durante a celebração, será proclamada a tradicional bênção:

“Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém.”

Venham receber essa bênção especial, que começou aqui na nossa Paróquia no ano 2000 com o Pe. Nelito, que visitava Carlos Chagas! Que São Brás nos proteja e nos fortaleça para mais um ano de dedicação ao ensino.

Esperamos por vocês! 🙏✨


Um chamado à Fé: Cleilton rumo ao Diaconato!...

Neste dia 2 de fevereiro de 2025, na singela e acolhedora Igreja Bom Jesus, fomos agraciados com um momento de profunda espiritualidade durante a Celebração da Palavra, presidida pelo seminarista Cleilton de Souza Lima. E, para nossa alegria, fomos surpreendidos com um convite especial, repleto de emoção e significado.

Cleilton, um dos grandes orgulhos de nossa terra, especialmente do Distrito de Presidente Pena, caminha com fé e dedicação rumo ao sacerdócio. Em sua voz serena e firme, ele nos anunciou que, no próximo dia 22 de fevereiro de 2025, às 10h, na Catedral Imaculada Conceição, em Teófilo Otoni, acontecerá sua Ordenação Diaconal, um importante passo na jornada rumo ao ministério presbiteral.

O convite ecoou forte em nossos corações:

“Dai-lhes vós mesmos de comer.” (Mt 14,16)

“Pela graça de Deus e exultantes de alegria, a Diocese de Teófilo Otoni, meus familiares e eu, Cleilton de Souza Lima, convidamos você e sua família para participarem da Celebração Eucarística, na qual, pela oração da Igreja e imposição das mãos do Exmo. Revmo. Dom Messias dos Reis Silveira, serei ordenado Diácono para o serviço do Povo de Deus.”

O chamado à missão ecoa em cada palavra. Cleilton, com sua entrega, nos ensina que servir é um dom divino. Como nos lembra a Escritura: “Administrem fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.” (1 Pedro 4,10)

Seus professores vibram com alegria ao vê-lo nesta caminhada, especialmente a Escola Olga Prates, em Presidente Pena, não é Sônia, que sente um imenso orgulho. Na Celebração da Bom Jesus, Cleilton compartilhou um episódio marcante como aluno da professora Lucília, reforçando como a educação e a fé moldaram seu caminho.

Que possamos testemunhar esse momento tão especial. Obrigado, Senhor, por mais um jovem que se coloca a serviço do Teu Reino! 🙏✨

sábado, 1 de fevereiro de 2025

Governo de Minas Gerais Regulamenta Transporte Escolar para 2025!

Governo de Minas Gerais Regulamenta Transporte Escolar para 2025

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), publicou a Resolução Conjunta SEE/SEGOV Nº 02/2025, que estabelece normas para a transferência de recursos financeiros aos municípios pelo Programa Estadual de Transporte Escolar de Minas Gerais (PTE/MG). O documento regulamenta os procedimentos, critérios de repasse e execução do transporte escolar para o exercício de 2025.

Objetivo e Público-Alvo

O PTE/MG tem como objetivo garantir o transporte escolar aos estudantes da rede estadual que residem em áreas rurais, assegurando acesso e permanência na educação básica, bem como o cumprimento dos 200 dias letivos previstos em lei. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) será responsável por coletar, registrar e atualizar os dados dos alunos beneficiados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) e no Diário Escolar Digital (DED).

Adesão ao Programa

Os municípios que desejam participar do PTE/MG devem possuir um Termo de Adesão vigente. Aqueles que ainda não aderiram têm até 28 de fevereiro de 2025 para formalizar a adesão. Caso a adesão ocorra após esse prazo, o município só terá direito às parcelas futuras do ano letivo, sem receber valores retroativos.

Destinação e Aplicação dos Recursos

Os recursos financeiros repassados pelo Estado deverão ser utilizados exclusivamente para despesas relacionadas ao transporte escolar, como:

  • Manutenção de veículos escolares (reformas, seguros, licenciamento, impostos, pneus, mecânica e aquisição de combustível);
  • Manutenção de embarcações escolares devidamente registradas;
  • Contratação de serviços terceirizados para transporte rodoviário e aquaviário.

A gestão das rotas será feita exclusivamente pelo Sistema Informatizado de Transporte, que a SEE implementará a partir de 2025.

Cálculo e Repasses Financeiros

Os valores serão calculados com base na quilometragem total percorrida pelos veículos escolares e no número de dias letivos. As quatro primeiras parcelas de 2025 (fevereiro a maio) serão calculadas com base nos valores de 2024. Já as seis parcelas subsequentes serão ajustadas conforme os dados registrados no Sistema Informatizado de Transporte.

Transparência e Fiscalização

Para garantir a correta aplicação dos recursos, o Estado exigirá que as despesas sejam prestadas contas através da plataforma Solução BB Gestão Ágil, com a inserção de notas fiscais eletrônicas e documentos comprobatórios das transações realizadas. Além disso, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) será responsável pela fiscalização do cumprimento do programa.

Caso seja constatado o uso indevido dos recursos, a não prestação de contas dentro do prazo ou a interrupção do transporte escolar sem justificativa, o município poderá ter os repasses suspensos.

Monitoramento e Medidas de Controle

Os municípios devem registrar corretamente no sistema os veículos, rotas e estudantes transportados até 30 de abril de 2025. A SEE poderá suspender transferências em casos de irregularidades e acompanhar em tempo real os dados financeiros das contas destinadas ao PTE/MG.

Conclusão

Com a implementação dessas novas regras, o Governo de Minas Gerais busca aprimorar a gestão do transporte escolar e garantir a transparência no uso dos recursos destinados ao deslocamento de estudantes da zona rural. O programa reforça o compromisso com a qualidade e a acessibilidade da educação pública, assegurando que os alunos tenham condições adequadas de transporte para frequentar a escola regularmente. 🚍📚

O prazer sem excessos: Epicuro e a busca pela felicidade!

Epicuro (341 a.C. – 270 a.C.) foi um filósofo grego nascido na ilha de Samos. Aos 18 anos, mudou-se para Atenas, onde fundou sua própria escola filosófica, conhecida como "O Jardim". Diferentemente de outras escolas da época, "O Jardim" aceitava homens, mulheres e escravos, promovendo um ambiente inclusivo. Epicuro é reconhecido por desenvolver o epicurismo, uma filosofia que identifica a felicidade com a busca racional do prazer e a ausência de dor, enfatizando a importância da prudência e da amizade para alcançar uma vida serena. 

O prazer sem excessos: Epicuro e a busca pela felicidade

Resumo

Este artigo explora a concepção epicurista do prazer e sua relação com a busca pela felicidade, enfatizando a moderação e a diferenciação entre os prazeres naturais,  necessários e aqueles supérfluos. Por meio da análise de textos e da tradição filosófica epicurista, argumenta-se que a verdadeira felicidade é alcançada por meio da ataraxia e da apônia, estados que emergem da liberação de medos irracionais e do cuidado consciente com as necessidades básicas.

Introdução

Em um contexto dominado pela cultura do consumo e pela acumulação de bens, a sociedade contemporânea parece ter perdido de vista a essência do prazer, confundindo-o com um hedonismo excessivo e a busca incessante por gratificações imediatas. Epicuro, filósofo da Grécia Antiga, oferece uma perspectiva radicalmente distinta, na qual o prazer não é entendido como um fim em si mesmo medido em quantidade, mas como uma condição de vida fundamentada na moderação, na amizade e na superação dos medos infundados. Este artigo analisa, a partir de uma perspectiva acadêmica, a proposta epicurista e sua relevância na busca pela felicidade no mundo moderno.

O prazer na filosofia epicurista

A distinção entre prazeres

Epicuro distingue entre diferentes tipos de prazeres, classificando-os em naturais e necessários, naturais, mas não necessários e nem naturais nem necessários. Segundo sua doutrina, os prazeres necessários—como a alimentação, o descanso e a companhia sincera—são fundamentais para a sobrevivência e proporcionam uma satisfação genuína e duradoura. Em contraste, os prazeres supérfluos, associados ao luxo e ao excesso, geram ansiedade e vazio, pois dependem de condições externas efêmeras e tendem a conduzir a um ciclo interminável de desejos insatisfeitos.

Essa diferenciação é crucial para compreender a postura epicurista frente ao hedonismo moderno. Enquanto a cultura contemporânea celebra a abundância de estímulos e a gratificação imediata, Epicuro defende uma vida simples e reflexiva, na qual o prazer é medido pela sua qualidade e não pela quantidade.

A ataraxia e a apônia

Dois conceitos fundamentais na filosofia de Epicuro são a ataraxia e a apônia. A ataraxia é definida como a paz mental ou a imperturbabilidade da alma, alcançada por meio da eliminação de medos irracionais—em particular, o temor dos deuses e da morte. Nesse sentido, Epicuro sustenta que temer a morte é uma contradição, pois, enquanto estamos vivos, a morte não faz parte de nossa experiência e, quando ela chega, nós deixamos de existir.

Por outro lado, a apônia refere-se à ausência de dor física, entendida como um estado de bem-estar que permite o pleno desfrute dos prazeres naturais sem cair em excessos que comprometam a saúde. Assim, a combinação de ataraxia e apônia configura a base para uma vida de felicidade autêntica, na qual o prazer é experimentado de forma sustentável e em consonância com a razão.

A relevância do epicurismo no mundo contemporâneo

Crítica ao hedonismo contemporâneo

Na sociedade atual, o conceito de prazer frequentemente se associa ao consumo desenfreado e à acumulação de bens materiais. As estratégias de marketing e as redes sociais contribuem para a criação de um imaginário no qual a felicidade é medida pela quantidade de experiências e posses. Essa visão, segundo Epicuro, conduz a uma satisfação efêmera e, em última instância, à insatisfação.

A filosofia epicurista convida a repensar essa lógica, propondo uma reavaliação dos desejos e das prioridades pessoais. Ao centrar a busca pela felicidade no prazer moderado e na eliminação de medos irracionais, sugere-se que a verdadeira felicidade reside na qualidade das experiências, na profundidade das relações interpessoais e na capacidade de viver de acordo com o essencial.

A prática da filosofia na vida cotidiana

Epicuro fundou uma comunidade conhecida como O Jardim, onde se praticava uma filosofia aplicada que privilegiava a simplicidade, a amizade e o autocuidado. Essa experiência de vida coletiva representa uma alternativa aos modos de vida contemporâneos, marcados pelo individualismo e pela competitividade. No Jardim, a convivência e o compartilhar erguem-se como elementos fundamentais para alcançar a ataraxia e a apônia, permitindo que a felicidade se construa a partir de relações genuínas e de um estilo de vida moderado.

A relevância dessa visão no mundo moderno reside na possibilidade de redescobrir práticas comunitárias e estilos de vida que valorizem o bem-estar interior acima do consumismo. Em um ambiente onde a pressão social empurra constantemente para a aquisição de mais bens, a proposta epicurista é a de simplificar e focar no que realmente nutre o espírito humano.

Conclusão

A proposta de Epicuro, longe de ser um chamado ao prazer desmedido, apresenta-se como um convite a redescobrir a felicidade por meio da moderação, da reflexão e da conexão humana. Em contraste com o hedonismo moderno, que frequentemente conduz a uma busca insaciável por gratificações efêmeras, o epicurismo sustenta que a verdadeira felicidade é alcançada quando se eliminam os medos infundados e se valorizam os prazeres essenciais.

A ataraxia e a apônia, conceitos que encapsulam a paz mental e a ausência de dor, permanecem relevantes na medida em que oferecem um referencial para repensar a relação entre desejo e bem-estar. Assim, em um mundo marcado pelo consumismo e pela aceleração da vida, a filosofia de Epicuro oferece uma alternativa libertadora: viver com intenção, apreciar o simples e cultivar relações profundas como caminhos para uma felicidade duradoura.

Em suma, a obra de Epicuro nos convida a questionar os paradigmas atuais sobre o prazer e a felicidade, propondo uma ética da moderação que, em última análise, pode transformar não só nossa forma de pensar, mas também a maneira como vivemos em sociedade.

Considerando essa perspectiva, como você interpreta a relação entre prazer e virtude na filosofia epicurista? Você acredita que é possível alcançar a felicidade seguindo esses princípios?

FILOSOFIA DESATADA. ¿Placer sin excesos Epicuro y la búsqueda de la felicidad [Vídeo]. YouTube, 1 fev. 2025, 21:09. 29 min 40 seg. Disponível em: https://youtu.be/ZohrkA-Uf0E?si=vFzDaa6x5qrCLpAZ. Acesso em: 01 fev. 2025.

LITURGIA DE DOMINGO-02 DE FEVEREIRO DE 2025

 APRESENTAÇÃO DO SENHOR, Festa, Ano C

4ª Semana do Tempo Comum
Leituras:
Ml 3,1-4
Sl 23(24),7.8.9.10 (R. 10b)
Hb 2,14-18 ou mais breve 2,22-32
Lc 2,22-40
Quando esta festa não cai em domingo, proclama-se uma das duas leituras antes do Evangelho.

PRIMEIRA LEITURA

O Senhor, a quem buscais, virá ao seu Templo.

Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4


Assim diz o Senhor:
1
Eis que envio meu anjo,
e ele há de preparar o caminho para mim;
logo chegará ao seu templo o Dominador,
que tentais encontrar,
e o anjo da aliança, que desejais.
Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos;
2
e quem poderá fazer-lhe frente,
no dia de sua chegada?
E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer?
Ele é como o fogo da forja
e como a barrela dos lavadeiros;
3
e estará a postos,
como para fazer derreter e purificar a prata:
assim ele purificará os filhos de Levi
e os refinará como ouro e como prata,
e eles poderão assim
fazer oferendas justas ao Senhor.
4
Será então aceitável ao Senhor
a oblação de Judá e de Jerusalém,
como nos primeiros tempos e nos anos antigos.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 
Sl 23(24),7.8.9.10 (R. 10b)

R. O Rei da glória é o Senhor onipotente!

7
"Ó portas, levantai vossos frontões! †
Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, *
a fim de que o Rei da glória possa entrar!" R.

8
Dizei-nos: "Quem é este Rei da glória?" †
"É o Senhor, o valoroso, o onipotente, *
o Senhor, o poderoso nas batalhas!" R.

9
"Ó portas, levantai vossos frontões! †
Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, *
a fim de que o Rei da glória possa entrar!" R.

10
Dizei-nos: "Quem é este Rei da glória?" †
"O Rei da glória é o Senhor onipotente, *
o Rei da glória é o Senhor Deus do universo" R.

SEGUNDA LEITURA

Jesus devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos.

Leitura da Carta aos Hebreus 2,14-18


Irmãos:
14
Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue,
também Jesus participou da mesma condição,
para assim destruir, com a sua morte,
aquele que tinha o poder da morte,
isto é, o diabo,
15
e libertar os que, por medo da morte,
estavam a vida toda sujeitos à escravidão.
16
Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos,
mas com a descendência de Abraão.
17
Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos,
para se tornar um sumo sacerdote misericordioso
e digno de confiança nas coisas referentes a Deus,
a fim de expiar os pecados do povo.
18
Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado,
é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.
Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho 
Lc 2,32
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Sois a luz que brilhará para os gentios,
    e para a glória de Israel, o vosso povo.


EVANGELHO (mais longo)

Meus olhos viram a tua salvação.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,22-40

22
Quando se completaram os dias
para a purificação da mãe e do filho,
conforme a Lei de Moisés,
Maria e José levaram Jesus a Jerusalém,
a fim de apresentá-lo ao Senhor.
23
Conforme está escrito na Lei do Senhor:
"Todo primogênito do sexo masculino
deve ser consagrado ao Senhor."
24
Foram também oferecer o sacrifício
- um par de rolas ou dois pombinhos -
como está ordenado na Lei do Senhor.
25
Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão,
o qual era justo e piedoso,
e esperava a consolação do povo de Israel.
O Espírito Santo estava com ele
26
e lhe havia anunciado que não morreria
antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27
Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo.
Quando os pais trouxeram o menino Jesus
para cumprir o que a Lei ordenava,
28
Simeão tomou o menino nos braços 
e bendisse a Deus:
29
"Agora, Senhor, conforme a tua promessa,
podes deixar teu servo partir em paz;
30
porque meus olhos viram a tua salvação,
31
que preparaste diante de todos os povos:
32
luz para iluminar as nações
e glória do teu povo Israel".
33
O pai e a mãe de Jesus estavam admirados
com o que diziam a respeito dele.
34
Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus:
"Este menino vai ser causa
tanto de queda como de reerguimento
para muitos em Israel.
Ele será um sinal de contradição.
35
Assim serão revelados
os pensamentos de muitos corações.
Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma".
36
Havia também uma profetisa, chamada Ana,
filha de Fanuel, da tribo de Aser.
Era de idade muito avançada;
quando jovem, tinha sido casada
e vivera sete anos com o marido.
37
Depois ficara viúva,
e agora já estava com oitenta e quatro anos.
Não saía do Templo,
dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações.
38
Ana chegou nesse momento
e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino
a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
39
Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor,
voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade.
40
O menino crescia e tornava-se forte,
cheio de sabedoria;
e a graça de Deus estava com ele.
Palavra da Salvação.

EVANGELHO (mais breve)

Meus olhos viram a tua salvação.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,22-32

22
Quando se completaram os dias
para a purificação da mãe e do filho,
conforme a Lei de Moisés,
Maria e José levaram Jesus a Jerusalém,
a fim de apresentá-lo ao Senhor.
23
Conforme está escrito na Lei do Senhor:
"Todo primogênito do sexo masculino
deve ser consagrado ao Senhor."
24
Foram também oferecer o sacrifício
- um par de rolas ou dois pombinhos -
como está ordenado na Lei do Senhor.
25
Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão,
o qual era justo e piedoso,
e esperava a consolação do povo de Israel.
O Espírito Santo estava com ele
26
e lhe havia anunciado que não morreria
antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27
Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo.
Quando os pais trouxeram o menino Jesus
para cumprir o que a Lei ordenava,
28
Simeão tomou o menino nos braços 
e bendisse a Deus:
29
"Agora, Senhor, conforme a tua promessa,
podes deixar teu servo partir em paz;
30
porque meus olhos viram a tua salvação,
31
que preparaste diante de todos os povos:
32
luz para iluminar as nações
e glória do teu povo Israel".
Palavra da Salvação.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Carlos Chagas avança na inclusão educacional com o Decreto nº 012/2025!

Carlos Chagas avança na inclusão educacional com o Decreto nº 012/2025

Carlos Chagas deu um importante passo rumo à educação inclusiva com a publicação do Decreto nº 012/2025, regulamentando a autorização para professores de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas (ACLTA) na Rede Municipal de Ensino. Assinado pelo prefeito em 23 de janeiro de 2025, o decreto estabelece diretrizes claras para o atendimento de estudantes com disfunção neuromotora grave, deficiências múltiplas e Transtorno do Espectro Autista (TEA), priorizando o acesso equitativo ao currículo escolar.

O papel do Professor de Apoio (ACLTA)

O ACLTA desempenhará uma função essencial no acompanhamento de estudantes que necessitam de suporte especializado em comunicação alternativa, aumentativa e no uso de tecnologias assistivas. A autorização desse profissional será condicionada à análise de uma justificativa pedagógica elaborada pela equipe escolar, em conjunto com um laudo médico e avaliação da Comissão de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em casos mais complexos, visitas in loco também poderão ser realizadas para garantir a pertinência da contratação.

Critérios e proporções

O decreto detalha os critérios para a concessão do ACLTA, considerando dificuldades específicas de comunicação, linguagem e uso de tecnologias assistivas. A proporção será de um professor para até três estudantes, desde que estejam no mesmo ano escolar e na mesma turma. Exceções podem ser feitas em turmas únicas, assegurando a flexibilidade necessária para atender às demandas locais.

Impacto orçamentário e gestão integrada

As despesas para a implementação do decreto serão cobertas por dotações orçamentárias próprias, refletindo o compromisso da gestão municipal com uma educação inclusiva e de qualidade. Além disso, o documento enfatiza a colaboração entre gestores escolares, equipes pedagógicas e a Comissão de AEE, promovendo uma abordagem integrada e centrada no aluno.

Uma vitória para a educação inclusiva

Este decreto é um marco para a rede municipal de ensino de Carlos Chagas, alinhando-se às diretrizes estabelecidas pelo Decreto nº 064/2023 e consolidando políticas públicas inclusivas. “Com o ACLTA, rompemos barreiras de comunicação e aprendizagem, oferecendo oportunidades reais para que todos os estudantes desenvolvam seu potencial”, destacou um representante da Secretaria Municipal de Educação.

Desafios e perspectivas

A implementação do Decreto nº 012/2025 representa tanto um avanço quanto um desafio, exigindo capacitação contínua de profissionais e adaptações pedagógicas eficazes. Contudo, a iniciativa coloca Carlos Chagas como referência na luta pela equidade educacional, reafirmando o compromisso do município com a inclusão e o desenvolvimento pleno de seus estudantes.

A nova regulamentação já está em vigor, e a expectativa é que comece a transformar a dinâmica das salas de aula nos próximos meses, beneficiando dezenas de crianças e adolescentes que dependem de suporte especializado para conquistar seu espaço no ambiente escolar e na sociedade.

@professordeodatogomes

Práticas de Mindfulness para o Bem-Estar de Professores na Escola e na Vida Pessoal!

Práticas de Mindfulness para o Bem-Estar de Professores na Escola e na Vida Pessoal

"Inspire a sua mente, acalme o seu corpo e abrace o momento presente com a prática do mindfulness."✨

O mindfulness, também conhecido como atenção plena, desponta como uma poderosa ferramenta para profissionais da educação que buscam minimizar o estresse e aprimorar o bem-estar no contexto escolar e pessoal. Esta prática não apenas auxilia na regulação emocional, mas também promove maior produtividade e felicidade, ajudando educadores a lidarem com os desafios do cotidiano de maneira mais equilibrada.

Mindfulness: Um Olhar Científico

Ao contrário de interpretações místicas ou espirituais, o mindfulness, no contexto educacional, está profundamente enraizado em evidências científicas. Estudos em neurociência indicam que esta prática impacta positivamente estruturas cerebrais como a amígdala, o hipocampo e o córtex pré-frontal, todas envolvidas na regulação do estresse e na tomada de decisões.

  1. Amígdala: Esta estrutura é responsável por detectar ameaças e disparar respostas ao estresse, como a liberação de adrenalina e cortisol. No entanto, uma amígdala hiperativada pode causar estresse crônico. O mindfulness reduz a atividade dessa região, diminuindo a intensidade dessas respostas.

  2. Hipocampo: Crucial para a memória e o aprendizado, o hipocampo pode ter sua densidade neuronal reduzida pelo estresse prolongado. A prática regular de mindfulness favorece a neurogênese, aumentando a matéria cinzenta e melhorando a função cognitiva.

  3. Córtex Pré-Frontal: Associado ao planejamento e à autorregulação emocional, este é fortalecido pelo mindfulness, promovendo respostas mais conscientes e menos automáticas ao caos cotidiano.

A Importância da Pausa Consciente

O mindfulness convida os profissionais da educação a adotarem a "pausa consciente" como uma estratégia de autorregulação. Este momento não exige grandes intervalos de tempo – apenas três a cinco minutos diários podem ser suficientes para reduzir significativamente o estresse. Durante a pausa, o foco é direcionado para a respiração e para a experiência presente, evitando julgamentos e interrompendo o ciclo automático de reações ao estresse.

Impactos na Vida Pessoal e Profissional

No contexto escolar, o mindfulness permite aos professores responderem às adversidades com mais clareza e calma, tornando-se gestores do caos em vez de sucumbirem a ele. Na vida pessoal, promove um maior estado de bem-estar, encorajando o indivíduo a viver o momento presente com aceitação e gratidão.

Práticas como a meditação da respiração consciente e a meditação da bondade amorosa são acessíveis e eficazes. Elas ajudam a cultivar entusiasmo, prazer e aceitação – três premissas fundamentais para lidar com os desafios do cotidiano.

Considerações Finais

O mindfulness emerge como uma prática essencial para a educação contemporânea, resgatando a capacidade dos professores de se reconectarem consigo mesmos e com seus alunos de maneira mais significativa. Ao incorporar estas técnicas no dia a dia, os educadores não apenas aprimoram sua qualidade de vida, mas também influenciam positivamente o ambiente escolar como um todo.

Referência Bibliográfica:
DEMARZO, Marcelo; OLIVEIRA, Daniela Rodrigues de; TERZI, Alex Mourão; CAMPAYO, Javier Garcia. Mindfulness para Profissionais de Educação: Práticas para o Bem-Estar no Trabalho e na Vida Pessoal. São Paulo: Editora Senac, 2020.

domingo, 26 de janeiro de 2025

O DECRETO Nº 11-2025, REGULAMENTA AS CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIAS DE 2025.

Prefeitura de Carlos Chagas define critérios para contratação temporária dos profissionais da educação.

Em 23 de janeiro de 2025, a Prefeitura Municipal de Carlos Chagas publicou o Decreto nº 011/2025, que estabelece critérios para a contratação temporária de profissionais da educação. O decreto visa atender às necessidades da Rede Municipal de Ensino para o ano de 2025, abrangendo funções do Quadro de Magistério e do Quadro Administrativo. 

As contratações serão realizadas por meio de editais, que serão publicados no site da prefeitura (www.carloschagas.mg.gov.br). As vagas disponíveis abrangem cargos como Assistente Educacional, Auxiliar de Serviços da Educação Básica (ASB), Especialista da Educação Básica I e II, Professor de Educação Básica Superior (PEB I), Professor de Educação Básica Superior na função de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologia Assistivas (ACLTA) e Professor de Educação Básica Superior (PEB II). 

O processo de seleção dos candidatos ocorrerá entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2025. A prioridade na contratação será dada aos candidatos aprovados no concurso público Edital nº 01/2023 que ainda não foram nomeados. Em seguida, serão considerados os candidatos do cadastro reserva. 

No ato da contratação, os candidatos deverão apresentar documentos como comprovante de habilitação, certidões, documentos pessoais, cópias e originais além exames médicos. Os exames médicos variam de acordo com a função a ser exercida.

O tempo de serviço na Rede Municipal de Ensino de Carlos Chagas foi considerado como critério de classificação, mas deve ser comprovado no ato da contratação. No entanto, o tempo de serviço em cargo efetivo ou utilizado para fins de aposentadoria não será considerado.

O decreto também define as situações em que poderá ocorrer a dispensa do profissional contratado, como redução do número de aulas, retorno do titular do cargo ou desempenho incompatível com a moralidade administrativa. 

O Decreto nº 011/2025 representa um passo importante para a organização e o bom funcionamento da Rede Municipal de Ensino de Carlos Chagas, ao estabelecer critérios claros e transparentes para a contratação temporária de profissionais da educação.