Bullying

sábado, 29 de março de 2014

EU SOU SEU LIVRO, CUIDA BEM DE MIM-Trabalho de sensibilização e preservação ao Livro Didático.


Todos nós temos o papel de educar o nosso aluno quanto ao uso do Livro Didático.Percebemos cada vez mais o descuido por parte dos alunos com este material. Logo, faz-se necessário um trabalho com toda comunidade escolar da E. E. Dr. João Beraldo sobre a importância de usá-lo de forma sustentável, preservando o meio ambiente. Uma folha de um livro didático rasgada representa quanto em árvore retirada da natureza.
   Cada vez mais percebemos a falta de valorização do Livro didático por parte de alguns alunos tornando se urgente o desenvolvimento de uma reflexão, junto aos nossos alunos,  sobre o grande valor educacional que este Bem Público apresenta na educação das novas gerações. O professor conta com este importante instrumento de ensino-aprendizagem que tem papel relevante no processo de contextualização dos conteúdos e na aplicação dos Currículos Básicos Comuns, objetivando construir uma competência leitora e escritora tão necessária ao jovem no mundo de hoje. Nas mochilas, debaixo dos braços e nas bibliotecas das escolas eles estão presentes na vida dos estudantes: o livro didático. Companheiro fundamental da aprendizagem e do conhecimento, portanto merecem nossa atenção e carinho em seu manuseio para que outros colegas também possam usá-lo em bom estado. Estamos entregando os livros aos pais. Confira o cronograma de ações que estamos executando.









Cronograma de Ações:
·         10 a 28 de Março de 2014– Entrega do Livro Didático aos Pais ou Responsáveis e ao aluno, realizada pelas Bibliotecárias- Ilma, Márcia e Edina Rosa,  seguindo rigorosamente as instruções do Diretor. Cada aluno terá sua ficha de recebimento e devolução do livro, assinada pelo Pai ou Responsávelque será arquivadas em pasta específica da turma.
·         Dia 18-03-2014-Dia Escolar do Livro Didático. Fazer Plano de aula com o objetivo de Refletir sobre livro didático.  O Professor preparará aula, alusiva a importância do mesmo. Reflita com os seus alunos: a importância do livro, sua conservação: não rabiscando, não rasgando folhas, não fazendo orelhas, não fazendo anotações e pode se construir combinados do uso do livro e expor na sala. Pode-se discutir a importância de trazê-lo para a aula seguindo o horário de aulas da turma. 
·         24 a 28 de Março de 2014 – Semana do Encapamento -reservada para encapar os Livros-Cada Professor conduzirá esta atividade com os livros da sua disciplina junto às suas turmas, com o apoio da especialista do seu turno.
·         As Especialistas deverão ir as salas entregar o bilhete de convocação dos Pais para vir a escola receber os livros e estimular a presença dos mesmos para este objetivo.
·          Professor trabalhe com os alunosa importância da conservação e devolução do livro didático estimule a expressar em textos, redações, slogans, cartazes, vídeos, charges, paródias o resultado do seu trabalho.
·         Vamos reunir os melhores trabalhos e postá-los no Blog.
·         SEMANA DA RESTAURAÇÃO -de 17 a 21 de Março de 2014. As Bibliotecárias junto com alguns alunos que se oferecerem – localizar livros ainda em vigor (que ainda serão usados no próximo ano) que estejam precarizados para fazer a restauração dos mesmos. Buscar o material necessário junto ao Diretor.
·         SEMANA DA DEVOLUÇÃO – de 24 a 12 de Dezembro -Responsáveis – Bibliotecárias e Professor do Conteúdo com apoio da Especialista do turno. Atividade: Recolher todos os livros e dar baixa na ficha de entrega, solicitando assinatura do aluno ou assinando como recebedora.

·         SEMANA DA AVALIAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICOE DE RESTAURAÇÃO DOS LIVROS DANIFICADOS:  15  a 19 de Setembro de 2014. Professores junto aos alunos, com o apoio das Bibliotecárias e Especialistas. Ao encontrar livros danificados (estando ainda em vigor para uso em 2015)os mesmos serão encaminhados para restauração para equipe formada por  Bibliotecárias e alunos. 



Nenhum comentário: