Bullying

domingo, 4 de maio de 2014

Copa na escola João Beraldo!

Copa na escola João Beraldo  
             Escola João Beraldo entra em campo e usa atividades pedagógicas para trabalhar o Campeonato
Mundial de futebol com os seus alunos. A menos de 40 dias da Copa do Mundo no Brasil, a Escola Estadual Dr. João Beraldo dá o pontapé inicial em Projeto que envolve a temática esportiva.  Com a habilidade dos craques, alunos e professores realizam  pesquisas sobre  os países que participarão do Mundial. Tem também programado um Campeonato interno antes do início das férias, que já está sendo organizado.  Professores estão colocando a educação nesta escola no ritmo da Copa e fazendo valer o slogam: Escola João Beraldo e Brasil, juntos num só ritmo! Vibrar... Torcer... e aprender!
     Se os melhores jogadores do mundo competirão nos estádios brasileiros, alunos e alunas da nossa escola também sempre demonstraram  talento na quadra.  Estamos organizando o nosso próprio campeonato nos mesmos moldes do campeonato mundial,  COPA JOÃO BERALDO, com direito a equipes formadas por cada sala. Cada turma-sala forma sua equipe, compete dentro do seu turno e depois eventualmente pode enfrentar o vencedor de outro turno. É uma idéia, entre tantas.  Podemos começar a competição antes das férias e deixar a grande final para quando os alunos voltarem  para as aulas do segundo semestre, será a grande final. Que tal?
      Toda a magia  que envolve a temática está sendo usada para incentivar a aprendizagem. Em sala de aula, os alunos conhecem um pouco mais sobre o mascote da Copa no Brasil, faz discussões sociológicas sobre o futebol enquanto esporte que constroi a identidade o Brasil. Os países que participarão da Copa,  são temas de estudos das aulas de História e Geografia. A partir do momento em que o professor leva a temática para a sala, dá a oportunidade aos alunos de pesquisar e saber a história, taxa de analfabetismo, mortalidade, relevo, economia, tipos de solo, e aí quando forem assistir os jogos tem já  uma visão diferente que confere muito significado àquele momento.  Faz diferença um aluno assistir um jogo da Croácia por exemplo  já sabendo  que é um país rico e que tem um dos parques naturais mais preservados do mundo, bem como saber que o turismo e a economia na Croácia são muito importantes. Cada professor tem muito para fazer na sua área. Outros temas: dopping, que pode ser explorado em Biologia e as bandeiras dos países participantes que podem ser produzidas no conteúdo de arte.
     Vamos todos nos envolver, João Beraldo e Brasil juntos no mesmo ritmo, pois a Copa do Mundo 2014 será realizada entre os dias 12 de junho e 13 de julho, mas é preciso fazer um jogo rápido, antes das férias. Ao todo seleções de 32 países participarão da competição. Os jogos serão realizados em 12 cidades-sede.
         Nossa equipe de Handebol, com toda maturidade e vontade de jogar foi medalha de prata na Microregional do JEMG-2014. É uma geração que vai encerrando seu tempo de Jogos Escolares e de escola, vez que em sua maioria são alunos do 3º ano. Outros Eros, Gustavos, Sávios, João Victor, Ricardo, Caio virão com força total para continuidade da história do handebol na nossa escola. Aproveitamos para lembrar aqui quem começou junto com esta equipe Gabriel Viana, Xande e foram fazer outras jogadas em outros escolas. Esta história linda de companheirismo, luta e determinação está gravado no coração destes jovens. 
         E você colega professor o que você já fez para incorporar esta temática às suas aulas? Estamos fazendo um banco de atividades, procure nos e cadastre a sua criação. 
                                                                                               Por Deodato Gomes Costa


Nenhum comentário: