CAMPANHA CONTRA O BULLYING

domingo, 10 de novembro de 2019

A bióloga Janaína Mendonça, deixou prá gente uma lista de 06 atitudes que podemos cumprir no nosso dia a dia como forma de ajudar na preservação do nosso Rio. Ela destacou e chamou muito a atenção para o 6º ponto da sua lista. Veja qual é.


1. evitar o desperdício;
2. manejar os resíduos adequadamente;
3. se informe e informe outras pessoas sobre a importância da água (educação ambiental);
4. no meio rural manter práticas de conservação do solo e água (florestas, barraginhas, curvas de nível, integração lavoura, pecuária e floresta);
5. participar do comitê de bacias hidrográficas e de projetos e ações ambientais;
6. votar em políticos que cuidam das águas e cobrar políticas e ações. 


     Janaína Mendonça, em sua palestra na Cooperativa,  deixa 6        atitudes para serem assumidas diante do nosso Rio Mucuri.

Comentando a 1ª  e a 6ª atitude:


Comentando a 1ª atitude - Vamos pensar em quanta água realmente é desperdiçada quando tomamos banhos muito demorados ou quando deixamos um vazamento em nossa casa por dias? Através de atitudes simples podemos evitar o desperdício, como a redução do tempo de banho, o aproveitamento da água da chuva, a reutilização da água da máquina de lavar e a lavagem de carro utilizando baldes com água em vez de mangueiras. É difícil mas não é impossível.

Comentando a 6ª atitude:
Como ela enfatizou, 2020 é ano de Eleições Municipais se a gente realmente se importa com o meio ambiente(rio mucuri), saúde, educação e acha que o candidato deve priorizá-los, devemos  fazer uma boa escolha, desde aquele que será o Prefeito até mesmo os vereadores. Quanto custa um plano de reflorestamento das margens do Rio Mucuri? Ainda não vimos nenhum candidato de nossa cidade levantar efetivamente esta bandeira. A proposta é de estabelecermos o compromisso com estes três temas: saúde, educação e meio ambiente e tomá-los como critério para escolhermos o vereador e o prefeito. 


Pneus no Rio Mucuri (foto feita da ponte da cooperativa pelos estudantes da João Beraldo)

                                                               Por Deodato Gomes

6 comentários:

Jubileeu disse...

muito interessante a postagem do nosso querido direto,está de parabéns pelas as atitudes que influencia os alunos tanto da nossa escola como de outras.Essa iniciativa foi muito boa e um bom começo para uma grande mudança no nosso planeta.

Anônimo disse...

Foi muito legal nós irmos participar daquele seminário muito bom saber que tem muitas pessoas que se importam com o meio ambiente em nossa cidade pois a situação dos nossos rios não está muito legal tem muito lixo e até pneus no rio e também esgotos que caem no rio então eu gostei por eles se importarem com os rios da nossa cidade porque sem água agente não vive devemos cuidar por que nós dependemos dele.

Anônimo disse...

Eu acho certo, principalmente no ponto dos políticos que devem ter responsabilidade com nossos rios, e lugares onde tem que ter cuidados pois são lugares importantes para a população de Carlos Chagas... Um dos mais importantes são nossos rios Urucu e mucuri pois é de onde vem toda energia da nossa cidade, e sem a água nossa população iria ter diversas dificuldades de todos os jeitos!! Kaike Alves 2 ano B matutino

Anônimo disse...

água é o principal recurso do planeta. Preservá-la significa garantir a manutenção da vida! Entre os principais usos da água estão: abastecimento público, saneamento, agricultura, pecuária, geração de energia, recreação e comercial.2B

Anônimo disse...

SOU ALUNO DA ESCOLA JOAO BERALDO E ADIMIRO ESSE TRABALHO DA ESCOLA NA PRESERVACAO DO NOSSO ANBIENTE

Anônimo disse...

Eu acho certo, pricipalmente nos lugares onde tem que ter cuidado e muito responsabilidade da nossa população que sao lugares importantes para nossa cidade carlos chagas, e o nossos rios tbm são importante como o rio urucu, mucuri.. kleber 2anoB