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quarta-feira, 24 de julho de 2024

ESTAÇÃO DE URUCU-Carlos Chagas


Resolvemos falar sobre a Estação de Urucu - Carlos Chagas, mesmo o vídeo não estando relacionada à mesma. 

A colônia militar de Urucu, criada em 1854 para proteger os trabalhadores da companhia do Mucuri, foi o ponto de partida para a colonização do município de Carlos Chagas. O povoamento da colônia se deu com a chegada de grandes levas de colonos estrangeiros, incluindo belgas, holandeses, alemães e portugueses. Enfrentando todas as dificuldades e perigos da selva, índios hostis, animais selvagens e doenças, esses heróicos aventureiros de pele clara e olhos azuis construíram, nos rincões das selvas do nordeste mineiro, uma nova pátria. Eles progrediram e formaram uma nova raça, que ainda hoje integra a formação étnica desde as margens do Jequitinhonha até a passagem do Mucuri, na divisa com a Bahia.

Apenas cinco anos após a sua fundação, a colônia estava em franco progresso. A estrada Santa Clara-Filadélfia passava pela colônia, tornando-a um ponto de parada obrigatório, com um movimento intenso. Novas famílias fixavam-se no local, e novas construções surgiam. Depois de Filadélfia, era o lugar mais promissor de toda a região, com um desenvolvimento notável. A agricultura era próspera, com a produção de café e cereais em quantidade apreciável. Os colonos adquiriam bons recursos, e as propriedades, caprichosamente cuidadas, ofereciam um aspecto agradável aos viajantes de passagem para Filadélfia.

Um acontecimento trouxe muita alegria para toda a região, mas foi bastante funesto para o progresso da colônia militar de Urucu: a construção da Estrada de Ferro Bahia-Minas. No início, a colônia se tornou um celeiro privilegiado para o fornecimento de mantimentos ao pessoal da estrada de ferro, que passava a seis léguas da colônia. No entanto, com a conclusão da ferrovia, todo o movimento da estrada Santa Clara desapareceu. O desânimo tomou conta de todos: comerciantes, prestadores de serviço e pensões. Até o escoamento da produção agrícola tornou-se difícil. Muitas famílias mudaram-se para próximo da ferrovia, aumentando ou criando novas povoações, e a colônia entrou em decadência.

A colônia militar de Urucu, que tem a primazia de ter sido o núcleo inicial da colonização do município de Carlos Chagas, teve seu declínio culminado em 7 de setembro de 1923, quando a lei estadual nº 843 transferiu a sede para a estação ferroviária do Urucu. Aquele modesto distrito de Urucu, que desde 1878 pertencia ao município de Teófilo Otoni e dependia da próspera colônia, experimentou um surto de desenvolvimento com a instalação da estação ferroviária e o aumento rápido de sua população. Com a facilidade de comunicação e transporte para a Bahia e Teófilo Otoni, novas levas de migrantes baianos e árabes expandiram seu comércio. Os primitivos colonos desenvolveram com qualidade a atividade pecuária, ganhando a alcunha de "Capital do Boi".

Em 1938, Urucu foi desmembrado do município de Teófilo Otoni para tornar-se um novo município com o nome de Carlos Chagas, em homenagem ao célebre cientista. Durante muitos anos, até a extinção da ferrovia, a prosperidade, o trabalho e a riqueza marcaram aquela comunidade, que ainda hoje lamenta a destruição da estrada de ferro, base inicial da cidade. Infelizmente, nada resta de lembranças: seu patrimônio foi doado, vendido, e a estação demolida. Hoje, Carlos Chagas ainda reluz bonita e organizada, mas a memória da estação de Urucu permanece como uma parte importante da sua história.

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