Bullying

sábado, 19 de outubro de 2024

VAMOS CELEBRAR O DIA DO PROFESSOR!


 A primeira professora que me vem à mente é a Tia Gabi, que, com carinho e dedicação, nos ensinava as maravilhas (e os desafios!) da matemática no quarto ano do Ensino Fundamental. Tia Gabi nos tratava com muito carinho e atenção. Eu gostava especialmente de suas aulas de matemática. Foi com ela que aprendi a preencher cheque, habilidade obsoleta, mas que três décadas depois ainda me lembro. Ela é a primeira, mas na minha trajetória muitos foram os mestres que deixaram marcas na minha trajetória. Muitas foram positivas e influenciaram minhas escolhas profissionais, outras foram negativas, com experiências que prefiro não relembrar.

No dia 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor, momento em que mensagens inundaram as redes sociais. A docência é uma profissão com impacto profundo na educação dos indivíduos e na sociedade. No entanto, essa profissão, muitas vezes vista como vocação altruísta, ainda passa por desafios estruturais para ser reconhecida como profissão, não heroísmo.

A baixa atratividade da carreira é um desses desafios. Na última década, dobrou o percentual de estudantes aprovados para formação docente na modalidade a distância (EaD). Tal cenário exige um trabalho para aprofundar problemas já existentes. A modalidade compromete a qualidade da preparação docente, pois, sem importar a geração em sala de aula, o ensino superior se não está sendo forjados profissionais capazes de cobrir a produção de novos professores. Vamos enfrentar o desafio de novas diretrizes curriculares para pedagogia e licenciaturas. A solução não se limita em flexibilizar a carga horária dos professores. Instituições que apostaram exclusivamente no modelo a distância criticam a decisão, alegando que pode gerar o emprego de profissionais.

Mas a qualidade do ensino não está relacionada apenas à baixa atratividade da carreira e ao excesso de cursos, que chega a 70%, e sim à falta de vagas. Apenas um terço dos licenciados realmente se inserem no currículo docente. O nó da questão não está na quantidade de formandos, mas na falta de profissionais qualificados e motivados a permanecerem na profissão.

A formação de professores exige um equilíbrio entre teoria e prática, o que dificilmente se alcança em cursos predominantemente a distância. Por mais complexa que seja a missão de formar docentes, a prática supervisionada e a vivência em sala de aula são indispensáveis.

Ao garantir que pelo menos 20% da carga horária seja presencial, o MEC busca melhorar a qualidade da formação e aproximar a preparação dos futuros professores das demandas reais do ensino básico. A ação do MEC é um passo importante, mas não suficiente. A solução para o apagão de professores qualificados passa por uma transformação estrutural na carreira docente, que precisa ir além de limitar vagas. É necessário criar um ambiente que atraia, prepare e mantenha os melhores talentos na sala de aula.

Afinal, com professores preparados e valorizados, não há futuro para a nação. A valorização tem de ir além do post na rede social para que todas as professoras e professores deixem marcas positivas em seus alunos.

A Força da Imaginação: a eternidade nas palavras de Yandra!

 


Hoje 19-10-2024 (sábado), Lísia acordou com o coração tomado pela saudade. Em uma rede social, expressou o quanto sente a falta de sua querida irmã Yandra, que completaria 50 anos. "O céu está em festa", escreveu, em meio à emoção de relembrar os momentos que compartilharam a vida de irmãs. Yandra, um coração sensível e criativo, deixou sua marca na vida de Lísia,  de toda a sua família, mas também algumas palavras, eternizadas no poema, "É preciso Imaginar",  que escreveu em 1988.

Alguns contatos tive com este poema e sempre refleti sobre o mesmo. Se não me lembro estava impresso na Missa de 7º Dia.  Neste poema Yandra foi capaz de transformar o simples em mágico, o cotidiano em poesia. No seu poema, "É Preciso Imaginar", ela nos convida a olhar o mundo, as coisas e a vida para além do óbvio, a ver o sol que "nasce quente" e os "coqueiros no deserto". Ela fala de um mundo em que a imaginação é o caminho para entender a vida, onde até o inimaginável tem o dever de ser imaginado. Pense que coisa incrível gente!...

Ao interpretar essas palavras, percebo que Yandra nos ensina sobre a força da inspiração criativa e da esperança. Ela nos lembra que a imaginação não é apenas um refúgio, mas um meio de criar nossos próprios caminhos, de inventar novas possibilidades e, quem sabe, encontrar a paz eterna que tanto buscamos. A paz que ela mesma encontrou no céu e que somos desafiados a construir aqui nesse nosso conflituoso planeta terra, mas começando bem da onde a gente vive.  Yandra, com sua poesia, permanece viva em cada verso desse poema e na saudade que Lísia e sua família carrega eternamente em seus corações.
Vamos compartilhar o poema da Yandra com nossos amigos e familiares e deixar-nos inspirar pela magia da imaginação!

Reflexão: a importância das imagens e santos na Fé Católica de acordo com o Pe. Gaspar Pelegrini.

Reflexão: A Importância das Imagens e Santos na Fé Católica

Padre Gaspar Pelegrini apresentou uma explicação profunda e cheia de sabedoria sobre um tema recorrente: a veneração das imagens e a intercessão dos santos na Igreja Católica. Durante o Terço Mariano, uma fiel chamada Cláudia, de outra denominação cristã, questionou o uso de imagens na liturgia católica e citou passagens bíblicas, como Êxodo 20 e Salmo 115, que mencionam a proibição da idolatria.

Padre Gaspar começou expressando sua gratidão pela participação de Cláudia e destacou que o diálogo é essencial para o entendimento mútuo entre diferentes crenças. Ele explicou que a Igreja Católica não prega a adoração de imagens, mas sim a veneração de representações que ajudam os fiéis a se aproximarem de Deus. Para ilustrar, ele comparou a veneração de uma imagem de santo à forma como guardamos fotos de entes queridos — elas não substituem a pessoa, mas nos ajudam a recordar e honrar sua memória.

Em resposta ao questionamento sobre as imagens, o padre mencionou que o próprio Deus, em momentos como na construção da Arca da Aliança e na criação da serpente de bronze no deserto, usou imagens como símbolos com propósitos específicos. Ele enfatizou que o problema não está nas imagens em si, mas na idolatria, que ocorre quando se dá a essas representações o lugar que é exclusivo de Deus.

Além disso, ele falou sobre a intercessão dos santos, explicando que, assim como pedimos a nossos irmãos para orar por nós, também pedimos a intercessão daqueles que já estão na presença de Deus. Para a fé católica, os santos são amigos de Deus e, por isso, podem orar por nós e nos ajudar em nossa caminhada espiritual.

O padre finalizou convidando Cláudia a continuar participando do momento de oração, afirmando que o respeito e o amor pelo próximo são valores essenciais em qualquer fé. Ele também ressaltou que a catequese é um processo contínuo e que há sempre algo novo a aprender e aprofundar na Palavra de Deus.

@professordeodatogomes

Aqui está toda a fala do Padre Gaspar.

Massacre de Heliópolis:assassino era calado e retraído, diz professor.

Massacre de Heliópolis: assassino era calado e retraído, diz professor

Professor de autor de massacre em escola conversou com o Portal A TARDE


estudante que matou três colegas e tirou a própria vida no Colégio Municipal Dom Pedro I, na cidade de Heliópolis, interior da Bahia, era um aluno calado, retraído, introspectivo e não gostava muito de socializar, segundo o professor da turma, José Magnoélio Silva.

Em entrevista ao Portal A TARDE, o docente falou sobre o perfil de Samuel Santana Andrade, de 14 anos. Apesar de não saber o que pode ter motivado a ação do jovem, o professor de matemática contou que sempre percebeu o afastamento do adolescente do restante da turma.

"Ele sempre foi muito calado, não gostava muito de conversar e nem de se apresentar em público. Em dias de prova ou apresentação em público, ele demonstrava nervosismo e dificuldade para se expressar. Apesar disso, ele nunca demonstrou qualquer perfil agressivo. Na verdade, era mais tranquilo, na dele, e gostava de ficar mais no mundo digital, no celular, no computador", contou.

Questionado sobre a relação de Samuel com os outros três adolescentes, o professor nunca percebeu "nada demais". Ele conta que eles sentavam afastados, apenas os três eram bem próximos.

"Jonathan, Adriele e Fernanda eram bem amigos. Sempre sentavam juntos na sala e tinham as melhores notas, eram alunos destaque. Já o Samuel, sentava mais distante, falava pouco, era mais difícil conseguir extrair muita coisa dele. Apesar disso, ele nunca foi um aluno ruim. Não era o melhor, mas também não era o que tinha as piores notas. Ele andava na média".

A reportagem conversou com moradores da região e vizinhos dos adolescentes, no entanto, diversas versões foram contadas sobre a possível motivação do estudante, como bullyng, namoro e ciumes. Questionado sobre essas possibilidades, José Magnoélio afirmou nunca ter presenciado fora da normalidade ou que remetesse a essas possíveis circunstâncias.

As investigações estão em curso para descobrir o que levou o adolescente a cometer o massacre. Segundo o Ministério Público da Bahia (MPBA), uma apuração rigorosa foi aberta para investigar ataque.

Os corpos dos quatro foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Euclides da Cunha.

Instituições e autoridades lamentaram

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, demonstrou profundo pesar sobre o ocorrido e decretou luto de três dias na Bahia. Assim como ele, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, também lamentou a situação.

O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, disse que as forças de segurança estão atuando para esclarecer o crime.

Já a prefeitura de Heliópolis, afirmou estar em contato constante com as autoridades policiais e expressou condolências às famílias, amigos e a toda a comunidade escolar.

O caso

Segundo a SSP-BA, o aluno, identificado como Samuel Santana Andrade, de 14 anos, invadiu o colégio e disparou com um revólver calibre 38. Na sequência, ele tirou a própria vida. Os outros três adolescentes foram identificados como Jonathan Gama dos Santos, Adriele Vitória Silva Ferreira e Fernanda Sousa Gama, todos como 15 anos.

As Polícias Militar, Civil e Técnica foram ao colégio e tomaram todas as medidas relacionadas à preservação do local, coleta de indícios, perícia e remoção das vitimas.

Ainda não se sabe o que motivou a ação do adolescente.

FONTE: A Tarde

Um relatório do Grupo de Trabalho de Especialistas em Violências nas Escolas, do Ministério da Educação, apontou que o Brasil teve, entre 2002 e o momento de sua conclusão (outubro de 2023), 36 ataques a escolas, que resultaram em 164 vítimas, sendo 49 mortes e 115 pessoas feridas.

Fizemos uma análise dos vários comentários que encontrei no instagram sobre o caso:

Reflexão sobre a tragédia em Heliópolis: um chamado à ação e ao cuidado!

Na última sexta-feira, 18 de outubro, o Brasil foi abalado por mais uma tragédia em um ambiente escolar. Um estudante de apenas 14 anos entrou armado no Colégio Municipal Dom Pedro 1º, na cidade de Heliópolis (BA), e, num ato desesperado, tirou a vida de três colegas de classe antes de tirar a própria vida. As vítimas, Adriele Vitória Silva Ferreira, Fernanda Sousa Gama e Jonathan Gama dos Santos, todos com 15 anos, deixam para trás uma comunidade devastada e muitas perguntas sem respostas.

Este evento chocante trouxe à tona uma série de reações e debates nas redes sociais. O pedido de socorro de uma professora ecoou entre pais e responsáveis, convocando todos a saírem das telas, abraçarem e ouvirem seus filhos. “Bens materiais não são tudo, são quase nada.” Para ela, o amor precisa ser demonstrado através de atitudes, diálogo e acolhimento, e não há espaço para desistência.

O impacto da tragédia também acendeu discussões sobre a influência de fatores externos na vida dos jovens. Um comentário de desabafo ressalta: “A gente faz tudo pelo filho da gente, leva na psicóloga, cria com amor e zelo, mas vem filho de outros que até acesso a armas tem e faz isso!” Esta dor e indignação expõem a dura realidade de que, por mais que as famílias ofereçam cuidado e suporte, os jovens também enfrentam influências e pressões externas que podem ultrapassar as barreiras do lar.

Outro ponto destacado é a falta de compreensão sobre o que realmente perturba os jovens hoje. Muitos acreditam que a culpa é facilmente colocada em cima de fatores como as armas, enquanto as questões emocionais e psicológicas são deixadas de lado. A saúde mental aparece como um fator determinante, com vários comentários clamando pela presença de psicólogos nas escolas e pedindo aos pais que prestem mais atenção ao comportamento de seus filhos. Como uma pessoa destacou: “Pais, estejam mais próximos aos seus filhos, observem seus comportamentos, eles podem estar sofrendo silenciosamente, mesmo sorrindo.”

A falta de empatia também se tornou uma preocupação. Um psicólogo refletiu sobre a frieza com que muitas pessoas tratam essas situações nas redes: “Quanta falta de empatia e compaixão nos comentários.” Este chamado à reflexão é um lembrete de que, em tempos de dor, a compaixão e o entendimento são fundamentais para a recuperação coletiva.

Em contrapartida, há quem acredite que a solução passa por medidas de segurança mais rígidas, como a militarização das escolas ou a proibição de armas, enquanto outros defendem que o foco deve ser em políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento emocional e social dos jovens.

A tragédia em Heliópolis deixa uma mensagem clara: precisamos urgentemente reavaliar como estamos cuidando de nossas crianças e adolescentes, tanto dentro quanto fora de casa. A educação emocional, o acompanhamento psicológico e a atenção familiar são fundamentais para prevenir que situações como essa se repitam.

Os pais, os professores, os psicólogos e toda a sociedade precisam se unir para criar um ambiente seguro, onde os jovens possam expressar suas dores e buscar apoio antes que o desespero os leve a atitudes extremas. Como foi sabiamente dito: “Não desistam de seus filhos.”


HELIÓPOLIS-BA: Adolescente entra armado em escola e mata três estudantes!

Foto reprodução das redes sociais

Bahia: adolescente entra armado em escola e mata três estudantes

Quatro estudantes morreram no final da tarde desta sexta-feira (18) dentro de uma escola, na zona rural da cidade de Heliópolis, no nordeste da Bahia. O suspeito, um adolescente de 14 anos, entrou na unidade de ensino armado e atacou três colegas. Após o crime, o atirador tirou a própria vida.

O caso aconteceu por volta das 17h, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental D Pedro I, localizado no povoado de Serra dos Correias. De acordo com a Polícia Civil (PC), as vítimas foram identificadas como Jonathan Gama dos Santos, Adriele Vitória Silva Ferreira e Fernanda Sousa Gama. Os três estudantes tinham 15 anos e morreram no local do crime.

O autor do crime foi o colega das vítimas Samuel Santana Andrade, 14 anos. Ainda segundo a PC, os alunos assistiam a uma aula, quando ele levantou da cadeira, atirou contra os colegas e tirou a própria vida na sequência. A Delegacia Territorial de Heliópolis apreendeu um revólver calibre 38, expediu guias para perícia e remoção dos corpos. O caso segue em investigação, com oitivas e diligências em andamento.

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que o estudante usou um revólver calibre 38 contra os colegas. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram encaminhadas ao local, mas as vítimas já estavam mortas.


As vítimas são os estudantes Jonathan Gama dos Santos (15 anos), Adriele Vitória Silva Ferreira (15 anos), Fernanda Sousa Gama (15 anos), e o autor dos disparos, Samuel Santana Andrade (14 anos) 

Ainda segundo a SSP, as Polícias Militar, Civil e Técnica estão no local para realizar as medidas relacionadas à preservação do local, coleta de indícios, perícia e remoção das vitimas fatais. 

Em nota publicada nas redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) lamentou o caso ocorrido em Heliópolis e determinou que a SSP apure o caso com celeridade. O mandatário também decretou luto de três dias em toda a Bahia. “Acabo de receber a triste e lamentável notícia da morte de quatro jovens, estudantes da rede municipal da cidade de Heliópolis. Meus sentimentos a todos os familiares e colegas dos estudantes. Determinei a Secretaria de Segurança Pública a imediata apuração do fato”, publicou em seu perfil na plataforma X.

O prefeito de Heliópolis Mendonça (MDB) publicou nota de pesar em seu perfil na plataforma Instagram. "Este é um momento de dor imensurável, não apenas para as famílias e amigos que enfrentam essa perda devastadora, mas para toda a nossa comunidade, que sente o impacto profundo deste acontecimento sem precedentes".

Procurado pela reportagem, ele informou que equipes de psicólogos do município e de cidades vizinhas estão prestando assistência às famílias e a comunidade escolar. “Eu só tenho a lamentar porque eram todos jovens de famílias humildes, simples e trabalhadoras. A cidade e a região estão muito tristes”, afirmou.

FONTE: Medeiros dia a dia

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

JECC KIDS 2024: a emoção começa nesta segunda-feira! 📢

Preparem-se para a Abertura dos JOGOS ESCOLARES KIDS-2024!

Na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, o Ginásio Poliesportivo de Carlos Chagas vai sediar o início dos Jogos Escolares de Carlos Chagas - JECC KIDS 2024. Um dia repleto de disputas acirradas entre as escolas municipais, com a participação dos alunos mais novos da rede.

Confira os confrontos da primeira rodada:

 7h30: Maria Ribeiro x Aymar Westin (Futsal Masculino)

  8h10:Arminda Lopes x Manoel Esteves (Futsal Masculino)

 8h50: Maria Ribeiro x Oscar Kretli (Futsal Feminino)

  9h20: Aymar Westin x Manoel Esteves (Futsal Feminino)

  9h50: Oscar Kretli x Arminda Lopes (Futsal Masculino)

  13h10: Arminda Lopes x Aymar Westin (Handebol Feminino)

  13h40: Manoel Esteves x Tancredo Neves (Futsal Masculino)

  14h20: Aymar Westin x Arminda Lopes (Handebol Masculino)

  15h: Tancredo Neves x Arminda Lopes (Futsal Masculino)

  15h40: Aymar Westin x Manoel Esteves (Handebol Feminino)

Contamos com a participação de professores, pais e alunos para torcer por suas escolas!

Acesse o link abaixo para conferir a tabela completa dos jogos:https://drive.google.com/file/d/1wj_FobZVUUS7DQnPDPlJrAjTHUBS-s-s/view?usp=sharing

TABELA JECC KIDS 2024

Carlos Chagas se prepara para os JOGOS ESCOLARES KIDS-2024! JECC-KIDS

                          Confira a tabela dos JOGOS KIDs que prometem, clique na imagem acima.

Carlos Chagas se Prepara para os Jogos Escolares Kids-2024

Estamos em contagem regressiva para o início dos Jogos Escolares de Carlos Chagas Infantil (JECC KIDS), que prometem movimentar a comunidade escolar entre os dias 21 e 25 de outubro. O evento, voltado para alunos do 4º e 5º ano da Rede Municipal de Ensino, acontecerá no Ginásio Poliesportivo da cidade e trará disputas nas modalidades de Futsal, Handebol e Atletismo.

As competições serão realizadas nos turnos da manhã e tarde, de segunda a quarta-feira, e no período da manhã na quinta e sexta-feira. Além de incentivar a prática esportiva entre as crianças, os jogos se baseiam no conceito de esporte educacional, promovendo não apenas o desenvolvimento físico, mas também o aprendizado de valores essenciais como o trabalho em equipe, a disciplina, a superação e o respeito mútuo. Esse enfoque educativo visa contribuir para a formação integral dos alunos, unindo esporte e educação para fortalecer o desenvolvimento pessoal e social.

Este é um momento especial para os pequenos atletas, que terão a oportunidade de mostrar suas habilidades e viver experiências que irão além das quadras e pistas. A Secretaria Municipal de Esporte e de Educação  convida toda a comunidade a comparecer e apoiar os alunos nesse evento que promete ser inesquecível.

Não perca a chance de ver nossos futuros campeões em ação. Vamos torcer juntos por nossos pequenos atletas!.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Convite para o Curso "Com Viver" - Formação de Educadores

Convite para o Curso "Com Viver" - Formação de Educadores

Temos o prazer de convidá-los para participar do curso "Com Viver", uma iniciativa inovadora lançada em colaboração entre a Secretaria de Estado de Educação, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, e o Ministério Público de Minas Gerais. Este projeto é voltado para a promoção de uma cultura de paz e melhoria da convivência escolar, um tema de extrema relevância diante do aumento de casos de violência nas escolas.

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da educação para identificar sinais de risco e implementar ações preventivas que promovam um ambiente escolar saudável e ético, essencial para o desenvolvimento dos nossos estudantes. Esta é uma oportunidade única de se juntar a outros educadores comprometidos com a transformação da convivência nas escolas e a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para todos.

As inscrições podem ser realizadas por meio do link: https:https://escoladeformacao.educacao.mg.gov.br/index.php/inscricoes-abertas/668-formacao-com-viver

Contamos com a sua participação ativa nessa missão!

Clique no link a seguir para acessar o ofício que encaminha o Projeto:

Ofício recebido da Secretaria que apresenta o Projeto

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Professor no Brasil enfrenta instabilidade enquanto ainda busca valorização País não avançou na melhoria salarial para seus 2,4 milhões docentes do ensino básico, umas das metas da década

 


São Paulo
Para avançar na educação, o Brasil precisa investir nos seus 2,4 milhões de professores à frente da educação básica. Mas os desafios só crescem.

A carreira majoritariamente feminina —mulheres representam de 96% dos docentes no ensino infantil a quase 59% no ensino médio— e com 80% dos profissionais com ensino superior completo, ainda carece de reconhecimento e melhores condições de remuneração.

Na última década, o país não conseguiu avançar na melhoria salarial dos docentes. O PNE (Plano Nacional de Educação) estabelecia que até 2024 o Brasil deveria equiparar o rendimento médio dos professores da rede pública ao dos demais profissionais com ensino superior.

Em 2012, os professores recebiam em média 65,2% do salário dos demais profissionais. Esse percentual subiu para 86,9% em 2023. No entanto, os dados do Inep, órgão do MEC (Ministério da Educação), mostram que a redução da diferença ocorreu, em grande parte, pela queda do rendimento bruto dos demais profissionais, que teve uma perda real de 20,9% no período.

A média do rendimento bruto dos professores teve um acréscimo real de 5,3%, o que representa um aumento de apenas R$ 249,66 em 11 anos.

"Não temos muito o que comemorar nesse dia do professor, 15 de outubro. Apesar de termos estabelecido estratégias para melhorar as condições de trabalho do docente, o que vimos na última década foi a desvalorização, precarização e desmoralização do professor", afirma Márcia Jacomini, professora da Unifesp que pesquisa política educacional e gestão escolar.

Jacomini destaca que a piora dos resultados educacionais vivida no país nos últimos anos está, entre outros fatores, relacionada ao aumento da instabilidade na profissão. Ela lembra que o sucesso do trabalho do professor depende do estabelecimento de vínculo com o estudante.

É justamente nessa relação que se insere um novo desafio, com o aumento de docentes contratados sem vínculo efetivo para atuar nas escolas públicas.

Nos últimos dez anos, o Brasil viveu uma inversão na forma de contratação dos professores. Os contratos temporários, que deveriam ser exceção, já são maioria em muitas redes públicas de ensino do país.

Um relatório do Inep mostra que o percentual de professores temporários nas redes estaduais saltou de 31,6%, em 2014, para 52% em 2023. Nas redes municipais, passou de 26,6% para 34,2%, no mesmo intervalo.

O aumento ocorreu no período em que o Brasil estabeleceu em lei que essa proporção deveria cair, sendo limitada a no máximo 10% dos docentes que atuam na educação básica.

A meta foi incluída no PNE, como uma das estratégias para melhorar o ensino, por haver um consenso de que esse tipo de contratação faz com que os professores atuem em condições mais precárias, o que, consequentemente, reflete no desempenho dos estudantes.

Como temporários, os professores recebem salários mais baixos, costumam trabalhar em mais escolas e com mais turmas, não têm plano de carreira e nem mesmo a garantia de continuar na mesma unidade durante todo o ano letivo.

"Não só não avançamos, como ainda retrocedemos naquilo que o país havia pactuado como estratégia para melhorar a qualidade do ensino. A falta de estabilidade não é ruim apenas para o professor, mas também para a organização da escola e, principalmente, para o aluno que não consegue estabelecer um vínculo com quem tem aula", avalia Jacomini.

Há dois anos como professor temporário da rede estadual de São Paulo, Anderson Fabrício dos Santos Júnior, 21, convive diariamente com os efeitos da instabilidade de seu contrato. Na última semana, ele perdeu as aulas que tinha em uma das três escolas que trabalha. Seu salário de cerca de R$ 5.300 deve ser reduzido em R$ 2.000.

"Eu vivo sempre na instabilidade, nunca sei quantas aulas vou ter, em quantas escolas vou trabalhar, qual vai ser o salário do próximo mês. Isso tem um impacto enorme na minha saúde emocional e financeira", conta Anderson, que é professor de sociologia e filosofia.

Ex-aluno da rede estadual paulista, ele se lembra ter vivido essa situação diversas vezes. "Como aluno, eu lembro dessa sensação horrível de ter aula com um professor que gostava muito e ele sumir. Ficava uma sensação de abandono. Agora vivo isso do ponto de vista do professor."

Aos 69 anos, Israel Silva Júnior trabalha desde 2011 como professor temporário da rede estadual de São Paulo. Apesar de adorar dar aula e ter contato com os estudantes, ele conta que tem buscado outra profissão para ter maior estabilidade financeira e conseguir se aposentar.

"Há anos convivo com a instabilidade de ser temporário, mas a situação se agravou muito. Nesse ano, por exemplo, o governo mudou as regras de atribuição e eu fiquei três meses sem receber. Eu sou chefe de família, tenho filho, não posso ficar nessa insegurança", conta.

Em nota, a Secretaria de Educação de São Paulo, do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que reconhece e valoriza os profissionais da rede estadual de ensino. Informou que, depois de uma década sem a contratação de professores efetivos, a pasta realizou um concurso público no ano passado.

A previsão é que 15 mil docentes de ensino fundamental e médio sejam contratados. Segundo a secretaria, cerca de 12 mil vão ser chamados para começar a dar aulas no próximo ano letivo.

Questionada, a pasta não informou quantos professores temporários terão os contratos encerrados no fim deste ano e poderão ficar sem trabalho em 2025.

Como forma de incentivar estados e municípios a fazerem concursos para docente de forma mais frequente e reverter a proporção de temporários, diversas entidades educacionais têm proposto ao Ministério da Educação a criação de uma prova nacional para o ingresso de docentes na rede pública.

A elaboração do exame está sendo avaliada pelo governo Lula (PT), como parte de uma série de estratégias para melhorar a formação e seleção de professores que atuam na educação básica. Em 2012, quando Fernando Haddad era ministro da Educação, uma proposta semelhante foi analisada, mas não avançou.

FONTE: Folha de São Paulo

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Feriadões em 2025: será uma oportunidade para recessos escolares?

O ano de 2025 se aproxima com a promessa de diversos feriados prolongados, o que pode significar boas notícias para estudantes e professores.  De acordo com o levantamento do Poder360, serão 10 feriados nacionais ao longo do ano, sendo que 5 deles caem em quintas ou sextas-feiras, abrindo a possibilidade de emendar com o fim de semana e criar recessos escolares mais longos.

Veja a lista completa dos feriados nacionais em 2025:

1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Acrescento aqui o dia 20 de janeiro que é o feriado municipal, Dia do Padroeiro São Sebastião.

18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa

21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

2 de novembro (domingo): Finados

15 de novembro (sábado): Proclamação da República   

20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Feriados em dias estratégicos:

A possibilidade de emendar os feriados que caem em quintas e sextas-feiras com o fim de semana é um fator que pode influenciar o calendário escolar de 2025.  Esses feriados prolongados podem ser utilizados estrategicamente pela Secretaria Estadual de Educação, que é quem propõe o calendário,  para a criação de recessos,  proporcionando um descanso mais longo para alunos e professores.

Quais os impactos para a educação?

A definição dos recessos escolares é uma decisão complexa que precisa levar em consideração diversos fatores, como o cumprimento da carga horária mínima obrigatória, a necessidade de reposição de aulas em caso de imprevistos e a organização do calendário de atividades escolares. No entanto, a oportunidade de aproveitar os feriados prolongados para criar períodos de descanso mais longos pode trazer benefícios para a comunidade escolar.

Recessos mais longos podem contribuir para:

Redução do estresse e da fadiga: tanto alunos quanto professores podem se beneficiar de um período mais longo de descanso para recarregar as energias.

Melhora do desempenho escolar: Estudantes descansados tendem a apresentar melhor desempenho acadêmico.

Oportunidade para atividades extracurriculares: o recesso pode ser um momento para que os alunos se dediquem a atividades extracurriculares, como cursos, viagens e atividades esportivas.

Fortalecimento dos laços familiares: O tempo livre em família durante o recesso pode contribuir para o fortalecimento dos laços familiares.

É importante lembrar que a decisão final sobre a organização do calendário escolar cabe à Secretaria de Educação em conjunto com a comunidade escolar. A expectativa é que os feriados prolongados de 2025 sejam considerados na elaboração do calendário, de forma a garantir o melhor aproveitamento do ano letivo para todos.

Aguardando a lista oficial:

A lista oficial de feriados nacionais será publicada pelo governo no final do ano. A partir daí, as redes de educação poderão definir seus calendários escolares, considerando os feriados e os demais fatores relevantes para a organização do ano letivo.

Dia C - Dia de Cooperar promove ações solidárias e atividades educativas nas Escolas de Presidente Pena.

No próximo dia 25 de outubro de 2024, a comunidade de Carlos Chagas será palco de uma importante mobilização solidária durante o Dia C - Dia de Cooperar, evento que ocorrerá na Escola Estadual Olga Prates, no Distrito de Presidente Pena, às 08h. Organizado pelo Sicoob Carlos Chagas, junto com Mucuri Laticínios e Cooeducar. O movimento é parte de uma iniciativa nacional que visa incentivar a responsabilidade socioambiental e a cultura do voluntariado.

O Dia C, alinhado com as diretrizes da ONU, busca promover a solidariedade e a integração entre os diversos setores da sociedade, destacando o papel transformador do cooperativismo. Na programação, os alunos das redes públicas e privadas de ensino terão a oportunidade de participar de atividades que abrangem lazer, cultura, saúde e preservação ambiental, em uma jornada educativa e cooperativa.

A Escola Municipal São José, situada no distrito, também está convidada a participar e será diretamente beneficiada pelas ações do evento. O objetivo é fortalecer a essência humanitária e o espírito solidário, promovendo um ambiente de cooperação e cuidado com o próximo.

Essa iniciativa destaca o potencial das cooperativas em integrar pessoas e transformar realidades.

Semana de Conscientização sobre o Acolhimento Familiar em Carlos Chagas: um olhar afetuoso para nossas crianças

A comunidade de Carlos Chagas se prepara para a Semana de Conscientização sobre o Acolhimento Familiar, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), CRAS e CREAS e TJMG. 

Este evento, que se estende ao longo da semana, visa sensibilizar a população sobre a relevância do acolhimento familiar para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Com o lema "Diga SIM ao Acolhimento Familiar", a iniciativa busca promover uma cultura de acolhimento e proteção às crianças da nossa cidade.

O Ponto alto da programação é o III Seminário Municipal de Acolhimento Familiar, que acontecerá no dia 25 de outubro de 2024, na Câmara Municipal de Carlos Chagas. Além disso, uma série de atividades educativas será realizada ao longo da semana, com destaque para:

Programação da Semana

    21/10 - Segunda-feira

        09h: Blitz Educativa (em frente ao Sicoob);

        11h: Entrevista na Rádio Pérola FM 104,9.

    22/10 e 23/10 - Terça e Quarta-feira

    Palestras Informativas para alunos da Cooeducar, E. E. Geraldo de Souza Norte, E. E. Dr. João Beraldo e E. E. Profª Antônia Bernardo Rodrigues.

    24/10 - Quinta-feira

        19h: Cineclube, com alunos da E. E. Dr. João Beraldo e E. E. Geraldo de Souza Norte.

A semana de conscientização culmina com o seminário no dia 25, que também contará com um minicurso de orientações técnicas sobre o PIA (Plano Individual de Atendimento).


Faça sua sua inscrição para o III Seminário Municipal de Acolhimento Familiar. Garanta sua participação preenchendo o formulário online disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc69yDfzCrgqQfXiIFJ3_IJZv6JjrdE21I-MxLWY_GaQsGxZQ/viewform. Não perca a oportunidade de contribuir para uma comunidade mais acolhedora e informada! ✨

domingo, 13 de outubro de 2024

Grave acidente com ônibus de turismo na BR-418 mobiliza autoridades, equipes de saúde, voluntários da sociedade civil, Polícia e comunidade em geral.


Grave acidente na BR-418 com ônibus de turismo mobiliza autoridades e equipes de resgate de Carlos Chagas.

Na madrugada deste domingo (13/10), um grave acidente envolvendo um ônibus de excursão ocorreu na BR-418, próximo à ladeira da Conquista, em Carlos Chagas, mobilizando autoridades, equipes de resgate e a comunidade local. O ônibus, de placa NXX-9940 de Belo Horizonte, transportava 60 pessoas, incluindo dois motoristas e 58 passageiros – a maioria dos jovens são estudantes da cidade de São Tiago. A viagem tinha como destino Porto Seguro, na Bahia.

Segundo informações do motorista, o acidente aconteceu quando ele perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um carro que fez uma ultrapassagem perigosa. Dos três ônibus que participavam da viagem, apenas um se envolveu no acidente; os outros dois seguiram para Porto Seguro sem incidentes.

Cinco jovens e  mais uma pessoa  foram transferidos para o Hospital Santa Rosália, em Teófilo Otoni, devido à gravidade dos ferimentos. O número exato de vítimas em estado grave ainda está sendo avaliado pela equipe de saúde do Hospital Lourenço Westin, em Carlos Chagas, que está atuando intensamente para garantir o socorro adequado a todos os envolvidos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Nanuque prestou apoio ao disponibilizar ambulâncias para o transporte dos feridos. Equipes de psicólogos das Secretarias de Saúde e Assistência Social foram mobilizadas para prestar atendimento psicológico aos estudantes e educadores. O Prefeito de Carlos Chagas, Nanayoski, acompanhou de perto a operação de resgate e garantiu apoio com alimentação e hospedagem em hotéis locais para os estudantes.  "Estamos comprometidos em oferecer todo o suporte necessário. Nossa prioridade é o bem-estar dos jovens e suas famílias", declarou o prefeito.

Em nota a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) esclareceu que a viagem foi uma iniciativa particular, organizada pelos pais e alunos, sem envolvimento da escola na organização. A direção da escola, no entanto, está prestando apoio às famílias e mantém diálogo com as autoridades locais e os hospitais de Carlos Chagas e Teófilo Otoni.

As causas do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, e novas informações serão divulgadas à medida que os fatos forem apurados.

sábado, 12 de outubro de 2024

Polícia Militar: ação social em Carlos Chagas reforça laços com a comunidade!

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Muitas vezes, quando pensamos na Polícia Militar, associamos sua atuação à repressão do crime e ao atendimento de ocorrências violentas. No entanto, sua missão vai muito além disso. A comunidade de Carlos Chagas sabe e admira o trabalho da Polícia Militar, que, além de prevenir o crime, também realiza ações sociais bastante significativas para a comunidade.

Na manhã deste sábado, 12 de outubro de 2024, militares do 4º pelotão da 24ª CIA PM, liderados pelo Tenente Fernando,  em parceria com a colaboradora Ana Maria, realizaram uma iniciativa de cidadania em prol das crianças carentes da nossa comunidade. Durante o evento, foram distribuídos mais de 200 "kits da alegria", contendo guloseimas que trouxeram sorrisos e alegria às crianças. Esses kits foram obtidos graças à união dos militares e doações voluntárias.

A ação, amplamente repercutida, reforça que a missão de "Proteger e Cuidar da Polícia de Minas Gerais" também inclui o estreitamento de laços com a comunidade, demonstrando empatia e compromisso social.

Parabéns à Polícia Militar, especialmente ao Tenente Fernando que liderou esta ação, por demonstrar sensibilidade e empatia através desse gesto tão significativo.

@professordeodatogomes

Nossa Senhora Aparecida: a mãe protetora dos seus pequenos filhos.

Antônia Vitória se esfoçando aí numa aula de natação

Será que foi coincidência a junção desses dois dias tão especiais: Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças? Ou será que, aos poucos, os acontecimentos se amarraram para que chegássemos a um feriado nacional? Sabemos que o feriado não é por causa das crianças, mas sim por Nossa Senhora, padroeira do Brasil. Nomeada pela Igreja em 1930, o feriado só foi oficializado em 1980. Apesar disso, sinto que não há coincidência aqui, mas uma manifestação divina. A Mãe Aparecida, protetora das crianças, providenciou um dia no calendário para que nos lembremos dela e dos pequenos, os escolhidos de Jesus.

E, nessas “coincidências” divinas, lembro-me de D. Zilda Arns que dizia: “Devemos cuidar de nossas crianças como um bem sagrado”. Não é isso que a Mãe Aparecida faz? Cuida dos seus filhos mais frágeis, como uma verdadeira mãe celestial.

Hoje, lembro também da minha querida filha, Antônia Vitória, que vive em terras distantes. Que Nossa Senhora Aparecida, com seu manto de estrelas, a proteja sempre, como nos ensinou o Padre Hugo na bela pregação desta manhã.

Salve todas as crianças e a nossa Mãe Aparecida, a protetora de cada uma delas! 🙏💖

@professordeodatogomes

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Dia de Cooperar 2024 é marcado pelo tema cooperativismo no distrito Presidente Pena

No dia 25 de outubro de 2024, o distrito de Presidente Pena, em Carlos Chagas, será palco do evento "Dia de Cooperar 2024", uma iniciativa que une forças para promover a cooperação e o bem-estar da comunidade local. O evento contará com a participação da escola municipal e estadual do Distrito de Presidente Pena: a Escola Municipal São José e a Escola Estadual Olga Prates, proporcionando uma manhã repleta de atividades e ações sociais.

As crianças e adolescentes das duas escolas poderão aproveitar uma programação animada, que inclui brincadeiras diversas, pula-pula e pintura com a querida Tia Dane. Haverá também lanches para todos, fortalecendo o clima de união e alegria. Além disso, serão doados alimentos para famílias selecionadas das duas escolas, em um gesto de solidariedade que reforça o poder transformador do cooperativismo.

Lideranças locais, como o Prefeito Nanayoski, o Presidente da Coolvam, Sr. Welson Souto, e o representante do SICOOB, Sr. Valdeí Barbosa, estarão presentes para celebrar a força da união. O evento também contará com a presença dos estudantes da Cooeducar, mostrando como atitudes simples movem o mundo, impulsionando as transformações sociais através do cooperativismo.