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sexta-feira, 14 de junho de 2019

Escola João Beraldo institucionaliza o dever de casa, como instrumento de correção de defasagem na aprendizagem do aluno.


Dever de Casa é uma ferramenta pedagógica que estimula o processo de aprendizagem e faz os estudos se tornarem mais produtivos. Ele é relevante para ajudar na correção de defasagens na aprendizagem e está bem relacionado ao desempenho dos estudantes o cumprimento desta modalidade de  atividades. Os estudantes que apresentam os piores desempenhos são aqueles que não realizam as atividades de casa.

Atividades direcionadas para casa implica em: autoaprendizagem, autoconhecimento, reflexão, expressão e crescimento pessoal.  Tendo em vista  proporcionar uma vivência maior com atividades de estudo para além da sala de aula é que se institucionalizou a ferramenta do  dever de casa entre os estudantes da Escola João Beraldo.

Vantagens que o Dever de Casa traz para os estudantes:

1 – Assimilação do conteúdo
Para assimilação do conteúdo é necessário que o aluno pratique muito (principalmente fora do ambiente escolar). Algumas matérias, como matemática, exigem uma prática mais intensa através de exercícios para fixação.
2 – Competências Adicionais
A lição de casa faz com que o aluno desenvolva competências adicionais que, muitas vezes, não são desenvolvidas na escola por falta de tempo.
3 – Autodisciplina
A autodisciplina é a habilidade mais difícil de ser trabalhada. Assim, os deveres de casa ensinam o aluno a desenvolver essa competência – que chega acompanhada de outras características como auto-responsabilidade, organização e capacidade de concentração – na prática.
4 – Capacidade de Memorização
O dever de casa faz com que o conteúdo ensinado permaneça mais tempo na memória do aluno. Isso ocorre, porque informações repetidas são registradas com maior facilidade pelo cérebro.
5 – Desenvolvimento do Hábito de Estudo
A freqüência das lições de casa possibilita que o estudante estabeleça uma rotina, o que contribui para o desenvolvimento cognitivo e, conseqüente, para o hábito de estudo.
A supervisora Eliete, num excelente trabalho, organizou neste bimestre as questões apresentadas pelos professores, como você pode ver no link abaixo.
Dever de Casa

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