AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

domingo, 16 de junho de 2019

Presidente do SICOOB, Sr. Valdeí Barbosa, abre oficina sobre Educação Cooperativa junto aos professores da Escola João Beraldo nesse sábado (15 de junho).


Mensagem utilizada por Virgínia para o Bom Dia inicial. Clique para ver a cobertura geral em imagens.

Um dos princípios básicos do Cooperativismo é a implementação da Educação Cooperativa seja entre pessoas membros ou entre o público em geral. Como vimos, as Escola Públicas podem se beneficiar dos princípios e metodologias que regem o Cooperativismo para garantir eficácia no processo de ensino aprendizagem dos seus estudantes. Foi isto que procurou deixar claro para todos nós a facilitadora Virgínia, responsável pela aplicação de uma oficina junto aos professores e pedagogos da Escola João Beraldo. Ela começou os trabalhos da oficina sobre educação cooperativa  com uma mensagem de Bom Dia, que dizia: “Cada ação de nossa vida toca alguma corda que vibrará na eternidade.” de E.H. Chapin.
Juelice responsavel pela articulação  e Virgínia, muita energia e inteligencia..
A Escola João Beraldo oportunizou esta oficina com a temática sobre Educação e Cooperativismo aos seus professores em parceria com o SEBRAE e o SICOOB, através de Renata,  que já promoveu várias capacitações de educadores em Carlos Chagas e trabalha pela disseminação dessas idéias  junto a todas as Escolas da cidade. O objetivo é proporcionar a apropriação de conhecimentos sobre cooperativismo para que de posse desse saber se possa organizar ações junto aos estudantes. Esta é uma ferramenta pedagógica relevante que pode ser utilizada pela escola também como estratégia para elevação das proficiências de aprendizagem, propósito primordial da Escola João Beraldo.
Com eficiência Virgínia proporcionou aprendizado para todos através das atividades desenvolvidas aproximando todos do tema e levando a ampla compreensão dos conceitos, símbolos, história, valores, princípios  e às diversas nuances que envolvem o assunto,  além das informações sobre a presença do cooperativismo na cidade de Carlos Chagas.
No  trabalho de grupo aprendemos que a finalidade do Cooperativismo é de oferecer melhores condições econômicas e sociais aos seus cooperados, pois a cooperativa em si, não possui finalidade lucrativa. Vimos que uma Cooperativa é um instrumento de promoção dos interesses de seus membros e entendemos também no trabalho de grupo que este tipo de organização social é uma forma de atividade econômica de proveito comum, baseada na igualdade de direitos e não na apropriação do trabalho alheio, cujo cooperado é ao mesmo tempo dono e usuário do empreendimento.
O desafio para a Escola junto a seus pedagogos e professores após esta oficina é de  buscar agora ideias e metodologias que possam facilitar a implementação do tema  junto aos estudantes como um todo, uma vez que temos obrigação sobre um currículo a ser seguido  e em andamento na escola. É preciso no entanto encontrar formas de conciliar a temática do cooperativismo e o currículo praticado uma vez que a escola já tem seus tempos de ensino e aprendizagem bem definidos.  A abordagem exercitada pela facilitadora Virgínia junto ao coletivo profissional possibilitou o aprendizado prático e o conhecimento teórico sobre o contéudo solicitado junto ao SEBRAE. Os princípios e valores que fundamentam o cooperativismo não diferem muito dos educacionais em geral  e daqueles reformulados e estabelecidos no Projeto Político Pedagógico da Escola João Beraldo em reunião do dia 04 de junho, terça feira. 
Os professores concluíram no  trabalho de grupo que para trabalhar a Educação Cooperativa de forma a atender ao nosso grande desafio que é o de elevar os índices de aprendizagens dos nossos estudantes, se necessita difundir na escola o conceito de Cooperativismo, trabalhar eficientemente os valores e princípios que fundamentam esta forma de organização social e econômica, agir pela sensibilização acerca da  temática e fazer um levantamento das necessidades do estudantes oportunizando oficinas e ações junto aos mesmos. 
Quanto à Comunidade Escolar em geral os participantes da oficina colocou como imprescindível o envolvimento da família, a motivação e participação dos docentes e discentes e a necessidade da construção de um Projeto de Vida por parte dos estudantes, o estabelecimento do respeito e da busca de uma escola colaborativa onde os  estudantes sejam protagonistas do seu próprio conhecimento. 
A oficina se deu com momentos de grande interação, quando por exemplo Virgínia quis enfatizar a grande importância do trabalho em equipe oportunizando a experiência do jogo em que era simulado a sobrevivência do grupo que melhor se organizasse para salvar a vida de todos os viajantes de um barco que estava simbolicamente afundando. 
Gostaríamos de destacar a competência e energia de Virgínia expressada pela Vice-Diretora Juelice que se referiu a mesma desta forma: 
“Estamos todos imbuídos com a sua fala, a sua doce presença, a sua leveza e paz de espírito. Ontem fomos muito além de uma capacitação. Mergulhamos com você no mar do cooperativismo e deu no que deu. Foi muito amor envolvido. Continue com esse jeito gostoso e sereno de transmitir conhecimentos.” Juelice Coutinho.
                                                        

Nossa gratidão vai para...
... Renata do Sebrae, sempre disponível a servir, a Valdeí-Presidente do Sicoob, um senhor a frente de uma instituição financeira que tem um profundo compromisso social, demonstrado nos vários serviços prestados à comunidade de Carlos Chagas, à Virgínia e seu importante compromisso com o conhecimento bem como o seu notório desejo de plantar idéias nos corações e a todos os profissionais da escola que entendem a imensa necessidade de nos capacitarmos sempre para esta importante missão de educar. 
                                   Deodato Gomes Costa

Um comentário:

juelice.coutinho@hotmail.com disse...

Caro diretor!
Visitar o blog girassol após qualquer evento, faz com amadurecamos as idéias e conhecimentos transmitidos. Vc como sempre ajuntando e amarrando cada fala, cada expressão e fazendo com que tudo se torne realidade. Obrigada pela oportunidade. Valeu!