Bullying

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Um novo começo cheio de possibilidades: Boas-Vindas ao Ano Letivo de 2024!

 


Digníssimos estudantes, professores Supervisores, Diretores e pais da nossa Comunidade Educacional,

É com imenso prazer que,  dou as boas-vindas a todos para o início do ano letivo de 2024, que se inicia nesta terça-feira, dia 06 de fevereiro. Estamos diante de um recomeço, uma nova jornada que se abre para revermos colegas, professores, supervisores, Diretores e redescobrirmos os espaços de nossas escolas.

"Veja o novo ano letivo como uma nova chance para superar-se e alcançar ainda mais sucesso."

Este é um momento único, repleto de expectativas e novos começos, que pode ser cheio de sucesso. Cada desafio que encontrarmos será uma chance de crescimento e aprendizado conjunto. A volta às aulas simboliza não apenas a continuidade de nossos estudos, mas também a renovação de nossos compromissos com a educação e com o futuro.

Desejo a todos uma excelente volta às aulas! Que tenhamos um ano letivo incrível, repleto de conquistas, aprendizados e momentos memoráveis. Vamos em frente, juntos, para fazer deste ano um período espetacular e uma grande jornada educativa para todos. Que a felicidade e a alegria acompanhem cada um de vocês na volta às aulas.

Com carinho e otimismo,

Professor Deodato Gomes Costa

Qual é a sua maior expectativa para este novo ano letivo que se inicia? Compartilhe conosco suas esperanças e sonhos para 2024!"

 #NovoAnoLetivoNovasConquistas2024

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Carlos Chagas supera o mínimo legal de 70% na remuneração dos Profissionais da Educação no FUNDEB em 2023

Carlos Chagas, MG – A Prefeitura Municipal de Carlos Chagas demonstrou um compromisso notável com a educação em 2023, destinando a quase totalidade dos recursos do FUNDEB para a área, conforme análise dos dados financeiros do último exercício em 2023. Com um total de R$12.661.599,57 recebidos, principalmente de impostos e transferências, o município aplicou R$12.656.158,53 em despesas educacionais, deixando um saldo mínimo não aplicado.

Notavelmente, 93,78% dessas despesas foram direcionadas à remuneração dos profissionais da educação básica, superando o mínimo legal de 70% e refletindo o forte compromisso da administração municipal com a valorização dos educadores. No entanto, a ausência de despesas de capital financiadas pelo FUNDEB aponta para uma limitação na capacidade de investimento em infraestrutura física e equipamentos educacionais e em outra políticas educacionais com os recursos do Fundeb, um desafio imenso para a gestão.

A gestão orçamentária mostrou eficiência, com um superávit de apenas R$5.441,04, evidenciando que quase todos os recursos foram aplicados nas necessidades imediatas da educação. Apesar da robusta gestão dos recursos do FUNDEB focada na remuneração dos profissionais, a falta das complementações VAAR, VAAT e VAAF da União limitam os recursos de investimentos em infraestrutura educacional e políticas educacionais. 

Em resumo, enquanto Carlos Chagas se destaca pela gestão responsável e pela priorização dos profissionais da educação com os recursos do FUNDEB, enfrenta o desafio de melhorar a infraestrutura educacional em geral para garantir uma educação de maior qualidade. 

Sob a gestão do Prefeito Nanayoski, o município de Carlos Chagas viu um investimento sem precedentes na educação, muito com recursos próprios,  incluindo novo plano de carreira para professores, melhorias na infraestrutura escolar, fornecimento de materiais didáticos, kits escolares, notebooks para docentes, internet de alta velocidade nas escolas, uniformes, reforço em leitura e escrita, e uma alimentação escolar aprimorada.

Professor Deodato Gomes 

Educação como paixão

Veja aqui a folha de resultados do demostrativo financeiro, anexoVIII, do FUNDEB-2023. Documento que utilizei como fonte para essa análise básica:

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Publicação de últimos Editais para Processo Seletivo da Educação

Carlos Chagas, MG - A Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas tem o prazer de anunciar a publicação dos últimos Editais do Processo Seletivo para a contratação temporária no Quadro de Magistério e Administrativo para o ano de 2024. Esta ação visa reforçar e qualificar ainda mais o ensino na nossa cidade.

Foi publicado no site da Prefeitura o Edital nº 09, destinado à contratação de Professores da Educação Básica I - Professores de Apoio, oferecendo 29 vagas para atuação em diversas escolas do município. Este edital é uma oportunidade essencial para os profissionais da educação que desejam contribuir para um atendimento educacional especializado eficiente e de qualidade. 

Paralelamente, o Edital nº 11 foi divulgado para o preenchimento de 06 vagas para Supervisores Escolares, com cargas horárias de 40 e 24 horas, abrangendo diferentes instituições educacionais municipais.

Os interessados devem estar atentos ao cronograma estabelecido nos próprios Editais 09 e 11, com um encontro marcado para amanhã, dia 1º de fevereiro de 2024, às 17 horas, para a concorrência das vagas no Prédio da Biblioteca Municipal-POLO-UAB. É fundamental que os candidatos registrem em suas agendas esta data e horário importantes e compareçam munidos dos documentos e suas respectivas cópias.

Com estas publicações, encerra-se o processo de divulgação dos Editais para CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA de profissionais da Educação. Todo o processo foi conduzido seguindo rigorosamente os princípios da gestão pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Agradecemos a Deus pela tranquilidade com que tudo transcorreu e a todos os envolvidos por sua participação cidadã e comprometimento com a educação de Carlos Chagas.

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

A GERAÇÃO DO QUARTO

O fenômeno do ataque a escolas por jovens, a propagação do discurso de ódio e desinformação entre eles e as estratégias adotadas por algumas escolas para combater e prevenir a violência são temas abordados pelo guia multimídia “Escola Livre de Ódio”. Lançado recentemente pelo Porvir, com o apoio do ICFJ (International Center for Journalists) e YouTube Brasil, este guia oferece um olhar aprofundado sobre essas questões.

ACESSE O GUIA CLICANDO AQUI

O webinário de lançamento do guia foi realizado nesta segunda-feira (13), sob a mediação de Marina Lopes, editora de conteúdos especiais do Porvir. O debate contou com a participação de Mariana Ochs, coordenadora de educação midiática do Instituto Palavra Aberta; Rooney Marcos Santos, professor da rede pública estadual de Sergipe e coordenador do projeto “Observa! Observatório de Fake News”, no Atheneu Sergipense, e Hugo Monteiro Ferreira, neuropsicólogo e autor do livro “A geração do quarto: quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar” (Editora Record).


Hugo, após entrevistar mais de 3 mil jovens, de 11 a 18 anos, de cinco capitais brasileiras, identificou um fenômeno que chamou de “geração do quarto”: um grupo de adolescentes que passam mais de seis horas diárias isolados no cômodo e demonstram ter sérios problemas de convivência com seus pares e adultos, construindo relações sociais apenas pela internet, além de apresentar adoecimento psíquico e emocional.
Para o neuropsicólogo, esse é um perfil muito próximo daquele dos responsáveis por ataques às escolas. O universo da internet também ensina a violência como linguagem. “Quase todos os depoimentos dos atacantes estão atravessados por elementos de violência escolar ou doméstica. Na internet, aprende-se a agredir. Nesse aspecto, existe o que chamo de perfil ‘joker’, ou coringa. Elas atuam, infelizmente, de maneira mais difundida, em inúmeros grupos dentro da internet. Neste momento em que nós estamos aqui no webinário, muito provavelmente eles estão discutindo como fazer uma continuidade [de ataques]”. 
Mariana reforça a relevância do diálogo e da participação ativa da família e da escola. “A gente tem que entrar nesse quarto não para invadir a privacidade deles, mas sim para mostrar interesse e conversar, evitando julgar ou punir. Precisamos entender o que estão fazendo e, quando necessário, problematizar sobre o que eles estão usando, prepará-los com carinho e apoio para que tenham segurança e compromisso ético ao tomar suas decisões”. 

Ela sugere que é preciso pensar em uma formação para a cidadania, voltada aos direitos humanos. “A convivência com o outro antecede o uso do ambiente digital. Se eu tenho um jovem com essa compreensão de mundo, ele vai aplicar isso no ambiente digital.”

No contexto das relações mediadas pela internet, um ambiente de acesso a uma vasta gama de conteúdos, o professor Rooney Marcos Santos realizou um experimento com um perfil falso na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter). O objetivo era compreender as mensagens trocadas entre adolescentes e jovens no canal. Em 2022, o ambiente escolar foi marcado por tensões, com estudantes questionando informações, apesar de raramente consultarem diretamente sites de notícias confiáveis.

Na rotina dos estudantes, o algoritmo das redes sociais e seus mecanismos de personalização constituem o único filtro de conteúdo. “Durante as aulas de redação percebi discursos enviesados, que vinham de algum lugar estranho”, relata o professor. Em resposta, ele iniciou um diálogo com os alunos para entender os espaços virtuais que frequentam, enfatizando que cada curtida ou comentário traz consequências. Naquele caso, mais conteúdos enviesados e situações potencialmente prejudiciais a eles mesmos ou a seus colegas são uma realidade.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Novas Editais de Contratação Temporário na Educação de Carlos Chagas são publicados.

A Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas anuncia a abertura de mais três processos seletivos para contratação temporária, trazendo novas oportunidades para profissionais da educação. Os editais, já em andamento, são para diferentes cargos e exigem atenção aos detalhes por parte dos candidatos.

O Processo Seletivo 7/2024, sob o Edital de Vagas de ATB Nº 007-2024, busca profissionais para atuação na área administrativa. Já o Processo Seletivo 6/2024, com o Edital de Vagas de Assistente Educacional-AE 006-2024, oferece vagas para os antigos monitores de creche. Por fim, o Processo Seletivo 5/2024, através do Edital nº 005-2024 - ASB, abre oportunidades para serviços básicos de cantina e faxina geral nas unidades de ensino.

Os interessados devem comparecer ao 3º Piso da Biblioteca Municipal/POLO UAB, local de instalação da Banca de Contratação. É crucial que os candidatos estejam atentos aos horários específicos de cada cargo, conforme consta nos editais. Esta é uma excelente chance para profissionais da educação contribuírem com o desenvolvimento do ensino fundamental em Carlos Chagas e ganharem experiência valiosa no setor público.

Professor Deodato Gomes 

domingo, 28 de janeiro de 2024

Disponível relatório Brasil no PIRLS 2021



Está disponível, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o relatório “Brasil no PIRLS 2021: Análise dos resultados da compreensão leitora dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental”. O relatório foi produzido pela equipe de pesquisadores do Inep, com os resultados de aprendizagem da compreensão leitora dos estudantes brasileiros. Também está disponível no portal a versão em português do relatório “Pirls 2021: resultados internacionais em leitura”.

O Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS), tradução de Progress in International Reading Literacy Study, é uma iniciativa realizada desde 2001 pela Associação Internacional para Avaliação do Desempenho Educacional (IEA). O PIRLS avalia as tendências internacionais da compreensão leitora de estudantes do 4º ano de escolarização, em ciclos quinquenais, utilizando dois tipos de instrumentos de produção de dados: os testes cognitivos e os questionários contextuais.

PIRLS – O Brasil participou pela primeira vez do PIRLS no ciclo de 2021, com uma amostra de escolas que abrangeu todo o território nacional. O Inep operacionalizou a avaliação em uma amostra de 187 escolas (públicas e privadas), distribuídas por todas as regiões do Brasil. Mais de 4.900 alunos do 4º ano do ensino fundamental foram avaliados. Considerando todas as nações participantes do estudo, foram avaliados cerca de 400 mil estudantes, em mais de 13 mil escolas de 57 países, além de 8 participantes de padrões de referência.

Confira o relatório “Brasil no PIRLS 2021″

Confira a versão em português do relatório “Pirls 2021: resultados internacionais em leitura”

https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/pirls_2021_resultados_internacionais_em_leitura.pdf

Nova política nacional de atenção psicossocial nas comunidades escolares é sancionada no Brasil!

 


Brasília, 17 de janeiro de 2024 – O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei Nº 14.819, estabelecendo a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Publicada no Diário Oficial da União, a nova legislação representa um marco significativo no cuidado com a saúde mental no ambiente educacional.

A lei tem como objetivo principal a promoção da saúde mental e o acesso à atenção psicossocial para todos os membros da comunidade escolar, incluindo alunos, professores, funcionários, e pais ou responsáveis. Esta política abrangente visa a integração e a articulação contínua das áreas de educação, assistência social e saúde, proporcionando um suporte mais efetivo e coordenado.

Entre os objetivos destacados estão a promoção da intersetorialidade dos serviços, a sensibilização sobre a importância dos cuidados psicossociais, formação continuada de gestores e profissionais das áreas envolvidas, e ações voltadas para a eliminação da violência. Além disso, a lei enfatiza a importância de fornecer informações cientificamente verificadas sobre saúde mental e esclarecer informações incorretas.

As diretrizes para a implementação desta política incluem a participação ativa da comunidade escolar, uma abordagem multidisciplinar, integração com serviços de saúde e proteção social locais, e o respeito à diversidade e direitos humanos. A lei também prevê a formação de Grupos de Trabalho Intersetoriais responsáveis pelo desenvolvimento de ações nos territórios, incluindo a elaboração de planos de trabalho anuais e relatórios de avaliação.

A União terá um papel crucial no fomento e promoção de ações para a execução dos objetivos desta lei, com foco especial em territórios vulneráveis. A implementação da política ocorrerá em articulação com o Programa Saúde na Escola (PSE) e outras legislações relevantes, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Este avanço legislativo representa um passo significativo para a melhoria do bem-estar psicológico nas comunidades escolares do Brasil, abordando questões fundamentais de saúde mental e integrando diferentes setores para um suporte mais eficaz.

Por Deodato Gomes

Prefeitura de Carlos Chagas implementa Decreto inovador para ampliar transparência e acesso à informação pública!

CARLOS CHAGAS, MG - Em uma iniciativa pioneira para promover a transparência e o acesso à informação, a Prefeitura de Carlos Chagas, liderada pelo Prefeito José Amadeu Nanayoski Tavares, anunciou a implementação do Decreto Nº 138/2023. Este decreto regulamenta a Lei Federal nº 12.527 de 18 de novembro de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), no âmbito da Administração Pública Municipal.

O novo decreto estabelece procedimentos detalhados para garantir o direito fundamental de acesso a documentos, dados e informações públicas. Ele determina que a publicidade seja a norma e o sigilo a exceção, reforçando a importância de divulgar informações de interesse público de forma proativa. Além disso, o decreto incentiva o uso de tecnologias da informação para facilitar o acesso, promovendo uma cultura de transparência na administração pública e fomentando o controle social.

Um dos aspectos centrais do decreto é a criação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que visa orientar o público sobre como acessar as informações desejadas. Além disso, o decreto assegura o acesso a uma ampla gama de informações, incluindo detalhes sobre a administração do patrimônio público, procedimentos licitatórios, e informações sobre programas, projetos e ações dos órgãos públicos.

Notavelmente, o decreto também estabelece diretrizes claras para a proteção de informações pessoais e sigilosas, garantindo sua integridade e autenticidade. Em uma era onde a privacidade de dados é uma preocupação crescente, estas medidas visam equilibrar a necessidade de transparência com a proteção da privacidade individual.

Este movimento da Prefeitura de Carlos Chagas representa um passo significativo no fortalecimento da democracia e na promoção de uma governança mais aberta e responsável. Ao implementar essas medidas, Carlos Chagas se posiciona como um modelo para outras cidades brasileiras na promoção da transparência e do acesso à informação.

A entrada em vigor do decreto reforça o compromisso da administração municipal com a transparência, a ética e a responsabilidade, princípios essenciais para uma gestão pública eficiente e para a construção de uma sociedade mais informada e participativa.

sábado, 27 de janeiro de 2024

DIÁRIO DE ANNE FRANK


O "Diário de Anne Frank" é um relato íntimo de Anne, uma jovem judia, durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito entre 1942 e 1944, enquanto escondida com sua família e outros judeus em Amsterdam, o diário aborda as experiências e emoções de Anne em um contexto de medo e incerteza. A obra, publicada pelo pai de Anne, Otto, após a guerra, revela detalhes da vida cotidiana no esconderijo e as complexas relações familiares, incluindo a admiração de Anne por seu pai e as tensões com sua mãe. O diário também reflete sobre a guerra e a perseguição nazista. Em 1944, a Gestapo descobre o esconderijo, levando à captura e deportação dos refugiados para campos de concentração. Anne morre em Bergen-Belsen em 1945. O diário, preservado e publicado, tornou-se um documento crucial para entender a guerra e o Holocausto.

 

O Diário de Anne Frank como suporte para o seu projeto escolar!

“É nosso dever garantir que os seis milhões de judeus mortos apenas por serem judeus sejam lembrados por todos e que as circunstâncias de suas mortes nos lembrem constantemente o que pode acontecer quando deixamos o ódio prevalecer.” A frase é de Ronald S. Lauder, presidente do Congresso Judaico Mundial (World Jewish Congress, WJC). Com o apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), o Congresso criou o site aboutholocaust.org, disponível em diferentes idiomas (português entre eles), com a finalidade de oferecer aos jovens informações essenciais sobre a história do Holocausto – tentativa da Alemanha nazista e de seus aliados de assassinar os judeus da Europa.

O 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2005, no 60º aniversário da derrota do regime nazista e da libertação dos campos de concentração. 

Uma das obras mais importantes e mais lidas do mundo sobre o Holocausto é “O Diário de Anne Frank”, que narra os dois anos em que a garota judia e sua família viveram em um esconderijo em Amsterdã, na Holanda, para escapar da perseguição nazista. Tanto a obra quanto o legado de Anne Frank, que morreu aos 15 anos em um campo de concentração, são temas recorrentes para levar o debate sobre o Shoá, palavra que significa catástrofe no idioma hebraico e é a maneira como os judeus se referem ao Holocausto. 

Para levar o assunto à sala de aula, o Porvir consultou o Centro Anne Frank Educação, iniciativa promovida no Brasil pelo Instituto Plataforma Brasil, e a Anne Frank House, organização sem fins lucrativos holandesa que administra o museu Casa de Anne Frank. Abaixo, reunimos materiais de apoio às práticas pedagógicas com base no livro. Confira:

Curso gratuito sobre a série “Diário Anne Frank”

E se Anne Frank tivesse uma câmera? Com 15 episódios, a série disponível no YouTube retrata cinco meses da vida da adolescente (de março a agosto de 1944), em forma de diário. 

O curso para usos educacionais da série é gratuito, realizado de maneira online. Clique aqui para se inscrever.


Percorra online a casa onde Anne e sua família residiram em Amsterdã por mais de dois anos, onde ela escreveu seu diário. A visita também pode ser feita com o uso de óculos de realidade virtual.


☑️ Para saber mais: conheça a Enciclopédia do Holocausto (em português), uma iniciativa do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos.

Atividades educativas
Para planejar atividades educativas, a Rede Jovem Anne Frank disponibiliza materiais inspirados no diário e no legado de Anne. 


– Recurso 2 – Seu plano de ação
– Recurso 4 – Seu roteiro
– Recurso 7 – A breve vida de Anne Frank
– Recurso 8.1 – Linha do tempo
– Recurso 8.2 – Linha do tempo – datas
– Recurso 13.1 – Identidade
– Recurso 13.2 – Identidade: exercício
– Recurso 15 – O que você faz?
– Recurso 20.1 – Diversidade
– Recurso 20.2 – Diversidade – exercício

ONU estabelece Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto!

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução significativa, marcando o 27 de janeiro como o Dia Internacional de Lembrança do Holocausto. A resolução A/RES/60/7, adotada em 1º de novembro de 2005, durante a sexagésima sessão, reforça o compromisso global com a memória das vítimas do Holocausto e a luta contra o genocídio.

A resolução, reafirmando a Declaração Universal dos Direitos Humanos, destaca que todos têm direito à vida, liberdade e segurança pessoal, independentemente de raça, religião ou outra condição. Ressalta a importância da educação e da memória para evitar a repetição de atrocidades como as cometidas pelo regime nazista.

Entre os pontos principais, a Assembleia Geral:

    Designa o dia 27 de janeiro como o Dia Internacional de Lembrança do Holocausto, reconhecendo a importância de manter viva a memória deste trágico evento na história humana.

    Chama os Estados membros a desenvolverem programas educacionais que inculquem nas futuras gerações as lições do Holocausto, a fim de prevenir futuros atos de genocídio.

    Rejeita qualquer negação do Holocausto como evento histórico, seja total ou parcial.

    Elogia os Estados que preservam os locais que serviram como campos de morte, concentração, trabalho forçado e prisões durante o Holocausto.

    Condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, incitação, assédio ou violência contra pessoas ou comunidades com base na origem étnica ou crença religiosa.

    Solicita ao Secretário-Geral que estabeleça um programa de divulgação sobre o tema "Holocausto e as Nações Unidas", além de medidas para mobilizar a sociedade civil para a lembrança e educação sobre o Holocausto.

Este marco da ONU vem em um momento crucial, quando a educação e a conscientização sobre as atrocidades do Holocausto são essenciais para combater o ódio, o preconceito e o racismo em todo o mundo. Esta resolução ressoa profundamente, destacando a necessidade de integração de tais lições nos currículos educacionais para fortalecer a compreensão e o respeito pelos direitos humanos entre os estudantes.

Carlos Chagas publica Editais para as Contratações Temporárias de Professores

A Prefeitura de Carlos Chagas, em um movimento significativo para a educação municipal, anunciou a abertura dos processos seletivos para contratação temporária de professores. Conforme divulgado, os Editais nº 3/2024 e Edital nº 2/2024 são destinados, respectivamente, a professores de Educação Básica I e Educação Básica II em diversas áreas, com exceção de Educação Física. Este último componente curricular é especificamente abordado no Edital nº 4/2024.

As contratações estão agendadas para o dia 30 de janeiro de 2024, sendo os professores de PEB I convocados às 8 horas, enquanto os de PEB II, abrangendo todos os componentes curriculares, inclusive Educação Física, terão seu processo iniciando às 14 horas.

Os interessados podem acessar todos os detalhes nos editais disponíveis no site oficial da Prefeitura de Carlos Chagas. A iniciativa marca um passo importante da educação pública no município, reforçando o compromisso com a qualidade do ensino.

Por Deodato Gomes

Quanto cada aluno vai ganhar?

 

Fonte da imagem: arte valor
No ato da matrícula, no início do ano letivo, o estudante do ensino médio receberá em sua conta poupança R$ 200. Além disso, a comprovação de frequência dará direito ao recebimento de R$ 1,8 mil por ano, em nove parcelas de R$ 200. Assim, o total por ano letivo será de R$ 2 mil.
Além dos depósitos de R$ 2 mil em cada um dos três anos do ensino médio, ao concluir a última série, o aluno receberá R$ 3 mil na conta poupança, que equivale a R$ 1 mil por série.
Também haverá pagamento de R$ 200 ao aluno de baixa renda da 3° série que se inscrever no Enem.
Assim, caso o estudante cumpra todos os requisitos estabelecidos ao longo dos três anos do ensino médio e se inscreva no Enem no último ano, ele terá recebido um total de R$ 9,2 mil.

Por Deodato Gomes

Novo Decreto Regulamenta Programa de Incentivo Educacional "Pé-de-Meia" para Estudantes do Ensino Médio


Brasília, 27 de Janeiro de 2024 – Em um movimento significativo para melhorar a educação no Brasil, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto Nº 11.901, que regulamenta a Lei nº 14.818 e institui o Programa Pé-de-Meia. Este programa visa oferecer incentivos financeiros aos estudantes do ensino médio público, especialmente aqueles de baixa renda, para promover sua permanência e conclusão escolar.

Principais Aspectos do Programa Pé-de-Meia:

    Objetivos Claros: O programa tem como foco democratizar o acesso ao ensino médio, reduzir desigualdades sociais, diminuir taxas de evasão escolar e promover a inclusão social.

    Elegibilidade Detalhada: São elegíveis estudantes de baixa renda, entre 14 e 24 anos, matriculados no ensino médio público e inscritos no CadÚnico. Estudantes do Programa Bolsa Família têm prioridade, mas aqueles em famílias unipessoais¹ não são elegíveis.

¹As famílias unipessoais são aquelas compostas por apenas um membro, inscritas no Cadastro Único, que tiveram cadastros incluídos ou atualizados de novembro de 2021 a outubro de 2022, com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 606).

Incentivos Financeiros do Programa:

    Incentivo Matrícula: R$ 200,00 anuais para estudantes matriculados e inscritos no CPF.

    Incentivo Frequência: R$ 1.800,00 anuais, condicionados à frequência escolar mínima de 80%.

    Incentivo Conclusão: R$ 1.000,00 anuais, acumulados a cada ano letivo concluído com aprovação.

    Incentivo Enem: R$ 200,00, concedido uma vez para estudantes no último ano do ensino médio.

Detalhes Importantes:

    Desligamento do Programa: Ocorre em casos de pedido do interessado, perda de elegibilidade, evasão ou reprovação consecutiva, falecimento, ou fraude.

    Regras para Reingresso: Estudantes reprovados ou que abandonaram o ano letivo têm direitos limitados ao retornar.

    Colaboração Interinstitucional: Parcerias entre o Ministério da Educação e sistemas de ensino para efetivação do programa.

    Gestão de Recursos: Os valores serão depositados em contas pessoais dos estudantes, com possibilidade de aplicação em títulos públicos.

Comitê Gestor do Programa:

Um Comitê Gestor, composto por representantes de diversos órgãos governamentais, será responsável por definir critérios adicionais de elegibilidade, valores dos incentivos e parâmetros de aplicação dos recursos.

Expectativas e Desafios:

Este programa é uma grande aposta do governo para combater o abandono escolar e melhorar a educação no país. O sucesso do Pé-de-Meia depende da eficácia na implementação e na gestão dos recursos, além da colaboração entre os diferentes níveis de governo e as escolas. A monitoração constante e ajustes serão necessários para garantir que os objetivos do programa sejam alcançados.

Conclusão:

O Programa Pé-de-Meia representa uma inovação significativa na política educacional brasileira, com potencial para impactar positivamente milhares de jovens. Sua implementação cuidadosa e eficaz será crucial para assegurar que ele cumpra seu objetivo de promover uma educação mais inclusiva e de qualidade no Brasil.

Ensino médio: Pé-de-Meia dará R$ 2 mil por ano a alunos de baixa renda

O presidente Luiz Inácio Lula reuniu a imprensa, na manhã desta sexta-feira (26), para detalhar o Programa Pé-de-Meia, que é uma espécie de poupança que o governo federal fará para os alunos de baixa rende que cursarem o ensino médio.

O Decreto 11901 com os valores e requisitos para receber os valores foi assinado pelo presidente durante uma cerimônia, no Palácio do Planalto.

No ato da matrícula, no início do ano letivo, o estudante do ensino médio receberá em sua conta poupança R$ 200. Além disso, a comprovação de frequência dará direito ao recebimento de R$ 1,8 mil por ano, em nove parcelas de R$ 200. Assim, o total por ano letivo será de R$ 2 mil.

Além dos depósitos de R$ 2 mil em cada um dos três anos do ensino médio, ao concluir a última série, o aluno receberá R$ 3 mil na conta poupança, que equivale a R$ 1 mil por série.

Também haverá pagamento de R$ 200 ao aluno de baixa renda da 3° série que se inscrever no Enem.

Assim, caso o estudante cumpra todos os requisitos estabelecidos ao longo dos três anos do ensino médio e se inscreva no Enem no último ano, ele terá recebido um total de R$ 9,2 mil.


Desafio

Durante a assinatura do decreto de regulamentação do programa, Lula disse que as políticas, na área de educação, tem "a responsabilidade de tirar o país da situação em que se encontra após 350 anos de escravidão", quando uma boa formação era privilégio de poucas pessoas: "ricos iam estudar fora, enquanto pobres aprendem a cortar cana."

Segundo o presidente, dois fatores são decisivos para que esse desafio resulte em sucesso.

"O primeiro é a qualidade de tratamento que daremos aos educadores, que estarão em sala de aula. A remuneração tem de ser suficiente para eles cuidarem de suas famílias. O segundo envolve a comunidade local. Precisamos convencer pais e mães a acompanhar a situação das escolas e de seus alunos", disse.

Além disso, Lula defendeu que políticas como a de escola em tempo integral têm de ser implementadas como políticas de Estado, e não de governo. Para seu sucesso, é fundamental que haja participação de educadores e também da comunidade.

"Caso contrário, correrão o risco de serem alteradas durante mudanças de governos. O ideal é que façamos políticas que sejam compreensíveis para prefeitos e governadores", acrescentou.

Programa

A Lei 14.818/2024, que criou o programa de incentivo financeiro-educacional ao estudante do ensino médio chamado Pé-de-Meia, foi publicada no último dia 17. O programa é uma bolsa-poupança para incentivar estudantes de baixa renda a concluir o ensino médio.

Os recursos serão depositados em conta em nome do estudante beneficiário, de natureza pessoal e intransferível, que poderá ser do tipo poupança social digital. E os valores não entrarão no cálculo para declaração de renda familiar e recebimento de outros benefícios, como Bolsa Família, por exemplo.

FONTE: Agência Brasil

Nova Lei de Incentivo Educacional para Estudantes de Ensino Médio Público no Brasil

 

Brasília, 24 de Janeiro de 2024 – Uma nova legislação promete transformar a educação de jovens no Brasil. A Lei Nº 14.818, sancionada em 16 de janeiro de 2024 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, introduz um sistema de incentivo financeiro-educacional, no formato de poupança, para estudantes matriculados no ensino médio público. Esta medida visa estimular a permanência e a conclusão escolar, com foco especial em estudantes de baixa renda.

Destaques da Lei:

    Elegibilidade Estendida: Além dos estudantes regularmente matriculados no ensino médio, a lei inclui jovens entre 19 a 24 anos inscritos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    Foco em Baixa Renda: Estudantes pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), especialmente aqueles com renda per capita mensal limitada, serão priorizados.

   Objetivos Abrangentes: A lei busca democratizar o acesso ao ensino médio, reduzir desigualdades sociais, diminuir as taxas de abandono escolar e promover a inclusão social através da educação.

Requisitos para o Incentivo:

    1-Matrícula efetiva no início do ano letivo.

    2-Frequência escolar mínima de 80%.

    3-Conclusão do ano letivo com aprovação.

  4-Participação em exames nacionais como o SAEB e o ENEM, e no Encceja para estudantes da EJA.

Aspectos Financeiros:

    Fonte de Recursos: O programa será financiado por um fundo com participação da União, limitada a R$ 20 bilhões. Há previsões de aportes de outras fontes, incluindo superávits financeiros e integralização de cotas por Estados e Municípios.

    Gestão do Fundo: O fundo terá natureza privada, administrado por um agente financeiro oficial, e será separado do patrimônio dos cotistas e da instituição administradora.

Implicações e Expectativas:

Esta lei representa um passo significativo no combate às desigualdades educacionais no Brasil. Com um investimento substancial e uma estrutura de incentivo bem planejada, espera-se que haja um aumento na taxa de conclusão do ensino médio, especialmente entre as comunidades de baixa renda. Além disso, ao associar o incentivo à participação em exames nacionais, a lei também visa melhorar a qualidade da educação.

Desafios e Vigilância:

A eficácia desta lei dependerá da sua implementação adequada e da supervisão contínua. O acesso público às informações sobre os estudantes beneficiados e a avaliação periódica dos resultados serão cruciais para garantir transparência e ajustes necessários.

Conclusão:

A Lei Nº 14.818 tem o potencial de ser um marco na história educacional do Brasil, oferecendo uma nova esperança para milhares de jovens e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país. Resta agora acompanhar a sua implementação e os impactos que trará no futuro da educação brasileira.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Memórias de Celebração: um aniversário inesquecível!

 

Criado com o Padlet

Republicação com alterações do Crongrama de Contratações Temporária.


A Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas, anuncia a republicação do cronograma para contratação temporária de profissionais da educação no site da Prefeitura Municipal. Esta nova publicação inclui uma pequena alteração, visando melhor atender às necessidades da rede de ensino de uma forma melhor, que abriga aproximadamente 2 mil alunos no Ensino Fundamental I e II.

O processo de contratação será realizado no 3º Piso da Biblioteca Municipal/POLO UAB, seguindo o cronograma revisado:

- Em 30 de Janeiro de 2024, terça-feira, haverá contratações para o cargo de PEB-I às 08:00. No mesmo dia, às 14:00, serão realizadas contratações para PEB-II - Componentes Curriculares Específicos, iniciando com Língua Portuguesa e prosseguindo com Matemática, História, Ciências, Educação Religiosa, Arte, Geografia, Inglês e Educação Física.

- No dia 31 de Janeiro de 2024, quarta-feira, serão contratados profissionais para Assistente Educacional-AE às 08:00, Auxiliar de Serviços de Educação Básica-ASB às 08:30, e Auxiliar Técnico da Educação Básica às 10:30.

- Por fim, em 1º de Fevereiro de 2024, quinta-feira, ocorrerão as contratações para Professor de Apoio Sala de Recursos às 08:00 e para Supervisor I e II às 10:30.

Este processo seletivo representa uma oportunidade valiosa para profissionais da educação que desejam contribuir para o desenvolvimento e a qualidade do ensino em Carlos Chagas. A Secretaria Municipal de Educação convida os interessados a participarem do processo, lembrando da necessidade de pontualidade e da apresentação dos documentos exigidos conforme o Edital.

Enfatizamos a importância deste processo para fortalecer a equipe educacional do município e para aprimorar os serviços oferecidos à comunidade escolar.

Os candidatos podem obter mais informações entrando em contato com a Secretaria Municipal de Educação ou acessando o site oficial da Prefeitura Municipal de Carlos Chagas para detalhes adicionais sobre o processo seletivo e outras informações especificaças de cada cargo.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

São Brás: o que se sabe sobre o médico da antiguidade que se tornou santo protetor da garganta



É tradição católica em várias partes do mundo: se é dia de São Brás, é preciso ir a igreja.

Durante a missa, em momento oportuno, o sacerdote irá se encarregar de benzer as gargantas de cada um dos fiéis presentes com uma curiosa cruz formada por duas grandes velas apagadas.

Para famílias que praticam o catolicismo e se apegam às práticas que passam de geração para geração, esse ritual tem um significado prático: segundo a fé, os benzidos pela intercessão de São Brás não terão nenhuma inflamação de garganta até o ano seguinte. Ou, se tiverem, as doenças serão leves.

A festa em honra ao santo é no dia 3 de fevereiro, justamente porque é a data em que se acredita que ele tenha sido martirizado, morto por decapitação, no longínquo ano de 316.

E é justamente essa distância temporal que não nos permite ter muitas informações biográficas sobre o personagem.

Entre pesquisadores contemporâneos, não há um consenso, por exemplo se ele nasceu em Roma ou em Sebaste, hoje a cidade de Sivas, na Turquia, na época uma localidade na chamada Armênia Menor.

Também não é possível confirmar se ele realmente veio ao mundo em 264 ou em algum outro ano por volta disso.

Por outro lado, acredita-se que, sim, ele tenha construído sua carreira religiosa e morrido, como mártir, em Sebaste. Muito provavelmente no ano de 316 — embora haja quem defenda que isso ocorreu quatro anos mais tarde.

"A vida e a memória de São Brás foram inteiramente remodelas por legendas e mitificação. Pouco sabemos sobre a história real", aponta o filósofo e teólogo Fernando Altemeyer Junior, professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

"Dizem os relatos centenários que ele foi bispo e médico especializado em curas de homens e animais", acrescenta ele.

Nesses primeiros séculos do catolicismo, bispos eram aqueles religiosos aclamados como líderes regionais, muitas vezes fundadores de comunidades cristãs e mantenedores das mesmas.

Nesses séculos de antiguidade, profissões não eram bem definidas como hoje — o que nos permite compreender, portanto, que um estudioso de fisiologia cuidasse tanto da saúde de seres humanos como da de bichos.

De acordo com o padre Antônio Lúcio da Silva Lima, autor do livro 'Novena São Brás', o religioso foi um bispo "muito querido pelos fiéis".

"Perseguido pelos romanos [que então combatiam o cristianismo], Brás abandonou o bispado e se protegeu em uma caverna de uma montanha isolada", conta.

Mesmo assim, acabou descoberto e preso pelos soldados de Roma.

"Durante o cativeiro, na escuridão de um calabouço, ganhou de presente de algum amigo um par de velas, com as quais recebia luz e calor", narra o padre.

"É por isso que, na representação iconográfica, o santo aparece portando duas velas."

São as tais duas velas que se utilizam para a bênção das gargantas até hoje.

Mas sua condenação não se limitou à prisão. Segundo os relatos antigos, Brás foi morto por decapitação, como era praxe entre os cristãos dessa época, sob ordens do imperador romano Licínio (265-325).

"Morreu em testemunho de sua fé", salienta Lima.

Sobre a tradição das velas, Altemeyer Junior ainda recorda que na véspera da festa de São Brás a Igreja celebra Nossa Senhora das Candeias — também chamada de Nossa Senhora da Luz.

"As velas entrecruzadas sob o pescoço em rito sacramental ao final das missas sugere a festa do dia anterior", ressalta ele.

Biografia carente de detalhes

No martirológio romano, que narra as histórias dos santos da Igreja, as informações sobre ele são muito sucintas.

"São Brás, bispo e mártir, que padeceu pela fé cristã em Sebaste, na antiga Armênia, hoje Sivas, na Turquia, sob o mandato do imperador Licínio", diz o texto. E só.

"A tradição popular narra que ele fora médico e em dado momento ele resolve tomar a vida eremítica e ainda em vida sua fama de santo começou a se espalhar", diz o pesquisador e estudiosos da vida de santos José Luís Lira, fundador da Academia Brasileira de Hagiologia e professor da Universidade Estadual Vale do Aracaú, do Ceará.

"Então, o povo a ele acorria e alcançava graças, obtinha milagres. Naqueles primeiros séculos do catolicismo a escolha do bispo, o líder de uma Igreja local, se dava por aclamação do povo e o povo de Sebaste o aclamou bispo", esclarece Lira.

"Ele aceitou mas teria continuado a residir próximo à caverna na qual se 'escondera' do mundo e dali dirigia a Igreja da atual cidade de Sivas, no centro da Turquia. Por sua fé cristã, foi martirizado", completa.

Altemeyer Junior conta que há relatos de que, nesse período, tanto pessoas quanto animais o procuravam em busca de curas. E ele atendia a todos.

"Ele simplesmente impunha uma benção e havia curas", diz o teólogo.

"Logo, sua fama de santo se espalhou por toda a região da Capadócia, pois ele atendia a todos que o procuravam e muitas vezes as pessoas ficaram curadas de suas doenças do corpo e da alma. Até os animais selvagens conviviam em total harmonia com o santo", acrescenta padre Lima.

O hagiólogo Lira diz que a fonte mais confiável sobre São Brás é a chamada 'Legenda Áurea', um conjunto de narrativas sobre a vida de santos reunidas, por volta do ano de 1260, pelo então arcebispo de Gênova, Jacopo de Varazze (1229-1298).

"Apesar da atemporalidade, posso considerar a narração como fonte, por inexistirem, pelo menos no que conheço, outras", afirma o pesquisador.

"O arcebispo torna escrita a oralidade a respeito de vários santos. Uma verdadeira preciosidade."

"Nela o arcebispo diz que 'Brás era de grande doçura e santidade, o que fez os cristãos o elegerem bispo da cidade de Sebasta, na Capadócia. Por causa da perseguição de Diocleciano, após receber o episcopado retirou-se para uma caverna onde passou a levar vida eremítica. Os passarinhos levavam-lhe de comer e juntavam-se em torno dele, só o deixando depois de ter sido abençoado por ele. Se algum deles estava doente, ia vê-lo e retornava perfeitamente curado'", narra Lira.

O pesquisador conta que Varazze ainda "narra importantes fatos da vida e do martírio de Sã Brás".

"E o que acho mais interessante é algo que ele nos informa na ocasião do martírio do santo e que o faz, espontaneamente, o protetor dos que têm males na garganta", comenta.

A cura da garganta

O texto medieval diz que "Brás pediu então ao Senhor que se alguém invocasse seu patrocínio contra dor de garganta ou qualquer outra enfermidade, fosse atendido".

"E uma voz do Céu respondeu-lhe, dizendo que assim seria", enfatiza o registro.

Altemeyer Junior recorda que há um episódio narrado sobre uma cura realizada ainda em vida que o teria tornado alguém reconhecidamente apto a solucionar problemas do tipo.

"Fato famoso foi salvar a vida de uma criança que tinha presa à garganta uma espinha de peixe. E estava morrendo engasgado. Tornou-se patrono das gargantas e males do pescoço", comenta o teólogo.

O hagiólogo Lira corrobora.

"Num dos muitos relatos da vida de São Brás, vemos os milagres e a história de uma mãe que teria chegado até ele aflita, com o filho agonizante, engasgado com uma espinha de peixe", conta.

"São Brás teria olhado para o céu, rezado e, em seguida, fez o sinal da cruz na garganta do menino e o este ficou bom imediatamente. A partir daí e, principalmente, após o martírio de São Brás, passou-se a usar as velas em forma de cruz para dar a bênção de São Brás", completa Lira.

Essa história é recuperada pela própria oração a São Brás, que lembra que ele restituiu "a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar" e pede que todos tenhamos "a graça de experimentarmos a eficácia" de seu "patrocínio em todos os males da garganta".

Por fim, conforme detalha padre Lima, a prece pede para que o santo ajude a conservar "a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e, assim, proclamar e cantar os louvores de Deus".

Isso teria dado origem à bênção contemporânea das gargantas dos fiéis.

"A mão direita de São Brás abençoando relembra o gesto que ele tanto usava quando rezava pelos doentes. Por meio de sua bênção muitos doentes ficavam curados e muitas graças aconteciam", diz Lima.

"As velas na mão esquerda de São Brás, amarradas e em formato de cruz simbolizam a bênção do santo bispo", acrescenta ele, enfatizando que esse gesto relembra a cura do menino engasgado com a espinha de peixe.

"São Brás abençoou o menino e retirou-lhe a espinha. O menino ficou bom imediatamente. Por causa disso, São Brás passou a ser invocado como o protetor da garganta", explica o padre.

O hagiólogo Lira conta que essa tradição do benzimento das gargantas ocorre em boa parte do mundo católico.

Morte e culto

De acordo com os relatos antigos, Brás teria sido torturado e morto a mando do império romano.

"Foi martirizado com pentes de aço para cardar lã de ovelhas e posteriormente decapitado", afirma Altemeyer Junior.

"Ele teria sido terrivelmente flagelado e torturado, sendo por fim pendurado em um andaime para morrer. Como isso não acontecia, primeiro lhe descarnaram os ossos com pentes de ferro. Depois tentaram afogá-lo duas vezes e, frustrados, o degolaram para ter certeza de sua morte", narra Lira.

De acordo com padre Lima, a fama de santidade de Brás, no princípio local, começou a se espalhar ainda na Idade Média, principalmente a partir do século VIII.

No Brasil, a tradição foi trazida já pelos colonizadores portugueses. "O Brasil tinha, e ainda tem, muita carência de santos próprios reconhecidos", aponta o hagiólogo Lira.

"E temos que considerar que há um apelo interessante na figura de São Brás: a cura dos males da garganta."

"Com isso, muitas paróquias foram a ele dedicadas, fábricas, produtos e até municípios", ressalta o pesquisador.

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Prefeito nomeia novos membros do Conselho Tutelar para o período de 2024-2028.

Em um movimento significativo para a proteção dos direitos da criança e do adolescente em Carlos Chagas, Minas Gerais, a Prefeitura anunciou a nomeação dos novos membros para o Conselho Tutelar da cidade. A Portaria N° 06/2024, emitida pela Procuradoria Jurídica da Prefeitura Municipal, oficializa a nomeação após uma eleição conduzida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em 1º de outubro de 2023.

Os membros nomeados, que assumirão suas funções a partir de 10 de janeiro de 2024, foram selecionados com base em uma votação classificatória. A liderança na votação foi de Bruna Alves Pereira da Silva, seguida por Nádia Ferreira Rapina, Damaris Ramos da Silva Lima, Edilene Barbosa de Oliveira Rocha e Graziela Aguilar da Silva Santos, ocupando, respectivamente, as primeiras cinco colocações.

Esta nomeação representa um passo importante na continuidade da garantia dos direitos e na proteção das crianças e adolescentes de Carlos Chagas. O Prefeito José Amadeu Nanayoski Tavares, utilizando suas atribuições legais conforme a Lei Orgânica Municipal e a Lei no 1.878 de 2013, ressalta a importância desse ato para a comunidade.

Com o novo Conselho Tutelar, espera-se uma gestão efetiva e dedicada ao bem-estar das crianças e adolescentes, um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável e harmonioso da cidade. A comunidade de Carlos Chagas olha com esperança para este novo capítulo na gestão dos direitos das crianças e adolescentes, sob a supervisão destes membros recém-nomeados.