Bullying

sábado, 27 de janeiro de 2024

ONU estabelece Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto!

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução significativa, marcando o 27 de janeiro como o Dia Internacional de Lembrança do Holocausto. A resolução A/RES/60/7, adotada em 1º de novembro de 2005, durante a sexagésima sessão, reforça o compromisso global com a memória das vítimas do Holocausto e a luta contra o genocídio.

A resolução, reafirmando a Declaração Universal dos Direitos Humanos, destaca que todos têm direito à vida, liberdade e segurança pessoal, independentemente de raça, religião ou outra condição. Ressalta a importância da educação e da memória para evitar a repetição de atrocidades como as cometidas pelo regime nazista.

Entre os pontos principais, a Assembleia Geral:

    Designa o dia 27 de janeiro como o Dia Internacional de Lembrança do Holocausto, reconhecendo a importância de manter viva a memória deste trágico evento na história humana.

    Chama os Estados membros a desenvolverem programas educacionais que inculquem nas futuras gerações as lições do Holocausto, a fim de prevenir futuros atos de genocídio.

    Rejeita qualquer negação do Holocausto como evento histórico, seja total ou parcial.

    Elogia os Estados que preservam os locais que serviram como campos de morte, concentração, trabalho forçado e prisões durante o Holocausto.

    Condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, incitação, assédio ou violência contra pessoas ou comunidades com base na origem étnica ou crença religiosa.

    Solicita ao Secretário-Geral que estabeleça um programa de divulgação sobre o tema "Holocausto e as Nações Unidas", além de medidas para mobilizar a sociedade civil para a lembrança e educação sobre o Holocausto.

Este marco da ONU vem em um momento crucial, quando a educação e a conscientização sobre as atrocidades do Holocausto são essenciais para combater o ódio, o preconceito e o racismo em todo o mundo. Esta resolução ressoa profundamente, destacando a necessidade de integração de tais lições nos currículos educacionais para fortalecer a compreensão e o respeito pelos direitos humanos entre os estudantes.

Nenhum comentário: