Bullying

sábado, 27 de janeiro de 2024

O Diário de Anne Frank como suporte para o seu projeto escolar!

“É nosso dever garantir que os seis milhões de judeus mortos apenas por serem judeus sejam lembrados por todos e que as circunstâncias de suas mortes nos lembrem constantemente o que pode acontecer quando deixamos o ódio prevalecer.” A frase é de Ronald S. Lauder, presidente do Congresso Judaico Mundial (World Jewish Congress, WJC). Com o apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), o Congresso criou o site aboutholocaust.org, disponível em diferentes idiomas (português entre eles), com a finalidade de oferecer aos jovens informações essenciais sobre a história do Holocausto – tentativa da Alemanha nazista e de seus aliados de assassinar os judeus da Europa.

O 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2005, no 60º aniversário da derrota do regime nazista e da libertação dos campos de concentração. 

Uma das obras mais importantes e mais lidas do mundo sobre o Holocausto é “O Diário de Anne Frank”, que narra os dois anos em que a garota judia e sua família viveram em um esconderijo em Amsterdã, na Holanda, para escapar da perseguição nazista. Tanto a obra quanto o legado de Anne Frank, que morreu aos 15 anos em um campo de concentração, são temas recorrentes para levar o debate sobre o Shoá, palavra que significa catástrofe no idioma hebraico e é a maneira como os judeus se referem ao Holocausto. 

Para levar o assunto à sala de aula, o Porvir consultou o Centro Anne Frank Educação, iniciativa promovida no Brasil pelo Instituto Plataforma Brasil, e a Anne Frank House, organização sem fins lucrativos holandesa que administra o museu Casa de Anne Frank. Abaixo, reunimos materiais de apoio às práticas pedagógicas com base no livro. Confira:

Curso gratuito sobre a série “Diário Anne Frank”

E se Anne Frank tivesse uma câmera? Com 15 episódios, a série disponível no YouTube retrata cinco meses da vida da adolescente (de março a agosto de 1944), em forma de diário. 

O curso para usos educacionais da série é gratuito, realizado de maneira online. Clique aqui para se inscrever.


Percorra online a casa onde Anne e sua família residiram em Amsterdã por mais de dois anos, onde ela escreveu seu diário. A visita também pode ser feita com o uso de óculos de realidade virtual.


☑️ Para saber mais: conheça a Enciclopédia do Holocausto (em português), uma iniciativa do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos.

Atividades educativas
Para planejar atividades educativas, a Rede Jovem Anne Frank disponibiliza materiais inspirados no diário e no legado de Anne. 


– Recurso 2 – Seu plano de ação
– Recurso 4 – Seu roteiro
– Recurso 7 – A breve vida de Anne Frank
– Recurso 8.1 – Linha do tempo
– Recurso 8.2 – Linha do tempo – datas
– Recurso 13.1 – Identidade
– Recurso 13.2 – Identidade: exercício
– Recurso 15 – O que você faz?
– Recurso 20.1 – Diversidade
– Recurso 20.2 – Diversidade – exercício

Nenhum comentário: