Bullying

sábado, 17 de fevereiro de 2018

15 de Fevereiro de 2018 foi o 1º dia do nosso Momento Pedagógico.


Foi rico, foi valioso, foi grandioso demais o nosso retorno. Ganhamos 3 colegas de fora, dois de Nanuque e uma de Ataléia que vieram somar força conosco neste trabalho. Educar é um ato de amor e sempre vale a pena! 
Fizemos a leitura do artigo a seguir e discutimos bastante a Educação para Competência. Educar para a Competência é o paradigma que marca a BNCC. Esta é a metodologia na qual a BASE está ancorada. Para acessar o artigo do Professor Vasco Moreto - "Educar para Competência: o desafio do professor no novo contexto social,  é só clicar na imagem abaixo. Vale a pena estudá-lo. O professor de Matemática vai adorá-lo porque todos os seus exemplos é deste componente curricular. 


Assistimos e discutimos a palestra do mesmo autor do artigo acima sobre como Ensinar para a Competência e habilidade. É bastante didático e claro a forma como ele explica esta teoria. É a teoria paradigma da BNCC. Ele trabalha  o conceito de Perrenoud (1999, p. 30), de forma magistral: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.). Para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações". Assista de novo se for o caso, mas tenha o domínio conceitual desta teoria que é ferramenta essencial do ofício do professor.




Estudamos a Base Nacional Comum Curricular- (BNCC). Ficou definido que cada professor deve baixar e estudar a BNCC do seu componente curricular específico, porque todo o Planejamento de 2018 será feito a partir deste documento, que hoje já é obrigatório para o Brasil. Minas já movimenta no sentido de adaptar a BASE aos  CBC, com a realização de duas vídeo conferência. Discutimos e constatamos que toda política pública educacional do Brasil será modificada: livro didático, formação de professores, avaliação externa etc... para adequar às exigência da BASE.  Segue o link da Base. 



http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf

Lembrem-se que a Base esta ancorada no Ensino para Competência e habilidade, que foi apresentada em reunião.





Além disso relembramos a necessidade de acolhimento a todos indistintamente da sua condição física social e mental. A equidade fala da atenção especial àqueles que mais necessitam. Docência e Equidade devem ser o nosso grande desafio. Não faz sentido, fazer mais por quem já é e tem.  Não esqueçamos desta imagem, amplamente discutida em nossas reuniões: 



  E assistimos a este vídeo com fotos de passeata da APAE em que a Escola participou, com esta Canção do Lênine que traduz de forma tão linda a necessidade da Escola acolher a todos em suas especificidades sem estigmas e preconceitos, conscientes de que " Ser diferente é normal":




                                                                                                                       Por Deodato Gomes

Nenhum comentário: