Bullying

quarta-feira, 17 de junho de 2020

COVID-19 O que dizem os testes de anticorpos? Por Natalia Pasternak


Testes sorológicos para Covid-19 detectam não a presença do vírus no corpo humano, mas a reação do organismo à presença do vírus. Por isso, são inadequados para diagnosticar a doença: a reação vai persistir mesmo depois de o vírus já ter sido eliminado.

Tratar o teste sorológico como diagnóstico é apenas um dos erros de tabelas que têm se disseminado nas redes sociais nas últimas semanas, quase como memes, causando muita confusão. Essas tabelas oferecem explicações equivocadas sobre os tipos de anticorpos (IgM e IgG) detectados nos testes, e as várias combinações deles. Ignore o que essas imagens dizem, caso receba alguma. Para saber qual a leitura correta do exame de anticorpos, siga este artigo.

Quando temos contato com o vírus, mesmo sem apresentar sintomas, o sistema imune reage. Em geral, produz primeiro o IgM, após aproximadamente duas semanas da infecção. Assim, podemos dizer que, se o exame foi positivo para IgM, a infecção foi recente. Muitas tabelas apontam o IgM como sinal de infecção ativa, mas não podemos afirmar isso. Pode ser que a infecção ainda esteja ativa, e pode ser que a pessoa já esteja completamente recuperada. Não dá para saber. A única maneira de medir infecção ativa é detectar a presença do vírus. E isso o teste de anticorpo não faz, ele é apenas um retrato do passado.

Com o tempo, o IgM vai sendo substituído por outro anticorpo, o IgG. Portanto, se aparecer o IgG positivo, isso indica que um bom tempo já passou desde a infecção, provavelmente mais do que três semanas. O IgG pode ser sinal de imunidade permanente contra o novo coronavírus, mas não conhecemos a doença bem o suficiente para afirmar isso com alguma certeza, ainda.

Se a pessoa é negativa para IgM e IgG, isso apenas indica que ela não tem anticorpos. Pode ser porque nunca teve contato com o vírus, ou porque está com o vírus naquele momento, mas ainda não deu tempo de produzir anticorpos (lembre-se de que eles levam semanas para aparecer). Ou seja, um resultado negativo de anticorpos pode acontecer em uma pessoa que está infectada e transmitindo!


Em resumo, um teste positivo de anticorpo não significa presença da doença, porque o vírus já pode ter ido embora. Um resultado negativo não significa ausência da doença, porque o vírus pode estar lá e o anticorpo ainda não ter chegado.

A Organização Mundial da Saúde, o Center for Disease Control dos EUA, e a Anvisa aqui não recomendam o uso de testes sorológicos para diagnóstico. Já o Ministério da Saúde admite o uso, mas com as seguintes ressalvas: “resultados negativos não excluem a infecção por Sars-Co-V2, e resultados positivos não podem ser usados como evidência absoluta de Sars-CoV2”. É algo como dizer, não confie nos resultados — negativos ou positivos — mas, se quiser, pode usar assim mesmo. Mais ou menos como a decisão do Conselho Federal de Medicina de autorizar, mas não recomendar, o uso de medicamentos sem comprovação. Quem não entender pode perguntar para o ministro da Saúde, assim que tivermos um.

Nenhum comentário: