Bullying

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Osvalda em Juiz de Fora: as inesquecíveis estações ... uma jornada acadêmica que deixa eternas saudades!

Fazendo uma referência expressiva a canção de Milton Nascimento, Encontros e Despedida,  vejo que em nossa jornada acadêmica, nos corredores e salas da Universidade Federal de Juiz de Fora, cada membro do PPGP era uma estação, uma parada onde se compartilhava conhecimento e amizade.  A letra do poeta nos lembra que "todos os dias é um vai e vem, a vida se repete na estação". Mas, às vezes, há despedidas que doem mais, que são inesperadas e deixam marcas. Osvalda, nossa querida colega, era uma daquelas pessoas que chegou e deixou marcas em vários corações.

Adriano expressou bem a profundidade da dor que sentimos com essa partida: "uma perda imensurável." Em cada seminário, em cada momento juntos, Osvalda deixava sua marca. Como Célia Klein lembrou, sua arte na camiseta do seminário sobre o PNE é um símbolo de seu legado e paixão pelo conhecimento.

Ronaldo, em sua tristeza, desejou conforto, enquanto Déia expressou o choque que muitos de nós sentimos ao receber a notícia. "A hora do encontro é também despedida", e embora a partida de Osvalda tenha sido prematura, sua memória permanecerá conosco, como uma canção que nos recorda da beleza e fragilidade da vida. "A plataforma dessa estação é a vida desse meu lugar", e para nós, o PPGP nunca mais será a mesma saudade sem a presença vibrante de Osvalda.

   Professor Deodato Gomes Costa

Nenhum comentário: