OBRAS DO SASI

OBRAS DO SASI
SASI

ESCOLA INTERATIVA

ESCOLA INTERATIVA
ESCOLA INTERATIVA

APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM
APOIO

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

SASI

SASI
SASI

ENEM

ENEM
ENEM

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

sábado, 29 de março de 2014

EU SOU SEU LIVRO, CUIDA BEM DE MIM-Trabalho de sensibilização e preservação ao Livro Didático.


Todos nós temos o papel de educar o nosso aluno quanto ao uso do Livro Didático.Percebemos cada vez mais o descuido por parte dos alunos com este material. Logo, faz-se necessário um trabalho com toda comunidade escolar da E. E. Dr. João Beraldo sobre a importância de usá-lo de forma sustentável, preservando o meio ambiente. Uma folha de um livro didático rasgada representa quanto em árvore retirada da natureza.
   Cada vez mais percebemos a falta de valorização do Livro didático por parte de alguns alunos tornando se urgente o desenvolvimento de uma reflexão, junto aos nossos alunos,  sobre o grande valor educacional que este Bem Público apresenta na educação das novas gerações. O professor conta com este importante instrumento de ensino-aprendizagem que tem papel relevante no processo de contextualização dos conteúdos e na aplicação dos Currículos Básicos Comuns, objetivando construir uma competência leitora e escritora tão necessária ao jovem no mundo de hoje. Nas mochilas, debaixo dos braços e nas bibliotecas das escolas eles estão presentes na vida dos estudantes: o livro didático. Companheiro fundamental da aprendizagem e do conhecimento, portanto merecem nossa atenção e carinho em seu manuseio para que outros colegas também possam usá-lo em bom estado. Estamos entregando os livros aos pais. Confira o cronograma de ações que estamos executando.









Cronograma de Ações:
·         10 a 28 de Março de 2014– Entrega do Livro Didático aos Pais ou Responsáveis e ao aluno, realizada pelas Bibliotecárias- Ilma, Márcia e Edina Rosa,  seguindo rigorosamente as instruções do Diretor. Cada aluno terá sua ficha de recebimento e devolução do livro, assinada pelo Pai ou Responsávelque será arquivadas em pasta específica da turma.
·         Dia 18-03-2014-Dia Escolar do Livro Didático. Fazer Plano de aula com o objetivo de Refletir sobre livro didático.  O Professor preparará aula, alusiva a importância do mesmo. Reflita com os seus alunos: a importância do livro, sua conservação: não rabiscando, não rasgando folhas, não fazendo orelhas, não fazendo anotações e pode se construir combinados do uso do livro e expor na sala. Pode-se discutir a importância de trazê-lo para a aula seguindo o horário de aulas da turma. 
·         24 a 28 de Março de 2014 – Semana do Encapamento -reservada para encapar os Livros-Cada Professor conduzirá esta atividade com os livros da sua disciplina junto às suas turmas, com o apoio da especialista do seu turno.
·         As Especialistas deverão ir as salas entregar o bilhete de convocação dos Pais para vir a escola receber os livros e estimular a presença dos mesmos para este objetivo.
·          Professor trabalhe com os alunosa importância da conservação e devolução do livro didático estimule a expressar em textos, redações, slogans, cartazes, vídeos, charges, paródias o resultado do seu trabalho.
·         Vamos reunir os melhores trabalhos e postá-los no Blog.
·         SEMANA DA RESTAURAÇÃO -de 17 a 21 de Março de 2014. As Bibliotecárias junto com alguns alunos que se oferecerem – localizar livros ainda em vigor (que ainda serão usados no próximo ano) que estejam precarizados para fazer a restauração dos mesmos. Buscar o material necessário junto ao Diretor.
·         SEMANA DA DEVOLUÇÃO – de 24 a 12 de Dezembro -Responsáveis – Bibliotecárias e Professor do Conteúdo com apoio da Especialista do turno. Atividade: Recolher todos os livros e dar baixa na ficha de entrega, solicitando assinatura do aluno ou assinando como recebedora.

·         SEMANA DA AVALIAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICOE DE RESTAURAÇÃO DOS LIVROS DANIFICADOS:  15  a 19 de Setembro de 2014. Professores junto aos alunos, com o apoio das Bibliotecárias e Especialistas. Ao encontrar livros danificados (estando ainda em vigor para uso em 2015)os mesmos serão encaminhados para restauração para equipe formada por  Bibliotecárias e alunos. 



Nenhum comentário: