Bullying

sábado, 5 de julho de 2025

A força da palavra: uma reflexão para gestores escolares!

A força da palavra: uma reflexão para gestores escolares

Na escola, cada palavra dita constrói ou desconstrói relações. Gestores, mais do que administradores, são também comunicadores e educadores da convivência. A forma como nos expressamos impacta diretamente a cultura que cultivamos entre professores, alunos, famílias e funcionários.

Por isso, é preciso repensar o vocabulário cotidiano. Expressões como “eu acho”, “me falaram” ou “não sei” podem enfraquecer a autoridade positiva que precisamos exercer. Em seu lugar, palavras como “eu acredito”, “eu observei” ou “vou verificar” comunicam mais responsabilidade, empatia e profissionalismo.

Dizer “essa tarefa é muito difícil” pode criar barreiras mentais; já “essa tarefa é um desafio para mim” abre espaço para o crescimento e a superação. Quando trocamos “ninguém me falou” por “essa informação é nova para mim”, evitamos o jogo de culpas e assumimos uma postura colaborativa e madura.

Comunicar com firmeza, clareza e acolhimento não é apenas uma habilidade técnica: é uma escolha pedagógica. É ensinar com o exemplo que somos capazes de construir ambientes mais respeitosos, proativos e humanos.

Gestão escolar também se faz com palavras. E que nossas palavras sejam sempre sementes de compromisso, escuta e transformação.

Nenhum comentário: