Bullying

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Pirâmide do òdio


A imagem mostra a Pirâmide do Ódio, um modelo criado pela Liga Antidifamação (ADL) para ilustrar como o ódio pode se manifestar em diferentes níveis, desde atitudes preconceituosas até violência.

A pirâmide é dividida em cinco níveis, cada um representando um nível mais grave de ódio.

Nível 1: Atitudes preconceituosas

No nível 1, estão as atitudes preconceituosas, que são crenças ou opiniões negativas sobre um grupo de pessoas com base em sua raça, religião, etnia, orientação sexual, gênero ou qualquer outra característica.

Alguns exemplos de atitudes preconceituosas são:

Estereotipar um grupo de pessoas

Ter medo da diferença

Justificar os preconceitos procurando pessoas que pensem de forma similar

Procurar informação para confirmar crenças e/ou preconceitos pré-existentes

Falta de introspeção ou consciência do privilégio

Nível 2: Atos preconceituosos

No nível 2, estão os atos preconceituosos, que são comportamentos que expressam ou reforçam atitudes preconceituosas.

Alguns exemplos de atos preconceituosos são:

Estereotipar um grupo de pessoas

Dizer piadas preconceituosas

Usar linguagem depreciativa ou ofensiva

Apropriar-se de elementos culturais de um grupo de pessoas sem o seu consentimento

Anulhar social e/ou excluir um grupo de pessoas

Insultar, ridicularizar ou intimidar um grupo de pessoas

Dar alcunhas a um grupo de pessoas

Desumanizar um grupo de pessoas

Nível 3: Discriminação sistemática

No nível 3, está a discriminação sistemática, que é a discriminação que é institucionalizada ou incorporada às leis, políticas ou práticas de uma sociedade.

Alguns exemplos de discriminação sistemática são:

Desigualdades na justiça penal

Distribuição não equitativa dos recursos escolares

Segregação na habitação

Desigualdade salarial

Desigualdade nas oportunidades profissionais

Restrições e supressão de eleitores

Representação desigual nos meios de comunicação

Nível 4: Violência motivada por preconceito

No nível 4, está a violência motivada por preconceito, que é a violência que é dirigida a um grupo de pessoas com base em sua raça, religião, etnia, orientação sexual, gênero ou qualquer outra característica.

Alguns exemplos de violência motivada por preconceito são:

Ameaças

Profanações

Vandalismo

Incêndios provocados

Ataques

Violações

Assassinatos

Terrorismo

Nível 5: Genocídio

No nível 5, está o genocídio, que é o assassinato deliberado e sistemático de um grupo de pessoas.

O genocídio é a forma mais extrema de violência motivada por preconceito.

A Pirâmide do Ódio é uma ferramenta importante para entender como o ódio pode se manifestar e como ele pode levar à violência. É importante estar ciente dos diferentes níveis de ódio e tomar medidas para combatê-lo em todos os níveis.

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Oportunidade para Educadores: Inscrições Abertas para o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI)

Oportunidade para Educadores: Inscrições Abertas para o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI)

https://seletivo.profei.com.br/login

Para os profissionais da educação que buscam aprimoramento na área de inclusão, uma notícia animadora: estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) para ingresso no ano de 2024. Este é um passo significativo para educadores que desejam se especializar e contribuir para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e acessível.

Detalhes do Programa:

    Vagas disponíveis: 300

    Taxa de inscrição: R$ 110,00

    Prazo de inscrição: Até 30 de novembro de 2023, às 23:59:59.

O PROFEI é uma iniciativa que reúne instituições de ensino de todo o país, promovendo um currículo colaborativo e interdisciplinar que reflete as necessidades contemporâneas da educação inclusiva. Com um enfoque prático e voltado para resultados concretos em sala de aula, o programa visa capacitar os professores para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades presentes na educação inclusiva.

Esta é a sua chance de fazer a diferença na vida de muitos estudantes, desenvolvendo habilidades que são fundamentais no cenário educacional atual. Para mais informações e para realizar sua inscrição, procure o edital completo e o formulário de inscrição no site oficial do programa https://seletivo.profei.com.br/login

Não perca esta oportunidade de desenvolvimento profissional. Participe e seja um agente de transformação na educação inclusiva do Brasil!

sábado, 11 de novembro de 2023

Educação em Foco: Projeto "Trilhas de Futuro" apresenta cursos de formação gratuitos para jovens

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), anuncia uma nova trilha para o futuro de nossos jovens: o projeto "1 Milhão de Oportunidades" (1 MiO).

Este projeto é uma plataforma digital que visa facilitar a transição de adolescentes e jovens do ambiente escolar para o mercado de trabalho, oferecendo cursos de formação profissional em áreas essenciais como educação, saúde, inclusão social e sustentabilidade.

Com o objetivo de alcançar um milhão de jovens em todo o Brasil, o projeto 1 MiO se destaca como uma oportunidade única para aqueles que buscam não apenas aprimorar suas habilidades, mas também expandir suas visões de mundo e possibilidades futuras. Os cursos oferecidos são gratuitos e abertos a estudantes da Educação Profissional e do Ensino Médio em Tempo Integral.

Cursos em Destaque:

Podcasts e vídeos: Novas formas de se expressar! - Acesse aquihttps://1mio.com.br/node/36181

Ferramentas para o seu negócio: Empreenda com sucesso - Acesse aquihttps://1mio.com.br/node/34126

Todo mundo pode empreender: Descubra o empreendedor em você - Acesse aquihttps://1mio.com.br/node/34136

Além do conhecimento, os estudantes que concluírem integralmente os cursos até 15/12/2023 poderão se inscrever para concorrer a bolsas de estudo, acrescentando ainda mais valor à sua jornada educacional.

Como se inscrever para as bolsas de estudo:

Inscreva-se na Plataforma Digital do 1MiO.

Realize um dos cursos do 1MiO.

Escolha uma bolsa de estudo de seu interesse.

Preencha o formulário na página de Bolsas e aguarde a seleção.

https://1mio.com.br/bolsas-de-estudo

Para informações e acesso a outros cursos e maiores oportunidades, visite a página oficial da iniciativa 1MiO do UNICEF em https://1mio.com.br/feeds/carreira 

Convidamos a todos para promoverem essa iniciativa, incentivando nossos jovens a explorar essas oportunidades enriquecedoras. Vamos juntos abrir portas para um futuro mais brilhante para a juventude.

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Treinamento para aplicação do PROEB-5º E 9º ANO

No último dia 08 de novembro, um importante evento de capacitação foi promovido pela Superintendência Regional de Ensino, ministrado pela analista Andréia.  O foco da capacitação foi o treinamento para aplicação das avaliações do PROEB - Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica, destinada aos alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental. Este programa é um componente vital do SIMAVE - Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública, que visa monitorar e promover a equidade e a melhoria contínua da educação no estado.

Slides utilizados no treinamento.

O encontro reuniu gestores e supervisores em um formato híbrido, onde os Gestores e Supervisores estiveram fisicamente presentes, enquanto outros participantes de outras cidades puderam acompanhar e interagir através de uma transmissão síncrona. 

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Programa LEEI: uma nova jornada para a Alfabetização na Educação Infantil!

Educação de Base em Transformação: Programa LEEI Visa Alfabetizar Crianças na Educação Infantil.

Na busca incessante por melhorias no ensino brasileiro, uma iniciativa promissora vem ganhar destaque. O Ministério da Educação, em parceria com universidades renomadas, lançou o Programa de Formação LEEI - Leitura e Escrita na Educação Infantil, parte integrante do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Este programa surge como um farol de esperança para transformar a maneira como a linguagem oral e escrita é apresentada às crianças nas creches e pré-escolas do país.

De acordo com o Decreto n.º 11.556, de 12 de junho de 2023, o projeto visa não apenas ensinar as crianças a ler e escrever mas também envolvê-las em experiências enriquecedoras com diversas linguagens. A proposta apresentada pela UFMG destaca a importância de reconhecer e valorizar as culturas infantis, integrando o lúdico e as brincadeiras ao processo de aprendizagem.

Esta abordagem pedagógica inovadora, ancorada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, busca garantir que as experiências educacionais das crianças sejam completas e respeitosas de suas fases de desenvolvimento. Pesquisadores de renome na área da Educação Infantil estão engajados neste projeto, assegurando uma base sólida de conhecimento e experiência para a formação dos professores.

A Secretaria de Educação de Carlos Chagas fez a adesão a essa proposta transformadora, que representa um passo significativo para a alfabetização das crianças em nossa cidade. Preenchemos o formulário e garantimos a participação na lista de municípios que serão informados ao MEC.

A adesão ao LEEI representa um compromisso com o futuro das crianças e da educação brasileira, alinhando-se ao objetivo maior de formar cidadãos plenos, capazes de ler o mundo ao seu redor com criticidade e consciência. O momento é de abraçar esta oportunidade e que o municípios se destaque como pioneiros nessa jornada educacional essencial, para nossas crianças. 

Para os interessados em se aprofundar na proposta e aderir ao programa, o formulário pode ser acessado através do link fornecido. É essencial que a participação seja confirmada até a data limite, assegurando a inclusão do município neste movimento educacional crucial.

Professor Deodato Gomes 

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Carlos Chagas implementa Teste de Fluência inovador em Leitura para aprimorar a Alfabetização!


Treinamento no Polo UAB,  de forma síncrona on line, ministrado pela analista Andréia da SRE de Teófilo Otoni, Capacita Gestores e Supervisores Pedagógicos de Carlos Chagas,  para Avaliação de Fluência em Leitura das crianças nas Escolas Municipais

Acesse aqui os slides utilizados por Andréia no treinamento treinamento

Carlos Chagas, 07 de novembro de 2023 – Em um passo significativo para a educação municipal, a cidade de Carlos Chagas abraçou hoje uma nova metodologia de avaliação da fluência em leitura. O treinamento, que começou às 8 horas no Polo UAB, reuniu supervisores pedagógicos e diretores escolares com o objetivo de capacitá-los a aplicar o Teste de Fluência em leitura para alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental.

A iniciativa, que é um marco na rede municipal de educação, visa avaliar a capacidade dos estudantes de ler palavras, pseudopalavras e textos de maneira fluida e no ritmo adequado para sua faixa etária. Através de um aplicativo desenvolvido pelo CAEd, referência em avaliação educacional em larga escala, as crianças são gravadas durante a leitura, permitindo uma análise detalhada de seu desempenho sem a necessidade de uma conexão à internet no momento da aplicação.

Este teste inovador, de acordo com Andréia, considera três critérios essenciais: precisão, velocidade e prosódia, fornecendo uma visão abrangente das habilidades de leitura do aluno. Além disso, os estudantes respondem a perguntas sobre o texto lido, o que permite avaliar também a compreensão leitora.

Os resultados são categorizados em diferentes perfis de leitores — Pré-Leitor, Leitor Iniciante e Leitor Fluente — e são divulgados na Plataforma CAEd, possibilitando que gestores, supervisores e professores planejem estratégias pedagógicas personalizadas. Este diagnóstico preciso é uma ferramenta poderosa para garantir o direito de aprendizagem de todas as crianças, representando um avanço significativo na aprendizagem dos pequenos cidadãos de Carlos Chagas.

O mérito desta implementação é todo da rede municipal de educação, que se mostra proativa e inovadora ao acolher esta metodologia de avaliação. Com ela, espera-se não apenas identificar os níveis de fluência em leitura dos alunos, mas também desenvolver intervenções pedagógicas que atendam às necessidades individuais de cada estudante, promovendo assim um avanço significativo no processo de alfabetização.

A cidade de Carlos Chagas dá um exemplo de como a tecnologia e a inovação podem ser aliadas da educação, assegurando que cada criança tenha a oportunidade de desenvolver plenamente suas habilidades de leitura, essenciais para o sucesso em todas as áreas do conhecimento.

Professor Deodato Gomes

Assista ao vídeo apresentado com as explicações:

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Convocação ao diálogo: EIXO V-valorização dos Profissionais da Educação – Rumo à CONAE 2024

Respeitados Profissionais da Educação,

Com muita satisfação, convidamos vocês para um momento significativo de diálogo e construção coletiva: o debate sobre o EIXO V - VALORIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, que será uma das bases de discussão da Conferência Nacional da Educação (CONAE) - 2024.

Este convite, divulgado em nosso blog, é um chamado para nos prepararmos para acompanhar a construção do PNE, documento de grande importância para a Educação. O EIXO V aborda temas essenciais como a formação de qualidade, remuneração justa, progressão na carreira, e as condições de trabalho que asseguram a saúde e o bem-estar dos educadores.

ENCONTRO PARA DEBATER O EIXO V:

Data: 09 de Novembro de 2024 – Quinta-Feira

Local: Pólo UAB

Horário: 18:00

A CONAE-2024 ESTADUAL, está programada para os dias 09, 10 e 11 de novembro de 2024. Teremos a grata participação de Edson Quilombola, nosso Delegado Estadual, representando os Conselhos.

A decisão de trazer à tona o debate do EIXO V para nosso meio,  foi uma sugestão de Paula e Edson Quilombola, em uma reunião que tivemos hoje, dia 06/11/2023, onde o financiamento da Educação estava em pauta. 

Salientamos a importância da participação ativa de todos na elaboração do PNE que irá nortear os rumos da educação em nosso país pelos próximos 10 anos. Cada contribuição é vital para esculpir um futuro onde a educação é vista como o alicerce de esperança e transformação.

Pedimos aos Diretores das Escolas que contabilizem este encontro no tempo destinado à Reunião do Módulo II de todos os que vierem para o encontro e convidem todos os Profissionais da Educação de suas escolas para marcarem presença.

"É a educação que torna o futuro parecer um lugar de esperança e transformação." Este pensamento guiará nosso encontro e inspirará todos nós em nossa jornada.

Aguardamos a sua presença valiosa para enriquecer ainda mais nosso debate.

Cordialmente,

Deodato Gomes Costa

Secretário Municipal de Educação

Convite para treinamento exclusivo: dominando as aplicações das Avaliações do SIMAVE!

Convocação Especial para Diretores e Supervisores: participem do Treinamento das Avaliações do SIMAVE

Distintos Diretores e Supervisores,

É com grande expectativa que convidamos vocês para se juntarem a nós em ENCONTRO REMOTO SÍNCRONO de treinamento, para aprofundar sobre as aplicações das avaliações do SIMAVE. Estes encontros serão cruciais para que todos sejam bem informados sobre a aplicação dos testes PROALFA e PROEB, ​​além de detalhar os procedimentos de cadastro dos profissionais e o preenchimento dos questionários através da plataforma SIMAVE.

Agenda de treinamentos:

1-Teste de Leitura do PROALFA

Data: 07 de novembro de 2023 (terça-feira)

Horário: 8h

2-Prova do PROEB - 5º e 9º ano

Data: 08 de Novembro de 2023 (quarta-feira)

Horário: 8h

O local é sempre no POLO UAB

É essencial acentuar a importância da pontualidade, uma vez que a transmissão será realizada ao vivo, iniciando rigorosamente às 8 horas. A sessão será projetada via datashow e, para manter a exclusividade do conteúdo oferecido, informamos que não haverá gravação do evento .

Contamos com a presença de todos para que este treinamento seja um sucesso.

Atenciosamente,

Professor Deodato Gomes

domingo, 5 de novembro de 2023

Rumo ao Sucesso: uma mensagem de incentivo para os Estudantes nas Avaliações do SIMAVE e do SAEB!

Foto de Antônia Vitória de hoje(05-11-12023) assim que cheguei da Missa

Valorosos estudantes do 2º, 5º e 9º ano da Rede Municipal de Educação,


É com imenso carinho que me dirijo a vocês neste momento tão significativo. As provas do Simave e do Saeb estão chegando e, com elas, a oportunidade de mostrar tudo o que vocês aprenderam em sua jornada educacional. Lembrem-se: a presença de cada um de vocês é crucial para a adição dos resultados, então, não faltem!

Agora é a hora de respirar fundo, focar e ler cada questão com atenção. Não deixem nenhuma sem resposta. É tão importante quanto, preencher o cartão de resposta com cuidado.

Vocês são capazes de alcançar grandes feitos - "Você quer, você pode, você consegue!" O esforço de vocês refletirá em notas excelentes, o que é essencial para continuarmos a receber o apoio financeiro do Fundeb para a nossa educação.

Nós, professores, supervisores, Diretores e todos que fazem parte desta grande família educacional, estamos na torcida por vocês. Vocês já demonstraram ser extremamente capazes, e tenho confiança de que irão brilhar. Lembre-se das sábias palavras de Mary Poppins: "Esse é mais um pequeno desafio que você certamente vencerá. Acredite na sua capacidade e faça uma boa prova!"


Com esperança e apoio,


Deodato Gomes Costa

Secretário Municipal de Educação


Sugestão de Atividades para fazer com os alunos que vão fazer a Prova para gerar mais engajamento por parte deles


Um recado do Secretário para os Professores e Supervisores sobre as externas!

Antônia Vitória me fez esta imagem hoje(05-11-2023) assim que cheguei da Missa

Caros Professores e Supervisores,

À medida que nos preparamos para as avaliações do Simave e do Saeb, quero primeiro parabenizá-los pelo compromisso e dedicação que demonstraram. As oficinas que compartilhamos nos prepararam bem para entender a importância destas avaliações e como elas podem ajudar a moldar o futuro de nossa educação municipal.

Neste momento crucial, é vital que nos concentremos em garantir a participação de todos os alunos dos 2º, 5º e 9º anos. Lembre-se, o sucesso deles nas provas e a nossa capacidade de atingir as metas de participação estão intrinsecamente ligados ao apoio financeiro que recebemos através do Fundeb. É um ciclo de crescimento e melhoria que começa com cada estudante que encorajamos a dar o seu melhor.

Encarem cada desafio como uma oportunidade e cada sala de aula como um palco para inspirar. Nossos alunos estão prontos para melhorar suas habilidades e alcançar novos níveis de aprendizagem, e isso é possível através do ambiente estimulante que você cria.

E como lembrete da importância de nossos esforços individuais, trago comigo as palavras de Madre Teresa de Calcutá: "O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor". Cada um de vocês acrescenta à imensidão do nosso oceano educacional.

Que venham as externas!...

Com gratidão e esperança,

Deodato Gomes Costa  

Secretário Municipal de Educação

sábado, 4 de novembro de 2023

Convite Especial – Mostra Cultural de Geografia: Viagem ao Redor do Mundo 🌍✨


Convite Especial – Mostra Cultural de Geografia: Viagem ao Redor do Mundo 🌍✨

Caríssimos estudantes, professores e pais,

É com imenso prazer 😊 que a Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni 🏫 abre suas portas 🚪 para uma jornada inesquecível 🌟 pelo vasto universo 🌌 das culturas que compõem nosso planeta 🌍. A Escola convida você 💌 a embarcar na "Mostra Cultural de Geografia - Viagem ao Redor do Mundo" 🌐, um evento único 🎉 que celebra a maravilhosa diversidade étnico-cultural 🤝🏽🌈 que nos rodeia.

📅 Data: 07 de Novembro 🕗 Horário: das 8h às 11h 📍 Local: E.M Dr. Manoel Esteves Otoni

Este evento é uma oportunidade singular 🌟 para vivenciar e apreciar as diferentes facetas do nosso mundo 🌍. Deixe-se encantar pela beleza da diversidade humana 🧑🏻🧑🏿🧑🏽🧑🏼 e pela riqueza das expressões culturais 🎭 que nossos alunos, guiados por um corpo docente dedicado 👩‍🏫👨‍🏫, vão apresentar.

PROGRAMAÇÃO

6º Ano - Desbravando as maravilhas de Minas Gerais e Carlos Chagas, os alunos mostrarão as descobertas de nossa gente e as belezas locais que muitas vezes passam despercebidas 🌳🔍.

7º Ano - Uma exploração pelas regiões do Brasil, onde o Norte e o Nordeste trarão um colorido especial 🌈, enquanto o Centro-Oeste, Sudeste e Sul se desdobram em uma tapeçaria de tradições 🍲🕺💃.

8º Ano - Um passeio pelos continentes: a rica diversidade da América 🌎, os mistérios da África 🌍 e as terras geladas da Antártida ❄️.

9º Ano - Nossos viajantes mirins nos levarão através dos Continentes Europeu 🏰, Oceânico 🌊 e Asiático 🏯, desvendando culturas e tradições que marcam a humanidade.

Sob a liderança da Professora Hélen e com o apoio incansável do Diretor Sr. Renato Aguilar, este projeto nasce do compromisso educativo de construir pontes de entendimento e respeito mútuo 🤝. Pois, como bem define o coração deste projeto:

"A 'Mostra Cultural de Geografia' configura-se em um evento que tem a finalidade de proporcionar aos discentes um contato mais próximo com a realidade de outras nações, levando-os a refletir e respeitar as culturas distintas espalhadas pelo globo." 🌐

Citação retirada do escopo do Projeto

Vai ser uma honra para a Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni acolher toda a comunidade escolar neste evento de grande atração cultural 👨‍👩‍👧‍👦. Juntos, vamos viajar pelo mundo sem sair do nosso querido espaço escolar 🏫.

🛂 Não esqueçam seus “passaportes” 📕 para esta aventura cultural!

Esperamos vocês para embarcar nesta viagem transformadora ✈️!

🌍✈️ "Se você pudesse escolher qualquer lugar do mundo para visitar durante essa 'Viagem ao Redor do Mundo' na Mostra Cultural de Geografia da Manoel Esteves, qual seria e por quê? 

Compartilhe seu destino dos sonhos e o que mais te fascina nele!" 🏝️🏔️

#MostraCulturalDeGeografia #ViagemCultural #EscolaDrManoelEstevesOtoni

Cordialmente,

Professora Hélen e Equipe Organizadora

Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni

Diretor: Renato Aguilar

Evangelho de Mateus 5:1-12 é o da Liturgia de Domingo.

P. O Senhor esteja convosco. 

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. 

T. Glória a vós, Senhor.

P. Naquele tempo, ¹vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos se aproximaram, ²e Jesus começou a ensiná-los: ³“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. ⁴Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. ⁵Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. ⁶Bem-aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. ⁷Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. ⁸Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. ⁹Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. ¹⁰Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. ¹¹Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. ¹²Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. - Palavra da Salvação. 

T. Glória a vós, Senhor.

Reflexão

Irmãos e irmãs na fé,

Refletir sobre as Bem-aventuranças é mergulhar nas profundezas do coração misericordioso de Deus. Jesus, ao se separar com a multidão, escolheu o monte como cenário para ensinar não apenas aos seus discípulos, mas a todos nós, uma nova maneira de entender a felicidade e a realização.

As Bem-aventuranças são um paradoxo divino que subverte as expectativas humanas. "Bem-aventurados os pobres em espírito" não é uma glorificação da pobreza, mas um reconhecimento daqueles que sabem que sua verdadeira riqueza e dependência estão em Deus. "Bem-aventurados os que choram" nos lembra de que nossas aflições e dores têm lugar no coração de Deus, onde encontraremos consolo.

Em cada uma dessas declarações, Jesus aponta para uma bem-aventurança que contradiz a noção mundana de felicidade. O Reino dos Céus é prometido não aos poderosos e aos conquistadores, mas aos mansos e aos que têm fome e sede de justiça. O Mestre eleva a misericórdia, a pureza de coração e a pacificação como valores que nos aproximam de Deus e nos tornam "filhos de Deus".

Perseverar na justiça diante da perseguição é uma verdadeira demonstração de força, e é nesse contexto que Jesus nos convida a "alegrar-nos e exultar", pois nossa recompensa será grande nos céus. Esta é uma perspectiva transformadora, que nos incentiva a olhar além das dificuldades imediatas e nos alinhamos com os valores eternos do Reino de Deus.

Que a meditação nas Bem-aventuranças inspire cada um de nós a buscar uma vida mais alinhada com os ensinamentos de Cristo, encontrando na simplicidade e na entrega a Deus o verdadeiro significado da felicidade.

Paz e bem a todos.

Professor Deodato Gomes

LEMBRAMOS QUE 5 E 12 SÃO DIAS DO ENEM: A hora é agora! Respirem fundo, confiem no que sabem e vão com tudo! Sucesso!

Queridos jovens,

O grande dia se aproxima, e com ele, uma oportunidade de mostrar todo o seu potencial. Lembre-se de que cada questão diante de vocês é uma nova chance de brilhar. Mantenham a calma, respirem fundo e confiem no conhecimento que construíram até aqui. Acredite em si mesmo, pois cada um de vocês é capaz de alcançar voos incríveis. 

Boa sorte no ENEM!

Com carinho,

Professor Deodato Gomes 

Convite para o Debate Preparatório da CONAE 2024 - Eixo 6

Caros Profissionais de Educação, Pais e Alunos do Ensino Médio,

Convidamos a todos para participarem de um debate em preparação para a Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2024.

Este evento será uma oportunidade única para discutir o VI Eixo: 
"Financiamento Público da Educação Pública, com Controle Social e Garantia das Condições Adequadas para a Qualidade Social da Educação, com vistas à Democratização do Acesso e da Permanência".

Entendemos que a contribuição de cada um de nós é essencial para enriquecer a discussão em torno do financiamento da educação pública, um tema crucial para o desenvolvimento de nosso sistema educacional e para a garantia de um futuro próspero para todos os estudantes.

A participação de todos é fundamental para construirmos nacionalmente juntos um caminho acessível que garanta uma educação de qualidade para todos. Por isso, contamos com a presença de vocês no dia 06 de novembro de 2023(segunda feira), onde poderemos, coletivamente, conhecer e aprofundar sobre esse tema de tão alta relevância para a educação.

Detalhes da CONAE 2024-ESTADUAL que será  Virtual nos dia 09, 10 e 11 de novembro, divulgaremos o link aqui no blog se for o caso e todas informações assim que tivermos de posse das mesmas. Carlos Chagas tem assento com um delegado que é o Edson Quilombola. 

Para consolidar nossa preparação, convidamos você para um encontro presencial no dia 06 de novembro de 2023, segunda-feira, às 9 horas, no POLO UAB. Este momento será importante para alinhar as expectativas e garantir que todos estejam preparados para o debate online.

Repetindo, encontro Presencial:
Data: 06 de novembro de 2023
Local: POLO UAB
Horário: 9 horas

Inovar e promover melhorias na educação é um desafio que assumimos diariamente. Com a colaboração de todos, não podemos apenas sonhar com um futuro melhor, mas construí-lo.

Contamos com sua participação ativa para juntos avançarmos nas políticas de educação do nosso município e do país.

Atenciosamente,

Deodato Gomes Costa
Dirigente Municipal de Educação 
Carlos Chagas-MG

Siga-nos para atualizações: @professordeodatogomes


Prefeitura Municipal de Carlos Chagas Informa: Abertura do Processo Seletivo EFASA 2024

A Prefeitura Municipal de Carlos Chagas, em parceria com a Escola Família Agrícola de Serra dos Aimorés (EFASA), divulga a abertura do Processo Seletivo para o ano letivo de 2024.

A EFASA, com um regime de ensino que integra o aluno ao seu ambiente de vivência rural, oferece um curso de Ensino Médio com Técnico em Agropecuária ajustado às necessidades da nossa região. Os alunos estudam por períodos alternados, vivenciando 15 dias na escola e 15 dias em suas comunidades, aplicando práticas aprendidas e contribuindo para o desenvolvimento local.

Curso Oferecido: 

Ensino Médio Completo e Técnico em Agropecuária para 2024.

Pré-Matrículas Abertas: 

De 20/10/2023 a 15/01/2024.

Procedimento de Pré-Matrícula: 

Preencha o formulário disponível no link a seguir com as informações solicitadas: 

Formulário de Pré-Matrícula EFASA

Documentos Necessários para Matrícula: 

Todos os documentos devem ser entregues na secretaria da EFASA no primeiro dia do período de adaptação. A não entrega resultará na perda da vaga. 

DOCUMENTOS:

Para efetivar a sua matrícula, você deve entregar a seguinte documentação obrigatória na secretaria da Escola.


01 Foto 4 x 5-Original

Certidão de Nascimento/Casamento- Cópia

Identidade (RG) atualizada-- Cópia (com foto recente) Cópia

CPF- Cópia

Titulo de Eleitor- Cópia (a partir dos 16 anos completos)

Reservista- Cópia (a partir dos 18 anos completos)

Comprovante de Residência- Cópia

Cartão do NIS- Cópia

Cartão do SUS- Cópia

Declaração de Transferência Escolar-Original

Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental-Original

Histórico Escolar-Original

Declaração de Emprego-Original(se  já tiver empregado)

Declaração de Confissão Religiosa-Original

Atestado de Sanidade Fisica-(Clínico Geral)

Atestado de Sanidade Mental-(Psicólogo)

Tipagem sanguinea + Fator RH -Original

N° Celular Aluno-informação

N° Celular Responsáveis -informação

E-mail Aluno-informação

E-mail Responsáve-informaçãol

Para Mais Informações:

Telefone: (33) 9998-03666

Whatsapp: (33)988018013 ou (33)99803666

E-mail: familiaaefabam@hotmail.com

Público Alvo: 

Estudantes concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental e seus pais ou responsáveis.

"A educação no campo é essencial para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais locais, capacitando técnicos em produção no campo e valorizando a cultura e os saberes locais. "

Com o apoio da Prefeitura Municipal, que garante o transporte escolar e um auxílio à alimentação escolar, a EFASA destaca-se como uma iniciativa de grande valor educacional, social e econômico. Não perca essa oportunidade!

Prefeitura Municipal de Carlos Chagas - Educação que transforma e desenvolve também no campo.

Professor Deodato Gomes

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Pais precisam enxergar sinais de alerta, diz mãe de um jovem que tentou atacar escola

 


Na tarde de 19 de agosto de 2022, Adriana havia chegado de uma viagem aos Estados Unidos quando recebeu a notícia: seu filho Henrique, de 18 anos, tinha acabado de invadir a escola municipal Éber Louzada Zippinotti, em Vitória (ES), com seis facas ninjas, arco com 59 flechas, 3 bestas e 4 coquetéis molotov.

Após ter acesso negado no portão, ele escalou a grade de seu ex-colégio e chegou a ameaçar estudantes e funcionários, mas acabou detido por policiais e seguranças e ninguém se feriu. Autuado em flagrante por tentativa de homicídio qualificada por motivo fútil, está preso.

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Um relatório da transição de governo federal relata 35 mortes em ataques em escolas de 2000 a 2022; ao todo, 72 pessoas ficaram feridas em 16 episódios. Nesta semana, Adriana reviveu todo o drama, ao saber do ataque à escola estadual Thomazia Montoro, na zona oeste de São Paulo, com a morte de uma professora.

Para ela, que pediu para não ter seu sobrenome divulgado por medo de ameaças, discussões como a da redução da maioridade penal não resolverão o problema.

Porém, ela ressalta que os pais devem ficar alertas para eventuais sinais que os filhos podem dar. “Meu filho nunca teve problema de saúde, a gente não tem problema de dinheiro, a gente não tem problema de educação, não tem problema de amor. O que levou meu filho a fazer isso eu não sei. Do mesmo jeito que um monte de mãe e pai aí está achando que esse comportamento [do filho] é normal e ele pode ser o próximo agressor.”

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Veja trechos da entrevista com a mulher:

Como tem sido sua vida desde que seu filho tentou atacar a escola?

“Na hora que cheguei, ele não estava e eu perguntei para o irmão: ‘Cadê o Henrique?’. ‘Ah, mãe, foi no supermercado’. Eu: ‘Tá, tudo bem’. Quando minha sogra depois ligou e o pai dele ligou, dizendo que estava sendo conduzido para a delegacia porque tinha invadido uma escola, é que eu fiquei sabendo.

Foi um susto. É uma situação tão bizarra, tão irreal que você não acredita. Depois você vai tentar rever o que houve, o que estava acontecendo, os sinais que ele estava apresentando e eu não percebi.

E esse é o objetivo da minha exposição aqui: gostaria de alertar os pais para enxergarem esses sinais que o meu filho deu e eu não consegui enxergar.”

Você pode detalhar esses sinais?

“Eram coisinhas típicas de adolescente que a gente não leva em consideração. O Henrique sempre foi muito tímido. Era difícil até de fazer e manter amizades. Ele tinha a roda de amigos dele.

Quando saiu dessa escola e, no ensino médio, foi para uma particular, era totalmente diferente. Logo depois veio a pandemia. Então ele começou a se fechar muito, ficava só dentro do quarto ou no banheiro trancado. Sempre com um computador ou com o celular, sempre.

Depois começou a se vestir de preto, só pedia para comprar roupa preta. Ele pediu um coturno também que o pai deu, mas eu achava que fosse estilo dele, entendeu? Também começou a ficar muito mais introspectivo. Aí pediu suspensório, pediu cinto preto e, no aniversário de 18 anos, pediu uma capa de couro preta enorme.

Eu falei: ‘Meu filho, eu não vou te dar porque em Vitória não tem frio para usar um negócio desses.’ Ele pediu o livro do [Adolf] Hitler para ler e falei: ‘Meu filho, nazismo no Brasil é crime. Nem se quisesse eu poderia fornecer esse material para você, porque é proibido’.

E ele: ‘Não, mãe, eu queria entender a mente do Hitler’. E eu falei: ‘Ah, então você vai fazer pesquisa, mas o livro eu não vou te dar’.”

E as armas?

“É um assunto meio conflitante. Porque eu também gosto, entendeu? Meu pai é militar, o pai dele é militar e eles queriam seguir carreira militar. Então eu meio que incentivei também. Eu levava eles para atirar, não com arma de verdade, mas com aquelas de bolinha, de chumbinho e tal. Mais por conta do desejo deles de seguir a carreira militar.

Então, a gente sempre teve muito convívio com esse assunto de armas, mas não a ponto de ter uma arma. Então ele começou a andar muito de preto… Mesmo depois que passou o negócio de máscara [da Covid-19], ele continuou usando máscaras pretas.

Enfim, introspecção, não saía do quarto para nada. Nos últimos seis meses mais ou menos [antes do ataque] ele começou a ficar agressivo, resposta ríspida, sem nenhum contato afetivo, não dava boa noite, não dava beijo, não se despedia, coisa que a gente sempre teve o costume de fazer.”

Como você interpretou?

“Coisa de adolescente normal. Mas o que eu vejo hoje é a frieza. Ele não sorria mais, nem em foto ele sorria mais. Ele não expressava nenhum afeto, nenhum carinho por ninguém. (…) realmente estava muito frio, não me dava atenção, mas achei que estivesse de birra, que fosse coisa de adolescente.

Eu também fui adolescente. A gente pintava às vezes o cabelo de papel crepom roxo, usava algumas roupas esquisitas, mas era esse negócio de ter uma turma, uma tribo. Eu achei que fosse isso e respeitei… Infelizmente.”

Quanto você acha que comunidades de ódio da internet incentivaram seu filho?

“Eu nunca conversei com ele sobre esse assunto. Até porque o tempo de visita [na prisão] é muito curto. Eu vejo meu filho uma vez por mês por 30 minutos. Então eu tento valorizar esse tempo que estou com ele.

Mas realmente nessas comunidades do submundo da internet, algumas desse Discord, principalmente, que depois eu fiquei sabendo que ele frequentava e [onde] até comandava grupos, tem essa alienação que eles fazem desses jovens.

Eu não sei como que eles capturam esses jovens, não sei como que eles seduzem esses jovens, mas parece que pescam mesmo essas possíveis vítimas para poderem fazer de soldado deles. É isso o que eu vejo hoje.”

Como você vê a indicação de especialistas de que expor imagens de ataques incentiva novos ataques?

“Eu observei que tem um padrão de método. Por exemplo: todos escrevem tipo um diário antes, mais ou menos umas 30 páginas justificando o ato. Tem um intervalo de tempo entre um ataque e outro.

E um estimula o outro. Cada ataque desses estimula o próximo porque eles criam um score, vamos dizer assim, eles têm uma pontuação: quanto mais eles matam, mais a nota é alta. E, se eles morrem em confronto, aí sim viram heróis.

O de Suzano [que matou sete pessoas em 2019] é venerado, os dois de Columbine [que mataram 12 alunos e um professor em 1999 nos Estados Unidos] também são idolatrados. Então esses que conseguem matar e morrer são os heróis deles, são os ídolos, e eles tentam atingir esse patamar.

Por isso que falar de [redução da] maioridade penal ou de [restrição ao] acesso a armas não vai adiantar porque matar e morrer é o que vão fazer eles se sentirem bem, entendeu?

Por exemplo, meu filho entrou com uma besta que ele comprou na internet e entrou com faca que ele comprou na internet. O coquetel molotov fez em casa. Não vai ser restringindo o acesso a arma de fogo que vai diminuir isso e a maioridade penal também não cabe nesse caso. Porque, quanto mais novo [o assassino] e mais vítimas morrerem, melhor para eles.”

Tem algo mais que você gostaria de acrescentar?

“O que esses meninos fizeram são coisas horríveis. Mas que eles não sejam sacrificados. Eu não estou dizendo que são vítimas não, mas esses meninos estão doentes, a juventude está doente.

A questão de saúde mental é importantíssima. Quando chegam a cometer um ato desses é porque já chegaram ao ápice do desequilíbrio. O mal que eles estão fazendo é um reflexo de alguma coisa na sociedade que está dando errado. Se depois desta entrevista eu conseguir evitar um ataque, já vou estar realizada.”

MEC propõe 13 medidas para combater ataques a escolas do Brasil; veja quais

O Ministério da Educação propôs 13 medidas para o governo federal prevenir e combater ataques a escolas. O relatório com as sugestões foi publicado nesta sexta-feira (3) e também mapeia a situação e identifica possíveis causas para o problema, como o acesso da população a armas de fogo e o extremismo. Confira abaixo.

O texto aponta que ocorreram 36 ataques a escolas no Brasil entre 2002 e 2023. Neles, 49 pessoas morreram e 115 ficaram feridas. Em 16 deles, os criminosos utilizaram armas de fogo, em outros 16, armas brancas. Em quatro, usaram armas de outros tipos.

Ao todo, 37 escolas públicas e privadas foram alvo dos criminosos (ataque de Aracruz, no Espírito Santo, no final de novembro de 2022, vitimou duas escolas). Foram 30 escolas públicas (14 municipais e 16 estaduais) e sete privadas.

Segundo o MEC, os ataques com armas de fogo foram responsáveis por 38 das 49 mortes ocorridas, equivalente a 77,55%. Enquanto os ataques com armas brancas deixaram 11 mortes (22,45%). 

Somente em 2023, de janeiro a outubro, ocorreram 16 ataques, quase o dobro de 2002. Assim, 2023 é o ano com maior quantidade de casos do tipo.

O relatório do MEC mostra ainda que, a partir de 2017, houve crescimento significativo nos ataques.

O documento é resultado da atividade desenvolvido por um grupo de trabalho composto por 68 pessoas e focado no problema. A relatoria é do professor Daniel Cara, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Motivações para ataques

Segundo o documento, o extremismo crescente no país é o elemento central dos ataques às escolas. A cooptação de adolescentes é comum, e a misoginia e o racismo desempenham um papel significativo nesse processo.

O texto afirma, assim, que o fenômeno é provocado por mais de uma causa e mapeia o perfil dos criminosos.

Em todos os casos, eles eram homens motivados por discursos de ódio ou comunidades online de violência extrema. Segundo a pasta, “o bullying é parte do problema, mas, sozinho, não explica” a realização dos ataques.

Essas comunidades de violência online recrutam jovens com base em ressentimentos emocionais e valores reacionários para realizar essas ações violentas a escolas, diz o documento.

O relatório considera também que as questões de saúde mental são um aspecto significativo, mas afirma que a motivação não pode ser reduzida a ele.

“Os ataques às escolas, normalmente – em que pese especificidades –, são copycat crimes [crimes por imitação]. Copycat crimes são delitos que se baseiam ou são inspirados em um crime anterior”, diz. Por isso, há uma forte relação com crimes semelhantes que ocorreram nos Estados Unidos nos últimos anos.

Confira abaixo as medidas sugeridas:

1-Desmembrar e enfrentar a formação e a atuação de subcomunidades de ódio e extremismo, inclusive com ações de apoio aos jovens que são cooptados por esses grupos;

2-Promover cultura de paz; implementar um controle rigoroso sobre a venda, o porte e o uso de armas de fogo e munições; e desenvolver ações para monitorar clubes de tiros e similares, inclusive proibindo o acesso de crianças e adolescentes a armas e a esses espaços;

3-Responsabilizar as redes sociais sobre a circulação de conteúdo extremista e ilegal;

4-Responsabilizar as pessoas que compartilham vídeos de ataques e informações sobre autores dos ataques;

5-Atualizar as leis sobre crimes de ódio e bullying 

6-Regulamentar e implementar o Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas e lei que institui Conselhos Escolares e Fóruns de Conselhos Escolares;

7-Melhorar a convivência e o ambiente de acolhimento nas instituições educacionais brasileiras, garantindo boa infraestrutura física e espaço de interrelações dialógicas e inclusivas, com ênfase na gestão democrática, na promoção da convivência democrática e cidadã, e na resolução pacífica de conflitos;

8-Garantir que escolas possam funcionar a partir das determinações constitucionais e legais, com profissionais da educação valorizados, com adequadas formações inicial e continuada (inclusive sobre o tema em questão), e boas condições de trabalho;

9-Promover políticas de saúde mental nas escolas, aumentando investimentos na expansão e no fortalecimento da rede de atenção psicossocial;

10-Expandir espaços comunitários destinados a lazer, socialização, esportes e cultura;

11-Elaborar diretrizes, orientações e protocolos adequados à realidade brasileira para atuação após ataques;

12-Acordar com imprensa e redes sociais protocolos sobre a cobertura dos casos de violências nas escolas e contra as escolas para evitar estímulo a novos ataques;

13-Ampliar e aperfeiçoar o setor de inteligência sobre os crimes de ódio, além de estabelecer ações federativas articuladas sobre o tema dos ataques às escolas.

CNN

Um estudo sobre o EIXO VI da CONAE.-960-FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA.

Importante elucidar o conteúdo relativo ao Eixo VI – Financiamento Público da Educação Pública, conforme delineado no documento referência da CONAE. 

VI-EIXO DA CONAE, nº 960 FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, COM CONTROLE SOCIAL E GARANTIA DAS CONDIÇÕES ADQUADAS PARA A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO, VISANDO À DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DA PERMANÊNCIA. O texto é o seguinte: EIXO VI-FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA COM CONTROLE SOCIAL E GARANTIA DAS CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇAO, VISANDO AÀ DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DA PERMANÊNCIA .

Este eixo ocupa-se do financiamento público da educação, complementado pelo controlo social e pela garantia das condições necessárias para garantir a qualidade social da educação. O propósito primordial é a democratização do acesso e a manutenção da permanência dos alunos no ambiente educacional.

Conforme delineado no documento-referência da CONAE, o desafio de planejar estrategicamente os próximos dez anos envolve o estabelecimento de metas financeiras indispensáveis. O cumprimento destas é fundamental para sustentar as demais metas educacionais, uma vez que a elevação dos recursos financeiros é condição sine qua non para sua viabilização.

Revisando o PNE de 2014-2024, identificamos a meta de aplicar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação até o ano de 2024 — um marco que, infelizmente, não progrediu de forma integral. O último relatório do INEP aponta que a aplicação em educação pública e privadamente não superou 5,4% do PIB, ficando ainda mais limitada, para a educação pública, a 5,1% do PIB. Esta discrepância indica que estamos significativamente distantes das expectativas do plano.

É imperioso discutir a persistência da meta de 10% do PIB em educação, reforçando o mandato constitucional que estabelece a educação como direito social e dever do Estado e da família, promovido com o auxílio da sociedade (CF, artigo 205). 

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 

 

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Esta disposição legal visa o pleno desenvolvimento do indivíduo, sua preparação para a cidadania e sua qualificação para o trabalho, impondo padrões de qualidade e gratuidade no ensino público.

A análise do panorama atual revela que a consecução das metas do PNE é incerta, com muitas distâncias da realidade, notadamente aquelas referentes à expansão e melhoria da qualidade na educação básica e superior. Este cenário ressalta a necessidade urgente de novas propostas que mantenham as expectativas da população e incorporem as demandas emergentes, as quais surgem em um contexto de adversidades políticas e econômicas recentes.

Ao compararmos os investimentos de estudantes do Brasil com os países membros da OCDE, evidenciamos uma lacuna específica. Para atingir os padrões médios da OCDE, o investimento necessário seria de aproximadamente 14% do PIB. Este dado reforça a essencialidade de perseguirmos a meta dos 10% do PIB, mesmo considerando o crescimento econômico e as mudanças demográficas que poderão redefinir as necessidades ao longo da próxima década.

A dinâmica populacional também sugere uma redução provável proporcional dos recursos destinados à educação, conforme ocorreu em alguns países da OCDE. Contudo, é crucial que no Brasil mantenhamos um percentual elevado do PIB para a educação para que o financiamento por estudante seja significativo e capaz de promover avanços reais na qualidade do ensino.

Além disso, deve-se enfatizar que o financiamento da educação vai além dos recursos tributários tradicionais. É imperativo considerar uma alocação estratégica de renda proveniente de recursos naturais, como água, minerais, petróleo e gás, e priorizar o investimento em educação, garantindo benefícios às gerações futuras e um uso intergeracional justo de recursos.

Ainda assim, é necessário debater o novo arcabouço fiscal e as consequências da reforma tributária em curso, garantindo que os recursos garantidos à educação não sejam diminuídos. Ameaças como a possível desvinculação constitucional de receitas representariam um retrocesso significativo para a educação.

Portanto, convoco a todos para um engajamento reflexivo e propositivo neste debate, evoluiremos para fortalecer o financiamento da educação e garantir sua qualidade. Nossa determinação e ação coletiva são fatores decisivos para o desenvolvimento educacional e, portanto, para o progresso da nação.

Professor Deodato Gomes 

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Infância desfolhada: as rosas silenciadas do Oriente Médio 🥀🕊️

Como pétalas  de uma rosa arrancadas pelo ódio, os foguetes e mísseis cruzam os céus de um Oriente Médio ensanguentado, semeando um futuro de cinzas onde deveria haver sonhos. No dia 7 de outubro, as rosas de Hiroshima desabrocham no deserto, sob a forma de explosões que sequestram a inocência e silenciam risadas infantis. O Hamas, ao lançar seus foguetes, e Israel, ao responder com misseís, parecem não perceber que suas rosas de metal e fogo só fazem florescer lágrimas e dor em solo sagrado. As crianças, vítimas silenciosas desse interminável inverno de disputas, são marcadas com o estigma da guerra, com seus corpos e mentes fragmentados, como se a cada investida contra o oponente, um pedaço do futuro fosse extirpado junto com suas esperanças.

Na Faixa de Gaza, os pequenos, encurralados entre escombros e desespero, olham para um céu que mais parece um pesadelo povoado por monstros de aço. Hospitais colapsados ​​tentam, sem sucesso, suturar as feridas físicas, mas quem poderá cuidar das cicatrizes invisíveis que se aninham em suas almas? Os reféns de Israel em Gaza e os prisioneiros palestinos em território israelense, também vítimas dessa interminável espiral de vingança, são lembranças vivas de que o custo humano não conhece fronteiras, etnias ou religiões. Ambos os lados cultivam suas próprias versões da rosa radioativa, antirosa atômica, sem perceberem que juntas cultivam o mesmo jardim envenenado.

Pensem nas crianças, seus olhos, mesmo cegos pela poeira da destruição, refletem uma verdade inexata que os homens de poder parecem ignorar: cada criança silenciada por um conflito, cada vida jovem perdida, é um grito mudo que ressoa muito além das fronteiras políticas. Pensem nas meninas e nos meninos, agora telepáticos em sua dor, comunicando-se em uma língua universal de sofrimento e medo, unidos pela brutalidade que lhes é comum. Que valor tem a vida de uma criança nesse xadrez geopolítico? Elas, as crianças mortas, as sobreviventes, rotas alteradas, desliguem de nós uma resposta que a humanidade ainda não sabia dar. E enquanto não a encontrarmos, enquanto tratamos suas vidas significado como notas de rodapé nas páginas da história, nunca entenderemos o verdadeiro da palavra paz.

Professor Deodato Gomes 

Encantos eternos: pequena reflexão para o Dia de Finados!

Hoje, o calendário assinala 02 de novembro, Dia de Finados no mundo católico. É em meio à quietude deste feriado nacional de quinta-feira, que sinto o coração apertado pela saudade. Essa mesma saudade que agora bate, não me chega só. Ela desperta uma necessidade de rezar, uma sugestão da alma que encontra respaldo naquela mensagem de Guimarães Rosa, que na sua sabedoria disse: “O mundo é mágico: as pessoas não morrem, ficam encantadas... a gente morre é para provar que viveu”. Eu falo aqui sobre saudade que é "grande, mas cheia de gratidão" (Lísia), por pessoas que um dia nos acolheu e contribuiu com Deus com a construção do nosso ser. É sobre a saudade   se transformar em uma força divina, capaz de trazer a presença das pessoas que amamos, de meus pais D. Alzira, Sr. Joaquim,  dos meus irmãos, Djalma, José, Lúcio, Venâncio e Dedé e de de tantos tios e tias, primos e primas e tanta gente linda  que se infinitizou. Que bom que achei a palavra infinitizar, para empregar aqui.  As palavras do Evangelista João chegam com intensa força nostalgica: é saudade de Deus e de gente que se foi mas jamais desapareceu da nossa vida, pois  "Na minha própria carne verei a Deus". E me permito ver, com os olhos da alma, esse Deus no encanto de cada ser que partiu. Guimarães Rosa sabia: não morremos, apenas mudamos de estado, como a água que se faz vapor, pessoas "Ficam encantadas", dizia ele. É nessa magia divina, acredito eu também,  que ao viver plenamente neste mundo, a cada adeus, apenas provamos nossa existência eterna. Mas ainda assim, continua como insondável o mistério da morte nas palavras de Leonardo Boff: "Há mistérios que não podemos entender o que aumenta ainda mais o sofrimento. Mas colocamos tudo nas mãos dAquele que tudo conhece e para o qual os nossos mistérios serão um dia uma surpreendente Revelação."

Penso nas 51 almas, conhecidas nossas, que partiram e que registrei neste blog - uma memória que perpetua em https://www.informativogirassol.blog.br/search/label/LUTO, como uma dor que foi superada, onde cada nome evoca uma história, um sorriso, uma vida. Não posso deixar de sentir, de viver a dor do mundo, a dor de tantas perdas, como a guerra no Oriente Médio insiste em infligir e que poderia ser evitada.

Contudo, vejo que, ainda que o tempo de dor aparente supere os momentos de alegria, precisamos dar sentido a essa existência, mostrando amor aos que caminham conosco. Afinal, se esperarmos perder para dizer "eu te amo", que amor é esse que não se pratica quando em vida?

Vamos combinar, então: transformemos a saudade em homenagem, o amor não dito em gestos e vamos proferir palavras hoje, aqui e agora, para quem está ao nosso lado. Pois mesmo discordando uns dos outros, como irmãos que somos,  talvez possamos perceber que, na tessitura dos dias, o AMOR é o fio que dá cor e significado à tapeçaria da vida.

Visite o link para conhecer as 51 almas que eu faço a memória hoje neste dia de finados. Você gostaria de acrescentar alguém a esta memória coletiva? Quem? Conte-nos sobre essa pessoa.

Lembrei então aqui, das palavras do evangelista João: 'Na minha própria carne verei a Deus'. Como essa perspectiva influencia a maneira como a gente vive e vê a vida?

A guerra no Oriente Médio e as perdas que vivenciamos tocam a todos nós. O que podemos fazer para levar paz e amor bem aqui pertinho da gente, ao meio em que a gente convive e a um mundo que enfrenta tantas dores? Meu Deus ensina nos sempre Senhor!.

Professor Deodato Gomes