Bullying
CAMPANHA CONTRA O BULLYING
sábado, 25 de novembro de 2023
Harmonia na Diversidade: a identidade visual da Campanha da Fraternidade 2024.
sexta-feira, 24 de novembro de 2023
Campanha da Fraternidade-2024
O Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2024 é a reflexão fundamental que sustenta o caminho da CF. Ele propõe despertar, de acordo com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8), a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência e conversão.
quinta-feira, 23 de novembro de 2023
Explorando as fundações e implicações do Anarcocapitalismo: uma análise crítica da soberania do mercado e da abolição do estado
O anarcocapitalismo é uma filosofia política que combina anarquismo e capitalismo. Os defensores dessa ideologia acreditam na eliminação do Estado e na soberania total do mercado livre e da propriedade privada. Eles argumentam que, na ausência de um Estado, as interações sociais e econômicas seriam reguladas exclusivamente por meio de contratos voluntários, direitos de propriedade e leis de mercado, em vez de por meio de legislação ou intervenção governamental.
Principais características do anarcocapitalismo incluem:
Rejeição do Estado: Os anarcocapitalistas veem o Estado como uma entidade coercitiva e monopolista que viola os direitos individuais. Eles defendem a sua abolição e a substituição de suas funções por serviços privados.
Direitos de Propriedade: A propriedade privada é considerada sagrada e essencial para a liberdade individual. Os anarcocapitalistas acreditam que todos os direitos derivam do direito à propriedade, incluindo o direito à autodefesa.
Mercado Livre: A economia seria totalmente baseada no mercado livre, sem intervenção estatal. Os defensores acreditam que isso levaria a uma alocação mais eficiente de recursos, inovação e prosperidade.
Segurança e Ordem Privadas: Na ausência do Estado, a segurança e a ordem seriam mantidas por agências privadas de segurança e sistemas de justiça baseados em contratos e arbitragem privada.
Voluntarismo: Todas as interações seriam voluntárias e baseadas em consentimento mútuo. Isso se opõe a qualquer forma de coerção ou imposição.
O anarcocapitalismo é frequentemente associado a figuras como Murray Rothbard, que combinou a economia da Escola Austríaca com uma visão anarquista radical, e David Friedman, que argumenta a favor de sistemas legais e de segurança competitivos e privados.
É importante notar que o anarcocapitalismo é uma teoria bastante controversa e é vista com ceticismo por muitos economistas e filósofos políticos. Críticos argumentam que a ausência de um Estado poderia levar a desigualdades extremas, abuso de poder por parte de corporações ou indivíduos ricos, e a dificuldade de manter a ordem e resolver disputas de forma justa sem uma autoridade central.
Capitalismo
Total - Parcial
Controle do Estado - Ausência de Estado
Intervenção - Não intervenção
Centralização - Descentralização
Direito - Liberdade
Anarcocapitalismo
Anárquico - Autoritário
Capitalizado - Não capitalizado
Soberania mínima - Soberania máxima
Privatização total - Privatização parcial
Princípio da não agressão - Princípio da agressão
Componentes
Privatização - Estatização
Reprivatização - Desprivatização
Desregulamentação - Regulamentação
Princípios
Liberdade econômica - Restrição econômica
Liberdade individual - Opressão individual
Carlos Chagas prioriza saúde na educação: DVA obrigatória para matrículas escolares!
A Prefeitura de Carlos Chagas anuncia a abertura das matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2024, reforçando a importância da saúde e bem-estar dos nossos estudantes. Conforme o Decreto Nº. 145/2022, é obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) no ato da matrícula ou rematrícula nas escolas da rede pública e privada. Esta medida, alinhada com as diretrizes nacionais de saúde e educação, visa garantir a proteção de nossas crianças e adolescentes contra diversas doenças, seguindo o Plano Nacional de Imunização.
Lembramos aos pais e responsáveis que a DVA é emitida pelas Unidades Básicas de Saúde após a confirmação das vacinas necessárias para cada faixa etária. A não apresentação da DVA dentro do prazo estipulado pode resultar em notificação e medidas administrativas. A saúde dos nossos estudantes é uma prioridade, e a colaboração de todos é essencial para manter nossa comunidade segura e saudável.
Matricule seu filho com responsabilidade. Juntos, construímos um futuro mais saudável e protegido para Carlos Chagas.
Secretaria de Educação divulga Calendário Escolar 2024
Divulgamos em nosso Blog o Calendário Escolar 2024 que tem o início do ano letivo marcado para dia 5 de fevereiro, em todas as escolas da rede municipal. O início do ano escolar, quando é feito o trabalho de planejamento escolar, está programado para o dia 1° de fevereiro. Já o término do ano letivo está previsto para o dia 13 de dezembro.
O recesso escolar ao fim do primeiro semestre, tem previsão para ocorrer entre os dias 22 de julho até dia 2 de agosto. O recesso de outubro acontece entre os dias 14 e 18 de outubro.
O Calendário Escolar é um importante instrumento de gestão, porque ele traz as diretrizes tanto de procedimentos administrativos, quanto pedagógicos.
quarta-feira, 22 de novembro de 2023
Despedida de Eudália Barbosa Cunha: a educadora que tecia laços, promovia encontros e criava grupos!
O Adeus à Eudália Barbosa Cunha.
Hoje, ao tocar a pasta funcional de Eudália Barbosa Cunha, para buscar informações e redigir esta história, um turbilhão de emoções me invadiu. Eudália, nascida em um vibrante junho de 1942, partiu em 21 de novembro de 2023, deixando um vazio imensurável nos corações de quem um dia a conheceu. As festas juninas do seu aniversário, tão amadas, realizadas na data de seu nascimento, agora vai carregar um doce e melancólico sabor de memória.
Eudália, a educadora incansável, iniciou sua jornada em 1960, dedicando-se à arte de ensinar até sua 1ª aposentadoria como professora em 1989. Mas como Supervisora Educacional, especialmente entre 1997 e 2008, também deixou marcas permanentes, atuando com uma paixão e comprometimento que poucos possuem. Nas escolas Luíza Gomes Negrão, Aymar Westin Nobre e João Beraldo, seu nome tornou-se sinônimo de dedicação e excelência.
Ao completar 80 anos, em 2022, Eudália foi homenageada pelos profissionais da Escola Aymar, um reconhecimento mais do que merecido por sua entrega abnegada àquela instituição. Mas Eudália era mais do que uma educadora; ela era uma tecelã de relações humanas, uma empreendedora de encontros.
Ela criou o grupo das Pastorinhas, onde a música e a amizade se entrelaçavam em harmonia. Foi uma das fundadoras do grupo das DIVAS, um refúgio de conversas, risadas e apoio mútuo para mulheres como Eliete, Tânia Dantas, Doralice, Aldeir, Olga, Solange, Neusa, Edna Eugênio, Heloísa, Arusia, Silvia e Nilda. E, claro, o grupo do Bordado "Mãos de Ouro", onde cada ponto era um gesto de carinho e criatividade no grupo de amigas.
Dona Rosenda, uma de suas amigas mais próximas, lembra com carinho como uma simples caminhada se transformou em uma amizade para a vida toda. Eudália também era uma força ativa na Pastoral do Batismo e do Dízimo, sempre pronta a acolher e incluir todos em sua roda de amigas.
Eudália era uma mulher de fé, e sua crença era um pilar em sua vida. "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá". Jo 11,25 Essas palavras, agora, ressoam com um significado ainda mais profundo, lembrando-nos de que, embora Eudália tenha partido, seu espírito e ensinamentos continuam vivos em todos que vivenciou com elas tantos momentos criativos e signficativos.
Eudália era uma mulher extraordinária, uma alma generosa e uma profissional sem igual. Sua partida deixa um vazio imenso, reconhecido até no Decreto de luto oficial nº 150/2023 do prefeito, que ressalta sua contribuição significativa para a sociedade.
Hoje, enquanto olhamos para trás, vemos o rastro luminoso que ela deixou - um legado de amor, educação e convivência humana. Eudália nos ensinou que uma grande alma nunca morre. Ela continua a viver em cada encontro que promoveu, em cada vida que tocou e agregou em seus grupos e nos movimentos da Igreja.
As amigas do grupo das DIVAS, do Bordado "Mãos de Ouro", das Pastorinhas e até aquelas da Festa de São Torquato em Francisco Sá, hoje podem falar de uma verdadeira saudade. Saudade de Eudália, alguém que sabia, como ninguém, a arte de fazer encontros, de tecer laços, de criar uma reunião de amigas, para fortalecer amizades.
Eudália Barbosa Cunha, sua luz brilhará eternamente no coração de quem te conheceu. Descanse em paz, querida amiga e mestra. Sua história e seu legado serão eternamente lembrados e celebrados.
Partiu para o céu, deixando para trás não apenas uma família composta por filhos amorosos e um esposo dedicado, mas também uma verdadeira legião de amigos, cujas vidas ela tocou profundamente com sua presença carinhosa e seu espírito generoso.
Professor Deodato Gomes
Carlos Chagas implementa exigência de Declaração de Vacinação Atualizada(DVA) para matrículas e rematrículas Escolares!
Caros Diretores de todas as Escolas de nossa Municipalidade, prezados pais, responsáveis e membros da comunidade educacional de Carlos Chagas,
Comunicamos que, conforme o Decreto nº 145/2022, de 08 de dezembro de 2022, emitido pelo Gabinete do Prefeito Municipal José Amadeu Nanayoski Tavares, é obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para a matrícula ou rematrícula nas instituições de ensino do município, tanto públicas quanto privadas. Esta declaração substitue o cartão de vacina. As vacinas são dinâmicas e sempre tem doses para atualizar e vacinas novas a serem tomadas. Por isso a necessidade de renovar a DVA todo ano na renovação de matrículas e nas matrículas novas.
Esta medida tem como base diversas legislações e programas que enfatizam a saúde e a prevenção de doenças. A DVA, que será emitida pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), comprova que a caderneta de vacinação das crianças, adolescentes, jovens e adultos estudantes está em dia, conforme o Plano Nacional de Imunização.
Os responsáveis, no caso de menor, devem entregar a DVA no ato da efetivação da matrícula ou rematrícula. Em caso de não apresentação do documento, será concedido um prazo de 30 dias para regularização. As Unidades Educacionais e a Secretaria Municipal da Saúde têm papéis específicos na orientação, monitoramento e vacinação, conforme detalhado no decreto.
Reiteramos a importância da vacinação para a saúde dos nossos estudantes e da comunidade como um todo. Contamos com a colaboração de todos os Diretores para cumprir com esta nova normativa e garantir um ambiente seguro e saudável nas nossas escolas.
Fundamentação legal:
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Art. 7°; Art. 14, § 1º. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 22-11-2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 22-11-2023.
BRASIL. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 6 dez. 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm. Acesso em: 22-11-2023.
BRASIL. Portaria Interministerial nº 2.608, de 6 de novembro de 2013. Dispõe sobre a adesão dos Municípios ao Programa Saúde na Escola - PSE. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 nov. 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2608_31_10_2013.html. cesso em: 22-11-2023.
terça-feira, 21 de novembro de 2023
Renovação de Matrícula: junte-se a nós para um 2024 repleto de conquistas!
Queridos pais e responsáveis,
É com imensa alegria que anunciamos o início do processo de rematrícula para o ano letivo de 2024 nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Carlos Chagas. Chegou o momento de renovar o vínculo do seu filho ou filha com nossas instituições de ensino, e estamos empolgados para continuar essa jornada de aprendizado e crescimento juntos. Procure a Secretaria das Escolas Municipais.
Sabemos que a educação é a chave para enxergar o mundo de maneira diferente, adquirir conhecimento e preparar nossos alunos para um futuro repleto de oportunidades. Em qualquer uma das Escolas da Rede Municipal, estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade que inspira a curiosidade, o pensamento crítico e o desenvolvimento integral de cada criança.
Para garantir a continuidade desse caminho de descobertas, convidamos você a realizar a rematrícula do seu filho ou filha o mais rápido possível. Estamos ansiosos para continuar essa jornada incrível ao lado de vocês.
Não perca tempo! Faça a rematrícula agora mesmo e faça parte dessa emocionante aventura de aprendizado.
Contamos com vocês para um ano de 2024 de sucesso e conquistas!
Atenciosamente,
Deodato Gomes Costa
Secretaria Municipal de Educação
#RenovaçãoDeMatrícula2024 #JunteSeANós #ConquistasPara2024 #EducaçãoDeQualidade #RedeMunicipalDeEnsino
segunda-feira, 20 de novembro de 2023
Levantamento Anual de Programas Educacionais (LAPEF)
Assunto: Apelo Urgente para Participação no Levantamento Anual de Programas Educacionais (LAPEF)
Prezados Diretores e Diretoras das Escolas,
Venho por meio deste fazer um apelo especial e urgente para que todos participem ativamente do Levantamento Anual de Programas Educacionais (LAPEF), uma iniciativa crucial para o aprimoramento e eficácia dos programas educacionais em nosso país, em especial o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Como vocês estão cientes, o PDDE tem sido uma ferramenta vital no suporte às nossas escolas, proporcionando recursos essenciais para o dia a dia escolar. A pesquisa piloto do LAPEF, que ocorre de 13 a 30 de novembro, é uma oportunidade única para avaliarmos e entendermos os impactos reais deste programa em nossas instituições.
A participação de cada um de vocês é fundamental. Ao preencher o questionário eletrônico, disponível em http://www.lapef.org/lapef/, estarão contribuindo não apenas para o sucesso desta pesquisa, mas também para o futuro da educação em nosso município e no país. É uma chance de fazer ouvir a voz de suas escolas, compartilhar experiências e desafios, e influenciar positivamente as políticas educacionais.
Entendo que todos estamos imersos em nossas rotinas escolares, mas peço encarecidamente que dediquem um tempo para completar este questionário. Sua contribuição é vital para garantir que os recursos do PDDE sejam utilizados da maneira mais eficaz possível, atendendo às necessidades reais de nossos alunos e professores.
Lembro ainda que a atualização cadastral é um passo importante para a continuidade e melhoria dos serviços prestados pelo FNDE. Portanto, sua atenção e precisão ao preencher o questionário são de extrema importância.
Por favor, não hesitem em entrar em contato pelo e-mail lapef@fnde.gov.br para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a pesquisa. Sua participação ativa e comprometida é o que nos permite seguir construindo uma educação de qualidade e atender melhor nossas crianças e jovens.
Conto com o apoio e colaboração de cada um de vocês neste processo vital.
Atenciosamente,
Professor Deodato Gomes
Secretário Municipal de Educação
Na Educação, o mês de novembro é um período propício para aprofundarmos reflexões sobre a diversidade racial e seu impacto no ambiente escolar. O respeito às diferenças é um valor fundamental e um dos pilares que sustentam o processo educativo.
É um momento para valorizar e reconhecer a riqueza da cultura afro-brasileira, sem perder de vista as cicatrizes históricas da escravidão e as contínuas manifestações de racismo.
Convidamos a comunidade escolar a participar de atividades que comemoram o Dia Nacional da Consciência Negra em suas respectivas Escola, promovendo o conhecimento e a celebração da herança afro-brasileira.
Professor Deodato Gomes
Celebrando a herança e a luta afro-brasileira: o significado da Lei Nº 12.519 e o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A Lei Nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, é um marco legal na história do Brasil, pois estabelece oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, proporcionando uma base formal para a celebração e reflexão acerca das questões raciais no país. Esta legislação não apenas reconhece a importância histórica de Zumbi dos Palmares, como também eleva a consciência sobre as desigualdades e desafios enfrentados pela comunidade negra ao longo dos séculos. Além disso, a lei tem um papel educativo, incentivando as escolas e instituições a promoverem atividades que visem ao entendimento e valorização da herança cultural afro-brasileira. Ao ser promulgada, esta lei fortaleceu o movimento negro e proporcionou um reconhecimento mais amplo da luta contra a discriminação e o preconceito racial, impulsionando o país em direção a um futuro mais inclusivo e igualitário.
Esta data não foi escolhida ao acaso: marca o dia da morte de Zumbi, ocorrida em 1695, e simboliza a resistência negra contra a escravidão e a opressão. A celebração tem como objetivo promover uma reflexão sobre a importância da cultura e da população afro-brasileira na construção da sociedade nacional, e sobre o racismo que ainda precisa ser combatido.
O reconhecimento de tal data é um passo importante na luta por igualdade racial e social, incentivando a educação e a cultura como pilares para a construção de uma sociedade mais justa. A lei reforça o compromisso do país com a valorização e o respeito à diversidade cultural e é um convite à sociedade para uma profunda reflexão sobre a história e as contribuições da população negra no Brasil.
Como sua escola está integrando a história de Zumbi dos Palmares e a celebração da Consciência Negra no currículo educacional de Minas Gerais?
Quais atividades sua escola planejou para ensinar e celebrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra com os alunos?
Deixe aí nos comentários sua resposta.
Professor Deodato Gomes
domingo, 19 de novembro de 2023
Celebrando passagens educacionais: a jornada vitoriosa dos Alunos do 5º ano e da Educação Infantil na Quadra de Presidente Pena!
Na calorosa manhã do sábado, dia 18-11-2023, na Quadra de Presidente Pena, testemunhamos um evento que transcendeu as barreiras do clima. O calor físico deu lugar a um calor humano, uma energia contagiante que permeou cada canto da quadra, onde as crianças das Escolas Municipais São José-Quilombola e Sítio do Picapau Amarelo celebraram um marco significativo: a conclusão do 5º ano e da Educação Infantil. As fotos, eternizando sorrisos e olhares brilhantes, são a prova incontestável da beleza daquele dia, um verdadeiro festival de gratidão e alegria.
A festa, isto mesmo, foi uma linda festa de agradecimento vivo ao trabalho incansável dos professores, à Supervisora Neinha, à Diretora Terezinha, a eventual Cida e às merendeiras, especialmente Wilma e Eliete, com a ajuda de Eliana, que prepararam um cardápio tão gostoso e saudável para este dia tão especial. A união entre escola e família, um valor tão caro à nossa comunidade, se fez presente em cada detalhe, desde as lindas apresentações preparadas pelos professores com os alunos até as palavras inspiradoras da Supervisora Neinha: “... que possam brilhar em um mundo cheio de grandes desafios [...]”, disse ela se dirigindo ao alunos. Era evidente que a comunidade pratica a máxima de que a união faz a força e o diálogo, o entendimento.
A Diretora Terezinha, com sua voz firme e coração transbordante, disse à comunidade escolar: “Tenho lutado incansavelmente para conquistar uma educação de qualidade que seja capaz de transformar vidas e construir um futuro brilhante para todos os nossos alunos.” Suas palavras ecoaram como um compromisso renovado. E o Secretário Municipal de Educação, destacando os investimentos significativos na educação, reforçou a importância do apoio contínuo do Prefeito e da administração municipal: “[...] gostaríamos de expressar nossa gratidão ao Prefeito pela visão e investimento significativos na educação de Carlos Chagas...”
Não podemos deixar de agradecer ao vereador Edivaldo Matias e à Sônia Rodrigues, Diretora da Escola Olga Prates, por sua presença constante e apoio e que deixaram também uma palavra de apoio e incentivo no evento. A ausência do Prefeito e de D. Áruea, embora sentida, é justificada por sua viagem em busca de melhorias para nossa cidade, um esforço que todos reconhecemos e valorizamos. Este dia, marcado por emoções e conquistas, reafirma nossa crença na educação como alicerce para um futuro promissor.
O que você mais gostou na cerimônia de conclusão do 5º ano e da Educação Infantil na Quadra de Presidente Pena?
Qual foi o momento mais emocionante da cerimônia para você?
O que você espera para o futuro dos alunos que concluíram o 5º ano e da Educação Infantil?
Deixa uma palavrinha sua aí nos comentários.
#educação #crescimento #futuro
sábado, 18 de novembro de 2023
Coragem e Fé nas tempestades da vida: reflexões sobre Mateus 14:22-33
Certamente, ao refletir sobre Mateus 14:22-33, especialmente nas palavras "Coragem! Sou eu. Não tenham medo!", encontramos uma profunda mensagem de fé e confiança em Deus. Este episódio, onde Jesus anda sobre as águas e acalma os temores dos discípulos, é um poderoso testemunho da divindade de Cristo e da sua capacidade de transcender as leis naturais. A presença de Jesus trazendo paz em meio à tempestade é uma metáfora rica para a vida cristã. Frequentemente, nos encontramos em "mares agitados", enfrentando dificuldades e desafios que parecem insuperáveis. A exortação de Jesus, "Coragem! Sou eu. Não tenham medo!", é um convite para reconhecer a Sua presença constante em nossas vidas, mesmo nas circunstâncias mais adversas. É um chamado para confiar que, com Cristo, podemos enfrentar qualquer tempestade que a vida nos traga.
Além disso, este episódio destaca a figura de Pedro, que ousa sair do barco e caminhar sobre as águas ao encontro de Jesus, mas começa a afundar quando duvida e se deixa levar pelo medo. Este momento é emblemático da jornada de fé de cada cristão. Pedro, com sua humanidade e falibilidade, representa nossa própria fragilidade e tendência a duvidar diante das adversidades. No entanto, a resposta imediata de Jesus ao estender a mão e salvar Pedro é um lembrete do amor e da misericórdia infinitos de Deus, que sempre está pronto a nos socorrer quando clamamos por Ele. Assim, este trecho do Evangelho de Mateus não é apenas um relato de um milagre, mas também uma lição sobre a importância da fé, da coragem e da constante necessidade de mantermos nossos olhos fixos em Cristo, especialmente nos momentos de prova e incerteza.
sexta-feira, 17 de novembro de 2023
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Mário Quintana
EVANGELHO DE DOMINGO DIA 19-11-2023
Evangelho deste domingo é o de Mateus: Mt 25,14-30
INTRODUÇÃO
Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos:14 “Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou.
CORPO DA PARÁBOLA
16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco, que lucrei’. 21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso, fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’.
CONCLUSÃO
26O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e ceifo onde não semeei? 27Então, devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. 28Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. “Aí haverá choro e ranger de dentes".
PALAVRAS DO SANTO PADRE
O homem da parábola representa Jesus; os servos somos nós; e os talentos são o património que o Senhor nos confia. Qual é o património? A sua Palavra, a Eucaristia, a fé no Pai celestial, o seu perdão. Este é o património que Ele nos confia. Que não devemos só conservar, mas também multiplicar! O buraco escavado no terreno pelo «servo mau e preguiçoso» indica o medo do risco que bloqueia a criatividade e a fecundidade do amor. Jesus não nos pede que conservemos a sua graça num cofre! Jesus não nos pede isto, mas deseja que a utilizemos em vantagem do próximo. Todos os bens que recebemos devem, ser transmitidos aos outros, porque só assim crescem. É como se Ele nos dissesse: «Eis-te a minha misericórdia, a minha ternura, o meu perdão: toma-os e usa-os com magnanimidade». E nós, o que fazemos disto? Quem «contagiamos» com a nossa fé? Quantas pessoas encorajamos com a nossa esperança? Quanto amor compartilhamos com o nosso próximo? (Angelus de 16 de novembro de 2014)
O Reino Invisível: compreendendo a presença sutil do divino em Lucas 17,20-25!
quarta-feira, 15 de novembro de 2023
Convite Especial: a Escola Geraldo de Souza Norte apresenta o Circuito Arte Social!...
🌟 Descobrindo o Globo no Pátio de uma Escola: a Dr. Manoel Esteves se transformou em um atlas mundi, para mostrar o mundol! 🌐🎭
Ah, caros leitores do meu Girassol, que manhã de gala foi vivenciada na Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni! Foi uma mostra cultural que ecoou por todos os cantos da Escola, no ir e vir de estudantes de todas as outras Escolas, onde os visitantes pareciam observar atentamente, as apresentações que sussurravam canções de outros cantos do mundo, e o chão vibrava com o tráfego de pequenos e ávidos exploradores.
Nossos alunos, ah, esses brilhantes adolescentes, ergueram-se como estrelas cintilantes em um céu de possibilidades. Eles não apenas representaram as culturas que estudaram - eles as trouxeram à vida, com uma vivacidade que somente a genuína curiosidade e a alegria juvenil podem agitar.
A mente brilhante por trás deste espetáculo? Professora Helen, cuja ideia genial iluminou nossos corredores, pátio e salas de aulas com as cores do mundo. Ela plantou a semente da curiosidade e colheu uma floresta de entendimento e apreciação. E os outros professores? Ah, eles não apenas abraçaram a ideia - eles a vestiram com o manto da paixão e a coroa da dedicação transdisciplinar. Tudo isso sob o importante apoio e liderança do Diretor Renato Aguilar, cuja visão e incentivo foram fundamentais para orquestrar essa sinfonia de saberes e culturas.
Então, embora o convite tenha sido para o passado, o presente e o futuro, o espírito dessa "Viagem ao Redor do Mundo" continua a palpitar em cada corredor, em cada sala de aula, e, mais importante, no coração de cada aluno que atuou como protagonista, bem como aquele que lá esteve. Hoje, agora mesmo, no momento em que lê esta postagem, venham, vejam as imagens desse dia que já passou, mas cuja beleza ficou e ainda resplandece nas memórias daqueles que testemunharam.
#MostraCulturalDeGeografia #ViagemCultural #EscolaDrManoelEstevesOtoni - Essas hashtags, que antes sinalizavam um evento a acontecer, agora são faróis de um lindo legado.
E se vocês pudessem ter escolhido qualquer lugar para visitar naquela mostra, qual teria sido?
Ainda que a mostra tenha encerrado, nossa viagem continua a cada dia que escolhemos aprender, respeitar e celebrar a maravilhosa colcha de retalhos que é nosso mundo, apesar das guerras da Ucrânia e de Israel.
De verdade,
de verdade mesmo, alguém viu o mundo se abrir em um pátio escolar.
Que a harmonia que uniu esta mostra seja a melodia para um futuro de paz no mundo. 🕊️✨
Professor Deodato Gomes
AVISO: PROCEDIMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO
Aos Profissionais da Educação da Rede Municipal: Professores, ASBs, ATBs, Supervisores.
Para inscrição e futuras contratações temporárias, o tempo de serviço válido é aquele exercido especificamente na Rede Municipal de Ensino de Carlos Chagas até a data de 31/10/2023. As etapas para a comprovação são as seguintes:
Solicitem a expedição de sua Certidão de Contagem de Tempo até a data supracitada, através do Setor de Protocolo na Prefeitura Municipal, para evitar o acúmulo de pedidos e garantir o atendimento eficiente por parte da Divisão de Recursos Humanos.
No momento da contratação temporária, será necessário apresentar a Certidão de Contagem de Tempo original e cópia, que será autenticada e arquivada na Secretaria Municipal de Educação.
Observação: O tempo de serviço para inscrição é específico para a função em que o candidato se inscrever e não pode estar vinculado a cargo efetivo ativo, utilizado para aposentadoria ou para outra função que não a pleiteada.
Para garantir a agilidade no processo e o atendimento a todos, é fundamental que as solicitações sejam feitas o quanto antes afim e agilizar o processo de expedição.
Prefeitura Municipal-Secretaria Municipal de Educação - Construindo Novos Tempos para Carlos Chagas
Proclamação da República em 15 de novembro de 1889
PERSONAGENS DA PROCLAMAÇÃO
D. Pedro 2º foi derrubado por um ex-monarquista, o marechal Deodoro da Fonseca, em um golpe militar.
É fato que o Brasil se tornou oficialmente uma república em 15 de novembro de 1889. Mas não é fato que tenha sido um momento de grande nobreza, como patriotas empedernidos acreditam.
O novo regime se impôs graças a um golpe liderado por um ex-monarquista e ocorreu antes do momento previsto devido a uma boataria.
Por que os militares estavam insatisfeitos com o Império? O ponto-chave é a Guerra do Paraguai (1864-1870). Com a vitória do Brasil e aliados no conflito, as Forças Armadas ganharam prestígio e popularidade. Assim, passaram a reivindicar mais reconhecimento por parte dos monarcas. Como dom Pedro 2º não esboçou reação expressiva, a insatisfação da caserna só aumentou.
Qual a principal motivação para a derrubada da monarquia? Não existe um só fator. Além da insatisfação dos militares, havia a ascensão de uma elite urbana (empresários, profissionais liberais, entre outros), que não tinha representação política. O modo como a abolição da escravatura foi conduzida desagradou a todos os envolvidos, enfraquecendo a corte. Não se pode também esquecer o positivismo, movimento de grande influência na época. A corrente filosófica valorizava a racionalidade em detrimento da tradição. E a Monarquia, àquela altura, era sinônimo de tradição.
O que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889? O golpe estava programado para o dia 20, mas foi antecipado devido a uma boataria no dia 14. Neste dia, correu pelo Rio a falsa história de que Deodoro da Fonseca tinha sido preso. Diante disso, os republicanos resolveram agir logo. No dia 15, Deodoro liderou uma agitação nos quartéis do Campo de Santana. As tropas ocuparam o Ministério da Guerra e derrubaram o gabinete do visconde de Ouro Preto. Políticos monarquistas foram presos, e a família real recebeu ordem para deixar o país.
Foi um golpe? Sim. O poder foi tomado por uma minoria republicana, formada por militares, advogados, cafeicultores, entre outros setores da elite. Não se pode afirmar que esse núcleo representasse a maioria da população. O povo estava alheio à Proclamação.
Como Deodoro se tornou o líder da Proclamação? Não foi uma escolha consensual. Ele era monarquista até meses antes da Proclamação. Só passou a fazer oposição ao Império no segundo semestre de 1889. Por outro lado, era um militar experiente e contava com o respeito dos colegas da caserna e dos civis. Se Deodoro não tinha o perfil mais adequado, os demais líderes menos ainda. Também militar, Floriano Peixoto era considerado "radical". Benjamin Constant, outro militar, era um homem dos livros, menos apto para insurreições. O fato de ser civil era um ponto negativo para Ruy Barbosa.
Deodoro fez um bom governo? Houve avanços, mas o saldo é negativo. Ele se comportava como um monarquista, incapaz de levar adiante negociações partidárias. Agia com truculência diante das críticas da imprensa. Seu autoritarismo atingiu o ápice no final de 1891, quando declarou estado de sítio e, em seguida, deu um golpe. Houve, no entanto, uma forte reação, conduzida por lideranças regionais e setores do Exército ligados ao vice, Floriano Peixoto. Diante da iminência de uma guerra civil, ele renunciou em 23 de novembro de 1891.
Folha de São Paulo-15-11-2023