Bullying

domingo, 19 de maio de 2024

Nutrição que transforma: inscreva-se no Curso Técnico de Alimentação Escolar! - "Alimente o futuro, capacite-se hoje!"

Campanha de divulgação e convocação para o CURSO TÉCNICO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

"Transforme sua paixão pela cozinha em uma carreira promissora!"

Atenção, Cantineiras da rede municipal e estadual de educação!

Se você ama preparar refeições deliciosas e nutritivas para nossos alunos, chegou a hora de transformar essa paixão em uma carreira técnica de sucesso. Inscreva-se no Curso Técnico de Alimentação Escolar e faça a diferença na educação e na nutrição das nossas crianças!

O curso é resultado do convênio do Instituto Federal Norte de Minas e a Prefeitura Municipal de Carlos Chagas.

Quem pode se inscrever:

    Egressos do Ensino Médio (Subsequente)

    Estudantes do Ensino Médio (Concomitante)

Período de Inscrição:

📅 10 de junho a 19 de junho de 2024

Documentos Necessários (em formato PDF):

    Carteira de Identidade

    CPF

  Histórico Escolar do Ensino Médio ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio

    Para quem está cursando o Ensino Médio:

        Declaração de Conclusão do 1º ou 2º ano com as notas de Matemática e Língua Portuguesa

Perfil Profissional do Curso TÉCNICO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR:

🛠️ Perfil Profissional de Conclusão:

    Prepara, seleciona e conserva alimentos conforme cardápio e orientações nutricionais.

    Organiza e executa fluxos de aquisição e armazenamento de alimentos e insumos.

    Organiza e controla ambientes de preparo e fornecimento de alimentação.

    Executa processos de higienização de alimentos e orienta a alimentação adequada.

🏫 Infraestrutura Mínima Requerida para o curso no Polo UAB Carlos Chagas:

    Biblioteca e videoteca com acervo específico e atualizado.

    Laboratório de informática com programas específicos e acesso à internet.

    Cozinha didática e refeitório escolar didático.

🔧 Campo de Atuação:

    Escolas, centros de formação profissional, órgãos de sistemas e redes de ensino.

📋 Ocupações CBO Associadas:

    Merendeiro(a) Escolar, Nutricionista Escolar, Cozinheiro(a) Escolar, Auxiliar de Cozinha Escolar.

📜 Normas Associadas ao Exercício Profissional:

    Conformidade com regulamentações de segurança alimentar e higiene.

🎓 Possibilidades de Certificação Intermediária:

    Agente de Alimentação Escolar.

📈 Possibilidades de Formação Continuada:

    Especialização em aproveitamento de alimentos, higiene e vigilância sanitária de alimentos, segurança alimentar.

🎓 Possibilidades de Verticalização para Cursos de Graduação:

    Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Processos Escolares, Bacharelado em Engenharia de Alimentos, Bacharelado em Gastronomia, Bacharelado em Nutrição.

Por que se inscrever?

🔝 Prioridade para Cantineiras e Estudantes do Ensino Médio!

Invista em sua carreira e contribua ainda mais para a saúde e bem-estar dos nossos alunos. Seja um(a) profissional qualificado(a) e reconhecidoa(o) na área de alimentação escolar.

📞 Para mais informações e inscrições, entre em contato com o Polo UAB em Carlos Chagas, com Nice a coordenadora.

"Alimente o futuro, capacite-se hoje!"

sábado, 18 de maio de 2024

Resenha Crítica: "O TikTok e a Guerra Fria Tech entre EUA e China" - Revista Superinteressante

Resenha Crítica: "O TikTok e a Guerra Fria Tech entre EUA e China" - Revista Superinteressante

Hoje, tive a oportunidade de ler uma reportagem fascinante na Revista Superinteressante do mês de Abril de 2024. Intitulada "O TikTok e a guerra fria tech entre EUA e China" e escrita por Bruno Carbinatto, a matéria despertou tanto meu interesse que resolvi escrever esta resenha crítica para compartilhar minhas reflexões com vocês, leitores do meu blog.

A reportagem aborda a tentativa dos Estados Unidos de banir o TikTok, um aplicativo de vídeos curtos que se tornou o mais baixado do mundo em 2022. Essa medida, apoiada por uma ampla maioria bipartidária (Democratas e Republicanos) no Congresso dos Estados Unidos, revela um consenso político raro nos EUA, mas contrasta com a opinião pública, onde apenas 31% apoiam a proibição total da rede social.

Carbinatto detalha as preocupações dos congressistas americanos, que veem o TikTok como uma ameaça à segurança nacional, devido à possibilidade de espionagem e disseminação de desinformação pelo governo chinês. Embora essas preocupações sejam plausíveis, o autor destaca que não há provas concretas de que os dados dos usuários americanos sejam compartilhados com o Partido Comunista Chinês. A empresa ByteDance, dona do TikTok, nega essas acusações e afirma que os dados são armazenados nos EUA, com backup em Singapura, sob supervisão da Oracle.

Um dos aspectos mais interessantes da reportagem é a análise geopolítica que contextualiza o conflito entre EUA e China como uma nova guerra fria tecnológica. A disputa se intensificou nos últimos anos, abrangendo mercados como carros elétricos, smartphones, 5G e, mais recentemente, chips. O banimento do TikTok, segundo Carbinatto, é menos uma medida regulatória eficaz e mais uma mensagem política para a China.

A reportagem também critica a solução simplista de proibir o TikTok, sugerindo que uma regulamentação mais abrangente das redes sociais seria uma resposta mais racional. Carbinatto menciona o caso da Cambridge Analytica para ilustrar como a coleta de dados pode ser problemática, independentemente da nacionalidade da empresa. Ele argumenta que todos os aplicativos deveriam ser obrigados a ter políticas de privacidade transparentes e rigorosas.

A resistência cultural nos EUA a uma maior intervenção governamental nas empresas privadas é outro ponto relevante discutido na matéria. Apesar de 72% dos americanos desejarem mais regulamentação sobre o uso de seus dados, a aprovação de um marco regulatório enfrenta fortes obstáculos políticos.

Em suma, a reportagem de Bruno Carbinatto oferece uma análise profunda e equilibrada sobre a tentativa de banimento do TikTok nos EUA. Ele nos convida a refletir sobre as complexas interações entre tecnologia, política e privacidade, e a necessidade urgente de uma discussão mais informada sobre a regulamentação das redes sociais. Recomendo a leitura completa da reportagem, que digitalizei da minha assinatura e deixo o link aqui para quem quiser conferir:

https://drive.google.com/file/d/1C6fRWl8sr5-1BPXjkcr8KXsnnbYTpkYX/view?usp=sharing

Fonte: CARBINATTO, Bruno. O TikTok e a guerra fria tech entre EUA e China. Revista Superinteressante, São Paulo, p. 8-9, abr. 2024. Penso que dê para acessar pelo site da revista também: Disponível em: <<https://super.abril.com.br/tecnologia/o-tiktok-e-a-guerra-fria-tech-entre-eua-e-china/>>. Acesso em: 18 maio 2024.

Professor Deodato Gomes

Carlos Chagas se prepara para a edição 2024 do "Pedal da Carne de Sol"!

A Prefeitura Municipal de Carlos Chagas, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, anunciou a realização do aguardado evento "Pedal da Carne de Sol" nos dias 18 e 19 de maio de 2024. A programação promete dois dias repletos de atividades culturais, esportivas e gastronômicas, celebrando a tradição e a cultura local.

Carlos Chagas te convida a conhecer o percurso histórico da querida Estrada de Ferro Bahia-Minas. Dessa vez, nada de vagões da Maria Fumaça ou trilhos – vamos de bike! Seja Kalanga, Camelo, Magrela ou simplesmente Bike. Venha pedalar e curtir o legado dessa ferrovia incrível!

Programação do Evento

18 de maio:

    21:00: A festividade terá início na Praça da Fonte Luminosa com o evento "Partiu Praça". Márcio Kafuné dá a largada um dia antes, esquentando as magrelas.


19 de maio:

    06:00: Os participantes serão recepcionados com um café da manhã na Praça da Fonte Luminosa.

    07:00: Início do passeio ciclístico com destino ao Distrito de Francisco Sá de Carlos Chagas. São 50 quilômetros a serem enfrentados pilotando sua bike.

    09:00: Feira de Artesanato e Quitandas no Distrito de Francisco Sá de Carlos Chagas, junto com uma Exposição de Artes Plásticas, Maquetes e Cinema com Documentários Históricos na Antiga Estação Ferroviária do distrito.

    09:30: Passagem e hidratação na Antiga Estação Ferroviária de Mangalô.

    11:00: Solenidade de abertura oficial do evento no Distrito de Francisco Sá de Carlos Chagas.

    11:30: Apresentação cultural com a peça "Trilhos de um Destino, a Força de um Homem e do Vapor".

    12:30: Show musical com a banda GT-6, seguido de um almoço para os participantes.

Preparativos e Parcerias

Para garantir o sucesso do evento, a Secretária Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Múcia Antunes David, encaminhou uma solicitação ao Secretário Municipal de Educação, Deodato Gomes Costa, para a utilização do prédio e da cantina da Escola Municipal de Francisco Sá. O objetivo é preparar e servir a alimentação para os ciclistas e seus acompanhantes inscritos no evento.

A colaboração entre as secretarias municipais é essencial para a realização deste evento, que não apenas promove a prática esportiva, mas também valoriza a cultura local e oferece um espaço de confraternização para a comunidade.

Expectativas para o Evento

O "Pedal da Carne de Sol" é uma oportunidade única para os moradores e visitantes de Carlos Chagas desfrutarem de um fim de semana de lazer e cultura. A combinação de esporte, arte, e gastronomia promete atrair um grande público e fortalecer os laços comunitários.

A Prefeitura Municipal de Carlos Chagas, convida todos a participarem e prestigiarem o evento, reforçando o compromisso com o desenvolvimento cultural e a promoção de atividades que enriquecem a vida dos cidadãos.

Profissionais da Educação: guardiões dos direitos das Crianças e Adolescentes na prevenção da violência e abuso sexual

Campanha Educacional: Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes

Dia 18 de Maio: Um Chamado à Ação

Chegamos ao 24º ano de mobilização do "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". Instituída pela Lei Federal 9.970/00, esta data representa uma importante conquista na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil, abrangendo centenas de municípios em nosso país.

O Papel dos Diretores, Professores e Supervisores

Diretores, professores e supervisores têm um papel crucial como protetores dos direitos das crianças e adolescentes. Eles são fundamentais na identificação e prevenção da violência e do abuso sexual. A escola é um ambiente seguro onde as crianças e adolescentes podem relatar as violências sofridas e buscar ajuda.

Dados Alarmantes e a Importância da Escola

Mais da metade dos casos de violência contra crianças e adolescentes ocorre dentro de casa e entre pessoas próximas à família. Portanto, a escola desempenha um papel essencial em tornar visíveis essas violências. É urgente garantir a todas as crianças e adolescentes o direito ao desenvolvimento seguro, protegido e livre do abuso e da exploração sexual.

A Mobilização em 2024

Este ano, após ouvir os parceiros das organizações da sociedade civil durante o Encontro Preparatório para o III Congresso Brasileiro de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, decidimos focar nos entraves e desafios relacionados à Atenção/Atendimento Integral às crianças, adolescentes e suas famílias.

O Chamado para Ação

Convocamos toda a sociedade brasileira para participar ativamente na construção de ações alusivas ao 18 de Maio. Reforçamos a necessidade de uma Agenda Coletiva de Ações que destaque as realidades locais e reforce a prioridade do enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes.

A Violência Sexual: Um Problema Multidimensional

A violência sexual contra crianças e adolescentes envolve múltiplos fatores de risco e vulnerabilidade, incluindo gênero, raça/etnia, orientação sexual, classe social, local de moradia e condições econômicas. Essa violação de direitos estabelece relações de poder onde adultos e redes de exploração utilizam crianças e adolescentes para satisfazer desejos sexuais ou obter vantagens financeiras.

Modalidades de Violência Sexual

    Abuso Sexual: Ultrapassagem de limites de direitos humanos, legais e sociais, envolvendo poder e papéis familiares e sociais.

    Exploração Sexual: Compra e venda de crianças e adolescentes, caracterizando uma relação de propriedade e comercialização de vidas humanas.

Ações Conjuntas para 2024

    Atos Públicos: Caminhadas, debates nas escolas, exibição de filmes, concursos de redação, campanhas de rádio, entrevistas com especialistas, panfletagem, ações educativas nos espaços públicos, oficinas e rodas de conversa.

    Audiências Públicas: No Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais para reivindicar ações de enfrentamento à violência sexual com orçamento público assegurado.

    Seminários e Oficinas: Organizados por Comitês, Redes, Fóruns e Conselhos de Direitos, focando nos desafios pós-pandemia e construindo estratégias para a proteção e prevenção.

Convocação

Convidamos famílias, educadores, juventudes, sociedade civil, governos, empresas, conselhos de classe, igrejas, templos, comunidades tradicionais, universidades, mídia e setor privado para assumir o compromisso no enfrentamento às violências sexuais. Promovendo os direitos de cada criança e adolescente, juntos, podemos garantir um desenvolvimento saudável e protegido.

Faça Bonito

O slogan “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes” nos chama à ação diária. Vamos juntos, como sociedade, proteger nossas crianças e adolescentes das diversas formas de violências sexuais.

Participe e Divulgue

Acesse o material da campanha em: www.facabonito.org e siga nossas redes sociais @facabonitobrasil. Vamos continuar Fazendo Bonito!

Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Rede ECPAT Brasil

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Águas Formosas: onde o esporte escolar e a gratidão se encontram no Final dos JEMG-2024

                              Clique na imagem para visualizar todo o álbum

Águas Formosas: onde o esporte escolar e a Gratidão se encontram no Final dos JEMG-2024! Não é um adeus... é um até breve!...

Águas Formosas acordou com um brilho diferente. Era o último dia dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) - Módulo II, e a cidade respirava um ar de despedida e gratidão. Durante dias, suas ruas foram palco de encontros, competições e celebrações que transcenderam o simples ato de competir. Hoje, todos os participantes replicavam um uníssono e emocionado "muito obrigado".

Obrigado à cidade sede do evento, Águas Formosas, que com seu abraço acolhedor nos fez sentir em casa. Obrigado aos organizadores, que com dedicação e empenho tornaram este evento possível, e às equipes vencedoras, que com garra e talento brilharam em cada jogo.

A gratidão se estendeu às equipes classificadas, que demonstraram que a vitória vai além do troféu; à Nóbia e à Isabela, cujos nomes se tornaram sinônimo de cuidado e apoio. Um agradecimento especial às cantineiras, que com carinho e sabor garantiram a energia necessária para cada competição. Obrigado aos seguranças, que zelaram por nossa segurança, e aos alunos atletas, a alma e coração deste evento.

Em cada drible, passe e gol, agradecemos à bola e este instrumento que todos queriam dominar. A hospitaleira Águas Formosas, com sua simplicidade e charme, fez com que cada visitante se sentisse especial. À Secretaria de Educação, Diolinda, e ao Prefeito da cidade, Sr. Carlos Souza, nossa eterna gratidão por todo suporte e dedicação. Nossa gratidão se estende ao Prefeito de Carlos Chagas, Nanayoski Tavares, cujo apoio incondicional ao esporte educacional tem sido exemplar. Sua dedicação assegurou a presença e participação das equipes do Módulo II em Águas Formosas, fortalecendo o espírito esportivo e a educação na nossa comunidade.

Os técnicos das equipes, com sabedoria e paciência, merecem nosso reconhecimento, assim como as escolas e suas diretoras, que transformaram seus espaços em lares temporários para tantos adolescentes sonhadores.

Muitos obrigados pela acolhida calorosa nesta gostosa cidade, pelo companheirismo que imperou, mesmo diante de pequenas incompreensões, afinal, somos todos humanos. A abertura do evento foi uma obra-prima de alegria e união. A comida gostosa que comemos foi um carinho a mais em nossas jornadas. Até mesmo nos momentos em que alguns alunos precisaram de atendimento médico, a prontidão e cuidado dos profissionais foram motivos de agradecimento.

O esporte, a educação e o coração de todos são maiores do que quaisquer pequenas adversidades que possam ter ocorrido. Não haverá desentendimento que resista ao amor que nos uniu. Qualquer problema foi menor do que a grandeza do JEMG-2024 em Águas Formosas e do coração de todos que fizeram esta festa acontecer.

Heráclito, o filósofo da mudança, já disse: "não somos mais os mesmos depois de vivermos esta intensa experiência de amor ao esporte e à educação". E, parafraseando-o, afirmamos que saímos transformados, com novos amigos e memórias inesquecíveis.

Valeu, Águas Formosas! Os ônibus amarelinhos escolares já se enchem para voltar para casa, carregando não só os adolescentes atletas, mas a alegria de ter vencido, participado e, acima de tudo, crescido como seres humanos. Quantas cidades chegaram com grandes expectativas e agora partem levando o troféu de ouro de uma vida modificada pela convivência intensa do esporte educacional.

A mão poderosa de Deus protegeu os torcedores de Fronteira dos Vales no pequeno incidente, mostrando que, em meio a tudo, a segurança e o bem-estar de todos foram prioritários em Jesus.

Gratidão é a palavra que ressoa em cada coração, um sentimento profundo por todos que fizeram parte dessa jornada. A cidade de Águas Formosas estará para sempre marcada em nossas memórias, como o cenário de um capítulo de um livro didático que estudamos na escola,  inesquecível em nossas vidas.

Com gratidão infinita, nos despedimos, levando na bagagem mais do que medalhas, mas a certeza de que juntos somos mais fortes. Até a próxima, Águas Formosas, e obrigado por tudo!

Professor Deodato Gomes

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quarta-feira, 15 de maio de 2024

Águas Formosas em Festa: O Espetáculo de Abertura dos Jogos Escolares 2024!

Clique na imagem para ver todo o álbum da Cerimônia de Abertura do JEMG-2024 em Águas Formosa!

Em uma noite de segunda-feira, 13 de maio de 2024, o Campo de Exposição de Águas Formosas tornou-se o coração pulsante do esporte educacional, onde a memória dos tempos antigos e a promessa de um futuro brilhante se encontraram sob o céu estrelado. Mais de 3.000 pessoas, entre atletas, estudantes, técnicos, autoridades e habitantes locais, reuniram-se para celebrar a abertura do Módulo II dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) - 2024, um espetáculo de tradição e inovação.

As terras férteis de Águas Formosas, outrora percorridas pelos índios Machacalis e desbravadas por nordestinos em busca da curativa poaia, vibravam agora ao ritmo dos tambores e das pedaladas dos jovens ciclistas. O locutor, com sua voz entusiástica, fazia ecoar a história da cidade, tecendo um vínculo indissolúvel entre o passado e o presente vibrante. A performance ciclística, executada com maestria pelos jovens da cidade, foi a primeira de uma série de apresentações que capturaram o espírito de Águas Formosas.

Um dos pontos altos da cerimônia, repleto de vibração e emoção, ocorreu quando as delegações iniciaram o seu desfile de entrada. Com passos firmes e cheios de orgulho, os estudantes atletas adentraram o espaço das apresentações de forma impecavelmente organizada. Cada grupo portava, com honra, a placa identificadora de sua cidade junto às bandeiras de suas escolas e municípios. A entrada triunfante de cada delegação não apenas capturou a essência do evento, mas também se gravou nas memórias e corações de todos como um momento de significativa beleza e união.

O som dos tambores dos Desbravadores ressoou, um apelo aos corações de todos presentes, acentuando o clima de emoção que já era palpável. E então, a entrada triunfante das bandeiras de Minas Gerais, do Brasil e da própria cidade, carregadas com orgulho por estudantes locais, preparou o palco para um momento ainda mais emocionante.

As coreografias dos estudantes, cada movimento sincronizado ao som retumbante de tambores, transformaram o campo numa tapeçaria viva de cores e ritmos, antes de o hino nacional ser entoado ao som do saxofone. A execução foi tão tocante que encheu o ar com uma sensação palpável de civismo e emoção, deixando muitos olhos marejados.

A cerimônia seguiu com a homenagem ao eterno Rafa, professor de Crisólita que partiu, mas cujo legado no JEMG continua a inspirar. O saxofone embalou a canção "Deus Cuida de Mim", e não houve olho que se mantivesse seco diante da beleza e da tristeza da melodia e da saudade do Rafa que o sax evocava.

Jasceline, a Superintendente Regional de Educação, e Diolinda, a Secretária de Educação de Águas Formosas, juntamente com o carismático prefeito Sr. Carlos Souza, todos trouxeram palavras de incentivo, gratidão e esperança. Eles falaram do poder transformador da educação e do esporte, da dedicação dos professores e do caminho que um adolescente pode escolher ao praticar o esporte a partir de sua própria escola. 

O Prefeito Municipal de Carlos Chagas, José Amadeu Nanaioski Tavares, acompanhado da Primeira Dama D. Áurea, eu, Deodato, Ednalva Kretli e Leilana Salomão, marcamos presença neste importante momento da educação e do esporte de nossa região.

Ao encerrar a noite, a sensação era unânime: Águas Formosas havia não apenas hospedado um evento, mas reafirmado seu compromisso com as forças formadoras da vida de seus jovens. "Valeu Águas Formosas", ecoava nos corações e mentes de todos, um refrão de gratidão e antecipação pelo que ainda estaria por vir.

E enquanto as luzes se apagavam, as imagens capturadas da noite pelo cliques dos milhares de celulares – logo povoariam redes sociais – e serviriam como lembrete permanente de que a vida, com todas as suas camadas de passado, presente e futuro, é verdadeiramente bela.

Valeu Águas Formosas!... Valeu Muito!... E vai valer muito mais tudo com excelentes resultados, porque há muito amor e competência envolvidos!...

Professor Deodato Gomes

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domingo, 12 de maio de 2024

Águas Formosas! Aí vão eles, os nossos atletas!... Aí vai nossa representatividade! Carlos Chagas chegando!...

Clique na imagem para sentir todo o momento de organização e tomada do ônibus.

Delegação de Carlos Chagas Segue para Águas Formosas com 59 atletas para o JEMG 2024 módulo II; mais 13 do Xadrez partem na quarta-feira!

No dia 12 de maio de 2024, domingo, uma delegação de 59 estudantes-atletas partiu de frente da Prefeitura de Carlos Chagas com destino a Águas Formosas, onde representarão o município de Carlos Chagas no Módulo II dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A equipe, coordenada pelo Secretário de Esportes, Dyogo Bastos, compete com energia e determinação, destacando a força do esporte escolar na promoção da formação e da integração educacional.

Os estudantes-atletas estão vinculados a diferentes escolas e participarão nas seguintes modalidades:

    Basquete Masculino: COOEDUCAR, com 12 atletas.

    Futsal Feminino: EE Geraldo de Souza Norte, com 11 atletas.

    Futsal Masculino: EE Geraldo de Souza Norte, com 13 atletas.

    Handebol Feminino: EE Geraldo de Souza Norte, com 11 atletas.

    Handebol Masculino: EE Geraldo de Souza Norte, com 12 atletas.

Na quarta-feira, dia 15-05-2024, a Prefeitura organizará o transporte para os estudantes que representarão Carlos Chagas na competição de xadrez. Os competidores incluem dois estudantes da COOEDUCAR, seis da Escola Estadual João Beraldo, um da EE Geraldo de Souza Norte,  quatro da Escola Antônia Bernardo e um aluno da Escola Estadual Epaminondas Otoni. Cada um desses alunos se prepara para competir com entusiasmo neste evento, destacando a importância do esporte educacional e seu impacto positivo na formação da sua história pessoal.

A comunidade local está orgulhosa e apoiando a delegação, que se destaca pela energia e pelo comprometimento em representar a força do esporte escolar aliada à educação. E a Prefeitura dá todo apoio para que esta participação seja coroada de sucesso. 

Professor Deodato Gomes 

Fonte: Documentos do JEMG-2024, postado no grupo do JEMG-2024

É salutar demais essa energia do esporte educacional que embala os alunos atletas.

https://photos.app.goo.gl/bd5T1N1emBXHtjYi9


Professora-Mãe, Mãe-Professora: o amor que educa e inspira!

Para as Mães Professoras, para as professoras mães!

Não se pode adiar o amor, tampouco o respeito por aquelas que nos educam além do laço sanguíneo. Nem os gestos de paciência, nem as palavras de encorajamento, nem os olhares de compreensão. Não se pode lutar contra o calor do acolhimento em suas salas de aula, nem contra a força dos seus ensinamentos, nem contra o poder transformador de suas palavras.

Não se pode deixar para depois, porque o tempo e o espaço na educação é precioso, ainda que o brilho do conhecimento seja eterno. Por isso, é essencial dizer que as amamos nossa Mãe-Professora ou nossa Professora-Mãe. É essencial dizer que reconhecemos seus passos incansáveis pelo corredor das Escolas, que ouvimos sua voz, mesmo quando o silêncio se faz na distância do tempo. Por isso, é fundamental compreender que seu coração de Professora e mãe ao mesmo tempo,  nutre almas, que seus olhos iluminam caminhos, que seu abraço nos protege dos medos que assombram nosso crescer.

Um dia, alguém disse que as mães são beijos de Deus. Hoje, acrescento que as professoras mães são seus sussurros de sabedoria. Hoje, gostaria de saber escrever a esperança e mostrar seu abraço; escrever liberdade e exibir suas asas; escrever sabedoria e ter o dom de inspirar; escrever futuro e revelar o sorriso daqueles que foram tocados por sua graça de ensinar, dos pequenos aos adultos, do ontem ao amanhã; escrever gratidão e exprimir tudo o mais.

Não se pode adiar o amor a uma professora mãe. Jamais. É necessário declarar: - meu amor a quem se ama. Chamar - Mãe, chmar também professora e guardar no infinito de nós, mesmo quando o tempo nos convida ao silêncio, a voz da vida: - vida da minha vida.

Não se pode adiar o amor. Nem os gestos atenciosos. Nem os abraços que curam. E todos os dias são dia das mães.  Daquela que está ao nosso lado. E daquela que ensina, como se cada estudante fosse seu próprio filho. Não adie o reconhecimento. Afinal, depois, pode ser tarde demais.

Professor Deodato Gomes

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Escola Municipal José Joaquim de Amorim: inspeção para mudança de nome realizada!

Escola Municipal José Joaquim de Amorim: inspeção para mudança de nome realizada!

A Escola Municipal do Povoado de Francisco Sá, no município de Carlos Chagas, passou por uma inspeção minuciosa conduzida pelas inspetoras Ana Sales e sua colega Elane Ramos. Em cumprimento a uma ordem de serviço de "verificação in loco", as inspetoras permaneceram no município entre os dias 7 e 10 de maio de 2024 para coletar informações e emitir um relatório circunstanciado e conclusivo sobre a mudança do nome da instituição para Escola Municipal José Joaquim de Amorim. Nesse período, por dois dias visitaram o Distrito de Francisco Sá e mais especificamente a Escola para fazer o trabalho de análise de documentos. 

Durante a inspeção, Ana Sales e Elane analisaram documentos essenciais como atos autorizativos, calendário escolar, matriz curricular, livro de matrículas, livro de ata de resultado final, documentação de servidores, proposta pedagógica e regimento escolar. Elas foram recebidas pela coordenadora da escola, Magda, que relatou que as inspetoras ficaram encantadas com a localidade de Francisco Sá.

A Lei No 2205/2023 renomeia a Escola Municipal do Povoado de Francisco Sá para Escola Municipal José Joaquim de Amorim. José Joaquim de Amorim, um pioneiro do desenvolvimento regional, foi homenageado pela influência que teve no povoado, transformando-o em um próspero distrito de Carlos Chagas. A legislação reconhece e valoriza seu legado na comunidade.

 O povoado de Francisco Sá também ganhou o status de Distrito pela Lei 2193/2023. A Superintendência Regional de Ensino e as inspetoras foram elogiadas pelo trabalho zeloso e significativo, contribuindo para o legado de Amorim ser devidamente celebrado na história local.

quarta-feira, 8 de maio de 2024

OLIMPÍADAS DE PARIS: o que os seus alunos precisam saber!





Após exatos 100 anos que sediou o evento, Paris está se aquecendo para receber o espetáculo dos Jogos de 2024 novamente! Como sempre, o Girassol está aqui para te deixar por dentro de tudo que você e seus alunos precisam saber para não perder nenhum lance.

Separamos as informações imperdíveis sobre a competição: data, número de esportes, atletas, expectativa de medalhas do Brasil e muito mais. Vamos lá?

Data e local

Os Jogos Olímpicos começam no dia 26 de julho e terminam no dia 11 de agosto de 2024. Já os Jogos Paralímpicos vão de 28 de agosto a 8 de setembro.

A cidade-sede é Paris, mas outras regiões da França também serão palco dos Jogos como Lille, Vaires-sur-Marne, Marselha, Lyon, Bordeaux, Saint-Étienne, Nice e Nantes.

Pela primeira vez, a cerimônia de abertura, que acontece no dia 26 de julho, não será em um estádio, mas no famoso Rio Sena, no coração da cidade de Paris.


O logo


O logo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos vai ser o mesmo, alterando apenas os aros e o agito embaixo da marca. A proposta une três símbolos: a medalha de ouro, a chama Olímpica e Paralímpica e a figura de “Marianne”. Você consegue vê-la, com cabelo e boca? Essa é uma homenagem a Revolução Francesa. “Marianne” era o nome mais comum entre as trabalhadoras da época e foi escolhido para a personagem que representaria os ideais do novo regime, popular e igualitário.

Pictogramas

Pictogramas

Os pictogramas são desenhos que representam cada esporte da competição. Eles apareceram pela primeira vez em 1964, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, como forma de diminuir as barreiras linguísticas entre os países.

Para os Jogos Paris 2024 foram criados 62 pictogramas com um estilo mais minimalista e geométrico. A ideia de simplificar os desenhos é torná-los inclusivos e acessíveis.

Entre as modalidades das Olimpíadas são 47 símbolos de 36 esportes diferentes. Para as modalidades Paralímpicas são 23 pictogramas:

A Tocha

Tocha

As três inspirações para a tocha de Paris 2024 são água, igualdade e conciliação, de acordo com o designer Mathieu Lehanneur, que desenvolveu o projeto.

A água faz referência ao rio Sena, com textura que simula o movimento das ondas e reflexo das águas do popular ponto turístico da capital francesa. A igualdade foi expressa pelo formato simétrico da tocha. Já a conciliação é a ideia de paz que esse símbolo transmite nas curvas e linhas arredondadas.

Dessa vez, a tocha será a mesma para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, conduzida por 11.000 pessoas (10.000 para as Olimpíadas e 1.000 para as Paralimpíadas) durante o revezamento.

Mascotes

Chamadas de “Phryges”, as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos fazem referência aos barretes frígios, gorros vermelhos usados na Revolução Francesa, que viraram o símbolo da república no país.


Com as cores azul, vermelho e branco, as mesmas da bandeira da França, e o logo dourado de Paris 2024 no peito, as mascotes têm diferenças apenas nas pernas. Enquanto a Olímpica usa um tênis branco, a Phryge Paralímpica possui uma prótese. “Sozinhos somos rápidos, mas juntos vamos mais longe” é o lema das personagens, que são símbolo de união e trabalho em equipe.


Modalidades

Ao todo, são 48 modalidades e 32 esportes nos Jogos Paris 2024. 

Modalidades Olímpicas: atletismo, badminton, basquete, basquete 3×3, boxe, breaking, canoagem de velocidade, canoagem slalom, ciclismo BMX freestyle, ciclismo BMX racing, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, ciclismo mountain bike, escalada, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, golfe, handebol, hipismo, hóquei sobre grama, judô, levantamento de peso, luta, maratona aquática, nado artístico, natação, pentatlo moderno, polo aquático, remo, rugby sevens, saltos ornamentais, skate, surfe, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia.

Modalidades Paralímpicas: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol para cegos, goalball, hipismo, judô, natação, remo, rugby em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo e vôlei sentado.

Novos esportes

O breaking e a canoagem slalom extremo chegam para integrar o quadro de modalidades dos Jogos de Paris 2024.

O breaking ou breakdance nasceu nos anos 70 nas periferias dos Estados Unidos. Os participantes se enfrentam improvisando para criar uma coreografia no ritmo da batida de uma música escolhida pelo DJ. As disputas são individuais e duram no máximo 60 segundos. Em Paris 2024, a modalidade será dividida em masculino e feminino, com 16 dançarinos participando.

A canoagem slalom tradicional já faz parte dos Jogos há 30 anos. Esse ano a novidade será o caiaque extremo: quatro barcos disputam para tentar concluir um trajeto primeiro. A competição será dividida em masculino e feminino.

Equidade de gênero

Paris 2024 entra para a história ao equilibrar o número de atletas masculinos e femininos pela primeira vez. Para além da representação da mulher na logo, com a figura de “Marianne”, a competição foi planejada para fomentar a igualdade de gênero. Das 32 modalidades esportivas, 28 incluirão homens e mulheres. Mais da metade das provas terá participação feminina, totalizando 152 competições para mulheres, 157 para homens e 20 mistas.

Vila dos atletas

A vila mais ecológica de todos os tempos vai receber cerca de 14 mil atletas nos Jogos Olímpicos e 8 mil nos jogos Paralímpicos. Localizada às margens do rio Sena, o lugar de 300 mil metros quadrados foi projetado para virar um bairro após o fim da competição.

São 82 prédios, 3 mil apartamentos, 7.200 quartos e muita sustentabilidade. Por exemplo, ar condicionado? Nem pensar! Apesar de temperaturas que podem passar dos 40 graus no verão europeu, a ideia é economizar energia elétrica e reduzir a emissão de carbono. As alternativas para isso são fachadas que não recebem muito sol na estação e um sistema de águas subterrâneas naturalmente frias para ajudar a diminuir o calor.

O Brasil nos Jogos

A equidade de gênero também está presente no Time Brasil. Pela primeira vez o número de mulheres será maior do que o de homens na nossa delegação. Ao todo são cerca de 190 atletas que representarão o país nos Jogos.

Um estudo feito pela consultoria americana Nielsen prevê o Brasil em 14º no quadro de medalhas, caindo duas posições em comparação à última edição, em Tóquio.  A estimativa é que a nossa delegação conquiste nove medalhas de ouro e 18 pódios no total. Nomes como Gabriel Medina (surfe), Rebeca Andrade (ginástica), Rayssa Leal (skate) e Mayra Aguiar (judô) são fortes candidatos para conquistar medalhas em Paris.

Após uma pausa nos Jogos de Tóquio devido à pandemia de coronavírus, o Comitê Olímpico Brasileiro retorna com iniciativas significativas. O programa “Vivência Olímpica” permitirá que jovens atletas que não foram convocados para a competição acompanhem de perto o evento, viajando com a delegação. Este ano, 12 jovens terão a oportunidade de vivenciar os Jogos em Paris.

Além disso, o COB introduz uma nova iniciativa nesta edição: o programa de embaixadores. Seis medalhistas olímpicos, incluindo nomes como Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), Janeth Arcain (basquete) e Virna (vôlei), acompanharão a delegação brasileira. Sua presença visa não só apoiar os atletas do Brasil, mas também motivá-los durante a competição.

E aí, como você vai trabalhar os Jogos Paris 2024 na sua escola? Deixe nos comentários!

FONTE: Impulsiona

🌟 Destaque Especial: Palestra do Professor Hamilton Werneck 🌟

 

🌟 Destaque Especial: Palestra do Professor Hamilton Werneck 🌟

No Seminário de Educação Empreendedora do Sebrae, teremos o privilégio de assistir à palestra "Desafios da Educação no Século XXI" com o renomado Professor Hamilton Werneck! 🎓 

Sua vasta experiência e visão inovadora irão nos inspirar a enfrentar os desafios atuais e encontrar soluções criativas para o futuro da educação. Não perca esta oportunidade única de aprimorar suas perspectivas profissionais! A Rede Municipal de Educação de Carlos Chagas estará presente, buscando inspiração e conhecimento para transformar a educação em nossa cidade!

🗓️ Data: 8 de junho

📍 Local: Expominas, Teófilo Otoni

Vamos juntos aprender e crescer com quem entende profundamente do assunto!

Virtudes Invertidas: uma análise de 'A Igreja do Diabo', conto de Machado que terminei de reler!


 

O conto "A Igreja do Diabo", de Machado de Assis, que terminei de reler, publicado na coleção de contos de 1884, apresenta uma narrativa provocativa e reflexiva que se debruça sobre as nuances da moralidade humana e a eterna luta entre o bem e o mal. A história começa com uma ideia inusitada do Diabo: fundar sua própria igreja para rivalizar com as instituições divinas e consolidar seu poder sobre a humanidade.

O Diabo, sentindo-se marginalizado e desorganizado em sua influência sobre os homens, decide que criar uma igreja seria o método mais eficaz para concretizar seus objetivos, promovendo assim uma inversão dos valores morais tradicionalmente aceitos. Ele propõe uma igreja onde as virtudes seriam substituídas por seus opostos — a soberba, a luxúria, e a avareza, entre outros, seriam elevadas a virtudes. Essa inversão reflete uma crítica astuta de Machado sobre a hipocrisia social e religiosa, onde muitas vezes os atos praticados pelos devotos divergem dos valores que professam.

O Diabo, então, leva sua proposta diretamente a Deus, numa passagem que ilustra um diálogo cheio de ironias e subtextos filosóficos, típico da obra machadiana. Deus, por sua vez, não tenta impedir o adversário, permitindo que a trama siga seu curso como um experimento sobre a verdadeira natureza humana.

A construção do enredo nos leva a refletir sobre a natureza dupla dos seres humanos e a facilidade com que os valores podem ser distorcidos ou reinterpretados. O Diabo, apesar de sua retórica convincente e do sucesso inicial em atrair seguidores, descobre que mesmo os mais devotos entre seus fiéis não conseguem abandonar completamente as virtudes tradicionais. A revelação de que os membros de sua igreja praticam boas ações às escondidas sugere a complexidade da moralidade humana e a impossibilidade de categorizar rigidamente as ações e intenções humanas como totalmente boas ou más.

O conto culmina com uma reflexão sobre a persistência das "franjas de algodão" entre as virtudes humanas, uma metáfora para a dificuldade em separar completamente o bem do mal. O desfecho nos leva a pensar sobre a eterna contradição humana e a falibilidade de qualquer sistema que tente categorizar rigidamente a moralidade.

Machado de Assis, com sua prosa cheia de ironia e crítica social, utiliza "A Igreja do Diabo" para explorar temas profundos sobre a condição humana, a religiosidade, e a moralidade, deixando o leitor com questões ponderosas sobre a verdadeira natureza do bem e do mal. Este conto, além de ser uma peça intrigante de literatura, serve como um espelho das contradições humanas, revelando que, no fundo, todos carregamos um pouco de santo e um pouco de pecador dentro de nós.

Acesse o conto, clicando no link a seguir: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000195.pdf


Atividade 1: Análise Crítica e Interpretação de Texto

Objetivos: Interpretar e analisar o texto literário, identificando seus elementos constitutivos e compreendendo sua temática e estilo. Desenvolver a capacidade de argumentação e reflexão crítica sobre literatura e sociedade.

Descrição: Os alunos deverão redigir um ensaio crítico após a leitura do conto "A Igreja do Diabo" de Machado de Assis. Neste ensaio, eles analisarão como o autor utiliza elementos da tradição literária para subverter expectativas e criticar aspectos da moralidade humana e religiosa. O trabalho deve incluir exemplos específicos do texto para embasar as análises realizadas.

Atividade 2: Debate em Sala de Aula

Objetivos: Promover a oralidade e a capacidade de argumentar e rebater argumentos de forma respeitosa e fundamentada. Desenvolver habilidades de escuta ativa e respeito por diferentes pontos de vista.

Descrição: Organize um debate em sala sobre a questão: "É possível separar completamente o bem do mal na natureza humana?" Utilizando citações do conto "A Igreja do Diabo", inicie o debate. Divida os alunos em dois grupos: um defenderá a complexidade da natureza humana, argumentando que bem e mal são conceitos interdependentes; o outro grupo defenderá a existência de definições claras e distintas para bem e mal.

terça-feira, 7 de maio de 2024

Projeto Interdisciplinar: "O Espírito Olímpico na Sala de Aula"

No dia 26 de julho, a atenção mundial estará voltada para Paris, onde ocorrerá a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024. Durante 19 dias, cerca de 10.500 atletas de mais de 200 países competirão em 45 modalidades esportivas. Este evento global, com sua celebração de universalidade e diversidade, reflete valores essenciais que também são buscados na educação. Além disso, oferece uma oportunidade incomparável para as escolas explorarem uma variedade de temas e conteúdos, englobando disciplinas como Geografia, História, Língua Portuguesa, Educação Física, Ciências, Artes e até mesmo Matemática.
Com a participação de atletas masculinos e femininos em igual número pela primeira vez na história, os Jogos Olímpicos de Paris-2024 também ilustram a busca por igualdade de gênero, um tema essencial que pode ser incorporado nas discussões pedagógicas. A natureza multicultural dos Jogos permite que as escolas abordem diferentes línguas, tradições e histórias, enriquecendo o currículo e incentivando os estudantes a desenvolverem respeito, compreensão e cidadania global.
Assim como as Olimpíadas promovem a excelência, a amizade e o respeito no esporte, esses valores também podem ser cultivados nas salas de aula ao abordar temas como inclusão, justiça e espírito esportivo. Esse é um momento único para inspirar estudantes a refletirem sobre os desafios, a determinação e o trabalho em equipe envolvidos, conectando suas aprendizagens com os ideais olímpicos e preparando-os para serem cidadãos globais conscientes e competentes.


Projeto Interdisciplinar: "O Espírito Olímpico na Sala de Aula"

Objetivos:
    Fomentar o conhecimento sobre a diversidade cultural e linguística dos países participantes das Olimpíadas de Paris-2024.
    Promover a inclusão das línguas estrangeiras, nos conteúdos curriculares.
    Estimular a compreensão do espírito olímpico como símbolo de paz e cooperação.
    Desenvolver habilidades artísticas, linguísticas e esportivas nos alunos do Ensino Fundamental I.

Temas Centrais:
    História das Olimpíadas
    Diversidade Cultural e Linguística
    Espírito Olímpico e Valores Esportivos

Disciplinas Envolvidas:
    História
    Língua Portuguesa
    Educação Física
    Língua Estrangeira (Francês/Inglês)
    Artes
    Geografia

Cronograma:
    História e Geografia:
        Atividade 1: "Conhecendo os Países Olímpicos"
        Criação de um mural com os principais países participantes, seus idiomas oficiais, bandeiras e localização geográfica.
        Atividade 2: "História das Olimpíadas"
    Pesquisa e apresentação sobre a história das Olimpíadas e curiosidades, como a criação da equipe de refugiados e a mascote Phryges.
    Língua Portuguesa e Língua Estrangeira:
        Atividade 3: "Vocabulário Olímpico"
        Criar um glossário bilíngue (português-francês ou português-inglês) com termos olímpicos, modalidades esportivas e outros relacionados.
        Atividade 4: "Carta para um Atleta Olímpico"
          Produzir uma carta para um atleta imaginário expressando desejos de sucesso nos Jogos e destacando a importância dos valores olímpicos.

    Educação Física e Artes:
        Atividade 5: "Jogos e Desafios Esportivos"
   Organizar uma mini-competição com modalidades esportivas simplificadas inspiradas nos Jogos Olímpicos, como corrida, salto, e atividades coletivas.
        Atividade 6: "Mascote Olímpica"
            Criar uma mascote inspirada no chapéu Phryges, enfatizando os valores de liberdade e cooperação.
    Culminância do Projeto:
        Atividade 7: "Cerimônia Olímpica Escolar"
            Realizar uma cerimônia simbólica com um desfile representando os países estudados, exibição das mascotes e entrega de medalhas de participação aos alunos.
Avaliação:
    A avaliação será formativa e ocorrerá ao longo do projeto. Os alunos serão avaliados pela participação, criatividade nas atividades e pelo entendimento dos valores olímpicos.
Recursos Didáticos:
    Material de pesquisa online e livros
    Mapas mundiais
    Recursos audiovisuais sobre a história das Olimpíadas
Resultados Esperados:
    Melhoria da compreensão da diversidade cultural e linguística.
   Fortalecimento dos valores olímpicos de amizade, respeito e excelência entre os alunos.
    Envolvimento ativo dos estudantes em atividades criativas e colaborativas.

🎉 XIII Encontro dos Carloschaguenses Ausentes

 


🎉 XIII Encontro dos Carloschaguenses Ausentes

Prepare-se para celebrar com toda a comunidade na Praça da Matriz!

🗓 26 de julho – Sexta-feira: Vamos começar com estilo, ao som contagiante de Zé Vaqueiro animando a festa!

🗓 27 de julho – Sábado: A diversão continua com o show espetacular de Vítor Fernandes, trazendo energia e alegria à praça.

Não perca dois dias incríveis de música, reencontros e muita animação! Venha reviver momentos especiais e fortalecer nossos laços.

Compartilhe e chame seus amigos para participar desse encontro imperdível! 🌟

Veja lá no instagram a postagem  e me siga:https://www.instagram.com/reel/C6rq2wyBnrz/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

WORKSHOP PEDAGÓGICO PRESENCIAL. Faça sua inscrição!


Convocação: Workshop Pedagógico Presencial

Professores, Diretores e Supervisores, este convite é para vocês!

Preparem-se para um Workshop Pedagógico transformador! O evento, planejado para trazer inovação e criatividade à prática educacional, é a oportunidade perfeita para aprender novas estratégias e ferramentas que irão revolucionar o ensino e a aprendizagem.

Detalhes do Workshop

    Evento: Workshop Pedagógico

    Data: 21 de maio de 2024 (terça-feira)

    Horários:

        Turma 01: das 7:30h às 11h

        Turma 02: das 13:30h às 17h

   Local: 3º Piso da Biblioteca Municipal Presidente Tancredo Neves

Observação: Levar o notebook

Quem serão os facilitadores do wokshop? o Núcleo de Tecnologia Educacional de Teófilo Otoni da S.R.E.

Como Participar:

    As inscrições devem ser feitas através de um formulário online até 15 de maio: https://forms.gle/Shg9GBkQHxQhpcxd7

    Escolha o horário do mesmo turno em que você trabalha:

        Turma 1: Matutino (quem trabalha pela manhã, inscreva-se nesta turma)

        Turma 2: Vespertino (quem trabalha pela tarde, inscreva-se nesta turma)

Objetivos do Workshop:

    Aprender estratégias para criar trabalhos, dinâmicas, pesquisas e avaliações mais criativas, interativas e inteligentes.

    Capacitar no uso de ferramentas inovadoras como Canva, Forms 2 e ChatGPT.

Inscreva-se já!

O link para o formulário de inscrição está sendo divulgado aqui, mas a formação é apenas para os Profissionais da Educação. Contamos com sua participação ativa para elevar ainda mais a qualidade do ensino na nossa rede!

segunda-feira, 6 de maio de 2024

ESTRELAS!

 ESTRELAS

Havia milhões de estrelas no céu.

Estrelas de todas as cores: brancas, prateadas, verdes, douradas, vermelhas e azuis. 

Um dia, elas procuraram Deus e lhe disseram.

_ Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra entre os homens.

_ Assim será feito, respondeu o Senhor. Conservarei todas vocês pequenas como são vistas e podem descer para a Terra. 

Conta-se que, naquela noite, houve uma chuva de estrelas. 

Algumas se aninharam nas torres das igrejas, outras foram brincar com os vaga-lumes nos campos, outras se misturaram nos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada. 

Porém, passando o tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o céu. 

_ Senhor, não nos foi possível permanecer na terra. Lá existe muita miséria e violência, muita maldade, muita injustiça...

E o Senhor lhes disse: - Claro! O lugar de vocês é aqui no céu. A Terra é o lugar do transitório, daquilo que passa, daquele que morre, nada perfeito. Lá é o lugar dos que se preparam para serem estrelas. O céu é o lugar da perfeição, do imutável, do eterno, onde nada perece. 

Depois que chegaram todas as estrelas e conferindo o seu número, Deus falou de novo. 

_ Mas está faltando uma estrela. Perdeu-se no caminho?

_ Um anjo que estava perto retrucou:

_ Não, Senhor, uma estrela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que seu lugar é exatamente onde existe a imperfeição, onde há limites, onde as coisas não vão bem, onde há luta e dor. 

_ Mas que estrela é esta? Voltou Deus a perguntar. 

_ É a esperança, Senhor. A estrela verde, a única estrela dessa cor. 

E quando olharam para a Terra, a estrela não estava só. 

A terra estava novamente iluminada porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa. O único sentimento que o homem tem e Deus não tem é a esperança. Deus já conhece o futuro e a esperança é  própria da pessoa humana, daquela que erra, daquele que não é perfeito, daquele que não sabe como será o futuro, daquele que vive na expectativa, no sonho encantado da espera.


Reflexão Pedagógica sobre a Fábula "Estrelas"

A metáfora das estrelas que desejam viver entre os humanos nos oferece uma rica oportunidade para reflexão sobre nosso papel na educação e o ambiente escolar. O texto "Estrelas" destaca a beleza e a diversidade, representada pelas cores diferentes das estrelas, e a esperança, a única estrela que escolhe permanecer na Terra, apesar de suas imperfeições e desafios.

1. Diversidade e Inclusão

A variedade de cores das estrelas pode ser vista como uma analogia à diversidade humana em nossas escolas — diversidade de pensamentos, culturas, capacidades e interesses. Como educadores, nosso desafio é criar um ambiente que não apenas reconheça essa diversidade, mas que também celebre e integre todos os alunos, assegurando que ninguém se sinta excluído ou inferiorizado.

2. O Papel da Escola como um Refúgio

O desejo inicial das estrelas de descer à Terra e sua subsequente decisão de retornar ao céu refletem o conflito entre ideal e realidade. As escolas, idealmente, deveriam ser locais de refúgio e luz, onde a miséria, violência e injustiça do mundo externo não deveriam penetrar. É fundamental reforçar o papel das escolas como espaços seguros, onde o aprendizado e o crescimento pessoal podem ocorrer livremente.

3. A Esperança como Fundamento da Educação

A decisão da estrela verde, a esperança, de ficar na Terra é particularmente pertinente para nós, educadores. A esperança é a essência da educação — a crença de que, apesar das dificuldades e imperfeições, cada aluno pode aprender, melhorar e prosperar. Deve-se cultivar essa esperança não apenas nos alunos, mas também nos educadores e na comunidade escolar como um todo.

4. Educação para a Realidade

O texto nos lembra que a Terra é um lugar de transitoriedade, imperfeição e desafio, e que o céu representa a perfeição e a imutabilidade. Na educação, isso se traduz na necessidade de preparar os alunos não apenas academicamente, mas também para enfrentar os desafios da vida real — ensinando resiliência, pensamento crítico e empatia.

5. A Iluminação através da Educação

Finalmente, a imagem da Terra iluminada pela estrela verde no coração de cada pessoa sublinha o poder transformador da educação. Cada criança que alcança seu potencial, apoiada pela esperança e pelas oportunidades educacionais, contribui para iluminar nossa sociedade.

Em conclusão, a fábula "Estrelas" não só nos encanta com sua poética, mas também serve como um lembrete vigoroso do nosso papel enquanto educadores. Cabe a nós manter viva a chama da esperança, enfrentar as imperfeições com coragem e dedicar-nos à nobre tarefa de educar, não apenas academicamente, mas moral e socialmente, preparando nossos alunos para serem, eles próprios, estrelas de esperança em um mundo que tanto necessita de iluminação.


domingo, 5 de maio de 2024

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA!



Parabéns aos apaixonados pelos números, que compartilham o conhecimento e multiplicam aprendizado da matemática. A Matemática é a base para o desenvolvimento intelectual e a resolução de problemas cotidianos. Vamos celebrar esse dia reconhecendo a importância da Matemática na formação dos nossos estudantes. É preciso buscar sempre inspirar a curiosidade, a investigação e a criatividade através desse fascinante campo do saber. Que cada cálculo realizado seja um passo em direção a um futuro brilhante e repleto de conquistas. Juntos, todas as Escolas e Professores de Matemática podem transformar  números em oportunidades!

Entre Encontros e Despedidas: o legado emocional dos JEMG 2024 em Carlos Chagas!

À medida que os Jogos Escolares de Minas Gerais 2024 em Carlos Chagas chegavam ao fim, a cidade vivenciava um turbilhão de emoções. Sob o céu de nossa cidade, a plataforma de despedidas e encontros não era apenas física, mas emocional, tecendo um tapete de experiências que definiram o espírito dos participantes e da cidade anfitriã por algum tempo.

O ar ficou carregado de gratidão, reconhecimento e uma palpável sensação de dever cumprido. Tanto os atletas quanto os organizadores partilhavam abraços, trocavam números de telefone e prometiam manter contato, consolidando amizades que nasceram na competição mas prometiam durar uma vida inteira. "Todos os dias é um vai e vem, a vida se repete na estação," canta Milton Nascimento, capturando perfeitamente a essência dos momentos vividos aqui.

As lágrimas misturavam-se aos sorrisos, enquanto muitos celebravam o retorno aos lares e outros lamentavam o fim da convivência intensa. "Não somos mais os mesmos depois dessa imersão no JEMG-2024 em Carlos Chagas," comentavam alguns, ecoando Heráclito, indicando que tanto eles quanto a cidade haviam sido transformados pela energia do esporte e da educação.

As despedidas eram doces e amargas como todo adeus, mas aconteciam permeadas pela certeza de que o que foi vivido em Carlos Chagas não seria esquecido. O amor e a solidariedade que floresceram durante os jogos prometiam ressoar nas vidas de todos os que se permitiram envolver por esse grandioso evento.

E assim, enquanto Carlos Chagas acenava um adeus temporário, sim, porque Aguas Formosas está logo ali,  cada participante levava consigo um pedaço dessa experiência transformadora, guardando na memória os momentos compartilhados. Como a canção diz, "A hora do encontro é também despedida," mas também é promessa de novos reencontros, e Águas Formosas,  é a estação futura onde todos voltarão a se encontrar. Aqui, em Carlos Chagas, a vida, a educação e o esporte se entrelaçaram de maneira inesquecível, deixando marcas que jamais serão apagadas em todos os envolvidos.