Bullying

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Início do Curso Técnico em Alimentação Escolar: Prepare-se para essa Nova Jornada!



🚨 Atenção, Cantineiras Matriculadas no Curso Técnico em Alimentação Escolar! 🚨

Segunda-feira, dia 04 de novembro, você dará início ao curso com a 1ª aula presencial! 

Essa é a sua chance de aprender novas técnicas e aprimorar ainda mais seu trabalho nas escolas. 

Vamos criar um grupo no WhatsApp exclusivo para você e suas colegas de turma, facilitando a troca de informações e avisos importantes. 

Não perca a primeira aula! Caso tenha dúvidas, entre em contato com o Polo UAB. Prepare-se para essa jornada de conhecimento e prática que elevará a qualidade da alimentação escolar.

domingo, 27 de outubro de 2024

A Fé de Bartimeu o fez enxergar muito além da sua própria cegueira!

Clique na foto para visualizar as outras imagens feitas pela colega Eliete Brito.

Neste Domingo, Dia do Senhor, a Igreja de Bom Jesus foi envolvida por uma aura ainda mais especial. Não era apenas mais uma celebração, mas um momento repleto de emoção e fé: Frei Luiz, nosso querido Padre, filho da nossa Carlos Chagas, presidia a celebração. Hoje, residindo em Guarujá, Frei Luiz nos trouxe sua presença calorosa e sua voz, que comoveu e tocou cada coração presente.

Ilma, com sua voz alegre, agradeceu ao Frei Luiz por não esquecer sua comunidade, e de fato, ele é sempre fiel, vindo visitar e presidir as missas sempre que possível na Comunidade Bom Jesus. E, para nossa alegria, ele anunciou que retornará em breve, pois já combinou com o Padre Hugo a celebração de seus 10 anos de ordenação aqui, em sua terra natal. Que honra para nós poder partilhar desse marco em sua vida sacerdotal!

A Missa, como sempre acontece com Frei Luiz, foi profundamente reflexiva, com seus tradicionais cantos litúrgicos, que ele mesmo entoa e que envolvem a todos em uma atmosfera de paz e contemplação. Em sua homilia, ele nos lembrou que Deus, com infinita misericórdia, acolhe nossos clamores e nossa fragilidade, tal como acolheu o cego Bartimeu. Assim como Bartimeu clamou por Jesus, também nós devemos clamar com fé, mantendo-nos vigilantes na busca por essa luz divina que guia nosso caminho.

E o que dizer daquele momento tão especial? Frei Luiz, ao observar a presença de tantos casais na Igreja, os chamou à frente e falou sobre a família, sobre o amor que edifica, e deu uma bênção sobre todos nós. Que visão mais bela! A comunidade unida em oração, homens e mulheres de mãos dadas, fortalecendo o amor familiar sob a bênção de Deus.

Ao final, a pedido de Ilma, rezamos juntos uma Ave Maria pela vida sacerdotal de Frei Luiz. Que oração mais significativa! Ele é luz e guia para nossa comunidade, como Jesus foi para Bartimeu, trazendo a clareza e a verdade da palavra de Deus a cada um de nós. Como Bartimeu, queremos estar sempre vigilantes, não deixando que os valores vazios deste mundo nos ceguem.

Hoje, mais do que nunca, somos gratos ao Frei Luiz. Ele trouxe não apenas sua voz e sua bênção, mas renovou em cada um de nós a esperança e a força da família para continuar no caminho da fé.

Aqueles que estavam presentes sabem que não há palavras que expressem completamente a beleza de certos momento na vida da comunidade. Vejam as imagens: os casais em frente ao altar, recebendo a bênção que fortalece e dá sentido uma vida juntos. São imagens de fé, amor e união, lembrando-nos de que a verdadeira felicidade está em Deus, que habita em cada encontro, em cada coração aberto e cheio de fé e que como Bartimeu, precisamos enxergar esta realidade. Obrigado Eliete pelo registro do momento. 

Obrigado, Frei Luiz, por nos lembrar, mais uma vez, que somos uma comunidade viva, unida e fiel. Que possamos, juntos, continuar caminhando na luz de Cristo.

sábado, 26 de outubro de 2024

Convocação para requerimento da Certidão de Contagem de Tempo.


Convocamos todos que desejam participar do futuro Cadastro Reserva para Contratação Temporária a solicitarem sua Certidão de Contagem de Tempo junto ao Setor de Protocolo da Prefeitura Municipal de Carlos Chagas.

Para fins de inscrição, é necessário informar o tempo de serviço exercido na Rede Municipal de Educação até 31 de outubro de 2024. Essa certidão, emitida pela Divisão de Recursos Humanos, deverá ser apresentada em original e cópia no ato da contratação temporária.

Pedimos que façam o requerimento o quanto antes, garantindo que todos estejam com suas contagens de tempo em mãos. A dedicação de vocês é essencial para nossa educação, e contamos com seu empenho nesse processo!

A Educação como solo fértil: refletindo sobre a nutrição do saber!

Chema Madoz é conhecido por suas imagens poéticas e surreais, que desafiam a percepção de todos nós observadores. A imagem em questão, que apresenta um ralo posicionado em um solo seco e rachado, evoca uma metáfora poderosa sobre a aridez e a retenção. Esse contraste entre o ralo, elemento associado ao fluxo e ao escoamento, e o solo seco, que sugere estagnação e infertilidade, permite várias interpretações.

Relacionando essa obra à educação, podemos refletir sobre o papel dos educadores e do próprio sistema educativo em garantir que o conhecimento não se perca em meio a um ambiente desprovido de recursos e estímulos. O ralo, que poderia drenar água e vitalidade, está, paradoxalmente, fixo em uma terra seca, assim como o conhecimento pode estagnar sem condições favoráveis para fluir e nutrir o desenvolvimento.

Em uma sociedade onde o acesso à informação é vasto, mas a aplicação prática nem sempre ocorre, essa imagem nos faz pensar na importância de criar ambientes férteis para a aprendizagem. Assim como o solo necessita de água para florescer, a educação precisa de incentivo, criatividade e condições adequadas para que o saber possa germinar, transformar e enriquecer a vida dos educandos.

Comunicado aos Diretores - Projeto Miguilim-URGENTE

Caros Diretores: Zaida, Magda, Istênia, Vinicius, Renato, Edileila, Flávia, Leudiana, Sara, Chirley

Em alinhamento com o Programa Miguilim, reforçamos a importância da participação de sua equipe na videoconferência que ocorrerá no dia 30 de outubro de 2024, às 14:00. Esta reunião abordará temas fundamentais para o encaminhamento de estudantes à atenção  especializada em saúde visual e auditiva, sendo essencial para fortalecer o apoio que ofertado a nossos alunos. Que nenhum aluno fique sem receber o benefício, porque a Escola deixou de cumprir sua parte no processo como um todo. 

Os pontos que serão abordados na videoconferência incluem:

1. **Programa Miguilim** – Apresentação geral e objetivos.

2. **Fluxo de Encaminhamento dos Estudantes para Atenção Primária** – Orientações sobre o encaminhamento de estudantes para atendimento em saúde primária.

3. **Fluxo de Encaminhamento dos Estudantes para Atenção Especializada** – Diretrizes para os casos que necessitam de atendimento especializado.

4. **Memorando SEE/SB nº 82/2024** – Orientações específicas sobre o sistema do Programa Miguilim.

5. **Manual de Uso do Sistema Miguilim** – Explicação sobre o funcionamento e utilização do sistema.

6. **Documento Orientador do Programa Miguilim** – Diretrizes e orientações para a aplicação do programa nas escolas.

Solicitamos que cada escola defina e informe o Ponto Focal responsável por essa articulação dentro da Escola até o dia 30 de outubro, dia da videoconferência. Lembramos também que o formulário de indicação deve ser preenchido previamente.

Além do Ponto Focal e do Diretor, devem participar outros profissionais que possam contribuir para a implementação das ações do programa dentro da Escola. Esta é uma oportunidade estratégica para capacitar a equipe e aprimorar os cuidados com nossos estudantes.

Link para a videoconferência:

Clique aqui para acessar: https://teams.microsoft.com/dl/launcher/launcher.html?url=%2F_%23%2Fl%2Fmeetup-join%2F19%3Ameeting_ZTEzYWJmNjYtMTZhZi00OTlmLTg2ZWYtZjg2ZTJmZTU1ZTIw%40thread.v2%2F0%3Fcontext%3D%257b%2522Tid%2522%253a%252287e4da2b-82df-48f6-9157-69c3ca600df2%2522%252c%2522Oid%2522%253a%252200ccf088-8a61-4dcf-9b1a-9ea5eb102eba%2522%257d%26anon%3Dtrue&type=meetup-join&deeplinkId=c3f140c4-3d75-4f77-af17-3555f1d3cf47&directDl=true&msLaunch=true&enableMobilePage=true&suppressPrompt=true

Contamos com a presença e engajamento de todos!

Um abraço nesse momento difícil!

 


Querida Vera,

Fiquei muito triste ao saber do falecimento do Reginaldo, notícia que recebi através da Ângela. Neste momento de dor, quero te oferecer meus mais sinceros sentimentos e meu apoio incondicional.

Sei que as palavras são poucas para expressar a imensidão da sua perda, mas quero que saiba que me solidarizo com a sua dor e me coloco à disposição para o que precisar.

Foram 45 anos de uma linda história de amor e cumplicidade. Guarde as lembranças felizes desse convívio, as alegrias compartilhadas e o amor que uniu vocês.  Que estes momentos preciosos te tragam conforto e força para seguir em frente.

Meu coração está com você e sua família.

Com carinho,

Deodato

Você sabe separar os vários tipos de esporte? Aprenda aqui. Manifestações Desportivas: o Desporto Educacional, de Participação, de Rendimento e de Formação.


A Lei Pelé, que estabelece normas gerais para o esporte no Brasil, define o desporto sob quatro formas principais: educacional, de participação, de rendimento e de formação. Tanto a própria Lei quanto o decreto que a regulamenta esclarecem o papel e a importância de cada uma dessas manifestações na sociedade.

Desporto Educacional

O desporto educacional se destaca pelo seu foco no desenvolvimento integral do indivíduo. Pode ser praticado em ambientes escolares e também em espaços comunitários, e busca, sobretudo, a formação para a cidadania e a promoção do lazer. Nesse contexto, a prática esportiva deve evitar a seletividade e a competitividade excessiva, garantindo um ambiente inclusivo e formador. Dada sua relevância social, a Constituição Brasileira prioriza o desporto educacional na distribuição de recursos públicos. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece a obrigatoriedade da educação física no currículo básico, reforçando seu papel como uma ferramenta de formação social e cidadã.

Desporto de Participação

Caracterizado pela liberdade e pela espontaneidade, o desporto de participação abrange práticas informais e recreativas, como as brincadeiras infantis. Sem a necessidade de seguir regras oficiais, seu objetivo é integrar as pessoas, promover saúde, educação e conscientização ambiental. É, portanto, uma prática desportiva que visa à plenitude da vida social e que promove o bem-estar dos participantes.

Desporto de Rendimento

Voltado à competição e ao alcance de resultados, o desporto de rendimento é praticado segundo normas nacionais e internacionais e pode ser exercido de forma profissional ou amadora. Essa manifestação engloba modalidades como o futebol, o atletismo, o basquete e o tênis, presentes em eventos como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O desporto de rendimento tem como finalidade, além da competição, a integração de pessoas e comunidades, tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Desporto de Formação

Por fim, o desporto de formação é aquele que introduz o indivíduo à prática esportiva de maneira estruturada. Seu objetivo é proporcionar o aprendizado e o aperfeiçoamento técnico, seja com vistas à competição, seja para o simples lazer. A prática esportiva formativa serve como base para o desenvolvimento das habilidades esportivas e para o crescimento pessoal do atleta.

Essas quatro manifestações desportivas formam o alicerce do esporte em nossa sociedade, cada uma contribuindo para a formação cidadã, a inclusão social, o desempenho atlético e a promoção da saúde. A estrutura proporcionada pela Lei Pelé busca, assim, assegurar um esporte acessível, formador e integrador para todos os brasileiros.

Autor: Rafael Augusto Simões, Consultor Legislativo do Senado Federal

JECC Kids 2024: onde o espírito brilhou, e o corpo celebrou

Veja o álbum com as últimas imagens. Deixe também seu comentário do que significou trabalhar para uma causa tão nobre.

Quando as pequenas estrelas entram na quadra, a energia que se espalha não é apenas de um jogo, mas do que o esporte representa para cada coração infantil que bate forte. É a alegria de estar ali, a vontade de mostrar o que aprenderam, o brilho no olhar ao lado dos amigos e o impulso de crescer. Assim foram os Jogos Escolares Kids 2024, em Carlos Chagas — mais que um evento, uma construção coletiva que celebrou corpo e mente de nossos futuros campeões.

O projeto, nascido do esforço conjunto entre a Secretaria de Educação, Esporte, os diretores, professores, buscou, como bem disse Nuno Cobra, "chegar ao cérebro pelo corpo e ao espírito pelo músculo". E ao observar as crianças competindo em modalidades como futsal e handebol, fica evidente que o esporte aqui faz muito mais do que desenvolver habilidades físicas. Ele molda caráter, ensina disciplina e resgata a confiança, plantando em cada um a semente de um futuro cidadão, ativo e comprometido.

Durante cinco dias, de 21 a 25 de outubro, as escolas municipais vibraram com as competições que uniram meninos e meninas de 9 a 11 anos, movidos pelo entusiasmo e pelas descobertas. A cada partida, a dedicação dos professores de educação física, incansáveis em sua missão, era visível, e os diretores das escolas, que acreditaram neste projeto desde o início, mostraram o quanto se orgulham de verem suas instituições brilhando no cenário esportivo mirim local. Nas visitas que fiz às quadras era para mim emocionante ver a energia e o comprometimento da garotada, comprovando que o esporte tem o poder de transformar vidas, por isso a minha emoção e entusiasmo.

No transporte dos pequenos, Antenor José, que durante todos os dias levou e trouxe nossos atletas, disse: “Não sei se seguirei o ano que vem. O futuro a Deus pertence. Mas, se seguir, com certeza estaremos juntos.” E entre gargalhadas e conversas sobre os jogos, ele participou desse momento histórico na formação da personalidade dos pequenos, marcando com sua presença o carinho e o cuidado que o esporte escolar traz para nossa comunidade.

Ao final, quando as medalhas reluziam nas mãos das crianças e os troféus se erguiam enaltecendo as Escolas, havia mais que conquistas: havia a realização de que todos, sem exceção, foram vencedores. Cada criança que jogou, cada professor que orientou, cada gestor que acreditou e cada técnico que apitou. Ninguém foi excluído, e o aprendizado foi construído sobre bases de inclusão e respeito. É inspirador saber que nossos esforços contribuíram para um futuro tão valioso!

Para além das vitórias de cada equipe — Arminda Lopes campeã no futsal feminino, Sítio do Picapau vitorioso no futsal masculino, Aymar Westin levando o troféu no handebol feminino, e Manoel Esteves no masculino — o maior triunfo foi perceber que nossos pequenos atletas saem dos Jogos mais fortes, mais conscientes e, acima de tudo, mais felizes. O JECC Kids 2024 cumpriu seu papel em cada sorriso, em cada abraço e em cada conquista partilhada.

Como bem disse o poeta, “A criatividade é a própria vida. Aquele que cria continuamente não morre.” Que a criatividade do esporte continue viva, iluminando os caminhos de nossas crianças e dando a elas uma visão clara do que são capazes de alcançar. Que sigamos em frente, juntos, cultivando futuros e fazendo do esporte uma ponte para o crescimento de cada um de nossos pequenos cidadãos.

@professordeodatogomes

O que significou acompanhar nossos pequenos campeões no JECC Kids 2024? Deixe nos comentários suas experiências. 

Como o esporte impacta a vida dessas crianças? 🏆💫 #JECCKids #EsporteTransformador"

Acesse o Projeto JECC KIDS aqui: https://docs.google.com/document/d/1lhtsOCe6W476JqooaFSyPSaBK4HvzhnJOA9tJgpk4C8/edit?usp=sharing

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Oportunidade para universitários: Governo de Minas abre inscrições para Autorização Temporária para Lecionar.

Oportunidade para universitários: Governo de Minas abre inscrições para Autorização Temporária para Lecionar.

Estudantes de cursos de Licenciatura, Bacharelado e Superior de Tecnologia agora podem fazer parte do quadro de professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Educação, lançou o edital para a obtenção da Autorização Temporária para Lecionar (ATL), direcionada à docência nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional Técnica.

Podem se candidatar alunos matriculados a partir do 3º período/semestre. As inscrições estão abertas de 21 a 31 de outubro, e devem ser realizadas no endereço eletrônico https://siagepe.educacao.mg.gov.br/. Além disso, é necessário solicitar a ATL junto à Superintendência Regional de Ensino (SRE) mais próxima.

A ATL permite que licenciados ou bacharéis que estejam cursando componentes curriculares compatíveis com a área de interesse possam lecionar temporariamente. A autorização é uma ótima oportunidade para os universitários que buscam ingressar na prática pedagógica, aliando teoria e prática.

Essa iniciativa visa suprir a demanda por professores na rede estadual e oferece aos estudantes a chance de adquirir experiência profissional ainda durante a formação acadêmica.

Para mais informações sobre o processo, basta acessar o site oficial ou consultar a Superintendência Regional de Ensino mais próxima.

JECC-KIDS agitam as EQUIPES ESCOLARES com mais disputas competitivas no Poliesportivo

Clique na imagem para visualizar as fotos de hoje da competição

Começo minha análise do Boletim nº 04 de hoje com estas palavras: 

            Que a energia e a paixão demonstradas pelos alunos no JECC-KIDS-2024 inspirem ainda mais o trabalho incrível dos Professores de Educação Física e Diretores! Vocês são os verdadeiros campeões na formação dessas crianças-atletas. Parabéns pelo empenho e dedicação! 

                                                               Deodato

O Ginásio Municipal de Carlos Chagas foi palco de emocionantes jogos do JECC-KIDS no dia 24 e promete muito para dia 25 de outubro. O Boletim nº 04 revelou resultados surpreendentes e partidas acirradas entre as escolas municipais, com destaque para o desempenho das equipes Maria Ribeiro e Dr. Manoel Esteves Otoni.

No dia 24, a equipe Maria Ribeiro venceu a disputa contra Dr. Manoel Esteves Otoni por 2x1, enquanto Arminda Lopes Ribeiro conquistou vitória por W.O. contra Oscar Kretli.  Dr. Manoel Esteves Otoni se recuperou na partida seguinte, vencendo Aymár Westin Nobre por 2x1.

Arminida Lopes Ribeiro demonstrou grande força ao vencer Maria Ribeiro Tavares por 4x2.  Em um jogo emocionante, Dr. Manoel Esteves Otoni foi superado por Aymár Westin por 2x3.  Brazilino R. de Souza, por sua vez,  enfrentou uma dura derrota contra Sítio do P.P. Amarelo por 4x11.

A tabela do dia 25 de outubro apresentará oportunamente os resultados das partidas, nos confrontos emocionantes entre as equipes amanhã. Maria Ribeiro enfrentará Arminda Lopes em três categorias diferentes (H.F., H.M. e F.F.), enquanto Dr. Manoel Esteves Otoni também desafiará Arminida Lopes na categoria F.

As disputas do JECC-KIDS continuam a mobilizar a comunidade municipal escolar de Carlos Chagas,  promovendo a integração entre alunos e plantando a sementinha do desenvolvimento do espírito esportivo. Acompanhe os próximos boletins para saber os resultados das partidas e as próximas etapas da competição.



Ponto facultativo no Dia do Servidor Público, mas serviços essenciais serão mantidos!

Ponto Facultativo para Servidores Municipais em 28 de Outubro

Prefeitura de Carlos Chagas decreta ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público, mas algumas categorias permanecem em atividade.

A Prefeitura de Carlos Chagas decretou ponto facultativo para o dia 28 de outubro de 2024 (segunda-feira), em comemoração ao Dia do Servidor Público. A decisão, publicada no Decreto nº 134/2024, visa reconhecer a importância dos servidores municipais para a comunidade.

No entanto, algumas categorias de servidores continuarão trabalhando normalmente para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população. São elas:

Limpeza pública

Limpeza dos prédios municipais

Serviços essenciais de saúde (urgência e emergência)

Motoristas

Vigilantes

É importante destacar que as escolas municipais não são afetadas pelo ponto facultativo, pois seguem um calendário próprio aprovado pela inspeção escolar da S.R.E. Em 2024, o calendário letivo prevê 800 horas distribuídas em 200 dias letivos, que devem ser cumpridos integralmente.

O ponto facultativo representa uma oportunidade para os servidores municipais que não atuam nas áreas essenciais desfrutarem de um dia de descanso e lazer, em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação ao município de Carlos Chagas.

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

JECC KIDS 2024: quem serão as campeãs do Futsal Feminino?

JECC KIDS 2024: Emoção e reviravoltas marcam os Jogos Escolares de Carlos Chagas!

O Ginásio Poliesportivo de Carlos Chagas tem sido palco de muita emoção e garra nos Jogos Escolares de Carlos Chagas (JECC KIDS) 2024. Hoje também a Márcio Medrado foi utilizada.  Com disputas acirradas e placares surpreendentes, a competição segue a todo vapor, revelando crianças talentos e proporcionando momentos inesquecíveis para atletas e torcedores. Foi analisado os resultados apresentados no BOLETIM de nº 03

FUTSAL FEMININO:

Ao analisarmos as chaves A e B do Futsal Feminino Kids no Boletim 03 do JECC KIDS 2024, podemos traçar um panorama da competição e destacar alguns pontos:

Chave A:

Maria Ribeiro domina: A Escola Municipal Maria Ribeiro demonstra superioridade na chave, com duas vitórias em dois jogos, 4 pontos e um saldo de gols expressivo de 6.

Oscar Kretli em segundo: A Escola Municipal Oscar Kretli vem em seguida com 2 pontos e saldo de gols positivo de 4, buscando alcançar a liderança.

Sítio do P.P. Amarelo: A Escola Municipal Sítio do P. P. Amarelo ainda não pontuou na competição e precisa de uma reviravolta para se classificar.

Chave B:

Equilíbrio e imprevisibilidade: A Chave B se mostra mais equilibrada, com as três equipes (Arminda Lopes Ribeiro, Dr. Manoel Esteves Otoni e Aymard Westin Nobre) empatadas com 2 pontos cada.

Critérios de desempate: A definição da liderança dependerá dos critérios de desempate, como saldo de gols (Arminda Lopes Ribeiro com 2, Dr. Manoel Esteves Otoni com 0 e Aymard Westin Nobre com -2) e número de gols marcados.

Últimos jogos decisivos: As próximas partidas serão decisivas para definir a classificação final da Chave B.

Em ambas as chaves:

Gols: Observamos uma boa média de gols nas duas chaves, com destaque para a Escola Municipal Maria Ribeiro, que marcou 7 gols em apenas duas partidas.

Emoção: A disputa acirrada, principalmente na Chave B, promete emoção e reviravoltas nos próximos jogos.

Futsal Masculino:

Ao analisar as chaves A, B e C do Futsal Masculino no Boletim 03 do JECC KIDS 2024, podemos observar um panorama geral da competição e destacar alguns pontos importantes:

Na Chave A, a Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni lidera com folga, com 4 pontos e um saldo de gols positivo de 6.

Na Chave B, a Escola Municipal Aymard Westin também está na liderança, com 4 pontos e um saldo de gols positivo de 5.

Na Chave C, a Escola Municipal Brazilino R. de Souza domina com 4 pontos e um impressionante saldo de gols positivo de 10. Ataques implacáveis:

O ataque é um ponto forte das equipes líderes. A Escola Municipal Brazilino R. de Souza (Chave C) se destaca com 10 gols em apenas dois jogos, seguida pela Escola Municipal Aymard Westin (Chave B), com 11 gols. Defesas sólidas:

As Escolas Municipais Dr. Manoel Esteves Otoni (Chave A) e Brazilino R. de Souza (Chave C) demonstram grande solidez defensiva, sofrendo apenas 3 e 0 gols, respectivamente. Disputa acirrada:

A disputa na Chave B promete ser acirrada, com as Escolas Aymard Westin e Nelson Lisboa de Matos mostrando bom desempenho e um jogo equilibrado entre elas.

Handebol Feminino:

No Handebol Feminino, a Escola Municipal Aymar Westin Nobre segue invicta, dominando a Chave Única com 8 pontos em 4 jogos. A Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni vem logo atrás, com 5 pontos.

Handebol Masculino:

A Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni também demonstra sua força no Handebol Masculino, liderando a Chave A com 4 pontos. Na Chave B, a Escola Municipal Arminda Lopes Ribeiro segue na ponta, com 2 vitórias em 2 jogos.

Jogos emocionantes: A competição tem sido marcada por jogos emocionantes e placares apertados, demonstrando o equilíbrio entre as equipes.

Espírito esportivo: Apesar da competitividade, o espírito esportivo e o respeito entre os atletas têm prevalecido, criando um ambiente positivo e inspirador.

Os Jogos Escolares de Carlos Chagas (JECC KIDS) 2024  prometem ainda mais emoção nas próximas fases. Fiquem ligados para acompanhar os resultados e as próximas partidas!

Atenção, pais e ou responsáveis! Matrículas e rematrículas abertas na Rede Municipal de Carlos Chagas!


👨‍🎓📚 Matrículas e Rematrículas Abertas para 2025 na Rede Municipal de Carlos Chagas! 📚👨‍🎓

Garanta a vaga do seu filho para um futuro de sucesso! ✨

A Prefeitura de Carlos Chagas, por meio da Secretaria de Educação, anuncia a abertura das matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025!

Acreditamos que a educação é a chave para enxergar o mundo de maneira diferente, adquirir conhecimento e preparar nossos alunos para um futuro repleto de oportunidades. 🗝️🌎

Atenção, pais e responsáveis!

Para que seus filhos tenham acesso a esse futuro promissor, é fundamental garantir a matrícula ou rematrícula na escola.

Fiquem atentos às datas:

Rematrícula: 01/11 a 06/12/2024

Matrículas Novas: 18 a 30/12/2024

Creches-Escola: 12 a 19/12/2024

Importante: Conforme o Decreto Nº. 145/2022, a apresentação da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) é obrigatória no ato da matrícula ou rematrícula. 💉 Procure o Posto de Saúde para ter acesso a este documento. 

Procurem a escola do seu filho munidos da DVA para efetuar a matrícula ou rematrícula nas datas indicadas. 🎒🏫

Sua Escola no Programa Miguilim: Defina o Ponto Focal e inscreva-se Já!

Com o intuito de promover a saúde ocular dos estudantes da rede pública de Educação Básica, convidamos cada escola a indicar, com urgência, um ponto focal e os profissionais da educação que participarão da 6ª turma do Curso Programa Miguilim: Saúde Ocular dos Estudantes.

O Programa Miguilim, nome inspirado no personagem de Guimarães Rosa que superou as dificuldades da visão com o auxílio de óculos, visa preparar os profissionais da educação para identificar e lidar com questões de saúde ocular entre os alunos.

O curso é totalmente gratuito e online, com certificação para aqueles que alcançarem o mínimo de 70% de aproveitamento. As inscrições estarão abertas de 08/10/2024 a 05/11/2024, e o curso será realizado de 07/11/2024 a 07/12/2024.

Solicitamos que o cadastro do ponto focal e dos profissionais da educação que farão o curso seja realizado até o dia 05/11/2024, por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfkToU8PMpaF8hGwuNU5qHJ3qqw0TX2qaYIh-JyK7wR5CHQ/viewform

Contamos com a colaboração de todos para que juntos possamos garantir a saúde ocular e o bem-estar dos nossos estudantes!

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Oportunidade única para professores da rede pública: Mestrado em Educação Inclusiva!


Atenção, professores da rede pública! Mestrado em Educação Inclusiva com inscrições abertas!

Professores da rede pública de ensino básico, preparem-se! O Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) está com inscrições abertas para o processo seletivo de 2025. Esta é uma oportunidade única para ampliar seus conhecimentos e aprimorar suas práticas em sala de aula.

O PROFEI é um programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela CAPES, que visa oferecer formação continuada para professores que atuam na rede pública de ensino. O objetivo é capacitar os educadores para a promoção de uma educação inclusiva de qualidade, garantindo o direito à educação para todos.

As inscrições estarão abertas de 21 de outubro a 07 de novembro de 2024, e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site https://seletivo.profei.com.br/. A taxa de inscrição é de R$ 110,00.

Para se inscrever, o candidato deve:

Ser portador de diploma de graduação em licenciatura ou equivalente;

Ser professor regente de classe na rede pública de ensino básico, atuando em sala regular ou em alguma modalidade de Atendimento Educacional Especializado.

O processo seletivo é composto por quatro etapas:

Homologação da inscrição;

Análise de documentos para pontuação;

Análise da proposta de pesquisa;

Entrevista.

O PROFEI oferece três linhas de pesquisa:

Educação especial na perspectiva da educação inclusiva;

Inovação tecnológica e tecnologia assistiva;

Práticas e processos formativos de educadores para a educação inclusiva.

Serão ofertadas 570 vagas para o processo seletivo de 2025, distribuídas entre as instituições associadas ao programa. Destas, 102 vagas serão reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Não perca esta chance de se tornar um mestre em Educação Inclusiva!

Invista em sua formação e faça a diferença na vida de seus alunos.

Para mais informações, acesse o edital completo no site do PROFEI e das instituições associadas.

Fontes e conteúdo relacionado


Transforme o seu talento na cozinha em um diploma! 👩‍🍳🎓

Olá, queridas Cantineiras! ✨

Uma ótima oportunidade para vocês aprimorarem seus conhecimentos e oferecerem uma alimentação ainda mais nutritiva e saborosa para nossas crianças! 🍎🥕

Abriram de novo as inscrições para o curso Técnico em Alimentação Escolar aqui no Polo-UAB de Carlos Chagas. 🤩

Ainda temos 13 vagas esperando por vocês! 😮

O curso vai te ensinar tudo sobre:

Planejamento de cardápios nutritivos e saborosos 😋

Higiene e segurança alimentar para garantir a saúde dos alunos 💪

Técnicas de preparo que conservam os nutrientes e o sabor dos alimentos 🥗

Gestão da cantina escolar para um trabalho mais eficiente 📚

E muito mais!

As inscrições vão só até dia 24/10, então corre pra lá! 🏃‍♀️💨

Para se inscrever, é só procurar a Nice lá no Polo UAB. Ela vai te ajudar com todo o processo. 😉

Não perca essa chance de se tornar uma cantineira ainda mais qualificada e fazer a diferença na vida dos nossos alunos! 🥰

Esperamos vocês com muito carinho e um abraço apertado! 🤗☕

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

JECC KIDS 2024: A bola rolou!

O álbum está aberto para inserção de mais imagens

JECC KIDS 2024: A bola rolou!

Os Jogos Escolares de Carlos Chagas começaram com disputas emocionantes no Futsal e Handebol, categorias masculino e feminino. Confira os destaques do primeiro dia de competições:

JECC KIDS: Emoção e gols marcam o primeiro dia!

O Ginásio Poliesportivo de Carlos Chagas foi palco de muita emoção hoje, na abertura dos Jogos Escolares de Carlos Chagas (JECC KIDS) 2024.

FUTSAL FEMININO

No Futsal Feminino, pela chave A, Oscar Kretli venceu Maria Ribeiro por 2 a 1 e lidera com 2 pontos (1V, 0E, 0D).  Na chave B, Dr. Manoel Esteves Otoni goleou Aymar Westin Nobre por 3 a 0 e também lidera com 2 pontos (1V, 0E, 0D). As equipes Sítio do P.P. Amarelo e Arminda Lopes Ribeiro ainda não jogaram.

Acompanhe a cobertura completa do JECC KIDS aqui!

FUTSAL MASCULINO

JECC KIDS: Futsal masculino esquenta com goleadas!

O Futsal masculino do JECC KIDS neste primeiro dia,  foi marcado por placares elásticos no Futsal Masculino. 

Pela chave A, Dr. Manoel Esteves Otoni segue implacável com duas vitórias em dois jogos (2V, 0E, 0D), 9 gols pró e apenas 3 contra, liderando a chave.  Arminda Lopes venceu Tancredo Neves por 13 a 4 e assume a vice-liderança. 

Na chave B, Maria Ribeiro lidera com 2 pontos (1V, 0E, 0D), após vencer Aymar Westin por 5 a 2. As equipes Sítio do P.P. Amarelo, Povoado de Franscico de Sá e Brazilino R. de Souza ainda não pontuaram.

Fique ligado para mais informações do JECC KIDS 2024!

HAMDEBOL FEMININO

JECC KIDS: Handebol feminino abre com disputas acirradas!

O primeiro dia do JECC KIDS também foi marcado por grandes jogos no Handebol Feminino. 

Aymar Westin Nobre lidera a chave única com duas vitórias em dois jogos (2V, 0E, 0D), com um saldo positivo de 3 gols. Arminda Lopes Ribeiro, com uma vitória e uma derrota (1V, 0E, 1D), ocupa a segunda posição.  Dr. Manoel Esteves Otoni e Maria Ribeiro Tavares seguem na disputa com uma derrota cada. Oscar João Kretli ainda não estreou na competição.

Acompanhe a cobertura completa do JECC KIDS aqui! 

Para acessar o Boletim com os resultados dos JOGOS, CLIQUE AQUI:https://drive.google.com/file/d/1e_UMI02hgPFwiHM__y9PKY9ChjtOYi93/view?usp=sharing

___________________________________________________________________________________

1 Para entender o BOLETIM 01 dos resultados dos jogos e classificação parcial a´te o jogo de nº 10: P-Pontuação, J-Jogo, V-Vitória, E-empate, D-Derrota, GP-Gol por partida, GC-Gol contra, GA-Gol Average, SG-Saldo de Gol

domingo, 20 de outubro de 2024

Abraço pelo Futuro: unindo esperança em um Planeta Ferido!

Ao olharmos para esta imagem de crianças tristes abraçando o planeta, surge a pergunta: para onde vai o mundo? Estamos cuidando do futuro ou deixando uma herança de destruição? Marcelo Barros nos lembra da urgência dessa reflexão. A crise climática, que antes parecia distante, já está entre nós: queimadas, enchentes, tempestades inesperadas. O nosso planeta, antes cheio de esperança, sofre os impactos de uma sociedade dominada pela ganância e pelo desrespeito à vida. Não é apenas uma questão ambiental. Como Barros bem destaca, não há justiça ecológica sem justiça social. O sofrimento das populações indígenas, negras e periféricas reflete uma continuidade da colonização e escravidão.

O futuro que estamos preparando para essas crianças depende das nossas escolhas políticas e sociais de hoje. Se não mudarmos nossos valores e nossas atitudes agora, arriscamos destruir o que há de mais belo e vital no mundo. O apelo da Carta da Terra ressoa mais forte do que nunca: precisamos de uma aliança global para cuidar da Terra e de uns aos outros.

Este é o momento de agir! Que possamos, como guardiões da vida, proteger o planeta e construir um futuro justo, onde nossas crianças possam crescer e florescer em um mundo saudável e pacífico. O que deixaremos para elas?  Você já pensou nisso? Para onde vai o mundo? Para onde levaremos nossos filhos? A resposta está em nossas mãos. A escolha é nossa.


Fichamento - Capítulo 1: "A Escola como Ambiente Humano e Lugar de Humanização"


Fichamento - Capítulo 1: "A Escola como Ambiente Humano e Lugar de Humanização"

Referência:

Charlot, Bernard. Educação ou Barbárie. São Paulo: Cortez, 2020.

Tema Central:

Este capítulo discute a escola como um ambiente humano e como um lugar de humanização, destacando o papel fundamental da educação na construção da dignidade humana e no desenvolvimento do ser humano.

1. Escola como Lugar Humano:

- A escola é comparada a outros espaços sociais (família, ruas, lojas), onde o respeito à dignidade humana é primordial.

- Tratamento humano envolve o respeito à dignidade de todos os envolvidos, sejam alunos, professores ou funcionários.

- O autor problematiza a noção de "amor" na escola, preferindo o conceito de "simpatia antropológica", que remete ao respeito básico entre seres humanos.

- Na perspectiva de aprendizado, a escola humana é aquela que respeita a "equação pedagógica fundamental": Aprender = Atividade Intelectual + Sentido + Prazer. Ou seja, a aprendizagem deve fazer sentido para o aluno e gerar prazer.

2. Escola como Lugar de Humanização:

- A escola é um espaço único para a humanização, onde o ser humano, embora já nasça "hominizado" (membro da espécie Sapiens), precisa ser "humanizado" através da educação.

- O processo educativo insere o indivíduo no patrimônio cultural acumulado pela humanidade, transcendendo espaço e tempo.

- A escola permite o acesso a conhecimentos e mediações técnicas, simbólicas e sociais, essenciais para a participação no mundo humano.

- Charlot argumenta que a educação é uma barreira contra a barbárie, que se caracteriza pela recusa em reconhecer a humanidade do outro.

- A escola tem o dever de preparar os jovens para os desafios do futuro, incluindo questões ecológicas, tecnológicas e sociais, e deve se opor à ciberbarbárie e ao negacionismo.

Conclusão:

O autor conclui que, para ser um verdadeiro lugar de humanização, a escola deve romper com o modelo que apenas visa preparar para o mercado de trabalho, e deve promover uma "Nova Utopia Antropológica" que inspire os jovens a se envolverem na aventura humana e intelectual.

Citações Relevantes:

- "Aprender = Atividade Intelectual + Sentido + Prazer".

- "A educação é humanização, enquanto a barbárie é a recusa de reconhecer o outro como sendo plenamente humano."

Reflexão Crítica:

Charlot apresenta uma crítica ao modelo educacional atual, que se preocupa mais em formar trabalhadores do que em formar seres humanos. Ele propõe uma reflexão profunda sobre a missão da escola, que deve ser vista não apenas como um espaço de aprendizado técnico, mas como um ambiente para o desenvolvimento integral do ser humano.

Acesse o artigo do Charlot que foi fichado aqui:https://drive.google.com/file/d/1lSN4qOAgV4I3tSrfze0n8QfTVpnQdUoD/view?usp=sharing

sábado, 19 de outubro de 2024

Caminhando com Timtim! - Reflexão

Que relato inspirador! A jornada de Tintin até a casa da vovó nos revela uma profunda lição sobre a educação para a vida, demonstrando que o aprendizado vai muito além dos muros da escola e se encontra nos encontros e experiências do dia a dia.

Tintin, com sua curiosidade e inocência características da infância, nos mostra como o caminho pode ser mais importante que o destino. Enquanto a mãe se preocupa com a praticidade do trajeto, o menino se encanta com as pedrinhas, as árvores, as poças d'água. Ele nos ensina a observar o mundo com um olhar curioso e atento, descobrindo a beleza nos detalhes e transformando o trajeto em uma aventura.

Os encontros de Tintin com Seu João, Jorge, o homem do mercadinho e os senhores do almoxarifado são de uma riqueza imensa. Através deles, o menino demonstra a importância da empatia, do respeito e da afetividade na construção de relações interpessoais. Ele não se importa com as diferenças sociais, com a aparência ou com a condição de vida de cada um. Ele simplesmente os reconhece como amigos, dedicando-lhes atenção e carinho.

Essa atitude de Tintin nos convida a repensar a educação para além do conteúdo formal. É fundamental que a escola promova o desenvolvimento da inteligência emocional, da sensibilidade e da capacidade de construir relações saudáveis. É preciso ensinar as crianças a enxergarem o outro com respeito e empatia, valorizando a diversidade e cultivando a amizade.

A jornada de Tintin nos mostra que a educação se constrói a partir das experiências e dos encontros que vivenciamos ao longo da vida. Cabe a nós, educadores, criarmos espaços e oportunidades para que as crianças possam explorar o mundo, interagir com diferentes pessoas e desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para a vida em sociedade.

Que possamos, como Tintin, aprender a valorizar a jornada, a beleza dos detalhes e a riqueza dos encontros humanos. Que possamos, como educadores, inspirar as crianças a construírem um mundo mais humano, solidário e afetuoso.