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sábado, 1 de fevereiro de 2025

LITURGIA DE DOMINGO-02 DE FEVEREIRO DE 2025

 APRESENTAÇÃO DO SENHOR, Festa, Ano C

4ª Semana do Tempo Comum
Leituras:
Ml 3,1-4
Sl 23(24),7.8.9.10 (R. 10b)
Hb 2,14-18 ou mais breve 2,22-32
Lc 2,22-40
Quando esta festa não cai em domingo, proclama-se uma das duas leituras antes do Evangelho.

PRIMEIRA LEITURA

O Senhor, a quem buscais, virá ao seu Templo.

Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4


Assim diz o Senhor:
1
Eis que envio meu anjo,
e ele há de preparar o caminho para mim;
logo chegará ao seu templo o Dominador,
que tentais encontrar,
e o anjo da aliança, que desejais.
Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos;
2
e quem poderá fazer-lhe frente,
no dia de sua chegada?
E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer?
Ele é como o fogo da forja
e como a barrela dos lavadeiros;
3
e estará a postos,
como para fazer derreter e purificar a prata:
assim ele purificará os filhos de Levi
e os refinará como ouro e como prata,
e eles poderão assim
fazer oferendas justas ao Senhor.
4
Será então aceitável ao Senhor
a oblação de Judá e de Jerusalém,
como nos primeiros tempos e nos anos antigos.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 
Sl 23(24),7.8.9.10 (R. 10b)

R. O Rei da glória é o Senhor onipotente!

7
"Ó portas, levantai vossos frontões! †
Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, *
a fim de que o Rei da glória possa entrar!" R.

8
Dizei-nos: "Quem é este Rei da glória?" †
"É o Senhor, o valoroso, o onipotente, *
o Senhor, o poderoso nas batalhas!" R.

9
"Ó portas, levantai vossos frontões! †
Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, *
a fim de que o Rei da glória possa entrar!" R.

10
Dizei-nos: "Quem é este Rei da glória?" †
"O Rei da glória é o Senhor onipotente, *
o Rei da glória é o Senhor Deus do universo" R.

SEGUNDA LEITURA

Jesus devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos.

Leitura da Carta aos Hebreus 2,14-18


Irmãos:
14
Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue,
também Jesus participou da mesma condição,
para assim destruir, com a sua morte,
aquele que tinha o poder da morte,
isto é, o diabo,
15
e libertar os que, por medo da morte,
estavam a vida toda sujeitos à escravidão.
16
Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos,
mas com a descendência de Abraão.
17
Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos,
para se tornar um sumo sacerdote misericordioso
e digno de confiança nas coisas referentes a Deus,
a fim de expiar os pecados do povo.
18
Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado,
é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.
Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho 
Lc 2,32
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Sois a luz que brilhará para os gentios,
    e para a glória de Israel, o vosso povo.


EVANGELHO (mais longo)

Meus olhos viram a tua salvação.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,22-40

22
Quando se completaram os dias
para a purificação da mãe e do filho,
conforme a Lei de Moisés,
Maria e José levaram Jesus a Jerusalém,
a fim de apresentá-lo ao Senhor.
23
Conforme está escrito na Lei do Senhor:
"Todo primogênito do sexo masculino
deve ser consagrado ao Senhor."
24
Foram também oferecer o sacrifício
- um par de rolas ou dois pombinhos -
como está ordenado na Lei do Senhor.
25
Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão,
o qual era justo e piedoso,
e esperava a consolação do povo de Israel.
O Espírito Santo estava com ele
26
e lhe havia anunciado que não morreria
antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27
Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo.
Quando os pais trouxeram o menino Jesus
para cumprir o que a Lei ordenava,
28
Simeão tomou o menino nos braços 
e bendisse a Deus:
29
"Agora, Senhor, conforme a tua promessa,
podes deixar teu servo partir em paz;
30
porque meus olhos viram a tua salvação,
31
que preparaste diante de todos os povos:
32
luz para iluminar as nações
e glória do teu povo Israel".
33
O pai e a mãe de Jesus estavam admirados
com o que diziam a respeito dele.
34
Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus:
"Este menino vai ser causa
tanto de queda como de reerguimento
para muitos em Israel.
Ele será um sinal de contradição.
35
Assim serão revelados
os pensamentos de muitos corações.
Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma".
36
Havia também uma profetisa, chamada Ana,
filha de Fanuel, da tribo de Aser.
Era de idade muito avançada;
quando jovem, tinha sido casada
e vivera sete anos com o marido.
37
Depois ficara viúva,
e agora já estava com oitenta e quatro anos.
Não saía do Templo,
dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações.
38
Ana chegou nesse momento
e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino
a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
39
Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor,
voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade.
40
O menino crescia e tornava-se forte,
cheio de sabedoria;
e a graça de Deus estava com ele.
Palavra da Salvação.

EVANGELHO (mais breve)

Meus olhos viram a tua salvação.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,22-32

22
Quando se completaram os dias
para a purificação da mãe e do filho,
conforme a Lei de Moisés,
Maria e José levaram Jesus a Jerusalém,
a fim de apresentá-lo ao Senhor.
23
Conforme está escrito na Lei do Senhor:
"Todo primogênito do sexo masculino
deve ser consagrado ao Senhor."
24
Foram também oferecer o sacrifício
- um par de rolas ou dois pombinhos -
como está ordenado na Lei do Senhor.
25
Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão,
o qual era justo e piedoso,
e esperava a consolação do povo de Israel.
O Espírito Santo estava com ele
26
e lhe havia anunciado que não morreria
antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27
Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo.
Quando os pais trouxeram o menino Jesus
para cumprir o que a Lei ordenava,
28
Simeão tomou o menino nos braços 
e bendisse a Deus:
29
"Agora, Senhor, conforme a tua promessa,
podes deixar teu servo partir em paz;
30
porque meus olhos viram a tua salvação,
31
que preparaste diante de todos os povos:
32
luz para iluminar as nações
e glória do teu povo Israel".
Palavra da Salvação.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Carlos Chagas avança na inclusão educacional com o Decreto nº 012/2025!

Carlos Chagas avança na inclusão educacional com o Decreto nº 012/2025

Carlos Chagas deu um importante passo rumo à educação inclusiva com a publicação do Decreto nº 012/2025, regulamentando a autorização para professores de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas (ACLTA) na Rede Municipal de Ensino. Assinado pelo prefeito em 23 de janeiro de 2025, o decreto estabelece diretrizes claras para o atendimento de estudantes com disfunção neuromotora grave, deficiências múltiplas e Transtorno do Espectro Autista (TEA), priorizando o acesso equitativo ao currículo escolar.

O papel do Professor de Apoio (ACLTA)

O ACLTA desempenhará uma função essencial no acompanhamento de estudantes que necessitam de suporte especializado em comunicação alternativa, aumentativa e no uso de tecnologias assistivas. A autorização desse profissional será condicionada à análise de uma justificativa pedagógica elaborada pela equipe escolar, em conjunto com um laudo médico e avaliação da Comissão de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em casos mais complexos, visitas in loco também poderão ser realizadas para garantir a pertinência da contratação.

Critérios e proporções

O decreto detalha os critérios para a concessão do ACLTA, considerando dificuldades específicas de comunicação, linguagem e uso de tecnologias assistivas. A proporção será de um professor para até três estudantes, desde que estejam no mesmo ano escolar e na mesma turma. Exceções podem ser feitas em turmas únicas, assegurando a flexibilidade necessária para atender às demandas locais.

Impacto orçamentário e gestão integrada

As despesas para a implementação do decreto serão cobertas por dotações orçamentárias próprias, refletindo o compromisso da gestão municipal com uma educação inclusiva e de qualidade. Além disso, o documento enfatiza a colaboração entre gestores escolares, equipes pedagógicas e a Comissão de AEE, promovendo uma abordagem integrada e centrada no aluno.

Uma vitória para a educação inclusiva

Este decreto é um marco para a rede municipal de ensino de Carlos Chagas, alinhando-se às diretrizes estabelecidas pelo Decreto nº 064/2023 e consolidando políticas públicas inclusivas. “Com o ACLTA, rompemos barreiras de comunicação e aprendizagem, oferecendo oportunidades reais para que todos os estudantes desenvolvam seu potencial”, destacou um representante da Secretaria Municipal de Educação.

Desafios e perspectivas

A implementação do Decreto nº 012/2025 representa tanto um avanço quanto um desafio, exigindo capacitação contínua de profissionais e adaptações pedagógicas eficazes. Contudo, a iniciativa coloca Carlos Chagas como referência na luta pela equidade educacional, reafirmando o compromisso do município com a inclusão e o desenvolvimento pleno de seus estudantes.

A nova regulamentação já está em vigor, e a expectativa é que comece a transformar a dinâmica das salas de aula nos próximos meses, beneficiando dezenas de crianças e adolescentes que dependem de suporte especializado para conquistar seu espaço no ambiente escolar e na sociedade.

@professordeodatogomes

Práticas de Mindfulness para o Bem-Estar de Professores na Escola e na Vida Pessoal!

Práticas de Mindfulness para o Bem-Estar de Professores na Escola e na Vida Pessoal

"Inspire a sua mente, acalme o seu corpo e abrace o momento presente com a prática do mindfulness."✨

O mindfulness, também conhecido como atenção plena, desponta como uma poderosa ferramenta para profissionais da educação que buscam minimizar o estresse e aprimorar o bem-estar no contexto escolar e pessoal. Esta prática não apenas auxilia na regulação emocional, mas também promove maior produtividade e felicidade, ajudando educadores a lidarem com os desafios do cotidiano de maneira mais equilibrada.

Mindfulness: Um Olhar Científico

Ao contrário de interpretações místicas ou espirituais, o mindfulness, no contexto educacional, está profundamente enraizado em evidências científicas. Estudos em neurociência indicam que esta prática impacta positivamente estruturas cerebrais como a amígdala, o hipocampo e o córtex pré-frontal, todas envolvidas na regulação do estresse e na tomada de decisões.

  1. Amígdala: Esta estrutura é responsável por detectar ameaças e disparar respostas ao estresse, como a liberação de adrenalina e cortisol. No entanto, uma amígdala hiperativada pode causar estresse crônico. O mindfulness reduz a atividade dessa região, diminuindo a intensidade dessas respostas.

  2. Hipocampo: Crucial para a memória e o aprendizado, o hipocampo pode ter sua densidade neuronal reduzida pelo estresse prolongado. A prática regular de mindfulness favorece a neurogênese, aumentando a matéria cinzenta e melhorando a função cognitiva.

  3. Córtex Pré-Frontal: Associado ao planejamento e à autorregulação emocional, este é fortalecido pelo mindfulness, promovendo respostas mais conscientes e menos automáticas ao caos cotidiano.

A Importância da Pausa Consciente

O mindfulness convida os profissionais da educação a adotarem a "pausa consciente" como uma estratégia de autorregulação. Este momento não exige grandes intervalos de tempo – apenas três a cinco minutos diários podem ser suficientes para reduzir significativamente o estresse. Durante a pausa, o foco é direcionado para a respiração e para a experiência presente, evitando julgamentos e interrompendo o ciclo automático de reações ao estresse.

Impactos na Vida Pessoal e Profissional

No contexto escolar, o mindfulness permite aos professores responderem às adversidades com mais clareza e calma, tornando-se gestores do caos em vez de sucumbirem a ele. Na vida pessoal, promove um maior estado de bem-estar, encorajando o indivíduo a viver o momento presente com aceitação e gratidão.

Práticas como a meditação da respiração consciente e a meditação da bondade amorosa são acessíveis e eficazes. Elas ajudam a cultivar entusiasmo, prazer e aceitação – três premissas fundamentais para lidar com os desafios do cotidiano.

Considerações Finais

O mindfulness emerge como uma prática essencial para a educação contemporânea, resgatando a capacidade dos professores de se reconectarem consigo mesmos e com seus alunos de maneira mais significativa. Ao incorporar estas técnicas no dia a dia, os educadores não apenas aprimoram sua qualidade de vida, mas também influenciam positivamente o ambiente escolar como um todo.

Referência Bibliográfica:
DEMARZO, Marcelo; OLIVEIRA, Daniela Rodrigues de; TERZI, Alex Mourão; CAMPAYO, Javier Garcia. Mindfulness para Profissionais de Educação: Práticas para o Bem-Estar no Trabalho e na Vida Pessoal. São Paulo: Editora Senac, 2020.

domingo, 26 de janeiro de 2025

O DECRETO Nº 11-2025, REGULAMENTA AS CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIAS DE 2025.

Prefeitura de Carlos Chagas define critérios para contratação temporária dos profissionais da educação.

Em 23 de janeiro de 2025, a Prefeitura Municipal de Carlos Chagas publicou o Decreto nº 011/2025, que estabelece critérios para a contratação temporária de profissionais da educação. O decreto visa atender às necessidades da Rede Municipal de Ensino para o ano de 2025, abrangendo funções do Quadro de Magistério e do Quadro Administrativo. 

As contratações serão realizadas por meio de editais, que serão publicados no site da prefeitura (www.carloschagas.mg.gov.br). As vagas disponíveis abrangem cargos como Assistente Educacional, Auxiliar de Serviços da Educação Básica (ASB), Especialista da Educação Básica I e II, Professor de Educação Básica Superior (PEB I), Professor de Educação Básica Superior na função de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologia Assistivas (ACLTA) e Professor de Educação Básica Superior (PEB II). 

O processo de seleção dos candidatos ocorrerá entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2025. A prioridade na contratação será dada aos candidatos aprovados no concurso público Edital nº 01/2023 que ainda não foram nomeados. Em seguida, serão considerados os candidatos do cadastro reserva. 

No ato da contratação, os candidatos deverão apresentar documentos como comprovante de habilitação, certidões, documentos pessoais, cópias e originais além exames médicos. Os exames médicos variam de acordo com a função a ser exercida.

O tempo de serviço na Rede Municipal de Ensino de Carlos Chagas foi considerado como critério de classificação, mas deve ser comprovado no ato da contratação. No entanto, o tempo de serviço em cargo efetivo ou utilizado para fins de aposentadoria não será considerado.

O decreto também define as situações em que poderá ocorrer a dispensa do profissional contratado, como redução do número de aulas, retorno do titular do cargo ou desempenho incompatível com a moralidade administrativa. 

O Decreto nº 011/2025 representa um passo importante para a organização e o bom funcionamento da Rede Municipal de Ensino de Carlos Chagas, ao estabelecer critérios claros e transparentes para a contratação temporária de profissionais da educação.


CRONOGRAMA DAS CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIAS- PREFEITURA MUNICIPAL DE CARLOS CHAGAS-ANO 2025!

Cronograma de Contratação Temporária - 28 de Janeiro de 2025

| Horário|              Cargo                                  |


| 08:00   | Professor da Educação Básica I (PEB I)     |

| 10:00  | Professor da Educação Básica II (PEB II)   |

| 13:30   | Professor da Educação Básica II - Educação Física (PEB II E.F.) |

| 14:00   | Auxiliar de Serviços da Educação Básica (ASB) |

| 15:00     | Especialista da Educação Básica I e II (EEB I e II) |

Este cronograma apresenta os horários de forma clara e objetiva para organizar o fluxo das contratações ao longo do dia. 

Conheça também o DECRETO Nº 011-2025 que regulamenta as Contratações Temporárias de 2025.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Carlos Chagas abre inscrições para diretores e coordenadores escolares

Prefeitura de Carlos Chagas abre inscrições para processo seletivo de diretores, vices e coordenadores escolares

Em 23 de janeiro de 2025, a Prefeitura Municipal de Carlos Chagas, em Minas Gerais, anunciou a abertura de inscrições para um processo seletivo público simplificado. O objetivo é preencher vagas para diretores, vice-diretores e coordenadores nas escolas municipais da cidade. As inscrições estarão abertas entre os dias 23 e 31 de janeiro de 2025, das 8h às 11h e das 14h às 16h, no Setor de Protocolo da Prefeitura.

O processo seletivo visa garantir a gestão democrática do ensino público e promover a escolha de profissionais qualificados para liderar as unidades escolares. Para se candidatar, os interessados devem possuir licenciatura plena em Pedagogia ou em qualquer área do conhecimento, estar em dia com suas obrigações eleitorais e com a Receita Federal, e apresentar um plano de gestão para a escola pública.

O processo seletivo será composto por três etapas: inscrição, análise da habilitação e análise do plano de gestão pelo Conselho Municipal de Educação. Os candidatos também passarão por uma avaliação de desempenho, caso ocupem cargo na educação pública.

A jornada de trabalho para diretores e coordenadores será de 40 horas semanais, enquanto os vice-diretores cumprirão 25 horas semanais** [cite: 35, 36]. O edital completo e outras informações podem ser encontrados no site da Prefeitura e na Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa da Prefeitura de Carlos Chagas visa fortalecer a gestão escolar e garantir a qualidade do ensino público municipal.

Acesse o Edital:https://www.carloschagas.mg.gov.br/abrir_arquivo.aspx?cdLocal=18&arquivo={AAEDBD2D-EABC-B6E7-D3ED-A4EEBCB8675C}.pdf

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Madinho Avelar, o Tempo e a Sabedoria: Reflexões com Pink Floyd e Mário Quintana

Fazendo uma intertextualidade entre a letra da canção Time, do Pink Floyd, que nosso amigo Madinho cantava, explicava a letra prá gente e o poema “Seiscentos e Sessenta e Seis”, de Mário Quintana, refletimos sobre o tempo: esse “senhor dos destinos” que escapa ao nosso controle. Escute a canção, leia o poema e reflita: valorizar o presente e o essencial é o maior aprendizado. Vamos à canção e logo a seguir ao poema: 



Time-Pink Floyd

Ticking away the moments that make up a dull day

Fritter and waste the hours in an offhand way

Kicking around on a piece of ground in your hometown

Waiting for someone or something to show you the way


Tired of lying in the sunshine

Staying home to watch the rain

And you are young and life is long

And there is time to kill today


And then one day you find

Ten years have got behind you

No one told you when to run

You missed the starting gun


And you run and you run to catch up with the Sun

But it's sinking

Racing around to come up behind you again

The Sun is the same, in a relative way

But you're older

Shorter of breath

And one day closer to death


Every year is getting shorter

Never seem to find the time

Plans that either come to naught

Or half a page of scribbled lines (oh, oh)


Hanging on in quiet desperation

Is the English way

The time is gone, the song is over

Thought I'd something more to say


Home, home again

I like to be here when I can

And when I come home, cold and tired

It's good to warm my bones beside the fire


Far away, across the field

The tolling of the iron bell

Calls the faithful to their knees

To hear the softly spoken magic spells


_____________________________________________________________________


“Seiscentos e Sessenta e Seis”-Mário Quintana

A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas…
Quando se vê, já é 6ª-feira…
Quando se vê, passaram 60 anos…
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. seguia sempre, sempre em frente … E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.
Mario Quintana QUINTA, M. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 2005.

Vamos a reflexão...

A canção Time, do Pink Floyd, e o poema “Seiscentos e Sessenta e Seis”, de Mário Quintana, oferecem reflexões profundas sobre o tempo e a maneira como o vivemos. Ambos exploram a passagem inexorável do tempo, a fragilidade da vida e o arrependimento pelas oportunidades perdidas. Quintana compara a vida a "uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa", enquanto a canção lamenta: "E então um dia você percebe / Dez anos ficaram para trás / Ninguém te disse quando correr / Você perdeu o tiro de largada." Ambos revelam a mesma constatação dolorosa: a vida é breve, e, frequentemente, somos pegos de surpresa pelo seu curso.

A letra de Time destaca nossa alienação frente ao tempo: “Você corre e corre para alcançar o sol, mas ele está se pondo / Correndo em círculos para nascer de novo atrás de você." Esse trecho ecoa na angústia de Quintana ao dizer que, ao fim, percebemos que "é tarde demais para ser reprovado."

Quintana, em sua sabedoria, nos ensina que, se tivéssemos outra oportunidade, deixaríamos de lado "a casca dourada e inútil das horas." Já o Pink Floyd reforça a urgência de perceber que cada momento é único e irrecuperável, pois "o tempo se foi, a canção acabou, pensei que tinha algo mais a dizer."

Ambos, canção e poema, nos convocam a refletir sobre como estamos vivendo. Estamos apenas “esperando por alguém ou algo para mostrar o caminho” ou assumindo o controle da nossa jornada? O tempo, senhor absoluto, não espera.

12 frases que pessoas emocionalmente inteligentes usam em momentos de pressão!


 

O diagrama "12 frases que pessoas emocionalmente inteligentes usam em momentos de pressão" destaca a importância da inteligência emocional em situações desafiadoras. No ambiente escolar, essa habilidade é fundamental para fortalecer a relação entre professores, alunos e equipe pedagógica, promovendo um clima de respeito, acolhimento e aprendizado.

Professores, ao lidar com estudantes em momentos de pressão, podem utilizar frases como "Vamos focar no que podemos controlar agora" ou "Como posso te apoiar agora?" para demonstrar empatia e ajudar os alunos a enfrentarem desafios acadêmicos ou pessoais. Esse tipo de abordagem não apenas fortalece a confiança, mas também ensina habilidades socioemocionais essenciais, como autorregulação e resiliência.

Para os alunos, aprender a expressar suas emoções e preocupações através de frases como "Eu entendo de onde você está vindo" ou "Qual é a nossa principal prioridade agora?" os ajuda a resolver conflitos e a trabalhar em equipe, competências indispensáveis para a vida.

No contexto da gestão escolar, líderes que empregam essas frases em reuniões ou diálogos com a equipe docente promovem um ambiente colaborativo e eficaz. A inteligência emocional, quando integrada ao cotidiano escolar, transforma o espaço educacional em um lugar de crescimento humano, onde desafios se tornam oportunidades de desenvolvimento.

Segue as 12 frases:

  1. "Vamos focar no que podemos controlar agora."
  2. "Preciso de um momento para processar isso antes de responder."
  3. "O que você acha que seria a melhor abordagem aqui?"
  4. "Qual é a sua maior preocupação sobre isso?"
  5. "Vamos dividir isso em etapas menores."
  6. "Como posso te apoiar agora?"
  7. "Vamos revisitar isso quando tivermos mais clareza."
  8. "Eu entendo de onde você está vindo."
  9. "Agradeço a sua paciência enquanto trabalhamos nisso."
  10. "Qual é a nossa principal prioridade agora?"
  11. "Como podemos mudar isso?"
  12. "Isso é difícil, mas vamos superar."

Você pode usar essas frases, reforçando a ideia da inteligência emocional como um recurso valioso no contexto educacional.

São Sebastião: Mártir da Fé e Padroeiro de Carlos Chagas-MG!

São Sebastião: Mártir da Fé e Padroeiro de Carlos Chagas-MG

São Sebastião é um dos grandes exemplos de fidelidade a Cristo nos primeiros séculos do cristianismo. Nascido em Milão, na Itália, por volta do ano 256, cresceu em uma época de intensa perseguição aos cristãos pelo Império Romano. Ainda jovem, ingressou no exército romano, onde se destacou por sua bravura e liderança. Porém, mais do que um soldado, Sebastião era um servo fiel de Deus.

Sua missão como cristão era fortalecer a fé dos irmãos perseguidos e ajudar os necessitados, consolando os prisioneiros e encorajando-os a não negarem sua fé. Descoberto por suas ações, Sebastião foi denunciado ao imperador Diocleciano, que ordenou sua execução. Amarrado a uma árvore, foi alvejado por flechas, mas, milagrosamente, sobreviveu graças aos cuidados de Santa Irene.

Mesmo após escapar da morte, Sebastião voltou a proclamar a fé cristã, confrontando o próprio imperador pela crueldade com que tratava os cristãos. Por sua ousadia, foi martirizado novamente, desta vez flagelado até a morte.

São Sebastião é reconhecido como um protetor contra pestes e doenças, além de ser exemplo de coragem e fidelidade a Deus. Ele foi declarado santo pela Igreja e é venerado em todo o mundo.

No Brasil, sua devoção é marcante, e ele é o padroeiro de diversas cidades, incluindo Carlos Chagas-MG. Em nossa cidade, São Sebastião simboliza fé, proteção e união, sendo celebrado com grande fervor por toda a comunidade. Que seu exemplo continue a nos inspirar!

sábado, 18 de janeiro de 2025

Santo Agostinho (354-430)

Santo Agostinho (354-430), um dos maiores teólogos e filósofos cristãos, produziu uma vasta obra que influenciou profundamente a teologia, a filosofia e a cultura ocidental. Suas obras incluem tratados teológicos, filosóficos, cartas, sermões e comentários bíblicos. Aqui estão algumas das principais:

1. Obras Teológicas e Filosóficas

  • Confissões (Confessiones): Uma autobiografia espiritual na qual Santo Agostinho narra sua jornada de conversão ao cristianismo. É considerada uma das obras-primas da literatura mundial.
  • A Cidade de Deus (De Civitate Dei): Um tratado monumental que defende o cristianismo das críticas dos pagãos e desenvolve a ideia das duas cidades: a Cidade de Deus (a comunidade dos fiéis) e a Cidade dos Homens (os reinos terrenos).
  • Sobre a Trindade (De Trinitate): Um trabalho teológico profundo sobre o mistério da Santíssima Trindade.
  • Sobre a Doutrina Cristã (De Doctrina Christiana): Um guia para a interpretação das Escrituras e a pregação cristã.

2. Obras Polêmicas

  • Contra os Maniqueus: Textos que refutam o maniqueísmo, religião à qual Agostinho pertenceu antes de sua conversão ao cristianismo.
  • Contra os Donatistas: Escritos em defesa da unidade da Igreja contra a seita donatista.
  • Contra Pelágio e os Pelagianos: Obra que combate a heresia do pelagianismo, defendendo a doutrina da graça divina.

3. Comentários Bíblicos

  • Exposição sobre os Salmos (Enarrationes in Psalmos): Uma série de comentários espirituais sobre os Salmos.
  • Comentários sobre o Evangelho de João (In Ioannis Evangelium Tractatus): Reflexões teológicas e homilias sobre o Evangelho de João.
  • Comentários sobre as Cartas de João (In Epistulam Ioannis ad Parthos Tractatus): Homilias sobre as epístolas de João.

4. Sermões e Cartas

  • Sermões: Agostinho pregou centenas de sermões, muitos dos quais foram transcritos e preservados. Eles tratam de temas bíblicos, morais e doutrinários.
  • Cartas: Agostinho escreveu inúmeras cartas que abordam questões teológicas, morais e práticas, muitas vezes respondendo a dúvidas de seus contemporâneos.

5. Outras Obras

  • Sobre o Livre-Arbítrio (De Libero Arbitrio): Um diálogo filosófico sobre o problema do mal e a liberdade humana.
  • Sobre a Música (De Musica): Parte de uma série de escritos sobre as artes liberais, com reflexões filosóficas sobre o ritmo e a harmonia.
  • Solilóquios (Soliloquia): Uma meditação filosófica e espiritual na forma de diálogo consigo mesmo.

A riqueza e a profundidade das obras de Santo Agostinho continuam a inspirar estudiosos, teólogos e leitores em busca de uma compreensão mais profunda da fé e da condição humana. Se precisar de detalhes sobre uma obra específica, posso ajudar!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Reflexão: O Celular na Escola e os Desafios para a Educação

Reflexão: O Celular na Escola e os Desafios para a Educação

A proibição do uso de celulares nas escolas, como previsto pela Lei nº 15.100/2025, é uma medida que visa preservar a saúde mental e o foco no aprendizado. O celular, apesar de ser uma ferramenta poderosa, representa também um potencial distrator no ambiente escolar. Como bem afirmou Mário Sérgio Cortella, “tudo aquilo que desfoca daquilo que está como central, tem que ser colocado de lado.”

A presença indiscriminada do celular afeta a atenção dos estudantes e compromete a convivência no espaço escolar. Estudos mostram que o excesso de telas pode aumentar a ansiedade e o isolamento social, prejudicando o desenvolvimento emocional e psíquico das crianças e adolescentes. A escola deve ser um lugar de interação, troca de ideias e aprendizado coletivo, e o uso inadequado de aparelhos eletrônicos ameaça essa dinâmica.

Além disso, espera-se que a proibição alivie a sobrecarga dos professores, que não devem assumir o papel de fiscalizadores de dispositivos. A implementação dessa medida requer um esforço conjunto da escola, das famílias e da sociedade, pois, como destaca a lei, é essencial educar sobre os riscos do uso excessivo de telas e promover espaços de acolhimento e saúde mental.

Proibir o celular não é retrocesso, mas uma forma de proteger e priorizar o aprendizado e o bem-estar dos alunos.

O "Apagão de Professores" e os Desafios da Docência!

Reflexão: O "Apagão de Professores" e os Desafios da Docência!

A carreira docente enfrenta, hoje, uma crise de atratividade que reflete uma percepção social equivocada e condições de trabalho desafiadoras. Mário Sérgio Cortella, em sua análise, destaca como a desvalorização da profissão se manifesta não apenas na remuneração insuficiente e nas condições precárias de trabalho, mas também em comentários como "O senhor não trabalha, só dá aula?", que desconsideram o esforço e a complexidade do magistério.

O desencantamento com a docência surge em meio a uma realidade que exige do professor muito mais do que as horas em sala de aula. O trabalho envolve preparo prévio, execução em sala e revisão posterior, além de atividades extracurriculares, como eventos escolares e festividades. Apesar disso, a profissão, que é essencial para a formação de qualquer sociedade, ainda é tratada com desprestígio.

Essa desvalorização tem gerado uma redução significativa de jovens interessados na docência, resultando na previsão de um "apagão" de mais de 400 mil professores nos próximos anos. Para reverter esse quadro, Cortella defende iniciativas como o programa "Mais Professores", mas enfatiza que são necessários passos maiores. A dignidade do magistério não pode ser apenas reconhecida em palavras, mas traduzida em ações concretas que garantam melhores condições de trabalho, remuneração justa e respeito ao papel do educador.

O desafio de fortalecer a profissão docente exige uma revalorização que vá além do discurso, reconhecendo a docência como um pilar indispensável para o futuro da educação e da sociedade.

Um Encontro Inesperado

Gosto muito de parar diante das tirinha, observando cada detalhe, cada expressão, cada balão de fala, tentando decifrar as ideias que o artista quis transmitir. E a surpresa é quase sempre garantida ! 

A tirinha  acima apresenta uma reflexão interessante sobre a relação entre alunos e professores, e como a escola é percebida durante as férias. 

Nos primeiros quadros, a professora expressa a percepção comum de que, durante as férias, a escola parece ser esquecida pelos alunos, imersos em suas atividades de lazer.  O encontro inesperado com um aluno a surpreende e a alegra, evidenciando o distanciamento que as férias impõem. 

A fala do aluno, "Estou contando os dias para a volta às aulas!", revela uma perspectiva oposta e inesperada. A frase  "Até lá!" demonstra ansiedade pelo retorno à escola e reforça a ideia de que a escola é um espaço positivo e desejado. 

O último quadro, com a professora pensativa,  sugere que a fala do aluno a fez repensar suas concepções sobre a relação da criança com a escola. A frase "Como é bom lembrar que a escola existe..." pode ser interpretada de diferentes maneiras: como um alívio por parte da professora ao perceber que a escola é importante para o aluno, ou como uma reflexão sobre o papel social e o valor da escola na vida da criança, para além do período letivo.

A tirinha, de forma leve e bem-humorada, nos convida a questionar a percepção comum sobre a relação entre alunos, professores e a escola, mostrando que essa relação pode ser mais complexa e afetiva do que imaginamos.

Prefeito Nanayoski Tavares Asume Liderança do Consórcio Intermunicipal de Saúde(CISEVMJ)

Prefeito de Carlos Chagas Assume Presidência do CISEVMJ: Nova Gestão Promete Transparência e Expansão dos Serviços de Saúde

Nesta quarta-feira, o Prefeito de Carlos Chagas, Nanayoski Tavares, foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha (CISEVMJ) para o período 2025-2026. A vitória foi garantida por uma diferença de três votos, com a chapa liderada por Nanayoski e integrada pelos prefeitos Fabrício, de Caraí, e Marconi, de Itaipé, conquistando 16 votos contra os 13 da chapa concorrente, formada pela prefeita Jane, de Pavão, e Normandes, de Novo Oriente.

O CISEVMJ, composto por 29 municípios, é uma referência em saúde de média complexidade na macrorregião, oferecendo serviços especializados, humanizados e alinhados aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A missão da instituição é clara: promover a saúde com qualidade, ética e compromisso, fortalecendo a integração entre municípios e Estado nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.

Durante a campanha, o prefeito Nanayoski Tavares apresentou propostas que enfatizam maior transparência na gestão, ampliação dos serviços prestados e a construção de uma nova sede para o consórcio. Sabemos que ele Assume este desafio com o compromisso de melhorar ainda mais o acesso e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população da região. E que trabalhará para fortalecer o SUS e promover a saúde de forma humanizada, ética e eficiente.

Serviços de Excelência para a População

O CISEVMJ se destaca pela diversidade e qualidade dos serviços oferecidos, como:

  • Especialidades Médicas: Atendimento especializado com equipes altamente capacitadas em diversas áreas clínicas.
  • Exames e Procedimentos: Infraestrutura moderna para garantir diagnósticos precisos e tratamentos adequados.
  • Equipe Multiprofissional: Atendimento integral e humanizado, promovendo uma experiência diferenciada aos pacientes.
  • Ambulância: Apoio logístico para transferências e atendimento de excelência.
  • Hospedagem: Apoio a pacientes que necessitam de deslocamento para tratamentos complementares em Belo Horizonte.

Compromisso com os Vales do Mucuri e Jequitinhonha

Com valores como trabalho, ética, humanização e compromisso com a vida, o CISEVMJ busca ser um elo de desenvolvimento para a saúde entre os municípios e o Estado. A nova gestão pretende consolidar a visão do consórcio como uma instituição que promove atenção integral à saúde e que fortalece os laços regionais.

Para nós moradores de Carlos Chagas, o momento é de orgulho. É uma honra termos o prefeito Nanayoski à frente de um consórcio tão essencial. Desejamos sorte e sucesso nessa missão de promover saúde e bem-estar para nossa microrregião. 

A eleição de Nanayoski Tavares inicia uma nova fase para o CISEVMJ e os Vales do Mucuri e Jequitinhonha, com expectativa de fortalecer o consórcio como referência em saúde, garantindo acesso e qualidade.

🌟 Convite Especial aos Professores da Rede Municipal e Estadual de Carlos Chagas! 🌟

🌟 Convite Especial aos Professores, gestores, estudantes de licenciatura e professor de apoio da Rede Municipal, Estadual, privada de Carlos Chagas! 🌟

💡 Transforme sua prática educativa com o curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas! 💡

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), por meio do CEAD e em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), está oferecendo uma oportunidade imperdível para os professores, técnicos e gestores da Educação Básica da nossa rede municipal e estadual. Confira os detalhes e prepare-se para embarcar nesta jornada de transformação educacional:


Sobre o curso:

  • Nome: Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas
  • Modalidade: Totalmente a distância (EaD)
  • Duração: 120 horas (3 meses)
  • Atividades: Síncronas e assíncronas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
  • Gratuito: Sim, 100% gratuito!

📌 Quem pode participar?

  • Professores(as), técnicos(as) e gestores(as) da Educação Básica da rede pública.

📆 Novo cronograma (prorrogado):


🔗 Por que participar?

Este curso oferece uma abordagem prática e reflexiva sobre as relações étnico-raciais e quilombolas na educação, alinhada às demandas atuais. Ao concluir, você estará mais preparado para promover uma educação inclusiva e transformadora em nossa comunidade.

👉 Inscreva-se agora e seja um agente de mudança!

Caros colegas, é essencial que os professores, supervisores e gestores da nossa rede participem deste curso. A formação nos permitirá avançar na implementação da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio. Este é um passo fundamental para compreendermos, de forma prática e reflexiva, como garantir a equidade em nossas escolas, promovendo uma educação mais inclusiva e transformadora para todos.

Não perca essa oportunidade de fortalecer sua formação e contribuir para uma educação pública mais justa e igualitária.

📄 Acesse o edital completo aqui:

📎 Faça a inscrição aqui:

Carlos Chagas conta com você para fazer a diferença na educação! 🌍✊

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Convite para Professores: Inscrevam-se nos Cursos de Especialização em Alfabetização e Matemática!

Convite para Professores: Inscrevam-se nos Cursos de Especialização em Alfabetização e Matemática.

Caros educadores,  

É com entusiasmo que trazemos uma oportunidade imperdível para os professores da nossa rede! O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), está promovendo cursos de especialização voltados para Alfabetização e Matemática. Esses cursos são parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e têm como objetivo formar professores multiplicadores, capazes de impactar positivamente a educação em nossas escolas.  

Quem pode participar?  

- Professores efetivos com habilitação em Pedagogia ou Licenciatura em Matemática.  

- Aqueles que desejam se especializar nas áreas de alfabetização (1º ao 5º ano) ou no ensino de matemática (anos iniciais e finais do ensino fundamental).  

Detalhes importantes:  

📅 Prazo para indicação: Até 15 de janeiro de 2025.  

📅 Início das aulas: Fevereiro de 2025.  

🖥️Encontros online com programação semanal ou quinzenal e encontros presenciais semestrais na capital do estado.  

Como funciona a formação?  

Além de participar do curso, os professores atuarão como formadores em turmas locais, multiplicando os aprendizados adquiridos. Essa atividade faz parte da carga horária do curso e fortalece o impacto do conhecimento em nossa comunidade.  

Por que participar?  

Essa é uma oportunidade de crescimento profissional e de contribuir para a transformação da educação em nossa rede. Professores que se destacam como multiplicadores ampliam seu impacto e inspiram outros colegas a inovar em suas práticas pedagógicas.  

Para mais informações sobre como participar e os documentos necessários,  entre em contato com a Secretaria Municipal de Educação.  

Juntos, podemos fazer a diferença na formação das futuras gerações!  

domingo, 12 de janeiro de 2025

Limitarianismo, ou por que hiper-ricos são do mal

Marcelo Leite

Jornalista de ciência e ambiente, autor de “Psiconautas - Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” (ed. Fósforo)



Limitarianismo, ou por que hiper-ricos são do mal

Filósofa propõe teto de US$ 10 milhões à riqueza individual para salvar planeta

Atire o primeiro Porsche contra o motoboy quem achar moralmente correto Elon Musk receber US$ 46 bilhões (R$ 280 bilhões) de honorários como CEO da Tesla. E se prepare para ver os argumentos neoliberais convertidos em picadinho por Ingrid Robeyns.

A filósofa da Universidade de Utrecht (Holanda) defende que ninguém deveria acumular patrimônio maior do que o suficiente para viver com largueza. Ela advoga o limite de US$ 10 milhões (R$ 61 milhões).

Autora de "Limitarianism: The Case Against Extreme Wealth" (limitarianismo, o argumento contra riqueza extrema), ela não se fixa na cifra, contudo. Poderiam ser 25 milhões, ou 100 milhões. Importa o princípio a ser reconhecido pela sociedade, não tanto a quantia.
Aqui está o livro em pdf em espanhol, que pode ser baixado de forma gratuita: "Tener Demasiado Ensayos Filosóficos sobre el Limitarismo"
O livro saiu no Reino Unido e nos Estados Unidos, além da Holanda e da Alemanha. Em breve será publicado em coreano, croata, dinamarquês, espanhol, italiano, japonês e russo.
Do ângulo político, os ricos representam grave ameaça à democracia. Têm dinheiro bastante para financiar políticos, garantir a lealdade de partidos, fazer lobby de seus interesses e influenciar eleições. E, agora, envenenar a opinião pública.

A concentração atual de riqueza permite comprar o Twitter e pôr a rede a serviço de Trump. Impedir que o jornal The Washington Post endosse Kamala Harris, como fez Jeff Bezos. Cancelar a moderação das plataformas Meta, à Zuckerberg, para faturar com racismo, homofobia e misoginia.
Por fim, o estilo de vida dessa gente realimenta o aquecimento global. Enquanto um africano emite uma tonelada de carbono por ano na atmosfera, bilionários respondem por até 30 mil toneladas, e isso só com mansões, barcos e aviões, sem contar emissões das empresas que controlam.
Robeyns também pica miudinho a tese de que o veto a bilionários destruirá o incentivo para visionários construírem empresas como a Amazon, mas sua argumentação não cabe aqui. Basta lê-la no blog Crooked Timber para entender que ninguém será impedido de projetar um Tesla ou dirigir um Porsche.

O PDF de uma obra editada por ela, "Having too much: Philosophical Essays on Limitarianism" (ter demais, ensaios filosóficos sobre limitarianismo) pode ser baixado de graça em inglês e em espanhol.

Robeyns alinhava razões de cunho ético, político e ecológico em favor da proposta. A primeira se volta contra a noção de que ganhos estratosféricos de bilionários como Musk e Mark Zuckerberg provêm de seus méritos como empresários inovadores e, assim, se justificam.

Nada disso, contesta a filósofa. O sucesso depende em grande medida de fatores que lhes escapam de controle, como nascer na família certa (em geral, afluente), no país certo (boas saúde e educação) e na hora certa (internet e smartphones).

Quantos Musks e Zuckers não nascem e morrem semi-analfabetos nas favelas, abatidos por balaços da polícia e de traficantes, em acidentes de moto ou picados pelo mosquito da dengue?

Nem mesmo o talento pessoal vem por merecimento, mas em boa parte dos genes. Sem tirar a sorte grande na loteria do nascimento, do berço ao DNA, não há esforço e persistência capazes de tornar alguém bilionário –ao contrário do que pregam (ex)coaches, pastores e outros escroques.

Para ser grande, sê inteiro...


REIS, Ricardo, Poesia, edição Manuela Parreira da Silva. Lisboa: Assírio & Alvim, 2000, p. 130

Esse poema atribuído ao heterônimo Ricardo Reis, de Fernando Pessoa, me acompanha desde o Ensino Médio, vejo que ele revela uma filosofia que valoriza a plenitude e a harmonia em todas as ações humanas. Como pedagogo e gestor escolar, trago sempre as ideias que vejo nos textos que leio para o ambiente escolar. Neste poema consigo ver uma orientação valiosa para a educação e a aprendizagem. Ricardo Reis exorta-nos a sermos inteiros, a não excluirmos ou exagerarmos, mas a colocarmos o máximo de nós mesmos em tudo o que fazemos, mesmo nas menores tarefas. Este ensinamento ressoa profundamente no contexto escolar.

A escola, como ambiente de humanização, deve ser o espaço onde cada estudante encontra a oportunidade de ser inteiro. Cada projeto pedagógico, cada aula, deve refletir a importância de pôr o melhor de si no que se faz, pois é na singularidade de cada ato que reside o brilho da aprendizagem verdadeira. A metáfora da lua, que, mesmo alta, reflete-se inteira em cada lago, inspira a ideia de que, independentemente das circunstâncias, a essência plena de cada indivíduo pode iluminar o ambiente ao seu redor.

Para educadores e gestores, este poema é um convite à reflexão sobre o papel da escola: um lugar que não exige perfeição, mas autenticidade, plenitude e um compromisso em promover o melhor em cada estudante e em cada momento educativo.