Bullying

sábado, 8 de março de 2025

Homenagem às Mulheres Professoras

08 de Março de 2025 - Dia Internacional da Mulher

Mulher, fonte inesgotável de vida. Professora, geradora de saberes. Duas faces de uma mesma essência, inseparáveis na missão de aprimorar o mundo.

A educação tem um corpo feminino, moldado pela coragem, pela dedicação e pela resiliência. Em cada sala de aula, a mulher-professora escreve histórias de superação, acolhe sonhos, forma cidadãos. Seu trabalho não se limita ao ensinar; ela também nutre, inspira e ilumina caminhos.

Ser mulher já é um ato de resistência. Ser professora é multiplicar essa força, é enfrentar desafios diários, é lutar por reconhecimento. Mas nenhuma opressão é capaz de apagar o brilho de quem carrega no olhar a esperança do amanhã.

Neste 8 de março, nossa homenagem vai para todas as mulheres-professoras das Redes de Ensino de Carlos Chagas. Vocês são as verdadeiras arquitetas do futuro, as mães do conhecimento, as guias da humanidade.

Parabéns, mulher! Parabéns, professora! Vocês são a essência da educação, o coração que pulsa pela transformação da sociedade!

Deodato Gomes Costa

@professordeodatogomes

quarta-feira, 5 de março de 2025

REFLEXÃO: 🔻 Coisas pequenas tornam-se grandes quando feitas com amor 💙✨

 

🔻 Coisas pequenas tornam-se grandes quando feitas com amor 💙✨

Na rotina de um gestor escolar, há inúmeras pequenas ações que, quando feitas com amor e dedicação, transformam-se em grandes conquistas para toda a comunidade escolar. O acolhimento é uma dessas ações. Um bom dia sincero, um olhar atencioso, a escuta verdadeira diante das dificuldades da equipe – gestos simples que criam um ambiente seguro e inspirador.

A escola não é apenas um espaço de aprendizagem acadêmica, mas também de crescimento humano. Os profissionais que nela atuam carregam desafios pessoais, ansiedades e sonhos. Quando um gestor exerce uma liderança acolhedora, fortalecendo laços de confiança e valorização, ele não apenas motiva sua equipe, mas possibilita que cada profissional entregue o seu melhor.

Professores que se sentem ouvidos e apoiados refletem esse sentimento na sala de aula, criando um ciclo virtuoso de bem-estar e aprendizado. Um gestor que entende que o sucesso da escola passa pelo equilíbrio emocional de sua equipe constrói não apenas uma instituição eficiente, mas um verdadeiro lar educacional.

Porque na educação, como na vida, pequenos gestos de amor tornam-se imensos quando moldam futuros e transformam vidas. ❤️📚

🔹 Caros Gestores do amanhã, qual foi aquela pequena ação de acolhimento que você realizou e percebeu que fez uma grande diferença na sua equipe escolar? 

Compartilhe aí com a gente! 💬✨📚


@professordeodatogomes

Deodato Gomes Costa

A Ecologia Integral nasce do fascínio, se orienta pelo cuidado e chega ao compromisso político!

A natureza nos fascina, nos repousa, nos dá uma sensação de paz e integração com a realidade – nossas estradas lotadas de carros indo para praia e campo nos feriados e as crianças pequenas encantadas com animaizinhos nos mostram isso claramente. O Papa Francisco, na Laudato si’, trouxe uma nova dimensão a esse fascínio: “dizer ‘criação’ é mais do que dizer natureza, porque tem a ver com um projeto do amor de Deus, onde cada criatura tem um valor e um significado […] a criação só se pode conceber como um dom que vem das mãos abertas do Pai de todos, como uma realidade iluminada pelo amor que nos chama a uma comunhão universal” (LS 76).

Muitas lideranças lutam pelo bem dos mais pobres e sofredores, mas Francisco trouxe a essas lutas uma dimensão de ternura e carinho. Não se trata apenas de defender direitos e combater a injustiça, mas de um amor cheio de ternura, que corresponde de forma muito mais ampla ao coração humano. Essa ternura, esse amor, claramente testemunhados em sua conduta, são o grande diferencial que fez da Ecologia Integral um fato novo na história da defesa do meio ambiente no mundo todo.

Por isso, na Campanha da Fraternidade de 2025, cujo tema é a Ecologia Integral, uma justa reflexão deve ter como conceitos iniciais e temas transversais o maravilhamento diante da beleza da criação e o cuidado para com a Casa Comum. O bom e o verdadeiro se manifestam, em todo o seu esplendor, na beleza – que é mais do que um sentimento estético, mas sim o sinal da profunda correspondência entre a realidade e o nosso coração. Não basta conhecer os males que nossa sociedade traz para a natureza e para si própria: para fazer o bem, temos que estar guiados pela verdade e pela beleza. Não basta uma visão moralista ou militante das práticas ambientais (algo como “temos que fazer isso para evitar uma catástrofe ambiental”). Grandes males virão do descaso com o meio ambiente, mas o “cuidado com a Casa Comum” se baseia em duas virtudes fundamentais: o respeito e a ternura – virtudes essas cada vez mais esquecidas em nossa sociedade individualista e niilista. Quem aprende a respeitar, respeita as pessoas, os demais seres vivos e até as coisas com as quais se relaciona; quem aprende a amar, demonstra ternura e cuidado com tudo que o cerca.

Reconhecer o desafio do aquecimento global

É inegável que a crise climática decorrente do aquecimento global, tema central da encíclica Laudato si’ (2015) e da exortação Laudate Deum (2023), é a grande ameaça ecológica do mundo atual. A comunidade científica acumula evidências do aquecimento global desde o século XIX. A primeira análise comparativa de dados de postos climatológicos espalhados pelo mundo, mostrando o aumento de temperatura média do planeta, foi publicado em 1938!

Porém, assim como há dias mais frios ou mais quentes na mesma estação do ano, os anos não vão se tornando mais quentes de modo uniforme. Assim como o interior de um bosque é mais fresco que a cidade adjacente, as diferentes regiões do planeta não se aquecem igualmente. Por isso, a percepção individual nem sempre capta o aquecimento global – ele só se tornava, evidente, no século XX, a partir de estudos estatísticos com dados de longa duração.

Mas o problema se tornou muito mais evidente agora. Os aumentos de temperatura se tornaram mais perceptíveis e enfrentamos um desafio antes pouco notado: os “eventos climáticos extremos” (furacões, tempestades, inundações, secas), cada vez mais frequentes e devastadores. No planeta, algumas regiões aquecem mais do que outras e, quanto maior a diferença de temperatura entre dois pontos, maior a probabilidade de um evento climático extremo acontecer – e eles estão acontecendo, como vimos no Rio Grande do Sul no ano passado e estamos vendo em São Paulo neste ano (cf. Texto-base da Campanha da Fraternidade 2025, nsº 30-45).

Mas as evidências científicas e até as mais recentes percepções de senso comum frequentemente se confundem com discursos partidários. Em nosso mundo polarizado, uma falsa e injusta fidelidade partidária pode se tornar, para qualquer um de nós, mais importante do que o amor à verdade. A Campanha da Fraternidade não pode deixar de ser um chamado a uma conversão ecológica (Idem, nº 54-62) que dialogue com todos, buscando o consenso em torno da verdade e não a afirmação da própria posição, nos ajudando a abraçar tanto a “Casa Comum” quanto os nossos irmãos que mais sofrem com as catástrofes ambientais.

Superar o paradigma tecnocrático

No quarto capítulo da Laudato si’, o Papa Francisco procura chegar às razões mais profundas da crise ambiental de nossos tempos, caracterizando o atual “paradigma tecnocrático”. Escreve: “Não podemos, porém, ignorar que a energia nuclear, a biotecnologia, a informática, o conhecimento do nosso próprio DNA e outras potencialidades que adquirimos, nos dão um poder tremendo. Ou melhor: dão, àqueles que detêm o conhecimento e sobretudo o poder econômico para o desfrutar, um domínio impressionante sobre o conjunto do gênero humano e do mundo inteiro. Nunca a humanidade teve tanto poder sobre si mesma, e nada garante que o utilizará bem, sobretudo se se considera a maneira como o está usando […] A verdade é que o homem moderno não foi educado para o reto uso do poder […] Temos um ‘superdesenvolvimento dissipador e consumista que contrasta, de modo inadmissível, com perduráveis situações de miséria desumanizadora’ (Bento XVI. Deus caritas est, DCE 22)” (LS 104-109).

Não se trata de uma crítica ao progresso ou à técnica em si, como alguns querem ver, ou um embate entre capitalismo e socialismo, como querem outros (ainda que as críticas a nosso sistema econômico sejam duras e inevitáveis). É uma crítica radical à forma como usamos o poder – seja qual for sua origem. A própria lógica que rege os sistemas econômicos e políticos leva ao desrespeito para com a “Casa Comum” e com os mais vulneráveis na sociedade. Francisco nos apresenta um grande embate entre o poder/dominação que a tudo desrespeita e degrada em sua ambição, e o amor/cuidado que acolhe e faz crescer a vida humana e toda a criação.

A educação ambiental e o compromisso político

A frase “agir localmente, pensar globalmente” é um dos grandes lemas dos movimentos ambientalistas. Reforça a necessidade das pequenas práticas de cuidado e respeito (como reciclar o lixo, evitar o desperdício, cuidar dos espaços verdes) como caminho para a melhoria da vida em todo o planeta.

Nesta Campanha da Fraternidade, somos chamados a combinar uma conduta pessoal adequada do ponto de vista ecológico com o compromisso político por uma organização da sociedade que respeite o meio ambiente. Não adianta as famílias separarem o lixo reciclável se as prefeituras não tiverem coleta seletiva e usinas de reciclagem; não basta economizar água em casa se o sistema de distribuição tem perdas consideráveis nas tubulações; o desenvolvimento industrial e econômico não deve ser negado, mas orientado para a realização do bem comum; a redução da emissão de gases do efeito estufa implica em políticas governamentais adequadas… Não há defesa da Casa Comum sem compromisso político.

A Ecologia Integral implica em uma espiritualidade cheia de fascínio e cuidado para com a Criação que recebemos de Deus, em práticas ambientais pessoais e comunitárias e em um compromisso político pelo bem de todos e de nossa Casa Comum.

FONTE: O São Paulo


terça-feira, 4 de março de 2025

É uma jornada para a Essência o caminho do Envelhecer! Você concorda?

"Envelhecer é ir se retirando progressivamente do mundo das aparências."

Fleusa me apresentou esta frase em seu celular numa pequena reunião de amigos e achei que ela traz uma reflexão profunda sobre o processo de envelhecimento para todos nós. Vejo que com o passar dos anos, muitas das preocupações superficiais que antes ocupavam nossas mentes vão perdendo importância. A vaidade excessiva, a busca incessante por aceitação e a necessidade de provar algo para os outros começam a dar lugar a uma valorização maior do essencial. À medida que o tempo passa, é natural nos conectarmos, muitas vezes sem perceber, com situações e experiências mais plenas e significativas.

Envelhecer, nesse sentido, não é apenas um processo físico, mas um amadurecimento emocional e espiritual. Aos poucos, aprendemos que o que realmente importa não está na aparência, mas na essência das coisas e das relações humanas entre a gente. A felicidade passa a ser encontrada na simplicidade, na autenticidade e na profundidade dos vínculos que construímos.

É um movimento de volta para dentro, onde nos conectamos com quem realmente somos, sem máscaras ou ilusões. Retirar-se do mundo das aparências significa também aceitar-se, acolher a própria história e viver com mais leveza, buscando sentido naquilo que realmente nos faz bem. Afinal, a beleza da vida está na verdade e não na ilusão.

Com o passar dos anos, quais valores ou percepções sobre a vida você sente que se tornaram mais importantes para

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Deodato Gomes Costa

segunda-feira, 3 de março de 2025

Oscar e Educação: "Ainda Estou Aqui" e a importância da Cultura na Escola!

"Ainda Estou Aqui" no Oscar: um marco para o Cinema Brasileiro e um Convite à Educação

Que orgulho para o Brasil! Que orgulho para todos nós que acreditamos no poder da arte e da cultura como agentes de transformação! O cinema brasileiro viveu uma noite histórica neste domingo, quando o longa "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional. Pela primeira vez, o Brasil ergueu a cobiçada estatueta dourada nesta categoria, mostrando ao mundo a força da nossa narrativa e a relevância da nossa história.

Mais do que um reconhecimento da sétima arte, essa vitória tem um significado profundo para a educação. A escola precisa incorporar o movimento que a arte faz, compreendendo que cultura e educação caminham juntas. "Ainda Estou Aqui" deve ser assistido por todos os profissionais da educação, não apenas como espectadores, mas com um olhar investigativo, que nos ajude a refletir sobre nossa história, nossa identidade e os desafios que enfrentamos enquanto sociedade.

O discurso emocionado de Walter Salles ao dedicar o prêmio a Eunice Paiva, mulher que resistiu bravamente após enfrentar uma perda irreparável durante o regime autoritário no Brasil, nos lembra da importância de manter viva a memória histórica do nosso país. As atuações brilhantes de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro reforçam o talento brasileiro e nos convidam a valorizar a arte nacional.

Ao superar grandes favoritos, como "Emilia Pérez", da França, o filme de Salles rompe com o tradicional predomínio europeu na premiação. Historicamente, a categoria de Melhor Filme Internacional tem sido dominada por produções europeias, com 60 das 77 estatuetas concedidas a esse continente. Essa conquista simboliza uma mudança, ampliando a visibilidade das produções latino-americanas.

Apesar de Fernanda Torres não ter levado a estatueta de Melhor Atriz, sua atuação marcou a história do cinema nacional e fortalece a presença brasileira no cenário internacional. O impacto de "Ainda Estou Aqui" já é gigantesco: o filme segue em exibição e ultrapassou 5 milhões de espectadores, despertando um novo interesse pelo cinema nacional.

A história foi escrita, mas a sua continuidade depende de nós. Que essa vitória inspire escolas e educadores a incentivarem a arte como parte essencial do aprendizado. O cinema não é apenas entretenimento, é uma ferramenta poderosa de conhecimento e reflexão. A educação deve abraçar essa conquista e levar essa história para dentro das salas de aula.

domingo, 2 de março de 2025

Estátuas ou Estrelas na “Calçada da Educação: o oscar de melhor educador é você professor!

"O Oscar de melhor educador é você, professor." Essa frase ecoa como um holofote sobre a árdua e gloriosa jornada de quem se dedica a ensinar. Assim como um ator se entrega de corpo e alma a um papel, o professor mergulha na missão de moldar futuros.

A sala de aula é o palco onde cada lição é um ato de amor e cada aluno, um personagem em construção. As horas de planejamento, as noites de estudo e a paixão pelo conhecimento são os ensaios que precedem o grande espetáculo da educação.

O reconhecimento? Ah, esse não vem em forma de estatueta dourada. É o brilho nos olhos de um aluno que compreende, o sorriso de um pai que agradece, o eco de um "obrigado, professor" que ressoa na alma. Mas e se os educadores também tivessem seu nome eternizado como as estrelas do cinema? Assim como atores são imortalizados na Calçada da Fama de Hollywood, os professores poderiam ter seus nomes gravados na Calçada da Educação, um espaço simbólico na escola ou na cidade para homenagear aqueles que marcaram gerações com seu saber e dedicação.

O verdadeiro prêmio do professor não é apenas uma homenagem, mas o legado de transformação, a marca indelével deixada em cada vida tocada. Cada educador é um protagonista, um mestre na arte de inspirar, um vencedor que celebra o sucesso de seus alunos. Que cada professor sinta o calor dos aplausos, a emoção de um Oscar que transcende o material: o Oscar de ser um eterno transformador de vidas. 🎭📚✨

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Deodato Gomes Costa

sábado, 1 de março de 2025

Cooperação e Futuro: mais Investimento na Educação Técnica Agrícola em Carlos Chagas!

         São 26 deslocamento casa-escola, já com nova data de chegada na EFASA dia 17 de março. Sempre com o Motorista Gilberto conduzindo o escolar.

Cooperação e Futuro: O Investimento na Educação Técnica Agrícola em Carlos Chagas

Termo de Cooperação marca avanço significativo para a educação profissional em Carlos Chagas. O Prefeito Nanayoski assinou o Termo de Cooperação com a Escola Família Agrícola de Serra dos Aimorés (EFASA), reafirmando o compromisso da gestão com a formação técnica dos jovens do município.

Atualmente, 34 estudantes de Carlos Chagas cursam o Ensino Médio Técnico em Agricultura na EFASA, distribuídos entre o 1º, 2º e 3º anos. O curso não apenas capacita tecnicamente, mas também fortalece os vínculos dos alunos com o meio rural, setor vital para a economia local.

Pelo acordo, a Prefeitura garantirá, ao longo de 2025, o repasse de R$31.440,12 em gêneros alimentícios, divididos em três parcelas, garantindo suporte nutricional aos estudantes durante sua permanência na escola. Além disso, a Secretaria de Educação seguirá responsável pelo transporte dos alunos nos períodos de alternância casa-escola, totalizando 26 deslocamentos, incluindo reuniões de pais e a tradicional Festa do Campo.

Para o atual Diretor da EFASA, Sr. Raul da Cunha, a parceria reforça a visão de futuro da administração municipal do Prefeito Nanayoski que disse o seguinte:
"Apresento nossa imensa gratidão com o comprometimento dessa gestão com a continuidade da formação educacional e profissional de jovens carlos-chaguenses.”

Com ações concretas e investimentos estratégicos, Carlos Chagas avança na formação de profissionais capacitados para fortalecer o agronegócio e transformar a realidade do município.

@professordeodatogomes

Deodato Gomes Costa

Bloquinhos da Aymar, Maria Ribeiro e Arminda Lopes fazem a alegria no CARNALEGRIA e enchem as ruas de Cores e Festa! 🎭🎶

"Com um sorriso contagiante, a professora Celinha e sua aluna celebram este momento especial! 📸✨ Clique na imagem e confira o álbum completo! 🎉"

Escolas de Carlos Chagas celebram o Carnaval com história, cultura e muita alegria

Sempre digo que as escolas são as grandes guardiãs das tradições. E foi exatamente isso que se viu no dia 28 de fevereiro de 2025, quando nossas escolas municipais abriram suas portas para celebrar o Carnaval na Escola.

Carlos Chagas, embora tenha tido carnavais memoráveis no passado, nunca cultivou uma tradição carnavalesca como os grandes centros urbanos do Brasil. Mas é nas salas de aula que o carnaval ganha um significado especial. Os professores, sempre atentos ao papel educativo das festividades, conduziram atividades pedagógicas para ensinar às crianças e jovens sobre essa manifestação cultural tão rica.

Cada escola viveu o Carnaval à sua maneira. Algumas desenvolveram projetos em sala de aula, trazendo histórias, músicas e cores para ilustrar a grandiosidade da festa. Outras promoveram seus próprios bloquinhos internos, oportunizando aos pequenos o contato direto com confetes, marchinhas e fantasias. Mas o grande destaque foi a participação das Escolas Aymar, Manoel Esteves e Professora Arminda Lopes no CARNALEGRIA, evento promovido pela Secretaria de Cultura, que levou nossos alunos às ruas para sentir o Carnaval pulsar no coração da cidade.

A Escola Manoel Esteves brilhou ao encerrar o mini projeto "Carnaval dos Valores", onde os alunos aprenderam que a folia vai além da festa: é também respeito, amizade e união. Com blocos temáticos como Amor, Esperança e Respeito, eles exploraram a história do carnaval através da arte, música e conhecimento, tornando a brincadeira ainda mais significativa e enriquecedora. 🎭🎶✨

O Carnaval na escola é mais do que folia. É história, cultura e aprendizado. Parabéns às escolas por manter viva essa tradição brasileira! 🎭🎶🎊

@professordeodatogomes

Deodato Gomes Costa

REFLEXÃO!...

"A bênção do Senhor enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto." (Pv 10.22)

A escola é um espaço de construção de conhecimento, mas também de formação humana e social. Quando compreendemos que a bênção do Senhor enriquece e não traz desgosto, refletimos sobre o impacto positivo de um ambiente escolar fundamentado em valores como respeito, dedicação e amor ao próximo.

Os professores, ao dedicarem suas vidas à educação, semeiam conhecimento e virtudes, e essa missão, quando conduzida com fé e propósito, gera frutos que transcendem o ensino formal. Os alunos, ao se comprometerem com os estudos, encontram nessa bênção a chave para um futuro promissor, onde o aprendizado se torna um instrumento de transformação.

Os gestores educacionais, ao trabalharem com compromisso e ética, constroem políticas que garantem uma educação de qualidade, promovendo um espaço onde todos se sintam acolhidos e motivados. Os pais, ao incentivarem e acompanharem a jornada dos filhos, tornam-se parceiros fundamentais no sucesso educacional.

Que a bênção do Senhor esteja presente em cada sala de aula, enriquecendo não apenas com conhecimento, mas com esperança, coragem e alegria, para que cada conquista educacional seja motivo de crescimento e não de desânimo. 📖✨

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

POR QUE AS PESSOAS INTELIGENTES ACREDITAM EM MENTIRAS?

Lendo este artigo na Folha de S. Paulo, achei super pertinente compartilhar sua mensagem com nossos leitores aqui no blog. Vale a reflexão!    Deodato

Sócrates já dizia o óbvio: "Você não sabe o que não sabe". Esse pensamento nunca fez tanto sentido quanto na sociedade moderna. O maior perigo não está em não saber, mas em não saber que não se sabe. O pensamento socrático nos ensina que reconhecer a própria ignorância é o primeiro passo para se alcançar a verdade e a sabedoria.

No entanto, o reconhecimento da própria ignorância é, paradoxalmente, uma habilidade que as pessoas que se consideram esclarecidas geralmente não têm.

Vivemos bombardeados de informações por todos os lados, o que não significa que elas nos aproximam da verdade ou aumentam a nossa compreensão da realidade. A armadilha está em acreditar que a mera abundância de informações nos deixará suficientemente bem-informados. Como diz Yuval Harari, a informação nada mais é senão uma tentativa de perceber realidade, mas não é a realidade em si. Sem o exercício do pensamento crítico, ela se transforma facilmente em desinformação.

O pior ignorante é aquele que sabe apenas a metade da história. Conhecimento funciona como geleia: quanto menos se sabe mais se tenta espalhar.

Existem lacunas no nosso conhecimento que não estamos dispostos a confrontar. É mais fácil reforçar as crenças que confirmam o nosso universo familiar do que lidar com verdades que podem ser dolorosas e desafiadoras. É esse o maior problema: as mentiras podem ser mais confortáveis do que a verdade.

Transformar dados em conhecimento, requer uma dose de humildade intelectual, pois a construção humana é incapaz de capturar a totalidade da realidade. Tão abundantes quanto as informações, são as pessoas que não têm humildade intelectual, que têm uma confiança desproporcional – e muitas vezes ilógica– em suas próprias convicções. Não por coincidência, são as que mais compartilham conteúdos emitindo (replicando) opiniões sobre tudo, sem ter absorvido e refletido minimamente sobre a verdade dos fatos.

O fluxo insistente de informações tem o mesmo efeito da falta de informações: a desinformação. Ele é usado como um instrumento de controle e polarização. Histórias são editadas, inimigos são fabricados, medidas extremas são justificadas. Os livros de história nos mostram o quanto isso é perigoso.

Não nos enganemos que é um fenômeno exclusivo dos regimes totalitários. A desinformação representa risco grave para democracias modernas e sociedades abertas, que parecem caminhar para a ruína.

Distorções são o prato cheio para confundir o debate público e tornar indistintas medidas repressivas de atos de resistência legítimos. Situações antes consideradas inaceitáveis, foram normalizadas: a legitimação do terrorismo como uma forma possível de se negociar; o negacionismo da ciência; a relativização de direitos fundamentais; a negação de mudanças climáticas – o que tem retardado ações urgentes para se combater a crise ambiental.

A desinformação já fez os seus estragos mais perigosos: minou princípios éticos e morais, corroeu a confiança nas instituições e intensificou a polarização e o ódio.

Estamos condenados, então, a repetir mentiras até que elas se tornem verdades em nossas mentes?

Talvez, o maior problema não seja a mentira, ou a estupidez – ambas condições inevitáveis que nem os mais inteligentes escapam–, mas a aversão à sensatez e o desprezo pela verdade.

FONTE: Folha de São Paulo

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Oração para iniciar a Semana Escolar (24 a 28 de fevereiro)


"Pai, cuida de mim, abre meus caminhos, abençoa minhas escolhas e livra-me de todo mal nesta nova semana. Amém! 💓"


Oração para iniciar a Semana Escolar (24 a 28 de fevereiro)

Senhor Deus de infinita bondade,

Ao iniciarmos esta nova semana, que antecede o feriado de Carnaval, nos colocamos em Tua presença, pedindo força, sabedoria e serenidade para cada educador, aluno e servidor da escola. Que este tempo de aprendizado seja um solo fértil onde cresçam os frutos do conhecimento, do respeito e da dedicação.

Derrama sobre nós a Tua luz, para que em cada sala de aula, em cada gesto de ensino e aprendizado, sintamos Tua presença orientando nossos passos. Concede aos professores paciência e entusiasmo, aos estudantes sede de aprender e aos gestores discernimento para conduzir a educação com compromisso e amor.

Pedimos, de modo especial, pelo Curso do SENAR que se realizará nesta semana. Que tudo ocorra com êxito, que os conhecimentos transmitidos sejam valiosos e que todos os participantes saiam renovados e capacitados para novos desafios.

Livra-nos do desânimo e da distração. Protege-nos de todo mal e fortalece em nós o desejo de crescer, de construir e de transformar o mundo através da educação.

Por Cristo, nosso Mestre e Senhor. Amém! 🙏📖✨

O Livro como presente: um gesto que forma Leitores!

 

O Livro Como Presente: Um Gesto Que Forma Leitores

Sempre defendi o livro como um presente valioso para as crianças, adolescentes e jovens. Na tirinha da Escola de Passarinhos, vemos um diálogo simples, mas profundamente revelador: enquanto brinquedos são abundantes nos aniversários, os livros, muitas vezes, são esquecidos. E depois, nos questionamos sobre o motivo pelo qual as crianças leem tão pouco.

Vivemos em um mundo dominado pelas telas, onde a leitura disputa espaço com vídeos, jogos e redes sociais. Construir um leitor eficiente, que compreenda e interprete o mundo de forma crítica, exige um esforço conjunto da família e da escola. Quando pais, tios e padrinhos escolhem um livro para presentear, não estão apenas oferecendo uma história, mas fortalecendo um hábito essencial para a vida.

Na escola, trabalhamos incansavelmente para formar leitores. Incentivamos cantinhos de leitura, projetos de incentivo à literatura e rodas de conversa sobre livros. Mas esse trabalho se torna ainda mais potente quando encontra eco dentro de casa. Um presente literário reforça a mensagem de que ler não é apenas uma obrigação escolar, mas um prazer, uma viagem infinita por mundos e ideias.

Que possamos, sempre, lembrar do poder transformador de um livro na infância. Afinal, um leitor bem formado será sempre um cidadão mais preparado para os desafios do mundo. 

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Deodato Gomes Costa

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Jovens Empreendedores Inauguram: DOM DE DEUS, Clínica de Fisioterapia e Pilates em Carlos Chagas!

Clique na imagem para ver o álbum completo da inauguração.

Dom de Deus: Nova Clínica de Fisioterapia e Pilates chega a Carlos Chagas para cuidar da comunidade!

Neste sábado, 22 de fevereiro de 2025, Carlos Chagas testemunhou um momento de grande celebração: a inauguração da clínica -Dom de Deus Fisioterapia e Pilates. Um espaço que nasce com a missão de promover saúde, bem-estar e qualidade de vida, unindo ciência e empatia no cuidado com o outro.

Foi uma honra estar presente neste evento carregado de emoção e significado. A família Ribeiro, com visão e coragem, investiu na Educação de seus jovens, e hoje vê o fruto desse esforço: Cristina, Bruno e Rose, três fisioterapeutas comprometidos com a saúde e o bem-estar da comunidade. Uma conquista que enche de orgulho sua mãe, Christiane, e sua avó, Marina, sempre presentes e incentivando cada passo desta jornada cheia de lutas mas sempre movida pelos talentos desses jovens.

A emoção tomou conta do ambiente quando os avós paternos, D. Lurdes e Sr. Domingos, não contiveram as lágrimas ao ver o sonho das netas se concretizar. O jovem empreendedor Bruno, em um momento marcante, homenageou seus pais e reforçou seu compromisso com o cuidado aos idosos, garantindo que jamais serão esquecidos ou abandonados.

A inauguração contou com a presença de familiares, amigos e a grande matriarca da família, D. Arminda Ribeiro, além de amigos vindos da vizinha cidade de Nanuque. Em um instante de profunda gratidão, entoaram-se belas canções gospel e foi realizado um forte momento de oração, trazendo ainda mais significado a este novo começo.

Conhecendo de perto o esforço e a dedicação dessa família, posso afirmar que esta clínica simboliza o triunfo da perseverança. Durante meus mais de 20 anos como gestor da Escola João Beraldo, acompanhei o florescer dessas jovens, suas lutas e conquistas. Agora, vejo-as transformando a realidade de nossa cidade, oferecendo um serviço essencial para a saúde da população.

A -Dom de Deus Fisioterapia e Pilates- já está de portas abertas, pronta para acolher a todos com um atendimento humanizado e de excelência. Convido você a conhecer este espaço que nasce para cuidar, aliviar dores e proporcionar muito bem estar para você. Pois, como diz a passagem bíblica escolhida para esta celebração: "Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!" Romanos 11:36

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Deodato Gomes Costa

domingo, 16 de fevereiro de 2025

REFLEXÃO!...

"Somos totalmente substituíveis no que fazemos, mas não no que somos."
— Erica Alves Beni

A frase destaca uma verdade essencial para o ambiente escolar: o valor de cada indivíduo vai além de suas funções. No dia a dia da escola, professores, gestores e alunos desempenham papéis fundamentais no funcionamento da instituição, mas sua identidade, história e essência são insubstituíveis.

Professores podem ser substituídos por outros na sala de aula, mas a marca que deixam nos alunos – através de seu carinho, dedicação e inspiração – é única. Um docente não é apenas um transmissor de conhecimento, mas um formador de caráter e valores. Cada aluno, por sua vez, também carrega uma história e um potencial irrepetível. O mesmo conteúdo pode ser ensinado por diferentes professores, mas o vínculo criado com os estudantes, a forma de acolhê-los e motivá-los, é exclusivo de cada educador.

No contexto da gestão escolar, essa reflexão reforça a importância de humanizar as relações. A escola não deve ser vista apenas como um espaço de ensino, mas como um ambiente de construção de identidade e pertencimento. Que possamos sempre valorizar o ser humano por sua essência, reconhecendo sua singularidade e impacto no coletivo.

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Deodato Gomes Costa


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Prefeitura de Carlos Chagas nomeia novos diretores e vice-diretores para escolas municipais.


Prefeitura de Carlos Chagas nomeia novos diretores e vice-diretores para escolas municipais.

A Prefeitura Municipal de Carlos Chagas, em Minas Gerais, anunciou a nomeação de novos diretores e vice-diretores para diversas escolas da rede municipal de ensino. As nomeações foram oficializadas por meio de portarias publicadas em 7 de fevereiro de 2025, assinadas pelo prefeito José Amadeu Nanayoski Tavares.

A iniciativa faz parte das ações da gestão municipal para fortalecer a administração escolar e garantir uma liderança qualificada, alinhada aos princípios da gestão democrática e participativa, como preconizado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pelo Plano Nacional de Educação (PNE). A seleção dos gestores considerou critérios de mérito e desempenho.

Novos gestores escolares

Entre os profissionais nomeados, destacam-se:

🔹 Sara dos Santos Cabral Medrado Pinto – Vice-diretora da Escola Municipal Professora Arminda Lopes Ribeiro;
🔹 Verônica Rodrigues Pereira – Diretora Escolar II da Escola Municipal Maria Ribeiro Tavares;
🔹 Eliete Almeida Carvalho – Vice-diretora da Escola Municipal Maria Ribeiro Tavares;
🔹 Istênia Bredoff Figueiredo – Diretora Escolar II da Escola Municipal Aymar Westin Nobre;
🔹 Terezinha Almeida Moura – Vice-diretora da Escola Municipal Aymar Westin Nobre;
🔹 Guilherme Ciríaco de Cristo – Diretor Escolar I da Escola Municipal Brazilino Rodrigues de Souza;
🔹 Zaida Maria Pinheiro Kretli Lopes – Coordenadora Escolar da Escola Municipal São José e da Escola Municipal Sítio do Pica Pau Amarelo;
🔹 Leudiana Rodrigues dos Santos – Coordenadora Escolar da Escola Municipal Nelson Lisboa de Matos;
🔹 Jardson Ferreira dos Santos – Coordenador Escolar da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves;
🔹 Edson Souza Santos – Coordenador Escolar da Escola Municipal do Povoado de Francisco Sá;
🔹 Ednalva Kretli – Vice-diretora da Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni;
🔹 Vinicius Silva Soares – Vice-diretor da Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni;
🔹 Leonardo Menezes Machado – Diretor Escolar II da Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni;
🔹 Renato Aguilar da Silva – Diretor Escolar II da Escola Municipal Professora Arminda Lopes Ribeiro.

A importância da liderança escolar

A nomeação desses profissionais reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade da educação e a gestão eficiente das escolas. Como destacado por estudos educacionais, a liderança escolar eficaz desempenha um papel fundamental na construção de ambientes de ensino que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Segundo Heloísa Lück (2011), um gestor escolar bem preparado deve ser um mobilizador da comunidade educativa, promovendo a participação ativa de professores, alunos e famílias no processo pedagógico.

Além disso, a gestão democrática e participativa permite que a escola seja um espaço de tomada de decisões coletivas, promovendo maior envolvimento da comunidade e garantindo uma educação mais alinhada às necessidades locais.

Expectativas para a nova gestão

Com os novos gestores empossados, a expectativa é que as escolas municipais avancem em projetos voltados para a melhoria da aprendizagem, fortalecimento da inclusão, aprimoramento da infraestrutura e valorização dos profissionais da educação.

A comunidade escolar de Carlos Chagas recebe com entusiasmo os novos diretores, vice-diretores e coordenadores, desejando-lhes sucesso na missão de garantir uma educação pública de qualidade, democrática e acessível a todos. 📚✨

Acesse aqui a portaria de todos os nomeados:

https://drive.google.com/file/d/1EUZ28e9ZRq5uldI2ui8tdZNNTy72_9T1/view?usp=sharing

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

🚌 COMUNICADO IMPORTANTE SOBRE OS HORÁRIOS DOS ÔNIBUS 🚍

🚌 COMUNICADO IMPORTANTE SOBRE OS HORÁRIOS DOS ÔNIBUS 🚍

Prezados moradores de Carlos Chagas e região,

Sabemos o quanto a organização dos horários de transporte é essencial para o dia a dia de todos. Pensando nisso, disponibilizamos abaixo os horários atualizados dos ônibus para diferentes destinos. Fiquem atentos e planejem suas viagens com tranquilidade!

📌 Carlos Chagas – Nanuque
🕒 Segunda a sábado: 04:00 | 06:30 | 08:25 | 10:00 | 13:50 | 15:55 | 17:45 | 21:10
🕒 Domingos e feriados: 04:00 | 10:00 | 17:45 | 21:10

📌 Carlos Chagas – Teófilo Otoni
🕒 Segunda a sábado: 04:30 | 06:25 | 09:25 | 11:00 | 11:50 | 14:00 | 16:55
🕒 Domingos e feriados: 04:30 | 06:25 | 09:25 | 14:00 | 16:55

📌 Carlos Chagas – Governador Valadares (Diário)
🕒 04:00 | 06:25 | 14:00 | 16:55

📌 Carlos Chagas – Nova Viçosa
🕒 Segunda a sexta: 13:50 | 17:45
🕒 Sábado: 10:00 | 13:50 | 17:45
🕒 Domingos e feriados: 17:45

📌 Carlos Chagas – Ilhéus (Diário)
🕒 04:00

📌 Carlos Chagas – Vila Pereira
🕒 Segunda a sábado: 14:00

Se organizem de acordo com os horários para evitar imprevistos. Compartilhem essa informação com quem precisa e tenham uma ótima viagem! ✨🚌💙

domingo, 9 de fevereiro de 2025

1ª Reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO!

Membros do Conselho Municipal da Educação

Conselho Municipal de Educação de Carlos Chagas valida processo avaliativo para gestores escolares. Reunião debateu mérito e desempenho dos candidatos a cargos de direção, coordenação e vice-direção, conforme a Lei nº 14.113/2020 e as condicionalidades do FUNDEB. 

Critérios técnicos e pedagógicos foram utilizados na avaliação, garantindo transparência e participação popular. A nova Diretoria do Conselho, eleita para o biênio 2025-2027, é composta por Nancy de Carvalho Jacobina de Andrade (Presidente), Samuel Ribeiro de Souza (Vice-Presidente), Maria Paula Rodrigues de Aguilar (1ª Secretária) e Gustavo Fagundes Cheles (2º Secretário). 

Diretoria do Conselho Municipal de Educação
"Participar de um conselho é dar voz à comunidade, fortalecer a democracia e garantir que cada decisão reflita os verdadeiros anseios da sociedade."

O Conselho se reunirá toda segunda quinta-feira de cada mês deste 2025, reforçando o elo entre comunidade e gestão pública.

@professordeodatogomes

Deodato Gomes Costa

Boas-Vindas aos Novos Servidores da Educação!

Clique na imagem para visualizar todo o álbum com as fotos

Boas-Vindas aos Novos Servidores da Educação

Nas manhãs que carregam promessas, o dia 07 de fevereiro de 2025 amanheceu iluminado pela esperança e pelo compromisso. Era um dia especial, um dia de começo, de novos desafios e conquistas. Por volta das 10 horas e 30 minutos, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, nossa jornada coletiva se renovava.

A acolhida foi um ato de respeito e reconhecimento. Junto a mim, Deodato, estavam Fernanda e Viviani, prontos para receber com carinho e atenção aqueles que, a partir de hoje, dedicariam seu talento e esforço à educação pública. Passo a passo, os novos servidores foram alocados em suas respectivas escolas, seguindo a ordem de classificação e escolha. Um processo que, mais do que burocrático, era a concretização de sonhos cultivados com estudo, dedicação e persistência.

Ao todo, 35 profissionais tomaram exercício. Professores, Supervisores, Merendeiras, um Assistente Social, uma Nutricionista e um Psicólogo. Cada um, com sua missão singular, mas todos unidos pelo mesmo propósito: servir à educação e, por meio dela, transformar vidas. Porque educar é, antes de tudo, um ato de amor e responsabilidade.

Importante lembrar que tomar exercício não é o mesmo que tomar posse. A posse é a investidura no cargo público conquistado pelo mérito, enquanto o exercício marca o início efetivo da atuação profissional. Para estar aqui hoje, cada um precisou tomar posse antes, garantindo seu direito e sua responsabilidade para com a educação do município.

Era notável a alegria estampada nos rostos, um brilho nos olhos que revelava a ansiedade pelo novo e a vontade de fazer a diferença. Como não me emocionar ao registrar cada assinatura, cada gesto carregado de significado? A educação ganha força quando novos corações se unem a essa caminhada.

O Prefeito Nanayoski, que mais cedo esteve presente na cerimônia de posse, está de parabéns por concretizar esse ato que fortalece a qualidade da educação em nosso município. Hoje, lançamos as bases de um novo tempo, com mais profissionais comprometidos em fazer da escola um espaço de aprendizado, acolhimento e cidadania.

Aos novos servidores, o nosso mais caloroso "Bem-vindos!" Que cada um de vocês "arregace as mangas" e mergulhe com dedicação nessa missão nobre. Porque, como bem sabemos, "o sucesso não acontece por acaso. É muito trabalho, perseverança, aprendizado, estudo, sacrifício e, acima de tudo, amor em servir à sociedade, naquilo que está fazendo ou aprendendo a fazer."                                                                                 Deodato

Que esta jornada seja repleta de realizações. Agora, mãos à obra!

O que significou para você este momento?

EXTENSÕES DAS RODOVIAS NO MUNICÍPIO DE CARLOS CHAGAS-mg

A imagem apresenta a seção 4.3 do documento "Sistema Rodoviário Municipal de Carlos Chagas - MG", que detalha a extensão das rodovias no município. Após o mapeamento das vias, foram catalogados 1296,2 km de rodovias, sendo 1177,5 km de rodovias municipais.

A tabela 2 na imagem mostra a extensão de cada tipo de rodovia:

  • Federal (BR): 89,0 km
  • Estadual (MG): 29,7 km (desconsiderando o trecho de rodovia planejada)
  • Municipal (CCH): 1177,5 km (desconsiderando os trechos duplicados de vias coincidentes)
  • Total: 1296,2 km

É importante notar que a extensão das rodovias estaduais e municipais apresentada na tabela considera algumas exclusões. No caso das rodovias estaduais, o trecho planejado não foi incluído na contagem. Já para as rodovias municipais, os trechos duplicados de vias coincidentes foram desconsiderados.

FONTE: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Fundação FACEV. Sistema Rodoviário Municipal de Carlos Chagas - MG. Viçosa: UFV, 2019. Relatório técnico.   

@professordeodatogomes

Deodato Gomes Costa

MAPA RODOVIÁRIO DE CARLOS CHAGAS-MG

O mapa rodoviário de Carlos Chagas - MG apresenta a rede de rodovias do município, classificadas em diferentes categorias, com a legenda indicando a localização da sede municipal, dos distritos e outras localidades. As rodovias são diferenciadas por cores e padrões, representando as federais, estaduais e municipais, com as últimas subdivididas em radiais, longitudinais, transversais, diagonais e de ligação.

Análise detalhada:

1. Rodovias:

  • Radiais: Partem da sede do município em várias direções, conectando-a aos distritos. No mapa, são representadas em azul e seguem a numeração de 005 a 095 no sentido horário, com a sede como ponto de origem.
  • Longitudinais: Estendem-se na direção Norte-Sul, numeradas de 100 a 199, com a sede em 150. No mapa, são representadas em vermelho.
  • Transversais: Cortam o município na direção Leste-Oeste, numeradas de 200 a 299, com a sede em 250. No mapa, são representadas em verde.
  • Diagonais: Seguem as direções Nordeste-Sudoeste e Noroeste-Sudeste, numeradas de 300 a 399. As pares (Noroeste-Sudeste) são representadas em amarelo e as ímpares (Nordeste-Sudoeste) em laranja.
  • De ligação: Conectam as demais categorias de rodovias, numeradas de 400 a 499, representadas em roxo no mapa.

2. Localidades:

  • Sede: Representada por um círculo com um ponto central, indica o centro administrativo do município.
  • Distritos: Representados por um círculo, são subdivisões administrativas do município.
  • Localidades: Representadas por um pequeno círculo, indicam povoados e vilas dentro do município.
  • Hidrelétrica: Representada por um triângulo com a letra "A" no interior, indica a presença de uma usina hidrelétrica na área.

3. Demais informações:

  • Limites: As linhas pretas delimitam o município de Carlos Chagas e seus vizinhos, além dos estados da Bahia e Espírito Santo.
  • Hidrografia: As linhas azuis representam os rios e cursos d'água do município.
  • Sistema de Projeção: O mapa utiliza o Sistema de Projeção UTM, fuso 24 sul, e o Datum SIRGAS 2000, que são padrões para mapas no Brasil.
  • Escala: A escala do mapa é de 1:100.000, o que significa que cada centímetro no mapa corresponde a 1 quilômetro na realidade.

Observações:

  • A legenda do mapa é essencial para a sua correta interpretação, fornecendo informações sobre os símbolos e cores utilizados.
  • O mapa rodoviário é uma ferramenta importante para o planejamento de rotas e para a gestão da infraestrutura viária do município.
  • A classificação das rodovias em diferentes categorias facilita a organização e a administração da rede viária.

Em suma, o mapa rodoviário de Carlos Chagas - MG fornece uma visão abrangente da rede viária do município, permitindo a fácil identificação das diferentes categorias de rodovias e das principais localidades.

Referência:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Fundação FACEV. Sistema Rodoviário Municipal de Carlos Chagas - MG. Viçosa: UFV, 2019. Relatório técnico.


@professordeodatogomes

Deodato Gomes Costa