Bullying

sábado, 10 de maio de 2025

IEF promove palestra sobre Educação Ambiental e gestão do lixo na Câmara Municipal de Carlos Chagas

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IEF promove palestra sobre Educação Ambiental e gestão do lixo na Câmara Municipal de Carlos Chagas

🌱 Evento reuniu educadores e lideranças para discutir práticas sustentáveis nas escolas e na cidade

Na manhã do dia 07 de maio de 2025, a Câmara Municipal de Carlos Chagas foi palco de uma enriquecedora palestra promovida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), com a participação da bióloga Dra. Beatriz de Oliveira Costa. O encontro contou com a presença de 36 profissionais, entre diretores, especialistas, professores e representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da ASCATA – associação responsável pela coleta seletiva no município.

Durante a apresentação, a Dra. Beatriz detalhou o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Biodiversidade (NUBio) da URFBio Nordeste, com sede em Teófilo Otoni. Entre os temas abordados estiveram:

  • Educação Ambiental

  • Fomento Ambiental

  • Assistência Técnica

  • Proteção da Fauna

  • Projeto "Viveiro na Escola"

  • Plano Municipal de Conservação da Mata Atlântica (PMMA)

  • Doação de mudas nativas e frutíferas

  • Visitas guiadas ao viveiro do IEF em Teófilo Otoni

  • Cadastro Ambiental Rural (CAR)

🌍 A bióloga enfatizou que a reciclagem está diretamente ligada à saúde pública, e destacou que o lixo deve ser visto como uma oportunidade: "Lixo é dinheiro", afirmou. Ela também compartilhou hábitos pessoais e inspiradores, como o de sempre jogar sementes durante viagens, reafirmando que “semente não vai para o lixo”.

Outros pontos relevantes discutidos foram:

  • A importância das escolas construírem seus próprios viveiros de mudas 🌳;

  • A proposta de cada escola “adotar uma praça” para arborização urbana 🌼;

  • A criação de um grupo de WhatsApp fechado, com os participantes da palestra, para o compartilhamento de sugestões e práticas pedagógicas ambientais nas escolas;

  • O desafio da não coleta de vidro no município, devido à ausência de equipamento adequado para trituração na ASCATA.

A palestra foi marcada por momentos de reflexão, como o alerta sobre o desperdício de água. A Dra. Beatriz ilustrou que, com apenas um copo d'água é possível escovar os dentes, reforçando a necessidade de mudança de hábitos simples no cotidiano.

🌿 A iniciativa reforça o compromisso das instituições com a preservação ambiental e com a formação de uma consciência ecológica nas novas gerações. Ao final, ficou o convite: plantar, reaproveitar, cuidar — e principalmente, educar para transformar.

terça-feira, 6 de maio de 2025

REUNIÃO DA COMISSÃO DO SUCEM!

📣 CONVOCAÇÃO IMPORTANTE: Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula – 2025/2026.

Atenção, membros indicados para compor a Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula 2025/2026 de Carlos Chagas:

Em conformidade com o que estabelece o Ofício Circular SEE/SRE TOTONI/DIVAE nº 1/2025 e a Resolução SEE nº 5.058, de 09 de setembro de 2024, a Secretaria Municipal de Educação convoca, com urgência e grande responsabilidade, todos os integrantes nomeados para essa importante Comissão a comparecerem à reunião oficial de constituição.

🗓 Data: 08 de maio de 2025 (quinta-feira)
Horário: 9h da manhã
📍 Local: Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas

Pauta da reunião:

  • Constituição formal da Comissão, com lavratura da ATA;

  • Verificação e conferência dos formulários de dados dos membros;

  • Referendo dos dois representantes responsáveis pela inserção do zoneamento escolar (um da rede municipal e um da estadual);

  • Orientações cruciais sobre os próximos passos do processo de Cadastro Escolar e Matrícula via SUCEM, para o ano letivo de 2026.

⚠️ Sua presença é indispensável. O bom andamento do planejamento escolar e a garantia do direito à vaga para cada estudante da nossa cidade dependem do compromisso e da pontualidade de cada membro desta Comissão.
Cada cadeira dessa reunião representa a confiança de nossas redes escolares, nossas famílias e, sobretudo, de nossos alunos.

Amor de Mãe: Uma Celebração de Carinho, Força e Presença

🌹 Amor de Mãe: um carinho que acolhe, um amor que ensina, uma presença que marca 🌹

Neste mês tão especial, onde celebramos o amor mais puro e verdadeiro, a Prefeitura de Carlos Chagas, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, convida com todo carinho todas as mães da comunidade escolar — da rede municipal, estadual e particular — para um momento inesquecível de homenagem e gratidão.

📍 Local: Avenida Capitão João Pinto (em frente à Prefeitura)
📅 Data: 09 de maio
🕕 Horário: 18h

Na programação:

  • Feira da EcoSol (Economia Solidária)

  • Apresentações e homenagens emocionantes feitas com muito amor pelas Escolas Municipais, Estaduais e Particular

  • Um belíssimo Show Musical com Pedro Joseph

Este será um encontro para aquecer o coração, valorizar as mães que fazem parte do dia a dia das nossas escolas e reconhecer sua presença marcante na formação dos filhos e no fortalecimento da nossa comunidade.

🌷 Mãe é sinônimo de cuidado, força e amor constante. E é com esse sentimento que convidamos você, mãe, a participar desta noite especial preparada com muito carinho para você.

Venha viver essa celebração repleta de afeto, cultura e emoção.
Venha homenagear quem é exemplo de dedicação e inspiração!

Com amor,
Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo
Prefeitura de Carlos Chagas – O Futuro é Agora

sábado, 3 de maio de 2025

A APOSTA DE ANTON TCHEKHOV!


A Ilusão da Espera: 15 anos para descobrir o vazio da vida!

📖 Baseado no conto “A Aposta”, de Anton Chekhov

Introdução:

Anton Chekhov, um dos maiores contistas da literatura russa, nos presenteia com uma reflexão brutal e filosófica sobre o sentido (ou a ausência dele) da vida moderna em seu conto “A Aposta”. Nele, um jovem advogado aceita viver 15 anos isolado para provar que a reclusão não destrói a mente humana. A aposta? Dois milhões de rublos.

Mas o que começa como um desafio de orgulho e ambição termina como uma denúncia existencial: nada do que valorizamos tem permanência ou plenitude.


I. A Aposta: um conto, uma crítica

Chekhov nos apresenta dois personagens centrais: o banqueiro e o jovem advogado. Um defende a pena de morte, o outro, a prisão perpétua. Para provar seu ponto de vista, o advogado aceita viver isolado por 15 anos. A promessa? Uma fortuna. Mas o que ele encontra não é riqueza — é desilusão.


II. O saber não salva

Durante o isolamento, o advogado mergulha nos livros, nas religiões, na filosofia e nas ciências. No entanto, quanto mais lê, mais percebe que o conhecimento não preenche o vazio da existência. Ele escreve:

“O saber humano é pó e vaidade. Estudei tudo, li os sábios, mas compreendi que tudo é vaidade.”


III. A vida como prisão disfarçada

Chekhov usa a cela do advogado como metáfora da vida moderna. Quantos de nós vivemos em cárceres invisíveis? Trabalhamos anos para alcançar segurança, sucesso, títulos — apenas para descobrir, tarde demais, que tudo era ilusão. Sacrificamos saúde por riqueza, juventude por status. E, no fim, o que resta?

“A vida é uma aposta onde a perda é garantida.”


IV. A verdadeira liberdade

No final, o advogado renuncia ao prêmio e escreve uma carta que é, ao mesmo tempo, confissão e libertação. Ele percebe que o verdadeiro triunfo não está em vencer, mas em desistir de jogar o jogo da ilusão. Renunciar ao dinheiro é romper com o sistema de falsas promessas.

“Desprezo vossos bens, vossa sabedoria e vossa glória. Renuncio aos dois milhões e a tudo o que chamam de vida.”


V. Reflexão final

Chekhov não oferece consolo. Ele nos obriga a olhar para o abismo do niilismo, onde o sentido não é dado, mas inventado — e nem sempre é suficiente. É um convite para romper com a anestesia social e assumir a lucidez como única forma honesta de viver.


Referência literária: 

PATACA, Abel. 15 anos para descobrir que nada faz sentido — A Aposta de Anton Chekhov. YouTube, 2 maio 2025. Vídeo (19min20s). Disponível em: https://www.youtube.com/@abelpatacaap. Acesso em: 3 maio 2025.


Acesse o conta-clique aqui:
🧠 Pergunta para refletir:
Quantos anos da sua vida você tem apostado em algo que talvez nunca venha?

📩 Compartilhe nos comentários o que mais te tocou nessa leitura.

Colação de grau de Muriel!

Muca, a médica que nasceu do afeto e dos sonhos da família

No dia 19 de dezembro de 2025, nossa família viverá um momento de emoção e orgulho: Muriel Costa Amaral, carinhosamente chamada de Muca, colará grau em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Ipatinga – Afya. Mais do que uma conquista, será a celebração de uma caminhada feita com fé, esforço e muito amor.

Antes de vestir o jaleco branco da Medicina, Muca percorreu com excelência outro caminho: formou-se em Enfermagem, onde aprendeu a cuidar com técnica, escuta e empatia. Mas o sonho era maior — e ela não parou. Agora, em dezembro, chega ao ápice de sua formação: médica, com alma de enfermeira, coração de servidora e brilho de vocacionada.

Como tio e padrinho, é impossível conter a emoção. Vejo de longe sua luta, suas renúncias, suas noites de estudo e por isso sempre a coloquei em minhas orações. E hoje, ela é símbolo de perseverança para toda nossa família.

Parabéns, Muca! Que Deus te conduza com sabedoria, que nunca te falte humanidade, e que teu caminho seja leve como tua essência. Estamos com você, hoje e sempre!

💛👩‍⚕️

LITURGIA DE DOMINGO-03-05-2025

 Domingo, 4 de Maio de 2025

3º Domingo da Páscoa, Ano C
Leituras:
At 5,27b-32.40b-41
Sl 29(30),2.4.5-6.11.12a.13b (R. 2a)
Ap 5,11-14
Jo 21,1-19 ou mais breve 21,1-14
PRIMEIRA LEITURA

Disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 5,27b-32.40b-41


Naqueles dias,
os guardas levaram os apóstolos
e os apresentaram ao Sinédrio.
27b
O sumo sacerdote começou a interrogá-los, dizendo: 
28
"Nós tínhamos proibido expressamente
que vós ensinásseis em nome de Jesus.
Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém
com a vossa doutrina.
E ainda nos quereis tornar responsáveis
pela morte desse homem!"
29
Então Pedro e os outros apóstolos responderam:
"É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens.
30
O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus,
a quem vós matastes, pregando-o numa cruz.
31
Deus, por seu poder, o exaltou,
tornando-o Guia Supremo e Salvador,
para dar ao povo de Israel a conversão
e o perdão dos seus pecados.
32
E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo,
que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem".
40b
Então mandaram açoitar os apóstolos e
proibiram que eles falassem em nome de Jesus,
e depois os soltaram.
41
Os apóstolos saíram do Conselho, muito contentes,
por terem sido considerados dignos de injúrias,
por causa do nome de Jesus.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial
Sl 29(30),2.4.5-6.11.12a.13b (R.2a)

R. Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

2
Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, *
e não deixastes rir de mim meus inimigos!
4
Vós tirastes minha alma dos abismos *
e me salvastes, quando estava já morrendo! R.

5
Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, *
dai-lhe graças e invocai seu santo nome!
6
Pois sua ira dura apenas um momento, *
mas sua bondade permanece a vida inteira;
se à tarde vem o pranto visitar-nos, *
de manhã vem saudar-nos a alegria. R.

11
Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! *
Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!
12
Transformastes o meu pranto em uma festa, *
13b
Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos! R.

SEGUNDA LEITURA

O Cordeiro imolado é digno de
receber o poder e a riqueza.

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 5,11-14


Eu, João, vi
11
e ouvi a voz de numerosos anjos,
que estavam em volta do trono,
e dos Seres vivos e dos Anciãos.
Eram milhares de milhares, milhões de milhões,
12
e proclamavam em alta voz:
"O Cordeiro imolado é digno de receber
o poder, a riqueza, a sabedoria e a força,
a honra, a glória e o louvor".
13
Ouvi também todas as criaturas
que estão no céu, na terra, debaixo da terra e no mar,
e tudo o que neles existe, e diziam:
"Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro,
o louvor e a honra, a glória e o poder para sempre".
14
Os quatro Seres vivos respondiam: "Amém",
e os Anciãos se prostraram em adoração
daquele que vive para sempre.
Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Jesus Cristo ressurgiu, por quem tudo foi criado;
    ele teve compaixão do gênero humano.

EVANGELHO (mais longo)

Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o a eles.
E fez a mesma coisa com o peixe.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 21,1-19

Naquele tempo,
1
Jesus apareceu de novo aos discípulos,
à beira do mar de Tiberíades.
A aparição foi assim:
2
Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo,
Natanael de Caná da Galiléia,
os filhos de Zebedeu
e outros dois discípulos de Jesus.
3
Simão Pedro disse a eles: 
"Eu vou pescar".
Eles disseram: 
"Também vamos contigo".
Saíram e entraram na barca,
mas não pescaram nada naquela noite.
4
Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem.
Mas os discípulos não sabiam que era Jesus.
5
Então Jesus disse:
"Moços, tendes alguma coisa para comer?"
Responderam: "Não".
6
Jesus disse-lhes:
"Lançai a rede à direita da barca, e achareis".
Lançaram pois a rede
e não conseguiam puxá-la para fora,
por causa da quantidade de peixes.
7
Então, o discípulo a quem Jesus amava
disse a Pedro: 
"É o Senhor!"
Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor,
vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.
8
Os outros discípulos vieram com a barca,
arrastando a rede com os peixes.
Na verdade, não estavam longe da terra,
mas somente a cerca de cem metros.
9
Logo que pisaram a terra,
viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão.
10
Jesus disse-lhes:
"Trazei alguns dos peixes que apanhastes".
11
Então Simão Pedro subiu ao barco
e arrastou a rede para a terra.
Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes;
e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu.
12
Jesus disse-lhes: 
"Vinde comer".
Nenhum dos discípulos
se atrevia a perguntar quem era ele,
pois sabiam que era o Senhor.
13
Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles.
E fez a mesma coisa com o peixe.
14
Esta foi a terceira vez que Jesus,
ressuscitado dos mortos,
apareceu aos discípulos.
15
Depois de comerem,
Jesus perguntou a Simão Pedro:
"Simão, filho de João,
tu me amas mais do que estes?"
Pedro respondeu:
"Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo".
Jesus disse: 
"Apascenta os meus cordeiros".
16
E disse de novo a Pedro:
"Simão, filho de João, tu me amas?"
Pedro disse: 
"Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo".
Jesus lhe disse:
"Apascenta as minhas ovelhas".
17
Pela terceira vez, perguntou a Pedro:
"Simão, filho de João, tu me amas?"
Pedro ficou triste,
porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava.
Respondeu: 
"Senhor, tu sabes tudo;
tu sabes que eu te amo".
Jesus disse-lhe: 
"Apascenta as minhas ovelhas.
18
Em verdade, em verdade te digo:
quando eras jovem,
tu te cingias e ias para onde querias.
Quando fores velho,
estenderás as mãos e outro te cingirá
e te levará para onde não queres ir".
19
Jesus disse isso,
significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. 
E acrescentou : 
"Segue-me".
Palavra da Salvação.

"Seja a melhor versão de si mesmo!"


Como um agente educacional e também gestor público apaixonado pela transformação social por meio da escola, quero propor uma pausa para reflexão a partir do cartão que entreguei na última reunião com vocês, gestores da rede municipal:

"Seja a melhor versão de si mesmo!"

Essa frase não é apenas uma motivação genérica. Ela nos convoca, sobretudo, como líderes escolares, a uma postura diária de superação e aprimoramento. Em uma escola pública, onde os desafios são inúmeros — desde a falta de motivação que domina alguns colegas até as vulnerabilidades sociais dos nossos alunos —, ser a melhor versão de si mesmo significa resistir ao comodismo, aprender continuamente, ouvir com empatia e agir com coragem.

O gestor escolar é espelho. Seu modo de comunicar, planejar e se relacionar com a equipe influencia diretamente o clima escolar e o desempenho pedagógico. Ser a melhor versão de si é buscar equilíbrio entre a firmeza e o acolhimento, entre a técnica e o afeto. É liderar com propósito.

Então, pergunte-se: qual a minha melhor versão como gestor? Estou colocando ela em prática?

🌱 Cada pequena escolha sua afeta todo o ecossistema da escola. Continue crescendo. Continue inspirando. Porque quando você melhora, todos ao seu redor crescem junto.

@professordeodatogomes

Deodato Gomes Costa

📚 Gestores Educacionais de Carlos Chagas reafirmam metas e ações para 2025.


📚 Gestores de Carlos Chagas alinham ações para fortalecer educação, cultura e meio ambiente em 2025

Na manhã do dia 2 de maio de 2025, a Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas reuniu diretores e coordenadores escolares para uma reunião ordinária que consolidou diretrizes pedagógicas, ambientais e culturais. Conduzida por Deodato Gomes Costa, Secretário Municipal de Educação, a reunião contou com a presença de representantes de oito instituições.

A abertura foi marcada por uma oração seguida da reflexão “Quando a diversão digital supera o dever de aprender”, abordando a regulamentação do uso de celulares nas escolas. O exemplo do Centro Educacional Elir de Castro, que instituiu horários específicos para uso dos aparelhos, foi destacado como referência.

Foi entregue aos participantes o calendário anual de reuniões e confirmada a realização da palestra “Coleta Seletiva: um gesto que transforma”, em 7 de maio, na Câmara Municipal, como parte das ações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.

Ainda na pauta, a articulação das escolas nas ações culturais de 2025: Amor de Mãe (09/05), Arraiá Cultural (13 e 14/06), Gincana Cultural (23/08) e o Desfile Cívico de 7 de Setembro, com etapas nos distritos e na sede.

O encontro foi encerrado com encaminhamentos sobre a migração de dados no sistema SISLAME.

quinta-feira, 1 de maio de 2025

O Grande Cisma do Oriente de 1054 explicado de forma didática!



Por que a Igreja foi dividida entre Católicos e Ortodoxos?

O Grande Cisma do Oriente de 1054 explicado de forma didática

Durante séculos, a Igreja Cristã permaneceu unida. Mas, no ano de 1054, algo marcante ocorreu: a separação oficial entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa — um evento conhecido como o Grande Cisma do Oriente.

As origens do conflito

Desde o século III, diferenças culturais, políticas, teológicas e litúrgicas já separavam os cristãos do Ocidente (Roma) e do Oriente (Constantinopla). Enquanto o Ocidente falava latim e defendia a supremacia do Papa, o Oriente usava o grego e promovia um modelo de liderança mais colegiada entre os patriarcas.

O ponto de ruptura

O cisma foi desencadeado quando o Papa Leão IX enviou o cardeal Humberto de Silva Candidat a Constantinopla para negociar com o patriarca Miguel Cerulário. O diálogo fracassou e Humberto excomungou o patriarca. Em resposta, Miguel também excomungou o enviado papal.

Essa troca de excomunhões selou a separação das duas Igrejas.

As principais divergências

  1. Autoridade do Papa:

    • Para os católicos, o Papa é o sucessor de Pedro e líder supremo da Igreja.

    • Para os ortodoxos, todos os patriarcas têm igual autoridade.

  2. Doutrina do “Filioque”:

    • Os católicos afirmam que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho.

    • Os ortodoxos mantêm que Ele procede apenas do Pai.

  3. Uso de imagens sagradas (iconoclasmo):

    • O Oriente rejeitou imagens por um tempo, causando conflito com Roma.

  4. Eucaristia:

    • Ocidente usava pão sem fermento, o Oriente preferia o pão fermentado.

Consequências posteriores

Embora a ruptura oficial tenha sido em 1054, outros eventos agravaram ainda mais o distanciamento, como:

  • O massacre de católicos latinos em Constantinopla, em 1182.

  • O saque de Constantinopla pela Quarta Cruzada em 1204, promovido por cavaleiros do Ocidente, o que destruiu qualquer tentativa de reconciliação.

Conclusão

O Grande Cisma do Oriente foi resultado de séculos de tensões e disputas por poder e doutrina. Apesar das semelhanças teológicas entre as Igrejas, a separação permanece até hoje.
Um marco que ainda ecoa na história da fé cristã, mostrando como religião, cultura e política se entrelaçam na construção do mundo que conhecemos.


📚 Bibliografia:

  • González, Justo L. Uma História Ilustrada do Cristianismo. Editora Vida Nova.

  • Chadwick, Henry. A Igreja Antiga. Editora Paulus.

  • McGuckin, John A. The Orthodox Church: An Introduction to Its History, Doctrine, and Spiritual Culture. Wiley-Blackwell, 2011.

  • Documentário adaptado: [YouTube, transcrição em 1º de maio de 2025].

💬 Qual parte da história do Grande Cisma você achou mais interessante? Comente abaixo!

Reuniões Quinzenais alinham ações e fortalecem a Gestão das Escolas Municipais de Carlos Chagas!

Reuniões Quinzenais Fortalecem a Gestão Escolar em Carlos Chagas

A Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas divulgou o calendário das reuniões quinzenais com os gestores escolares da rede municipal. Os encontros ocorrem sempre às 9h, na Sala de Reuniões da Secretaria, nas primeiras e últimas sextas-feiras de cada mês, com início em 2 de maio.

As datas confirmadas são:
Maio – 02 e 30;
Junho – 06 e 27;
Julho – 04 e 25;
Agosto – 01 e 29;
Setembro – 05 e 26;
Outubro – 03 e 31;
Novembro – 07 e 28;
Dezembro – 05 e 19 (antecipadas devido ao recesso).

Essas reuniões são espaços essenciais de escuta, planejamento coletivo e tomada de decisões pedagógicas e administrativas. Como afirma o Secretário Municipal de Educação, Deodato Gomes Costa:
“A reunião de gestores escolares é o coração pulsante da educação, onde sonhos se alinham, decisões ganham alma e cada olhar comprometido se torna semente de transformação nas escolas.”

🙏 Oração de Abertura da Reunião de Diretores de Escola Pública!



🙏 Oração de Abertura da Reunião de Diretores de Escola Pública

Senhor Deus da Vida e da Sabedoria,

Ao iniciarmos esta manhã de trabalho, reunidos como educadores e líderes, elevamos a Ti nossa prece.
Derrama sobre nós o Teu Espírito de discernimentopara que nossas palavras, decisões e ações sejam guiadas pela luz da justiça, da equidade e do amor ao próximo.

Concede-nos humildade para ouvircoragem para proporfirmeza para agir e serenidade para acolher as diferenças.

Abençoa, Senhor, cada escola aqui representada: suas crianças, adolescentes, professores e servidores.
Que cada ambiente escolar seja uma sementeira de esperança e dignidade.

Que a missão de educar — tão nobre e exigente — seja sempre sustentada pela pelo compromisso ético e pelo profundo desejo de servir à comunidade.

Entregamos este encontro em Tuas mãos, pedindo que tudo o que aqui realizarmos seja para o bem comum e a glória do Teu Nome.

Amém. ✝️

Reza-se o Pai Nosso!...

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Tindolelê, bolinha de gude e o abraço da palavra: um dia para nunca mais esquecer na Escola Aymar Westin Nobre!

Clique na imagem para acessar todo o álbum.

A Letra que encanta, a palavra que liberta: emoção e celebração na abertura do Projeto de Leitura da Aymar Westin Nobre

O dia amanheceu diferente na Escola Municipal Aymar Westin Nobre. Uma atmosfera vibrante, carregada de expectativa e o doce perfume de páginas novas pairava no ar. Hoje, não era um dia letivo qualquer. Era o dia de celebrar o poder da leitura, o portal mágico que nos transporta para outros mundos e nos faz enxergar a nossa própria realidade com olhos mais curiosos e perspicazes. E eu tive a honra de testemunhar, de corpo e alma, a abertura oficial do aguardado PROJETO DE LEITURA, liderado com a garra e a sensibilidade da supervisora Maria Souza.

A mesa de abertura era um palco de afetos e saberes. Ao lado da incansável Maria, a escritora Dalva Lúcia, um farol literário da nossa cidade, irradiava simpatia. Sua presença era um presente para todos ali, um testemunho vivo de que as palavras podem florescer e tocar corações. E Emília Silva, a contadora de histórias com a voz que embala sonhos, completava o trio de convidados, ao lado deste humilde blogueiro, que sente na escrita a pulsação da vida.

A voz suave, mas firme, de Maria ecoou pelo pátio, apresentando cada convidado com a reverência que a paixão pela educação inspira. E então, a magia começou. Professoras e professores da casa subiram ao palco, seus corações palpitando poesia, para declamar versos da obra infantil de Dalva Lúcia, o encantador "Tindolele". Cada poema recitado era uma pincelada de cor na tela da imaginação. Luana nos fez sentir a leveza de "A Bola", Rose acarinhou nossos corações com a ternura de "A Boneca de Pano", Pedro nos contagiou com a alegria de uma brincadeira encenada, um aluno nos fez reviver a nostalgia da "Bolinha de Gude", e Sandra emocionou a todos com sua ode à "Escola". Era lindo ver como as palavras de Dalva ganhavam vida nas vozes de seus colegas de profissão, enquanto a própria autora, ali presente, recebia essa homenagem com um brilho nos olhos que falava mais que mil discursos. E a própria Maria, com a maestria de uma regente, costurava os momentos, declamando trechos, chamando os artistas da palavra ao palco, num balé de afeto e reconhecimento.

Quando Dalva Lúcia tomou a palavra, sua voz carregava a força da experiência e a doçura da alma de uma mestra. Ela não apenas apresentou seus livros, mas abriu seu coração, compartilhando a jornada de uma vida dedicada à escrita e à educação. Lembrou com carinho dos muitos professores ali presentes que outrora foram seus alunos, tecendo um laço de afeto que atravessa gerações. Sua homenagem à supervisora Maria foi um reconhecimento emocionado à liderança inspiradora. E para as crianças, suas palavras foram um incentivo precioso, um convite a desbravar os universos infinitos contidos em cada livro.

Na minha humilde participação, tentei plantar uma semente de curiosidade nos corações infantis. Comecei lembrando que, nos primórdios da humanidade, a escrita e a leitura não existiam. Que essa invenção extraordinária revolucionou a nossa história, permitindo que o conhecimento fosse transmitido e a imaginação alçasse voos cada vez mais altos. Expliquei que, embora a fala seja natural, a escrita e a leitura exigem dedicação, carinho e paciência, como um artesão que molda com esmero a sua obra. Compartilhei com eles o meu amor pelo meu blog, esse diário virtual onde as histórias da nossa cidade ganham voz, onde os feitos das nossas escolas são celebrados e onde as pessoas que fazem a diferença são homenageadas. E deixei um convite aberto: que cada aluno se sinta um pequeno cronista do seu mundo, escrevendo sobre sua escola, sua família, seu bairro.

A magia contagiante de Emília Silva tomou conta do ambiente em seguida. Com a arte de quem tece sonhos com a voz, ela nos presenteou com duas histórias que prenderam a atenção da plateia mirim. Pela manhã, "A Menina Mentirosa" nos ensinou, com a leveza de uma fábula, o valor inestimável da verdade. À tarde, fomos transportados para a infância da própria Emília, através da história "O Padre e o Menino", uma narrativa que ecoava a sabedoria popular transmitida por seu pai, o Sr. Zé Beato, também um contador de histórias. A emoção tomou conta quando Emília revelou ter encontrado a mesma história, anos depois, no livro "Histórias que o povo conta", um elo mágico entre a memória afetiva e o tesouro da literatura.

Um momento singelo, mas profundamente significativo, me tocou durante o evento. Tive a oportunidade de ler um poema criado por um aluno da dedicada professora Eliana. Inspirado pela metáfora da janela como uma lente para ampliar nossa visão de mundo, proposta em sala de aula, a criança poeta traduziu em versos a capacidade da leitura de nos abrir para novas perspectivas. Uma prova viva de que a semente da criatividade, quando bem cultivada, floresce em belas palavras.

Minha gratidão pelo convite para participar dessa celebração da leitura é imensa. Parabéns à Escola Municipal Aymar Westin Nobre, à supervisora Maria Souza e a toda a equipe de professores por colocarem a leitura e a escrita no centro do processo de aprendizagem. Que este projeto continue a iluminar os caminhos de nossas crianças, abrindo janelas para um futuro repleto de conhecimento e imaginação.

E para finalizar este relato carregado de emoção, ecoam as palavras sábias e sentidas de Emília Silva, a contadora de histórias que tocou fundo em nossos corações: “O encontro foi um abraço cultural que envolveu diferentes gerações.” E com uma ponta de melancolia, ela nos lembrou de uma realidade que nos convida à reflexão: “As crianças não brincam mais de boneca nem de bolinha de gude, as telas tomaram o lugar do encanto.” Que este projeto de leitura seja um farol para resgatarmos o encanto das histórias, a magia das palavras e a riqueza da imaginação em nossos pequenos.

Valeu, Maria! Valeu, Istênia! Valeu muito professores! A semente da leitura foi plantada com amor e a colheita, com certeza, será farta e transformadora.

terça-feira, 29 de abril de 2025

Carlos Chagas firma compromisso com a cultura de paz e adere ao Programa Escola que Protege!



Carlos Chagas adere ao Programa Escola que Protege para enfrentar a violência nas escolas

Carlos Chagas, no Vale do Mucuri, deu um passo importante na promoção de ambientes escolares mais seguros e acolhedores. No último dia 29 de abril de 2025, o Secretário Municipal de Educação, Deodato Gomes Costa, formalizou a adesão do município ao Programa Escola que Protege (ProEP), integrante do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (SNAVE), instituído pela Portaria Interministerial MEC/MJSP nº 1, de 21 de março de 2025.

O ProEP/SNAVE surge como uma resposta articulada do Governo Federal, em parceria com Estados e Municípios, para enfrentar o crescimento dos episódios de violência nas escolas brasileiras. O programa prevê ações de formação continuada, apoio psicossocial, criação de protocolos de emergência, além da promoção de espaços democráticos de convivência e participação estudantil.

Entre os objetivos da iniciativa estão: combater o bullying e a discriminação, desenvolver competências de mediação de conflitos, apoiar a reconstrução de comunidades escolares atingidas por violência extrema e implementar um sistema nacional de coleta de dados sobre violência escolar. A formação de professores, em temas como práticas restaurativas e cultura de paz, será realizada por meio da plataforma AVAMEC.

O Ministério da Educação, responsável pela coordenação do ProEP/SNAVE, garantirá assistência técnica e financeira às redes de ensino, além de disponibilizar materiais pedagógicos, guias práticos e cursos gratuitos para profissionais da educação.

Com a assinatura do Termo de Adesão, Carlos Chagas se compromete a:

  • Elaborar e executar Planos Territoriais Intersetoriais de Prevenção;

  • Nomear articuladores locais para o programa;

  • Integrar comissões intersetoriais;

  • Garantir a formação dos educadores e a troca de informações com o MEC.

De acordo com Deodato Gomes Costa, a adesão representa um compromisso concreto do município com a proteção dos estudantes e a promoção de uma cultura de paz nas escolas.
"Educar para a paz é um dos maiores desafios e também uma das maiores urgências do nosso tempo. Com o ProEP, vamos fortalecer ainda mais nossas ações de prevenção e construir juntos um ambiente escolar mais seguro, inclusivo e acolhedor para todos", afirmou o secretário.

A iniciativa também reforça a preocupação do município com o respeito à diversidade, à liberdade de expressão e à proteção integral dos estudantes — pilares fundamentais para uma educação verdadeiramente transformadora.

A expectativa é que, nos próximos meses, sejam iniciadas em Carlos Chagas as primeiras formações e articulações intersetoriais previstas no programa, consolidando o compromisso da cidade em ser um território educativo livre de violências.