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terça-feira, 26 de novembro de 2024

Fichamento: Envelhecimento e linguagem: algumas reflexões sobre aspectos cognitivos na velhice

 Fichamento: Envelhecimento e linguagem: algumas reflexões sobre aspectos cognitivos na velhice

Referência completa:

GAMBURGO, Lilian Juana Levenbach de; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar. Envelhecimento e linguagem: algumas reflexões sobre aspectos cognitivos na velhice. Revista Kairós, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 35-49, jun. 2007.

1. Tema do artigo:

O impacto do envelhecimento nas capacidades cognitivas, com foco na linguagem, a partir de narrativas e interações sociais.

2. Ideias centrais:

    O declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento não é unicamente biológico, mas depende do convívio social e das oportunidades vividas ao longo da vida (p. 35).

    A memória e a atenção são as capacidades cognitivas mais afetadas com o envelhecimento, mas o grau de perda varia amplamente entre indivíduos (p. 40).

    A linguagem é central no processo de memória, sendo tanto um meio de reconstrução de lembranças quanto de produção de novas significações sociais e pessoais (p. 39).

3. Trechos relevantes:

    “Envelhecer é, ao largo das naturais mudanças físicas e sensoriais, também um processo de crescimento” (p. 47).

    “O discurso constitui lembranças e esquecimentos, organiza recordações e se torna um locus da memória partilhada” (p. 39).

    "As habilidades cognitivas são influenciadas por idade, escolaridade, saúde e contextos sociais e culturais" (p. 40).

4. Método:

    Entrevistas com seis idosos, utilizando narrativas de vida para compreender a linguagem no contexto do envelhecimento (p. 38).

5. Conclusões:

    O convívio social e o estímulo intelectual são fundamentais para preservar as capacidades cognitivas (p. 47).

   A linguagem permanece como elemento essencial para a constituição do sujeito, mesmo em fases avançadas da vida (p. 47).

6. Reflexão crítica:

O artigo desmistifica estereótipos sobre a velhice, mostrando que o declínio cognitivo é multifacetado e altamente influenciado por fatores externos. Ele enfatiza o potencial de crescimento e adaptação dos idosos, desde que inseridos em ambientes socialmente estimulantes.

Este fichamento resume os principais pontos do artigo, que pode ser utilizado como base para estudos sobre envelhecimento, cognição e práticas educativas voltadas para a terceira idade.


2 comentários:

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