Bullying

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Transformando a aprendizagem: o equilíbrio entre leitura e tecnologia 📖💻 📚📱!

A imagem poderosa que vemos nos remete a uma reflexão profunda sobre a influência das mídias sociais 📱 e a importância da leitura tradicional 📚 na Escola. Nela, um livro realiza uma manobra de ressuscitação em uma pessoa, fazendo-a expelir ícones de redes sociais e aplicativos.

Essa imagem simboliza a luta constante entre o conhecimento profundo e duradouro, representado pelo livro, e a superficialidade das informações rápidas e fragmentadas das mídias sociais. A ilustração destaca a necessidade urgente de reavivar o interesse pela leitura e pelo aprendizado sólido, que desenvolve o pensamento crítico e a compreensão aprofundada do mundo 🌍.

Em nossa era digital, é crucial equilibrar o uso da tecnologia com práticas educativas tradicionais. Devemos incentivar nossas crianças e jovens a redescobrir o prazer da leitura, não apenas como um meio de adquirir conhecimento, mas também como uma ferramenta para formar cidadãos conscientes e críticos 🧠. As mídias devem estar presentes na escola, mas sob total monitoramento desta. O aluno deve usá-las dentro do ambiente escolar, sob a supervisão constante dos profissionais da educação 👩‍🏫👨‍🏫. Este equilíbrio é essencial para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, que prepare nossos alunos para os desafios do futuro 🚀.

@professordeodatogomes

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Fundeb: servidores podem acompanhar aplicações de recursos com acesso a extratos bancários online!

A partir de agora, a população pode ter acesso aos extratos bancários online de contas de bancos relacionadas aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A funcionalidade, que já pode ser acessada pelo usuário da internet, é realizada graças a uma cooperação entre os Tribunais de Contas pelo Brasil e o Tribunal de Contas da União, o TCU. Confira no final da matéria como ter acesso aos dados.

O mecanismo está disponível através do Projeto Sinapse, criada pelo TCU e que tem apoio, desde 2022, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A funcionalidade tem como premissa a realização de fiscalizações remotas e contínuas da aplicação dos recursos do Fundeb, que agora pode ser feita de forma rápida e de fácil manuseio através da web. A ação visa em programas de Educação executados por qualquer dos entes federativos.

Inicialmente, o projeto atua em questões relacionadas ao Fundeb, à formação inicial dos professores e a conectividade das escolas de educação básica. Entretanto, o projeto poderá ser estendido para outras iniciativas, ainda em trâmites iniciais.

A cooperação conjunta é salutar, principalmente por ajudar na fiscalização dos recursos provenientes do Fundeb em todo o território nacional. A iniciativa permite, de maneira geral, o compartilhando de informações, podendo atingir os 26 estados, o Distrito Federal e os 5.569 municípios brasileiros quando todos os Tribunais de Contas tiverem realizado a adesão ao projeto.

No segundo ciclo do Sinapse, houve o ingresso do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

Aplicações do Fundeb

A distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) entre os municípios brasileiros é feita de acordo com critérios estabelecidos pela Lei nº 14.113/2020, que define a nova forma de complementação da União aos estados e municípios. Anualmente, ordem em torno de R$ 270 bilhões são disponibilizados aos estados e municípios.

Através da aplicação desses recursos, o governo federal, estados e municípios podem investir na infraestrutura das escolas, na valorização dos profissionais da educação e na implementação de políticas públicas que contribuam para o melhor aprendizado dos alunos.

Acesso aos documentos

Para ter acesso aos documentos, o TCU disponibilizou alguns links, sendo um para consultar as contas, através do FNDE, por  municípios (CLIQUE AQUI). Além disso, outro link foi liberado para acessar aos extratos e, com isso, realizar o download dos dados (clique aqui). Caso o internauta sinta alguma dificuldade no acesso aos extratos bancários, no site do TCE-PI há um passo a passo de como ter acesso a todas as informações de forma simples e fácil (clique aqui).

sábado, 6 de julho de 2024

Caminhos de Infância: o 3º encontro da Leitura, da Escrita e do Brincar no LEEI!


O 3º Encontro do Projeto de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), alinhado com a Política Nacional da Criança Alfabetizada, trouxe um brilho especial ao dia. O tema, profundamente enraizado na cultura e na infância, destacou o protagonismo das crianças dessa faixa etária e  seu o desenvolvimento do sujeito social.

A manhã iniciou com uma acolhida calorosa. Rose, recitou "As Mãos de Carlos Drummond de Andrade", envolvendo a todos em uma atmosfera de poesia e reflexão. Logo após, a melodia de "Anunciação" de Alceu Valença encheu o ambiente, trazendo um toque de magia e nostalgia.

Relembrando o brogodó de afinidades do encontro anterior, Rose já no início convidou cada participante a trazer o crachá da pessoa escolhida "por sorte" no próximo encontro. Este momento de partilha e reencontro foi uma oportunidade para refletir sobre o 2º encontro. A memória da música da lavadeira, os cantinhos de leitura, as discussões sobre o tempo de leitura versus tempo de tela, e a história do tênis molhado emergiram como pontos altos de um encontro que foi, acima de tudo, prazeroso e enriquecedor.

A discussão sobre a cultura do escrito na vida das crianças já na tenra idade foi central. Rose salientou a necessidade de equilibrar a Educação Infantil entre um viés assistencialista e um ambiente que tenha o acontecer da habilidade de ler e escrever como resultado natural de um trabalho lúdico. A verdadeira infância, permeada pela aprendizagem, deve ser o foco. Lica, com sua sabedoria, afirmou: “As capacitações servem para a gente mudar o jeito de ensinar”. O brincar, como ela destacou, precisa ser orientado e intencional, um meio de desenvolver competências e habilidades e é o que muitas vezes não vemos acontecer. 

No segmento "Literatura, Arte e Linguagem", Rose leu "O menininho" de Helen E. Buckley, um texto que critica a conformidade imposta pelo sistema educacional tradicional através de uma professora autoritária. A história do menininho que perde sua capacidade de criar e imaginar tocou profundamente todos os presentes. A dinâmica de desenho subsequente propôs a construção de um painel cultural, onde cada grupo representou sua visão da cultura através de desenhos.

Ampliando os diálogos, a experiência estética da criança foi explorada. O vídeo "A Maior Flor do Mundo" de José Saramago e "Caminhando com Titim" provocaram reflexões sobre a mediação das ações das crianças em sala de aula. A linguagem do corpo, como primeiro instrumento de interação da criança com o mundo, foi destacada com base nas teorias de Vigotsky.

O papel da Educação Infantil, como lembrou Rose, é criar condições para a ampliação e o aprofundamento da inserção das crianças no mundo da cultura escrita, especialmente para aquelas famílias onde essa cultura não está presente no cotidiano. As discussões sobre a homologia de processos reforçaram a importância de aplicar na prática o que se aprende nos encontros do LEEI.

A percepção do leitor foi abordada, lembrando que formar leitores é dar forma e sentido ao leitor que já existe embrionário dentro de cada crianças. A literatura infantil foi tratada com carinho, com a proposta de criar uma propaganda, ali mesmo pelas LEEISTAS participantes, de um livro infantil, trazendo o livro para o meio da vida das crianças, como sugerido por Gianni Rodari.

A tertúlia literária com a leitura do conto "Tempos Escolares" de Geni Guimarães aborda temas de inclusão e diversidade de maneira acessível. A narrativa simples permite que as crianças se identifiquem com os personagens e situações escolares. A linguagem é clara, e as ilustrações ajudam a manter o interesse. Este conto incentiva a empatia e a compreensão das diferenças, promovendo um ambiente inclusivo desde cedo. Além disso, a história oferece oportunidades para discussões sobre sentimentos e experiências, essenciais para o desenvolvimento socioemocional na primeira infância.

O encerramento foi lúdico e musical, com atividades de musicalização e brincadeiras cantadas, destacando a importância da ludicidade na educação infantil. A música "O Peão entrou na roda" enfeitou o encontro com um toque de alegria e pertencimento.

Foi feita uma dinâmica onde cada um confeccionou sua própria peneira individual enquanto cantava a canção popular "Peneirei fubá". Este momento destacou a importância do território do brincar e da ludicidade, onde experiências que envolvem sentimentos, pensamentos e ações são essenciais para o desenvolvimento integral da criança.

O banho sonoro proporcionou um momento de relaxamento e conexão sensorial, fundamental para os bebês se sentirem pertencentes e confortáveis no ambiente escolar. A musicalização, com cantigas como "Peneirei fubá", reforçou o prazer e a importância do brincar e de canções ouvidas de forma orientada.

Este encontro formativo foi uma jornada de descobertas e reflexões, reafirmando o compromisso de todos com uma educação infantil que valorize a cultura, a criatividade e o protagonismo das crianças, preparando-os para um futuro onde possam ser plenamente sujeitos sociais e culturais.

@professordeodatogomes

sexta-feira, 5 de julho de 2024

MISSA DE 7º DIA


Ontem, quinta-feira, dia 04 de julho de 2024, participamos da Missa de 7º Dia do Sr. Érico Patente de Almeida, pai do nosso estimado colega de trabalho Antenor José. A celebração ocorreu na Igreja de São Geraldo, onde marcamos presença para prestar nossas condolências e apoio à família enlutada.

Sr. Érico Patente de Almeida, nascido em 30 de junho de 1935, nos deixou no dia 28 de junho de 2024. Durante a cerimônia, o Presidente da Celebração recordou sua vida e seu legado, sentindo profundamente a perda de um homem que foi tão importante para seus familiares e amigos.

Reiteramos nossa solidariedade a Antenor José e sua família, desejando que encontrem conforto na memória e nos ensinamentos deixados por Sr. Érico. Que sua alma descanse em paz.

"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam." (Salmo 23:4)

@professordeodatogomes 

#missa

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Convite para a Missa de Sétimo Dia do Sr. Érico Patente de Almeida!

Informamos que será realizada a Missa de Sétimo Dia em memória do Sr. Érico Patente de Almeida, pai de nosso estimado colega de trabalho Antenor José. Em memória de sua vida e em solidariedade à família enlutada, convidamos a todos para a celebração, que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 4 de julho, às 19:00 horas, na Igreja São Geraldo.

Sua presença será uma forma de prestarmos nossas homenagens e orações, demonstrando nosso carinho e apoio à família neste momento. Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós, e permanecem vivos em nossos corações!

@professordeodatogomes

Dias Escolares: inovação e planejamento para o segundo semestre - 04 e 05 de Julho de 2024!

Prezados Diretores, Professores e Supervisores,

Nos dias 04 e 05 de julho de 2024, conforme estabelecido pelo nosso Calendário Escolar, teremos Dias Escolares dedicados ao desenvolvimento e planejamento de atividades essenciais para o aprimoramento da educação em nossa rede municipal. Estes dias serão fundamentais para refletirmos sobre nossas práticas, alinharmos estratégias e nos prepararmos para os desafios futuros. 

Esses Dias Escolares são uma oportunidade valiosa para nos concentrarmos no fortalecimento do nosso trabalho coletivo, visando sempre à melhoria contínua da qualidade da educação que oferecemos. Contamos com a responsabilidade e o comprometimento de todos para cumprir estes Dias Escolares de forma eficaz, a fim de alcançarmos nossos objetivos e proporcionar uma educação de excelência aos nossos alunos.

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Carlos Chagas envia 44 alunos-atletas para os Jogos Escolares de Minas Gerais em Caratinga!

Clique na imagem para ver a partida dos alunos atletas rumo a Caratinga. 

Na manhã de hoje, 1º de julho, 44 estudantes atletas de Carlos Chagas partiram rumo a Caratinga, onde representarão o município na etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2024. A cerimônia de abertura, com a presença obrigatória de todos os participantes, será realizada no dia 2 de julho, às 19h30, no Campo de Exposição da cidade.

A delegação de Carlos Chagas é composta por equipes de futsal feminino (módulos I e II), handebol feminino (módulo II), vôlei de praia (módulos I e II) e xadrez, representando as escolas Olga Prates, Souza Norte, Cooeducar e Professora Antônia Bernardo.

Os jogos regionais são a terceira etapa da competição, que se divide em fases municipal, microrregional, regional e estadual. As equipes vencedoras da etapa estadual garantem vaga nas Olimpíadas Escolares.

Caratinga, cidade anfitriã, espera receber mais de 2.000 estudantes-atletas de mais de 80 municípios, e promete uma recepção calorosa e acolhedora. A cidade reconhece a importância do JEMG como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento integral dos jovens, promovendo o esporte educacional como meio de aprendizado e crescimento.

A participação de Carlos Chagas nos jogos reforça o compromisso do município com o esporte e a educação, incentivando a prática esportiva e a formação de cidadãos saudáveis e engajados.

@professordeodatogomes

Raça de Heróis - Guilherme Arantes


Raça de Heróis-Canção de Guilherme Arantes (levar esta canção no celular e ouvir com os alunos).

          A canção evoca um reino heróico, onde o rufar dos tambores e o soar dos metais anunciam a chegada de guerreiros corajosos. O reino é retratado como um território sagrado e resistente, onde a dor e o cansaço são superados pela força e determinação. A letra enfatiza a existência de uma "raça de heróis" destinada a salvar a terra, transmitindo uma mensagem de esperança e exaltação da bravura. A repetição da palavra "heróis" reforça a importância e a centralidade dessa figura na narrativa da canção.
          Meu Herói do Dia a Dia: Peça aos alunos que pensem em alguém que eles consideram um herói no seu dia a dia. Pode ser um familiar, um amigo, um professor, um vizinho, ou até mesmo um desconhecido que fez algo especial.

 Raça de Heróis
Guilherme Arantes

Sente o rufar dos tambores
Ouve os metais que anunciam
Um cavalgar de coragem
Todo temor silencia
Nosso reino é assim
Território sagrado
Pra sempre
Resiste em nós
Uma certeza de aço
Sela os portões desse reino
E não há dor, nem cansaço
Todo sofrer é pequeno
Nosso reino é assim
Território sagrado
Pra sempre
Resiste em nós
Raça de heróis
Virá salvar a terra
Raça de heróis
Heróis, heróis, heróis
Sente o rufar dos tambores
Ouve os metais que anunciam
Um cavalgar de coragem
Todo temor silencia
Nosso reino é assim
Território sagrado
Pra sempre
Resiste em nós
Uma certeza de aço
Sela os portões desse reino
E não há dor, nem cansaço
Todo sofrer é pequeno
Nosso reino é assim
Território sagrado
Pra sempre
Resiste em nós
Raça de heróis
Virá salvar a terra
Raça de heróis
Heróis, heróis, heróis

domingo, 30 de junho de 2024

Professores criam cantinhos de Leitura no 2o Encontro do LEEI!

Veja todas as imagens clicando na foto acima

Durante o 2º Encontro do Leitura de Experiências e Escrita na Educação Infantil (LEEI), os professores participantes organizaram dois inspiradores cantinhos de leitura para os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O evento, realizado, guarda muita similaridade com os Cantinhos de Leitura que as Escolas Municipais Maria Ribeiro Tavares, Professora Arminda Lopes Ribeiro, Doutor Manoel Esteves Otoni, Oscar Joao Kretli, Aymar Westin Nobre, deverão organizar em suas salas de aula. Esta é uma ação que destaca a importância de proporcionar acesso às diversas culturas do escrito desde a Educação Infantil.

Na oficina prática "Cantos de Leitura", os professores foram divididos em grupos e utilizaram a estratégia das fichas dos brinquedos para se organizarem. Cada grupo de dez componentes definiu a identidade visual de seus cantinhos de leitura, inspirando-se em gêneros textuais e obras complementares do PNLD. Os espaços foram decorados de forma acolhedora e confortável, utilizando o que tinha à mão, além de livros infantis trazidos pelos próprios participantes.

Os cantinhos de leitura foram projetados para criar experiências visuais, sensoriais e lúdicas, incentivando o gosto pela leitura entre os alunos. Após a construção, os grupos realizaram uma visitação pelos espaços, fazendo a contação de história e proporcionando a troca de experiências e enriquecendo as práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da leitura e escrita.

Este esforço conjunto visa transformar os espaços escolares em ambientes acolhedores e estimulantes para a leitura, contribuindo significativamente para a formação cultural e acadêmica dos alunos desde os primeiros anos escolares.

Como os cantinhos de leitura têm impactado o desenvolvimento da leitura dos alunos em sua escola?"

@professordeodatogomes


Reflexão sobre o último dia de junho e o Início de julho!...


Reflexão sobre o Último Dia de Junho e o Início de Julho

Último dia do mês... Gratidão a Deus pelo bem que Ele nos concedeu neste mês que passou, e entregamos a Ele o próximo que vem chegando... Que seja abençoado com saúde, paz e amor!

Ao encerrarmos junho, o sexto mês do ano, e nos prepararmos para acolher julho, o sétimo mês, somos convidados a refletir sobre o tempo e suas dádivas. Como nos ensina a canção "Oração ao Tempo" de Caetano Veloso, o tempo é um senhor bonito, compositor de destinos e tambor de todos os ritmos. É com essa reverência ao tempo que devemos olhar para os meses que passaram e aqueles que ainda estão por vir.

Temos pouco mais de cinco meses no calendário letivo para cumprir, repletos de ações e atividades programadas. Ainda há muito a ser realizado em nossa agenda anual de atividades letivas. Precisaremos de muita energia e fé para vencer o ano desafiador de 2024. O semestre letivo termina em 03 de julho, e logo em 08 de julho inicia-se o terceiro bimestre. Nos dias 04 e 05 de julho, continuaremos com nossas atividades escolares, pois são dois dias escolares,  antes de enfrentarmos duas semanas de aulas intensivas de 08 a 19 de julho, seguidas pelo merecido recesso de 22 de julho a 02 de agosto.

Para este semestre, temos eventos importantes no calendário, que precisam estar em nossa agenda: a Semana Estadual das Juventudes de 12 a 18 de agosto, o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas em 10 de outubro, e o Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro. As atividades de aula serão retomadas em 05 de agosto, e é fundamental que cada momento seja aproveitado com sabedoria e dedicação.

Peçamos ao tempo, como na oração de Caetano, que nos conceda o prazer legítimo e o movimento preciso, para que nosso espírito ganhe um brilho definido e possamos espalhar benefícios. Que o tempo seja nosso aliado na missão de educar e transformar vidas, e que, sob a graça divina, alcancemos um nível mais elevado de vínculo e propósito.

Que julho nos traga renovação e força para continuar nossa jornada com fé, esperança e amor. Amém.

Qual foi o momento mais especial que você vivenciou em junho?

O que você espera alcançar no mês de julho?

Qual atividade escolar você está mais ansioso para participar neste semestre?

Como você acha que o tempo influencia nossas vidas e nossas jornadas educacionais?

@professordeodatogomes

#JunhoParaJulho2024


sábado, 29 de junho de 2024

Foi um reencontro de esperanças: o II Encontro do LEEI

     Veja todas as imagens no álbum clicando na imagem acima. 

Na manhã deste sábado, o sol de Carlos Chagas parecia mais radiante do que de costume, refletindo a expectativa e a animação de todos os educadores reunidos no Polo UAB. Era o II Encontro Presencial do programa LEEI, e a energia no ar era palpável.

A abertura do encontro foi marcada pela acolhida calorosa de Rose, cuja voz suave trouxe um sentimento de pertencimento a todos os presentes. Rose, com seu jeito único, fez com que cada professor se sentisse parte de algo maior, de uma missão compartilhada.

Mônica, com uma mensagem tocante, falou sobre a importância do papel de cada educador na vida das crianças. Suas palavras ecoaram como um lembrete de que, mais do que transmitir conhecimento, os professores são moldadores de sonhos e esperanças.

A manhã seguiu com um momento emocionante quando todos se uniram para cantar uma canção de Gonzaguinha. O som das vozes se misturando criou uma atmosfera de alegria e celebração, como um reencontro de velhos amigos que compartilham a mesma paixão pela educação.

A avaliação do 1º Encontro trouxe depoimentos inspiradores de Edione, Adriana e da Professora Lica. Elas falaram sobre como o primeiro encontro havia sido um grande momento de aprendizagem e enriquecimento para suas práticas. Essas reflexões mostraram que o caminho percorrido até ali estava repleto de significados e conquistas.

Rose, sempre dedicada, retomou os pontos principais do 1º Encontro e compartilhou dados impressionantes: o LEEI está abrangendo 270 mil professores no Brasil, sendo 25 mil em Minas Gerais. Falou sobre a importância do crachá como símbolo de pertencimento e sobre a integração futura dos professores em uma plataforma virtual, um passo significativo para o aprendizado híbrido.

O investimento de mais de 90 milhões no programa foi destacado, um valor que representa não apenas recursos financeiros, mas um compromisso com a educação de qualidade. Em seguida, veio o "Brogodó de Afinidade", onde cada professor criou o crachá do colega, expressando um pouco do perfil de cada um. Esse exercício revelou o quanto somos diferentes, mas ao mesmo tempo, unidos pelo mesmo propósito.

Discutimos também a "Cultura do Escrito", que vai além de palavras em papel, refletindo valores e hábitos de uma sociedade. A importância de valorizar a escrita como forma de comunicação foi enfatizada, especialmente na educação infantil. Rose lembrou que é crucial que as crianças cheguem à escola de ensino fundamental cheias de ideias e não cansadas de exercícios repetitivos.

O cantinho de leitura foi um destaque especial do encontro. Cada grupo criou um espaço lúdico e acolhedor para incentivar a leitura entre as crianças. Rossana e Elba compartilharam suas experiências na criação desses cantinhos, utilizando temas como borboletas e histórias encantadoras. Esses espaços são mais do que áreas de leitura; são portais para a imaginação e o conhecimento.

À tarde, uma brincadeira popular trouxe a todos de volta à simplicidade e à alegria da infância. Professores simularam lavadeiras no rio, uma cena que muitos de nós lembramos com carinho. Essa atividade foi um lembrete da riqueza cultural e das tradições que devemos preservar e transmitir.

Assistimos ao curta "Vida Maria", uma obra profunda que nos fez refletir sobre o ciclo de falta de perspectiva que se perpetua em muitas famílias. A discussão que se seguiu foi intensa e enriquecedora, destacando a importância de romper com esse ciclo através da educação.

O encontro culminou com uma tertúlia literária, onde lemos e discutimos juntos o conto "Moinho de Sonhos" de João Carrascoza. A leitura, compartilhada em um ambiente de troca e reflexão, foi um momento de conexão profunda entre todos os presentes.

Ao final do dia, ao nos despedirmos, sentimos que não éramos apenas professores, mas sim agentes de transformação. Saímos dali renovados, com a certeza de que cada ação, cada palavra e cada gesto em sala de aula podem fazer uma diferença gigantesca na vida de nossos alunos.

Hoje foi um dia de aprendizado e emoção, um dia que ficará marcado em nossos corações como mais um passo na construção de uma educação que sonha, transforma e liberta.

Com a emoção ainda vibrando em nossos corações após um dia tão enriquecedor, não podemos deixar de lamentar as ausências que sentimos. A falta de alguns colegas não passou despercebida e, infelizmente, são essas ausências nas formações que geram lacunas e deficências em nossas práticas de sala de aula. Cada voz, cada experiência compartilhada, contribui para o fortalecimento do nosso coletivo, e você não viu, ouviu ou sentiu. Que pena que você não veio. Esperamos que nas próximas oportunidades possamos contar com todos, pois juntos somos mais fortes e capazes de transformar a educação de nossas crianças.

@professordeodatogomes

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Da quadrilha à mesa farta: as Escolas celebram o mês de junho!

Insira as imagens de sua escola no álbum, ele está aberto para receber

São tantos arraiás! Da Braz à Arminda, da Elir à Aymar, do Manoelão à João Beraldo, da Maria Ribeiro à Francisco Sá, da São José à Oscar, da Tancredo Neves à Souza Norte, da Nelson... Cada escola, um universo de cores, sabores e alegria, mantendo acesa a chama cultural das festas e quadrilhas juninas no coração de seus aluno e de  suas comunidades escolares.

Junho, mês de bandeirinhas coloridas, de fogueira que arde forte e de quadrilha que baila animada, vai chegando ao fim. Tempo de celebrar a cultura brasileira, de sentir o coração pulsar no ritmo da sanfona e de saborear as delícias que só esta época nos traz. E é com um sorriso no rosto que a gente percebe o papel fundamental das escolas nesse balé de cores e sabores.

Sim, as escolas são verdadeiras guardiãs da nossa cultura! É nos pátios escolares que as festas juninas ganham vida, e que a quadrilha junina encanta a todos com seus passos e coreografias. É nas cantinas das escolas que as comidas típicas são preparadas com carinho para alimentar os paladares de alunos, professores, pais e comunidade em geral. É ali, no ambiente escolar, que a tradição se mantém viva, passando de geração em geração.

Em Carlos Chagas, cada escola fez a sua parte para celebrar o mês de junho. Seja com festas abertas à comunidade, seja com eventos internos para os alunos, a tradição é mantida acesa. E a gente se enche de orgulho ao ver nossas crianças e jovens dançando quadrilha, se deliciando com canjica, pé de moleque e outras guloseimas típicas.

A cultura é a alma de um povo, é o que nos une e nos diferencia. E as festas juninas são parte importante dessa nossa identidade brasileira. Quem nunca dançou quadrilha na escola? Quem nunca se lambuzou com as comidas típicas dessa época? As festas de Santo Antônio, São João e São Pedro transcendem a religiosidade e se tornam um marco cultural, um momento de celebrar a vida e a alegria.

E é com um sentimento de gratidão que a gente reconhece o trabalho das escolas em manter viva essa tradição. São elas que garantem que as festas juninas continuem a encantar e a emocionar, que as quadrilhas juninas sigam a bailar e que as comidas típicas continuem a nos deliciar.

Junho pode estar acabando, mas a chama da cultura brasileira continua acesa, graças ao empenho de nossas escolas. E a gente segue em frente, com a certeza de que a tradição será mantida e que as futuras gerações também terão a oportunidade de vivenciar a magia do mês de junho. Viva as festas juninas! Viva a cultura brasileira! E viva as escolas, que são verdadeiras guardiãs da nossa identidade!

@professordeodatogomes

Banir celular nas escolas já trouxe bons resultados Movimento já ocorre até por iniciativa de comunidades escolares

 OPINIÃO

Expressa as ideias do autor e defende sua interpretação dos fatos​

DANIEL BECKER E RENAN FERREIRINHA

Daniel Becker

Pediatra e sanitarista, é médico do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ e da Soperj

Renan Ferreirinha

Secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro

Parece que a sociedade está chegando a um consenso. Pais, educadores, pediatras, gestores públicos, todos percebemos que o excesso de telas, especialmente do celular com seus aplicativos, está provocando danos às nossas crianças e adolescentes.

Nossa juventude vive uma crise: perdas no desenvolvimento, dificuldades de aprendizado e atenção, privação de sono, transtornos comportamentais e isolamento. Reportagem recente da Folha, que analisou dados do SUS de 2013 a 2023, mostrou aumentos que chegam a estrondosos 1.500% em atendimentos por ansiedade e depressão entre 10 e 19 anos, especialmente em meninas.

Evidências científicas apontam que, se o uso excessivo das telas não é o único culpado, é um dos principais implicados.

Sabemos que redes sociais e outros aplicativos criam mecanismos para provocar dependência, e as crianças são mais suscetíveis. Com isso, elas passam cada vez mais tempo na tela, chegando a 9 ou 10 horas por dia —e começam cada vez mais cedo.

A sucessão de conteúdos curtos, publicitários e superficiais as torna consumistas, apáticas, acríticas, desatentas, incapazes de ler. As bolhas de radicalização geradas pelo algoritmo promovem negacionismo científico e climático, intolerância, violência e bullying, e as deixam suscetíveis a fanatismo político e golpes cada vez mais sofisticados.

A comparação com belezas filtradas e vidas falsamente perfeitas deprime e reduz a autoestima.

Várias medidas estão em marcha para reduzir o uso de telas pelos jovens. Famílias estão se mobilizando para retardar a entrega do celular. Um guia sobre o uso adequado de telas está sendo criado por especialistas e equipes de sete ministérios. A regulamentação das redes está voltando à pauta.

Celular na sala de aula

Além disso, muitas escolas estão optando pelo banimento do celular, num movimento que ocorre simultaneamente em inúmeros países, por iniciativa de governos ou de comunidades escolares.

A escola é o espaço público primordial da criança, onde ela adquire habilidades fundamentais, como colaboração, foco, resolução de problemas e conflitos, além de ter contato com artes, esportes e cidadania. Um lugar para aprender a pensar criticamente, a se relacionar com o outro, com o coletivo, com o mundo.

O óbvio: a mera presença do celular na sala de aula, mesmo na mochila, já perturba a atenção. Estudos mostram um sério prejuízo no aprendizado. Isso não se discute mais.

Mas há o precioso recreio. Com as cidades inseguras e crianças confinadas e sem contato com amigos e com a natureza, o pátio escolar se tornou o último reduto da mais essencial atividade da infância: o brincar. E o celular transforma brincadeiras e trocas de afeto em um deserto de imobilidade, isolamento e bullying.

A escola, como espaço regulamentado, oferece uma valiosa pausa para viver no mundo real, o que é cada vez mais difícil lá fora. Isso não significa afastar a criança da tecnologia: existem outros meios menos distrativos, mais eficazes e seguros para esse fim. O uso do celular pode ser permitido para alunos que os necessitem por questões de saúde e em alguns momentos, para que a escola cumpra uma função que precisa assumir: a educação midiática. Mas a presença do aparelho no dia a dia não faz sentido.

A rede municipal de ensino do Rio de Janeiro foi a primeira a banir celulares, exceto para uso pedagógico autorizado pelo professor. Mais de 650 mil alunos da rede municipal e outros milhares de estudantes em grandes escolas privadas já vivem essa realidade. Os primeiros resultados são excelentes: satisfação de professores, de famílias e até dos alunos, que recuperam o prazer de brincar, interagir e aprender.

Está na hora de espalhar essa onda por todo o Brasil.

TENDÊNCIAS / DEBATES

Mera proibição de celular nas escolas tende ao fracasso Melhor caminho é o uso racional, acordado entre professores e alunos!

Mera proibição de celular nas escolas tende ao fracasso

Melhor caminho é o uso racional, acordado entre professores e alunos

Daniel Cara

Professor da Faculdade de Educação da USP, é membro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Monique Rufino Silva Pessoa

Professora de ensino médio e técnico da Etec Guaracy Silveira, doutoranda em educação (USP) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação, Economia e Políticas Educacionais (DEEP-USP)

Pedro Augusto Bertolini Bezerra

Professor de ensino fundamental da rede municipal de São Paulo, doutorando em educação (USP) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação, Economia e Políticas Educacionais (Deep-USP)

A tecnologia sempre foi parte inerente à vida humana. Benjamin Franklin nos caracterizava como "toolmaking animals", ou seja, animais que fabricam ferramentas.

Os celulares representam um novo capítulo da história entre nós, seres humanos, e nossas criações. Da primeira chamada móvel, realizada em 3 de abril de 1973, aos dias de hoje, os aparelhos evoluíram para smartphones e a previsão é que se consolidem como extensão do nosso próprio corpo.

Proibir ou frear a tecnologia é contraproducente: significa contrariar a própria jornada humana. Contudo, qualquer instrumento tecnológico deve ser utilizado de forma a estabelecer uma experiência profícua. Esse é o dilema no qual está inserido, entre outros, o uso de celulares nas salas de aula.

Caixa para celular de alunos na Escola Castanheiras, em Tamboré - Divulgação

No livro "Celular: ensaios estatísticos no ensino fundamental", publicado em 2023, os professores Jonatas Póvoa e Leonardo Mota estudam o caso de uma escola pública da rede municipal de São Paulo. Nesse universo, mais da metade dos alunos ganham seus aparelhos antes dos 10 anos, sem supervisão sobre o uso. Muitos estudantes relatam sintomas como cansaço, vista cansada e dores no pescoço devido ao uso excessivo.

Segundo o relatório "Pisa 2022 Results (Volume 2)", publicado pela OCDE em 2023, 45% dos estudantes relataram se distrair com o uso de dispositivos digitais durante as aulas no Brasil, enquanto a média da OCDE é de 30%. Além disso, 40% dos alunos brasileiros se distraem com colegas que estão utilizando seus aparelhos, comparado à média de 25% na OCDE. Ou seja, a presença do celular prejudica o aprendizado.

No mesmo sentido, o relatório "A tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem?", publicado pela Unesco em 2023, aponta que há poucas evidências que comprovem a contribuição das tecnologias para a aprendizagem.

Na pesquisa "Proibição do uso de celulares nas escolas: argumentos e orientações de nove países", do Centro de Inovação para Excelência das Políticas Públicas, de 2024, é afirmado que a exposição em excesso dos estudantes às telas prejudica a concentração, causa dependência e afeta o desempenho escolar. Por isso, em alguns países, os celulares ficam longe do alcance dos estudantes durante o período de aula.

Já a nota técnica "Programa Escolas Conectadas: pela segurança, responsabilidade e princípios de direitos humanos", publicada em 2024 pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o uso de tecnologias nas instituições educacionais precisa garantir uma conectividade significativa, incentivando o uso de uma ampla gama de recursos, levando em consideração a questão pedagógica, a independência tecnológica e a proteção de dados dos estudantes.

Portanto, em termos pedagógicos, e considerando nossa experiência no magistério público (ensino fundamental, ensino médio e educação superior), os celulares prejudicam o aprendizado, mas a mera proibição tende ao fracasso.

Como boa prática, acordos devem ser realizados entre alunos, familiares e professores, segundo diretrizes estabelecidas pelo conselho escolar e pela direção, mediante uma reflexão crítica sobre o uso responsável das tecnologias.

Inclusive, quando couber, os celulares podem ser utilizados como instrumentos pedagógicos —desde que não promovam desigualdades nas salas de aula.

Se é fato que a posse dos aparelhos é inevitável, também é verdade que o uso indiscriminado e desregulado prejudica a saúde, a segurança e o aprendizado dos estudantes. O caminho é o uso racional, acordado.

Apresentamos um roteiro para discussão em uma reunião de formação continuada a partir do artigo de opinião da Folha de São Paulo.

FONTE: Folha de São Paulo


quinta-feira, 27 de junho de 2024

Palmeirão: um dia de sol, sorrisos e esperança na Educação!

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Nesta quarta-feira, dia 26 de junho, a Comunidade de Palmeirão nos acolheu com o calor de um almoço partilhado entre pais, mães e educadores. O Encontro da Comunidade São José no Palmeirão foi um verdadeiro palco de interação e reflexão. Ali, na simplicidade de um ambiente escolar, os alunos surpreenderam com uma tocante homenagem às mães, arrancando sorrisos e e emoção.

A conversa fluiu naturalmente, e um dos temas centrais foi a importância de preservar o tempo de aulas dos alunos. Ressaltamos que, embora visitas ao dentista e ao médico sejam necessárias, devem ser agendadas fora do horário escolar. A educação é um compromisso de todos e o amor das famílias pelos seus filhos deve traduzir-se em cuidado e responsabilidade.

Tivemos a honra de celebrar a conquista de três alunas que receberam medalhas de ouro nas Olimpíadas Mirim da Matemática, um testemunho do potencial e dedicação de nossos estudantes. Além disso, discutimos as condições das estradas e do transporte escolar, temas cruciais para a segurança e regularidade da frequência escolar.

A educação nunca esteve tão bem quanto hoje, disse alguém, e todos concordaram. Falamos sobre a esperada reforma e ampliação da Escolinha, um sonho que está se encaminhando, dependendo primeiro da legalização do terreno.

Ao final do encontro, eu, Zaida. Patrícia e Antenor deixamos Palmeirão com o coração fortalecido e a alma enriquecida pela convivência com pessoas tão dedicadas à educação de seus filhos. Valeu, Palmeirão! Nosso dia foi extraordinário e só temos a agradecer. Reconhecer que juntos podemos fazer e ser muito mais é o primeiro passo para grandes conquistas. É em comunidade que caminhamos e avançamos na educação. Com gratidão e alegria, agradecemos profundamente ao nosso amigo Edson Quilombola, à dedicada professora Paula, à atenciosa cantineira, ao prestativo motorista, aos comprometidos pais e, sobretudo, às maravilhosas crianças que juntos formam esta vibrante e inspiradora comunidade de Palmeirão.

Obrigado é uma palavra pequena diante do que vivenciamos, mas expressa a gratidão imensa por esta experiência. Vamos em frente, sempre juntos, em busca de uma educação cada vez melhor.

@professordeodatogomes

Momentos educacionais que se tornam marcantes: uma reflexão com Chorão!

Ao refletir sobre a frase de Chorão "Só o que é bom dura tempo o bastante pra se tornar inesquecível", vejo uma conexão profunda com as questões da educação que se tornam marcantes na vida de um estudante. Na educação, momentos de aprendizagem que realmente impactam os alunos são aqueles que transcendem o ordinário. Essas experiências duradouras são frequentemente marcadas por metodologias inovadoras, envolvimento emocional e a relevância prática do conteúdo ensinado.

Quando criamos um ambiente de aprendizagem que valoriza a curiosidade, a criatividade e a paixão pelo conhecimento, proporcionamos experiências educativas que permanecem na memória dos alunos. Aquelas aulas em que um professor inspirador consegue conectar a teoria à prática, ou quando um projeto colaborativo permite que os alunos descubram suas próprias capacidades, são momentos que se tornam inesquecíveis.

Esses momentos não só contribuem para o desenvolvimento acadêmico, mas também moldam o caráter e a visão de mundo dos alunos. Eles aprendem a valorizar o processo de aprendizado, desenvolvem habilidades críticas e ganham a confiança necessária para enfrentar desafios futuros.

Portanto, na educação, nosso objetivo deve ser sempre criar experiências significativas e memoráveis. Assim como na frase de Chorão, o que é verdadeiramente bom na educação dura o tempo suficiente para se tornar uma parte inapagável da vida dos nossos alunos, tornando-se um legado de aprendizado e crescimento que eles carregarão para sempre.

@professordeodatogomes

PIRÂMIDE DA APRENDIZAGEM.


 

Análise e Reflexões

A pirâmide de aprendizagem apresentada na imagem ilustra de forma clara a diferença entre as diversas formas de assimilação de conhecimento e a eficácia de cada uma delas. Através dela, percebemos uma hierarquia na retenção de informações, que varia do aprendizado passivo ao ativo.

Para Gestores Educacionais:

Como gestores, é essencial considerar essa pirâmide ao planejar o currículo e as estratégias pedagógicas da rede escolar. Observa-se que métodos passivos, como a leitura e a audição, resultam em uma retenção significativamente menor quando comparados a métodos ativos, como a prática e o ensino.

Implementação de Metodologias Ativas:

        Debates e Discussões: Promover aulas que incentivem a discussão e o debate entre os alunos pode aumentar a retenção do conteúdo para cerca de 70%. Isso envolve a participação ativa e o engajamento dos alunos.

        Prática e Aplicação: Incluir mais atividades práticas no currículo, como laboratórios, oficinas e projetos. Quando os alunos praticam o que aprenderam, a retenção aumenta para 80%.

        Ensinar para Aprender: Incentivar os alunos a ensinar o que aprenderam para os colegas ou através de projetos de ensino, pois a retenção chega a 90%. Isso pode ser feito através de tutoria entre pares, apresentações de seminários, entre outros.

    Formação Continuada de Professores:

        É crucial que os professores sejam capacitados continuamente para adotar essas metodologias ativas. Workshops e treinamentos podem fornecer ferramentas e técnicas para implementar essas práticas em sala de aula.

Para Professores:

Para os professores, a pirâmide de aprendizagem serve como um guia valioso para a prática pedagógica. A imagem nos desafia a reavaliar nossas estratégias de ensino e a buscar maneiras de engajar os alunos de forma mais ativa.

    Diversificação das Estratégias de Ensino:

        Leitura e Audição: Embora importantes, essas estratégias devem ser complementadas com atividades que envolvam mais sentidos e interações. Por exemplo, após uma leitura ou explicação, promover uma atividade visual ou auditiva complementar.

        Atividades Visuais e Auditivas: Utilizar vídeos, apresentações e demonstrações práticas pode elevar a retenção para 50%. Isso inclui o uso de multimídia e recursos tecnológicos.

    Incentivar a Participação Ativa:

        Debates e Perguntas: Incorporar momentos de debate e questionamentos durante as aulas, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e a interagirem uns com os outros.

        Atividades Práticas: Planejar atividades que envolvam a prática do conteúdo aprendido, como experimentos, exercícios de campo, ou projetos de arte e tecnologia.

        Ensinar e Compartilhar: Promover atividades onde os alunos possam ensinar o conteúdo para outros, como grupos de estudo ou apresentações.

Reflexões Finais:

A pirâmide de aprendizagem nos lembra que a educação efetiva vai além da simples transmissão de conhecimento. Ela envolve a participação ativa, a prática constante e a habilidade de ensinar o que foi aprendido. Para gestores e professores, a adoção de metodologias ativas e a capacitação contínua são essenciais para promover uma educação de qualidade que realmente transforme a vida dos alunos.

Implementar essas práticas em sala de aula pode resultar em um aumento significativo no IDEB e na proficiência dos alunos, alinhando-se com os objetivos de melhoria da qualidade social da educação no município.

A Pirâmide de Aprendizagem, muitas vezes atribuída ao trabalho de Edgar Dale e à sua teoria do Cone da Experiência, é uma representação visual que sugere diferentes taxas de retenção para várias formas de aprendizado. No entanto, é importante ressaltar que, apesar de ser amplamente utilizada, a pirâmide, tal como apresentada, não possui bases científicas rigorosas e é considerada uma simplificação de conceitos educacionais complexos.

Base Científica e Criticismo:

    Origem e Mal-Entendidos:

        A pirâmide é frequentemente associada ao trabalho de Edgar Dale, mas ele nunca apresentou percentuais específicos de retenção. O Cone da Experiência de Dale foi concebido como uma maneira de categorizar os tipos de experiências de aprendizado, sem quantificar a retenção de memória.

        As porcentagens apresentadas na pirâmide moderna carecem de pesquisa empírica robusta que as valide. Elas são frequentemente citadas sem referência a estudos específicos.

    Complexidade da Aprendizagem:

        A aprendizagem é um processo complexo e multifacetado, influenciado por diversos fatores como motivação, contexto, prática deliberada, entre outros. Simplificações como a pirâmide podem ser úteis para visualização, mas não capturam a totalidade dos processos envolvidos.

    Pesquisa Empírica:

        Pesquisas em neurociência e psicologia da educação indicam que a eficácia de diferentes métodos de aprendizagem varia significativamente entre indivíduos e contextos.

        Métodos ativos, como ensinar aos outros ou praticar, são reconhecidamente eficazes, mas isso não significa que métodos passivos, como leitura, não sejam importantes. Cada método tem seu papel no processo educativo.

Importância da Leitura:

Embora a pirâmide sugira uma baixa retenção de aprendizado a partir da leitura, é importante contextualizar essa afirmação:

    Fundamento Básico:

        A leitura é fundamental para a construção do conhecimento. Ela fornece a base sobre a qual outros métodos de aprendizagem podem ser construídos. Ler amplia o vocabulário, melhora a compreensão e é essencial para o aprendizado autodirigido.

        Textos escritos são recursos críticos para acessar conhecimento detalhado, permitindo a reflexão e a revisão, aspectos cruciais para a aprendizagem profunda.

    Interação com Outros Métodos:

        A leitura pode ser combinada com métodos mais ativos para melhorar a retenção e compreensão. Por exemplo, ler um texto seguido de discussão, debates, ou atividades práticas relacionadas ao conteúdo lido pode maximizar a aprendizagem.

        A leitura também prepara os alunos para debates e práticas, fornecendo o conhecimento de base necessário para engajar-se ativamente em outras formas de aprendizado.

Reflexão para Gestores e Professores:

    Valorizar a Leitura: Enquanto gestores e professores, devemos continuar a valorizar a leitura como uma habilidade essencial. Programas de incentivo à leitura e a criação de ambientes ricos em material escrito são fundamentais para a formação de leitores competentes.

    Equilíbrio e Integração: A integração de métodos ativos e passivos pode oferecer um equilíbrio eficaz. A leitura deve ser vista como uma etapa crucial que, quando combinada com outras atividades de aprendizagem ativa, pode potencializar a retenção e a compreensão do conteúdo.

    Personalização do Ensino: Reconhecer que diferentes alunos podem responder melhor a diferentes métodos é essencial. A personalização das estratégias de ensino pode atender melhor às necessidades individuais, promovendo uma aprendizagem mais eficaz.

Em resumo, a pirâmide de aprendizagem é uma ferramenta visual útil para refletir sobre a diversidade de métodos de ensino, mas deve ser usada com discernimento. A leitura continua a ser uma habilidade crítica e um componente fundamental da educação que, quando complementada com métodos ativos, contribui significativamente para a formação integral dos alunos.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Reconhecimento das quadrilhas juninas como manifestação da Cultura Nacional!

Brasília, 21 de junho de 2024 – Em um movimento que celebra e preserva uma das mais tradicionais expressões culturais do Brasil, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 14.900, de 21 de junho de 2024. A nova legislação altera a Lei nº 14.555, de 25 de abril de 2023, para reconhecer oficialmente as quadrilhas juninas como uma manifestação da cultura nacional.

De acordo com o texto sancionado, o artigo 1º da Lei nº 14.555 passa a vigorar com a seguinte redação: “As festas juninas e as quadrilhas juninas são reconhecidas como manifestação da cultura nacional.” Essa mudança eleva o status das quadrilhas juninas, colocando-as no mesmo patamar de outras expressões culturais que representam a identidade e a diversidade do povo brasileiro.

A decisão vem em um momento crucial para a cultura nacional, garantindo a preservação e promoção das quadrilhas juninas como um patrimônio imaterial do Brasil. Este reconhecimento traz consigo a valorização das tradições regionais, que são passadas de geração em geração, e reforça a importância de manter vivas essas manifestações culturais.

As quadrilhas juninas, com suas danças coreografadas, trajes típicos e música característica, têm raízes profundas nas celebrações juninas, que ocorrem em todo o país, especialmente no Nordeste. Essas festividades não apenas promovem o entretenimento, mas também fortalecem os laços comunitários e a identidade cultural.

A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, co-assinou a lei e destacou a importância desse reconhecimento: "As quadrilhas juninas são uma expressão viva da nossa cultura popular. Este reconhecimento oficial é um passo importante para garantir que essas tradições continuem a ser valorizadas e preservadas para as futuras gerações."

A nova legislação entra em vigor na data de sua publicação, 21 de junho de 2024, marcando um dia significativo para todos os entusiastas e participantes das quadrilhas juninas em todo o Brasil.

Com este avanço, espera-se um aumento no apoio governamental para a realização das festas juninas e o fortalecimento das quadrilhas, promovendo a cultura e incentivando a participação da população nessas tradições que são a cara do Brasil.

A nova lei também traz importantes implicações para as escolas públicas de todo o país, que desempenham um papel fundamental como guardiãs da cultura brasileira. Com o reconhecimento oficial das quadrilhas juninas como manifestação da cultura nacional, as instituições de ensino agora têm um incentivo legal para incorporar e valorizar ainda mais essas tradições em seus currículos e atividades extracurriculares. Isso pode resultar em maior apoio e recursos para a realização de festas juninas escolares, projetos pedagógicos sobre a história e a importância das quadrilhas, e a formação de grupos de dança dentro das escolas. Além disso, a lei fortalece o compromisso das escolas em preservar e transmitir essa rica herança cultural aos estudantes, promovendo um sentimento de identidade e pertencimento cultural entre as novas gerações.


quinta-feira, 20 de junho de 2024

Testemunho emocionante de Lilia marca a Missa de 7º Dia de Adriene Sena Lima!

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ADRIENE SENA LIMA

25/02/1953 - 12/06/2024

Emocionada, Lilian prestou este lindo testemunho em homenagem à sua mãe ao final da Missa de 7º Dia!

Esposa, mãe, avó, irmã, filha, sogra, tia, amiga, serva de Deus, profissional – em todas as circunstâncias, Adriene foi extraordinária. Sua dedicação, zelo e empenho em tudo o que fazia a tornaram inigualável. Seu carinho, sua alegria e sua gentileza em servir serão lembrados por todos nós, por toda a vida.

Em nossos corações, seu sorriso está eternizado. Nós, filhos, nunca esqueceremos as músicas que cantava para embalar nosso sono e o sono dos nossos filhos. Amor em cada palavra e em cada atitude te define. Obrigada por sua companhia, seus ensinamentos, seu amor!

Espere por nós na casa celestial que Deus preparou pra você!

Te amamos eternamente!

    "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda."

    2 Timóteo 4:7-8

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Carlos Chagas lança Edital para seleção de Tutor no Programa TecPop

Carlos Chagas lança Edital para seleção de Tutor no Programa TecPop

A Prefeitura Municipal de Carlos Chagas anunciou o Edital de Chamamento Público nº 32/2024, destinado à seleção de um tutor para o Programa Municipal de Inclusão Digital e Capacitação Profissional (TecPop), parte integrante do Programa Acelera Minas. O objetivo é capacitar professores e estudantes e oferecer cursos para a população geral com foco em empreendedorismo, utilizando a tecnologia como ferramenta educativa.

O edital, conforme o Decreto Estadual nº 48.305 de 23 de novembro de 2021, prevê um processo seletivo simplificado para preencher uma vaga no Polo da UAB de Carlos Chagas, localizado na Travessa Braga nº 381, Centro. O candidato selecionado atuará como bolsista, participando das capacitações e planejamentos oferecidos pelo programa, com a obrigatoriedade de convocação pela prefeitura.

As principais metas do TecPop incluem a promoção da inclusão digital, o desenvolvimento da competência leitora digital, a melhoria dos índices de participação nos Conselhos Municipais e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a redução do analfabetismo e das desigualdades sociais e educacionais, e a democratização do acesso à tecnologia e à internet.

As atividades a serem realizadas pelo tutor incluem a oferta de cursos apresentados pelo site TecPop Minas, a proposição de parcerias com o SEBRAE e o Centro de Diretores Lojistas (CDL), a ampliação de projetos de leitura digital, a montagem de cursos de formação continuada, e o desenvolvimento de oficinas de inclusão digital para diversos segmentos sociais.

A inscrição para o processo seletivo será realizada de forma gratuita através de um formulário eletrônico disponível aqui, entre os dias 24 e 26 de junho de 2024. Os candidatos devem enviar a documentação exigida em um único arquivo PDF, conforme especificado no edital, no próprio formulário.

O pagamento do tutor selecionado será de R$ 1.412,00 mensais. A convocação será feita conforme a ordem de classificação, e em caso de empate, critérios como formação acadêmica, disponibilidade e experiência serão considerados.

Para mais informações sobre o processo seletivo e a inscrição, os interessados devem acessar o edital completo disponível aqui. A Prefeitura de Carlos Chagas reforça a importância dessa iniciativa para promover a inclusão digital e a capacitação profissional, contribuindo para o desenvolvimento educacional e social da região.

Cronograma do Processo Seletivo:

    Publicação do Edital: 24 de junho de 2024

    Inscrição: 24 a 26 de junho de 2024

   Análise documental e pontuação: 27 a 28 de junho de 2024

    Publicação do resultado parcial: 28 de junho de 2024

    Prazo para recurso: 01 e 02 de julho de 2024

    Publicação da classificação final: 03 de julho de 2024

    Convocação do candidato: 03 de julho de 2024

    Encaminhamento da documentação: 03 de julho de 2024

A prefeitura convida todos os interessados a participar desse importante processo seletivo, que visa fortalecer a inclusão digital e a capacitação profissional em Carlos Chagas.

Acesse o Edital e o formulário de inscrição aqui:

https://www.carloschagas.mg.gov.br/detalhe-do-processo-seletivo/info/processo-seletivo-32-2024/309

@professordeodatogomes