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sábado, 26 de julho de 2025

A Arte como Memória Viva: Análise das obras de Luciana de Oliveira Teixeira!

 

Clique na imagem para conhecer outras peças da artista plástica Luciana de Oliveira

A Arte como Memória Viva: Análise das obras de Luciana de Oliveira Teixeira

Luciana de Oliveira Teixeira, artista carloschaguense, apresentou suas obras durante a FEACC em um stand da Prefeitura Municipal de Carlos Chagas, revelando ao público uma produção artística profundamente enraizada na memória coletiva local. Suas peças, feitas a partir de sobras de madeira, foram por ela mesma definidas como “souvenirs” ou “minimundos”. Mas ao observar atentamente sua obra, percebemos que seu trabalho ultrapassa essas categorias utilitárias ou decorativas e adentra o território simbólico e afetivo da arte como recriação da memória.

Seguindo a perspectiva de Jorge Coli em O que é Arte, a arte não se define pela utilidade, mas pela capacidade de comunicar, de provocar sensações, reflexões e resgatar sentidos. É nesse ponto que Luciana se afirma como artista plástica: suas criações não são apenas objetos, mas narrativas visuais, feitas com o olhar de quem carrega dentro de si o repertório da cidade, sua arquitetura emocional e seu imaginário histórico.

Desde 2015, Luciana vem cultivando essa forma singular de expressão, mas foi com a exposição no Movimento Rota Bahia-Minas que sua arte ganhou maior visibilidade, a ponto de a Prefeitura reconhecer seu valor e realocá-la da Secretaria de Assistência Social para a Secretaria de Cultura. A decisão institucional, em si, revela a força política e identitária de sua obra.

Luciana transforma restos de madeira – materiais rejeitados pela lógica do consumo – em arte carregada de sentido. Cada peça é uma lembrança afetiva dos monumentos históricos de Carlos Chagas: igrejas, a ponte de ferro sobre o Rio Urucu, a Estação Getúlio Vargas da extinta Ferrovia Bahia-Minas, além das casinhas típicas e alguns outros monumentos da cidade. Esses elementos não são reproduzidos de maneira técnica ou arquitetônica, mas sim reinterpretados com um olhar subjetivo e poético, marcado por cores intensas, formas estilizadas e uma afetividade latente.

Ao “recontar” a cidade por meio de miniaturas, Luciana oferece à comunidade um espelho do que foi e do que permanece em sua memória cultural. Ela combate o esquecimento com arte – e nisso reside seu maior gesto político e artístico.

Sua obra evoca o que Coli aponta como arte que nasce do impulso criativo humano, que se realiza mesmo fora dos circuitos tradicionais, mas é legitimada pela sua potência de significar. A influência da incentivadora Múcia mostra também como o olhar do outro, ao legitimar, pode transformar um fazer silencioso em voz estética coletiva.

Luciana, portanto, não apenas cria réplicas: ela cria presença. Sua arte devolve ao povo de Carlos Chagas as imagens que o tempo quase apagou, mas que permanecem vivas pela mão da artista. Cada obra sua é um gesto de cuidado com a história, com a memória e com a identidade de um lugar.

Com grande sensibilidade, durante a FEACC, tive a oportunidade de conversar diretamente com Luciana sobre os propósitos e a energia que movem sua criação. Em nosso diálogo, pude perceber que seu fazer artístico nasce de uma relação íntima com a memória afetiva e com a cidade que habita — algo que vai além da técnica e se enraíza no simbólico. Por reconhecer a profundidade e originalidade desse processo criativo, sugeri a ela a leitura da obra O que é Arte, de Jorge Coli, como uma possibilidade de aprofundamento e reflexão sobre o que, intuitivamente, ela já realiza com maestria: dar forma à arte como linguagem, como ponte entre o vivido e o imaginado. O estudo da obra pode, assim, auxiliá-la na compreensão conceitual de sua própria prática e ampliar ainda mais a consciência do valor cultural que seu trabalho representa.

@professordeodatogomes

Deodato Gomes Costa

A Escolástica: Razão a serviço da Fé e origem das Universidades.


"A fé e a razão são como duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade." Tomás de Aquino.

A Escolástica: Razão a serviço da Fé e origem das Universidades.

A Escolástica é um marco intelectual da Idade Média que uniu a razão filosófica herdada da Grécia clássica com os dogmas da fé cristã. Essa síntese foi possível graças ao ambiente cultural e político que se consolidou entre os séculos IX e XIII, sobretudo com o surgimento das universidades. Mas para entender esse cenário, voltemos um pouco no tempo.

1. Entre sombras e luzes: das trevas à retomada do saber

Com o colapso do Império Romano do Ocidente no século V, a Europa mergulhou em um período de instabilidade, guerras e miséria que comprometeram profundamente a vida intelectual. Os mosteiros beneditinos, contudo, foram os guardiões da sabedoria antiga, copiando e preservando manuscritos greco-romanos. Só por volta do século IX, sob o reinado de Carlos Magno, iniciou-se o chamado Renascimento Carolíngio, uma tentativa de reviver os valores clássicos, embora ainda totalmente subordinada ao cristianismo.

Mas foi apenas nos séculos XI e XII que se verificou um verdadeiro florescimento cultural: o surgimento de cidades, a reativação do comércio e a fundação de escolas catedrais e, posteriormente, universidades, permitiram o desenvolvimento de um novo espaço para o saber.

2. A missão das universidades e a razão em defesa da fé

As universidades, nascidas inicialmente com o objetivo de formar o clero e combater as heresias, passaram a ser centros de debate filosófico e teológico. A fé cristã, desafiada por correntes divergentes, precisava ser defendida não apenas com argumentos bíblicos, mas também com o uso da razão. Surgia então a Escolástica, um método que visava ordenar e conciliar a fé com a lógica aristotélica.

3. Santo Anselmo e o argumento ontológico

O primeiro grande escolástico foi Santo Anselmo de Cantuária. Para ele, era possível provar racionalmente a existência de Deus. Seu famoso argumento ontológico parte da definição de Deus como "o ser do qual nada maior pode ser pensado". Ora, se esse ser só existisse no pensamento, não seria o maior, pois um ser real é maior que um apenas imaginado. Portanto, Deus deve existir na realidade.

Esse raciocínio, baseado em ideias puramente lógicas e independentes da experiência sensível, representava o realismo escolástico: a crença de que os conceitos universais têm existência própria.

4. Pedro Abelardo e o Nominalismo

Nem todos concordaram com Anselmo. Pedro Abelardo, outro expoente da Escolástica, defendia o nominalismo: para ele, os conceitos são apenas nomes, construções da linguagem humana, sem existência independente. Assim, um conceito, por si só, não basta para provar a realidade de Deus — é necessário verificar se há correspondência com o mundo sensível.

5. Tomás de Aquino e as cinco vias

A síntese mais profunda da Escolástica viria com Tomás de Aquino. Influenciado por Aristóteles e os comentários árabes, como os de Averróis, Aquino defendia que o conhecimento começa com os sentidos: “nada existe no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos”. Mas ele também via na natureza os traços da criação divina.

Tomás propôs cinco argumentos — conhecidos como as “cinco vias” — para demonstrar a existência de Deus, todos baseados em evidências do mundo natural:

  1. Motor Imóvel: tudo que se move é movido por algo; para evitar uma regressão infinita, deve haver um primeiro motor que move tudo sem ser movido – Deus.

  2. Causa Eficiente: tudo tem uma causa anterior; logo, deve haver uma causa primeira – Deus.

  3. Ser Necessário: se tudo é contingente (tem começo e fim), então deve existir um ser necessário que dê origem ao restante – Deus.

  4. Graus de Perfeição: há diferentes níveis de perfeição; deve existir um ser máximo, perfeito, parâmetro de todas as coisas – Deus.

  5. Finalidade (Teleologia): tudo na natureza parece ter um propósito; deve existir uma inteligência ordenadora – Deus.

6. A importância de Tomás de Aquino

No início, suas ideias foram vistas com desconfiança, mas com o avanço da Reforma Protestante, a Igreja Católica recorreu à teologia de Aquino para se fortalecer. Sua obra-prima, a Suma Teológica, chegou a ser colocada ao lado da Bíblia no ¹Concílio de Trento. Tomás de Aquino foi elevado à condição de Doutor da Igreja, e sua doutrina, o tomismo, ainda é referência no catolicismo até hoje.

Na política, Aquino defendeu a monarquia como forma legítima de conduzir o povo ao bem comum — um bem que, para ele, só pode ser revelado por Deus.


Conclusão

A Escolástica é a tentativa brilhante — e ousada — de conciliar fé e razão. É nela que nasce a universidade como espaço de saber sistemático, e é nela também que a razão começa a ganhar autonomia, ainda que ancorada na fé. Santo Anselmo, Pedro Abelardo e Tomás de Aquino não apenas pensaram Deus, mas ajudaram a moldar os fundamentos do pensamento ocidental.

¹ O Concílio de Trento (1545–1563) foi uma assembleia ecumênica da Igreja Católica convocada em resposta à Reforma Protestante. Seu principal objetivo foi reafirmar os dogmas católicos, corrigir abusos e formular diretrizes de fé e disciplina, marcando o início da chamada Contrarreforma. Durante o concílio, obras como a Suma Teológica de Tomás de Aquino foram valorizadas como referência teológica, sendo colocadas ao lado da Bíblia nos altares, em sinal de sua importância doutrinal.

FILÓSOFOS DO ENEM. Escolástica – Aula 09 | Filósofos do Enem. [S.l.]: YouTube, 26 jul. 2025. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HjjMUyZjyxM. Acesso em: 26 jul. 2025.

sexta-feira, 25 de julho de 2025

🎉 SEXTOU EM CARLOS CHAGAS! 🎉


🎉 SEXTOU EM CARLOS CHAGAS! 🎉

Hoje, 25 de julho de 2025, a cidade entra em clima de festa, emoção e reencontros! 💙💛

Está oficialmente aberta mais uma edição do tradicional e tão aguardado

XIV ENCONTRO DOS CARLOSCHAGUENSES AUSENTES!

Um momento de celebração das nossas raízes, da nossa cultura e dos laços que nos unem, mesmo à distância.

📍 PROGRAMAÇÃO IMPERDÍVEL:

🎤 25 DE JULHO – HOJE!
🔹 DJ RONALDO
🔹 JOÃO VITOR E WILLIAM
🔹 BONDE DO FORRÓ & JULIANA BONDE
🔹 KIM BOMBADO

🎉 A festa continua...

🎤 26 DE JULHO – SEXTA COM SABOR DE SÁBADO!
🔹 DJ RONALDO
🔹 FORROZÃO KAFUNÉ
🔹 MANIM VAQUEIRO
🔹 GEO PAIVA
🔹 WINIÇÃO DO PISEIRO

💥 Realização:
Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo
Prefeitura de Carlos Chagas – O Futuro é Agora

🗣️ Convide os amigos, reúna a família e venha viver a emoção de estar de volta às nossas origens!
Porque ser Carloschaguense é nunca esquecer de onde viemos.

📸 Nos vemos na festa!

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Capacitação sobre boas práticas alimentares fortalece segurança e qualidade nas escolas de Carlos Chagas!

Capacitação qualifica cantineiras para boas práticas em manipulação de alimentos e segurança no trabalho

Carlos Chagas, 23 de julho de 2025 – A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Vigilância Sanitária realizou uma capacitação fundamental para o fortalecimento da segurança alimentar e do bem-estar dos estudantes da rede municipal. Com o tema “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos e Uso Correto de EPI”, o curso teve carga horária de 3 horas e foi ministrado por Anne Thais da Cruz Dias Tomaz, nutricionista da Educação, e Aline Pereira Silva, técnica em segurança do trabalho.

A formação abordou temas como contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica, boas práticas, segurança do trabalhador e uso de EPIs. Segundo Anne Thais, “as cantineiras vão estar melhor qualificadas para exercer sua função.” Aline Pereira reforçou: “Com certeza, quanto mais qualificadas, mais a certeza da redução de acidentes de trabalho.”

O Secretário Municipal de Educação, Deodato Gomes Costa, destacou: “Uma das bases fundamentais para a educação não está em sala de aula, mas sim na cozinha e no trabalho dedicado de cantineiras que preparam o alimento que fortalece nossos estudantes para a aprendizagem.”

Ao final da formação, 23 cantineiras que participaram com grande interesse receberão certificados:

  1. Alessandra de Sousa Ribeiro

  2. Aline de Vette Van Der Maas

  3. Ana Carolina Soares Cardoso

  4. Carolina Rodrigues dos Santos

  5. Cristiane Soares dos Santos Rufino

  6. Daiane Cabral Nascimento

  7. Daiane Nunes Gomes Santos

  8. Daniela Santos de Almeida

  9. Daniele Dias dos Santos

  10. Gabriela Gomes de Araujo Silva

  11. Geralda Soares Esteves

  12. Leandro Gomes da Fonseca

  13. Maiara Gomes de Souza

  14. Maurizia Pereira da Silva

  15. Milena Alves Silva Ferreira

  16. Rejane Santos da Cruz Pereira

  17. Rosane Souza da Rocha

  18. Samuel Oliveira Vieira Santos

  19. Tâmara de Almeida Cantão

  20. Valquíria Paim de Souza Martins

  21. Vanessa Pereira Lemos Lima

  22. Viviane Costa Fernandes Oliveira

  23. Zaira Oliveira de Souza

A iniciativa reafirma o compromisso da rede municipal com a qualidade da alimentação escolar e a valorização das profissionais que atuam nas cozinhas das unidades de ensino.

terça-feira, 22 de julho de 2025

🎓🍎 CANTINEIRAS ESCOLARES, ATENÇÃO! 🍎🎓 Capacitação imperdível à vista! 🌟

🎓🍎 CANTINEIRAS ESCOLARES, ATENÇÃO! 🍎🎓
Capacitação imperdível à vista! 🌟

A Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, convida todas as cantineiras escolares da rede municipal para um momento muito especial de formação técnica em Boas Práticas de Alimentação. 🥦🍞🍌

🌿 Porque quem cuida da alimentação das nossas crianças merece conhecimento, valorização e respeito! 💛

📍O que teremos?
✔️ Treinamento prático e orientações com especialistas
✔️ Conteúdo atualizado sobre segurança alimentar
✔️ Dicas para uma cozinha mais saudável e eficiente
✔️ Certificado de participação com carga horária!

📢 Sua presença faz toda a diferença!
👉 Participe, aprenda, compartilhe e transforme a merenda em um verdadeiro ato de amor e saúde!

🗓️ Fique atenta à data! Em breve mais informações.

📣 Compartilhe com suas colegas de cozinha! Juntas somos mais fortes! 💪🥗

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Recesso Escolar: Pausa para Renovar Energias e Preparar um Novo Ciclo nas Escolas Municipais de Carlos Chagas!

Recesso Escolar: Pausa para Renovar Energias e Preparar um Novo Ciclo nas Escolas Municipais de Carlos Chagas!

As Escolas Municipais de Carlos Chagas entraram em recesso escolar a partir desta segunda-feira, 21 de julho, conforme previsto no Calendário Escolar 2025. A pausa se estende até o dia 1º de agosto, com retorno das aulas em 4 de agosto, marcando oficialmente o início do segundo semestre letivo em toda a rede pública municipal.

Este intervalo representa muito mais do que uma simples pausa: é um tempo necessário de descanso e renovação para estudantes, professores, gestores e demais profissionais da educação. É o momento de refletir sobre as conquistas do primeiro semestre e preparar-se, com ânimo renovado, para os novos desafios que virão.

Desejamos que esse recesso seja vivido com tranquilidade, que sirva para estar com a família, ler um bom livro, visitar alguém querido ou simplesmente descansar o corpo e a mente. 🌻📚✨

Com o retorno das aulas, retomaremos com força total os projetos pedagógicos, as ações de reforço, os diagnósticos da aprendizagem e as atividades culturais, científicas e esportivas. Nossa missão continua: garantir a todos uma educação de qualidade, humanizada e transformadora.

Nos encontramos novamente no dia 4 de agosto. Um excelente recesso a todos! 💛

Deodato Gomes Costa
Secretário Municipal de Educação – Carlos Chagas/MG

domingo, 20 de julho de 2025

A Morte da Sabedoria e o Triunfo do Superficial: uma reflexão necessária para tempos apressados!

A Morte da Sabedoria e o Triunfo do Superficial: uma reflexão necessária para tempos apressados!

Vivemos um tempo de paradoxos. Estamos mais conectados do que nunca, mas também mais distraídos, mais ansiosos, mais sozinhos. A era digital nos deu o milagre da informação instantânea, mas também nos afogou em ruídos, pressas e superficialidades. Em vez de buscarmos sentido, mergulhamos em entretenimento. Em vez de refletirmos, performamos. Em vez de cultivarmos sabedoria, celebramos a distração.

O vídeo “Por que o Mundo Moderno Glorifica a Estupidez – A Morte da Sabedoria” oferece um diagnóstico corajoso desse cenário. Ele revela como a cultura do espetáculo, já prevista por Guy Debord¹, transformou a vida numa vitrine onde tudo é aparência, onde o valor do conteúdo importa menos do que a estética da entrega.

A glorificação do banal, dos conteúdos vazios e dos influenciadores que nada dizem, é um sintoma profundo: é a dor emocional de uma sociedade que perdeu suas âncoras simbólicas — a religião, a política ética, a ciência com propósito — e tenta se anestesiar com dopamina digital. A distração virou remédio; o vazio, refúgio.

Na educação pública, esse fenômeno nos atinge diretamente. Quando nossos estudantes consomem conteúdos fúteis e celebram valores invertidos, perdem, muitas vezes, a capacidade de pensar criticamente, de discernir o justo, de resistir à manipulação. E nós, educadores, precisamos fazer mais do que ensinar: precisamos despertar. Ensinar não apenas a ler palavras, mas a decifrar o mundo. Ensinar a desconfiar dos slogans fáceis, das promessas instantâneas e dos ídolos de plástico.

Pensar, hoje, é um ato político. Recusar o espetáculo e escolher a profundidade é um gesto de resistência. Recuperar o silêncio, o tempo lento da leitura, o desconforto do pensamento, é salvar nossa humanidade da diluição. Porque no fim das contas, como bem conclui o vídeo, “o que nos salva não é o que nos distrai, é o que nos transforma”.

A pergunta que deixo a você, leitor do meu blog: qual foi a última vez que algo realmente profundo te fez parar e pensar?


¹ Guy Debord (1931–1994) foi um filósofo, cineasta e teórico marxista francês, fundador da Internacional Situacionista. É autor da obra A Sociedade do Espetáculo (1967), em que critica a transformação das relações sociais em representações midiáticas e mercadológicas, analisando o papel da imagem e da alienação na sociedade capitalista moderna. Sua teoria influenciou profundamente os estudos culturais, filosóficos e políticos contemporâneos.

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Homenagem à Professora Lucivane de Barros Oliveira Passos!

Clique na imagem para ver fotos de Lucivane na Educação

Homenagem à Professora Lucivane de Barros Oliveira Passos

Por Deodato Gomes Costa – Secretário Municipal de Educação de Carlos Chagas

Hoje, dia 18 de julho de 2025, a Educação de Carlos Chagas amanheceu mais silenciosa. Perdemos uma mestra, uma amiga, uma alma apaixonada pelas crianças e pela Educação Infantil. Perdemos Lucivane de Barros Oliveira Passos – nossa Vaninha, nossa Tia Lu. 🌹

Lucivane nasceu em 22 de dezembro de 1969 e nos deixou nesta data tão dolorosa, após dedicar 31 anos inteiros à formação das crianças de nossa cidade. Começou sua jornada em 1994 como professora PI, e foi no antigo Pré-Escolar Chapeuzinho Vermelho, no Distrito de Mayrink, que o destino revelou sua vocação: cuidar dos primeiros passos da infância. Com o tempo, ocupou dois cargos públicos, aposentando-se de um deles em 2020, mas nunca se aposentando da missão de educar.

Era membro atuante dos Conselhos de Alimentação e de Educação, formou-se no magistério em 1988 e concluiu sua licenciatura plena em 2008. Desde 2011, quando o Centro Educacional Municipal Elir de Castro Pinto foi inaugurado, seu coração encontrou morada definitiva. Em 2019, tornou-se coordenadora da unidade, e mesmo depois, seguiu sendo presença firme, sensível e marcante nos corredores da creche que tanto amava.

Vaninha foi uma educadora de coração gigante — como lembrou a Diretora Edna Duarte — e sua emoção, muitas vezes incompreendida, era também sua forma mais genuína de amar. Ela sentia tudo com intensidade. Lutava com paixão. Sonhava com convicção. E sua ausência ecoa em cada canto do Elir de Castro.

As redes sociais hoje se tornaram uma galeria de gratidão, de despedidas chorosas e de lembranças carinhosas. Professores, amigas e mães deixaram seus sentimentos como flores digitais:
“Ela deixou um rastro de alegria e irreverência” — disse Célia Regina.
“Minha maior incentivadora na pedagogia” — escreveu uma ex-estagiária.
“Generosa, sempre pronta a ajudar” — comentou Vanessa Aparecida, com a dor visível nas palavras.

Lucivane deixa seu esposo Márcio, com quem compartilhou a vida desde 1989, e os filhos Thiago, Ângelo e Quézia. Deixa também um legado inapagável no coração de centenas de crianças que encontraram, em seus braços e em sua sala, o primeiro espaço de afeto fora de casa.

É difícil imaginar o Elir sem ela. Difícil será caminhar por aquelas salas e não ouvir sua voz firme, ou vê-la organizando algo com dedicação minuciosa. Em cada avaliação que encontramos nos arquivos de sua pasta funcional na Prefeitura, que consultamos para redigir a homenagem,  vemos a excelência de uma profissional comprometida com a educação pública, com a infância e com a justiça.

A dor de hoje é a prova do quanto ela foi amada.  Mas a fé nos consola. Como escreveu São João: "Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá.”

Sim, Vaninha vive. Vive nas memórias. Nas histórias. Nas crianças que ela formou. E sobretudo, vive no céu, onde — cremos — já foi acolhida por Deus. Afinal, como nos ensina a sabedoria eterna, tudo neste mundo é transitório: os dias, as flores, as certezas, os sorrisos. Mas o que não passa é o amor que deixamos.

Lucivane nos deixa a lição de que esta vida é apenas uma passagem — e ela passou por aqui deixando marcas de cuidado, luta, generosidade e fé.

Vá em paz, querida professora Lucivane. Sua missão foi cumprida. E a gratidão será nossa eterna companheira. 🖤🕊️


📍Velório: Capela da Funerária São Sebastião
📍Sepultamento: 19/07/2025 – 17h
📍Cemitério Municipal de Carlos Chagas – MG

COSTA, Deodato Gomes. Homenagem à Professora Lucivane de Barros Oliveira Passos. Carlos Chagas – MG, 2025. Pesquisa realizada na pasta funcional da servidora junto à Prefeitura Municipal de Carlos Chagas.

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Entre ladeiras e histórias: alunos da Escola Manoel Esteves de Carlos Chagas desbravam Ouro Preto!

Para visualizar todas as imagens basta clicar na foto.

“Ouro Preto: a chave dourada que abre horizontes”

Na tarde de sexta-feira, 11 de julho de 2025, às 13h20, partimos da Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni, com um grupo de alunos e uma comitiva de educadores, em direção a um destino que prometia mais que paisagens: prometia transformação. A bordo do ônibus, estavam os professores Edilane, Helem, Vinícius, a supervisora Vanessa, Adriana, o diretor Leonardo, duas cantineiras, a nutricionista Anny e eu, Deodato, o motorista do amarelinho: sempre ele, Paulo.

13 horas de estrada depois, já de madrugada, chegamos a Ouro Preto. A cidade adormecia, mas em nós, o coração palpitava como se já estivéssemos no alto das ladeiras.

No dia seguinte, começou nossa imersão. Não foi apenas uma visita guiada — foi uma travessia. Com o guia André à frente, a cada passo ouvia-se história, arte, luta e fé. Cada olhar lançado ao casario, cada explicação diante das igrejas e das minas, era como banhar-se no rio da sabedoria. Lembrei-me então de Heráclito: “Nenhum homem se banha duas vezes no mesmo rio, pois nem o rio é o mesmo, nem o homem.” E assim aconteceu com nossos alunos — já não eram mais os mesmos.

Começamos pela Praça Tiradentes, onde antes ficava o pelourinho e hoje se ergue a estátua de um mártir da liberdade. De lá, seguimos à imponente Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que guarda os restos mortais do gênio Aleijadinho. Em silêncio e respeito, cruzamos os corredores subterrâneos de uma antiga mina de ouro, onde a escuridão ensinava mais que a luz.

Chegamos então à Igreja de São Francisco de Assis, verdadeira joia do barroco mineiro, cuja beleza corta a respiração. Em seguida, ganhamos tempo livre na feirinha de Pedra Sabão — e ali, cada aluno pôde tocar, barganhar e sentir o artesanato vivo da cultura mineira. A Igreja do Pilar nos arrebatou com seu esplendor dourado, quase inacreditável aos olhos.

Já diante da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, os alunos observaram com atenção sua arquitetura singular e o casario que a cerca, refletindo sobre a força da cultura negra. Encerramos no Museu da Casa dos Contos, onde a memória dos impostos, da escravidão e das revoluções ainda pulsa entre as paredes.

Não foi apenas uma excursão educativa. Foi um presente que o tempo nunca apagará. Alunos que talvez jamais tivessem outra chance de ver de perto tamanha grandeza agora carregam em suas mochilas uma chave simbólica — como disse o guia André — que, um dia, poderá abrir portas em suas vidas.

Nada é perfeito — exceto o valor da experiência vivida. Valeu, Senhor, o nosso cansaço, a nossa entrega. A memória desses dias já é ouro dentro de nós.

Nosso profundo agradecimento à Secretária de Educação de Ouro Preto, Débora Etrusco, à Diretora Luciana Fernandes, da Escola Municipal Padre Carmélio Augusto Teixeira, por abrirem as portas do Paço da Misericórdia e ao nosso empolgado Guia André por abrirem as portas do saber e assim nos acolherem com tanta generosidade.

Esta viagem termina, mas a jornada dos saberes recém-descobertos está apenas começando. Ouro Preto agora mora dentro dos nossos alunos — e isso, nem o tempo, nem o esquecimento, poderá apagar.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Alunos da Escola Dr. Manoel Esteves Otoni embarcam hoje para excursão educativa em Ouro Preto e Mariana!

Alunos da Escola Dr. Manoel Esteves Otoni embarcam hoje para excursão educativa em Ouro Preto e Mariana

🗓️ Por Deodato Gomes Costa – Secretário Municipal de Educação | 11 de julho de 2025

Na tarde desta sexta-feira (11), ao menos 30 pessoas entre alunos e professores da Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni embarcam em uma excursão educativa para as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, acompanhados pelo diretor Leonardo Menezes e professores da escola. A saída está marcada para as 13h, em frente à própria unidade escolar.

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, os estudantes viverão dois dias de intenso aprendizado fora da sala de aula. O roteiro inclui visitas guiadas à Praça Tiradentes, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, antiga mina de ouro, Igreja de São Francisco de Assis, além da Igreja do Pilar, uma das mais ricas do Brasil em arte barroca.

Haverá ainda momento de apreciação cultural na Feirinha de Pedra-Sabão, visita ao Museu Casa dos Contos e um passeio final pelo Centro Histórico de Mariana. Segundo o secretário Deodato Gomes Costa, a proposta é unir educação, história e identidade cultural, promovendo uma aula inesquecível para os alunos da rede municipal. 📚✨

quinta-feira, 10 de julho de 2025

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terça-feira, 8 de julho de 2025

Carlos Chagas fortalece rede de proteção à aprendizagem com foco na Busca Ativa Escolar: "Fora da escola não pode!"

Carlos Chagas fortalece rede de proteção à aprendizagem com foco na Busca Ativa Escolar: "Fora da escola não pode!"

Carlos Chagas, MG – 02 de julho de 2025

Na tarde da última terça-feira (02), às 14h, a Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas sediou uma importante reunião intersetorial com o objetivo de construir e fortalecer a rede de proteção à garantia do direito de aprendizagem das crianças e adolescentes, com foco na estratégia da Busca Ativa Escolar, promovida pelo UNICEF em parceria com UNDIME, CONGEMAS e CONASEMS.

Estiveram presentes representantes da educação, saúde, assistência social, conselho tutelar e Ministério Público, compondo um comitê técnico comprometido com o lema: “Fora da escola não pode!” Participaram da reunião: Erick Venâncio (Saúde), Damaris Ramos e Nádia Rapina (Conselheiras Tutelares), Ludmila A. Soares-Secretária Municipal de Saúde, Luiz Fernando Hollerbach (MP-MG), Joice Wan Der Maas (Assistente Social da Educação), Rita de Cássia Medrado (Psicóloga da Educação), Célia Rodrigues Silva (Assistência Social), Gislene Burman (CRAS) e o Secretário de Educação, Deodato Gomes Costa.

Durante o encontro, Joice Wan Der Maas apresentou o vídeo “Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, destacando o papel central da escola no enfrentamento da evasão. A reflexão sobre a história fictícia de “Joana” – criança que deixou a escola para cuidar da avó doente – ilustrou como a atuação integrada entre educação, saúde e assistência social é essencial para garantir o retorno e a permanência escolar.

A plataforma Busca Ativa Escolar foi demonstrada na prática, com o cadastro da servidora Ludmila, Secretaria Municipal de Saúde, e a simulação da criação de um alerta. Foi ainda apresentado o fluxograma de atuação, que prevê:

  1. Identificação do caso pelo agente comunitário;

  2. Encaminhamento ao supervisor institucional (diretores escolares);

  3. Ação coordenada com a Secretaria de Educação quando necessário.

Os participantes destacaram que nenhuma criança ou adolescente deve ficar fora da escola, e que as causas da evasão – como vulnerabilidade social, trabalho infantil e ausência de transporte – exigem respostas coletivas e políticas públicas efetivas.

A reunião marcou o início de um novo ciclo de enfrentamento à exclusão escolar no município, com o compromisso firme de atuar em rede para assegurar que o direito à educação seja realidade para todos e todas.

📌 “Não basta identificar a ausência. É preciso construir caminhos de volta para cada criança que está longe da escola”, reforçou o Secretário Deodato Gomes Costa.

Carlos Chagas realiza XV Conferência Municipal de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS!

Carlos Chagas realiza XV Conferência Municipal de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS

Carlos Chagas, MG – 11 de julho de 2025

Na manhã desta sexta-feira (11), na cidade de Carlos Chagas acontecerá  a XV Conferência Municipal de Assistência Social, evento que marca duas décadas de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil. Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, a conferência ocorre das 08h às 13h, na sede da Associação de Amparo à Criança Francisco de Assis, localizada na Rua Dr. José Delvart Pimenta Murta, nº 59, no bairro Lagoinha.

A iniciativa é promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMASC), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, e tem como objetivo mobilizar representantes do poder público, usuários da política pública de assistência, entidades da sociedade civil e demais segmentos da população para debater os avanços, desafios e estratégias de fortalecimento da rede de proteção social.

Além de relembrar o percurso histórico do SUAS e suas conquistas ao longo de duas décadas, o encontro também será espaço para reflexão e deliberação de propostas voltadas ao aprimoramento das políticas públicas locais, em consonância com os princípios de universalidade, equidade, integralidade e participação popular.

A XV Conferência reforça o compromisso do município de Carlos Chagas com o fortalecimento da cidadania e da justiça social, em um momento crucial de reafirmação de direitos e de resistência frente às vulnerabilidades sociais.

“O futuro é agora”, destaca o lema da Prefeitura de Carlos Chagas, reafirmando o papel estratégico da assistência social na construção de um presente mais justo e humano.

domingo, 6 de julho de 2025

a CANÇÃO You Needed Me - Anne Murray (Lyrics) 🎵 ' e o vínculo transformador entre Professor e Aluno!


A Canção 'You Needed Me' e o Vínculo Transformador entre Professor e Aluno

Interpretada por Anne Murray, a canção You Needed Me,  que eu gosto demais, pode ser compreendida, sob a ótica pedagógica, como uma representação simbólica do poder da relação entre professor e aluno. A letra retrata com sensibilidade o impacto que alguém pode ter na vida do outro quando oferece apoio incondicional, escuta e acolhimento – elementos essenciais na prática educativa.

O professor, assim como a figura presente na canção, é muitas vezes aquele que “enxuga as lágrimas”, “dá esperança” e “restaura a dignidade” dos seus alunos. Em momentos de confusão ou desânimo, ele atua como ponte para a autoestima, reconstruindo sentidos e resgatando o potencial que muitas vezes os estudantes desconhecem em si mesmos.

Ao mesmo tempo, a frase “You needed me” revela uma reciprocidade comovente: também o professor precisa do aluno para que sua vocação se realize. O vínculo se fortalece quando há troca, confiança e reconhecimento mútuo. A elevação do aluno ao “pedestal” representa o gesto do educador que acredita, valoriza e aposta nas possibilidades do outro.

Essa relação afetiva, carregada de sentido, transforma ambos. A canção, portanto, ecoa como uma metáfora da missão docente: fazer com que cada aluno se sinta visto, necessário e capaz de alcançar sua própria eternidade simbólica. Afinal, educar é isso — elevar vidas com afeto e presença verdadeira.

sábado, 5 de julho de 2025

📰 Deu no Medeiros Neto Notícia: A despedida de um gigante da medicina veterinária!

📰 Deu no Medeiros Neto Notícia: A despedida de um gigante da medicina veterinária.

O falecimento do renomado médico-veterinário Dr. Armando Leal do Norte, ocorrido no dia 3 de julho de 2025, comoveu profundamente as comunidades de Carlos Chagas, sua cidade de origem e coração e Medeiros Neto, sua terra de afeto e de parte da sua missão. Diversas homenagens foram prestadas por amigos, familiares e admiradores. O portal Medeiros Neto Notícia cobriu de forma sensível e detalhada os principais momentos dessa despedida. A seguir, apresentamos as três reportagens completas, que agora também estão disponíveis aqui em nosso blog:


📄 1. “Amigo e coautor de crônica, James Barboza presta sua última homenagem ao seu seleto admirador, republicando um valoroso texto”
Em uma tocante homenagem, o jornalista e cronista James Barboza, coautor de crônicas com Dr. Armando, decidiu republicar um de seus textos mais valiosos. A crônica intitulada “Dr. Armando: o desenhista de bichos que reinventou a vida” relembra com lirismo a trajetória do homem simples, genial e altruísta, que marcou a história da pecuária brasileira com o desenvolvimento do Red Norte.
📎 Leia a íntegra: Clique aqui para abrir o PDF
📌 Referência: Medeirosneto.com, 04/07/2025 às 21:27:29


📄 2. “Corpo do Dr. Armando Leal do Norte acaba de chegar a Medeiros Neto”
Matéria breve, mas impactante, informa a chegada do corpo à cidade de Medeiros Neto para o velório, realizado na Igreja Cristã Maranata, antes do translado para sua terra natal, Carlos Chagas.
📎 Leia a íntegra: Clique aqui para abrir o PDF
📌 Referência: Medeirosneto.com, 04/07/2025 às 14:17:14


📄 3. “Forte comoção marca despedida do Dr. Armando Leal do Norte em Medeiros Neto”
A despedida foi marcada por muita emoção, orações, música e agradecimentos públicos. A esposa, Ana Meire, e o irmão, Geraldo Souza Norte, prestaram homenagens profundas. Uma seresta ao som de violão selou o último adeus ao homem que, segundo Ana, era um "patrimônio público".
📎 Leia a íntegra: Clique aqui para abrir o PDF
📌 Referência: Medeirosneto.com, 04/07/2025 às 19:58:56


📌 Em tempo: O legado do Dr. Armando Leal do Norte ecoa nas palavras de seus amigos, nas mãos de seus discípulos e nos campos do Brasil. Carlos Chagas também presta suas homenagens públicas a esse homem de ciência, fé e generosidade.

Carlos Chagas inicia nova fase do LEEI com participação de todos os gestores escolares.


📰 Notícia – Educação em Foco

Carlos Chagas inicia nova fase do LEEI com participação de todos os gestores escolares.

Após o sucesso estrondoso da edição 2024, o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (ProLEEI/CNCA) retorna em 2025 com força total e muitas novidades para a Rede Municipal de Educação de Carlos Chagas. A nova fase do LEEI já está prestes a começar, e a expectativa é ainda maior: 37 profissionais da educação comporão uma nova turma de formação, entre eles 13 professoras da pré-escola (4 e 5 anos), 4 docentes da creche (0 a 3 anos), e agora, de forma inédita e obrigatória, 11 gestores e os  supervisores escolares.

A obrigatoriedade da participação dos gestores escolares marca um novo capítulo na formação continuada da Educação Infantil. A inclusão das lideranças escolares é determinação direta do Programa Nacional, que entende que o fortalecimento da oralidade, leitura e escrita na primeira infância exige alinhamento entre supervisão pedagógica, direção e docentes.

📘 Mas afinal, o que é o ProLEEI/CNCA?
É um programa de formação continuada promovido pelo MEC, vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com foco na qualificação das práticas pedagógicas em oralidade, leitura e escrita. Seu objetivo central é promover uma educação infantil sensível, inclusiva, lúdica e culturalmente rica, respeitando os direitos das crianças e valorizando o protagonismo docente.

🎯 Objetivos principais do Programa:

  • Apoiar a formação teórico-prática das docentes;

  • Estimular o uso da linguagem como experiência social e estética;

  • Reforçar os direitos de aprendizagem na primeira infância;

  • Construir repertórios literários, culturais e linguísticos.

🧑‍🏫 Como será organizada a formação em 2025:
O curso terá formato híbrido, mesclando 64 horas presenciais (em encontros quinzenais) e 62 horas remotas, via AVAMEC, com participação em lives, fóruns e seminários. As certificações serão emitidas por universidades federais conveniadas e exigem frequência mínima de 75% em ambas as modalidades e aproveitamento mínimo de 60% nas atividades propostas.

A formação será coordenada localmente pela gestora Edna Duarte, profissional experiente e entusiasta da educação infantil, que conduzirá os encontros com foco no diálogo, sensibilidade e compromisso com os direitos de aprender.

📢 Convocação especial aos gestores escolares
Todos os gestores e supervisores das escolas da rede municipal que atendem a Educação Infantil devem participar do LEEI-2025. Essa diretriz visa garantir que o olhar institucional para a infância seja construído coletivamente, com base em práticas educativas sólidas e coerentes.

O LEEI 2024 já foi considerado por muitos professores como um divisor de águas em suas trajetórias profissionais. Agora, com a ampliação do público-formando e o engajamento de toda a gestão escolar, o ProLEEI/CNCA 2025 promete ir ainda mais longe na transformação da Educação Infantil de Carlos Chagas.

📚 Educação Infantil é prioridade. E cuidar da infância é compromisso coletivo.

ARGUMENTAÇÃO!

A argumentação é uma arte e, como toda arte, depende de técnicas. A lógica informal, disciplina que estuda a teoria da argumentação na linguagem do dia a dia, não é muito antiga. Mas ela se utiliza de algumas técnicas da lógica formal que vêm sendo aprimoradas desde, pelo menos, a época de Aristóteles, na Grécia Antiga.
Para começar, vamos entender o que é argumento. Argumento é um conjunto de frases afirmando ou negando algo, articuladas logicamente entre si. Tais frases, chamadas de proposições, dividem-se entre premissas e conclusão. As premissas são as bases para levar à conclusão. Talvez o exemplo mais famoso seja de um argumento chamado silogismo:
Todo homem é mortal (premissa)/Sócrates é homem (premissa)/Logo, Sócrates é mortal (conclusão).
Um argumento não é considerado verdadeiro ou falso, mas válido ou inválido. Por exemplo: Todo queijo é comestível; a lua é feita de queijo; logo, a lua é comestível. Claro que a conclusão é falsa, mas o argumento é válido. Sua conclusão está errada em razão do erro contido nas premissas.
Existem argumentos que parecem bem construídos, mas escondem vários tipos de defeitos. A conclusão não se segue das premissas, ou essas são falsas, ou mesmo a conclusão é correta, mas foge totalmente do assunto. Esse tipo de argumento é conhecido como falácia.
Nessas cartas você encontrará diversos tipos de falácias. Cada uma traz dois exemplos e uma sugestão de contra-argumentação. Em todas elas você pode tentar derrubar os exemplos usando as dicas de “o que argumentar”. Além disso, cada uma propõe um exercício diferente para ajudar a desenvolver as habilidades de argumentação do leitor.
Porque, querendo ou não, ninguém pode escapar desse jogo de argumentação no dia a dia. Nossa melhor opção é aprender a jogar o melhor possível.

A força da palavra: uma reflexão para gestores escolares!

A força da palavra: uma reflexão para gestores escolares

Na escola, cada palavra dita constrói ou desconstrói relações. Gestores, mais do que administradores, são também comunicadores e educadores da convivência. A forma como nos expressamos impacta diretamente a cultura que cultivamos entre professores, alunos, famílias e funcionários.

Por isso, é preciso repensar o vocabulário cotidiano. Expressões como “eu acho”, “me falaram” ou “não sei” podem enfraquecer a autoridade positiva que precisamos exercer. Em seu lugar, palavras como “eu acredito”, “eu observei” ou “vou verificar” comunicam mais responsabilidade, empatia e profissionalismo.

Dizer “essa tarefa é muito difícil” pode criar barreiras mentais; já “essa tarefa é um desafio para mim” abre espaço para o crescimento e a superação. Quando trocamos “ninguém me falou” por “essa informação é nova para mim”, evitamos o jogo de culpas e assumimos uma postura colaborativa e madura.

Comunicar com firmeza, clareza e acolhimento não é apenas uma habilidade técnica: é uma escolha pedagógica. É ensinar com o exemplo que somos capazes de construir ambientes mais respeitosos, proativos e humanos.

Gestão escolar também se faz com palavras. E que nossas palavras sejam sempre sementes de compromisso, escuta e transformação.

Armando Leal do Norte: o veterinário que plantou futuro em terras de tradição!

Armando Leal do Norte: o veterinário que plantou futuro em terras de tradição!

Há nomes que não morrem com o tempo. Eles criam raízes na memória coletiva, florescem no coração de uma cidade e continuam a frutificar mesmo depois da última despedida. Assim é o nome de Armando Leal do Norte, médico-veterinário, pesquisador, homem do campo e da ciência, filho de Carlos Chagas e de sua gente.

Armando nasceu em 23 de julho de 1950, e partiu no dia 3 de julho de 2025, aos 74 anos, deixando atrás de si um rastro luminoso de realizações, pioneirismo e humanidade. Filho de Geraldo de Souza Norte e Carolina Leal do Norte, iniciou sua trajetória ainda nos bancos da Escola João Beraldo,(sempre foi motivo de grande orgulho para todos da escola) onde as festas escolares eram marcadas por sua presença cantando as músicas das paradas de sucesso. De lá, percorreu os caminhos do conhecimento até formar-se veterinário pela UFMG em 1973, voltando para sua terra com uma missão: transformar.

E transformou.

Quando muitos esperavam que o filho do grande fazendeiro se acomodasse à fortuna herdada, Armando contrariou expectativas. Trouxe da universidade as ideias que o campo precisava, ainda que nem todos estivessem prontos para recebê-las. Inseminação artificial, sanidade animal, reflorestamento, conservação do solo, uso racional das águas: palavras que se tornaram práticas graças a ele. A Fazenda Sagres, onde estabeleceu seu trabalho, se tornou referência nacional em pesquisas, convênios com universidades e formação de centenas de estagiários — muitos hoje espalhados pelo Brasil levando consigo os ensinamentos de seu mestre.

A praça Capitão João Pinto, no coração de Carlos Chagas, eterniza sua presença com um busto inaugurado em 17 de dezembro de 1996. Nessa homenagem estão gravados os nomes de quem reconheceu seu valor em vida: Prefeitura Municipal de Carlos Chagas, Sindicato Rural, COOLVAM, CREDICAR, Nestlé, Diogo Bethonico e amigos. E agora, diante de sua ausência física, a Prefeitura depositou ali uma coroa com uma faixa singela e tocante:
🕊️ "Nosso carinho e gratidão pela amizade e lealdade da família de toda uma vida. Prefeitura Municipal de Carlos Chagas / MG" 🕊️
O Prefeito José Amadeu Nanayoski Tavares expressou:🖤 “Carlos Chagas perde um dos seus filhos mais ilustres. Muito obrigado, Dr. Armando Norte, pelo muito que fez por nossa cidade, elevando e levando o nosso nome por todo o Brasil!”Palavras que selam o reconhecimento de uma vida que foi semente, raiz, tronco e fruto para sua terra natal.

As redes sociais se inundaram de depoimentos emocionados. Palavras como mestre, exemplo, referência, amigo, lenda. Choveram mensagens de luto, mas também de gratidão. “Foi um homem de grande coração”, disse uma seguidora. “Dr. Armando deixa um legado de dedicação e respeito à profissão”, declarou uma jovem estudante de veterinária. Para muitos, ele foi mais que um profissional — foi um farol.

Participante ativo de congressos internacionais, conferencista e autor de dezenas de trabalhos técnicos, Dr. Armando projetou Carlos Chagas no mapa do agronegócio moderno, elevando a cidade ao patamar de centro de pesquisa, orgulho e inovação. Atuou como Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente em Medeiros Neto, onde também deixou marcas profundas.

Mas mais do que títulos, diplomas e feitos, Armando Leal do Norte deixou pessoas. Deixou amigos, filhos, netos, estagiários, admiradores. Deixou uma cidade inteira que se curva em silêncio e respeito diante de sua partida. E deixou uma missão: continuar acreditando na educação, na ciência e no trabalho como caminhos para a transformação do campo e da vida.

Em cada pasto recuperado, em cada animal bem tratado, em cada jovem inspirado a seguir a medicina veterinária, lá estará ele — não como saudade que prende, mas como memória que guia.

Descanse em paz, Dr. Armando. O campo chora. A cidade agradece. E a história registra: você foi um dos grandes. 🌾🖤

Bibliografia utilizada:

NOGUEIRA FILHO, José. Carlos Chagas: 80 anos. 1. ed. Teófilo Otoni, MG: Artes Gráfica Modelo LTDA, 2020.

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Carlos Chagas fortalece gestão democrática nas escolas e impulsiona formação com foco na cultura e na transparência!


Carlos Chagas fortalece gestão democrática nas escolas e impulsiona formação com foco na cultura e na transparência

04 de julho de 2025 – Carlos Chagas/MG

Na manhã desta sexta-feira (04), a Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas realizou uma reunião ordinária com os diretores das escolas municipais no salão de reuniões da pasta, com o objetivo central de aprofundar os entendimentos sobre o PROGEFE – Programa de Gestão Financeira Escolar e reforçar o papel das escolas na valorização da cultura local e na promoção de uma educação comprometida com resultados e identidade.

Estiveram presentes os gestores Jardson Ferreira (E.M. Presidente T. Neves), Leonardo Menezes (E.M. Dr. Manoel Esteves Otoni), Zaida Kretli (E.M. São José), Renato Aguilar (E.M. Arminda Ribeiro), Edson Santos (E.M. Francisco Sá), Guilherme Cristo (E.M. Brazilino R. de Souza), Verônica Pereira (E.M. Maria R. Tavares), Istênia Figueiredo (E.M. Aymar Westin Nobre) e Leudiana (E.M. Nelson Lisboa), além do Secretário Municipal de Educação, Deodato Gomes Costa, e da assessora especial Ednalva Kretli. A diretora Edna Duarte justificou sua ausência.

A reunião iniciou-se com um momento de espiritualidade e reflexão conduzido pelo Secretário, que leu a seguinte mensagem:
“Nenhum obstáculo é tão grande se sua vontade de vencer for maior!”. A fala emocionada destacou os desafios enfrentados pela gestão escolar frente ao analfabetismo funcional, à evasão e ao desânimo de parte da equipe, conclamando os diretores à liderança com coragem, estratégia e fé.

Em pauta principal, foi abordada a Lei Municipal 2.110/2021, que institui o PROGEFE, garantindo autonomia financeira às unidades escolares. Cada artigo foi estudado, desde os critérios de repasse até os limites de gastos e exigências de prestação de contas. Em seguida, a equipe apresentou as alterações promovidas pela Lei nº 2.237/2024, que passou a estabelecer o repasse em parcela única, com base em dados do SISLAME. A nova norma também reforça o compromisso com o comércio local e detalha sanções para irregularidades.

Outro ponto da reunião foi a parceria com o SEBRAE, que ofertará cursos nas escolas José Joaquim de Amorim e Sítio do Picapau Amarelo. A Escola Dr. Manoel Esteves Otoni também se disponibilizou para receber o curso de Educação Patrimonial, com foco na rota da antiga Estrada de Ferro Bahia-Minas.

Além disso, discutiu-se o tradicional Desfile de 7 de Setembro, com os diretores comprometidos a informar, via planilha, as temáticas que suas escolas apresentarão. Também foi reforçado o convite para a participação entusiástica no Movimento Lume da Fogueira, evento cultural previsto para os dias 04 e 05 de julho, na Rua Dragotim Tocmich, destacando o papel das escolas como guardiãs da cultura popular.

Foram entregues microscópios às escolas Dr. Manoel Esteves, Brazilino, Tancredo Neves e Oscar João Kretli, com previsão de capacitação para docentes dos anos iniciais e professores de Ciências sobre o uso pedagógico do mesmo.

A Secretaria ainda informou que a tradicional FEAC (Feira de Artes, Ciências e Cultura) ocorrerá no final de julho e que os detalhes serão divulgados em breve. A próxima reunião está agendada para o dia 1º de agosto de 2025, com presença confirmada do contador Cristiano, que propôs o valor de R$ 600,00 para serviços contábeis das escolas, incluindo DBE e RAIS.

A reunião encerrou-se com clima de otimismo e compromisso coletivo com a melhoria da gestão educacional e da qualidade da aprendizagem no município.