Carlos Chagas fortalece gestão democrática nas escolas e impulsiona formação com foco na cultura e na transparência
04 de julho de 2025 – Carlos Chagas/MG
Na manhã desta sexta-feira (04), a Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas realizou uma reunião ordinária com os diretores das escolas municipais no salão de reuniões da pasta, com o objetivo central de aprofundar os entendimentos sobre o PROGEFE – Programa de Gestão Financeira Escolar e reforçar o papel das escolas na valorização da cultura local e na promoção de uma educação comprometida com resultados e identidade.
Estiveram presentes os gestores Jardson Ferreira (E.M. Presidente T. Neves), Leonardo Menezes (E.M. Dr. Manoel Esteves Otoni), Zaida Kretli (E.M. São José), Renato Aguilar (E.M. Arminda Ribeiro), Edson Santos (E.M. Francisco Sá), Guilherme Cristo (E.M. Brazilino R. de Souza), Verônica Pereira (E.M. Maria R. Tavares), Istênia Figueiredo (E.M. Aymar Westin Nobre) e Leudiana (E.M. Nelson Lisboa), além do Secretário Municipal de Educação, Deodato Gomes Costa, e da assessora especial Ednalva Kretli. A diretora Edna Duarte justificou sua ausência.
Em pauta principal, foi abordada a Lei Municipal 2.110/2021, que institui o PROGEFE, garantindo autonomia financeira às unidades escolares. Cada artigo foi estudado, desde os critérios de repasse até os limites de gastos e exigências de prestação de contas. Em seguida, a equipe apresentou as alterações promovidas pela Lei nº 2.237/2024, que passou a estabelecer o repasse em parcela única, com base em dados do SISLAME. A nova norma também reforça o compromisso com o comércio local e detalha sanções para irregularidades.
Outro ponto da reunião foi a parceria com o SEBRAE, que ofertará cursos nas escolas José Joaquim de Amorim e Sítio do Picapau Amarelo. A Escola Dr. Manoel Esteves Otoni também se disponibilizou para receber o curso de Educação Patrimonial, com foco na rota da antiga Estrada de Ferro Bahia-Minas.
Além disso, discutiu-se o tradicional Desfile de 7 de Setembro, com os diretores comprometidos a informar, via planilha, as temáticas que suas escolas apresentarão. Também foi reforçado o convite para a participação entusiástica no Movimento Lume da Fogueira, evento cultural previsto para os dias 04 e 05 de julho, na Rua Dragotim Tocmich, destacando o papel das escolas como guardiãs da cultura popular.
Foram entregues microscópios às escolas Dr. Manoel Esteves, Brazilino, Tancredo Neves e Oscar João Kretli, com previsão de capacitação para docentes dos anos iniciais e professores de Ciências sobre o uso pedagógico do mesmo.
A Secretaria ainda informou que a tradicional FEAC (Feira de Artes, Ciências e Cultura) ocorrerá no final de julho e que os detalhes serão divulgados em breve. A próxima reunião está agendada para o dia 1º de agosto de 2025, com presença confirmada do contador Cristiano, que propôs o valor de R$ 600,00 para serviços contábeis das escolas, incluindo DBE e RAIS.
A reunião encerrou-se com clima de otimismo e compromisso coletivo com a melhoria da gestão educacional e da qualidade da aprendizagem no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário