Bullying

domingo, 20 de setembro de 2015

VIRADA EDUCAÇÃO NA ESCOLA JOÃO BERALDO É SUCESSO TOTAL - 19-09-2015

O dia do aniversário do educador Paulo Freire – 19 de setembro – foi marcado este ano, na Escola João Beraldo, por um belo trabalho realizado pela equipe de profissionais que mobilizou todos os adolescentes e jovens com um dia atrativo de muita reflexão e entretenimento. Este movimento chamado de VIRADA EDUCAÇÃO MINAS GERAIS foi proposto pela Secretaria de Estado da Educação com o objetivo de criar condições para o retorno à vida escolar dos jovens que deixaram os estudos. Não temos os dados da nossa cidade mas uma porcentagem considerável dos nossos adolescentes de 15 a 17 anos estão fora da escola e entre aqueles que continuam nas salas de aula, boa parte estão atrasados nos estudos, repetiram de ano ou ainda estão cursando o ensino fundamental.

Neste sábado promovemos abertura da escola para a comunidade e mostramos que a educação pode ser realizada de diversas maneiras. Assim, mostramos nossas ações e projetos pedagógicos, com iniciativas que foram desde apresentações musicais dos alunos, xadrez, leituras, expressões artísticas e literárias, exposições, oficinas diversas, jogos matemáticos e eletrônicos, torneios de futebol e tênis de mesa, mostras de trabalhos, peças de teatro, e muito mais. O trabalho foi feito conjuntamente com a Escola Manoel Esteves Otoni. Uma professora disse “esta é a verdadeira escola de juventude” e nós concluímos percebendo o quanto podemos tornar atrativa a escola para atender os jovens do século XXI.
Na recepção Têmis, a Deusa da Justiça nos lembrava a injustiça que se comete com a juventude quando não se propõe políticas públicas que visam garantir a sua escolaridade.








Na entrada da virada ficava Têmis a deusa da Justiça. A divindade grega por meio da qual a justiça é definida como o sentimento da verdade, da equidade e da humanidade, colocado acima das paixões humanas. A justiça sendo personificada pela deusa Têmis, é  representada de olhos vendados, com uma balança e uma espada na mão. Tantos Jovens e adolescentes fora da escola representa uma grande injustiça justificando a virada.
Recebemos da E. Municipal Manoel Esteves



Nenhum comentário: