É mais do que legítimo o
direito de, depois de 41 anos de trabalho, encontrar o descanso merecido. Hoje paramos diante da tela para registrar
este momento importante na vida de um amigo. Afinal depois de tantos anos de
trabalho ele, Valdeí Viana se aposenta.
Agora está se afastando do seu
último lugar de trabalho, a Escola João Beraldo. Está saindo de cena com dignidade,
cumprindo até o último momento suas obrigações com entusiasmo e
profissionalismo, deixando em todos um espírito de amizade e já um gosto de
saudade.
A vida é realmente assim, o tempo vai trazendo as novas situações e premiando aqueles que se dedicam, com o justo e requerido descanso.
Ao encontrá-lo e ouví-lo sobre este momento, podemos testemunhar quanto orgulho ele carrega pela história bonita que construiu na amizade com tantos colegas de trabalho e amigos. Nesses 20 anos de convivência nunca percebi tristeza em Valdéi, sempre com muitos causos, histórias e piadas bacana para nos contar.
Sua sonhada aposentadoria
na realidade, acendeu ainda mais o seu
espírito, seus ideais, que agora terá um novo tempo de vida sem compromissos
rígidos de horário e de tarefas. Conhecendo-o como o conhecemos sabemos que não
vai parar, tem muita energia pra gastar, gosta de estar com amigos, beber uma gelada acompanhada de uma música boa, regada com bons papos. Pode agora consagrar seu tempo ao escritório de advocácia que mantém em parceria com Cibelle Viana já há muitos anos. Taí Valdeí, agora você tem tempo de sobra para viver muitas experiências.
2020 foi bem triste para nosso amigo. Foi quando perdeu sua mãe, D. Lira, mulher jovem apesar da idade. A Covid trouxe essa angústia para sua família, falo isso porque sei o quanto eram ali juntos, até na hora de fazer aquele gostoso biscoito de goma que só ela e ele sabiam fazer. Nós sempre tínhamos o prazer de saborear o biscoito feito por D. Lira e Valdeí. Não teremos mais, e isto ficou muito triste. Mas a vida segue e ela tá la torçendo por você amigo, não tenho dúvida disso.
É perceptível o
sentimento de gratidão no coração de Valdeí. Virou moda falar em ciclos, por conta do filme o Rei Leão, e nós utilizando dessa retórica, percebemos mesmo que ele entra de verdade em um novo ciclo da sua vida. Como já
se tanto disse que a vida é feita de
ciclos, Valdeí fecha um tempo da sua história celebrando com êxito, um serviço prestado, amizades construídas, muitos causos, e acima de tudo muito otimismo distribuído, porque é isso que ele entrega para as pessoas que tem o privilégio de conviver mais próximo dele.
Confira aqui a história
de trabalho de Valdeí, informada por ele mesmo. Fiquei impressionado como ele sabe os detalhes, as datas e os percalços de sua caminhada profissional até aqui. São história ricas em detalhes, tecidas coletivamente na vivência da amizade gostosa de trabalho.
Ele chegou na Minas Caixa na década de 80, jovem menino e sonhador, ingressando numa profissão muito prestigiada na época que era a de Bancário. Infelizmente destruíram este patrimônio de nosso Estado que foi a Minas Caixa, este Banco que era o xodó dos mineiros e o glamour que a profissão tinha. Todos os jovens da década de 80 sonhavam passar em um concurso e ser bancário, tudo que ele então conquistava. Nossa cidade recebeu muitos garotos que vieram trabalhar nesse Banco trazendo muita alegria e farra.
![]() |
Antigo Prédio da Minas Caixa de Carlos Chagas, onde funciona a Camara dos Vereadores. |
![]() |
Nessa foto Valdeí paramentado de Maçonaria, com Lurdinha sua esposa e D. Lira sua mãe. |
"Fiquei à disposição da liquidação da Extinta Minas Caixa até junho de 1994, quando encerrou os trabalhos da liquidação aqui, fui trabalhar na Escola Estadual Luíza Gomes Negrão, onde fiquei até 1999".
![]() |
Valdeí na Luíza |
![]() |
Festejar não era proibido na Luíza, Escola que fez muita gente feliz |
A Luíza é outro patrimônio que o pretenso avanço na educação destruiu, levando muitas saudades documentadas e acervos afetivos preciosos.
Chega Valdeí Viana na Escola João Beraldo. E a história a partir daqui conhecemos nos detalhes a sua construção porque foi edificada à muitas mãos.
Com a extinção da Luíza Gomes Negrão, Valdeí vai trabalhar na Escola Estadual Dr. João Beraldo, a partir de 28 de fevereiro de 1999, onde ficou até 24 de Abril de 2021, e construiu toda esta história, quando foi publicado o seu afastamento preliminar à Aposentadoria.
Afastamento preliminar à aposentadoria, algo que se dá antes da publicação definitiva. Postei aqui, porque é público mesmo. |
Valdeí participando de um grande momento educativo coletivo da Escola João Beraldo |
Vejam que ele mesmo faz o resumo de sua trajetória profissional:
"11(onze) anos de Minas Caixa; 03(três) anos de
liquidação; 27(vinte e sete) anos na Educação. Totalizando 41(quarenta e um)
anos de serviço".
Então Valdeí, hoje você colhe o fruto de sua trajetória profissional, prêmio que só ganham os que perseveram, que sabem ali trabalhar e se dedicar no serviço ao outro pacientemente, na esperança de um dia poder viver com mais liberdade e desprendido de rigídos horários. Isso é prémio, é mérito que você conquistou.
Deus te abençoe nessa nova vida! Que você tenha muita saúde, vitalidade para levar ainda muita alegria e convivênvia boa para os amigos e até mesmo para quem tiver o privilégio de te conhecer.
Por Deodato Gomes.
2 comentários:
Parabéns tio Valdei. Agora é tempo de dar um pause e fazer somente aquilo que te interessa. Que essa nova etapa de sua vida seja de mtas realizações.
Parabéns Dr! Merecidamente, fechando um ciclo, depois de uma longa trajetória de experiências e aprendizados.
Postar um comentário