Bullying

sábado, 21 de agosto de 2021

QUER QUE EU DESENHE? A HISTÓRIA DA VACINA DESCOBERTO HÁ 225 ANOS NA INGLATERRA, O PRIMEIRO IMUNIZANTE DO MUNDO SERIA RESPONSÁVEL POR ERRADICAR A VARÍOLA EM 1980

 

QUER QUE EU DESENHE? A HISTÓRIA DA VACINA

DESCOBERTO HÁ 225 ANOS NA INGLATERRA, O PRIMEIRO IMUNIZANTE DO MUNDO SERIA RESPONSÁVEL POR ERRADICAR A VARÍOLA EM 1980

Em 14 de maio de 1796, o médico Edward Jenner fez o experimento que introduziu o termo “vacina” ao dicionário da humanidade: o britânico inoculou em um garoto de 8 anos o líquido retirado de uma mulher que havia sido infectada pela varíola bovina.


A empreitada, hoje considerada antiética, tinha justificativa. Jenner havia observado que as ordenhadoras não contraíam a varíola humana se antes já tivessem adquirido a versão do gado, mais branda e que não causava bolhas de pus na pele. Estariam elas protegidas?


A resposta veio seis semanas depois, quando o médico inoculou varíola humana no outro braço de James Philipps, seu garoto-cobaia. Surpreendentemente, ele não adoeceu – resultado que se repetiu em outros testes. Nascia ali, um século antes da descoberta dos vírus, a primeira vacina (do latim, “das vacas”).


E Jenner deu sorte! Isso porque a varíola bovina é causada por uma família viral diferente da doença que atinge humanos. É muito raro que um vírus distinto do causador da enfermidade consiga contê-la. Apesar de genial, o feito não foi bem recebido na época.


O imunizante soava repulsivo. Sem geladeiras para conservação, a secreção gerada após a vacina tinha que ser retirada do braço de cada pessoa imunizada antes de ser aplicada na próxima. Ainda assim, seus benefícios foram reconhecidos pela Academia de Ciências do Reino Unido em 1798.

Com o tempo, a fabricação de vacinas foi aprimorada e adotada globalmente, de forma que, em 1980, a Organização Mundial da Saúde anunciou a erradicação da varíola. Assim, a iniciativa que começou no interior da Inglaterra abriu portas para a imunização, salvando milhões de vidas.

FONTE: Revista Galileu

Nenhum comentário: