Bullying

domingo, 13 de fevereiro de 2022

Secretária Municipal de Saúde fortalece o ensino presencial desenvolvendo uma 2ª ação junto à todas as Escolas do Município, municipais, estaduais e privada: vai às salas orientar os estudantes sobre as estratégias de segurança contra a COVID.

Nesta semana a partir de segunda-feira,14, a Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve mais uma ação importante de combate ao COVID-19 no ambiente interno de todas as escolas da nossa cidade. Ação importante que fortalece o ensino presencial e a abertura da escola.

Em 2020 e 2021 foram feitos e fizemos muitos esforços para organizar atividades remotas para continuidade das aprendizagens, mas alguns estudantes não foram alcançados e perderam o vínculo com a escola. Esses estudantes hoje correm o risco de abandonar a educação definitivamente. E isso só vai aprofundar ainda mais as desigualdades e impactar negativamente  uma geração inteira.

A Secretaria Municipal de Saúde já sanitizou todas as Escolas como forma de prevenção à COVID-19.

A equipe da Secretaria de Saúde iniciará agora,  um processo de orientação sobre o protocolo de saúde informando diretamente em todas as salas de aula os cuidados necessários para proteger a vida, contra o CORONA VÍRUS no ambiente escolar. Um trabalho que vem somar e reforçar o que as Unidades Escolares tem feito, como primeiros responsáveis por estas práticas de proteção.


Gestores das Escolas Públicas Municipais sentam e fazeem estudo exaustivo da 7ª versão do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividade Presenciais.

 Sabemos que esta é uma atribuição de gestores, professores, serventes e secretários escolares em princípio de corresponsabilidade, porque estão na vivência da rotina escolar. Este trabalho não se terceiriza ele é da educação, que conta com este reforço, muito bem vindo, das autoridades de saúde da nossa cidade. É o que estabelece o protocolo em já em sua 7ª versão, que tem que virar uma Bíblia na cabeça dos gestores. O trabalho de construção de novos hábitos higiênicos nas Escolas, de uso correto das máscaras cobrindo boca e nariz, de higienização das mãos não pára, de redução do fluxo de entrada de pessoas que não trabalham na escola e separação de uma sala de isolamento devidamente acompanhado para tratar os casos que se identifica de repente dentro da escola. O envolvimento de todos os  profissionais da educação com essa temática é imprescindível e precisa virar de forma robusta um ritual costumeiro. A evidencia desse compromisso, que tem os  profissionais com essa rotina se justifica,  pois foi o que garantiu baixo número de casos nas instituições públicas de ensino em 2021, não apresentando nenhum caso nas instituições municipais e  das 5 estaduais apenas se registrou casos que levou à suspensão das aulas, o que nós não queremos para 2022. Nossa prioridade absoluta é para o ensino presencial e escolas abertas. E todos deve envidar todos os esforços para tal.

Por isso constatamos que esta ação vem agregar ao trabalho que as Escolas já desenvolvem, junto à comunidade escolar. E ele é fundamental porque são autoridades da saúde que entra dentro da Escola para retomar conceitos e determinações amplamente anunciadas. Isto porque é de suma importância que todos estejam cientes e sigam junto com os estudantes às estratégia nos critérios de prevenção quanto ao contágio da COVID-19 no ambiente escolar, para o retorno das aulas presenciais. 

Todos sabemos como é difícil mudar hábitos arraigados, crenças e culturas cristalizadas. É preciso repetir bastante e muitas vezes, de forma coletiva e eficiente,  para alterar o comportamento de estudantes e de toda a comunidade escolar. O nosso exemplo como profissionais da educação,  nesse sentido, conta muito mais do que meras palavras.

Precisamos sempre estar preparados para recebermos nossos alunos com: medida da temperatura e higienização das mãos na entrada, máscara reserva para quem comparece sem, lembrando da atenção para higienização das mesas, banheiros, mapeamento dos lugares dos estudantes, dispenser para papel, álcool em gel 70, não fazendo o recreio e controlando a entrada no início dos turnos. Estamos vivendo alguns problemas com o início do turno vespertino às 12:30 e com apenas os 10 minutos de recreio, adotado para atender o novo ensino médio da Souza Norte. Mas estamos fazendo os ajustes e contamos com as Escolas para nos  ajudar nas devidas adequações e ainda para passar segurança para a comunidade explicando as necessárias alterações.

O estudante que apresentar sintomas relacionados à COVID-19 está já acordado que a direção avisará o Centro de Covid-19 e os pais já avisados de que seus filhos não podem frequentar a Escola. Isso é regra de ouro da 7ª versão do Protocolo. Presença de estudante com febre em escola não se admite em hipótese alguma. A entrada de pessoas nas Escolas ficou restrita a funcionários, permitida a outras se for altamente necessário e sem possibilidade de resolver por meios eletrônicos.

Repetindo, as escolas em medida de prevenção usarão termômetro para aferir a temperatura de cada aluno no portão de cada escola e com higienização das mãos na entrada, usando máscara de forma correta.  Na troca de turno desinfecção dos banheiros, das salas de aula, de todos os ambientes da escola e dos equipamentos utilizados na administração, manter sala de isolamento, ventiladores ligados mas sem movimentos direcionados para a porta ou janela, ar condicionado apenas se for o único recurso. 

Dia 18 de Fevereiro todas as Escolas farão uma Assembléia Escolar da Comunidade, quando poderão utilizar como base o Protocolo na sua 7ª versão para realizarem repasses e discutir com a coletividade, como construir uma convivência segura dentro do ambiente escolar se protegendo contra o corona, entre outros temas. 

Deixo a seguir uma sugestão de pauta para a 1ª Assembléia da Comunidade Escolar.

Sugestão de Pauta para a 1ª Assembléia

                                                                     Por Deodato Gomes


Nenhum comentário: