Para ver todas as imagens do momento clique na foto acima.
Cerimônia linda de depósito das cinzas do escritor Goaracy da Silva Neves, que tinha como último desejo ser enterrado em Carlos Chagas, “terra que amou e adotou como sua” como apontou o Sr. Nathan Brauer, foi realizada no Cemitério de Carlos Chagas no último dia 04 de julho. Entre amigos e parentes o momento contou com a presença da Sra. Valdeci, esposa do Sr. Goaracy, que não mediu esforços para atender o desejo do esposo de ser enterrado em nossas terras.
Sr.
Goaracy se encontra imortalizado nas suas obras ainda que a simbologia das
cinzas vem nos recordar que a vida na
terra é passageira e que a vida definitiva está em outro plano. As cinzas podem no entanto simbolizar a transcendência da matéria para o espírito, mas as obras legadas pelo Sr. Goaracy é a sua transcendência para a cultura e para
a história de nossa Carlos Chagas.
Na cerimônia de depósito das cinzas foi lido um lindo poema do escritor que tinha muita habilidade com a escrita, foi quando também o Sr. Nathan, contextualizou explicando que o escritor apaixonou pela cidade depois de uma visita ocasional, a ponto de chegar a viver aqui por 10 anos, tornando a cidade uma autêntica paixão em sua vida. Nos tempos em que residiu no lugar, dedicou se a pesquisar e a escrever sobre nossa Carlos Chagas com a colaboração do Sr. Walfredo Avelar. Registrou muitas vezes em detalhes, as percepções dos moradores mais antigos e faleceu no Rio de Janeiro, deixando um acervo que fala muito sobre a história da nossa terra.
As Obras do Sr. Goaracy vão desde o:
- Guia Turístico e Histórico de Carlos Chagas, de Urucu a Carlos Chagas-Uma viagem no tempo(1868-200!),
- Referências bibliográficas sobre o município de Carlos Chagas,
- Curiosidades Carloschaguenses
- até o seu último trabalho denominado, Cronologia Histórica de Carlos Chagas.
De acordo com o Sr. Nathan estas obras, se
encontram registradas no Instituto Histórico e Geográfico do Rio De Janeiro
(IDGRJ) e em outros órgãos.
Foi um gesto generoso este de realizar esta cerimônia com as cinzas do Sr. Goaracy, bem como uma maneira de homenageá-lo por um relevante legado que deixa para a cidade. Uma atitude humanitária da Sra. Valdeci que encontrou a forma de envolver também a todos que não conseguiram participar do velório no Rio de Janeiro e que no momento do depósito das cinzas puderam estar presentes na cerimônia. Certamente ficará guardada para sempre na memória de todos que marcaram presença, este instante em que se fez de forma tão justa e significante a memória do escritor Goaracy.
Um comentário:
Linda homenagem.
Postar um comentário