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sábado, 12 de agosto de 2023

Inclusão Digital nas Escolas Municipais de Carlos Chagas 🏫: Avanços ✅, Desafios ❗ e o Caminho 🛤️ para uma Educação Pública Equitativa ⚖️


A educação pública municipal de Carlos Chagas tem enfrentado e superado vários desafios 🚀desde 2021 quando Nanayoski assumiu a gestão da Prefeitura, e uma das conquistas é a ampliação do acesso à internet🌐 nas Escolas e  à ferramentas de tecnologias básicas para o ensino. A implementação de um Laboratório Móvel na Escola Municipal Brazilino Rodrigues de Souza, com 10 notebooks voltados exclusivamente para uso dos estudantes,  é um indicativo do que queremos para todas as nossas Escolas Municipais. Em um mundo cada vez mais conectado, a inclusão digital nas Escolas Municipais tem sido um passo fundamental para diminuir o abismo entre aqueles que têm e não têm acesso à tecnologia 💻.

O olhar para as novas tecnologias nas escolas públicas municipais é sempre inclusivo e diverso 🌈, promove a equidade e evita a exclusão e desigualdade entre os estudantes. A presença da internet de qualidade nas escolas municipais não apenas melhora a qualidade da educação pública municipal 🎓, também garante que todos os alunos, independentemente de sua origem, tenham as mesmas oportunidades de aprender e crescer em um ambiente cada vez mais digitalizado. A conquista da conexão nas escolas foi um passo significativo para uma educação pública mais justa e equitativa 🏫. E agora este pequeno passo de criação de um Laboratório Móvel 🚚 na Brazilino, uma Escola rural, com o uso de 10 notebooks 💻 para os alunos, é mais um avanço na direção da realização da meta municipal 🌟 que é o de oportunizar máquinas para todos os estudantes da rede, com instalação dos Laboratórios Móveis em todas as nossas Escolas 🏫.

Apesar desses avanços significativos na conexão das escolas municipais e das diversas formações desenvolvidas junto aos professores 👩‍🏫👨‍🏫 desde 2021, ainda estamos bem distantes de um uso amplo e massivo da internet com o intuito de potencializar a prática de ensino. A simples presença da tecnologia não é suficiente; é necessário investir ainda mais em formação continuada, recursos pedagógicos e suporte técnico para que os educadores possam integrar efetivamente a tecnologia em suas práticas de ensino. Além disso, o professor deve buscar por si mesmo também sua própria atualização e o uso intenso das tecnologias no seu ensino 💡. Sem o interesse e o engajamento do Professor, no sentido de promover sua própria formação nada acontece nesse campo. A falta desse engajamento docente é o que mais limita o impacto positivo da internet na sala de aula, e é uma área que requer atenção contínua dos Gestores das Escolas  e colaboração entre os próprios colegas nas Escolas, ou seja tudo parte de um compromisso individual dos educadores em se adaptar, inovar  e se engajar nesta busca🤝.

Em um mundo cada vez mais digital 🌍, como o professor pode garantir que a tecnologia na sala de aula beneficie todos os alunos, independentemente de sua origem?

Compartilhe suas ideias e experiências sobre inclusão digital na educação e vamos juntos construir um futuro educacional mais equitativo e inovador! 🎉

#EducaçãoInclusiva 📚

#TecnologiaNaEducação 💻

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