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sexta-feira, 18 de agosto de 2023

📚🔍 Refletindo sobre a Qualidade Educacional: Oficina do SIMAVE-Proalfa e Proeb 2022 impulsiona o aprimoramento na Regional Vale do Mucuri 💡🚀

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No último dia 16 de Agosto, a 37ª Superintendência Regional de Ensino promoveu uma oficina de extrema relevância para o aprimoramento da qualidade educacional em nossa região. 😊📚 Com o título "Oficina de Apropriação e Utilização dos Resultados do SIMAVE-Proalfa e Proeb 2022", o evento reuniu profissionais da educação dos municípios da Regional Vale do Mucuri, em um dia inteiro de aprendizado e reflexão. 🌟💼Pela Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas, participaram da oficina: o Secretário, Deodato Gomes Costa e a Supervisora, Vanessa Soares Prates Amante, que saíram da oficina já planejando a replicação do trabalho nas Escolas.

A oficina, ministrada com notável competência e compromisso, teve como condutora dos trabalhos a renomada analista Andréa Lima Gonçalves Vieira, juntamente com sua equipe especializada em Avaliações Educacionais. O objetivo principal foi capacitar os representantes dos municípios a ministrar oficinas semelhantes nas Escolas Municipais de suas localidades, com o intuito  de apropriar dos resultados alcançados nas avaliações externas do SIMAVE-Proalfa e Proeb do ano de 2022. 🎯📊. 

Durante o decorrer do dia, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar nos aspectos metodológicos e interpretativos das avaliações tomando como modelo os resultados de algumas Escolas Municipais de vários municípios,  cujos representantes se encontravam ali presentes. A abordagem não apenas se concentrou na mera apresentação dos resultados, mas os participantes colocaram a mão na massa e analisaram de forma criteriosa a partir dos diagnósticos os diversos pontos que envolvem o processo das avaliações externas. 💡🔍

Lembrei a metáfora do espelho, inspirada na história infantil de Branca de Neve, para destacar a importância da autoreflexão e da necessidade de cada Escola fazer o reconhecimento dos seus resultados educacionais. Ao contrário da Rainha Má da história, que ao olhar no espelho se deparou com um reflexo desconfortável e não reconhecível, os profissionais da educação também devem olhar para os resultados das avaliações com olhos críticos e comprometidos mas se reconhecerem naquilo que vêem. Afinal, os resultados das Avaliações Educacionais são a reprodução direta do trabalho realizado nas salas de aula e não podem ser ignorados, normalizados ou naturalizados. 👀🧠📊

"O espelho(os resultados) é a nossa ferramenta de autoavaliação, enquanto gestor, supervisor e professor individualmente e enquanto escola como um todo, uma oportunidade portanto, para identificarmos tanto erros em nossas práticas de ensino, gestão ou supervisão, quanto nossas áreas de desenvolvimento e acertos", ressaltei isto,  ao final da oficina quando fiz o agradecimento a Andréa. Podemos concluir que as crianças que não atingem os níveis esperados de aprendizado mesmo estando dentro do ambiente escolar, são um sinal claro de que precisamos intervir e repensar nossas práticas de ensino, de gestão e de supervisão pois estão sendo amplamente desrespeitadas no seu direito de aprendizagem. Nossa responsabilidade portanto é com esta situação compreendida e levantada na oficina pois os resultados refletem o trabalho que realizamos até o presente momento e enseja a construção de um plano de ação sólido, assim como aprendemos a fazer na oficina, que tenha os alunos em nossas estratégias como foco principal na busca da melhoria dos resultados. 🧑‍🏫📚

Parabenizamos e agradecemos a 37ª Superintendência Regional de Ensino pela notável realização da recente oficina, que instrumentalizou os municípios a compreender, a apropriar e utilizar os resultados das Avaliações Externas de maneira eficaz pelas suas respectivas escolas. Um assunto tão complexo que Andréa tornou bastante palatável. Esta iniciativa evidencia o compromisso com o aprimoramento contínuo da qualidade educacional em nossa região. Ao mesmo tempo, gostaríamos de reforçar o pedido de que os municípios nunca sejam excluídos dos projetos e programas conduzidos pela Superintendência Regional da Educação de Teófilo Otoni e que sejam reforçadas as equipes de formação continuada, pois é onde se encontram os maiores obstáculos de avanços da educação na região. Não deixem os municípios fora, ativem os encontros formativos de forma sistemática e contínua e verão os resultados melhorarem. Os estudantes não tem fronteira de redes, todos eles são da regional do mucuri. Dada a ausência de sistemas próprios de educação em nossas localidades, é imperativo que nossa colaboração mútua seja inclusiva e abrangente, buscando sempre atender às necessidades educacionais de todos os alunos em nosso território. Juntos, podemos construir um cenário educacional mais equitativo e promissor para o futuro de nossa região. 🤝🌟📚

Valeu Andréa pela sua empatia, atenção e maestria com que conduziu este momento tão importante para as Escolas Municipais. Parabéns pelo seu desempenho!

                           Professor Deodato Gomes Costa

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